Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 1, 2015
Publicidade

Câmara elege Eduardo Cunha para desespero do Planalto

Imagem
Vitória do peemedebista é dura derrota para a presidente Dilma, que mobilizou ministros para angariar votos para Chinaglia mas viu desafeto vencer a mais acirrada eleição na Câmara desde 2005, ocasião em que o pernambucano Severino Cavalcanti (PP) derrotou o PT. Além de não ter conseguido emplacar Chinaglia, o partido da presidente terminou a eleição sem nenhum cargo na Mesa Diretora da Casa. 
Eram 18h47 da tarde deste domingo quando o deputado Eduardo Cunha (RJ), um rebelde na governista bancada do PMDB, encerrou seu discurso na tribuna da Câmara dos Deputados sob o coro de “presidente” e forte aplauso. “Temos que nos dar o respeito para ser respeitados”, discursou o peemedebista. No fundo do plenário, um grupo de deputados da oposição comentava animadamente: “Vai ser pior do que o governo pensava”. E foi. Com 267 votos – dez a mais do que o mínimo necessário –, Cunha foi eleito presidente da Câmara, o segundo cargo na sucessão da presidente Dilma Rousseff, atrás apenas do vice-presi…

Bloco Idento anima carnaval de Petrolândia na terça-feira, dia 17. Abadás à venda na Super Mais Conveniência.

Imagem
Informações: Jhones Suelone

Eduardo Cunha é eleito em primeiro turno presidente da Câmara com 267 votos

Imagem
Eduardo Cunha (Foto: Brizza Cavalcante/Agência Câmara)
O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ ) foi eleito para a Presidência da Câmara com 267 votos. O candidato Arlindo Chinaglia (PT-SP ) teve 136 votos, Júlio Delgado (PSB-MG) obteve 100 votos e Chico Alencar (PSOL-RJ) conquitou 8 votos. Dois deputados votaram em Branco. Eduardo Cunha exercerá o comanda da Câmara nos dois próximos anos.

A eleição foi definida em primeiro turno porque Cunha obteve mais que a metade mais um dos votantes. Todos os 513 deputados votaram no pleito.

O deputado Eduardo Cunha prometeu atuar para que se tenha um Parlamento independente, altivo e que respeite os interesses da população brasileira. Ele criticou a submissão do Congresso em certas votações e afirmou que buscará sempre a independência da Casa. Ele defendeu uma Câmara que dialogue com todos os poderes, mas que não abra mão das pautas que considerar importantes. Segundo ele, independência não pode ser confundida com oposição. “A gente só quer que os pode…

Inaugurada nova fábrica de torres eólicas na Bahia

Imagem
Torres Eólicas do Nordeste foi instalada na ciadade de Jacobina. Unidade deve gerar cerca de 850 empregos diretos e indiretos. (Foto: Elói Corrêa/GOVBA)
Uma nova indústria para produção de torres eólicas de aço foi inaugurada, desta vez, em Jacobina, centro-norte da Bahia. No total, sete unidades de componentes operam no estado. A fábrica de Torres Eólicas do Nordeste (TEN) foi lançada na sexta-feira (30) e deve gerar ao menos 850 empregos diretos e indiretos.

De acordo com o governo, a unidade tem capacidade para produzir, por ano, 200 torres de aço, destinados a aerogeradores. A planta da TEN fica na Serra do Tombador, próximo aos parques eólicos instalados na região.

Além da Alstom, que possui fábrica de aerogeradores em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), estão em operação na Bahia as espanholas Gamesa (caixa de rotor) e Acciona (cubos eólicos); bem como as indústrias brasileiras Tecsis (pás e aerogeradores) e Torrebras, que anunciou a ampliação de 200 para 300 to…

Nutricionista dá dicas para lanches saudáveis nas escolas

Imagem
Com o início das aulas, os estudantes se deparam com a tentação dos lanches fritos, salgadinhos e doces vendidos nas cantinas de algumas escolas. Há colégios que proibiram a venda desses alimentos, mas onde ainda é permitido a orientação aos pais é de que os lanches preparados em casa são a saída para manter a alimentação saudável de crianças e adolescentes.

A nutricionista e professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília, Raquel Botelho, dá dicas aos pais sobre os alimentos que devem ser evitados e o que é recomendável para o lanche. Na lista do que deve ser evitado estão os alimentos ricos em açúcares, gordura e sódio, como biscoitos recheados, doces, refrigerantes e salgadinhos industrializados. “Esses salgadinhos são riquíssimos em sódio, e as crianças estão consumindo muito sódio e ficando hipertensas cedo. Deixe esses alimentos para um momento de festa, de fim de semana”, recomenda Raquel.

Item comum na lancheiras das crianças, os sucos de caixinha também nã…

Prefeito de Paulista, na RMR, faz tatuagem nas costas com rostos de Eduardo Campos e Miguel Arraes

Imagem
Tatuagem em homenagem a Arraes e Campos (Reprodução Blog do Jamildo)
De acordo com informação divulgada pelo Blog do Jamildo nesse sábado (31), Júnior Matuto, prefeito do município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, tatuou em suas costas as imagens de Eduardo Campos e do avô deste, Miguel Arraes.

A ideia da homenagem surgiu depois que Robson Rocha Dornelas, o motorista particular do prefeito, colocou, na perna, nesta semana, uma tatuagem em homenagem ao ex-governador Eduardo Campos.
Júnior Matuto, ex-ajudante de ordens, trabalhava no Palácio do Campo das Princesas, quando Eduardo Campos e aliados o incentivaram a entrar para a atividade política.

A devoção de Matuto aos seus mentores, no entanto, não o faz mais benquisto por boa parte da comunidade paulistense, que o considera apenas um "poste" eleito com apoio de Eduardo Campos em 2012. 
Redação do Blog de Assis Ramalho  Com informações do Blog do Jamildo

Água: tragédia anunciada, artigo de Malu Ribeiro

Imagem
Os rios brasileiros refletem nitidamente o descaso com que a gestão da água é tratada no país. Por conta da maior crise hídrica da nossa história, o Brasil, detentor da maior reserva de água doce do Planeta, se vê agora obrigado a sair da zona de conforto para assumir, a duras penas, que esse recurso natural, essencial à vida e a todas as atividades econômicas, é escasso. Mesmo assim, continuamos a tratar os mananciais como a extensão das nossas descargas, com o despejo diário de toneladas de esgotos, e a considerar as grandes bacias hidrográficas como a ponta das tomadas de energia elétrica.

Essa realidade, agravada pela falta de planejamento integrado e estratégico, nos coloca mais uma vez diante da tragédia anunciada do desabastecimento de água e do apagão elétrico. Vivemos isso no passado recente, em 2001, com o apagão que levou os brasileiros a economizarem energia e a mudarem de comportamento. No entanto, não houve a devida atenção para a causa, que também fora uma grave seca. …

Renan Calheiros continua na Presidência do Senado pelos próximos dois anos

Imagem
Foto: Antonio Cruz/Agência Senado
O senador Renan Calheiros (PMDB/AL) foi eleito para a Presidência do Senado com 49 votos. Luiz Henrique teve 31 votos e um foi nulo. Ele exercerá o cargo entre 2015 e 2016. Maior partido da Casa, a bancada peemedebista indicou Renan Calheiros (PMDB-AL) para o segundo mandato e Luiz Henrique (PMDB-SC) apresentou candidatura própria. O catarinense integra o grupo independente do PMDB. A partir de agora, os partidos indicarão os nomes para os demais cargos da Mesa Diretora. O tamanho das bancadas partidárias definirá a prioridade nas indicações.

Como segunda maior bancada no Senado, o PT tem direito a segunda indicação que deve ser a primeira vice-presidência. No discurso aos senadores, após a contagem de votos, Renan disse que as decisões no Senado serão coletivas. "O entendimento nunca será supressão de quem pode menos por quem pode mais", disse.
Agência Brasil

Ministro lançará consulta pública sobre novas regras para o Enem

Imagem
De acordo com Cid Gomes, novo formato prevê a criação de um banco digital de questões e permitiria o agendamento de prova on-line
O ministro da Educação, Cid Gomes, afirmou na sexta-feira passada (30) que colocará em consulta pública, nas próximas semanas, um novo modelo de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O novo formato prevê a criação de um banco digital de questões e permitiria o agendamento da prova, que passaria a ser online. O exame, obrigatório para ingressar em universidades federais, é aplicado simultaneamente, em todo o país, e teve 8,7 milhões de inscritos em 2014.

Mudanças

Cid Gomes destacou que a consulta pública será um "pré-requisito para se pensar em um Enem online, que é ter um grande banco de questões”.

No Rio de Janeiro, o ministro visitou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ). “Se a gente tiver, para cada uma das áreas, cerca de 8 mil perguntas, se eu tiver esse banco de dados, ele pode ficar aberto ao público, é uma grand…

Deputados eleitos tomam posse na Assembleia Legislativa de Pernambuco

Imagem
Foto: Luna Markman/G1
Neste domingo (1º de fevereiro), a Assembleia realizou a solenidade de posse dos 49 deputados eleitos no último pleito do dia cinco de outubro, para exercer o mandato na 18ª Legislatura do Parlamento pernambucano. O deputado Guilherme Uchoa, do PDT, presidiu a cerimônia. Ele foi acompanhado na mesa de trabalhos pelo vice-governador Raul Henry, os deputados Claudiano Martins Filho, do PSDB, Eriberto Medeiros, do PTC, e Henrique Queiroz, do PR, além do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valdecir Pascoal, e do procurador-geral de Justiça, Carlos Guerra.

Em seu discurso, Guilherme Uchoa destacou que a nova composição vai trazer bons resultados para o Estado e para a população pernambucana. Segundo o parlamentar, os deputados vão dar provas do espírito público que deve prevalecer no exercício do Poder, e que é fundamental para o desenvolvimento de Pernambuco.

Conforme o Regimento Interno da Casa, Guilherme Uchoa realizou a chamada dos deputados para o jurame…

"Racionamento é inevitável e não tem prazo para acabar"

Imagem
(Foto: Divulgação/Sereias do Cantareira)
O rodízio de abastecimento de água na cidade de São Paulo é inevitável e sem prazo para ser suspenso, aponta o técnico em saneamento Edson Aparecido da Silva, coordenador da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental e parte do Coletivo de Luta pela Água. Nesta terça-feira 27, o diretor metropolitano da companhia, Paulo Massato Yoshimoto, afirmou que, caso continue a chover abaixo da média e as obras emergenciais não consigam suprir a demanda da população, o governo pode optar por realizar um rodízio de níveis "drásticos": dois dias de abastecimento para cinco dias sem água.

A reportagem é de Paloma Rodrigues, publicada pela revista CartaCapital, 30-01-2015.

A Frente Nacional pelo Saneamento e o Coletivo de Luta pela Água (este formado no último dia 20 de janeiro) reúnem entidades do movimento popular e sindical, como a CUT (Central Única dos Trabalhadores), a ASSEMAE(Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), a FNU (F…

Deputados tomam posse em Brasília

Imagem
Deputados fazem juramento em cerimônia de posse, no Plenário Ulysses Guimarães. (Luis Macedo - Câmara dos Deputados)
A Câmara dos Deputados empossou, neste domingo (1º), os 513 deputados federais eleitos para a 55ª legislatura (2015-2019). Os três deputados que não estavam presentes para firmar o compromisso pela manhã - Carlos Sampaio (PSDB-SP), Genecias Noronha (SD-CE) e Luis Tibé (PTB-MG) - tomaram posse no início da tarde.

Coube ao parlamentar mais velho entre os que possuem maior número de mandatos, deputado Miro Teixeira (Pros-RJ), a tarefa de presidir a sessão preparatória de posse dos eleitos, uma vez que o último presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), não concorreu à reeleição.

Teixeira iniciou os trabalhos lembrando o nome de deputados ilustres como Adauto Lúcio Cardoso, Célio Borja, Rubens Paiva e Ulysses Guimarães, e destacando que todos os parlamentares têm o mesmo mandato a cumprir.

“Vamos continuar exercendo nossa vida pública com a lumino…

Tomate. Fruto? Legume? Tsc, tsc, artigo de Lucio Carvalho

Imagem
Minha ignorância biológica não me permite saber se estou diante de um gênero alimentício modificado geneticamente, de um legume que recebeu doses cavalares de conservantes, de um produto conservado em tonéis de pesticidas ou de um suposto artefato alienígena.
Há um fruto ou legume (talvez) sobre o balcão da cozinha. Eu já tinha conhecimento, por terceiros, que esses plásticos travestidos de alimentos, como nuggets, hamburgueres e congêneres sobreviveriam intactos a quaisquer condições naturais por tanto tempo quanto o isopor ou o plástico, mas os tomates, até onde sei, eram para ser coisas (me falta um termo melhor) da natureza. Coisas vivas. Orgânicas.
Tsc, tsc. Vã ilusão.

O tomate que tenho sob os olhos não reúne sequer as condições necessárias à concepção mais elementar do que qualquer aluno do fundamental entende por “vida”.

A coisa ali em cima do balcão que atende eventualmente pelo nome de tomate sobreviveu cerca de trinta dias sob o sol inclemente de janeiro, enquanto estive fora …

Garanhuns: Hospital Dom Moura implanta nova rotina para agilizar atendimentos de casos graves na Emergência Adultos‏

Imagem
O Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns acaba de implantar uma nova rotina de atendimento para os pacientes da Emergência Adultos. Trata-se da classificação de risco, que objetiva atender pela ordem, conforme a gravidade dos casos clínicos. A avaliação é feita de imediato por técnicos, enfermeiros e assistentes sociais, e conforme o caso, o paciente recebe uma cor; vermelha, amarela, verde ou azul.

Os pacientes acolhidos classificados com a cor vermelha são aqueles considerados em situação mais grave, geralmente com traumatismos, queimaduras, alteração de consciência, perfurações, etc, e assim ganham prioridade sobre os demais. Após a avaliação, os pacientes com cores amarelas têm prioridades sobre os verdes, e estes sobre os azuis.

Segundo a Coordenadora de Enfermagem, Lara Vanessa Almeida, este protocolo atende a determinações para emergências emitidas pelo Ministério da Saúde, desde 2003, e agora, com a nova Emergência Adultos do Hospital Dom Moura, pode ser implantada. "O…

Praticar corrida sem orientação pode causar lesões

Imagem
Para começar a correr, as pessoas precisam procurar, além de um cardiologista, um especialista para obter orientações práticas. Se os joelhos, os tornozelos ou as costas começarem a doer durante a corrida, a recomendação é parar imediatamente. Procure sempre um especialista.
O verão é uma estação que anima as pessoas a praticarem atividade física para exibir o corpo na praia, na cachoeira ou na piscina.

Como queima muitas calorias, a corrida é uma das atividades mais praticadas também por quem começa a se exercitar. Só que para começar a correr, as pessoas precisam procurar, além de um cardiologista, um especialista para ter orientações práticas.

A pisada errada, por exemplo, pode comprometer as articulações e provocar lesões sérias. O assistente jurídico Ney Dourado ficou nove meses sem fazer atividade física por causa de uma lesão causada pela prática de exercícios sem orientação especializada.

"Eu não tinha o hábito de fazer atividade física nenhuma, era resistente até mesmo para…

Deputados e Senadores tomam posse e mudam configuração do Congresso

Imagem
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
A nova composição da Câmara e do Senado toma posse hoje (1º) no Congresso Nacional, em Brasília. Ao todo serão empossados 513 deputados e 27 senadores, já que as eleições de 2014 renovaram apenas um terço dos senadores. Com isso, será iniciada nova legislatura, que deverá ter características bem diferentes da anterior.

O governo da presidenta Dilma Rousseff continua tendo a maioria dos partidos e dos parlamentares em sua base aliada, mas a oposição deverá vir fortalecida após a derrota apertada do senador Aécio Neves (PSDB-MG) nas eleições de outubro passado. No Senado, o PT, partido da presidenta, passará de 13 para 12 senadores nesta legislatura. O PMDB, maior partido da Casa, continua com 19 senadores, mas corre o risco de ver eleito presidente do Senado o senador Luiz Henrique, que fechou acordo com partidos de oposição.

A ampliação do espaço de alguns partidos menores poderá alterar a correlação de forças no Senado. O PSDB conserva a posição de te…

Petrolândia tem Domingão de Carnaval no Bar e Balneário Roça de Samyr. Não perca!

Imagem
Fonte: Samyr Oliveira Arte: Beto Design

Na eleição para a presidência do Senado, PT será o fiel da balança

Imagem
"Gostamos muito do Luiz Henrique. Mas gostamos mais do princípio da proporcionalidade."
O sábado (31) foi de muita articulação entre os senadores petistas, que passaram mais de duas horas em um reunião de bancada para tratar das eleições à Mesa Diretora da Casa, marcada para a tarde deste domingo (1º). O líder do partido no Senado, Humberto Costa, anunciou, ontem, que os petistas apoiarão o nome indicado oficialmente pelo PMDB à presidência do Senado: Renan Calheiros (AL), que disputa a reeleição. Segundo analistas, os votos do PT serão fundamentais para quem quiser ocupar a cadeira.

 "Nós seguimos o princípio da proporcionalidade: a maior bancada indica o candidato ao comando da Casa. O PMDB tem o maior número de senadores e indicou Renan. Vamos respeitar a escolha", esclareceu Humberto. O líder do PT, no entanto, ressaltou o apreço que os petistas têm pelo senador Luiz Henrique (SC), também do PMDB, que se lançou candidato contra Renan com o apoio da oposição.

&q…

Comitê da Bacia do São Francisco investe R$ 800 mil em obras ambientais em quilombo na Bahia

Imagem
Receptividade positiva marca início de obra em comunidade quilombola 
do Médio São Francisco (Fotos; Ricardo Follador)

Em meio à grave crise de abastecimento de água que afeta estados do sudeste do país, uma comunidade quilombola do Oeste da na Bahia comemora ações para melhoria da qualidade e quantidade da água que utiliza. Presente no seminário de início dos serviços de recuperação hidroambiental da bacia do rio das Rãs, importante afluente do rio São Francisco, a comunidade de Rio das Rãs se mostrou receptiva com a chegada do projeto de iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - CBHSF. O evento foi realizado no último sábado (31.01), em Bom Jesus da Lapa, município baiano localizado a cerca de 900 quilômetros da capital Salvador.

Na oportunidade, o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Médio São Francisco, Cláudio Pereira, falou para aproximadamente 800 famílias que serão beneficiadas diretamente com as intervenções técnicas. “Queremos que a comun…

Câmara terá 198 deputados que tomam posse pela primeira vez

Imagem
Foto: Agência Brasil
Dos 513 deputados federais que tomam posse neste domingo (1º), às 10 h, 198 assumem o mandato pela primeira vez. Dos outros 315 que estarão tomando posse, 289 foram reeleitos e 26 foram deputados em outras legislaturas, sem ser a que se encerrou ontem (31). A sessão de posse dos deputados será feita no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara e será presidida pelo deputado Miro Teixeira (PROS-RJ), por ser ele o mais velho dentre os de maior número de legislaturas. Miro foi eleito para o seu 11º mandato parlamentar.

Os deputados federais estão sendo empossados para um mandato de quatro anos, que vai até o dia 31 de janeiro de 2019. Os futuros deputados foram eleitos por 28 partidos políticos e representam a população dos 26 estados e do Distrito Federal no Congresso Nacional.

A maioria dos futuros deputados é do sexo masculino (462), enquanto que o número de mulheres no Parlamento será 51 (10% da Casa). A maioria dos eleitos tem curso superior completo (410) e tem entre …

2º Congresso Pernambucano de Municípios terá nova edição do concurso de Boas Práticas

Imagem
Foto: Cláudio Gomes/AMUPE
De 23 a 25 de março de 2015 a AMUPE realiza o 2º CONGRESSO PERNAMBUCANO DE MUNICÍPIOS. Além das palestras, feira de produtos, serviços e tecnologias acontece mais uma vez a premiação de PRÁTICAS INOVADORAS DE GESTÃO MUNICIPAL. O objetivo é identificar e disseminar práticas bem sucedidas de gestores pernambucanos que estejam contribuindo para melhorar a qualidade dos serviços públicos e a melhoria na vida das pessoas.

A expectativa é que todos os gestores participem, demonstrando suas boas ações e contribuindo para dar visibilidade aos esforços empreendidos para fazer uma gestão qualificada. A iniciativa contribui para que a sociedade reconheça que o município também é um indutor de mudanças e tem tido resultados significativos para a melhoria da qualidade de vida e da cidadania da população.

Para participar, basta baixar e preencher a ficha de inscrição em anexo e enviar para a Secretária Executiva pelo e-mail: secretariaexecutiva@amupe.org, especificando c…

“Fraternidade: Igreja e Sociedade”, tema da Campanha da Fraternidade 2015, enfoca a vocação e missão do cristão e das comunidades de fé

Imagem
Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), a Campanha da Fraternidade (CF) 2015 buscará recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

O texto base utilizado para auxiliar nas atividades da CF 2015 reflete a dimensão da vida em sociedade que se baseia na convivência coletiva, com leis e normas de condutas, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que “cuidam do bem-estar daqueles que convivem”.

Na apresentação do texto, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, explicou que a Campanha da Fraternidade 2015 convida a refletir, meditar e rezar a relação entre Igreja e sociedade.

Deputados e senadores tomam posse e elegem presidentes da Câmara e do Senado hoje

Imagem
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Neste domingo (1º), deputados e senadores iniciam a nova legislatura. Os trabalhos começarão com a posse dos 513 deputados às 10h. Neste momento, o deputado mais idoso, neste caso o reeleito Miro Teixeira (PROS-RJ), fará a proclamação dos nomes e tomará deles o juramento de defender a Constituição e promover o bem geral do país, entre outras coisas.

Em seguida, os empossados começarão as negociações com suas bancadas partidárias para a definição dos líderes de cada legenda e a formação de blocos entre diversos partidos. Essas definições são importantes para a posterior escolha dos membros e presidente das comissões permanentes da Casa. A definição dos blocos deve ser registrada até as 13h30 e, a partir das 14h30, começa a reunião de líderes para o anúncio das indicações para os cargos que cada partido ou bloco terá direito na Mesa Diretora.

Ao longo da tarde também devem ocorrer as últimas negociações e campanha dos quatro candidatos à presidência da C…

Procurador Geral de Justiça de PE participa de reunião com a ministra do STF Cármen Lúcia para debater o enfrentamento à violência doméstica

Imagem
O procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Carlos Guerra de Holanda, participou no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, de uma reunião dos procuradores-gerais de Justiça de vários estados do País com a vice-presidente do STF, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha. Durante o encontro, a ministra solicitou que o Ministério Público Brasileiro participe, juntamente com o Poder Judiciário, de um mutirão a ser realizado de 9 a 13 de março, quando serão julgados processos relativos à violência doméstica. A iniciativa faz parte da ação “Justiça pela paz no lar”, idealizada por Cármen Lúcia.

Como o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março, a ministra solicitou que os procuradores-gerais de Justiça e juízes de Direito de todo o País promovam esse mutirão para levar ao banco dos réus os autores de crimes cometidos contra as mulheres, em especial, aqueles que resultaram em assassinatos.

Médica e mãe morrem em acidente no interior de Alagoas

Imagem
Um choque frontal entre um automóvel Voyage de cor prata, placa NMO-5288/Maceió, e a caminhonete Frontier Nissan, também de cor prata, placa MML 9799, deixou mortas a médica Gláucia Maria da Costa Barros e sua mãe Luisa da Costa Barros.

O trágico acidente aconteceu no final da tarde de hoje (31) num trecho da Rodovia AL-220, próximo ao povoado Mineiro, na zona rural de Campo Alegre. A médica e a mãe iam para o casamento de um familiar em Arapiraca.

A caminhonete vinha em sentido contrário, com quatro ocupantes. Segundo testemunhas, eles sofreram ferimentos de natureza leve e foram levados pela equipe do Samu para o UE do Agreste.

O acidente – O choque aconteceu numa das áreas mais perigosas da pista, já conhecida como "estrada da morte". A médica tentou fazer uma ultrapassagem mas não conseguiu.

Familiares da médica que também seguiam para Arapiraca, em outro carro, tentaram socorrer as vítimas logo após o acidente, mas mãe e filha ficaram presas às ferragens. Devido ao ao …

Deputados tomam posse na Assembleia Legislativa de Pernambuco neste domingo (1º), às 15 horas

Imagem
Os deputados eleitos para a 18° Legislatura da Assembleia Legislativa tomam posse neste domingo (1º de fevereiro), às três da tarde, no Plenário. Dos 49 parlamentares, 21 são novatos. O índice de renovação foi de 42,85%.

De acordo com o cerimonial, o presidente da Casa, deputado Guilherme Uchoa, do PDT, fará um discurso e realizará a chamada nominal dos parlamentares eleitos, proclamando-os diplomados.

Em seguida, todos os deputados prestarão o Compromisso Constitucional, e o presidente fará a leitura do termo. O livro de posse será assinado por Guilherme Uchoa e, após nova chamada nominal, os parlamentares também assinarão.

Eles receberão do Cerimonial o distintivo de parlamentar e o Manual de Deputado, contendo as Constituições Federal e Estadual, o Regimento Interno, o Código de Ética, além de outras leis, resoluções e normas internas.

Saiba mais: >Confira relação dos deputados estaduais e federais eleitos em Pernambuco

Alepe

Petrolândia: Veja as notícias regionais em destaque na semana passada de 25 a 31 de janeiro de 2015 no Blog de Assis Ramalho

Imagem

Afogados da Ingazeira: Frevo dita ritmo na aeróbica da Terceira Idade

Imagem
Aos poucos o Carnaval vai tomando conta das ruas e praças de Afogados. Neste final de semana, antes do baile municipal, centenas de idosos dos grupos de convivência coordenados pela Secretaria Municipal de Assistência Social caíram na folia ao som de muito frevo e marchinhas de carnaval.

A atividade aconteceu na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara e foi conduzida por professores da Academia Treino Fitness. Após as atividades físicas os idosos receberam orientações e dicas para uma vida mais saudável. Os agentes comunitários de saúde que atuam na UBS Mandacaru apresentaram dicas para prevenção, sintomas e cuidados para o combate à hanseníase.

“Na verdade a ideia foi a de promovermos um ‘aulão’ de aeróbica, só que ao som do frevo. Aqui estão grupos de idosos que participam das atividades promovidas pelo nosso Centro Municipal de Referência em Assistência Social”, informou a Secretária de Assistência, Joana Darc. As aulas de aeróbica e a prática coletiva de atividades físicas por p…

Leis instituem novas datas comemorativas no Brasil

Imagem
Dia Nacional da Vigilância Sanitária, do Técnico Agrícola e Nacional do Milho serão comemoradas respectivamente nos dias 5 de agosto, 5 de novembro e 24 de maio
A presidenta Dilma Rousseff sancionou, na última quarta-feira (28), as leis n° 13.098, n° 13.099 e n° 13.101, que instituem os dias nacionais da Vigilância Sanitária, do Técnico Agrícola e do Milho, respectivamente.

A lei n°13.098, que instituiu o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, delimita que a data comemorativa deverá ser celebrada no dia 5 de agosto.

A lei n°13.099, que institui o Dia do Técnico Agrícola, detalha que a comemoração deverá ocorrer no dia 5 de novembro. Por fim, a lei n° 13.101, que dispõe sobre o Dia Nacional do Milho, informa que a data escolhida foi o dia 24 de maio.

Confira as manchetes dos principais jornais do país neste domingo (1º)

Imagem
O Blog de Assis Ramalho apresenta as manchetes dos principais jornais do país neste domingo, 1º de fevereiro de 2015; Confira
Folha de Pernambuco; Após rebelião, visita do domingo vai acontecer às 7h no Complexo do CuradoTribuna Hoje-AL; Médica e mãe morrem em acidente na AL-220 Gazeta de Alagoas; Dinheiro público vai pelo ralo Diário do Nordeste-CE: Mais de um milhão e 75 mil trotes foram feitos para a Ciops em 2014 Jornal da Paraíba; Marcos Cavalcanti assume TJ e promete combater a morosidade A Tarde; Cinco presos fogem de delegacia em Simões Filho
Correio da Bahia; Casal suspeito de comprar bebê por R$ 5 mil é transferido para presídio em Feira
Tribuna da Bahia; Litro da gasolina custará mais de R$ 4 na Bahia a partir deste domingo
O Globo; Governo quer rodízio na Presidência da Câmara
Agora-SP: Segurado que parou de contribuir pode se aposentar Folha de São Paulo; Estado Islâmico diz ter decapitado refém japonês e divulga vídeo
O Estado de São Paulo; Déficit do Cantareira aumenta 41% em jane…

Mega-Sena acumula e prêmio deve chegar a R$ 30 milhões; veja as demais loterias da Caixa sorteadas no sábado (31)

Imagem
A Caixa Econômica Federal (CEF) sorteou, na noite deste sábado (31), as dezenas do concurso 1.674 da Mega-Sena. O sorteio foi realizado em Rio das Ostras, Rio de Janeiro, e o valor do prêmio era de R$ 7,5 milhões. Nenhum apostador acertou as seis dezenas. A estimativa de prêmio para o próximo concurso é de R$ 30 milhões.

Veja as dezenas sorteadas: 22 – 30 – 42 – 50 – 58 - 59.

A quina teve 49 apostas ganhadoras e o prêmio para cada uma delas é de R$ 47.493,31. A quadra teve 2994 apostas ganhadoras, cada uma delas com direito a R$ 1.110,39.

Clique>Veja todas as loterias da Caixa sorteadas no sábado (31)
Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.


Publicidade