domingo, 30 de junho de 2019

Belém do São Francisco: Em festa de São Pedro, quem assume o cenário festivo são os Primeiros Bonecos Gigantes do Brasil


Numa ação determinada pela Prefeitura Municipal de Belém do São Francisco, Secretaria Municipal de Turismo, COMTUR e comerciantes, ocorreu ontem, nesta cidade do sertão pernambucano, a comemoração do dia alusivo a São Pedro, evento que foi realizado na Praça Antônio Teodósio e que contou com a presença de um grande público. Por toda a noite, se deu o revezamento de atrações musicais e apresentação de quadrilhas, que vestiam trajes característicos das festas juninas, contando uma delas, a história dos Primeiros Bonecos Gigantes do Brasil, Zé Pereira e Vitalina, que também marcaram presença na folia, sendo essa, a primeira ocasião em que os famosos bonecos são convidados especiais para essas datas. Até o ano de 2018, eles eram utilizados apenas, em períodos carnavalescos, passando a reforçar em 2019, suas presenças em outros eventos realizados na cidade de nascimento deles, bem como, em outras cidades, inclusive marcando presença tambem, em escolas e instituições de ensino superior, difundindo a história e cultura dos belemitas.

No dia de hoje, 30.06, haverá continuidade da festa, visto que, a permanência das quadrilhas por longo tempo, impediu que a atração musical Alirio Caju, se apresentasse, tendo o Prefeito Licínio, somado esforços no sentido de que os belemitas, pudessem contar com essa atração na noite de hoje. A mesma, que permaneceu na Cidade, deveria se apresentar ontem à noite, porém, em razão da celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta celebrado pelo Ministério Público, Prefeitura Municipal e PM/PE, em fevereiro desse ano, há uma previsão para que, qualquer evento festivo, só possa transcorrer até as 02:00 horas, impedindo sua apresentação.

Em razão dessa diretriz ministerial, o Prefeito Licínio, adotou medidas para que a Secretaria de Turismo e o COMTUR, pudessem continuar com as ações planejadas, o que ocorrerá, daqui apouco, a partir das 19:00 horas.

Por Charles Sá
Via Blog do Didi Galvão

Preço do gás e desemprego elevam uso da lenha para cozinhar no Brasil



O aumento desregrado do uso de lenha nas casas trará consequências negativas tanto para a saúde quanto para o meio ambiente do país. Esse é um dos alertas do estudo desenvolvido pela professora Adriana Gioda, do Departamento de Química do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CTC/PUC–Rio).

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em maio deste ano mostraram que 14 milhões de brasileiros usavam lenha ou carvão para cozinhar alimentos em 2018, aumento de 3 milhões de pessoas em comparação a 2016. “Aumentou muito nos últimos dois anos”, comenta a professora.

Petrolândia: Hoje tem João Victor, Elayne Tyne e Avine Vinny nas festividades de São Pedro e de Emancipação Política do município


Ontem (29) nós tivemos atrações incríveis que alegraram as festividades de São Pedro e Emancipação Política de Petrolândia!

E hoje teremos muito mais forró e animação com João Victor, Elayne Tyne e Avine Vinny. Não perca!

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Petrolândia

Ver abaixo, mais fotos da noite de sábado (29)

Petrolândia: Vereador Louro do Vidro parabeniza o município pelos 110 anos de Emancipação Política

 

O vereador Louro do Vidro lembra que nesta segunda-feira, 1º de julho de 2019, será uma data especial para a população petrolandense, quando se comemora os 110 anos de emancipação Política do município.

“ O aniversário de nossa cidade é muito mais que um marco na vida de cada petrolandense, é sim, uma página que viramos para conquistar novos sonhos e novas realizações. Por isso, com muita alegria, comemoramos o aniversário de Petrolândia, e na condição de representante do poder Legislativo, sinto-me honrado em fazer parte dessa história, graças a Deus!

Estamos engajados na Câmara de Vereadores para tornar Petrolândia um município cada dia mais desenvolvido, por ser um dos mais promissores do Estado de Pernambuco. Petrolândia é terra de gente que sonha e trabalha, que compartilha e que recebe de braços abertos as pessoas que aqui chegam em busca de novas conquistas e realizações.

Sou verdadeiramente grato por esta terra que me acolheu, fiz muitos amigos e onde moro com minha família. Meu dever como cidadão e como vereador é lutar incessantemente para que Petrolândia continue seu desenvolvimento, acolhendo a todos e sendo iluminada pelas conquistas dos destemidos pioneiros que aqui aportaram e construíram este belo e pujante município. Parabéns Petrolândia!”

Vereador Louro do Vidro


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Pablo Silva

Jatobá/Itaparica: Pelada da Associação Pó de Serra deste domingo de manhã chuvosa

 
 
Neste domingo de frente fria, 30 de junho de 2019, a Associação Pó de Serra, sediada em Itaparica, município de Jatobá. realizou a sua tradicional pelada, seguida de confraternização em sua sede, em clima de São João.

Confira resultados

1ª Pelada (das 7 às 8hs da manhã):

Camisa amarela 4 x 4 Camisa verde

Gols do camisa amarela: Samuel (2), Luciano e Nego
Gols do camisa verde: Arnaldo Junior (3) e  Binho

Segunda pelada (8h00 às 9h00)


Placar: camisa amarela 2 x 1 camisa verde

Gols do Camisa amarela: Augustinho e Luciano
Gol do camisa verde: Arnaldo Junior

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Jair Souza

Cidades brasileiras têm protestos em defesa da reforma da Previdência, da Lava Jato e de pacote anticrime





Cidades brasileiras tiveram neste domingo (30) protestos em apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro e à reforma da Previdência, à operação Lava Jato e ao pacote anticrime apresentado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

Até por volta de 15h30, 30 cidades de dez estados e do Distrito Federal tinham registrado atos.

Grupos de manifestantes saíram em passeatas. Eles usavam roupas com cores da bandeira do Brasil e levavam faixas com frases de apoio a pautas defendidas por Bolsonaro. Até a última atualização desta reportagem, os atos eram pacíficos.

No Rio, os manifestantes chegaram a ocupar quatro quarteirões da orla de Copacabana e cantaram o hino nacional

Em Brasília, manifestantes levaram para a frente do Congresso Nacional bonecos infláveis gigantes representando, por exemplo, Moro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes
Em São Paulo, manifestantes se reuniram para ato com cinco carros de som na Av. Paulista
Em Belo Horizonte, manifestantes se reuniram na Praça da Liberdade e soltaram balões

São Paulo

Na capital, até por volta de 13h os atos eram realizados na Avenida Paulista. O grupo de manifestantes usava roupas com cores da bandeira do Brasil e levava faixas com frases de apoio a pautas defendidas por Bolsonaro.

Em Campinas, no interior paulista, o ato começou às 10h na Avenida Norte-Sul, na região dos bairros Cambuí e Nova Campinas. Em Jundiaí, um grupo se reuniu na Praça 9 de Julho por volta das 10h com carro de som, cartazes, bandeiras e roupas nas cores verde e amarelo. Em Itapetininga, os manifestantes se concentraram no Largo dos Amores.

Em Jales, também no interior paulista, um grupo se reuniu na Praça do Jacaré. Em São José do Rio Preto, manifestantes ocuparam uma parte da Avenida Alberto Andaló, no Centro, com um carro de som para fazer discursos. Em Andradina, a manifestação se concentrou na Rua Santa Teresinha, na frente da Praça Antônio Joaquim de Moura Andrade, na região central da cidade.

Em Piracicaba, o ato começou com uma concentração às 9h30 na Praça José Bonifácio, no Centro, e por volta das 11h os manifestantes começaram a seguir em passeata pelas ruas do bairro. Em Limeira, a manifestação teve palavras de ordem em favor de Moro e Bolsonaro na Praça Toledo de Barros, no Centro, a partir das 10h.

Em Ribeirão Preto, a concentração do ato começou às 10h na porta de um clube na Avenida Nove de Julho.

Em São Carlos, a concentração começou às 9h na Praça Itália, na Vila Lutfalla, onde os manifestantes vestidos de verde e amarelo e distribuíram adesivos para os carros. Em Rio Claro, os manifestantes se reuniram às 10h na Praça do Jardim Central e disponibilizaram o microfone para os manifestantes que quisessem se pronunciar sobre o ato.

Em Araras , os manifestantes se encontraram às 10h, na Praça Barão de Araras, na região central da cidade. Em Araraquara, os manifestantes começaram a se reunir no Parque Infantil por volta das 14h.

Em Mogi das Cruzes, os manifestantes se reuniram na Avenida Cívica.

Rio de Janeiro

No Rio, os manifestantes começaram a se reunir por volta das 10h na orla da praia de Copacabana, na altura do Posto 5, na Zona Sul da capital fluminense. A todo instante os grupos gritavam palavras de ordem em defesa de Moro, além de palavras de apoio à Operação Lava Jato e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e à Reforma da Previdência. Os manifestantes chegaram a ocupar quatro quarteirões — cerca de 400 metros — da Avenida Atlântica e cantaram o hino nacional.

Manifestantes também foram às ruas em Niterói, na Região Metropolitana, por volta das 10h. O ato se concentrou na altura da reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF) e seguiu pela Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, na Praia de Icaraí. No Norte do estado, dois grupos diferentes se reuniram na cidade de Campo dos Goytacazes.

Distrito Federal

Em Brasília, por voltas das 10h, manifestantes ergueram bonecos infláveis no gramado em frente ao Congresso Nacional. Um dos personagens, segundo os organizadores, representa o ministro Moro vestido com roupas do "super-homem". Também há representações do ex-presidente Lula e do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes.

Minas Gerais

Em Belo Horizonte, manifestantes se concentraram na Praça da Liberdade, na região da Savassi, e iniciaram o ato cantando o hino nacional. Eles também soltaram balões. Por volta de 10h30, manifestantes também já se reuniam em cidades do Triângulo Mineiro. Em Uberaba, o ato se concentrou na Praça Manoel Terra, nas proximidades do Mercado Municipal. Em Uberlândia, a concentração foi na Praça Tubal Vilela.

Em Juiz de Fora, o ato começou por volta das 10h, com concentração no Parque Halfeld. Após caminhada, o protesto foi encerrado com o Hino Nacional, na Praça da Estação, às 12h30.

Bahia

Em Salvador, os manifestantes se concentraram no Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos da cidade. Além de apoiar o governo de Jair Bolsonaro e os ministros Sérgio Moro e Paulo Guedes, o grupo protestava contra o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em Belém, manifestantes saíram em passeata por volta das 10h pelas avenidas Nazaré e Doca de Souza Franco, no bairro do Umarizal.

Em São Luís, manifestantes protestaram na Avenida Litorânea e saíram em carreata.

Tocantins

Moradores de Paraíso do Tocantins, na região central do estado, fizeram uma caminhada seguida de carreata, usando roupas com cores da bandeira do Brasil. A concentração do grupo começou às 9h na praça Cabo Luzimar, na avenida Bernardo Sayão.

Paraná

Em Foz do Iguaçu, manifestantes se concentraram por volta das 9h na Avenida República Argentina e seguiram a pé e em veículos até a Praça da Paz, no Centro da cidade. A mobilização, que ganhou reforço na Praça do Mitre, foi encerrada por volta das 12h.

Alagoas

Em Maceió, manifestantes se reuniram na Praça Corredor Vera Arruda e protestaram entre 9h e 14h.

Pernambuco

Um grupo de manifestantes se reuniu para ato em defesa do ministro Sérgio Moro e da operação Lava Jato na Avenida Boa Viagem, no bairro de mesmo nome, na Zona Sul do Recife. Vestidos de verde e amarelo, os manifestantes carregam muitas bandeiras do Brasil e cantam o Hino Nacional.

O grupo se reuniu na altura da Padaria Boa Viagem, acompanhando dois trios elétricos e um carro de som. A concentração teve início por volta das 14h

Por G1

Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook deste domingo, 30 de junho; veja lista


Mudam de idade hoje ( Domingo 30 de junho de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial a  Kéllen Campos ,  Giovanna Barros,  Edilma Siqueira ,  Jose Alisson ,  Vanelma Santos Oliveira,  Alison França,  Mauricio Queiroz,  Anne Silva Castor  e  Juliocesarsilva   

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Motorista perde controle de carro e morre afogado após cair em açude em Floresta, PE


Um homem morreu afogado no final da tarde deste sábado (29) após cair com veículo em um açude da barragem Barra do Juá em Floresta, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações recebidas pelo Blog do Elvis, a fatalidade aconteceu por volta das 16h. A vítima foi identificada apenas como Joel, de aproximadamente 60 anos de idade.

As causas do acidente ainda serão investigadas. Os bombeiros já foram acionados, e se encontram na localidade para retirar o corpo da vítima das águas.

Mais informações a qualquer momento.

Via Blog do Elvis/NE10

Petrolândia: Edy Ferreira e Rahmon Lima animam o Domingo no Maria Fumaça; veja programação para esta segunda (1º), feriado de Emancipação Política


Excelente cardápio e boa música na Orla de Petrolândia, você desfruta no cada vez melhor Maria Fumaça, organização de Pedrinho e família.

Maria Fumaça é localizado na Orla Fluvial de Petrolândia. Contato: 87 3851-0376 Acompanhe no Instagram @mariafumaca.oficial

Veja abaixo programação musical para essa segunda-feira (1º/07/2019), feriado de Emancipação Política de Petrolândia.


Blog de Assis Ramalho
Com informações do Maria Fumaça

Petrolândia 110 anos: Entrevista com o ex-prefeito Dr. Antônio Marcos "Marquinhos"



Dr. Antonio Marcos de Souza (Marquinhos), médico e ex-prefeito de Petrolândia, foi entrevistado na última sexta-feira (28) por Assis Ramalho para a série especial do BlogAR e da Web Rádio Petrolândia em homenagem aos 110 anos de emancipação política do município. A entrevista foi feita na Orla Fluvial de Petrolândia, na manhã de um dia nublado, no áudio registrado com vento forte e canto de aves.

Jovem atuante em grupos com causas sociais no município, após a formação em Medicina, realizada no Recife, Marquinhos voltou para Petrolândia. Estreou na política como candidato a vice-prefeito, companheiro de chapa de Dr. Francisco Simões de Lima, reeleito para o cargo em 2000. Após o falecimento do titular, Dr. Marcos foi empossado no cargo de prefeito no final de 2003. Ele deu continuidade aos projetos que, segundo ele, foram construídos com a opinião da população, ouvida em fóruns.

Em 2004, Marquinhos disputou a reeleição e cumpriu mandato de 2005 a 2008. No último dia de mandato, ele inaugurou a revitalização da Orla Fluvial de Petrolândia, poucas horas antes da cerimônia de posse do sucessor, apoiado por ele, o então deputado estadual em segundo mandato Lourival Simões.

Na entrevista, Dr. Marcos lembra projetos realizados sob sua gestão, fala sobre a crise financeira do município, analisa o governo atual, comandado por sua esposa, Janielma Souza, e comenta as perspectivas para a eleição de 2020. Segundo ele, a população precisa ter interesse na política e, em especial, seria bom a renovação no cenário político municipal, com a entrada de jovens conscientes.

Veja a entrevista no vídeo abaixo:



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Petrolândia: Paula Francinete Ramalho Leal - guerreira que superou um trágico acidente


Neste domingo, 30 de junho de 2019, completa 13 anos do trágico acidente automobilístico em que Paula Francinete Ramalho Leal - mana deste blogueiro - sofreu. Salva por Deus, ela teve um dos braços amputados. O período posterior ao acidente é sempre um choque de realidade. Em geral, a primeira sensação é a de alívio por estar vivo. Mas, em seguida, outras tantas se misturam. Nem sempre a maior parte das pessoas suporta bem o trauma, mas ela foi exceção.

Forte, perseverante e guerreira. Assim é minha mana, que em sua página de Facebook deixou a seguinte mensagem - veja abaixo.

Confira manchetes dos principais jornais do país neste domingo 30 de junho de 2019

Neste domingo 30 de junho de 2019, o Blog de Assis Ramalho publica as manchetes dos principais jornais do país; confira abaixo

Jornalista da TV Globo morre aos 38 anos no DF


Morreu neste sábado (29), em Brasília, o jornalista João Cláudio Netto Estrella, da TV Globo. Ele tinha 38 anos e estava internado desde 18 de maio com problemas respiratórios. A situação foi agravada por uma pneumonia.

Joãozinho, como costumava ser chamado por amigos, era jornalista político e atuava no Congresso Nacional.

Ele se formou na Universidade de Brasília (UnB), trabalhou no Jornal de Brasília e estava na Rede Globo há 13 anos. Ele não deixa filhos.


Pelos colegas, era reconhecido como um produtor criterioso na apuração técnica de informações referentes ao Poder Legislativo. Era dedicado, carinhoso e disponível a ajudar.

O velório será neste domingo, das 12h às 16h, na capela sete do cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. O corpo do jornalista será cremado.

Por G1 DF