terça-feira, abril 16, 2013

Petrolândia: Neste 16 de abril, dia do Lions Clube, parabenizamos nossos amigos do Leonismo local

Sede do Lions Clube de Petrolândia, na avenida da Orla Fluvial
Foto: Lúcia Xavier
Nesta terça-feira (16), comemora-se o Dia do Lions Clube (Dia do Leonismo Nacional),  assim o Blog de Assis Ramalho parabeniza Leões e Domadoras do Lions Clube de Petrolândia (Distrito LA-5), entidade promotora de eventos filantrópicos em nosso município e das maravilhosas edições do Encontro dos Filhos e Amigos de Petrolândia. Aos nossos amigos leoninos, os parabéns por esta data. Não vamos citar nomes para não sermos injustos com ninguém, mas abraçamos a todos vocês elas ações promovidas no município.

Há 61 anos, em abril de 1952, o Lions Clube chegava ao Brasil. De acordo com a deliberação da II Convenção Nacional de Lions Clube, em São Paulo (1955), o dia 16 de abril é o "DIA DO LEONISMO NACIONAL", porque nesta data se deu a fundação do primeiro clube do Brasil, o do Rio de Janeiro.

Os três primeiros clubes fundados no Brasil foram: Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

O "LEÃO NUMERO 1 DO BRASIL", é Armando Fajardo, fundador do Lions Clube do Rio de Janeiro e
primeiro Conselheiro Internacional do Brasil. Armando Fajardo, em 1953, foi o 1º Governador de Distrito do Brasil e também "PATRONO DO LEONISMO NO BRASIL", titulo este outorgado a ele em 1964, na Convenção Nacional de Salvador, Bahia.

Floriano Peixoto Santos, é considerado o " LEÃO NUMERO 1 DE SÃO PAULO", fundador do 1º clube de São Paulo, e o 2º do Brasil, o Lions Clube de São Paulo-Centro.

Elias Salomão Helou, foi reconhecido pelo CNG 1992/1993, como sendo o 1º brasileiro a ingressar em um Lions Clube, o Lions Clube Guarajá-Mirim, do Distrito S-1, na Bolívia, um mês antes da fundação do 1º Lions Clube no Brasil (Rio de Janeiro em 16 de abril de 1952).

A partir de julho de 1999, por decisão da Convenção Nacional em Belo Horizonte, Minas Gerais, em maio/1998, aprovado pela Diretoria Internacional, o Brasil passou a ser constituído por quatros Distritos Múltiplos, "LA, LB, LC e LD". A letra "L" corresponde a ordem cronológica da extensão do Leonismo ao Brasil.

A 44ª Convenção Nacional em Maceió, Alagoas, em 1997, instituiu o dia 23 de julho como o "DIA FILATÉLICO LEONISTICO" e declarado o "PATRONO DA FILATELIA LEONISTICA BRASILEIRA", Manoel Fernandes Trindade, do Lions Clube do Rio de Janeiro-Madureira, grande entusiasta.

A Convenção de Porto Alegre, em maio de 1961, aprovou a moção do Lions Clube de São Paulo- Indianápolis, com o aditivo do Lions Clube de Campos, estabelecendo que o mês de setembro é o "MÊS DA DOMADORA", devendo os clubes homenagear, nessa época, essas grandes colaboradoras do Leonismo.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: www.lions.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário