14 dezembro 2025

Bolsonaristas atacam Trump ao entenderem o que significa “America First” e “Make America Great Again”


Divulgação

Por Leonardo Sakamoto
Do UOL


O bolsonarismo poderia se juntar ao campo democrático na luta por um ensino básico melhor e mais atraente. Talvez assim, eles não teriam faltado às aulas de inglês e saberiam o que significam as expressões “America First” e “Make America Great Again”, usadas por Donald Trump para expressar a natureza de sua política. Mas como não fizeram isso, estamos vendo um rosário de lamentações de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.

Como não gosto de acender vela a quem defendia trair o próprio país para salvar o pescoço de um condenado por tentativa de golpe, falo dos milagres sem citar os santos. Há deputado da extrema direita que postou estar decepcionado com Trump porque, ao final, ele só queria negociar (Ah, vá! Jura?). Outro senador que reclamou que o norte-americano preferiu reduzir a inflação da comida nos EUA com a redução das tarifas aos nossos produtos — ignorando que ele é, veja só, presidente do povo dos EUA. Outro parlamentar basicamente disse que Trump se tornava cúmplice dos crimes cometidos no Brasil.

Isso sem contar políticos com outros mandatos. Um vereador defendeu uma moção de repúdio. Trump persona non grata em um balneário turístico? E os políticos sem mandato. Há um bolsonarista que disse que Lula cumpre mais a palavra que Trump. Sextei ao ver essa, aliás.

Quando Trump anunciou uma taxa de 50% dos produtos brasileiros importados por seu país e, depois, impôs as sanções da lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes, relator da ação por golpe, avisamos aqui que ele usava o ex-presidente para forçar o Brasil a negociar política e economicamente sim, mas segundo os interesses dele.

Estudante do IFPE Pesqueira vai representar o Brasil no Modelo UNESCO 2025, em Hong Kong, na China



Ao todo, 45 jovens foram selecionados para participar da simulação. Rennan é o único brasileiro escolhido

O estudante José Rennan de Siqueira, do curso de Engenharia Elétrica do IFPE Campus Pesqueira, embarcou na última quarta-feira (10) para Hong Kong, onde vai participar da 4ª edição do Modelo UNESCO, programa internacional de simulação acadêmica voltado às áreas de atuação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O evento será realizado entre os dias 12 e 15 de dezembro na China e, nesta edição, abordará o tema “A ética da neurotecnologia”, uma discussão contemporânea e estratégica no cenário global.

Criado pela Federação Nacional de Clubes para a UNESCO, o Modelo UNESCO se firma como uma plataforma internacional que reúne jovens de diferentes países para debates, atividades diplomáticas simuladas e construção colaborativa de propostas. A realização desta edição é fruto de uma parceria entre a Federação Mundial de Clubes e Associações para a UNESCO, a Federação Nacional de Clubes para a UNESCO do Cazaquistão e a Associação para a UNESCO de Hong Kong, com o apoio do Secretariado da UNESCO.

Ao todo, 45 jovens, entre 18 e 25 anos, foram selecionados para participar da simulação. Rennan recebeu destaque especial na seleção: ele é o único brasileiro escolhido para representar o país, o IFPE e a juventude pernambucana no debate sobre a neurotecnologia e seus impactos éticos.

A participação do estudante reforça o compromisso do Instituto com a formação global, o incentivo à internacionalização e a valorização de iniciativas que ampliam o protagonismo estudantil em temas estratégicos para o futuro.

Jornalismo IFPE

Pernambucano de Arcoverde, Matheus Andrade, é um dos vencedores do CNA Jovem com a iniciativa Rede FluiSertão



O pernambucano Matheus Andrade, natural de Arcoverde, foi reconhecido como um dos 10 destaques nacionais da 6ª edição do CNA Jovem, programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) que forma e estimula novas lideranças do agronegócio brasileiro. O anúncio ocorreu no domingo (7), durante o encontro nacional realizado na sede do Sistema CNA/Senar, em Brasília.

Com a iniciativa Rede FluiSertão, Matheus conquistou o título de Liderança Destaque do Agro se consolidando como um dos vencedores da 6° edição do Programa, trazendo a vitória para Pernambuco. “Quero agradecer pelo prêmio recebido e dizer que é um reconhecimento muito grande, por isso ele vai para todos os pequenos e médios produtores da caprinocultura. É apenas o começo de uma história que está se iniciando. Muito obrigado!”, declarou o pernambucano após receber o prêmio.

Petrolândia: Confira o cardápio completo de César da Feijoada neste domingo (14) ; hoje tem sobremesa Mousses

 

Confira o cardápio completo de César da Feijoada neste domingo (14/12/2025) e faça seu pedido pelo (87) 9.9995-6667.

Os pedidos também podem ser feitos através do site https://delivery.pedeligero.com/CESARFEIJOADA

* Hoje - excepcionalmente - tem sobremesas Mousses (CONFIRA OPÇÕES ABAIXO)

Câmara Municipal de Petrolândia concede título de Cidadão Honorário a José de Anchieta Valgueiro Cantareli

 

A indicação foi do vereador Fabrício Cavalcante e aprovada pelos demais edis da Casa Legislativa.



A Câmara Municipal de Petrolândia conferiu, na noite de segunda-feira (08/12/2025), sessão solene para entrega dos Títulos de Cidadão Honorário a personalidades que contribuem, ou já contribuíram - em setores diversos -, para a história do município.

A concessão das honrarias foi proposta pelos treze vereadores, como forma de o Legislativo Municipal reconhecer a atuação daqueles que contribuíram e contribuem com o desenvolvimento do Município.

Na oportunidade, foi concedido o título de Cidadão Honorário a José de Anchieta Valgueiro Cantareli.

A indicação foi do vereador Fabrício Cavalcante e aprovada pelos demais edis da Casa Legislativa.

JUSTIFICATIVA (CONHEÇA O SEU HISTÓRICO)

Dia de povo na rua contra dosimetria e anistia



Por Rodrigo Chagas – Brasil de Fato

A população brasileira volta às ruas neste domingo (14), em diversas capitais e cidades do país, para denunciar o que movimentos populares classificam como mais um ataque à democracia por parte do Congresso Nacional. A aprovação do chamado Projeto de Lei da Dosimetria, na madrugada da última quarta-feira (10), provocou reações imediatas. Mas há outros motivos de insatisfação. A aprovação do PL da Devastação, a confirmação do marco temporal e a manutenção do mandato de Carla Zambelli são alguns deles.

As frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo convocam manifestações em todo o país com o mote “Sem anistia para golpistas!”. Confira, no fim deste texto, a lista de cidades com atos já confirmadas.

A mobilização acontece uma semana após os protestos do levante Mulheres Vivas, que reuniram milhares de pessoas em dezenas de cidades para denunciar a violência de gênero e os altos índices de feminicídio. Os organizadores dos atos deste domingo afirmam que a retomada das ruas é uma resposta direta ao Congresso e à tentativa de reduzir penas de envolvidos nos atos golpistas do 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses de prisão.

Para Camila Moraes, da coordenação nacional do Levante Popular da Juventude e secretária-geral da União Nacional dos Estudantes (UNE), o chamado às ruas no dia 14 fecha um ciclo de retomada da mobilização popular. “Nós precisamos dar uma resposta nas ruas, assim como fizemos com os atos do dia 21 de setembro. Derrubamos a PEC da bandidagem porque fomos para a rua. Se queremos derrubar a PEC da Dosimetria, temos que nos mobilizar mais uma vez”, afirmou.

Ana Carolina Vasconcelos, da coordenação nacional do Movimento Brasil Popular, destaca que a mobilização é também um recado sobre os desafios do próximo período. “A população brasileira está de olho na dinâmica política e não aceita a forma autoritária como a extrema direita e o Centrão têm tentado implementar sua agenda no Legislativo”, afirma. Segundo ela, a organização popular será fundamental para enfrentar o avanço do neoliberalismo e construir vitórias nas eleições de 2026.

“Mais uma vez é uma tentativa da continuidade do golpe”, afirma Milton Rezende, o Miltinho, da Central Única dos Trabalhadores (CUT). “Estão trabalhando novamente para dar um golpe parlamentar e anistiar Bolsonaro e os criminosos do 8 de janeiro.”

Segundo ele, o Congresso deveria estar discutindo pautas de interesse do povo, como a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1.
Entenda o PL da dosimetria

O PL da Dosimetria foi aprovado pela Câmara dos Deputados às 2h26 da madrugada de quarta-feira (10), com 291 votos favoráveis, 148 contrários e uma abstenção. Apresentado pelo presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), e relatado por Paulinho da Força (Solidariedade-SP), o texto altera as regras de cálculo das penas em crimes como golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Na prática, o projeto impede o acúmulo de penas para crimes correlatos e estabelece que a progressão de regime possa ocorrer após o cumprimento de apenas um sexto da pena em regime fechado. No caso de Bolsonaro, por exemplo, condenado a 27 anos e três meses, a nova regra poderia permitir a saída da prisão em pouco mais de dois anos. O texto também prevê benefícios para réus que usaram tornozeleira eletrônica e permite converter dias de trabalho em redução de pena.

Apesar de seus defensores negarem que o projeto represente uma anistia, o entendimento de juristas, parlamentares que se opõem à proposta e movimentos populares é de que se trata de uma manobra para evitar a responsabilização pelos atos de 8 de janeiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que só tomará uma decisão sobre o veto quando o texto chegar ao Executivo, mas reiterou que Bolsonaro foi preso “porque tentou fazer uma coisa muito grave”, como atentar contra a vida de autoridades e planejar um golpe de Estado.

A sessão de votação foi marcada por episódios de violência e repressão. O deputado Glauber Braga (Psol-RJ) foi retirado à força do plenário após denunciar a pauta. O sinal da TV Câmara foi cortado durante a sessão, em um episódio sem precedentes desde a redemocratização. Para os movimentos populares, isso apenas reforça a avaliação de que o Congresso atua descolado da sociedade.

O texto agora segue para o Senado. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), já indicou que pode levar o projeto diretamente ao plenário, acelerando sua tramitação.

Veja onde acontecem os atos no domingo (14)

Prêmio da Mega-Sena acumula e vai a R$ 52 milhões; confira os números e demais sorteios de sábado (13). em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira


O sorteio do concurso 2.951 da Mega-Sena foi realizado na noite deste sábado (13), em São Paulo. Nenhuma aposta acertou as seis dezenas, e o prêmio para o próximo sorteio acumulou em R$ 52 milhões.

Veja os números sorteados: 05 – 08 – 30 – 31 – 37 – 45.

5 acertos - 44 apostas ganhadoras: R$ 51.339,54
4 acertos - 3.730 apostas ganhadoras: R$ 998,26


Em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira, na Av. Auspício Valgueiro de Barros/, centro da cidade