domingo, 13 de setembro de 2015

Pernambuco promove Semana Estadual da Diversidade de 14 a 20 de setembro


De 14 a 20 deste setembro, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), através da Executiva de Segmentos Sociais (SESS), promove a primeira Semana Estadual da Diversidade. A programação conta com a realização de rodas de diálogo, seminários, oficinas pedagógicas e debates envolvendo os temas de diversidade sexual, promoção da cidadania e segurança da população LGBT, entre outros. As atividades acontecem nos municípios de Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão, Caruaru, Palmares e Nazaré da Mata.

A ação antecede a 14a Parada da Diversidade do Recife (20) e traz como tema “Pernambuco sem preconceito, promovendo a cidadania”. O principal objetivo da Semana Estadual da Diversidade é trabalhar a inserção da população LGBT na sociedade, promover a conscientização das pessoas para a realidade desta comunidade, motivar o engajamento das pessoas e grupos organizados, o combate à homofobia e a construção de políticas públicas afirmativas para a população LGBT.

Iniciativa Educadores do Brasil recebe inscrições até amanhã (14)

A iniciativa Educadores do Brasil, que integra e divulga os prêmios, está voltada para a meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE), de valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica

Unificados pela Iniciativa Educadores do Brasil, o Prêmio Gestão Escolar e o Prêmio Professores do Brasil, encerram, nesta segunda-feira (14) as suas inscrições. Realizados respectivamente pelo Consed e pelo Ministério da Educação, os prêmios contemplam gestores e professores da Educação Básica da rede pública.

Professores de escolas públicas podem fazer a inscrição para o prêmio Professores do Brasil nas categorias creche; pré-escola; alfabetização; ensino fundamental - anos iniciais; ensino fundamental - anos finais e ensino médio. Ao fazer a inscrição on-line, o professor produzirá um relato de experiência, evidenciando sua qualidade e resultados obtidos. Ao escrever sobre uma experiência vivida na sala de aula o participante desenvolve um exercício de reflexão sobre a própria prática, promovendo o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem.

Velha Petrolândia (vídeo): Uma saudade que não passa (parte 1/5)

Clique na seta abaixo para assistir ao vídeo.

Neste domingo (13), revisitamos a Velha Petrolândia de forma diferente, em nosso quadro "Velha Petrolândia, uma saudade que não passa!", com a primeira parte de gravação realizada no período de transferência da população da velha cidade para a nova.

O filme, gentilmente enviado pelo vereador Carlos Alberto, o Carlinhos, tem 120 minutos e é dividido em 5 episódios, que serão disponibilizados no Blog de Assis Ramalho, a partir deste domingo e nas próximas edições dominicais, até o dia 11 de outubro.

Agradecemos a Carlinhos pela contribuição para resgate da memória de nossa cidade.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Youtube/Canal Assis Ramalho

Petrolândia: Confira a programação da Semana de Combate à Depressão e ao Suicídio, com início nesta segunda (14)


Na próxima semana, de 14 a 18 de setembro, será realizada a Semana de Combate à Depressão e ao Suicídio, com o tema "A dor não usa máscaras". A programação do evento envolve a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude (CRAS, SCFV e Casa das Juventudes), Centro de Atenção Psicossocial - CAPS Nova Mente, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, Programa Saúde da Família, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Lions Clube de Petrolândia, Dra. Vera Carvalho (Psicanalista) e Dr. Emanuel (Psiquiatra), com apoio da Prefeitura Municipal de Petrolândia.

Segunda-feira (14)
Manhã
Local: CAPS Nova Mente - às 8h00 
Palestra aberta ao público: "A depressão e o suicídio" - Dr. Paulo Alves (Médico Clínico)
Atendimento psicológico aberto ao público
Atendimento médico aos pacientes acompanhados pelo CAPS
Parceria com PSF Dr. José Hermínio

Local: PSF Antônio Firmino - às 8h00
Palestra aberta ao público: "A depressão" - Enfermeira Amanda Viana

Tarde
Local: CAPS Nova Mente - às 14h00
Palestra (aberta ao público): "A importância da higiene bucal" - Dra. Angélica (Odontóloga)
Atendimento odontológico aos pacientes acompanhados pelo CAPS
Parceria com PSF Dr. José Hermínio

Terça-feira (15)

Manhã
Local: CAPS Nova Mente - às 8h00
Palestra aberta ao público: "Superando desafios" - Dra. Isabela (Psicóloga)
Atendimento psicológico aberto ao público
Oficina de trabalhos manuais, oferecida pelo CRAS, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, aos pacientes acompanhados pelo CAPS

Local: PSF Antônio Firmino - às 8h00
Palestra aberta ao público: "A depressão e o suicídio" - Dra. Bruna (Médica)

Noite
Local: Igreja Matriz (Terço dos Homens) - às 19h30
Palestra: "O que nos leva à depressão e ao suicídio" - Dra. Vera Carvalho (Psicanalista) e Lions Clube de Petrolândia
Público-alvo: Participantes do Terço dos Homens
Parceria: Lions Clube de Petrolândia e Terço dos Homens

Local: PSF Renascer - às 19h00
Palestra: "A depressão" - Dr. Marcos Vinícius (Médico) e Enfermeiro Wilson Júnior
Público-alvo: Homens participantes do atendimento noturno

Quarta-feira (16)
Manhã
Local: CAPS Nova Mente - às 8h00
Apresentações da Casa das Juventudes e dramatizações em alusão ao tema da Semana
Palestra e atendimento psicológico abertos ao público
Parceria: Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude e Casa das Juventudes

Tarde
Local: CRAS - às 15h30
Palestra: "A depressão e o suicídio" - Dr. Marcos Vinícius (Médico) e Enfermeiro Júnior Galindo
Público-alvo: Idosos atendidos pelos CRAS
Parceria: PSF Renascer

Noite
Local: Casa das Juventudes - às 19h00
Palestra: "O sentido da vida" - Dra. Andreza (Psicóloga)
Público-alvo: Jovens atendidos pela Casa das Juventudes

Quinta-feira (17)
Manhã
Local: CAPS Nova Mente - às 8h00
Aulão de atividades físicas - Ana Carolina (Educadora Física)
Palestra sobre alimentação saudável - Dra. Cíntia Campos (Nutricionista)
Realização de exame preventivo para pacientes acompanhadas no CAPS (parceria com PSF Dr. José Hermínio)
Atendimento psicológico aberto ao público

Noite
Local: Centro Cultural - às 19h00
Palestra aberta ao público: "A dor não usa máscaras" - Dr. Natanael (Psiquiatra)

A programação da sexta-feira, encerramento do evento, ainda não foi divulgada.

Também durante esta semana, haverá halestras na área rural, no Limão Bravo e Icó-Mandantes.

Os PSF's e o Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima vão prosseguir com a apresentação de palestras sobre o tema durante todo o mês de setembro.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria de Saúde de Petrolândia

Jatobá: 5ª Missa do Vaqueiro de Jatobá acontecerá no dia 11 de outubro


Tião Vaqueiro e toda Comissão Organizadora convidam toda vaqueirama para a 5ª Missa do Vaqueiro de Jatobá. A missa será realizada no dia 11 de outubro (domingo), a partir das 8hs, no Pátio de Eventos. Serão premiados o Vaqueiro mais velho, o Vaqueiro Mirim e a Rainha dos Vaqueiros.

Durante o evento haverá cavalgada do centro de Jatobá a Itaparica. A animação musical fica por conta de Viola, a Explosão das Vaquejadas, e Forró dos Pegas.

A Missa do Vaqueiro é realizada durante os festejos da Padroeira de Jatobá, Nossa Senhora Aparecida.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Portal Jatobá e Weslia Pereira

Morre no Rio de Janeiro, aos 60 anos, a atriz e ex-modelo Betty Lago

Atriz, apresentadora e modelo, Betty foi uma das primeiras brasileiras a fazer sucesso no exterior (Foto: Divulgação e Reprodução)
Betty Lago e Rodrigo Santoro em "Amor está no ar", em 1997, e "Cinquentinha", em 2009 (Foto: Divulgação)

Morreu na manhã deste domingo (13) em sua casa, no Rio de Janeiro, a atriz e ex-modelo Betty Lago, aos 60 anos. Vítima de um câncer na vesícula, ela lutava contra a doença há três anos. "E o dia amanheceu assim, triste e lindo ao mesmo tempo", postou Patty Lago, a filha da atriz e ex-modelo na rede social Instagram. Betty também deixa um filho, Bernardo, fruto do seu casamento de 10 anos com o ator Eduardo Conde, que morreu em 2003. Betty será cremada nesta segunda-feira (14), às 17h, na Capela 6 do Memorial do Carmo, no centro do Rio de Janeiro.

Betty descobriu a doença em março de 2012, após ser internada com urgência sentindo fortes dores abdominais na clínica São Vicente, no Rio. Depois de uma cirurgia na vesícula, logo iniciou o tratamento quimioterápico para o combate do câncer na vesícula e depois no fígado. Ela estava em seu apartamento, no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. "É um momento muito triste, estávamos confiantes de que ela sairia dessa", disse à coluna Guilherme Linhares, que foi casado com a atriz. Há cinco meses ela namorava o ator Clovys Torres.

Betty, que estreou como atriz há mais de duas décadas após uma bem-sucedida carreira como modelo no exterior por 15 anos, nunca escondeu de ninguém que enfrentava a doença. Quase sem cabelo por conta do tratamento do câncer, ela continuou com a sua rotina. Confiante e otimista, foi fotografada várias vezes passeando sorridente na companhia de amigos com a cabeça raspada.

Carreira de modelo

SESI/PE realiza Casamento Coletivo neste domingo (13) em Recife


Um dos eventos mais esperados do calendário anual do Sesi, o Casamento Coletivo, terá sua 12ª edição neste domingo (13), às 15h, na unidade do Ibura, no Recife. Oitenta e seis casais, formados por trabalhadores da indústria, vão comemorar a união em cerimônia ecumênica, realizada por um padre e um pastor. Depois da festa, os noivos seguem para lua-de-mel no Hotel Portal de Gravatá. Essa é a segunda vez que recém-casados passam dias de descanso no Agreste, já que no início deste ano, o SESI realizou uma edição especial do Casamento Coletivo, em Caruaru, para mais de 80 casais.

A iniciativa é uma parceria do SESI Pernambuco, com o Marreta e o Sinduscon, que dividem despesas do bolo, vestido, traje do noivo, maquiagem, cabelo, registro do casamento civil no cartório, buffet e decoração do evento. Segundo o superintendente do SESI/PE, Ernane Aguiar, ao realizar o Casamento Coletivo, “a entidade cumpre sua missão de braço de responsabilidade social da indústria pernambucana. Com o auxílio no processo de desenvolvimento de ações de cidadania, o SESI contribui para o planejamento social, desenvolvimento humano, inclusão social e o fortalecimento do vínculo familiar”.

SESI/PE

ANTT obriga empresas a justificar por escrito negativa de gratuidade a idosos


As empresas de ônibus interestadual terão que justificar, por escrito, a razão da não concessão de gratuidade para idosos. Uma resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira (10), determina que as empresas emitam um documento explicando o motivo da recusa da gratuidade.

“As empresas prestadoras do serviço deverão, em qualquer caso, emitir documento ao solicitante quando da negativa de concessão do benefício”, diz um trecho da resolução. Além disso, o documento precisa conter data, hora e local. A resolução entrará em vigor no dia 9 de dezembro. Atualmente, as empresas não precisam se justificar formalmente aos idosos quando negam a gratuidade.

A obtenção do documento é importante, uma vez que o idoso pode formalizar uma reclamação à ANTT na própria estação rodoviária – aos fiscais ou nos postos da agência – caso constate, no dia do embarque, que a empresa ainda tem vagas de gratuidade disponíveis. Caso o passageiro se sinta lesado pela empresa, também pode contatar a ANTT por telefone, no número 166.

Prefeito de Jatobá, Robson Leandro emite nota de pesar pela morte do ex-vereador Evanildo Soares


Ascom/Pmj

Veja resultados de sábado no Brasileirão Séries A, B, C e jogos deste domingo


Campeonato Brasileiro 2015 (25ª rodada)
Coritiba 0 x 1 Internacional
Palmeiras 2 x 0 Figueirense

Campeonato Brasileiro Série B 2015 (25ª rodada)
América-MG 2 x 1 Náutico
Sampaio Corrêa 1 x 0 Ceará
Santa Cruz 2 x 0 Luverdense
ABC 0 x 0 CRB
Atlético-GO 0 x 0 Vitória
Macaé 1 x 1 Criciúma

Campeonato Brasileiro Série C 2015 (Primeira fase - 16ª rodada)
Madureira 1 x 1 Brasil de Pelotas
ASA 1 x 0 Salgueiro
Tombense 3 x 3 Guaratinguetá
Botafogo-PB 1 x 2 Vila Nova

Clique e confira jogos e classificação - clique em cima dos resultados dos jogos e assista os melhores momentos

SENAI/PE amplia oferta de cursos gratuitos na plataforma de ​Educação a Distância (EAD)


De olho na necessidade que o setor produtivo tem de capacitar seus colaboradores, mas compreendendo a dificuldade que as empresas enfrentam neste momento econômico, o Serviço Social da Indústria em Pernambuco (SESI/PE) resolveu ampliar seu programa de Educação a Distância (EAD). A entidade acaba de lançar 34 cursos e agora disponibiliza um total de 67 capacitações totalmente gratuitas para os trabalhadores da indústria. As inscrições podem ser feitas aqui.

Entre as novidades está o aumento da oferta nas áreas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), Comunicação e os cursos gratuitos para a comunidade. Em SST, o destaque está nas capacitações nas Normas Regulamentadoras (NRs), exigidas pelo Ministério do Trabalho; mas também há cursos que tratam de ergonomia a questões de impactos previdenciários como o Fator Acidentário de Prevenção (FAP) e o Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP). Na área de Comunicação, o foco está em atendimento ao cliente, pesquisa de mercado e a própria comunicação organizacional.

Apostador de Curitiba leva R$ 31 milhões da Mega Sena acumulada


A Mega-Sena sorteou na noite deste sábado (12/09), em Juiz de Fora (MG), os seis números do concurso 1.741. Quem vai levar o prêmio acumulado de R$ 31.114.779,74 para casa é um apostador de Curitiba (PR).

Os números sorteados foram: 15-18-20-32-48-49. A quina teve 82 apostas ganhadoras, com cada sortudo levando para a casa R$ 41.724,99. Outras 6.448 apostas levarão pelo prêmio da quadra R$ 758,03.

Se aplicado na poupança, o valor total do prêmio deste sábado rende cerca de R$ 217,6 mil por mês, segundo a Caixa Econômica Federal -- o equivalente a R$ 7,2 mil por dia.

Mais Loterias

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.