terça-feira, abril 16, 2013

Moradores de Tacaratu reclamam da falta de água


Igreja Nossa Senhora da Saúde, centro da cidade de Tacaratu
(foto: Assis Ramalho)

Moradores da Rua Pedro Marques Celestino, em Tacaratu, no Sertão, sofrem com a falta de água no endereço há uma semana. A dona de casa Maria de Lourdes da Silva diz que está sendo obrigada a comprar carro pipa para abastecer a caixa d´água da rua residência. "Embora não temos água nas torneiras de casa, a conta de água sempre chega no fim do mês. Paguei R$ 34,97 este mês e ainda tive que gastar mais R$ 80 com o carro-pipa", contou.

Maria de Lurdes disse que já procurou o escritório da Compesa em Tacaratu, mas não conseguiu resolver o problema porque o prédio encontra-se sempre fechado. "Queremos que a Compesa do Recife dê um jeito nessa situação, já que aqui no Sertão, não temos a quem recorrer", desabafou, por telefone, a dona de casa. O mais estranho é que o problema de falta d´água ocorre apenas na Rua Pedro Marques Celestino. Nos endereços próximos, o abastecimento tem acontecido em dias alternados, como foi anunciado pela própria Compesa, informa a moradora.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do Diário de Pernambuco

Dêta Agricultura - Petrolândia,Pe


Petrolândia: Destino inadequado das embalagens vazias de agrotóxicos é fonte de preocupações

Foto
Embalagens vazias de agrotóxicos junto à água
Foto
Embalagens jogadas a céu aberto, ao alcance de crianças e animais
Foto
Embalagens plásticas levadas pelo vento para a estrada
Os produtores rurais residentes nas agrovilas do município de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, estão preocupados com a incerteza do destino que devem ter as embalagens vazias dos agrotóxicos usados em suas lavouras. O lixo agrotóxico se acumula em proporções alarmantes, às margens das estradas, em quintais, em roças inteiras e em depósitos improvisados do material.

No município não existe coleta das embalagens vazias de agrotóxicos e os agricultores não sabem o que fazer com elas. Alguns produtores rurais, em dúvida entre enterrar e queimar esse tipo de lixo que toma conta de suas propriedades, vão acumulando o material, que fica ao alcance de animais domésticos, silvestres e das criações para consumo familiar. Outros não se preocupam com o destino do produto,  jogando as embalagens a céu aberto, em qualquer lugar da propriedade.

É comum encontrar embalagens de agrotóxicos ao lado de pontos de água, impregnando o solo e podendo levar o veneno, por infiltração, às águas do rio São Francisco, estagnadas no lago de Itaparica, que serve ao município e região. Por outro lado, restos dos produtos em pó cobrem o solo e são espalhados pelo vento que sopra também as pulverizações dos defensivos líquidos.

Com a anunciada redução da vazão do rio São Francisco, a jusante (abaixo) das barragens de Sobradinho e Xingó, a renovação das águas do lago de Itaparica será ainda mais precarizada, aumentando o teor de concentração dos agrotóxicos que ali chegam por infiltração no lençol freático ou por escoamento das lavouras ribeirinhas.

Finalmente, vale lembrar que Petrolândia tem alto índice de câncer entre sua população e o motivo principal é este: comer, beber e respirar veneno o tempo inteiro.

Esta matéria foi produzida com fotos cedidas por Ancilon Rodolfo Ramalho Leal, a quem muito agradecemos a contribuição com a divulgação deste tema de grande relevância para nossa região.

Para ver todas as fotos de descarte incorreto de embalagens vazias de agrotóxicos, clique aqui>Destino inadequado embalagens agrotóxicos

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Ancilon Rodolfo Ramalho Leal

Petrolândia: "A Mula sem Cabeça", novo cordel do poeta José Luiz da Silva


Nesta segunda-feira (15), o poeta petrolandense José Luiz da Silva, popular Zé Luiz, lançou o 117º suplemento de literatura de cordel de sua autoria, com o título "A Mula sem Cabeça", lenda do folclore brasileiro.

O livreto, produzido por J.L.Silva Produções Literatura de Cordel, é patrocinado por KRD Comércio de Papelaria e Veneza Informática.

Contatos:
J.L.Silva Produções Literatura de Cordel
Rua Cláudio Alves da Silva, 69 - Centro
Petrolândia (PE)
(87) 9645-2524 e 9906-7480

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho

Leitor do Blog de Assis Ramalho envia foto com o acesso número 1 milhão

Acesso número 1 milhão (Reprodução/Facebook Cézar Cavalcante)
O empresário petrolandense Cézar Cavalcante, da CR Auto Peças, requereu para si a façanha de ter sido o leitor do acesso de número 1.000.000 do Blog de Assis Ramalho, registrado praticamente às 11h00 desta terça-feira (16). Para provar isso, Cézar teve a tranquilidade que nós não tivemos para registrar o momento numa foto.

Agradecemos a Cézar Cavalcante, nosso amigo em todas as ocasiões.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Neste 16 de abril, dia do Lions Clube, parabenizamos nossos amigos do Leonismo local

Sede do Lions Clube de Petrolândia, na avenida da Orla Fluvial
Foto: Lúcia Xavier
Nesta terça-feira (16), comemora-se o Dia do Lions Clube (Dia do Leonismo Nacional),  assim o Blog de Assis Ramalho parabeniza Leões e Domadoras do Lions Clube de Petrolândia (Distrito LA-5), entidade promotora de eventos filantrópicos em nosso município e das maravilhosas edições do Encontro dos Filhos e Amigos de Petrolândia. Aos nossos amigos leoninos, os parabéns por esta data. Não vamos citar nomes para não sermos injustos com ninguém, mas abraçamos a todos vocês elas ações promovidas no município.

Há 61 anos, em abril de 1952, o Lions Clube chegava ao Brasil. De acordo com a deliberação da II Convenção Nacional de Lions Clube, em São Paulo (1955), o dia 16 de abril é o "DIA DO LEONISMO NACIONAL", porque nesta data se deu a fundação do primeiro clube do Brasil, o do Rio de Janeiro.

Os três primeiros clubes fundados no Brasil foram: Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

O "LEÃO NUMERO 1 DO BRASIL", é Armando Fajardo, fundador do Lions Clube do Rio de Janeiro e
primeiro Conselheiro Internacional do Brasil. Armando Fajardo, em 1953, foi o 1º Governador de Distrito do Brasil e também "PATRONO DO LEONISMO NO BRASIL", titulo este outorgado a ele em 1964, na Convenção Nacional de Salvador, Bahia.

Floriano Peixoto Santos, é considerado o " LEÃO NUMERO 1 DE SÃO PAULO", fundador do 1º clube de São Paulo, e o 2º do Brasil, o Lions Clube de São Paulo-Centro.

Elias Salomão Helou, foi reconhecido pelo CNG 1992/1993, como sendo o 1º brasileiro a ingressar em um Lions Clube, o Lions Clube Guarajá-Mirim, do Distrito S-1, na Bolívia, um mês antes da fundação do 1º Lions Clube no Brasil (Rio de Janeiro em 16 de abril de 1952).

A partir de julho de 1999, por decisão da Convenção Nacional em Belo Horizonte, Minas Gerais, em maio/1998, aprovado pela Diretoria Internacional, o Brasil passou a ser constituído por quatros Distritos Múltiplos, "LA, LB, LC e LD". A letra "L" corresponde a ordem cronológica da extensão do Leonismo ao Brasil.

A 44ª Convenção Nacional em Maceió, Alagoas, em 1997, instituiu o dia 23 de julho como o "DIA FILATÉLICO LEONISTICO" e declarado o "PATRONO DA FILATELIA LEONISTICA BRASILEIRA", Manoel Fernandes Trindade, do Lions Clube do Rio de Janeiro-Madureira, grande entusiasta.

A Convenção de Porto Alegre, em maio de 1961, aprovou a moção do Lions Clube de São Paulo- Indianápolis, com o aditivo do Lions Clube de Campos, estabelecendo que o mês de setembro é o "MÊS DA DOMADORA", devendo os clubes homenagear, nessa época, essas grandes colaboradoras do Leonismo.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: www.lions.org.br

Geólogo afirma que alteração na vazão do São Francisco vai reduzir cerca de um terço das águas do rio

A redução das vazões dos reservatórios de Sobradinho (BA) e Xingó (SE), que passaram de 1.300m3/seg para 1.100m3/seg, acarretará, de acordo com o geólogo, professor e pesquisador Luiz Carlos Fontes, da Universidade Federal de Sergipe - UFS, inúmeros prejuízos ao meio ambiente e usuários das águas do rio São Francisco. Afetará principalmente os moradores do Sub-Médio e Baixo São Francisco, que abrangem os estados de Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

"Essa medida reduzirá cerca de 1/3 das águas do rio, prejudicando os pescadores, a navegação, os irrigantes e, em especial, o ecossistema aquático. Implicará, de modo imediato, em danos no ciclo de reprodução dos peixes, no aparecimento de bancos de areia, devido ao assoreamento que hoje existe, além de dificultar a captação da água e a navegabilidade do rio, com o estreitamento do canal", disse o professor.

Para ele, que foi secretário executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - CBHSF e hoje é membro de uma câmara técnica da entidade, essa determinação da Agência Nacional de Águas - ANA irá atender apenas às necessidades do setor elétrico. "A solicitação só leva em consideração os interesses do próprio setor elétrico. Não é demostrado, por parte deles, nenhuma preocupação, a longo prazo, com o ambiente aquático, com os seres vivos e com os usuários que dependem das vazões", afirmou.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Boletim CBHSF 15/04/2013 - Ano I - Nº 20

Petrolândia: Recadastramento biométrico do eleitorado do município tem início em 03 de maio deste ano


Orlando Parahym, chefe do Cartório da 70a. Zona Eleitoral de Pernambuco, que abrange as cidades de Petrolândia e Jatobá, informa que Petrolândia está entre os municípios indicados para o recadastramento de eleitores em 2013, por meio da incorporação de dados biométricos e fotografia.

Conforme calendário aprovado pelo TRE, o início dos trabalhos será no próximo dia 03/05/2013 e o término em 12/02/2014, ficando os eleitores deste município obrigados a comparecerem à Revisão a fim de confirmarem suas inscrições, mediante coleta de fotografia e das impressões digitais, no Cartório Eleitoral. Na oportunidade, o eleitor deverá apresentar o título de eleitor e, obrigatoriamente, um documento de identificação e um comprovante de endereço. O atendimento será feito através de sistema de agendamento prévio, o qual ainda não está disponível.

O Cartório Eleitoral de Petrolândia está situado na Av. Auspício Valgueiro Barros, nº 1066, Quadra 11, ao lado da Escola Municipal 06 de Março. O atendimento ao público é realizado no horário das 12h00 às 18h00.

O eleitorado de Jatobá, pertencente à mesma jurisdição da Zona Eleitoral de Petrolândia, também participará do processo, que início previsto para o período de 18/07/2013 a 10/01/2014.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da 70ª Zona - TRE-PE

Tacaratu: Moradores do Assentamento Antônio Conselheiro reclamam de falta de iluminação


Os moradores do Assentamento Antônio Conselheiro, na zona rural de Tacaratu, estão reclamando da falta de iluminação nos postes das quatro agrovilas. Segundo eles, a escuridão é total, os postes estão apagados, com um pouco de iluminação vindo somente das luzes das casas, e andar a pé ou de bicicleta durante a noite está muito arriscado.

Corrigimos a informação quanto ao município, tendo em vista que, apesar da proximidade com Petrolândia, o assentamento está localizado em terras do Tacaratu. Agradecemos ao secretário Rogério Viana pelo esclarecimento.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho