Informações: Jhones Suelone
01 fevereiro 2015
Inaugurada nova fábrica de torres eólicas na Bahia
Torres Eólicas do Nordeste foi instalada na ciadade de Jacobina. Unidade deve gerar cerca de 850 empregos diretos e indiretos. (Foto: Elói Corrêa/GOVBA)
Uma nova indústria para produção de torres eólicas de aço foi inaugurada, desta vez, em Jacobina, centro-norte da Bahia. No total, sete unidades de componentes operam no estado. A fábrica de Torres Eólicas do Nordeste (TEN) foi lançada na sexta-feira (30) e deve gerar ao menos 850 empregos diretos e indiretos.
De acordo com o governo, a unidade tem capacidade para produzir, por ano, 200 torres de aço, destinados a aerogeradores. A planta da TEN fica na Serra do Tombador, próximo aos parques eólicos instalados na região.
Além da Alstom, que possui fábrica de aerogeradores em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), estão em operação na Bahia as espanholas Gamesa (caixa de rotor) e Acciona (cubos eólicos); bem como as indústrias brasileiras Tecsis (pás e aerogeradores) e Torrebras, que anunciou a ampliação de 200 para 300 torres eólicas/ano na unidade baiana, representando R$ 47,5 milhões e 125 novos empregos.
De acordo com o governo, a unidade tem capacidade para produzir, por ano, 200 torres de aço, destinados a aerogeradores. A planta da TEN fica na Serra do Tombador, próximo aos parques eólicos instalados na região.
Além da Alstom, que possui fábrica de aerogeradores em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), estão em operação na Bahia as espanholas Gamesa (caixa de rotor) e Acciona (cubos eólicos); bem como as indústrias brasileiras Tecsis (pás e aerogeradores) e Torrebras, que anunciou a ampliação de 200 para 300 torres eólicas/ano na unidade baiana, representando R$ 47,5 milhões e 125 novos empregos.
G1 BA
Nutricionista dá dicas para lanches saudáveis nas escolas
A nutricionista e professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília, Raquel Botelho, dá dicas aos pais sobre os alimentos que devem ser evitados e o que é recomendável para o lanche. Na lista do que deve ser evitado estão os alimentos ricos em açúcares, gordura e sódio, como biscoitos recheados, doces, refrigerantes e salgadinhos industrializados. “Esses salgadinhos são riquíssimos em sódio, e as crianças estão consumindo muito sódio e ficando hipertensas cedo. Deixe esses alimentos para um momento de festa, de fim de semana”, recomenda Raquel.
Item comum na lancheiras das crianças, os sucos de caixinha também não são uma boa opção, pois podem ter mais açúcar que os refrigerantes. Eles podem ser substituídos por água de coco e sucos naturais.
Prefeito de Paulista, na RMR, faz tatuagem nas costas com rostos de Eduardo Campos e Miguel Arraes
Tatuagem em homenagem a Arraes e Campos (Reprodução Blog do Jamildo)
De acordo com informação divulgada pelo Blog do Jamildo nesse sábado (31), Júnior Matuto, prefeito do município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, tatuou em suas costas as imagens de Eduardo Campos e do avô deste, Miguel Arraes.
A ideia da homenagem surgiu depois que Robson Rocha Dornelas, o motorista particular do prefeito, colocou, na perna, nesta semana, uma tatuagem em homenagem ao ex-governador Eduardo Campos.
Júnior Matuto, ex-ajudante de ordens, trabalhava no Palácio do Campo das Princesas, quando Eduardo Campos e aliados o incentivaram a entrar para a atividade política.
A devoção de Matuto aos seus mentores, no entanto, não o faz mais benquisto por boa parte da comunidade paulistense, que o considera apenas um "poste" eleito com apoio de Eduardo Campos em 2012.
Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do Blog do Jamildo
Renan Calheiros continua na Presidência do Senado pelos próximos dois anos
Foto: Antonio Cruz/Agência Senado
O senador Renan Calheiros (PMDB/AL) foi eleito para a Presidência do Senado com 49 votos. Luiz Henrique teve 31 votos e um foi nulo. Ele exercerá o cargo entre 2015 e 2016. Maior partido da Casa, a bancada peemedebista indicou Renan Calheiros (PMDB-AL) para o segundo mandato e Luiz Henrique (PMDB-SC) apresentou candidatura própria. O catarinense integra o grupo independente do PMDB. A partir de agora, os partidos indicarão os nomes para os demais cargos da Mesa Diretora. O tamanho das bancadas partidárias definirá a prioridade nas indicações.
Como segunda maior bancada no Senado, o PT tem direito a segunda indicação que deve ser a primeira vice-presidência. No discurso aos senadores, após a contagem de votos, Renan disse que as decisões no Senado serão coletivas. "O entendimento nunca será supressão de quem pode menos por quem pode mais", disse.
Agência Brasil
Deputados tomam posse em Brasília

Deputados fazem juramento em cerimônia de posse, no Plenário Ulysses Guimarães. (Luis Macedo - Câmara dos Deputados)
A Câmara dos Deputados empossou, neste domingo (1º), os 513 deputados federais eleitos para a 55ª legislatura (2015-2019). Os três deputados que não estavam presentes para firmar o compromisso pela manhã - Carlos Sampaio (PSDB-SP), Genecias Noronha (SD-CE) e Luis Tibé (PTB-MG) - tomaram posse no início da tarde.
Coube ao parlamentar mais velho entre os que possuem maior número de mandatos, deputado Miro Teixeira (Pros-RJ), a tarefa de presidir a sessão preparatória de posse dos eleitos, uma vez que o último presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), não concorreu à reeleição.
Teixeira iniciou os trabalhos lembrando o nome de deputados ilustres como Adauto Lúcio Cardoso, Célio Borja, Rubens Paiva e Ulysses Guimarães, e destacando que todos os parlamentares têm o mesmo mandato a cumprir.
“Vamos continuar exercendo nossa vida pública com a luminosidade dessas expressões e de outras que não citei. Que nos orientemos pelos princípios da nossa Constituição, especialmente a impessoalidade, a transparência e a moralidade. Sejam bem-vindos”, disse. “Aqui está a maior representação do povo brasileiro: a Câmara dos Deputados”, concluiu.
Tomate. Fruto? Legume? Tsc, tsc, artigo de Lucio Carvalho
Minha ignorância biológica não me permite saber se estou diante de um gênero alimentício modificado geneticamente, de um legume que recebeu doses cavalares de conservantes, de um produto conservado em tonéis de pesticidas ou de um suposto artefato alienígena.
Há um fruto ou legume (talvez) sobre o balcão da cozinha. Eu já tinha conhecimento, por terceiros, que esses plásticos travestidos de alimentos, como nuggets, hamburgueres e congêneres sobreviveriam intactos a quaisquer condições naturais por tanto tempo quanto o isopor ou o plástico, mas os tomates, até onde sei, eram para ser coisas (me falta um termo melhor) da natureza. Coisas vivas. Orgânicas.
Tsc, tsc. Vã ilusão.
O tomate que tenho sob os olhos não reúne sequer as condições necessárias à concepção mais elementar do que qualquer aluno do fundamental entende por “vida”.
A coisa ali em cima do balcão que atende eventualmente pelo nome de tomate sobreviveu cerca de trinta dias sob o sol inclemente de janeiro, enquanto estive fora de casa, intacto.
Antes que alguém imagine, não. Não se trata de um fruto ou legume de plástico. Nada contra quem decora sua casa com imitações de vegetais. Quem sou eu para isso? Afinal tudo indica que comprei uma coisa dessas para minha própria alimentação e de minha família..
Garanhuns: Hospital Dom Moura implanta nova rotina para agilizar atendimentos de casos graves na Emergência Adultos

Os pacientes acolhidos classificados com a cor vermelha são aqueles considerados em situação mais grave, geralmente com traumatismos, queimaduras, alteração de consciência, perfurações, etc, e assim ganham prioridade sobre os demais. Após a avaliação, os pacientes com cores amarelas têm prioridades sobre os verdes, e estes sobre os azuis.
Segundo a Coordenadora de Enfermagem, Lara Vanessa Almeida, este protocolo atende a determinações para emergências emitidas pelo Ministério da Saúde, desde 2003, e agora, com a nova Emergência Adultos do Hospital Dom Moura, pode ser implantada. "Os médicos atendem pela ordem de chegada, conforme as cores. Por exemplo, os pacientes de cor amarela são atendidos após não haver atendimentos para cor vermelha". - Afirma a profissional.
Praticar corrida sem orientação pode causar lesões
Para começar a correr, as pessoas precisam procurar, além de um cardiologista, um especialista para obter orientações práticas. Se os joelhos, os tornozelos ou as costas começarem a doer durante a corrida, a recomendação é parar imediatamente. Procure sempre um especialista.
![]() |
Dr. Érico Herbert (à direita), ortopedista, ao lado do médico canadense Joseph Shatzker. |
O verão é uma estação que anima as pessoas a praticarem atividade física para exibir o corpo na praia, na cachoeira ou na piscina.
Como queima muitas calorias, a corrida é uma das atividades mais praticadas também por quem começa a se exercitar. Só que para começar a correr, as pessoas precisam procurar, além de um cardiologista, um especialista para ter orientações práticas.
A pisada errada, por exemplo, pode comprometer as articulações e provocar lesões sérias. O assistente jurídico Ney Dourado ficou nove meses sem fazer atividade física por causa de uma lesão causada pela prática de exercícios sem orientação especializada.
"Eu não tinha o hábito de fazer atividade física nenhuma, era resistente até mesmo para fazer academia. Mas só que quando a gente começa a correr, você sempre quer correr mais. Só que quem corre não quer fazer academia. Aí eu deixei a academia de lado, que foi um erro, porque a academia ajuda a fortalecer a estrutura fisiológica, e foi aí que eu tive a lesão. Quando começava a doer eu camuflava a dor."
Ney colocava anti-inflamatório e isso camuflava a dor. "Eu fiquei nove meses sem atividade física nenhuma com problema no pé. O diagnóstico foi uma fascite plantar crônica, que é uma inflamação da sola do pé. E hoje, depois de passar por isso, eu fui liberado a correr e eu estou correndo normal. Consegui eliminar cinco quilos", conta.
Como queima muitas calorias, a corrida é uma das atividades mais praticadas também por quem começa a se exercitar. Só que para começar a correr, as pessoas precisam procurar, além de um cardiologista, um especialista para ter orientações práticas.
A pisada errada, por exemplo, pode comprometer as articulações e provocar lesões sérias. O assistente jurídico Ney Dourado ficou nove meses sem fazer atividade física por causa de uma lesão causada pela prática de exercícios sem orientação especializada.
"Eu não tinha o hábito de fazer atividade física nenhuma, era resistente até mesmo para fazer academia. Mas só que quando a gente começa a correr, você sempre quer correr mais. Só que quem corre não quer fazer academia. Aí eu deixei a academia de lado, que foi um erro, porque a academia ajuda a fortalecer a estrutura fisiológica, e foi aí que eu tive a lesão. Quando começava a doer eu camuflava a dor."
Ney colocava anti-inflamatório e isso camuflava a dor. "Eu fiquei nove meses sem atividade física nenhuma com problema no pé. O diagnóstico foi uma fascite plantar crônica, que é uma inflamação da sola do pé. E hoje, depois de passar por isso, eu fui liberado a correr e eu estou correndo normal. Consegui eliminar cinco quilos", conta.
Comitê da Bacia do São Francisco investe R$ 800 mil em obras ambientais em quilombo na Bahia
Receptividade positiva marca início de obra em comunidade quilombola
do Médio São Francisco (Fotos; Ricardo Follador)
Em meio à grave crise de abastecimento de água que afeta estados do sudeste do país, uma comunidade quilombola do Oeste da na Bahia comemora ações para melhoria da qualidade e quantidade da água que utiliza. Presente no seminário de início dos serviços de recuperação hidroambiental da bacia do rio das Rãs, importante afluente do rio São Francisco, a comunidade de Rio das Rãs se mostrou receptiva com a chegada do projeto de iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - CBHSF. O evento foi realizado no último sábado (31.01), em Bom Jesus da Lapa, município baiano localizado a cerca de 900 quilômetros da capital Salvador.
Na oportunidade, o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Médio São Francisco, Cláudio Pereira, falou para aproximadamente 800 famílias que serão beneficiadas diretamente com as intervenções técnicas. “Queremos que a comunidade do rio das Rãs se conscientize da importância de preservar o rio. Ajudará no aumento da qualidade e quantidade das águas são-franciscanas”, disse Pereira. A localidade fica afastada do centro da cidade e é considerada o berço dos quilombos no país. “Aqui, foi o primeiro assentamento quilombola registrado no país. Vocês sempre foram lutadores por natureza. Essa é mais uma conquista não só para este quilombo, mas para tantos outros que estão situados nos arredores de Bom Jesus da Lapa”, finalizou Cláudio Pereira, que é residente do quilombo Lagoa das Piranhas, também no município.
do Médio São Francisco (Fotos; Ricardo Follador)
Na oportunidade, o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Médio São Francisco, Cláudio Pereira, falou para aproximadamente 800 famílias que serão beneficiadas diretamente com as intervenções técnicas. “Queremos que a comunidade do rio das Rãs se conscientize da importância de preservar o rio. Ajudará no aumento da qualidade e quantidade das águas são-franciscanas”, disse Pereira. A localidade fica afastada do centro da cidade e é considerada o berço dos quilombos no país. “Aqui, foi o primeiro assentamento quilombola registrado no país. Vocês sempre foram lutadores por natureza. Essa é mais uma conquista não só para este quilombo, mas para tantos outros que estão situados nos arredores de Bom Jesus da Lapa”, finalizou Cláudio Pereira, que é residente do quilombo Lagoa das Piranhas, também no município.
Câmara terá 198 deputados que tomam posse pela primeira vez
Foto: Agência Brasil
Os deputados federais estão sendo empossados para um mandato de quatro anos, que vai até o dia 31 de janeiro de 2019. Os futuros deputados foram eleitos por 28 partidos políticos e representam a população dos 26 estados e do Distrito Federal no Congresso Nacional.
A maioria dos futuros deputados é do sexo masculino (462), enquanto que o número de mulheres no Parlamento será 51 (10% da Casa). A maioria dos eleitos tem curso superior completo (410) e tem entre 51 e 60 anos de idade (187). A posse dos deputados é acompanhada por parentes, amigos e convidados. Desde quinta-feira (29), as dependências da Câmara passaram a ser frequentadas e visitadas pelos parentes e amigos dos novos parlamentares, que estarão no Parlamento para prestigiar as posses dos 513 deputados federais.
“Fraternidade: Igreja e Sociedade”, tema da Campanha da Fraternidade 2015, enfoca a vocação e missão do cristão e das comunidades de fé
O texto base utilizado para auxiliar nas atividades da CF 2015 reflete a dimensão da vida em sociedade que se baseia na convivência coletiva, com leis e normas de condutas, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que “cuidam do bem-estar daqueles que convivem”.
Na apresentação do texto, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, explicou que a Campanha da Fraternidade 2015 convida a refletir, meditar e rezar a relação entre Igreja e sociedade.
Afogados da Ingazeira: Frevo dita ritmo na aeróbica da Terceira Idade
Aos poucos o Carnaval vai tomando conta das ruas e praças de Afogados. Neste final de semana, antes do baile municipal, centenas de idosos dos grupos de convivência coordenados pela Secretaria Municipal de Assistência Social caíram na folia ao som de muito frevo e marchinhas de carnaval.
A atividade aconteceu na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara e foi conduzida por professores da Academia Treino Fitness. Após as atividades físicas os idosos receberam orientações e dicas para uma vida mais saudável. Os agentes comunitários de saúde que atuam na UBS Mandacaru apresentaram dicas para prevenção, sintomas e cuidados para o combate à hanseníase.
“Na verdade a ideia foi a de promovermos um ‘aulão’ de aeróbica, só que ao som do frevo. Aqui estão grupos de idosos que participam das atividades promovidas pelo nosso Centro Municipal de Referência em Assistência Social”, informou a Secretária de Assistência, Joana Darc. As aulas de aeróbica e a prática coletiva de atividades físicas por parte de grupos de terceira idade deverá fazer parte de uma ação permanente da Secretaria.
Prefeitura de Afogados da Ingazeira/Núcleo de Comunicação Social
Assinar:
Postagens (Atom)