quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Fim do mistério: Em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e à Web Rádio Petrolândia, ex-prefeito de Jatobá diz que não quer mais concorrer à prefeitura e seu irmão deve ser candidato

João Gomes descarta concorrer à Prefeitura de Jatobá nas eleições deste ano. Audio da entrevista vai ao ar na manhã desta sexta-feira (12) no programa ''Acordando com as Notícias'' na Web Rádio Petrolândia. apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado, das 05h30 às 09h00.

Prefeito de Jatobá por três mandatos e um dos nomes mais especulados para ser um dos postulantes à prefeitura daquela cidade nas eleições deste ano, João Gomes, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e à Web Rádio Petrolândia, afirmou que não vai mais ser candidato, abrindo espaço para a candidatura de seu irmão Nilson. Ainda na entrevista o ex-prefeito alfineta a atual administração do município e diz que vai lutar pela eleição do irmão.

 Acompanhe a baixo a íntegra da entrevista

Assis Ramalho: O senhor, que foi gestor por três mandatos em Jatobá, com certeza tem experiência para responder um pouco sobre política. Tem acompanhado a política em Jatobá e região? Vale lembrar que estamos em um ano em que vai acontecer eleição municipal.

João Gomes: Em relação à política aqui da região, eu estou, de certa forma, afastado. No entanto, eu estou acompanhando os acontecimentos, o andamento, os questionamentos das pessoas e a insatisfação de muitos, porque a nossa região está um pouco carente de políticos sérios. Na verdade, está muito precário a nossa região, especialmente no meu município de Jatobá.

Assis Ramalho: Sempre que um político assume um mandato - no caso do senhor foram três - quando se aproxima a eleição começam as especulações em torno do nome daquela pessoa. Então, muito se pergunta hoje se o senhor vai ser candidato novamente. Qual a sua posição em relação a essas eleições de 2016?

João Gomes: O meu terceiro mandato (2009 a 2012) já foi por muita insistência de amigos, porque [na época] eu já tinha a vontade de dar uma parada, mas acho que [agora] já cumpri com o meu dever de cidadão no meu município. Nesta eleição que vem aí, eu não tenho mais pretensão de ser candidato. No entanto, devido à minha história no município, eu não posso deixar de dar a minha colaboração. O meu irmão [Nilson] está saindo como candidato.

Assis Ramalho; Então, tem fundamento a candidatura do seu irmão Nilson à prefeitura, como também é especulado?

João Gomes: A candidatura do meu irmão tem fundamento, no entanto, eu ainda releguei um pouco e disse para ele que não era o momento de ele entrar, achava que ele não deveria entrar agora. Mas eu não quero ser mais candidato de forma alguma, e até tenho dito que não há amigo mais que faça eu ser candidato, eu não quero mais ser candidato. Até porque eu estou decepcionado com o povo.

Assis Ramalho: Decepcionado com o povo? Em que sentido? É ainda em relação às eleições de 2012?

João Gomes: Também, porque você faz tudo pelo povo e o povo só quer explorar. É aquela história, você faz dez, mas deixa de fazer um, e aí você não presta mais. Tem pessoas que me elogiavam tanto, insistiram tanto para eu ser candidato e, sem nenhum motivo, viraram as costas por interesses. E aí, graças a Deus, eu não entrei em política para tirar proveito dela, sempre tive a minha independência pessoal, através do meu trabalho. E acho que cumpri com meu dever com o meu município, sabendo que poderia fazer mais alguma coisa pelo município, porque eu digo sempre que pra você ser um gestor, é igual ser dono de uma casa: sempre tem algo a fazer. Mas, me dou por muito satisfeito pelo que fiz e espero que nesta eleição que vem aí, o povo bote os pés no chão e tenha cuidado, porque se não Jatobá vai afundar. Essa é a realidade.

Assis Ramalho: Pelo que eu entendi, o senhor não aceita mais ser candidato, nem através de apelo de amigos. Mas sobre o seu irmão, o senhor ainda vai fazer um forcinha para ele  não se candidatar?

João Gomes: Não. O que eu disse a ele foi que se dependesse da minha opinião, ele não seria candidato. Ele está sendo candidato por insistência de muitos amigos e aí ele me procurou e eu disse ''olha, você não é criança, você quer ir? eu não serei [candidato] de forma alguma''. Então, ele já se lançou [pré-]candidato, já está declarado [pré-]candidato, e aí eu darei todo empenho que puder, todo gás para ajudar ele a ser eleito.

Assis Ramalho: O senhor não queria, mas ele entrando o senhor vai entrar com tudo na campanha?

João Gomes: Vou entrar com todo gás, porque eu tenho uma obrigação moral com isso.

Assis Ramalho: O senhor está decepcionado com a gestão atual?

João Gomes: Veja, eu sou suspeito. O povo de Jatobá que julgue. Mas a gente está vendo que não está funcionando, eu esperava muito mais. Mas eu gostaria, sobre essa pergunta, de não dizer  mais nada, porque eu quero que o povo julgue.

Assis Ramalho; Seu irmão saindo candidato, como deve sair, como vão ser as estratégias das articulações com partidos, com os pré-candidatos a veredores?

João Gomes: Veja, eu tenho dito pra ele [Nilson] o seguinte: que está cedo de se começar a campanha, agora. Mas as articulações, não. As articulações ele tem que ir acontecendo ao longo do tempo, até porque os outros pré-candidatos já estão nas ruas, visitando as pessoas. Mas, já está sendo feito esse trabalho, onde ele tem visitado muitas famílias, muitos amigos. Também ele está adquirindo novas adesões e a gente espera que ele faça um trabalho sério, porque o meu irmão é sério igual a mim, ou mais ainda. Ele é uma pessoa de pé no chão, de muita responsabilidade, e eu digo, com toda certeza, ele se elegendo, ele não vai fazer uma gestão como essa que está aí. Disso, eu não tenho dúvidas.

Assis Ramalho: Agradeço por atender a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, e deixo o espaço para que o senhor deixe sua mensagem ao povo de Jatobá.

João Gomes: Assis, eu agradeço por você nos ter procurado e a mensagem que eu deixo é a seguinte: que o eleitor tenho muito cuidado na hora de escolher o candidato e que não vote em troca de nada. Vote com sua consciência, na linha do perfil dos candidatos, na linha do perfil daquele que possa contribuir com o município, porque é isso que nós precisamos, de uma gestão séria. Por força de muita corrupção, é que as pessoas sérias estão se afastando da política e aqueles que confiarem em Nilson, meu irmão, eu tenho certeza que ele não vai se decepcionar. E eu tenho certeza de que fiz muito por Jatobá. Jatobá, a gente pegou ela descalça e deixamos ela bem arrumadinha.

Assis Ramalho: O senhor acha que nesses três mandatos o senhor deu uma grande contribuição para o município?

João Gomes: Que dei uma grande contribuição significativa, eu dei. Agora, 100%, não, ainda tem muito o que fazer. Mas entreguei o município com o sentido do dever cumprido.

A entrevista completa vai ao ar na manhã desta sexta-feira (12) no programa ''Acordando com as Notícias'' na Web Rádio Petrolândia. apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado, das 05h30 às 09h00.

O programa ''Acordando com as Notícias'' apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais,

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no sitewww.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu celular ou tablet, clique aqui>app Web Rádio Petrolândia

Arcoverde: Cobertura do pátio da feira do São Cristóvão cai mais uma vez


Orçado em cerca de R$ 2 milhões, a construção do Pátio da Feira do São Cristóvão, na área da antiga Cagepe, por trás da Policlínica Dr. José Cavalcanti Alves, vem demonstrando ser um verdadeiro risco do que se pode chamar de “pré-tragédia anunciada”. Em pouco mais de 60 dias, o teto do pátio caiu pela segunda vez.

Na última segunda-feira (8), uma ventania nem tão forte foi responsável por arrancar telhas e lançá-las ao chão, mais uma vez, deixando outras completamente soltas, colocando em risco a vida de moradores e transeuntes. Nas fotos, é possível ver o estrago no telhado do pátio e que, também, caso feirantes e consumidores já estivessem fazendo uso do local, várias pessoas poderiam ser vitimadas.

Em dezembro de 2015, aconteceu o mesmo fato, sendo feito o conserto. Agora, novamente, mais telhas caíram, comprovando que o serviço não está correspondendo à questão de segurança da obra, que estava prevista para ser entregue logo após o Carnaval.

Rússia adverte para guerra mundial em caso de ofensiva terrestre na Síria


O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, adverte, em entrevista à revista alemã Handelsblatt, que será publicada na sexta-feira (12), que uma ofensiva terrestre estrangeira contra a Síria apresenta risco de desencadear uma “guerra mundial”.

“As ofensivas terrestres geralmente levam a uma guerra permanente”, advertiu o primeiro-ministro russo, salientando que todas as partes deveriam sentar-se à mesa das negociações em vez de “desencadear uma nova guerra mundial”.

“Os americanos e os parceiros árabes devem pensar muito bem: querem uma guerra permanente, pensam que a podem ganhar rapidamente? Uma escolha daquela ordem é impossível, especialmente no mundo árabe”, declarou o chefe do governo russo.

PV retoma caminhadas do projeto Bom para Viver nas comunidades recifenses

Sob o comando do presidente dos verdes, Carlos Augusto, serão visitadas neste sábado, (13), as comunidades da Várzea, Caxangá e Cidade Universitária

O PV retoma a partir deste sábado (13) as ações do projeto Recife Bom para Viver, que percorrerá as 18 microrregiões da capital pernambucana para recolher sugestões para a melhoria da cidade. Sob o comando do presidente estadual da sigla, Carlos Augusto, a décima terceira caminhada irá contemplar a microrregião 4.3. “Visitaremos os bairros da Várzea, Caxangá e Cidade Universitária, continuando com a nossa meta de mapear os principais problemas e anseios de cada região”, explica Carlos Augusto. A concentração está marcada para as 7h30, na Praça da Várzea (Praça Pinto Dâmaso).

Desde que o projeto foi iniciado, em setembro do ano passado, os verdes já visitaram 12 microrregiões, passando por bairros como Brasília Teimosa, Ipsep, Alto do Mandu, Casa Forte, Sítio dos Pintos, Madalena, Ibura, Jordão, Água Fria, Jiquiá, dentre outros. Na pauta das caminhadas, a discussão de temas que interferem diretamente no dia a dia destas comunidades, como segurança pública, saneamento básico, emprego e coleta de lixo, além da deficiência de transporte público ou de opções de oferta de emprego. Os detalhes e registros do projeto podem ser conferidos no site http://recifebomparaviver.com.br.

Web Rádio Petrolândia transmite Sessão da Câmara Municipal a partir das 19 horas desta quinta-feira (11)


A Câmara de Vereadores de Petrolândia realiza reunião ordinária nesta quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016, a partir da 19h00. A Sessão será transmitida ao vivo pela Web Rádio Petrolândia.

O ato é um serviço de utilidade pública da Web Rádio Petrolândia em prol da sociedade petrolandense.

A Sessão também será destaque no programa Acordando com as Notícias desta sexta-feira (11) na Web Rádio Petrolândia, apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado, das 05h30 às 09h00.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu celular ou tablet, clique aqui>app Web Rádio Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho

Cientistas eslovenos comprovam relação entre Zika e microcefalia


Um grupo de pesquisadores eslovenos anunciou hoje (11) ter conseguido comprovar a relação entre o vírus Zika e a microcefalia ao investigar o caso de uma grávida eslovena que foi infectada durante uma estada no Brasil.

Mara Popovic, do Instituto de Patologia da Faculdade de Medicina de Liubliana, anunciou nesta quinta-feira em conferência de imprensa na capital eslovena, que o vírus foi encontrado nos neurônios do cérebro do embrião da mulher, contagiada no início da gestação.

A descoberta demonstra que o Zika ataca sobretudo as células nervosas do feto, segundo Mara, e confirmam-se as fortes suspeitas dos especialistas sobre a relação da microcefalia com o vírus.

Os últimos dados das autoridades sanitárias do Brasil, um dos países mais afetados, apontam para um considerável aumento do número de recém-nascidos com microcefalia na Região Nordeste do país.

Humberto aposta na melhora da economia já em 2016

Humberto Costa (Foto: Alessandro Dantas/Liderança do PT no Senado)

A melhora de indicadores que medem a confiança de diferentes setores da economia é um sinal de que o pior da crise já passou. A avaliação é do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT), com base em números do divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Merece destaque a alta do índice de confiança na indústria, que avançou 2,8%, em relação a dezembro. Movimentos semelhantes foram registrados nos setores de serviço (2,8%), comércio (6,4%), consumo (2,5%) e emprego (5,4%). Dos seis índices calculados pela FGV sobre confiança na economia, apenas um teve uma pequena queda, a construção civil, que teve oscilou negativamente 0,7%.

Petrolândia: VI Vaquejada do Parque Maria Victória será realizada na Agrovila 1 Bloco 1 nos dias 20 e 21 deste mês; confira premiações


Nos dias 21 e 22 deste mês de fevereiro, sábado e domingo, será realizado no Parque Maria Victória na Agrovila 01, Bloco 01 em Petrolândia, a VI Vaquejada daquela localidade.

O evento contará com vários concorrentes de variadas cidades da região, e distribuição de prêmios de R$ 5.300,00 aos concorrentes da competição.

A VI Vaquejada da Agrovila 01, Bloco 01, tem a organização de Edson, Maria Victória, Ítalo, Luis Augusto, João Antônio e Francisco.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Mais de 200 mil militares atuarão neste sábado (13) no Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Mosquito Aedes aegypti


O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, anunciou oficialmente nesta quinta-feira (11) que 220 mil militares das Forças Armadas vão participar, no próximo sábado (13), do Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Mosquito Aedes aegypti. Nessa etapa, que o ministro definiu como de mobilização, os militares serão deslocados para diversas cidades para a ação. Nessa fase, haverá panfletagem e a presença de autoridades do governo.

"A etapa do dia 13 é para mobilizar a população. É preciso haver mobilização da população para que, permanentemente, removam-se das casas os focos de multiplicação dos mosquitos. O esclarecimento é importante para que cada família se mobilize permanentemente. Esse é o objetivo do sábado”, ressaltou o ministro da Defesa.

Aldo Rebelo explicou que os 3,3 mil militares estão sendo preparados para aplicação de produtos químicos para matar o Aedes aegypti e que mais 50 mil estão em treinamento. Na ação de sábado, os militares baterão à porta das casas junto com os agentes do Ministério da Saúde, aplicando larvicidas em caixas d'água e demais reservatórios se necessário.

Cientistas descobrem ondas gravitacionais previstas há 100 anos por Einstein


Confirmando rumores que circulavam há alguns dias, o Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser (Ligo, sigla em inglês), dos Estados Unidos, anunciou hoje (11) a descoberta das ondas gravitacionais previstas, há um século, pela Teoria da Relatividade de Albert Einstein.

A novidade foi publicada na revista científica Physical Review Letters e divulgada simultaneamente nos EUA e na cidade de Cascina, na Itália, onde está o projeto Virgo, colaborador das pesquisas do Ligo.

"É a primeira detecção direta das ondas gravitacionais e abre um novo capítulo na astronomia", declarou o cientista italiano Fulvio Ricci, coordenador do Virgo. Previstas há um século por Einstein, as ondas gravitacionais são ondulações no tecido do espaço-tempo provocadas por eventos cósmicos violentos, como quando se atira uma pedra em uma lagoa.

Miss é achada morta dentro de casa no RN


A miss de São João do SabugiEmilly Medeiros, de 17 anos, foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira (11). O corpo da jovem foi encontrado por seu pai dentro do quarto.

Emilly Medeiros estudava produção têxtil no campus de Caicó do Instituto Federal do RN (IFRN). Ela foi eleita miss São João do Sabugi em 2015. A polícia investiga a possibilidade de suicídio.

São João do Sabugi fica na região Seridó do Rio Grande do Norte.

Do G1 RN

Robinho é novo reforço do Atlético-MG


O atacante Robinho é o mais novo reforço do Atlético-MG para a temporada 2016. O anúncio foi feito pelo presidente Daniel Nepomuceno no início da tarde desta quinta-feira, em mensagem publicada no Twitter. O tempo do contrato será de dois anos.

Robinho chega para ser titular, principalmente depois que o Galo perdeu Giovanni Augusto e não ficou com André - ambos foram para o Corinthians. O atacante é a quarta contratação do clube este ano. Antes vieram o também atacante Hyuri, o zagueiro Erazo e o meia Juan Cazáres.

O presidente atleticano não revelou valores. Na mensagem divulgada na internet, ele agradeceu à DryWorld, nova fornecedora de material esportivo do clube - que participou, diretamente, da negociação com o atacante.

A expectativa é que Robinho seja apresentado na próxima segunda-feira, quando será lançado o uniforme do Atlético-MG para a temporada 2016.

Trabalhador que parou de pagar INSS poderá pedir aposentadoria

Entenda os direitos de quem parou de pagar o INSS para poder se aposentar.

A aposentadoria fica mais distante para quem passou longos períodos sem emprego formal ou para trabalhadores autônomos que deixaram de pagar seus carnês da Previdência Social. As dificuldades, porém, não devem tirar do horizonte a busca por uma renda mensal no momento da vida em que isso será mais necessário.

Com relação as regras da aposentadoria por idade, a mais interessante para quem chega à casa dos 60 anos com poucos recolhimentos, e da aposentadoria por tempo de contribuição.

A aposentadoria por idade é garantida ao segurado que acumula 15 anos de contribuição ao INSS e completa 60 anos (mulheres) ou 65 anos (homens). O tempo de recolhimento exigido para a concessão desse benefício é menor, portanto, do que o necessário para obter a aposentadoria por tempo de contribuição, que requer 30 anos (para mulheres) ou 35 anos (para homens) de pagamentos à Previdência Social.

Estrela lança site com novo endereço eletrônico

Informe publicitário
Além de ser mais moderna e dinâmica, a plataforma pode ser acessada em qualquer dispositivo móvel

A Estrela, marca pertencente à M.Dias Branco, lança seu novo site, que agora está também em novo endereço eletrônico: www.marcaestrela.com.br. O novo espaço conta com receitas práticas e exclusivas.

“O objetivo da nova plataforma é melhorar a experiência de navegação e oferecer ao público um espaço mais moderno, atualizado, objetivo e que reforça o posicionamento da Estrela como uma marca que faz parte da família dos seus consumidores, e se faz presente no dia a dia deles”, ressalta Marcio Holanda, gerente de produto da marca.

Outro ponto positivo é que o site foi feito para acesso móvel, via smartphone ou tablet, por isso é responsivo, ou seja, automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário: PC, smartphone ou tablet.

Validade de receita para retirar remédios do Farmácia Popular sobe para 180 dias

Em Petrolândia, a Farmavida é credenciada do programa Aqui tem Farmácia Popular, para distribuição de remédios gratuitos para hipertensão, diabetes e asma, além de 11 itens em medicamentos até 90% mais baratos (Foto: Assis Ramalho)

O prazo de validade das prescrições, laudos ou atestados médicos para retirar medicamentos do Programa Farmácia Popular do Brasil passará de 120 para 180 dias, exceto para os anticoncepcionais que permanecem com validade de 365 dias. O Ministério da Saúde alterou as regras do programa, que começam a valer a partir de amanhã (12).


Segundo o Ministério da Saúde, a ampliação tem o objetivo de equiparar os prazos das receitas emitidas e atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com as receitas emitidas e atendidas pela rede credenciada do Farmácia Popular.

Outra alteração no programa é em relação à obrigatoriedade da apresentação da receita com o endereço do paciente. Agora, o preenchimento dessa informação poderá ser feita pelo profissional farmacêutico, com a anuência do paciente. Até então, conforme a Lei nº 5.991/73,, de controle sanitário do comércio de medicamentos, cabia somente ao médico disponibilizar o nome e o endereço residencial do paciente e, expressamente, o modo de usar a medicação, além das suas informações profissionais.

Petrolândia: Petroclínica informa atendimento de pediatra nesta sexta (12) e gastroenterologista na próxima segunda (15)


A Petroclínica, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, Quadra 09 de Petrolândia, próximo ao Atacadão Sanfrancisco, avisa que a pediatra Lariça Bulhões atenderá nesta sexta (12), a partir das 08h da manhã. Comunica também que, na segunda-feira (15), o gastroenterologista Leirson Magalhães realizará consultas e exames de Endoscopia Digestiva Alta.

Mais informações e agendamentos, ligue 87 99805-0774 ou 87 3851-2333.

Confira o calendário de atendimentos da Petroclínica

ANTT abre consulta sobre gratuidade de transporte interestadual para jovens de baixa renda


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) abre consulta pública para que os cidadãos enviem sugestões com o objetivo de aprimorar os procedimentos de gratuidade do transporte rodoviário interestadual aos jovens de baixa renda. As contribuições serão feitas por meio de formulário virtual e podem ser enviadas de hoje (11) até as 18h do dia 1º de março.

A gratuidade do transporte é regulamentada pela Lei nº 12.852/2013, que confere aos jovens de baixa renda benefício tarifário no sistema coletivo interestadual, sendo reservadas duas vagas gratuitas por veículo, assim como duas vagas com desconto de, no mínimo, 50% do valor das passagens, a serem utilizadas após esgotadas as vagas gratuitas.

Zé Maurício propõe criação e disponibilização de cartilha informativa sobre a diabetes


O deputado Zé Maurício (PP) deu entrada, no início deste mês de fevereiro, em reunião da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no Projeto de Lei que visa a construção de cartilha informativa sobre a diabetes. O objetivo da publicação é reduzir os impactos negativos da doença na população de portadores, que atualmente chega a 13 milhões de pessoas no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

A ideia é que a cartilha esteja disponível impressa e em sites de estabelecimentos assistenciais de saúde, públicos ou privados do Estado. A proposta segue ainda para aprovação das demais comissões da Casa Joaquim Nabuco. 

CBHSF: Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão tem encontro em Brasília


Os membros do Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão (GACG) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco estarão reunidos em Brasília no dia 23 de fevereiro. O primeiro encontro será das 9h às 15h30, na sala da SAS (Bloco L, sala 103) na Agência Nacional de Águas (ANA). Às 16h, os integrantes do GACC se reúnem com representantes da agência delegatária de bacia, AGB Peixe Vivo, e com a Comissão de Avaliação do Contrato de Gestão (CAV). Essa segunda reunião será na sala de Vidro (Bloco M), também na ANA.

Entre as pautas da reunião do GACG estão as discussões sobre a proposta de novo questionário de avaliação da entidade delegatária, sobre o manual de procedimentos da AGB Peixe Vivo, bem como a apreciação da minuta do Relatório do exercício 2015 e do calendário de atividades para os contratos de gestão 2016.

Câmara Municipal de Petrolândia convida população para Sessão Ordinária, às 19h desta quinta (11)

Foto: Assis Ramalho

O presidente da Câmara Municipal de Petrolândia, Fabiano Jaques Marques, convida a população para a Sessão Ordinária da Casa Legislativa Aureliano de Menezes, a ser realizada nesta quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016, com início às 19h00.



Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia

Em Escada, casal de políticos processa blogueiro por "danos materiais, morais e de imagem" por matérias do cotidiano da política

Blogueiro afirma está sofrendo perseguição política. Audiência na Justiça acontece nesta sexta (12).

A ex-deputada estadual e pré-candidata a prefeita de Escada, na Mata Sul de PE,Mary Gouveia (PR) ao lado do seu marido que também já foi prefeito, Jandelson Gouveia (PSB), ingressaram com uma ação judicial contra o blogueiro Sãnnchyllys Oliveira. A ação tramita na 2ª Vara da Comarca de Escada, sob a condução do Juiz de Direito, Cláudio Américo de Miranda Júnior.

O casal acusa o blogueiro de lhe ter causado danos materiais, morais e de imagem durante publicação de matérias em seu blog, as quais registravam o cotidiano político. A audiência de conciliação acontece nesta sexta-feira, 12 de fevereiro, às 10h, no Fórum local.

Blogueiro desde 2008, quando fundou o Blog do Sãnnchyllys Oliveira e em 2009 criou também o Portal Escada News, ele faz a cobertura jornalística dos fatos no Município de Escada, abordando diversos assuntos, sobretudo políticos. Sãnnchyllys é coordenador na Mata Sul da AblogPE (Associação dos Blogueiros de Pernambuco). Para ele, o processo não passa de perseguição política e uma forma de intimidar a imprensa local, pois além dos autores do processo figurarem como personalidades públicas e ativistas políticos na região, o blogueiro assegura que nunca se utilizou da mídia de seus blogs para denegrir a imagem de qualquer pessoa.

A liquidação do patrimônio público de Petrolina - Artigo de Miguel Coelho


Em artigo, Miguel Coelho critica prefeito pela venda de imóveis públicos de Petrolina (Foto: Roberto Soares/Alepe)

Quase todo gestor público procura deixar uma marca para ser lembrado no futuro: uma grande obra, um projeto transformador ou até um novo modo de governar. Em Petrolina, infelizmente, o rastro que ficará após oito anos de administração do atual prefeito é o do desmonte do patrimônio construído pela população ao longo de décadas.

Prestes a encerrar o mandato, o prefeito decide enviar à Câmara de Vereadores um volume de projetos para alienar terrenos e vender prédios públicos de Petrolina. No pacote estão a cessão do Estádio Paulo Coelho e do Ceape, a venda do matadouro público, além de uma polêmica permuta de lotes públicos por valores questionáveis.

Esse processo desenfreado de comercialização do patrimônio municipal segue uma estranha lógica de irresponsabilidade. Não há planejamento nem projetos concretos para embasar essas transferências. Para ceder o Estádio Paulo Coelho, por exemplo, o prefeito apresenta a construção de uma moderna arena. Mas cadê o projeto, os recursos e garantias?

Receita libera lote de declarações retidas na malha fina


A Receita Federal liberou da malha fina mais um lote de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física. Além de 2015, foram liberadas declaração retidas nos exercícios de 2008 a 2014. O crédito bancário para 63.885 contribuintes será realizado no dia 15 de fevereiro, totalizando o valor de R$ 150 milhões.

Para saber se o contribuinte teve a declaração liberada no lote residual, ele deve acessar a página da Receita na Internet ou ligar para o Receitafone 146.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele é possível consultar, diretamente nas bases da Receita Federal, informações sobre liberação das restituições.

Margarina Puro Sabor ensina receita de bolo de maracujá

Informe publicitário

Fácil de preparar, em 45 minutos você faz um delicioso lanche

A Margarina Puro Sabor, pertencente à M.Dias Branco, ensina sobremesa para o lanche da tarde ou para receber visitas aos fins de semana. O doce é para quem gosta de receitas fáceis e práticas: em aproximadamente 45 minutos o Bolo de Maracujá está pronto, rendendo 10 porções.

Entre os ingredientes, a Margarina Puro Sabor dá mais leveza e maciez à massa. Já o maracujá perfuma e enche o bolo de frescor. Além de ser saboroso, o maracujá traz grandes benefícios para a saúde: a fruta é rica em vitamina B3, ferro, cálcio, potássio e fósforo. “A ingestão de potássio é fundamental para quem quer equilibrar a pressão sanguínea, além de evitar taquicardias e cãibras”, afirma Fabiana Fontes, nutricionista da Equilibrium, consultoria da marca.

Acidentes deixam cinco mortos no Grande Recife

Carro ficou totalmente destruído na Av. Abdias de Carvalho, no Recife (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)

Três acidentes ocorridos entre a madrugada e a manhã desta quinta-feira (11) deixaram ao menos cinco pessoas mortas na Região Metropolitana do Recife. O caso mais grave aconteceu por volta das 5h da manhã, na Estrada da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, onde três pessoas perderam a vida em uma colisão entre um carro e uma moto. A Polícia Militar confirmou as mortes, mas ainda não há maiores detalhes sobre a ocorrência.

Mais cedo, por volta das 3h, um homem identificado como Luiz Carlos da Costa, 28 anos, foi atropelado por um veículo no km 42 da BR-101, em Igarassu, em frente à Chesf. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu na pista exclusiva de ônibus. A polícia não soube afirmar, no entanto, se o veículo que atingiu a vírima era um carro de passeio ou um de maior porte. O motorista fugiu do local sem prestar socorro à vítima, que morreu na hora. A polícia está investigando o caso.

Em Exu, bandidos furtam agência dos Correios no feriado de Carnaval


Uma agência da empresa Correios foi assaltada nesta quarta-feira (10) em Exu, no Sertão pernambucano. O crime só foi percebido quando o gerente do estabelecimento abriu a agência após o feriado de Carnaval.

Os bandidos invadiram a loja pelos fundos. Eles quebraram a grade de uma janela e desligaram o sistema de alarme. Os cofres foram arrombados e foi furtado um revólver calibre 38, 11 munições, além de uma quantia de R$ 10 mil. Não há informações sobre os assaltantes.

Do G1 Petrolina

Quatro crianças ficam feridas em acidente na BR-232, em Arcoverde

Carro de passeio colidiu na traseira de carreta cegonha Foto: Divulgação/Dárcio Rabêlo.

Quatro crianças e um casal ficaram feridos em um acidente nessa quarta-feira (10) na BR-232, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Jailson José Alves de Oliveira, de 31 anos, teria perdido o controle do veículo que conduzia no quilômetro 251 e batido na traseira de um caminhão cegonha.

Ainda segundo a polícia, ficaram feridas, além do motorista, Aline Marília Amaral, esposa do condutor, e quatro crianças, de idades não informadas. Duas das crianças feridas são filhas do motoristas. As outras duas são sobrinhas dele. A PRF informou ainda que a pista molhada pode ter contribuído para o acidente.

Dilma escala ministros para campanha contra o Zika sábado nos estados

A presidenta Dilma Rousseff reúne ministros e autoridades governamentais para montar estratégias de combate ao vírus Zika (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A presidenta Dilma Rousseff acertou nesta quarta-feira (10) os últimos detalhes da mobilização nacional de combate ao Aedes aegypti, convocada para o próximo sábado (13). Ela vai ao Rio de Janeiro e pretende enviar um ministro de estado a cada capital do país para acompanhar os trabalhos das Forças Armadas.

Durante a ação, o governo quer levar cerca de 220 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica a 356 municípios para que participem da campanha de conscientização da sociedade com orientações para eliminar o inseto transmissor do vírus Zika.

Durante a tarde e o início da noite, Dilma se reuniu com parte do seu ministério para discutir as ações. Os ministros vão representar o governo federal e monitorar o trabalho de distribuição de material impresso com informações para a população sobre como manter a casa livre dos criadouros do mosquito.

Petrolândia: Convite da Secretaria de Saúde para apresentação de relatório de ações nesta quinta-feira (11)


A Prefeitura Municipal de Petrolândia, através da Secretaria de Saúde, convida todos para comparecerem à Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira (11), a partir das 08h da manhã, para apresentação do Relatório do 3º Quadrimestre de 2015, referente às ações realizadas na saúde.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Secretaria de Saúde de Petrolândia

Jatobá: Associação Pó de Serra realiza sua tradicional pelada no domingo de Carnaval

Fotos: Jair Souza

No domingo de Carnaval, os sócios da Associação Pó de Serra, sediada em Itaparica, Jatobá, realizaram o "baba" matinal, seguido pela tradicional confraternização, com partidas de dominó, comes e bebes. Confira o resultado da pelada, enviado por Jair Souza, o Jair do Picolé.

Primeiro tempo de 7h10 às 8h
Placar: Camisa azul 2x2 Camisa vermelha
Camisa azul
Gols: Eronilson e Pitomba
Escalação: Carlos, Luiz, Arnaldo, Eronilson, Pitomba, Miguel, Gegê, Tiago Silva, Índio, Juvenal e Quel.
Camisa vermelha
Gols: Reinaldo
Escalação: Keko, Fernando, Eraldo, Bangu, Nicácio, Reinaldo, Marcos, Berg, Tico Rico, Nego e Valdir.

Segundo tempo de 8h15 às 9h15
Placar: Camisa azul 3x1 Camisa vermelha
Camisa azul
Gols: Moisés (2) e Bolinha
Camisa vermelha
Gol: Reinaldo
Escalação: Elvis, Clécio, Almir, Djalma, Naldo, Bangu, Fabinho, Moisés, Marcos, Arnaldo e Bolinha.
Camisa vermelha
Escalação: Miller, Paulo, Jandair, Reinaldo, Catinha, Fam, Tema, Pedro, Vagner, Chico e Eraldinho.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Jair Souza

EUA encontram vírus Zika em tecido de bebês mortos no Brasil com microcefalia


O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) conseguiu identificar o vírus Zika em amostras de tecido de dois bebês com microcefalia que morreram no Brasil. A informação foi divulgada pelo diretor do instituto, Tom Frieden, durante um painel para membros do Comitê de Assuntos Exteriores do Congresso norte-americano.

A notícia, publicada pelo jornal USA Today e pela Fox News, afirma que Frieden explicou que novos testes ainda precisam ser feitos para que o CDC consiga confirmar a relação do vírus com a doença. Mesmo assim, para o diretor, “essa é a mais forte evidência, até agora, de que o Zika vírus é a causa da microcefalia [nos bebês cujas amostras foram analisadas]”.

O CDC tem recomendado a mulheres grávidas que planejam viajar às áreas infectadas pelo vírus Zika que considerem adiar a ida. Para os demais viajantes, a recomendação é de se proteger contra a picada de mosquitos.

Secretário faz balanço e reforça sucesso do Carnaval de Petrolina


Durante quatro dias seguidos (06 a 09/02) a Prefeitura Municipal organizou mais uma edição do Carnaval de Petrolina. Ao final dos festejos, todos os indicativos oficiais e a sensação de quem acompanhou a festa foi de sucesso total.

É o que reafirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção. “O carnaval proposto pelo prefeito Júlio Lossio tem o formato ideal pra preservar a cultura local, e dar espaço para as famílias e jovens brincarem de forma sadia e segura”, pontuou.

A média de público de acordo com a organização foi de 15 mil pessoas por noite, sendo registrado um maior volume na segunda e terça de Carnaval. A festa contou com foliões tanto da cidade quanto da região, como a juazeirense Antonilma Castro (50) e sua filha, Nara Almeida (19), que curtiram 3 dias de folia na Praça da 21, pois se encantaram com a tranquilidade e a proposta musical do espaço.