quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

OMS alerta para ondas de calor nos países da América do Sul


A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta para que os países da América do Sul se prepararem para ondas de calor, com possíveis impactos na saúde da população local.

As ondas de calor na região, segundo a OMS, têm potencial para reduzir a disponibilidade de água, aumentar o risco de incêndios florestais e provocar perdas na agricultura. Há ainda a possibilidade de interrupção de energia elétrica, o que pode prejudicar vários serviços.

De acordo com a OMS, 24 países do continente americano, entre eles o Brasil, foram afetados por ondas de calor nos últimos 12 meses.

Sonho de consumo é ficar livre das distribuidoras de energia elétrica - Artigo de Heitor Scalambrini Costa


Heitor Scalambrini Costa
Professor aposentado (não inativo) da Universidade Federal de Pernambuco

Há muito várias vozes clamam pelo incentivo ao uso da energia solar fotovoltaica em território brasileiro. Principalmente pelo fato desta tecnologia estar em pleno desenvolvimento, alcançando patamares técnico-econômicos atrativos e compatíveis com outras fontes de energia utilizadas para geração de energia elétrica. E também pelo fato de grande parte do país contar generosamente com quantidades expressivas do recurso solar, em particular o nordeste brasileiro.

Todavia obstáculos não faltaram e não faltam para que esta fonte de energia democrática, abundante, barata, e geradora de empregos locais, cresça no país. A ausência de políticas públicas é uma das maiores barreiras, assim como a atuação de “lobies” contrários as fontes renováveis.

Somente em janeiro de 2013 é que entrou em vigor a Norma Resolutiva (NR) 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – que estabeleceu regras para a micro e a mini-geração, permitindo que consumidores possam gerar sua própria energia e trocar o excedente por créditos, dando desconto em futuras contas de luz –alavancando assim o uso desta fonte energética.

Votos de Feliz Natal da Infomoda Informática

Divulgação/Infomoda

Ex-presidente da Petrobras tem aposentadoria cassada


A Controladoria-Geral da União cassou a aposentadoria do ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli. Ele chefiou a estatal entre 2005 e 2012, durante os governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

O ato foi publicado na edição do Diário Oficial da União de terça-feira (24) e é assinado pelo ministro substituto da CGU, Valmir Gomes Dias. Com base em parecer de 6 de dezembro, a CGU entendeu que a aposentadoria pôde ser cassada porque o petista praticou infrações disciplinares à frente do cargo.

Vereador Delano de Dona Santa deseja Feliz Natal aos petrolandenses

Divulgação/Delano de Dona Santa

Aroeira: o que é proteção da mata ciliar também é fonte de renda na foz do São Francisco



A necessidade de se criar e viabilizar tecnologias para o desenvolvimento sustentável por meio de energia limpa, como, por exemplo, projetos que promoveram o acesso à luz elétrica com auxílio da energia fotovoltaica facilitando não só a convivência em áreas de pobreza, como também oportunizando gerar renda através da produção seja na agricultura ou irrigação, serviu de base para a elaboração de um projeto que viu na pimenta rosa, fruto extraído da Aroeira, uma fonte rentável para comunidades no interior do Estado de Alagoas. O objetivo era pensar para além da atividade extrativista simples e predatória, e tornar-se exemplo de sustentabilidade. A ação chega a atender cerca de 500 famílias em Piaçabuçu.

A Aroeira é uma árvore encontrada em abundância na região da foz do Rio São Francisco. Oriunda de fruto perfumado e saboroso, a especiaria é utilizada como tempero na alta gastronomia. Também conhecida como aroeirinha e aroeirinha de praia, a árvore nativa da Mata Atlântica brasileira tem como nome científico Schinus terebinthifolius. E é dessa especiaria que inicialmente a comunidade de São José da Tapera, em 2004, passou a fazer o beneficiamento do fruto comum na região.

Rogério Leão recebe título de cidadão de São Benedito do Sul


O deputado estadual Rogério Leão, presidente da Comissão de Negócios Municipais da Assembleia Legislativa de Pernambuco, recebeu, na tarde dessa sexta-feira (20), o título de cidadão de São Benedito do Sul. A entrega do diploma aconteceu em uma Sessão solene, no clube municipal.

A proposição da honraria ao deputado Rogério Leão foi aprovada por unanimidade dos vereadores que compõem a Casa Legislativa, sendo a mesma, de autoria da vereadora Marluce Gonçalves, que no ato de entrega do diploma, em um belo discurso, leu o histórico político de Rogério Leão e cravou:

"Rogério, gostaria de parabenizá-lo pelo grande exemplo de político que é, para o nosso Estado. Dizer que é digno da homenagem de minha propositura e, especialmente, gostaria de agradecê-lo pelos relevantes serviços que têm prestado à nossa terra. Agora, que é gente da nossa gente, sei que o nobre deputado, que fez tanto por nós, continuará fazendo ainda mais", disse a vereadora.

Mensagem de Natal de Lourival Simões, Anna Tereza e família

Divulgação

Smartphones usados em excesso prejudicam crianças, revela pesquisa



Uma pesquisa realizada pela Agência de Esportes do Japão descobriu que a força física e a capacidade atlética das crianças sofreram queda.

A agência disse que isso se deve em parte ao uso de smartphones.

O estudo, realizado anualmente no Japão, verifica as atividades físicas, tais como corridas e lançamentos de bolas, assim como o estilo de vida das crianças. A pesquisa deste ano cobriu mais de 2,1 milhões de estudantes do quinto ano do curso primário e do segundo ano do curso ginasial.

A média nacional da capacidade física teve queda em comparação ao ano passado, tanto no caso dos meninos como das meninas. A média dos meninos do quinto ano caiu para o nível mais baixo desde que a pesquisa começou a ser realizada em 2008.

O estudo descobriu que as crianças, especialmente os meninos do curso primário, passam mais tempo assistindo à televisão ou utilizando smartphones.

O tempo médio que os estudantes do curso ginasial passam praticando atividades atléticas caiu em mais de 90 minutos por semana.

Agência Brasil

Prefeito assassinado é velado na Câmara Municipal de Granjeiro, no interior do Ceará

Velório na Câmara Municipal de Granjeiro é acompanhado por vereadores e moradores — Foto: Valéria Alves
João Gregório Neto estava caminhando quando foi atingido em Granjeiro, no sul do Ceará — Foto: Divulgação/Prefeitura de Granjeiro

O corpo do prefeito da cidade de Granjeiro, João Gregório Neto, conhecido como “João do Povo”, é velado na Câmara Municipal de Vereadores da cidade, no interior do Ceará, nesta quarta-feira (25). Parlamentares, familiares e moradores do município participaram da sessão solene em homenagem ao gestor.

João do Povo foi morto a tiros enquanto caminhava próximo à parede do Açude Junco, no entorno da casa onde morava, em Granjeiro. A vítima foi atingida pelas costas. A polícia apura a autoria e a motivação do crime, mas nenhum suspeito foi preso até o momento.

Após o velório na Câmara, o corpo segue para a cidade de Várzea Alegre, onde João morou parte da vida e será sepultado às 17h. Também está programada uma bênção religiosa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em Granjeiro, o clima da cidade ainda é de consternação. Centenas de pessoas comparecem às últimas homenagens ao gestor municipal.

O vereador Luís Márcio Pereira, presidente da Câmara, destaca que foi uma notícia “muito triste” e que chama atenção porque um assassinato semelhante foi registrado nas proximidades do açude Junco, há dois anos.

“Isso nos causa comoção e preocupação. A gente quer logo que todas as autoridades descubram quem efetuou os disparos. É uma situação que causa dor, mas também traz muito medo na gente”, comenta Márcio.

Edmilson Leite, prefeito da cidade vizinha, Caririaçu, está em Granjeiro e disse que o outro município também está de luto. “Há alguns anos, Granjeiro era distrito de Caririaçu, então os prefeitos têm uma boa amizade. Sempre tive o maior respeito pelo João. Ele queria muito ver o município dele se desenvolvendo”, conta.

Moradores denunciam carro com suspeitos

Segundo moradores da cidade, um carro com suspeitos foi visto se aproximando do gestor municipal. Logo depois, foram ouvidos pelo menos três disparos. O carro utilizado pelos criminosos foi flagrado por uma câmera de segurança.

O governador Camilo Santana determinou "rigor absoluto nas investigações, com reforço de equipes na região, para que os criminosos sejam identificados e presos o mais rápido possível". A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou, na manhã desta quarta, que as diligências continuam para encontrar os assassinos.

Os vereadores da cidade de Granjeiro devem definir nesta quinta-feira (26) como será a posse do atual vice-prefeito Ticiano Tomé (PSDB)

Por Valéria Alves e Nícolas Paulino, G1 CE

Colisão entre caminhão e carro deixa um morto e sete feridos na BR-232, em Pesqueira

Carro colidiu frontalmente com um caminhão na BR-232, em Pesqueira — Foto: PRF/Divulgação

Uma colisão entre um carro e um caminhão deixou um morto e sete gravemente feridos na madrugada desta quarta-feira (25), na BR-232, em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos bateram de frente na rodovia. O motorista do carro, Fagner Leite, de 25 anos, morreu no local.

Ainda segundo a PRF, os sete feridos foram levados para um hospital de Pesqueira. Todos estão em estado grave. O motorista do caminhão não ficou ferido, fez o teste do bafômetro e o resultado foi normal. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Por G1 Caruaru

Petrolândia: Clínica Mais Saúde informa atendimentos para esta quinta-feira (26/12); Confira e marque sua consulta





A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para esta quinta-feira, 26 de dezembro de 2019. Confira abaixo

Quinta-feira (26)

Dr. Waldir Tenório - Cardiologista
Dra Talita Novaes (Clínica Geral)
Dr Alyson Quirino (Cirurgião Dentista)
Dra Thaísa Patrícia (Fisioterapeuta)
Agende sua consulta pelo cel: 87 9.9659-3298 - tel. 87 - .3851-0533
Adquira já o seu cartão de desconto SYSTEM SAÚDE e ganhe excelentes descontos!
SAIBA SOBRE O SYSTEM SAÚDE

Petrolandense Max Jockesi conquista medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática e é destaque em noticiário da TV Asa Branca


O estudante petrolandense Max Jockesi Barbosa Soares, 16 anos, aluno do IFPE-Campus Floresta, conquistou medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2019. A medalha vai se juntar à grande coleção de prêmios já conquistados pelo filho da professora petrolandense Josineide Soares, com troféus, medalhas e certificados, além de uma Moção de Aplauso concedida ao adolescente pela Câmara Municipal de Petrolândia.

Nessa segunda-feira (16), Max Jockesi foi destaque no AB TV 2ª Edição, noticiário noturno da TV Asa Branca, afiliada da TV Globo. A reportagem de Jaira Lima foi gravada no IFPE e mencionou o desempenho do jovem na OBMEP e no xadrez, modalidade esportiva na qual obteve vários prêmios, inclusive nos Jogos Escolares e Jogos Intercampi do IFPE. 

O vídeo com a entrevista de Max Jockesi está disponível na Globo Play. Confira aqui>https://globoplay.globo.com/v/8170175/


Notícias relacionadas

Governo de Pernambuco repassa R$ 4,2 milhões para equipamentos de assistência social dos municípios


Buscando o fortalecimento e a manutenção do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, reforçou, nesta segunda-feira(23), o cofinanciamento fundo a fundo para os municípios pernambucanos através do repasse de R$ 4,2 milhões. O valor foi liberado no fim da tarde para o Fundo Estadual de Assistência Social e vai servir para o fortalecimento dos equipamentos de assistência social municipais. Todas as cidades que estiverem regulares na modalidade receberão o repasse.

Os recursos liberados totalizam R$ 4.241.834,27, distribuídos nas seguintes linhas de cofinanciamento: R$ 2.753.334,27 para o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), mais R$ 672.500,00 para o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos nos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS municipal), além de outros R$ 816.000,00 voltados para Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes de execução direta e/ou parceira com Organização da Sociedade Civil.

“O cofinanciamento é uma demanda dos municípios, que necessitam desses repasses para continuarem fortalecendo sua política de assistência. E esse valor se soma a outros R$ 3,3 milhões repassados este ano, totalizando R$ 7,5 milhões. Fortalecer o SUAS é um compromisso da gestão do governador Paulo Câmara. Em Pernambuco estamos buscando o equilíbrio da política da assistência, que é justamente aquela que chega aos mais vulneráveis”, pontua o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes.

Durante o ano, a gestão estadual mostrou o compromisso com a Assistência Social com programas voltados para a população mais vulnerável. Um exemplo é o 13º do Bolsa Família, que injetará R$ 175 milhões na economia estadual, beneficiando mais de um milhão de famílias pernambucanas.

Assessoria de Comunicação
Governo de Pernambuco

Petrolândia: Líder em irrigação, Comercial Lambu deseja Feliz Natal para clientes e amigos

 

Empresa líder em irrigação, a Comercial Lambu deseja a clientes e amigos um Feliz Natal e um próspero ano novo.

Em Petrolândia, a Comercial Lambu conta com uma vasta gama de produtos para atender ao homem do campo e da cidade. Também conta com uma linha completa de adubos foleares e para fertirrigação, serviços de rebobinamento de motores de diversos portes, conserto de bombas e motores elétricos e a combustão.

Também realiza projetos de irrigação e dimensionamentos de bombas.

Comercial Lambu
Avenida Marques de Olinda - Petrolândia
Em frente ao Clube Velho Chico
Cel. (87) 99917-0066


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Hoje tem NATAL VIP no Maria Fumaça com Evânio Barbosa e Pagode Pra Recordar


Aproveite a programação do NATAL VIP no cada vez melhor Bar e Restaurante Maria Fumaça, a melhor música, a melhor culinária na Orla Fluvial de Petrolândia.

Contato: 87 3851-0376.

Divulgação/Bar e Restaurante Maria Fumaça

Petrolândia: Bar e Restaurante Maria Fumaça deseja Feliz Natal para clientes e amigos

Divulgação/Maria Fumaça

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta quarta-feira, 25 de dezembro; veja lista


Mudam de idade hoje (Quarta-feira 25 de dezembro de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial a Cleice Nataly Souto, Isabel Rodrigues , Carlos André de Sá, Natanael Caetano , Natanael Caetano , Vera Lucia, Emanoel Victor Victor, Jamilly Aquisa, Iraci Nogueira Barros, Ana Nathalia, Paulo Ricardo M Menezes , Jamilly Áquisa , Thaynnah Ferreira, Juarez Patriota, Guilherme Oliveira e Pedro Cavalcante (In Memorian)

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Floresta-PE: Banco do Nordeste realiza reunião ordinária do Comitê Gestor Territorial da Ovinocaprinocultura do Polo Itaparica




Floresta - PE - O Banco do Nordeste realizou na segunda-feira, 23/12/2019, no auditório do IF - Instituto Federal - Sertão Campus Floresta, 8ª reunião ordinária do Comitê Gestor Territorial da Ovinocaprinocultura do Polo Itaparica - Rota do Cordeiro e PRODETER (Programa de Desenvolvimento Territorial), para tratar assuntos relacionados as metas do Plano de Ação Territorial e Carteira de Projetos da Rota do Cordeiro, em especial, os encaminhamentos do Projeto do Abatedouro Frigorifico de Caprinos e Ovinos com certificação federal (SISB), investimento que será balizador para o desenvolvimento da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura de corte da região.

Nessa reunião de alinhamento foram discutidas a forma de repasses dos recursos a serem aportados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Foi discutido ainda que será promovida a celebração de convênio com o município de Floresta - PE. e que ficará responsável pela execução de implantação do empreendimento, sob a supervisão e acompanhamento da Codevasf.

Durante a reunião foram apresentadas sugestões e novas ações para formatação no Plano de Ação da Ovinocaprinocultura e que serão encaminhadas à Superintendência do BNB, em Recife, para a Célula de Desenvolvimento Territorial para análise.

A reunião foi coordenada pelo Agente de Desenvolvimento do BNB, Adelmo Azevedo. Contou com representantes dos municípios; Floresta, Itacuruba, Petrolândia e Inajá. Técnico da secretaria municipal de Agricultura de Floresta, Sr. Osorio Leite; Técnico da Secretaria de Agricultura de Itacuruba, Sr. Emanuel Guedes; Técnico do IPA, Sr. Cristovão Barbosa; Técnica do Prorural, Sra.Niedja Batista; e Associação Provida, através da sua Coordenadora, Sra. Claudia Leal.

Por Assessoria de Comunicação
Banco do Nordeste

Petrolândia: Bar e Balneário Roça de Samyr abre para seu lazer no feriado de Natal, nesta quarta-feira (25/12)


Quem está de folga nesta quarta-feira (25/12/2019),  pode aproveitar o feriadão de Natal no Bar e Balneário Roça de Samyr, situado na estrada do Mirante da Serrota. O local está aberto, com serviço de bar e restaurante, acesso ao Lago de Itaparica e amplo espaço para guardar com segurança os veículos e reboques dos proprietários de motos aquáticas e lanchas, além da refrescante cascata de água corrente que faz a alegria da criançada.

O Bar e Balneário Roça de Samyr, em Petrolândia, é o ponto ideal para quem deseja desfrutar de lazer no Lago de Itaparica sem preocupações com acesso ao rio, estacionamento e alimentação.

Os mergulhadores também encontram no Bar e Balneário Roça de Samyr um ponto de apoio para conhecer as ruínas submersas no Lago de Itaparica, como a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e o prédio da Charqueada..

O restaurante serve as delícias preparadas pela cozinha da tia Leni, com saborosos pratos como peixe frito, baião-de-dois e buchada de bode.

O Bar e Balneário do empresário e mergulhador Samyr Oliveira está localizado na estrada para o Mirante da Serrota, a menos de 10 minutos do centro de Petrolândia. O local já é ponto de referência para os esportistas náuticos, além de possuir campo de paintball que funciona aos sábados e domingos.

Então, prepare o seu equipamento e aproveite horas de lazer, aventura, esporte e diversão no Lago de Itaparica, em Petrolândia. Contato com o Bar e Balneário Roça de Samyr: 87 99967-2849.

O Bar e Balneário Roça de Samyr está no Google Maps. Escolha a melhor rota e divirta-se no Lago de Itaparica.

Veja abaixo imagens de arquivo do Blog de Assis Ramalho registradas no Balneário do Samyr



Redação do Blog de Assius Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR