terça-feira, fevereiro 01, 2022

Sobradinho (BA) e Xingó (SE): Rio São Francisco mantém vazão em 4 mil m³/s sem data prevista de redução



Imagem divulgação Hidrelétrica de Xingó

A vazão do Rio São Francisco praticada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), a partir das hidrelétricas de Sobradinho (BA) e Xingó (SE), será mantida em 4.000 metros cúbicos por segundo (m³/s) até nova análise, sem data prevista de redução desse patamar.

Informativo oficial da Chesf foi enviado no início da tarde para prefeituras, defesas civis, comitês, associações, entre outras entidades e usuários. Hoje (01/02), pela manhã, foi realizada Reunião de Acompanhamento das Condições de Operação do Sistema Hídrico do Rio São Francisco, coordenada pela Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA), com a participação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e outros órgãos que atuam na bacia.

As previsões meteorológicas apresentadas foram de permanência de chuvas nas próximas semanas no Alto São Francisco, em Minas Gerais, e em parte da Bahia. Dessa forma, os reservatórios precisam continuar operando no regime de controle de cheias.

Os reservatórios principais da Chesf no Rio São Francisco, Sobradinho e Itaparica (PE), estão acumulando água. Entretanto, seguindo normas e diretrizes para operação de controle de cheias, a Companhia precisa respeitar o chamado “volume de espera”, considerando que as chuvas na Bacia Hidrográfica do Velho Chico seguem até abril, quando se encerra o período úmido.

A vazão de 4.000 m³/s, pelas regras estabelecidas, é a metade do valor máximo que a Chesf pode liberar de água e, portanto, é fundamental que a calha do rio seja mantida desocupada. “Estamos permanentemente avaliando a situação e qualquer alteração será divulgada com antecedência, como temos feito”, declarou o diretor de Operação da Companhia, João Henrique Franklin.

Por: Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf)

Tecnologia "Reuso de Águas Cinza" muda a vida de famílias no meio rural do Pajeú e transforma o acesso hídrico

Projeto "Terra de Vidas" promovem os sistemas RAC/SAF (Reuso de Águas Cinza/ Sistema Agroflorestal), que aliam a filtragem adequada da água usada à irrigação da área destinada às plantações de árvores frutíferas e outras plantas para alimentação dos animais. Foto: Leonardo Lemos/ @Leoblemos

Já imaginou poder reutilizar a água do banho, das pias e tanques domésticos para irrigar plantas forrageiras e árvores frutíferas? Organizações sociais e instituições de pesquisa que atuam com a população do campo, têm pensado e experimentado o reuso de água há anos e, como resultado, o projeto "Terra de Vidas" vem transformando essa possibilidade em realidade. Através do trabalho do Centro Sabiá, diversos municípios do Pajeú estão recebendo os sistemas RAC/SAF (Reuso de Águas Cinza/ Sistema Agroflorestal), que aliam a filtragem adequada da água usada à irrigação da área destinada às plantações de árvores frutíferas e outras plantas para alimentação dos animais. Também faz parte do trabalho da ONG a assistência técnica para manejo ideal das agroflorestas. O coordenador do Sabiá, Alexandre Pires, fez uma série de visitas por municípios do Pajeú para verificar o andamento do projeto, percepções dos beneficiados e possíveis melhorias: "Me chama a atenção como as tecnologias sociais, que têm baixo custo e alto impacto socioambiental, transformam a vida das pessoas. Um exemplo muito conhecido são as cisternas. Mas a tecnologia de reuso de água contribui muito para a ampliação da produção de forragem para os animais, o que gera maior resiliência na criação de animais pelas famílias no semiárido”.

Um dos primeiros municípios visitados foi Triunfo, onde foram ouvidas as comunidades de Oiticica, que conta com 13 sistemas, e Águas Claras, que conta com 16 sistemas. Depois foi a vez dos municípios de Itapetim, que conta com 10 sistemas, Calumbi e por fim Flores, que contam respectivamente com 13 e 10 sistemas de reuso de águas cinza e sistema agroflorestal. Com os sistemas as famílias filtram a água "cinza" do banho ou lavagens de pia e tanque e conseguem reutilizar essa água, que fica armazenada em um tanque, nos períodos de estiagem. "O RAC/SAF contribui para ampliar a segurança hídrica das propriedades rurais no Semiárido. Isso é fundamental, quando a maioria das comunidades relata que o desafio do trabalho é a disponibilidade de água”.

Volta às aulas na Faculdade Unopar em Petrolândia continuará de forma online até a liberação do decreto. Confira!


Para quem sonha com o dia de receber o tão sonhado diploma da graduação, colar grau com todos os estudantes de sua sala é necessário em primeiro lugar finalizar um dos cursos de graduação. Com a Unopar o diploma é reconhecido pelo Mec, tem o baixo custo nas mensalidades e sem despesa de viagens. A Unopar Petrolândia é ideal para que o seu sonho se torne realidade.

Vivenciando esses momento de restrição vindo por decretos, algumas faculdades presenciais estão sendo alvo de bastante desistência e trancamento de matrículas. Com a unopar Petrolândia-Pe não há nenhuma interrupção. Pois ela garante vantagens como baixo custo na mensalidade, continuidade dos estudos nas plataformas de ensino sem interrupção, recebimento de livros digitais e economia de tempo como deslocamento para ir a outros lugares como cidades distantes de onde o aluno reside, de fato é uma grande vantagem.

Blog de Assis Ramalho
Por: Fernando Cruz - consultor de marketing

Petrolândia: Confira agenda de atendimento da Climagem para quarta, quinta e sexta-feira


Blog de Assis Ramalho

Informação: Climagem

Prefeito Fabiano Marques tem reunião com a Codevasf sobre a readequação da obra de saneamento em Petrolândia

Reunião com a Codevasf sobre a readequação da obra de saneamento em Petrolândia

O prefeito Fabiano Marques esteve na superintendência da Codevasf em Petrolina, solicitando melhorias na execução da obra de saneamento que está em execução no município.

Na ocasião, o Dr. Aurivalter Cordeiro recebeu o prefeito juntamente com o secretário de Infraestrutura Bernardo Afonso e o secretário de serviços urbanos Janailson Avianez.

Por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Petrolândia

Covid: Brasil tem 1,5 milhão de crianças entre 5 e 11 anos vacinadas


O Brasil atingiu a marca de 1,5 milhão de crianças entre 5 e 11 anos imunizadas contra a Covid-19, doença causada pelo coronavírus.

Os dados foram analisados pelo Metrópoles, com base em material publicado pelo LocalizaSUS, plataforma de prestação de contas do Ministério da Saúde.

Ao todo, segundo as informações disponibilizadas, 1.543.132 crianças receberam a imunização contra a enfermidade até esta terça-feira (1º/2). O público-alvo é composto por 20 milhões de pessoas.

O Ministério da Saúde anunciou a inclusão de crianças na campanha em 5 de janeiro, porém somente em 13 de janeiro as doses infantis começaram a chegar ao país.

Cada cidade define o cronograma de vacinação, que obedece à disponibilidade de doses e à ordem de faixa etária a ser atendida.

Petrolândia: Caminhão a sua disposição para fretes e mudanças; entre em contato com Valtécio da Barreiras

 

Interessados em fretar um caminhão para realizar mudanças ou outros serviços, entrar em contato com o popular Valtécio da Barreiras, através do telefone celular 9.9972-7507

Blog de Assis Ramalho
Com informações de Valtécio

Motorista de aplicativo morre após ser esfaqueado e ter carro roubado em PE, e suspeito é preso; 'pegou a corrida com medo', diz esposa


Kelvis Henrique Santos de Carvalho foi morto a facadas durante corrida de aplicativo — Foto: Reprodução/WhatsApp

Um motorista de transporte por aplicativo morreu após ser esfaqueado e ter o carro roubado, na segunda-feira (31), no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. Segundo a Polícia Civil, o suspeito de matar Kelvis Henrique Santos de Carvalho, de 30 anos, foi preso com uma faca com marcas de sangue, o veículo da vítima e um celular.

O delegado Victor Leite, responsável pela prisão, afirmou que o suspeito foi localizado pouco tempo depois do crime. "A vítima foi vista correndo do carro, logo depois de ser esfaqueada, e também viram o autor do crime saindo em fuga. A Polícia Militar foi avisada e fez a prisão", declarou.

A esposa da vítima, a consultora de vendas Letícia Almeida, contou que o marido aceitou a corrida pelo aplicativo da Uber. Kelvis morava com ela e com a filha do casal, de 3 anos e meio, no bairro de Comportas, em Jaboatão dos Guararapes.

Justiça nega recurso do governo de AL e mantém concurso para soldado da Polícia Militar

Justiça mantém decisão e concurso da PM é retomado — Foto: Agência Alagoas

A Justiça de primeiro grau negou o pedido de recurso do governo de Alagoas e manteve a decisão que dá continuidade ao concurso para soldado da Polícia Militar (PM). A decisão é do juiz Manoel Cavalcante Lima Neto e foi proferida na segunda-feira (31).

O magistrado já havia havia determinado a anulação da medida que suspende o certame. Para tomar a decisão do dia 26 de janeiro, o magistrado fez a requisição do inquérito da Polícia Civil (PC), que investiga a suposta fraude no certame.

De acordo com o juiz, não há conexão entre as demandas judiciais apresentadas pelo Estado, sendo assim, o certame deve continuar de onde parou.

Petrolândia: Cai de 237 para 212 o número de casos de Covid, quantidade de internados tembém teve baixa de 9 para 6



A prefeitura de Petrolândia divulgou o novo boletim epidemiológico da covid-19 com data de 31 de janeiro de 2022. De acordo com os dados, caiu de 237 para 212 número de casos de Covid. A quantidade de internados tembém teve baixa, caindo de nove para seis.

CONFIRA OS DADOS OFICIAIS DE PETROLÂNDIA DIVULGADOS COM DATA DE 31 DE JANEIRO DE 2022.

Avó entra na Justiça para mudar nome do neto registrado como 'Lúcifer' no interior do Ceará


Avó tenta mudar o nome do bebê de 10 meses batizado de Lúcifer. Na tradição cristã, nome é associado ao diabo. — Foto: Divulgação (foto ilustrativa)

A avó materna de um bebê que atualmente tem 10 meses de idade entrou na Justiça para alterar o nome do neto, registrado como Lúcifer, na cidade de Nova Olinda, no interior do Ceará. O menino, nascido em março de 2021, é a pessoa mais recente a ser registrada com este nome no Brasil. Na tradição cristã, o nome é associado ao diabo.

A criança ficou sob a guarda da avó após um duplo homicídio cometido pelo pai. Ele matou a mãe e o avô paterno do bebê com golpes de machado na zona rural da cidade. O crime ocorreu no dia 27 de maio do ano passado, na casa da família, quando o pequeno tinha apenas dois meses de vida. O suspeito do crime foi encontrado morto meses depois do crime.

Conforme o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a ação de retificação do nome da criança foi ajuizada em junho de 2021, por meio da Promotoria de Justiça de Nova Olinda. O processo segue em segredo de justiça, como determina a Lei 8.069/90, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Jovem de 19 anos é assassinada em Glória do Goitá/PE

Homens armados com facão procuraram assassino de jovem, em matagal de Glória do Goitá, em Pernambuco — Foto: Reprodução WhatsApp

Uma jovem de 19 anos foi estuprada e assassinada, nesta segunda-feira (31), em Glória do Goitá, na Zona da Mata de Pernambuco, distante 64 quilômetros do Recife. Segundo a Polícia Civil, a estudante levou golpes de arma branca, que pode ser uma faca.

Vídeos enviados para o WhatsApp da TV Globo mostram policiais no meio de um matagal onde o corpo da jovem foi localizado. Segundo moradores, é uma área de difícil acesso. A localidade fica às margens da rodovia PE-50.

O caso ocorreu no Sítio Cueiras, na área rural do município, por volta das 7h30. Segundo informações de parentes da vítima, a jovem saiu de casa para levar comida para a mãe e para o irmão, que estavam trabalhando na agricultura. Nesse trajeto, foi abordada pelo criminoso.

Um tio da vítima afirmou que o corpo da jovem foi encontrado a cerca de 100 metros de distância da casa onde ela morava com a família.

Segundo ele, como fazia todos os dias, a estudante seguia a pé e levava alimentos e uma garrafa de café para a mãe e para o irmão que trabalham na lavoura de limão, distante cerca de 700 metros da residência.

"Ela saiu às 7h30 e não chegou com o café. O irmão achou estranho e foram procurar Jailma. Acharam o corpo e chamaram a polícia", afirmou.

Confira manchetes dos principais jornais do país desta terça-feira 1º de fevereiro de 2022


 

Novo protocolo para Covid: Governo de Pernambuco exige isolamento de sete dias e 24 horas sem sintomas para todos os casos positivos



O protocolo de isolamento de casos positivos para Covid-19 foi atualizado pelo governo de Pernambuco. Agora, pessoas com diagnóstico positivo da doença, sintomáticas ou não, devem manter o isolamento por sete dias e voltar às atividades no oitavo dia. Além disso, é preciso estar sem sintomas por pelo menos 24 horas.

Até esta segunda (31), o governo determinava, para os sintomáticos, um isolamento de dez dias, além de 24 horas sem sintomas. Para assintomáticos, o isolamento definido já era de sete dias.

A decisão, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foi tomada após reunião do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e se baseia em ações adotadas em outros países do mundo e com aval dos especialistas membros do grupo.

Com isso, os casos positivos para doença, independentemente da presença de sintomatologia, passam a cumprir o isolamento de sete dias.

Grupo de oposição de Manari declara apoio a Rodrigo Novaes e Silvio Costa Filho




O grupo de oposição do município de Manari, no Sertão do Moxotó, declarou apoio, na manhã desta segunda-feira (31), ao deputado estadual licenciado e atual secretário de Turismo, Rodrigo Novaes (PSD), e ao deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos), que, cada vez mais, vem ampliando suas bases no estado.

O grupo é formado pelo vereador Jailson, por Cícero do Sindicato, pelo presidente da Associação dos Moradores de Manari, Edvaldo Rocha, e demais lideranças. “Tive a oportunidade, junto ao amigo secretário Rodrigo Novaes, de receber esse importante apoio das lideranças de Manari. Vamos, a partir de agora, fortalecer ainda mais essa aliança em benefício do povo do município”, disse Costa Filho.

“Esse é um grupo que está sempre a serviço daqueles que mais precisam. Junto ao deputado federal Silvio Costa Filho, iremos somar forças para apresentar futuros projetos em benefício do povo de Manari", ressaltou Novaes.

Blog de Assis Ramalho

Ministro das Relações Exteriores visita Petrolina e conhece potencial da fruticultura da região




O prefeito Miguel Coelho recebeu, nesta segunda (31), em Petrolina o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, e o presidente da Agência Brasileira de Promoções e Exportações (Apex), Augusto Pestana. A agenda teve como objetivo mostrar os potenciais da região do Sertão do São Francisco para a exportação e discutir ações para tornar o mercado internacional mais competitivo para a fruticultura do semiárido nordestino.

A comitiva, que teve também a presença do senador Fernando Bezerra, do deputado Antonio Coelho e do presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, visitou uma vinícola e uma fazenda produtora de frutas. Em seguida, o ministro Carlos França se reuniu com produtores e exportadores do Sertão do São Francisco. O grupo apresentou uma pauta de reivindicações referentes a tarifas e incentivos comerciais para tornar mais competitiva a fruticultura brasileira no mercado internacional.

Maior exportadora de uva e manga do Brasil, Petrolina tem se destacado no agronegócio. Após a agenda, o ministro elogiou Petrolina e o manejo produtivo da regiao. França ainda se comprometeu a buscar soluções para as demandas apresentadas pelos produtores. “Pude ver aqui o otimismo dos trabalhadores e produtores dessa região. Tivemos um crescimento de 20% no volume e no valor da exportação das frutas. O que posso garantir aos produtores e exportadores é que vamos lutar pelos direitos e pela abertura de mercado, criando demanda e gerando mais oferta”, afirmou o ministro.

Jovem natural de Paulo Afonso (BA) é assassinado em Delmiro Gouveia (AL)


Foi identificado o homem que foi assassinado a tiros, na madrugada desta segunda-feira, 31, no Corredor da Folia, no centro da cidade de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas. Trata-se de Maicon, ele era natural de Paulo Afonso-BA, mas possuía um relacionamento com uma delmirense, onde ambos residem.

Segundo às primeiras informações, Maicon e o seu parceiro que ainda não foi identificado ocupavam uma Honda Fan 125cc, quando por motivos tiveram um desentendimento próximo a Igreja da Vila, na ocasião o condutor da moto efetuou vários disparos.

Mesmo baleado, Maicon conseguiu correr, mas foi novamente atingido com tiros e caiu próximo aos estúdios das Rádios Delmiro. Sem chances de defesa, ele recebeu novos tiros já caído.

A Polícia Militar foi acionada por volta das 3h15min, e ao chegar no local confirmou o óbito. A área foi isolada e como o Instituto de Criminalística (IC) e o IML já estavam na cidade, por conta do homicídio ocorrido na noite do domingo, na Rua São Benedito no Bairro Cohab Nova.

Por ITALO TIMÓTEO - (www.italotimoteo.com.br) - Via PA 4

Petrolândia: Mulher agradece a Deus por cura e procura um emprego para ajudar a família


 Assis Ramalho! Eu estava com câncer mas Jesus me curou, porque minha fé é forte. Agora eu preciso de um trabalho, de um emprego. Poder ser em lojas, na limpeza, casa de família ou na prefeitura. 

Posso varrer rua, fazer qualquer coisa, preciso ajudar minha mãe que é deficiente visual. 

Meu nome é Kátia Lúcia Cavalcanti de Oliveira, moro na quadra 02 de Petrolândia e o meu contato é zap 87 9.96116949.

INSS começa a pagar nesta terça aposentadorias com reajuste para quem ganha acima de um salário mínimo


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta terça-feira (1º) os benefícios com reajustes para aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo.

O calendário será seguido de acordo com o número do benefício do segurado.

Para aqueles que recebem um salário mínimo, os depósitos referentes a janeiro vêm sendo feitos desde o dia 25 de janeiro.

Veja abaixo o calendário:


Atualmente, são mais de 36 milhões de pessoas com direitos a benefícios do INSS no país – mais de 60% recebem um salário mínimo.

Para quem ganha o benefício no valor do salário mínimo, o piso nacional passou para R$ 1.212 desde 1º de janeiro. Por lei, aposentadorias, auxílio-doença, auxílio-reclusão e pensão por morte pagas pelo INSS não podem ser inferiores a 1 salário mínimo.

Já os aposentados e pensionistas que recebem benefícios acima do salário mínimo terão reajuste de 10,16% na remuneração – o teto dos benefícios do INSS passa de R$ 6.433,57 a R$ 7.087,22.

Veja abaixo como ficam os valores reajustados de acordo com o novo salário mínimo e INPC – valores referentes a mais de um salário mínimo englobam quem já estava recebendo os pagamentos em 1º de janeiro de 2021.

Petrolândia: Confira especialistas que atendem na MAIS SAÚDE nesta terça (1º/02/2022) e agende sua consulta

A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa a relação de especialistas que atendem nesta terça-feira (1º/02/2022): VEJA NO QUADRO ACIMA

Agende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp).

SAIBA QUAIS SERVIÇOS ESSENCIAIS A CLÍNICA MAIS SAÚDE OFERECE AOS SEUS CLIENTES

A Clínica Mais Saúde realiza Raio-X digital com laudo e Exames Laboratoriais e Eletrocardiograma, de segunda a sexta-feira (veja abaixo).