domingo, 1 de setembro de 2019

Diocese de Floresta recebe visita do Núncio Apostólico Dom Giovanni d'Aniello, no dia 22/09



O Núncio Apostólico Dom Giovanni d'Aniello, representante do Papa no Brasil, visitará a Diocese de Floresta, no Sertão de Pernambuco, no dia 22 de setembro. A informação foi divulgada pela Diocese em rede social, juntamente com o convite para a celebração.

A concentração dos fiéis ocorrerá às 19h00, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, de onde vão seguir em procissão até a Catedral do Senhor Bom Jesus dos Aflitos.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Sandro Ramos recebe inscrições para aulas de teclado e violão para iniciantes


O músico Sandro Ramos é professor de teclado e violão e está formando turmas (tarde e noite), com vagas limitadas. As matrículas - somente para iniciantes - podem ser  feitas pelo celular 87 99995-5385. O valor da mensalidade cabe no seu bolso. Crianças a partir de 10 anos já podem ser matriculadas para aprender a tocar um instrumento musical. 

Blog de Assis Ramalho
Com informações de Sandro Ramos


No Recife, voluntários saem para tirar lixo do Rio Capibaribe e encontram corpo

Foto: Arquivo Projeto Recapibaribe (2009)

Os voluntários do projeto Recapibaribe, que se dedica a cuidar do Rio Capibaribe, tomaram um susto nesse sábado (31). Eles saíram para realizar a ação de coleta de lixo do rio e se depararam com um corpo boiando na água. Pescadores voluntários pegaram o corpo e levaram para a margem, na altura da Rua Marques de Tamandaré, perto da Praça do Jardim Secreto, no Poço da Panela, Zona Norte do Recife.

Assim que o corpo foi colocado na margem, os voluntários acionaram os Bombeiros para ajudar na situação. O caso está sendo investigado como “morte a esclarecer” pela Polícia Civil. Ainda não foi identificado sexo, idade ou identidade da pessoa morta.

Especialistas discutem desafios para vencer fake news sobre vacinação



Nas mais de 100 notícias falsas desmentidas pelo Ministério da Saúde em um ano de combate a fake news e boatos que circulam na internet, as vacinas se destacam como um dos principais assuntos. O ataque à credibilidade da imunização fornecida pelo serviço público preocupa especialistas e será o principal tema discutido na Jornada Nacional de Imunização, entre os dias 4 e 7 de setembro, em Fortaleza, no Ceará.

Em um balanço divulgado no último dia 27, o Ministério da Saúde revelou que respondeu 11,5 mil dúvidas recebidas no Whatsapp (61) 99289-4640, número criado exclusivamente para verificar se informações que circulam nas redes sociais são verdadeiras. Entre vídeos, textos e imagens, os conteúdos incluem relatos sem provas, pesquisas científicas derrubadas há décadas e argumentos sem fundamentação sobre falsos efeitos colaterais das vacinas. Uma das mensagens que viralizou no Whatsapp chega a afirmar que a vacina para gripe causa "buraco no braço" e outra retoma a já amplamente desmentida relação entre vacinas e autismo.

Bolsonaro dará indulto para policiais que participaram de massacres


O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado (31) que pretende conceder indulto para os policiais que participaram do massacre de Eldorado dos Carajás e do massacre do Carandiru, além dos envolvidos no episódio do ônibus 174, no Rio de Janeiro. Bolsonaro falou com alguns jornalistas durante almoço no quartel general do Exército, mas a conversa não pôde ser gravada nem anotada.

Ao longo da semana, o presidente já havia falado sobre o plano de fazer um indulto para policiais e que incluiria “nomes surpreendentes”, sem explicar a quem estava se referindo. Bolsonaro está pedindo a todos os comandantes dos estados a relação de policiais que podem ser beneficiados. O indulto é um ato de clemência do Poder Público. É uma forma de extinguir o cumprimento de pena.

Sarampo: entenda os sintomas, riscos e tratamento


Com 2,3 mil casos confirmados de sarampo nos últimos três meses, o Brasil vive um surto da doença. O epicentro da epidemia está localizado no estado de São Paulo, onde foram confirmados uma morte e 2.299 casos – 98% do total.

Em seguida vêm Rio de Janeiro (12), Pernambuco (5), Santa Catarina (4) e Distrito Federal (3), além de oito estados com um caso cada: Bahia, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Sergipe, Goiás e Piauí.

Diante da evolução do surto no país, o Ministério da Saúde anunciou esta semana a aquisição de mais 18,7 milhões de doses de vacina contra o sarampo. O governo tem intensificado a imunização com foco em crianças de até 1 ano e adultos jovens.

Novo diretor-presidente da Codevasf toma posse em Brasília



O engenheiro civil Marcelo Andrade Moreira Pinto tomou posse como diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na última quarta-feira (28). A solenidade ocorreu no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em Brasília. Participaram da cerimônia técnicos da empresa, senadores, deputados federais e estaduais, entre outras autoridades.

“A Codevasf é uma empresa de números gigantescos. A área de abrangência foi aumentada, os desafios foram ampliados, mas são nas pessoas que você vai ter que focar seus esforços. A Codevasf tem um corpo técnico de excelência, diferenciado, que precisa ser muito bem aproveitado. Nessa época, mais do que nunca, precisamos deixar claro para toda a sociedade brasileira que as empresas públicas devem permanecer quando têm excelência, quando têm entrega”, disse o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para o diretor-presidente Marcelo Moreira.

Cooperação entre Brasil e Alemanha realiza projeto para buscar reduzir a escassez hídrica no Nordeste do Brasil


O Projeto Bramar, realizado por uma cooperação bilateral entre o Brasil e a Alemanha, tem como objetivo melhorar a gestão integrada dos recursos hídricos no semiárido do nordeste brasileiro. De acordo com o especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Marcos Freitas, “o projeto pesquisou estratégias e tecnologias para mitigação da escassez hídrica em cinco áreas: Sumé, Mossoró, Recife, Campina Grande e João Pessoa, além de apresentar proposições de aplicação de tecnologias como o reuso da água e recarga gerenciada de aquíferos”. Freitas representou a ANA na coordenação do projeto.

Iniciado em 2014, o projeto foi finalizado em 2018 e resultou no livro Projeto Bramar: mitigação da escassez de água no Nordeste do Brasil, que reúne artigos científicos, teses e estudos que servem de base para uma melhor gestão dos recursos hídricos. Durante os quatro anos de pesquisa, foram implantados projetos piloto de reuso de água e recarga gerenciada de aquíferos em diversas áreas no Nordeste e foi desenvolvida uma plataforma de apoio à tomada de decisão para apoiar ações estratégicas relativas à implementação da gestão integrada de recursos hídricos. O projeto foi financiado pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa (Alemanha) e pela Financiadora de Inovação e Pesquisa – Finep (Brasil).

Palmares: carros de som precisam ser cadastrados e fiscalizados para evitar poluição sonora


Devido à poluição sonora produzida por carros de som que circulam no centro de Palmares e em seu entorno, comprometendo a saúde pública e o sossego da população em geral, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao Poder Executivo municipal que adotem medidas para regularizar e fiscalizar a atividade e os veículos.

A Secretaria de Saúde deve, através da Vigilância Sanitária Municipal, no prazo de até 30 dias, convocar os proprietários dos veículos que fazem anúncio sonoro através de alto-falante para se regularizarem, nos termos da legislação vigente. Em 60 dias, é preciso haver fiscalizações, incluindo o centro da cidade e seu entorno, para garantir o cumprimento do nível de pressão sonora emitido pelas fontes móveis, averiguar a documentação, distância mínima entre outros carros de som e outras exigências constantes da legislação.

Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, de Serra Talhada, vai se apresentar em festival de folclore no México

Grupo Cabras de Lampião durante apresentação — Foto: Assessoria/Divulgação

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, vai participar de um festival de folclore no México. Será a única atração brasileira a se apresentar no Festival Internacional de Folclore Latino-americano, que vai acontecer em Iguala de la Independencia, cidade do estado de Guerrero, entre os dias 5 e 17 de setembro.

"É gratificante ver o trabalho do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, a cultura e a história de Serra Talhada sendo reconhecidos no mundo e, em especial no México, pelo grupo sair da Terra de Lampião e ir dançar xaxado na terra de Zapata e Pancho Villa", afirma a presidente da Fundação Cabras de Lampião, Cleonice Maria.

De acordo com a assessoria, o evento reúne grupos de toda América Latina em uma "festa de valorização das tradições e dos costumes legados pelos antepassados, numa mescla das mais distintas manifestações culturais"

.Por G1 Caruaru

Da Redação do Blog de Assis Ramalho 

Papa Francisco fica preso em elevador - pontífice teve que ser ajudado por bombeiros


O Papa Francisco ficou preso, neste domingo (1º), em um elevador no Vaticano por 25 minutos, informou a Reuters. Ele teve que ser ajudado por bombeiros.

Por causa do incidente, o pontífice acabou se atrasando em cerca de 10 minutos para o pronunciamento semanal na Praça de São Pedro.


"Tenho que pedir desculpas", disse Francisco, sorridente, ao começar o pronunciamento dominical. Ele explicou que houve um problema de energia elétrica no Vaticano e que havia ficado preso no elevador.

"Uma salva de palmas para os bombeiros", disse o Papa à multidão.

No sermão, ele também voltou a falar da Amazônia, que vem registrando queimadas recordes. Ele afirmou que a floresta está "seriamente ameaçada".

Anúncio de cardeais

O pontífice anunciou, neste domingo (1º), que irá elevar ao nível de cardeal, no dia 5 de outubro, 13 membros do clero. Desses, 10 serão "cardeais eleitores" com menos de 80 anos e, portanto, elegíveis para votar em um eventual conclave de escolha de seu sucessor. Não há nenhum brasileiro na lista.

Entre eles alguns estão alguns nomes importantes, como o do padre jesuíta Michael Czerny, subsecretário da seção que cuida dos migrantes no Vaticano; e o arcebispo de Bolonha, Matteo Zuppi, conhecido por sua simplicidade.

Outros nomes são o do bibliotecário do Vaticano, o português José Tolentino de Mendonça (teve ascensão meteórica) e o do arcebispo de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, Ambongo Besungu.

Entre não eleitores, o Papa homenageia Michael Louis Fitzgerald, de 82 anos, que na época do papado de Bento XVI cuidava do diálogo inter-religioso.

Veja lista completa dos que serão elevados ao nível de cardeal:

Cardeais eleitores:

Dom Miguel Angel Ayuso Guixot, espanhol, presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso;
Dom José Tolentino Medonça, arquivista e bibliotecário Igreja;
Dom Ignatius Suharyo Hardjoatmodjo, arcebispo de Jakarta, na Indonésia;
Dom Juan de la Caridad García Rodríguez, arcebispo de San Cristóbal de Havana, em Cuba;
Dom Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa, na República Democrática do Congo;
Dom Jean-Claude Höllerich, arcebispo de Luxemburgo;
Dom Alvaro L. Ramazzini Imeri, arcebispo de Huehuetenamgo, na Guatemala;
Dom Matteo Zuppi, arcebispo de Bolonha;
Dom Cristóbal López Romero, arcebispo de Rabat, no Marrocos;
R.P. Michael Czerny, subsecretário da seção de migrantes do icastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

Os três cardeais não eleitores foram:

Dom Michael Louis Fitzgerald, arcebispo emérito de Nepte;
Dom Mons. Sigitas Tamkevicius, arcebispo emérito de Kaunas, na Lituânia;
Dom Mons. Eugenio Dal Corso, arcebispo emérito de Benguela, em Angola.

Por G1

Petrolândia: Alfa saúde, Clínica Jaques, Petroclínica e Buffet Nutrideal marcam presença na 1ª caminhada dos advogados e advogadas da subseccional de Petrolândia

O evento foi realizado na manhã deste sábado (31/08/2019), uma iniciativa da subseccional da OAB de Petrolândia em comemoração ao mês do advogado. 

Alfa saúde, Clínica Jaques,Petroclínica e Buffet Nutrideal marcou presença na 1ª caminhada dos advogados e advogadas da subseccional de Petrolândia! Evento, realizado na manhã deste sábado, na Orla Fluvial de Petrolândia, foi um sucesso e contou com a realização de exames de sangue, vacinas, testes rápidos, mesa de frutas, brindes e outros!

Nós que fazemos parte do Alfa saúde, Clínica Jaques, Petroclínica e Buffet Nutrideal parabenizamos os organizadores desse belo evento! Foi Show!

Ver fotos abaixo

Petrolândia: Primeiro domingo de setembro no Maria Fumaça será animado por Edy Ferreira e Kinho dos Teclados


Os cantores Edy Ferreira (13h00) e Kinho dos Teclados (17h00) são as atração deste 1º domingo do mês de setembro/2019 no Bar e Restaurante Maria Fumaça, localizado na Orla Fluvial de Petrolândia.

Excelente cardápio e boa música na Orla de Petrolândia, você desfruta no cada vez melhor Maria Fumaça, organização de Pedrinho e família.

Contato: 87 3851-0376

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Maria Fumaça