quarta-feira, março 10, 2021

Geração eólica não cumpre as boas práticas socioambientais - Artigo de Heitor Scalambrini Costa


Heitor Scalambrini Costa
Professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco


A Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) publicou em novembro de 2020, em seu site, o estudo “Impactos Socioeconômicos e Ambientais da Geração de Energia Eólica no Brasil”, encomendado a uma empresa de consultoria. Em destaque a afirmativa: “energia eólica tem impacto positivo no IDH e PIB de municípios onde os parques eólicos foram instalados”.

A conclusão deste estudo é que aspectos sociais, econômicos e ambientais, são extremamente positivos e alvissareiros em relação à fonte eólica. Aqui estamos falando das grandes instalações, parques eólicos acima de 30 MW, que geram grandes quantidades de energia, transportada até os consumidores pelas redes de transmissão. Tais empreendimentos são levados adiante por grandes investidores, fundos de pensão, bancos, grandes empresas nacionais e multinacionais.
 
Sem dúvida o objetivo deste documento é rebater os estudos acadêmicos, relatos de moradores, visitas técnicas, publicações científicas, que mostram que a situação não é bem assim. O intento do documento é tentar mostrar à opinião pública que suas filiadas empregam boas práticas socioambientais e geram melhorias e benefícios econômicos. Só que tais práticas, que aliviariam os impactos negativos, são descumpridas. Acabam sim provocando mais concentração de renda e desigualdades sociais e econômicas.

Petrolândia: Cleber, o mototaxista preparado, atende para corridas, fretes e mudanças na cidade e região circunvizinha


Mototaxista preparado atende todas as necessidades de transporte de sua clientela. Em Petrolândia, Cleber faz corridas de mototáxi e tem um reboque, que usa com todos os cuidados para não danificar os produtos transportados. Ele também pega fretes em um caminhão, para realizar mudanças ou grandes entregas em frete. O melhor: preparado, Cleber atende Petrolândia e região circunvizinha, com segurança e rapidez.

O ponto de mototáxi de Cleber é ao lado da banca de revistas Alumiar, em frente ao Mercado Público, no centro de Petrolândia.

Divulgação/Cleber Mototáxi

CNA e Empraba lançam programa com opções de uso sustentável de biomas

Foto: Toninho Tavares/Agência Brasil

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançaram, hoje (10), em parceria com outras entidades, o Projeto Pravaler. A iniciativa é um desdobramento do Projeto Biomas, criado em 2010 para oferecer, aos produtores rurais, soluções de proteção, recuperação e uso econômico sustentável de propriedades existentes nos seis biomas brasileiros (Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa, Amazônia e Pantanal).

Segundo a CNA, o objetivo do Pravaler é levar para o campo e ver colocados em prática os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Projeto Biomas, bem como outros conhecimentos.

De acordo com a confederação, as experiências e estudos realizados ao longo dos últimos dez anos indicam como os produtores rurais podem conciliar sustentabilidade e produção adequando suas propriedades às exigências da legislação ambiental, incluindo às regras específicas das Áreas de Preservação Permanente (APPs), Áreas de Reserva Legal (ARLs) e Áreas de Uso Alternativo (AUAs).

Jovem morre afogado em reservatório na zona rural de Manari-PE

Foto/ilustrativa

Um jovem de 18 anos morreu afogado em um reservatório na zona rural de Manari, no Sertão de Pernambuco.

Segundo informações da Polícia Civil, a vítima estava embriagada e entrou em uma cacimba, quando começou a se afogar. A mãe e a companheira tentaram socorrer o jovem, mas ele morreu no local.

O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Civil informa que irá continuar com as investigações do caso.

Por G1 Caruaru

Momentos depois da fala do ex-presidente Lula, Flávio Bolsonaro pede que seguidores compartilhem foto do pai com a mensagem: ‘Nossa arma é a vacina’

 


O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) pediu nesta quarta-feira que seus seguidores no aplicativo Telegram divulguem imagem de seu pai, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com a mensagem: “Nossa arma é a vacina”.

O pedido de Flávio foi divulgado pela coluna Painel da Folha de S.Paulo e aconteceu momentos depois de Jair ser bastante criticado no pronunciamento de Luiz Inácio Lula da Silva. Entre outros temas, o petista atacou o presidente por sua atuação no controle da pandemia da Covid-19.

Ao longo dos últimos meses, Jair Bolsonaro criticou publicamente em diversas oportunidades a Coronavac, vacina desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan, e fez pouco-caso dos efeitos da pandemia, chegando a pedir o fim da “frescura" e do "mimimi”.

“Quero avisar que, semana que vem, vou tomar a vacina. E vou fazer propaganda da vacina. Quero pedir a vocês: não sigam nenhuma decisão imbecil do presidente ou do ministro da Saúde. Tomem a vacina, porque a vacina é uma das coisas que pode livrar você da Covid-

Coincidência ou não, momentos depois desta fala do ex-presidente, Flávio utilizou o serviço de mensagens instantâneas para compartilhar a imagem com a foto do presidente, pedindo a seus seguidores: “Vamos viralizar”.


As informações foram organizadas pelo Yahoo
Vídeo: Foco do Brasil


Lula: vacina não é questão de dinheiro, mas de amor à vida ou à morte

Lula Fui vítima da maior mentira jurídica contada em 500 anos - O ex-presidente, que ficou preso 580 dias por corrupção e lavagem de dinheiro, teve as condenações anuladasFabio Vieira/Metrópoles

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou o primeiro discurso após a anulação das condenações, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, para homenagear as vítimas do coronavírus e criticar a condução do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no enfrentamento à pandemia.

Lula destacou que os laboratórios ofereceram vacinas diversas ao país e o governo de Bolsonaro recusou.

“A questão da vacina não é se tem dinheiro ou não, é se amo a vida ou a morte”

“É uma questão de saber qual é o papel de um presidente da República no cuidado de seu povo, porque um presidente da República não é eleito para falar bobagem e fake news, não é eleito para incentivar a compra de armas como se tivéssemos necessitando de armas”, acrescentou.

Para Lula, se não fosse o Sistema Único de Saúde (SUS), teríamos perdido muito mais vidas para a doença. “Esse vírus, essa noite, matou quase 2 mil pessoas. Eram mortes que, muitas delas, poderiam ser evitadas se a gente tivesse um governo que tivesse feito o elementar”, continuou.

“Cadê o nosso querido Zé Gotinha? Bolsonaro mandou embora achando que era petista. Não tem nada a ver com o PT, ele era suprapartidário, era humanista. Queria que vocês meditassem, esse país não tem governo, não tem ministro da saúde da economia. Tem um fanfarrão”, completou.


Por Metrópoles

TCE julga processos de Santa Maria da Boa Vista


A Primeira Câmara do TCE decidiu, nesta terça-feira (09), pela irregularidade da gestão fiscal da Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista no exercício financeiro de 2017. O relator do processo foi conselheiro Valdecir Pascoal.

De acordo com o voto (processo n° 1980007-1), o percentual de comprometimento da Receita Corrente Líquida (RCL) com a Despesa Total com Pessoal (DTP), no 1º quadrimestre de 2017, foi de 64,67 %, tendo assim, ultrapassado seu limite (54%).

Mesmo o Município tendo se adequando aos limites nos 2° e 3° quadrimestres, o relator votou pela irregularidade entendendo que apesar da redução do percentual de comprometimento, tal enquadramento, de fato, não decorreu de nenhum ato do governante que, concretamente, contribuísse para a redução da despesa observada no 1° quadrimestre. “Ao contrário, nos dois quadrimestres seguintes houve aumento absoluto da despesa total com pessoal, tendo o percentual de comprometimento reduzido devido ao aumento considerável da Receita Corrente Líquida”, destaca o voto.

O conselheiro Valdecir Pascoal também enfrentou o argumento da defesa de que 2017 seria o primeiro ano de mandato do gestor. Em seu voto, o relator destacou que recentemente (dia 23/02/2021), a Primeira Câmara do TCE, julgou, por unanimidade, pela regularidade com ressalvas da gestão fiscal da Prefeitura Municipal de Granito (Processo n° 1980008-3), com relatoria do Conselheiro Carlos Neves, também relativo ao exercício de 2017.

“Ressalto que participei desse julgamento. Neste caso, tratava-se também do primeiro ano de mandato e o desrespeito aos limites da LRF ocorreu, igualmente, apenas no primeiro quadrimestre. Ademais, em Granito, não houve, como no caso em apreciação, aumento robusto da RCL. Houve, de fato, diminuição de aproximadamente um milhão de reais nas despesas com pessoal”, ressalta o conselheiro.

Por estes motivos, além de julgar pela irregularidade, sendo aprovado por unanimidade, o relator aplicou uma multa de R$ 21.600,00 ao ex-prefeito, Humberto Cesar de Farias Mendes.

AUDITORIA – A Primeira Câmara também julgou um objeto de Auditoria Especial na Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista para verificar se o município adotou, em 2019, medidas pertinentes para assegurar o recebimento de receitas decorrentes de compensação previdenciária junto ao Regime Geral de Previdência. O relator do processo foi o conselheiro substituto Ricardo Rios.

De acordo com o voto (n° 20100664-9) o ex-prefeito Humberto Cesar de Farias Mendes demonstrou conduta omissa, devido à ausência de acordo de cooperação técnica vigente para viabilizar a compensação previdenciária que resultou na frustração de receita para o Regime Próprio de Previdência e no risco quanto à sustentabilidade desse sistema.

Além disso, mesmo sendo exarado um Alerta de Responsabilização por esta Corte, nenhuma medida corretiva foi informada até a data do julgamento.

Por estes motivos, além de julgar irregular, sendo aprovado por unanimidade, o relator determinou que a atual gestão adote todas as medidas urgentes pertinentes para assegurar o recebimento de receitas decorrentes de compensação previdenciária junto ao Regime Geral de Previdência, no prazo máximo de 90 dias.

Por: TCE - PE

Petrolândia receberá 270 doses da nova remessa de Vacina contra Covid-19; Serão 110 para idosos de 80 a 84 anos, 120 para idosos de 75 a 79 anos e 40 para trabalhadores da saúde - Veja quantidade destinada para os demais municípios

Pernambuco recebe mais 110,8 mil doses de vacina contra Covid-19
Com a chegada de uma nova remessa de 110,8 mil doses da vacina CoronaVac contra a Covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou, nesta quarta-feira (10), a quantidade de imunizantes que cada município recebe (confira tabela mais abaixo).

Na terça-feira (9), quando o lote chegou, o governo do estado anunciou que os novos imunizantes devem ser destinados à extensão da campanha para idosos que têm entre 75 e 79 anos em Pernambuco.

Além desse grupo, trabalhadores da saúde e idosos com idades entre 80 e 84 anos também recebem doses desse lote. Com a nova remessa do imunizante produzido pela Sinovac/Butantan, o estado já recebeu 854.360 vacinas para a campanha contra a Covid-19.

De CoronaVac, Pernambuco recebeu 688.360 doses, para primeira e segunda doses, que devem ser aplicadas em um intervalo de 14 a 28 dias, de acordo com o fabricante da vacina. Essa foi a oitava remessas do imunizante e, do total, 8.970 doses desse lote ficaram com o governo estadual (veja vídeo acima).

As doses seguiram para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) e de lá são repassadas aos municípios, responsáveis pelas campanhas em cada cidade.

Veja quantidade de doses por município

Quantidade de doses de CoronaVac por cidade de Pernambuco

MunicípioDoses para idosos de 80 a 84 anosDoses para idosos de 75 a 79 anosDoses para trabalhadores da saúdeTotal
Abreu e Lima4004002001000
Afogados da Ingazeira160190100450
Afrânio709030190
Agrestina10013050280
Água Preta10012050270
Águas Belas16020050410
Alagoinha609030180
Aliança14017060370
Altinho11015040300
Amaraji708030180
Angelim506020130
Araçoiaba607050180
Araripina270350100720
Arcoverde290350190830
Barra de Guabiraba405020110
Barreiros13016080370
Belém de Maria405020110
Belém de São Francisco709040200
Belo Jardim290360110760
Betânia507030150
Bezerros270330150750
Bodocó14016070370
Bom Conselho18024070490
Bom Jardim18021050440
Bonito15019090430
Brejão30402090
Brejinho30402090
Brejo da Madre de Deus16020060420
Buenos Aires506020130
Buíque19024050480
Cabo de Santo Agostinho6506304901770
Cabrobó10013050280
Cachoeirinha8011030220
Caetés10013030260
Calçado405020110
Calumbi30401080
Camaragibe5806006101790
Camocim de São Félix8010030210
Camutanga305020100
Canhotinho10013020250
Capoeiras8011040230
Carnaíba8011030220
Carnaubeira da Penha404030110
Carpina310330100740
Caruaru116012908303280
Casinhas607020150
Catende14015080370
Cedro406030130
Chã de Alegria806040180
Chã Grande5010030180
Condado10012030250
Correntes709030190
Cortês304030100
Cumaru507030150
Cupira9012040250
Custódia15019050390
Dormentes708040190
Escada21025090550
Exu13016060350
Feira Nova9011030230
Fernando de Noronha1014010160
Ferreiros1306050240
Flores11015040300
Floresta10013060290
Frei Miguelinho8011030220
Gameleira8010050230
Garanhuns5105704101490
Glória do Goitá1201060190
Goiana5031020380
Granito305020100
Gravatá330380160870
Iati709040200
Ibimirim9011050250
Ibirajuba405020110
Igarassu4004303601190
Iguaraci607020150
Ilha de Itamaracá8080120280
Inajá505030130
Ingazeira20301060
Ipojuca210200220630
Ipubi10012060280
Itacuruba20201050
Itaíba10013030260
Itambé290150140580
Itapetim709030190
Itapissuma809070240
Itaquitinga507030150
Jaboatão dos Guararapes2620260018707090
Jaqueira304030100
Jataúba709030190
Jatobá608020160
João Alfredo15017040360
Joaquim Nabuco405030120
Jucati405020110
Jupi607020150
Jurema709020180
Lagoa do Carro808040200
Lagoa do Itaenga609030180
Lagoa do Ouro507020140
Lagoa dos Gatos608030170
Lagoa Grande708050200
Lajedo16021050420
Limoeiro250290140680
Macaparana11012040270
Machados506040150
Manari608020160
Maraial30402090
Mirandiba607030160
Moreilândia5011030190
Moreno230250120600
Nazaré da Mata140160110410
Olinda175018708704490
Orobó11013030270
Orocó405020110
Ouricuri240310210760
Palmares200230190620
Palmeirina30402090
Panelas11015040300
Paranatama507020140
Parnamirim908040210
Passira12015070340
Paudalho180190100470
Paulista143013705103310
Pedra8011030220
Pesqueira270330120720
Petrolândia11012040270
Petrolina89095011002940
Poção506020130
Pombos10012040260
Primavera405020110
Quipapá9010060250
Quixaba30301070
Recife75307730908024340
Riacho das Almas8011040230
Ribeirão16017070400
Rio Formoso607040170
Sairé506030140
Salgadinho506010120
Salgueiro210230190630
Saloá709030190
Sanharó9012030240
Santa Cruz608030170
Santa Cruz da Baixa Verde507030150
Santa Cruz do Capibaribe230250120600
Santa Filomena606020140
Santa Maria da Boa Vista12014060320
Santa Maria do Cambucá609020170
Santa Terezinha506020130
São Benedito do Sul506020130
São Bento do Una21025080540
São Caitano13016070360
São João8010030210
São Joaquim do Monte9012040250
São José da Coroa Grande607040170
São José do Belmonte15018060390
São José do Egito16020080440
São Lourenço da Mata3904102401040
São Vicente Ferrer708030180
Serra Talhada310380250940
Serrita7010030200
Sertânia14017050360
Sirinhaém110110100320
Solidão20302070
Surubim270330110710
Tabira12015050320
Tacaimbó507030150
Tacaratu9011030230
Tamandaré607040170
Taquaritinga do Norte9012030240
Terezinha30401080
Terra Nova405020110
Timbaúba22025090560
Toritama808040200
Tracunhaém506030140
Trindade9011050250
Triunfo8011030220
Tupanatinga9011020220
Tuparetama406030130
Venturosa709040200
Verdejante405020110
Vertente do Lério304030100
Vertentes809040210
Vicência9010060250
Vitória de Santo Antão5305903101430
Xexéu406030130
Total35.96040.34025.530101.830