domingo, fevereiro 01, 2015

Inaugurada nova fábrica de torres eólicas na Bahia

Torres Eólicas do Nordeste foi instalada na ciadade de Jacobina. Unidade deve gerar cerca de 850 empregos diretos e indiretos. (Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

Uma nova indústria para produção de torres eólicas de aço foi inaugurada, desta vez, em Jacobina, centro-norte da Bahia. No total, sete unidades de componentes operam no estado. A fábrica de Torres Eólicas do Nordeste (TEN) foi lançada na sexta-feira (30) e deve gerar ao menos 850 empregos diretos e indiretos.

De acordo com o governo, a unidade tem capacidade para produzir, por ano, 200 torres de aço, destinados a aerogeradores. A planta da TEN fica na Serra do Tombador, próximo aos parques eólicos instalados na região.

Além da Alstom, que possui fábrica de aerogeradores em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), estão em operação na Bahia as espanholas Gamesa (caixa de rotor) e Acciona (cubos eólicos); bem como as indústrias brasileiras Tecsis (pás e aerogeradores) e Torrebras, que anunciou a ampliação de 200 para 300 torres eólicas/ano na unidade baiana, representando R$ 47,5 milhões e 125 novos empregos.

G1 BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário