terça-feira, 7 de julho de 2020

Equipes de TV que entrevistaram Bolsonaro entram em quarentena


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) cobra que os veículos testem e afastem os profissionais que estiveram em contato com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ou com outros membros do governo nos últimos 10 dias. O mesmo não descarta a possibilidade de acionar o presidente na Justiça caso algum dos envolvidos na cobertura teste positivo para a Covid-19.

De acordo com a Folha de S. Paulo, as equipes das três emissoras de TV que tiveram contato com o presidente Jair Bolsonaro durante entrevista em que ele anunciou estar com Covid-19 serão afastadas de suas atividades por medida de segurança.

Em nota enviada ao jornal, a EBC, empresa estatal que controla a TV Brasil, informou que todos os profissionais que participaram da transmissão foram afastados tão logo terminaram a cobertura. Eles ficarão em isolamento durante os próximos quatro dias, segundo informou a empresa. Depois deste período, farão exame para detectar o vírus causador da Covid-19. "O retorno desses profissionais às atividades será definido oportunamente, de acordo com os resultados. Todos os exames serão custeados pela EBC", informou a TV no comunicado.

Petrolândia tem 59 casos confirmados, 48 recuperados, 17 suspeitos e 60 descartados nesta terça-feira (07/07)


Nesta terça-feira (07/07/2020), nos 112 dia de boletins de acompanhamento do novo coronavírus (Covid-19) em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, os dados mostram que o município permanece com os mesmos 59 casos confirmados (não houve modificação em relação ao dia anterior). Porém, o município comemora a cura de mais 4 pacientes .

No total, Petrolândia agora contabiliza 48 recuperados da Covid-19. 

A secretaria de saúde do município faz apelo à população: Se puder fique em casa, se precisar sair, use máscara.

Confira  abaixo boletim completo desta terça-feira (07/07/2020), e a localização dos casos ativos no município. 



QUADRO COMPARATIVO AO DIA NTERIOR

Veja abaixo os dados do município da segunda-feira [06 de julho/2020]



Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Prefeitura de Petrolândia

Municípios de baixo IDH terão banda larga móvel da TIM



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Telecom Italia Mobile (TIM), empresa de telefonia móvel de capital italiano, firmaram hoje (7) em Brasília um termo de ajustamento de conduta (TAC) que converte multa de R$ 639,9 milhões, aplicada pela agência reguladora, em investimentos que a companhia deverá fazer para ampliar o acesso à internet, por meio do serviço de banda larga móvel com tecnologia 4G.

Segundo a Anatel, a estimativa é de que três milhões de pessoas serão beneficiadas. A banda larga atingirá cidades com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), abaixo da média nacional (0,761) nos estados do Norte, Nordeste, Minas Gerais e Goiás. Os municípios escolhidos têm menos de 30 mil habitantes.

Petrolândia: Dra Socorro Carvalho, Ultrassonografia e Ginecologia, atende na Petroclínica nesta quarta(08/07); consultas com horário marcado


A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), informa que
que Dra Socorro Carvalho (Ultrassonografia e Ginecologia) atenderá nesta quarta-feira 08 de julho de 2020.

A Petroclínica respeita você e sua saúde!! Consultas com horário marcado para sua segurança e conforto ! Agende já a sua!

E não esqueça: para evitar aglomerações somente traga acompanhante em casos de extrema necessidade.

Fones : 87 3851-2333 / 87 998050774

Protocolo de reabertura das academias é aprovado em Pernambuco

Academia C2 Fitness - Quadra CS - Petrolândia - PE - Rua Arthur ...
Academia C2 Fitness - Quadra CS - Petrolândia - PE

Mais um passo importante para a reabertura das academias em Pernambuco. Representantes do Sindicato das Academias, Associação Brasileira de Academias, Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco e governo do Recife e Estado se reuniram em videoconferência para ajustar o protocolo de retomada dos estabelecimentos. A maioria das recomendações com as medidas sanitárias foi aprovada pelas Secretarias de Saúde. Destaque apenas para reajuste na capacidade máxima permitida e aulas coletivas com restrições. O protocolo oficial deve ser divulgado nos próximos dias.

Confira os pontos que serão corrigidos

CAPACIDADE MÁXIMA - Ao invés do 6,25m2 por aluno recomendado pela ACAD, foi aprovado 10m2 por aluno, ou seja, para calcular a capacidade máxima de pessoas atendida simultaneamente, devemos dividir a metragem dos respectivos imóveis por 10m2.

AULAS COLETIVAS - As aulas coletivas poderão funcionar incialmente com no máximo 10 pessoa por sala, respeitando se o distanciamento de no mínimo 1,5m.

MATERIAIS - Aulas que necessitem a utilização de materiais com superfície porosa, deverão ser trazidos pelos alunos ex.: colchonetes, esteiras para yoga,etc. A utilização deste protocolo está prevista até a 11a. fase.

Por: Gabriela Máxima
Por Jornal do Commercio

Petrolândia: Endocrinologista Dr. Alexandre Torres Candeia atende na MedClinic nesta quarta-feira (08/07); agende sua consulta


A MedClinic - Clínica Especializada localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima na Orla de Petrolândia, informa que Dr. Alexandre Torres Candeia (Endocrinologista e Ultrassonografia), vai atender nesta quarta-feira, 08 de julho de 2020.

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: MedClinic

Petrolândia: Confira escala e nomes de médicos que atenderão nesta quarta [08/07] na Clínica Mais Saúde; ligue e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para esta quarta-feira 08 de julho de 2020; confira!

Confira abaixo profissionais médicos que atenderão na Mais Saúde de Petrolândia nesta quarta-feira 08/07/2020.

Dra Bruna Bastos - Ginecologista, Obstetrícia e Ultrassonografista


Dr Alexandre Torres - Endocrinologista


Dra Tallita Novaes - Clínica Geral


Dr Alyson Quirino - Cirurgião-Dentista

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais de segunda a sexta-feira (veja abaixo).






Adquira já o seu cartão de desconto SYSTEM SAÚDE e ganhe excelentes descontos!
SAIBA SOBRE O SYSTEM SAÚDE

Adquira já o seu!



Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Clinica Mais Saúde

Jatobá: Pacientes comemoram cura clínica do novo coronavírus; município tem agora apenas 02 casos ativos





Com um intenso e comprometido trabalho de combate ao novo Coronavírus, a cidade de Jatobá no Sertão de Pernambuco registrou na tarde de segunda-feira (06) mais 03 curas clínicas ao covid-19.

No boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde o município consta com apenas 02 casos ativos do novo Coronavírus.

O Governo Municipal tem investido em capacitações, novos leitos foram instalados e equipados no Hospital Municipal, Barreiras Sanitárias funcionando diariamente, aquisição de Epi´s, Distribuição de Cestas Básicas e Kits de Higiene, Contratação de Pessoal, Aquisição de Testes Rápidos, Guarda Municipal dando apoio na Casa Lotérica, Feira Livre e nas Barreiras Sanitárias, Instalação de Tendas e Disciplinadores na Casa Lotérica, Instalação de Pias na Casa Lotérica e Mercado Público, Distribuição de Máscaras na Feira Livre e Sanitização de prédios públicos e locais com concentração de pessoas.

A Vigilância Sanitária por sua vez vem acompanhando e monitorando cada caso suspeito, sendo assim, todos os esforços que a gestão tem feito com o apoio da população jatobaense tem rendido frutos positivos, visto que 80% da população tem tido consciência e tem se mantido em quarentena.


Blog de Assis Ramalho
Por:  Portal Jatobá

Petrolândia: Dr. Fabiano Oliveira anuncia em vídeo a campanha do abaixo assinado pelo asfaltamento do Cinturão Verde


O advogado Fabiano Oliveira anunciou em suas redes sociais o início da campanha do abaixo-assinado para um movimento popular em prol do asfaltamento do Cinturão Verde.

Em vídeo o advogado anunciou o início dessa caminhada no dia 25/06/2020 e convida a quem quiser participar para entrar em contato com ele através de suas redes sociais.

Veja o vídeo:


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Não saia de casa! Atenize Pousada e Conveniência agora tem Delivery nos finais de semana; pediu chegou...


Divulgação: Atenize Pousada e Conveniência


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Governo da Bahia publica último resultado de concursos para soldado da PM e Corpo de Bombeiros e oficial de saúde


O governo da Bahia publicou nesta terça-feira (7) o resultado da prova discursiva para a Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Esse é o último resultado de avaliações do concurso e com isso a convocação de prova de títulos para as vagas também foi publicada.

No começo do mês de junho, já tinha sido divulgado o resultado das provas objetivas e o resultado provisório da prova discursiva. O concurso tem validade de um ano e pode ser prorrogado por mais um ano.

Os candidatos podem consultar todo o conteúdo de resultados, bem como a convocação no Diário Oficial do Estado da Bahia e no Portal do Servidor. e no Portal do Servidor. Os aprovados na avaliação discursiva devem passar pela prova de títulos e devem preencher formulário e encaminhar documentação pedida no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, responsável pela prova, no prazo de 8 a 10 de julho.

O concurso para soldado tem 2,5 mil vagas de nível médio, sendo mil policiais militares e 250 bombeiros militares, para 2020. Os demais serão incorporados ao serviço público em 2021. O candidato aprovado será designado de acordo com a classificação para o município para o qual se inscreveu.

Já o concurso para oficial de saúde oferece 17 vagas de nível superior para os cargos de médico e odontólogo, que vão assumir o posto de 1° Tenente. O resultado pode ser acessado também pelo Diário Oficial do Estado da Bahia e no Portal do Servidor.

As vagas para médico serão distribuídas entre Salvador, Barreiras, Itabuna e Juazeiro. Serão convocados cardiologistas, ortopedistas, psiquiatras e clínicos gerais.

Já as vagas para odontólogo são para Salvador, Itabuna e Juazeiro. Na capital é preciso ser especialista em Implantodontia, Periodontia e Prótese Dentária. Nos municípios do interior, as vagas são para Cirurgião Dentista. As provas foram aplicadas no dia 26 de janeiro.

Por G1 BA

PF realiza operação contra desvio de verbas públicas no Hospital de Campanha de Aracaju

PF na Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju — Foto: Ascom/PF/Divulgação

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (7) a Operação Serôdio e cumpriu nove mandados de busca e apreensão em Aracaju e Nossa Senhora do Socorro para apurar desvio de verbas públicas, associação criminosa, corrupção, fraudes na licitação e na execução do contrato para montagem da estrutura do Hospital de Campanha de Aracaju. A investigação aponta indícios de que a empresa contratada foi favorecida.

Os mandados foram cumpridos na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na sede da empresa e nas casas de servidores públicos envolvidos na contratação.

A unidade hospitalar começou a funcionar no dia 21 de maio, atendendo pacientes com a Covid-19 em casos de baixa e média complexidade. O contrato investigado foi celebrado pela Secretaria de Saúde de Aracaju, por meio de dispensa de licitação, e é custeado com recursos da União, envolvendo o montante de R$ 3.258.000, repassados ao município para o enfrentamento à pandemia. A Controladoria-Geral da União (CGU/SE), que também participa da investigação, acrescentou que, até o mês de junho, Aracaju havia recebido pelo Fundo Nacional de Saúde, por meio do Fundo Municipal de Saúde, cerca de R$ 24 milhões para custar ações.

Durante a análise, foi identificado que a proposta vencedora continha as mesmas incorreções gramaticais de outras duas propostas. A PF informou que "é improvável que a mesma falha de redação tenha sido cometida por três redatores diferentes de três empresas diversas" e que isso pode mostrar combinação entre elas para apresentar os orçamentos.

A SMS informou, em nota, que ficou surpresa com a operação, pois disponibilizou a documentação solicitada e que informações podem ser acessadas pelo site Transparência Covid-19. A pasta ainda disse que o Ministério Público do Estado de Sergipe (MP-SE) arquivou procedimento semelhante ao não constatar qualquer indício de que houve a obtenção de informações privilegiadas ou situações de favorecimento [veja a nota completa abaixo]. A PF disse que não teve acesso aos laudos do MP-SE. O G1 também procurou a empresa responsável, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Os órgãos solicitaram cópia de todo o procedimento licitatório à secretaria e a documentação foi enviada, segundo a PF, após o terceiro pedido, e depois de Recomendação do Ministério Público Federal. Na documentação havia cópias de e-mails, orçamentos, propostas, termos de referência, justificativas e outros. Após análise, foram revelados indícios de favorecimento a determinado empresário.

A Polícia Federal ainda disse que, no procedimento licitatório foi desconsiderada a divisão do objeto licitado, que envolvia a locação de cobertura e estrutura completa, a climatização das coberturas e a locação de contêineres. Os serviços foram agrupados, impedindo que licitantes oferecessem propostas separadamente para cada item. E que essa decisão restringiu excessivamente a concorrência e elevou o custo da contratação.

Há ainda indícios de que a empresa contratada teria apresentado estrutura de climatização insuficiente para o ambiente a ser instalado e, mesmo assim, foi aprovada.

Ainda são investigadas outras contratações para o hospital, a exemplo das redes de gases, elétrica e hidro sanitária.

A PF também informou que um laudo pericial indicou a existência de sobre preço na locação da estrutura de climatização e na locação de contêineres. O documento também apontou que a estrutura para implantação do hospital não está sendo executada conforme previsto no termo de referência. Os peritos federais identificaram as seguintes divergências:

Utilização de piso de marca divergente daquela que foi especificada em termo de referência;
Inexistência de instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, de dados e voz, sendo que – no projeto básico – havia previsão dessas instalações;
O custo da locação de cada aparelho de ar condicionado por seis meses chega a quase três vezes o custo de sua aquisição;
Pé-direito mínimo inferior ao previsto em projeto básico.

Covid-19 em Sergipe

O estado tem mais de 30,7 mil casos confirmados do novo coronavírus e 826 vítimas. A capital tem mais de 17,3 mil casos e 356 pessoas mortas pela doença.

Até o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o ocupação de unidades de terapia intensiva (UTIs) na rede pública era de 80,9% e na particular, ultrapassava os 118% - neste caso, pacientes excedentes vão para leitos de contingenciamento abertos pelos próprios hospitais em leitos que antes não eram destinados à Covid-19.

O que diz a SMS?

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a gestão foi surpreendida com a Operação Serôdio, na manhã desta terça-feira (07), que apura fraudes na licitação e na execução do contrato para montagem da estrutura necessária ao funcionamento do Hospital de Campanha (HCamp) Cleovansóstenes Pereira Aguiar, haja vista que toda documentação solicitada pela Controlaria Geral da União e pelo Ministério Público Federal foi enviada pela SMS, contendo cópias de e-mails, orçamentos, propostas, termos de referência e justificativas.

A SMS reitera o compromisso com o bem público e com a assistência à saúde da população, principalmente, neste momento de pandemia, e reafirma que sempre esteve disponível a esclarecimentos dos órgãos reguladores, em nenhum momento, se opondo a apresentar dados, como comprova o site “Transparência Covid-19: informações sobre o combate ao coronavírus”, criado para reforçar as ações de transparência e que passa a integrar o Portal da Trânsparência do Município, a partir do qual a população tem fácil acesso a todos os dados referentes às ações de enfrentamento ao coronavírus adotadas pela administração municipal.

Um dos pontos apontados pela Controladoria Geral da União é o indício de combinação entre as empresas para apresentar seus orçamentos. A SMS lembra que o Ministério Público Estadual arquivou procedimento semelhante ao não constatar qualquer indício de que houve a obtenção de informações privilegiadas ou situações de favorecimento.

Além disso, a gestão explica que a Dispensa de Licitação nº 028/2020, por se tratar de um serviço eventual e emergente à covid-19, está amparada na Lei nº 13.979/2020, que autoriza a suspensão dos procedimentos licitatórios enquanto perdurar a emergência de saúde pública. Antes de pôr em prática a licitação dispensada, a Secretaria da Saúde de Aracaju solicitou orçamentos e obteve o retorno de propostas de empresas, com as quais chegou à média/mensal de R$849.074,33 para montagem da estrutura, valor 36% maior que o apresentado pela empresa vencedora. Venceu a disputa a empresa José Teófilo de Santana Neto Produções e Eventos, que apresentou proposta no valor de R$543.000,00/mês.

O contrato é por um período de até 180 dias (seis meses), e a estrutura pode ser desmontada antes desse período. As empresas participantes da licitação e as respectivas propostas apresentadas foram José Teófilo de Santana Neto Produções e Eventos – R$543.000,00; E3 Stands Projetos e Montagens – R$847.677,56; Rosa Déda Locação de Equipamentos e Serviços LTDA. – R$854.741,00;Destak Produções Eventos e Estruturas – R$875.200,00. As propostas foram protocoladas na Secretaria e os envelopes abertos em sessão pública também realizada na Secretaria.

Os esforços da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju no combate à pandemia causada pelo novo coronavírus são de conhecimento público. Há pouco mais de um mês, foi inaugurado o Hospital de Campanha Cleovansóstenes Pereira Aguiar, com capacidade para 152 leitos. No boletim atualizado na tarde desta segunda, 06, do total de pacientes que deram entrada no hospital provisório, 45 ainda estão internados; 22 foram encaminhados para Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e 16 foram a óbito. A unidade foi responsável pela recuperação de 152 dos 235 aracajuanos que necessitaram de internamento por conta da doença.

O Hospital de Campanha Cleovansóstenes Pereira Aguiar tem um valor mensal de R$ 3,2 milhões. Entre esses serviços, está a montagem do HCamp, medicamentos, EPIs (com estimativa de investimento de R$ 419.087,50), gerador, rede de gases, água, energia, videomonitoramento, laboratório, radiologia, esterilização de material, lavanderia, combustível, limpeza. O custo mensal do hospital com serviços e pessoal é de R$ ‭5.013.407,05‬.

A SMS mantém seu compromisso com a transparência e lisura no processo realizado, com a proteção da vida humana ao fazer todo esforço para garantir assistência médica adequada à população".

Denúncias

A CGU informou que, quem tiver informações sobre esta operação ou sobre quaisquer outras irregularidades, pode fazer uma denúncia anônima por meio de formulário eletrônico no canal Fala.BR
.

Por G1 SE

Boletim desta terça [07/07]: Pernambuco registra 509 novos casos e 71 mortes por Covid-19


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta terça-feira (7), 509 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 381 (75%) são casos leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curados. Os outros 128 (25%) se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Agora, Pernambuco totaliza 66.151 casos já confirmados, sendo 20.398%u202C %u202C graves e 45.753 leves.

Também foram confirmados 71 óbitos, ocorridos desde o dia 25 de abril. Do total de mortes no informe de hoje, 44 (62%) ocorreram entre o dia 25 de abril e 3 de julho. As outras 27 (38%) ocorreram nos últimos três dias. Com isso, o Estado totaliza 5.234 óbitos pela doença. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Por Diário de Pernambuco

Presidente foi sábado a almoço comemorativo; embaixador dos EUA não tem sintomas mas fará 'testes'

O presidente Jair Bolsonaro com o embaixador Todd Chapman (sentado, à direita), além de ministros e o filho Eduardo Bolsonaro, em almoço de comemoração da independência dos Estados Unidos — Foto: Reprodução

A Embaixada dos Estados Unidos informou, por meio de post em rede social, que o embaixador Todd Chapman "está tomando as precauções" e "fará os testes" após o encontro do último fim de semana com o presidente Jair Bolsonaro.

Nesta segunda-feira (5), após ter febre e dores no corpo, o presidente Bolsonaro informou que fez uma radiografia do pulmão e um exame para detecção da Covid-19. Ele também cancelou compromissos da manhã desta terça-feira.

No sábado (4), feriado norte-americano da independência dos Estados Unidos, o presidente participou, acompanhado de ministros e do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), seu filho, de um almoço com o embaixador. Eles posaram para fotos em que aparecem todos sem máscara.

Entre os ministros que acompanharam Bolsonaro no almoço sábado estavam: Braga Netto (Casa Civil), Ernesto Araújo (Relações Internacionais), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Fernando Azevedo (Defesa).

A mensagem da embaixada completa dizendo que os "dois governos mantêm comunicação contínua, incluindo sobre esse caso". "Desejamos as melhoras ao presidente @jairbolsonaro", diz o post.

Pelo menos dois ministros que estiveram com Bolsonaro nos últimos dias, Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e José Levi (Advocacia Geral da União) também devem se submeter a testes nesta terça-feira.

Por G1

Assista ao vídeo: após confirmação de coronavírus, Jair Bolsonaro concede entrevista


Veja as principais frases do presidente Jair Bolsonaro ao anunciar que contraiu a Covid-19, nesta terça-feira (07), em entrevista a emissoras de TV: Assista:



"Pode ver, fui muito criticado pelas minhas posições no passado. O objetivo final do isolamento social não é dizer que você não vai contrair o vírus, é fazer com que esse vírus fosse diluído ao longo do tempo para evitar que houvesse acúmulo em hospitais por falta de leitos de UTIs ou de respiradores."

"Todo mundo sabia que ele [o vírus] mais cedo ou mais tarde ia atingir uma parte considerável da população, como tem muita gente. Eu por exemplo, se eu tivesse feito o exame, não saberia, né, do resultado. E ele acabou de dar positivo. Deu positivo."

"Começou domingo com certa indisposição e se agravou durante o dia de segunda-feira, com mal-estar, cansaço, um pouco de dor muscular, febre chegou a bater 38. Com esses sintomas, com o médico da Presidência apontando para contaminação por Covid-19, fomos fazer uma tomografia no hospital das Forças Armadas aqui em Brasília. Os pulmões estavam limpos."

"Tendo em vista contato com povo, bastante intenso nos últimos meses, eu achava até que já tivesse contraído e não ter percebido."

"O que eu posso falar para todo mundo aqui. Esse vírus é quase como, eu já dizia no passado e era muito criticado, era como uma chuva, né, vai atingir você, né? Alguns, não. Alguns tem que tomar um maior cuidado com esse fenômeno por assim dizer."

"No meu entender, houve superdimensionamento, sabemos da fatalidade do vírus para aqueles que têm certa idade, como eu, acima de 65, bem como aqueles que têm comorbidades. Isso o vírus poderia ser decisivo e levar a óbito."

"Vou ficar despachando por videoconferência, alguns papéis vou assinar aqui."

"Estou bem, estou normal, em comparação a ontem [segunda], estou muito bem. Estou até com vontade de fazer uma caminhada, mas, por recomendação médica, não farei."

"Vou perguntar para o médico, acredito que segunda-feira seja um momento de fazer novo exame [de Covid-19"


"Temos que nos preocupar com o vírus? Sim. Mas também com a questão do desemprego, que está aí."

"A vida continua. O Brasil tem que produzir. Você tem que botar a economia pra rodar. Alguns falavam no passado, me criticando, que economia se recupera, vida não. Olha, isso é uma verdade absoluta. A vida sei que ninguém recupera, mas a economia não funcionando leva a outras causas de óbito, de mortes, de suicídio no Brasil. Isso foi completamente esquecido."

"Vamos tomar cuidado, em especial com o mais idosos e que têm comorbidade, os mais jovens tomem cuidado, mas se forem acometidos do vírus, fiquem tranquilos que para vocês a possibilidade de algo mais grave é próximo de zero."


"Parece que ela [Michelle Bolsonaro] fez, acabou de fazer o exame. Ela é a primeira suspeita, afinal de contas está comigo aí grande parte do dia. Participou de muitas atividades juntas e, não sei."

Por G1

Petrolândia: É Hoje! Fabiano Marques e Rogério Novaes promovem live nesta terça (07/07) com participação da comunidade evangélica, vaqueiros e quadrilhas juninas


Nesta terça-feira tem Fala Petrolândia. Iremos receber convidados para participar conosco, discutindo sobre as Festividades de Petrolândia. Participem! Deixe suas perguntas através de nossa caixa de perguntas nos stories do Instagram e Facebook:

Facebook.com/fabianopetrolandia

Instagram.com/fabianomarques14

#petrolandia #pernambuco #sociedade #compromisso #fabianomarques #datascomemorativas #vamosemfrente #força

Fabiano Marques

Bolsonaro com covid-19: presidente testa positivo em exame de coronavírus


O presidente Jair Bolsonaro informou nesta terça-feira (7) que seu exame para detectar se está com Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, deu positivo.

Bolsonaro já havia informado a apoiadores na segunda-feira (6) que estava com febre e dores no corpo e, por isso, decidiu fazer o exame. Ele também disse que fez uma radiografia e que o pulmão "estava limpo".

O presidente afirmou que a febre chegou a 38 graus, mas que, à noite, a temperatura começou a ceder. Afirmou também que sentiu mal-estar e cansaço. Ele disse que agora está se sentindo "perfeitamente bem".

De acordo com o presidente, ele tomou cloroquina, remédio que vem defendendo como tratamento para a Covid-19. Não há comprovação científica da eficácia da cloroquina para a doença.

"Estou bem, estou normal, em comparação a ontem, estou muito bem. Estou até com vontade de fazer uma caminhada, mas, por recomendação médica, não farei", afirmou.

O presidente tem 65 anos e faz parte da faixa etária considerada por especialistas como grupo de risco.

Medidas de prevenção

Desde o início da pandemia no país, no fim de fevereiro, Bolsonaro vem descumprindo orientações de autoridades de saúde sobre medidas de prevenção do contágio.

Ele sempre foi contrário ao fechamento do comércio e ao isolamento social, ações tomadas pelos governos estaduais para diminuir o ritmo dos contágios. De acordo com especialistas, o isolamento é a forma mais eficaz de evitar o alastramento do vírus.

Nos últimos quatro meses, Bolsonaro provocou aglomerações ao visitar o comércio de rua em Brasília e em visitas a cidades do entorno do Distrito Federal. Ele também participou de manifestações a favor do governo. Em diversas dessas ocasiões ele não usou máscara, posou para fotos, tocou nas pessoas.

Encontros recentes

No sábado (4), o presidente, ministros e um dos filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), participaram de almoço promovido pela embaixada dos Estados Unidos no Brasil em comemoração à independência norte-americana.

Na ocasião, os participantes posaram para fotos sem máscaras. Em uma das imagens, Bolsonaro aparece abraçado ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

A embaixada norte-americana informou que o embaixador Todd Chapman não apresenta sintomas e "fará os testes".

Também no sábado, o presidente viajou para Santa Catarina, onde sobrevoou áreas atingidas por um ciclone na semana passada. Conforme fotos divulgadas pelo Palácio do Planalto, o presidente, usando máscara, apertou a mão de uma mulher, caminhou ao lado de políticos e fez foto ao lado de funcionários do aeroporto.

Na segunda, Bolsonaro teve uma série de reuniões ao longo do dia com ministros, entre os quais, Paulo Guedes (Economia), José Levi (AGU), Braga Netto (Casa Civil), Jorge Oliveira (Secretaria-Geral), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Augusto Heleno (GSI). Heleno já teve Covid-19 e se recuperou.

'Gripezinha'

"Em 24 de março, em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, Bolsonaro chamou a covid-19, doença provocada pelo coronavírus, de "gripezinha".

"No meu caso particular, pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado com o vírus, não precisaria me preocupar. Nada sentiria ou seria, quando muito, acometido de uma gripezinha ou resfriadinho", afirmou na ocasião."

Outros testes

Desde março Bolsonaro fez outros três testes para detecção do coronavírus. O primeiro foi realizado após retornar de viagem aos Estados Unidos, na qual mais de 20 pessoas que tiveram contato com a comitiva tiveram a doença.

Em maio, em uma ação movida pelo jornal "O Estado de S. Paulo", o governo federal entregou ao Supremo Tribunal Federal (STF) os laudos dos três exames, todos com resultado negativo.

Os exames foram entregues ao STF porque o presidente anunciou várias vezes que os resultados eram negativos, mas se recusava a mostrar os laudos.



Por Guilherme Mazui, G1 — Brasília

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta terça-feira 07 de julho; veja lista

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Verônica Silva, pessoas sorrindo

Mudam de idade hoje (Terça-feira 07 de julho de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial aVerônica Silva , Joyce Katyele, Amanda Lyma , Maria Helena Gomes , Vera Lucia, Cristina Barros, Márcio Gomez , Taty Fernandes, Edimilson Batista, Joelma Rodrigues, Rodrigo Souza, Sonia Almeida Cavalcanti, Yasmin Ribeiro e Michelle Oliveira

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Comercial Lambu tem toda a linha para tornar a produção rural mais eficiente, com foco na irrigação. Faça uma visita



Por força de decreto municipal no combate ao coronavírus, a Comercial Lambu, loja localizada na Avenida Marquês de Olinda, em Petrolândia, informa que está em funcionamento cumprindo todas as deteminações da Organização Mundial da Saúde (OMS), e também ajudando os produtores rurais a cuidar de suas plantações.

Visite a Comercial Lambu e conheça toda a linha de produtos para tornar a produção rural mais eficiente, com foco na irrigação.

Comercial Lambu - soluções para o homem do campo e da cidade!

Juntos somos mais fortes!

Saiba mais no site da empresa: http://grupolambu.com.br/ComercialLambu/


Redação do Blog de Assis Ramalho

Brasil participa de testes de duas vacinas promissoras contra o novo coronavírus


Nesta segunda-feira, o governo de São Paulo anunciou que os testes da vacina contra o novo coronavírus que o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac estão desenvolvendo vão começar no dia 20 de julho em cinco estados. Mas essa não é a única vacina que está sendo estudada no Brasil. Também está sendo testada no país — em São Paulo e no Rio — uma outra desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a mais avançada até o momento.

No fim de junho, a OMS afirmou que a vacina ChAdOx1 nCoV-19, produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a empresa AstraZeneca Brasil Ltda, é a "mais avançada" do mundo" em termos de desenvolvimento" e lidera a corrida por um imunizante contra a Covid-19. A fórmula está sendo testada no Brasil e na África do Sul após testes bem sucedidos no Reino Unido.

O Ministério da Saúde já afirmou que vai apoiar a iniciativa com dois mil voluntários soronegativos, que não entraram em contato com a doença. Em São Paulo, os estudos estão sendo liderados pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A infraestrutura médica e de equipamentos é financiada pela Fundação Lemann. Os primeiros mil voluntários estão sendo recrutados pela Unifesp, e outras mil pessoas farão parte do teste no Rio de Janeiro.

Parceria entre São Paulo e China

Ao todo, nove mil profissionais de saúde poderão ser voluntários no estudo sobre a vacina contra o novo coronavírus que o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac estão desenvolvendo juntos. Os testes vão acontecer em cinco estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, além de São Paulo.


A partir da semana que vem, o Instituto Butantan, que fica na cidade de São Paulo, vai começar o recrutamento dos voluntários para os testes da vacina. A inscrição será feita por um aplicativo, que ainda será disponibilizado. De acordo com o diretor da instituição paulista, Dimas Covas, a expectativa é de que uma análise preliminar dos resultados ocorra ainda em 2920. E, caso a vacina seja bem-sucedida, sua disponibilização ocorra a partir de meados de 2021.

— No mundo, são 136 vacinas sendo testadas, 12 delas em estudos clínicos. Dessas, três estão na fase 3, a mais avançada. Uma dessas é a que o Butantan fez esse acordo e é uma das que têm grande chance de chegar ao público — afirmou Covas.

Na fase 2, realizada com mil voluntários na China, foi observada a eficiência da vacina em mais de 90% dos participantes do estudo.

Para participar do estudo, a pessoa terá que estar trabalhando no atendimento de pacientes com Covid, não ter sido infectada pela doença, não participar de outros estudos de vacinas, não estar grávida ou planejar engravidar, não ter doenças instáveis ou que afetam o sistema imunológico e não ter outras alterações que impeçam os procedimentos, como alterações mentais ou distúrbios de coagulação.

Segundo Covas, o governo já reservou 60 milhões de doses da vacinas caso sua eficácia seja comprovada pelos estudos. As doses serão entregues ao Ministério da Saúde, que determinará como será sua distribuição.

Brasil passa de 65 mil mortes pelo coronavírus

Nesta segunda-feira, com 656 mortes pelo novo coronavírus registradas entre domingo e ontem, o Brasil atingiu a marca de 65.556 óbitos. O número de infectados chegou a 1.626.071. Os dados foram divulgados à noite pelo consórcio de veículos de imprensa formado por EXTRA, O GLOBO, G1, Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e UOL a partir do que é divulgado pelas secretarias estaduais de Saúde. O próximo boletim sai nesta terça-feira, às 8h da manhã.

Extra-RJ

Começam hoje inscrições para o Sisu


A partir de hoje (7), estudantes que participaram da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio do ano. Até sexta-feira (10) serão oferecidas mais de 51 mil vagas em instituições de ensino superior do país.

Pela primeira vez, além dos cursos de graduação presenciais, o Sisu 2020.2 vai ofertar vagas na modalidade a distância (EaD). Além de ter feito o Enem de 2019, os interessados não podem ter zerado a redação. Estudantes que fizeram o exame na condição de treineiros também não podem participar.
Como se inscrever?

Por meio do site do Ministério da Educação (MEC), na tela “Minha inscrição”, o candidato poderá escolher até duas opções de cursos, por prioridade, na mesma instituição ou em universidades diferentes. Para fazer a primeira escolha, basta clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”. A pesquisa de vagas pode ser feita por nome do município, instituição ou curso. Após selecionar a opção, basta clicar em “Escolher este curso” para continuar.

Nesta fase, o candidato deverá indicar se irá participar do Sisu pelas vagas de ampla concorrência, pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) ou pelas políticas afirmativas das instituições. No caso das universidades e institutos federais, os alunos de escola pública que se candidatarem às vagas reservadas serão divididos em grupo e subgrupo, conforme renda familiar e raça. Clique em “Escolher esta modalidade” para continuar.
Critérios

De acordo com o edital do Sisu, a ordem dos critérios para a classificação de candidatos é a seguinte: maior nota na redação, maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias; maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Lista de Espera

Segundo cronograma divulgado pelo MEC, o resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 14 de julho. O candidato que não foi selecionado em uma das duas opções, em primeira chamada, deverá manifestar seu interesse em participar da lista de espera, por meio da página do Sisu na internet, entre os dias 14 e 21 de julho. A partir daí, basta acompanhar as convocações feitas pelas instituições para preenchimento das vagas em lista de espera, observando prazos, procedimentos e documentos exigidos para matrícula ou para registro acadêmico, estabelecidos em edital próprio da instituição, inclusive horários e locais de atendimento por ela definidos.

Por Agência Brasil