segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Na Bahia, padrasto mata menino de 4 anos com 20 facadas por ele não parar de chorar

Antes de matar a criança, o homem deu oito facadas na mãe do menino, que foi socorrida. Depois, ele se jogou do primeiro andar de um prédio. O caso aconteceu em Santo Antônio de Jesus, na Bahia

Um homem matou enteado de 4 anos e deixou a mãe da criança ferida na noite do último sábado (12/10), na cidade de Santo Antônio de Jesus, no interior da Bahia. Segundo a polícia local, o homem desferiu 20 golpes de peixeira no menino porque a criança na parava de chorar. No momento do ataque, o menino presenciava a mãe sendo esfaqueada pelo padrasto. A mulher foi socorrida com 8 perfurações.

Em entrevista ao Correio, o delegado do caso, Adilson Bezerra, disse que, após o ataque, o homem se jogou do primeiro andar do prédio. “Com a chegada da Polícia Militar, ele aplicou um golpe de peixeira no próprio corpo e se jogou da janela do primeiro andar”. Para o delegado, ele tentou simular um suicídio.

Jatobá: Em entrevista, vice-prefeito e pré-candidato a prefeito em 2020, Éder Rodrigo critica gestão de Goreth Varjão; ''Um governo sem projetos e sem planejamento''


Em Jatobá, no Sertão de Pernambuco, vários pré-candidatos já despontam no panorama das próximas eleições de 2020. Além da prefeita e provável candidata a reeleição, Goreth Varjão, o atual vice-prefeito Eder Rodrigo, os vereadores Zé Dantas e Neném do Hospital, o ex-vice-prefeito Nestor Soares, o empresário Nivaldo Júnior, o ex-prefeito Robson e o funcionário da Chesf, Rogério Ferreira, são outros nomes que poderão compor chapas no próximo ano. 

Para falar sobre o cenário político da vizinha cidade, o vice-prefeito do município de Jatobá, Éder Rodrigo, esteve em Petrolândia, onde foi entrevistado, ao vivo, pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no 'Acordando com as Notícias', programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia. A entrevista aconteceu no dia em que Jatobá completou 24 anos de emancipação política, em 28 de setembro. Na conversa, Éder criticou a gestão da prefeita Goreth Varjão que, segundo ele, faz "um governo sem projetos e sem planejamento".

O vice-prefeito é servidor público federal desde 2006, com passagens pelo INCRA e pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, filiado ao PRB. Na entrevista, Éder justificou sua provável candidatura em possível disputa com a atual prefeita, “por discordar da condução da atual gestão da prefeita Goreth. ''Desde o início do governo, resolvi romper politicamente e fazer oposição". Segundo ele, "o município de Jatobá precisa urgentemente de um modelo de gestão pública inovador e moderno, capaz de criar condições que estimulem a geração de emprego e renda, além de prestar serviços públicos essenciais com qualidade. Não vi nada disso na atual gestão. Por isso coloco meu nome à disposição como pré-candidato a prefeito para 2020, lembrando que a oposição possui outros nomes qualificados que terão o meu apoio, caso não seja eu o escolhido. O importante é que a oposição tenha maturidade e serenidade, necessárias para formar uma grande coalizão em prol do município", disse (o vídeo da entrevista está disponível no fim desta matéria).

Veja alguns tópicos da entrevista;

Sobre os motivos do rompimento com o grupo da prefeita Goreth Varjão, ele alegou falta de espaço para desenvolver seus planos e agregar ideias ao modelo de governo.

''Não consegui ter uma participação que eu imaginaria que iria ter. Sei das limitações do cargo de vice, mas eu pensei que a gente conseguiria fazer um trabalho de união para a gente, nos quatro anos, andar de mãos dadas. Mas, no processo de formação de governo, muitas coisas eu não tive acesso, não participei da fase de transição e tudo isso foi gerando uma avaliação pessoal minha, dizendo qual era o meu papel quando vice. Ainda tentei por diversas vezes buscar espaço, mas percebi que não tive espaço nenhum. Para que você tenha uma ideia, no primeiro escalão eu não indiquei sequer um secretário na formação de governo, então desde o início eu não tive espaço. Não sei qual foi a avaliação que eles tiveram, mas eu fui alijado do processo de governar. E aí, ainda passei quase um ano  buscando o governo, me oferecendo para participar, mas, infelizmente, vi que não tinha espaço e aí eu rompi com eles'', desabafou Eder.

Perguntado se estaria decepcionado, ele afirmou que sim.

''Muito, muito (decepcionado). por que a gente avaliava que iria fazer um trabalho realmente de progresso, de desenvolvimento da cidade, mas, infelizmente, não é isso que Jatobá vem presenciando'', explicou.

Para o vice-prefeito, gestão de Goreth Varjão é de um governo sem planejamentos e sem projetos.

''Eu desafio a chegar alguém (na prefeitura) e dizer 'olha eu quero um projeto aí (de qualquer pasta). vocês não têm dinheiro - se alega muito que o município não tem dinheiro -, então eu quero um projeto de tal área. Mas eles não têm, por falta de planejamento. É um governo sem planejamento e sem projetos'', declarou o vice.

Perguntado se ainda aceitaria concorrer eu uma chapa como vice-prefeito, ele praticamente descartou a possibilidade.

''A princípio, não tenho interesse em (concorrer para) ser novamente vice. Mas, se for em prol de um bem maior, eu encaro novamente. Mas, eu não tenho essa pretensão. Eu posso até não sair candidato. O importante, no momento, é a gente construir um projeto e oferecer para a sociedade, independendo de ser eu, fulano ou sicrano. O município tem que estar acima de todos e de tudo", enfatizou Éder.

Sobre e a escolha da chapa majoritária do grupo a que ele se uniu vai ser por meio de pesquisa, Éder deixou claro que a pesquisa é apenas um item a ser considerado. 

''Acho que é uma conjugação de fatores (que vai determinar a escolha). Acho que a pesquisa ela dá um norte, que vai ser utilizado para a gente escolher um nome", disse Eder.

O vice-prefeito encerrou a entrevista com uma declaração de amor ao município de Jatobá.

Veja abaixo a íntegra da entrevista em dois vídeos

Bahia decreta estado de emergência por manchas de óleo no litoral



O governador em exercício do estado da Bahia, João Leão, assinou hoje (14) três documentos que visam ajudar o estado a conter a mancha de óleo que se espalha rapidamente pelo litoral da Região Nordeste. Entre eles, a declaração de emergência nos municípios afetados pelo desastre ambiental. O decreto permite que verbas contingenciais sejam usadas na contenção do óleo. João Leão assinou também um termo de recebimento de ajuda da sociedade civil e uma carta pedindo apoio ao governo federal.

“O decreto tem o intuito de nos ajudar a resolver o problema. Ele trata da participação do Estado e dos municípios neste processo para nos habilitar a receber recursos federais. O segundo documento é sobre a cooperação dos capelães do Brasil, que nos ofereceram 5 mil pessoas [voluntários]. Já o terceiro solicita o apoio da Petrobras, que é quem entende do assunto”, explicou o governador.

Unidade produtiva do Sertão do São Francisco é georreferenciada pelo Iterpe

Ampliação da autonomia das famílias rurais é o principal benefício esperado com o resultado do trabalho (Foto: Divulgação/Iterpe)

As famílias rurais que vivem na Unidade Produtiva João Rodrigues Primo, localizada na região do São Francisco, foram beneficiadas com o gerreferenciamento de 90 hectares de terra do imóvel rural. O trabalho desenvolvido pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) teve como objetivo a medição dos lotes, para que as 15 famílias sejam contempladas com os mapas cartográficos individualizados necessários para cada um adquirir a escritura individual da terra.

O georreferenciamento finalizado nesta sexta-feira (11/10) foi resultado do compromisso assumido pelo Iterpe no mês de fevereiro deste ano, durante a visita da equipe à unidade produtiva junto com sua equipe gestora de execução de ações agrárias. “A individualização dos lotes representa mais um avanço no desenvolvimento agrário em Pernambuco, principalmente porque a comunidade rural a partir de agora terá mais chances de ampliar a sua autonomia”, comemorou o presidente da instituição, Altair Correia.

Petrolândia: Nutricionista Iara Nogueira atende na MedClinic nesta terça-feira (15/07)


A MedClinic - Clínica Especializada informa que a nutricionista Iara Nogueira atenderá nesta terça-feira, 15 de outubro de 2019.

Mais atendimento da semana

Quinta e sexta-feira: Cardiologista Dr. Cleobenysson Cruz

Sexta-feira: Dermatologista Dr. Paulo Elísio Lustosa

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.
Orla da cidade.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic

Petrolândia: Clínica Mais Saúde informa atendimento para esta terça-feira (15/10); Confira e marque sua consulta







A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para esta terça-feira, 15 de outubro de 2019. Confira cartaz acima.


Agende sua consulta pelo cel: 87 9.9659-3298 - tel. 87 - .3851-0533

Adquira já o seu cartão de desconto SYSTEM SAÚDE e ganhe excelentes descontos!

SAIBA SOBRE O SYSTEM SAÚDE

Veja abaixo: Profissionais, Farmácias e Empresas que são credenciados e as vantagens do convênio System Saúde; adquira já o seu!

Tacaratu/Eleições 2020: Cotado a concorrer a prefeitura no próximo ano, presidente da Câmara será entrevistado ao vivo no 'Acordando com as Notícias' desta quarta (16/10/) na Web Rádio Petrolândia


O presidente da Câmara Municipal de Tacaratu, Givaldo Torres de Oliveira, conhecido como 'Givaldo Crente' será entrevistado ao vivo nesta quarta-feira (16/10/2019), pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no 'Acordando com as Notícias', programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Nos bastidores, Givaldo é comentado por parte da população de Tacaratu, município do Sertão de Pernambuco, como um dos prováveis nomes na eleição de 2020, na sucessão do atual prefeito José Gerson que conclui seu segundo mandato, o presidente da Câmara Municipal de Tacaratu

Na entrevista, que deverá ter início a partir das 07h30, entre outros temas, ele vai falar sobre assuntos pertinentes ao município, dos trabalhos executados pela Casa Legislativa e também fará avaliação do que se espera para as eleições de 2020.

O ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

Posteriormente a entrevista será transformada em reportagem no Blog de Assis Ramalho.

Notícias relacionadas






Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:30 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar. O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Durante o programa, o ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Petrolândia: Dr Jefferson Técio (Fisioterapeuta) é conveniado ao ALFA SAÚDE; adquira seu cartão de desconto

Apresentamos nosso mais novo profissional conveniado, Dr.Jefferson Técio, Fisioterapeuta. Um profissional super competente e simpático, ele atende no Laboratório IDEAL DIAGNÓSTICOS, na Avenida Prefeito José Gomes de Avelar, 404,Centro, Petrolândia,Fone 3851 2844.

Adquira já o seu Cartão de desconto ALFA SAÚDE!

Informações pelo fone 9 9965 2169.

Venha fazer parte da nossa família ALFA SAÚDE !

Saiba mais sobre o ALFA SAÚDE

Prefeitura de Petrolina volta a remover baronesas do Rio São Francisco e amplia mutirão de limpeza na orla

Foto: Prefeitura de Petrolina

Durante toda esta semana, a Prefeitura de Petrolina está fazendo um mutirão de limpeza na Orla de Petrolina. Ao todo, cerca de 1 quilômetro de faixa do rio receberá o programa ‘Cidade Mais Limpa’. Estão sendo realizados os serviços de capina, retirada de ervas daninhas e principalmente a remoção das baronesas na extensão das orlas I e II.

O trabalho está sendo executado por uma equipe composta por 7 pessoas que, manualmente, irão retirar as baronesas de dentro do rio e também com uma máquina motoniveladora.

Petrolândia: Excursão para Aracaju acontece no dia 17 de novembro com Juliano Vans; Faça sua reserva

Divulgação/Juliano Vans

200 toneladas de óleo foram recolhidas nas praias do Nordeste


Um total de 198,5 toneladas de borra de petróleo já foram recolhidos das praias do Nordeste brasileiro até esta segunda-feira, 14, apurou o jornal O Estado de S. Paulo. O material retirado por equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de agentes estaduais e municipais tem sido levado para aterros industriais. Parte dele é incinerada.

Já são 43 dias desde a primeira detecção do material. A preocupação neste momento é saber quanto do óleo ainda chegará às praias. Simplesmente não se sabe, neste momento, se a situação já está controlada ou quanto do petróleo ainda chegará ao litoral, dado que se trata de uma matéria pesada, que avança no fundo do mar.

Petrolândia: Professor Sandro Ramos recebe matrículas de alunos iniciantes de teclado e violão para iniciantes


Quer aprender a tocar Teclado e Violão? Em Petrolândia, o professor Sandro Ramos  (foto) está formando turmas, com um valor de mensalidade que cabe no seu bolso. Faça sua matricula pelo fone 87 9 9995 5385.

Aulas só para iniciantes. Crianças a partir de 10 anos podem estudar. Turno: Noite, com vagas limitadas.

Blog de Assis Ramalho
Com informações do prof. Sandro Ramos

Serra Talhada recebe o 14º Encontro Nordestino de Xaxado de 6 a 10 de novembro


Evento em Serra Talhada atrairá grupos de xaxado de todo nordeste e convidados do norte e sul do país (Foto: Sebastião Costa)

O Xaxado vai tomar conta do Sertão do Pajeú. De 6 e 10 de novembro acontece a 14ª edição do Encontro Nordestino de Xaxado, em Serra Talhada. O evento vai ocorrer na Estação do Forró, escolas da rede pública de ensino e nos distritos da Zona Rural. O acesso ao público é gratuito.

O Encontro Nordestino de Xaxado, promovido pela Fundação de Cultura Cabras de Lampião de Serra Talhada, é um dos mais importantes eventos do interior e reúne apresentação de grupos de várias regiões e Estados. O Encontro inclui, além das apresentações do ritmo, outras linguagens, entre elas, oficina de dança, feira de artesanatos, mostra de comedoria sertaneja, shows musicais e passeio turístico e ecológico ao Sitio Passagem das Pedras (onde o cangaceiro Lampião nasceu) e à Fazenda Pedreira (local onde morava o primeiro inimigo de Lampião, o Zé Saturnino).

PRF recolhe 52 veículos irregulares durante Operação Aparecida no Agreste de Pernambuco


Em três dias foram emitidas 140 autuações por ultrapassagens em local proibido (Foto: Divulgação/PRF)

Entre sexta-feira (11) e domingo (13), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recolheu 52 veículos irregulares nas BRs 232 e 104, que cortam Caruaru e municípios vizinhos, no Agreste de Pernambuco. A ação fez parte da Operação Aparecida 2019, que registrou três acidentes com cinco feridos nesse período. No ano passado, a operação teve um dia a mais e foram registrados três acidentes com dois feridos.

O acidente mais grave ocorreu na tarde do domingo (13), no quilômetro 110 da BR 232, em Bezerros. Uma caminhonete que transportava abacaxis saiu da pista e capotou. Os três ocupantes ficaram feridos e foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital de Bezerros.

Ex-integrante do grupo de K-Pop f(x) é encontrada morta


Ex-integrante do grupo de K-pop f(x), a artista Choi Jin-ri, 25, mais conhecida por seu nome artístico Sulli, foi encontrada morta. De acordo com a BBC, a cantora estava em sua residência na cidade de Seongnam, na Coreia do Sul.

A delegacia de Seongnam apura as circunstâncias da morte da jovem e encontrou indícios de suicídio. A polícia informou ainda que Sulli sofria de depressão.

Como renegociar a dívida com o banco para não perder a casa própria



O número de imóveis retomados pelos bancos por causa de dívidas dos mutuários dobra ano a ano.

Hoje, são entre 90 mil e 100 mil unidades, segundo a Resale, que é uma plataforma especializada na venda desses imóveis, feita com base nos balanços dos principais bancos do país: Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander.

O alto índice de desemprego e a falta de planejamento na hora de comprar a casa própria podem acarretar inadimplência e até perda do imóvel. Houve uma facilidade muito grande para aquisição da casa própria, mas muitos consumidores não estavam preparados para o tamanho da dívida.

O contrato de alienação fiduciária permite que o banco tome o imóvel de volta quando três parcelas do financiamento atrasam. Ao atrasar uma mensalidade, o devedor deve recorrer à sua reserva financeira, como poupança ou FGTS.

Ministério da Justiça modifica regras para deportação de estrangeiros


Ministro Sérgio Moro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou no Diário Oficial da União de hoje (14) uma nova portaria alterando as regras para deportação e repatriação de estrangeiros considerados perigosos.

Aplicáveis também no caso de pessoas que tenham praticado atos contrários “aos princípios e objetivos dispostos na Constituição Federal”, a Portaria nº 770 torna sem efeito a Portaria nº 666, de julho de 2019.

Segundo o ministério, as novas regras sobre impedimento de ingresso no Brasil, repatriação e deportação garantem os princípios da ampla defesa e da segurança jurídica. Entre as principais mudanças em relação à portaria anterior está a ampliação do prazo para que pessoas obrigadas a deixar o país recorram da decisão administrativa. Pela Portaria nº 666, este prazo era de 48 horas, ou seja, dois dias a partir da notificação. Já a Portaria nº 770 garante cinco dias para o interessado se defender.

Fake news sabotaram campanhas de vacinação na época do Império

James Gillray/Anti-Vaccine Society Print

O Brasil acaba de perder o certificado de país livre do sarampo. Depois de passar quase duas décadas registrando alguns poucos casos importados da doença, o país contabiliza neste ano 5,4 mil doentes e seis mortos. Uma das razões da volta do sarampo, segundo especialistas, é a desinformação dos pais, que têm caído em fake news que acusam a vacina de ser perigosa para a saúde dos filhos. Dos seis mortos, quatro eram bebês que não haviam sido vacinados.

O medo das vacinas não é novo no Brasil. É até mais antigo do que a célebre Revolta da Vacina, de 1904. O país viveu um drama sanitário do mesmo tipo no decorrer do século 19. A doença em questão era a varíola — hoje erradicada do mundo. Apesar de os governos de dom João VI, dom Pedro I e dom Pedro II terem oferecido a vacina gratuitamente aos súditos, muitos fugiam dos vacinadores, o que contribuía para que as epidemias de varíola fossem recorrentes e devastadoras.

Documentos históricos guardados no Arquivo do Senado, em Brasília, mostram que a baixa adesão às campanhas de vacinação foi um problema que atormentou os senadores do início ao fim do Império.

Consertar ao invés de descartar, uma aposta contra o consumo incessante



“Descartá-los é melhor do que remendá-los. Quanto mais remendos, mais miseráveis, quanto mais remendos, mais miseráveis ... ”, rezava uma das orientações ensinadas às classes altas no livro Admirável Mundo Novo, escrito pelo britânico Aldous Huxley, 87 anos atrás.

A reportagem é de Nicolás Hernández Gómez, publicada por El Tiempo, 06-10-2019. A tradução é do Cepat.

O conteúdo desta obra pode ser lido como uma premonição da sociedade atual. No mundo de Huxley, os remendos e os consertos eram atos socialmente desprezíveis, as pessoas tinham que comprar coisas novas para provar seu status. E hoje não é muito diferente.

É a religião do 'compra e descarta', impulsionada por um hábil marketing, os lançamentos constantes de todos os tipos de dispositivos 'mais modernos', o desejo de consumo, o esnobismo e a famosa frase 'sai mais barato comprar um novo do que consertar este... e, além disso, novidade!

Como recorrer de multas aplicadas pela PRF



É comum que muitas pessoas deixem de acessar seus direitos devido à burocracia que imaginam encontrar. Um exemplo disso é o recurso de multas de trânsito.

Como a aplicação das multas pode ser feita por diferentes órgãos, os meios pelos quais é possível apresentar sua defesa podem também sofrer algumas variações. Mas, não se preocupe, pois iremos ajudá-lo.

Se você recebeu alguma multa aplicada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), confira, aqui, o passo a passo de como proceder.

Recurso de multas PRF

O trânsito brasileiro é fiscalizado por diversos órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito. De modo geral, a incumbência de fiscalização varia entre órgãos municipais, estaduais e federais.

Neste último caso, inclui-se a fiscalização das rodovias e estradas federais, cujos órgãos fiscalizadores são tanto o DNIT quanto a PRF.

As rodovias e estradas federais são aquelas que conectam dois ou mais estados ou as fronteiras do Brasil com outros países. Caso você tenha recebido uma multa mas não sabe qual órgão a aplicou, basta observar a informação que consta no cabeçalho da notificação de autuação.

Qualquer autuação de trânsito, independentemente do órgão aplicador, garante ao motorista o direito de defesa em até três fases, com julgamento por diferentes comissões. Caso sua multa tenha sido aplicada pela PRF, siga os passos apresentados adiante e saiba como recorrer.

Notificação de autuação

O primeiro passo para acessar seu direito de defesa é atentar-se à notificação de autuação. Este é o nome dado ao documento enviado para notificar a infração detectada pelo órgão fiscalizador.

A autuação pode ocorrer a partir da abordagem do agente fiscalizador. Contudo, na maioria das vezes, em especial em rodovias, a notificação de autuação é enviada posteriormente ao endereço do proprietário do veículo.

A notificação de autuação ainda não implica na aplicação da penalidade. Isto significa que ainda não há a soma de pontos na CNH nem cobrança de multa. É a partir deste documento que o motorista terá a possibilidade de apresentar sua defesa prévia.

Defesa prévia

A defesa prévia é o primeiro momento para pleitear a anulação da multa. Contudo, para isso, é elementar respeitar o prazo constante na notificação de autuação. Este prazo deverá ser de, no mínimo, 15 dias.

Para apresentar sua defesa à PRF, reúna argumentos sobre, por exemplo, a irregularidade de sua aplicação. Para aumentar suas chances de sucesso, embase sua defesa na legislação e apresente o máximo de evidências possíveis.

Preencha o formulário disponível para download no site da PRF assinalando a opção “defesa prévia”. Após o preenchimento, reúna os documentos solicitados e entregue pessoalmente em uma unidade regional da PRF ou envie pelo correio.

É na defesa prévia que o proprietário do veículo pode também acessar outras duas possibilidades: a indicação de condutor e o pedido de conversão em advertência por escrito.

Indicação de condutor ou conversão em advertência

A indicação de condutor pode ser feita caso o autor da infração não tenha sido o proprietário do veículo. Neste caso, faça o download do formulário no site do PRF, preencha-o corretamente e reúna os documentos solicitados. Em seguida, entregue pessoalmente em uma unidade regional da PRF ou envie pelo correio.

Já a conversão em advertência pode ser pleiteada em caso de infrações de natureza leve ou média que não tenham sido repetidas nos últimos doze meses.

A advertência por escrito implica em medida de caráter educativo, sem cobrança de multa pecuniária ou soma de pontos na CNH. Para acessar este recurso, é preciso imprimir o formulário correspondente e seguir os demais passos para envio, como nos casos citados anteriormente.

Recurso em primeira instância

Seja qual for o documento apresentado durante o período de defesa prévia, ele será julgado por comissão da PRF e sua resposta chegará por correspondência.

Caso você tenha solicitado a anulação da multa, mas seu pedido tenha sido indeferido, você receberá a Notificação de Imposição de Penalidade (NIP).

O recurso em primeira instância é de incumbência da JARI – Junta Administrativa de Recursos de Infrações. Esta fase é muito parecida com a defesa prévia.

Para recorrer, o formulário necessário é o mesmo, devendo o condutor apenas assinalar a opção “JARI”. Ainda que você não tenha recorrido em defesa prévia, é possível também recorrer a partir desta etapa.

Para apresentar sua defesa à JARI, o condutor terá um prazo maior que da defesa prévia, que não poderá ser inferior a 30 dias. Após o envio dos documentos, a JARI terá mais 30 dias para julgamento.

Última etapa: recurso em segunda instância

Caso receba a resposta da JARI como indeferimento para seu recurso, você pode apresentar sua defesa utilizando o mesmo modelo de formulário das etapas anteriores, desta vez assinalando a opção “recurso de decisão (2ª instância)”.

Os prazos para a última etapa são equivalentes aos prazos da JARI. Neste caso, o órgão julgador dependerá da natureza da penalidade aplicada, conforme previsto no artigo nº 289 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para infrações de natureza gravíssima, suspensão do direito de dirigir por mais de seis meses ou cassação, o órgão julgador será o CONTRAN. Nos demais casos, caberá a uma comissão da JARI julgar este último recurso.

Caso seu recurso seja deferido, mas você já tenha feito o pagamento da multa, é possível receber o reembolso. Para isso, preencha o formulário disponível no site da PRF e envie por correspondência ou apresente pessoalmente.

Outros recursos disponíveis no site da PRF são, ainda, a consulta de multas aplicadas por este órgão e geração de boletos para pagamento das multas.

Doutor Multas

Todo o processo descrito neste artigo pode ser realizado diretamente pelo motorista autuado. Contudo, quanto maior conhecimento possuir sobre as legislações, maior será a capacidade de argumentar e, talvez, anular sua multa.

Doutor Multas

Afogados da Ingazeira/Petrolândia: Com o senador Fernando Bezerra Coelho, vereador Dedé de França prestigia filiações de lideranças sertanejas ao MDB



Com presença de vereador petrolandense, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) comemorou as novas adesões ao partido no estado. No ato de filiação do ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares, lideranças dos Sertões do Pajeú e do Moxotó também ingressaram na legenda. O deputado federal e presidente estadual do MDB, Raul Henry, participou do evento junto com o deputado estadual Antonio Coelho (DEM).

O ato de adesões foi prestigiado pelo vereador de Petrolândia, Dedé de França. Na oportunidade, o petrolandense teve encontro com o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e o presidente estadual do MDB, Raul Henry.

O partido também recebeu ex-prefeitos, vereadores e lideranças dos municípios de Betânia, Carnaíba, Flores, Iguaracy, Ingazeira, Mirandiba, Petrolândia, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Tabira, Tacaratu e Triunfo. Os novos emedebistas disputarão as eleições municipais de 2020.

“Este ato partidário tem um simbolismo muito forte para o MDB e para o futuro de Pernambuco. Raul, o senador Jarbas Vasconcelos e eu estamos alinhados com uma missão, que é tornar o MDB ainda mais forte. Vamos percorrer todo o estado e vamos colocar o MDB como um dos principais protagonistas da cena política de Pernambuco”, destacou FBC.

O senador ressaltou que a eleição de 2020 será a primeira sem coligações proporcionais, o que causará uma mudança na correlação das forças políticas. “Vamos assistir a redução do número de partidos. Isso já vai ocorrer agora. E Os candidatos a vereador terão que escolher as legendas fortes. E isso também vai ocorrer na eleição de 2022, nas Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional. O MDB, que tem uma larga história, se coloca para permanecer como um dos grandes partidos do Brasil. Por isso a base partidária tem que se mobilizar, como estamos fazendo e faremos nos próximos meses, quando receberemos quadros importantes para as disputas municipais”, completou.

Por Folha de Pernambuco e Assessoria de vereador Dedé de França

Homem mata companheira por estrangulamento após discussão em Caruaru, diz polícia

Jodeilma foi morta por estrangulamento em Caruaru — Foto: Blog Adielson Galvão/Divulgação

Uma mulher, identificada como Jodeilma Maria dos Santos, de 48 anos, foi morta por estrangulamento em um terreno baldio no bairro Universitário, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O caso ocorreu no sábado (12), mas as informações foram repassadas nesta segunda-feira (14).

De acordo com a Polícia Civil, o companheiro da vítima, de 41 anos, confessou o crime e foi preso. O homem se apresentou à polícia de forma espontânea e, por isso, não foi autuado em flagrante.

O suspeito informou à Polícia Civil que morava com a vítima em Belo Jardim e que eles tinham vindo para Caruaru para fazer compras. Ao voltar para casa, eles discutiram. Em depoimento, o homem disse que "se excedeu na força e acabou estrangulando Jodeilma", conforme informou a polícia.

Inicialmente, o caso está sendo tratado como homicídio e só poderá se configurar como feminicídio após as investigações.

Por G1 Caruaru

Morador de Salgueiro, vaqueiro sofre acidente e morre afogado durante 'pega de boi' em Serrita, PE

Vaqueiro morre afogado durante pega de boi — Foto: Reprodução / rede social

Um vaqueiro de 19 anos morreu durante uma pega de boi na tarde do domingo (13), no Sítio Barreiro, na zona rural de Serrita, Sertão de Pernambuco. De acordo com informações do Boletim de Ocorrências da Polícia Militar, Daniel Lopes de Araújo estava correndo atrás de um boi, quando caiu em um açude e se afogou.

A polícia esteve no local e confirmou a causa da morte com os familiares da vítima. Daniel morava no município de Salgueiro. Além de vaqueiro, ele era estudante do 3º ano do ensino médio.


Pelas redes sociais, a escola Maurina Rodrigues dos Santos, onde Daniel estudava, lamentou a morte do estudante.

LUTO - DANIEL LOPES DE ARAUJO 3° B
Hoje a saudade nos faz mais uma visita…
Compreender os propósitos de Deus muitas vezes pode ser uma tarefa bem difícil, principalmente quando a tristeza bate na nossa porta porque acabamos de perder um ente querido. Lágrimas passam pelos nossos olhos constantemente e o vazio da saudade aumenta o sofrimento severamente.

Petrolândia: Semana do Bebê é celebrada na Instituição Centro Beethoven de Apoio à Educação Inclusiva




Várias ações foram realizadas na sexta-feira (11/10/2019) no Centro Beethoven (Instituto de atendimento a criança com necessidades especiais de Petrolândia), em alusão a Semana do Bebê de Petrolândia. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e apoio do Selo Unicef, Programa Criança Feliz, Programa Mãe Coruja Pernambucana, Conselho Tutelar, CMS e CMDCA.

A Semana do Bebê 2019 em Petrolândia foi realizada de 07 a 12 de outubro com uma programação intensa de atividades. Palestras, atendimentos, apresentações, rodas de conversa, oficinas, entre outras ações, marcaram esta edição da Semana.

Ainda durante a programação, a Bebê Prefeita 2019 foi apresentada à comunidade. Alicia nasceu no dia 08 de outubro, com 51 cm e 3.090 kg. A mamãe, Aysline Ferreira dos Santos, teve parto normal, no Hospital Municipal Francisco Simões de Lima.

Ver abaixo fotos do evento realizado no Centro Beethoven na sexta-feira (11/10/2019)

Mulher morre após levar choque em máquina de lavar na zona rural de Sobral, no Ceará

Fabiana Lucas, de 35 anos, foi encontrada morta próximo a máquina de lavar ao tentar usar o equipamento. — Foto: Arquivo pessoal

Uma mulher de 35 anos morreu após levar um choque elétrico em uma máquina de lavar no Recreio Rafael Arruda, zona rural de Sobral, interior do Ceará, na tarde deste domingo (13).

De acordo com o Hospital Municipal Senador Carlos Jereissati, no município de Mucambo, a vítima deu entrada na unidade de saúde já em óbito.

Segundo uma funcionária da unidade, a mulher apresentava marcas de queimaduras nas mãos e nos braços. Foram realizados procedimentos de reanimação, mas a vítima não respondeu aos estímulos.

A mulher, identificada como Fabiana Lucas, estava na casa dos pais quando foi até o quintal colocar roupas na máquina de lavar e não retornou para dentro do imóvel.

Conforme uma familiar da vítima, que não quis se identificar, a mãe foi procurar e já encontrou Fabiana caída, próxima ao equipamento.

A vítima trabalhava em um colégio em Sobral, que divulgou nota de pesar pelo falecimento da colaboradora.

Por G1 CE

Petrolândia: Associação de Moradores do Bairro Nova Esperança e Igreja Santo Expedito promove tarde de alegria para crianças da comunidade e agradece aos colaboradores




A Associação de Moradores do bairro Nova Esperança e Igreja Santo Expedito vem por meio desta agradecer as pessoas que  ajudaram a oferecer uma tarde de alegria para as crianças da Comunidade.

O evento foi realizado na tarde de sábado dia 12 (Dia das Crianças) das 14:00 horas às 17:00 horas. 

Foi uma tarde diferente com cachorro-quente, refrigerante, pipoca algodão doce, sacolé e entrega de brinquedos e muitas brincadeiras que fizeram a alegria de dezenas de crianças na tarde maravilhosa para as crianças do bairro Nova Esperança.

Percebemos que quando a comunidade se mobiliza em prol de um objetivo comum não há como dar errado e se a festa foi um sucesso, foi devido a a participação da Comunidade.

Agradecimentos:

- Prefeitura Municipal de Petrolândia
- Empresa 2MS Engenharia
- Mercadinho São Sebastião
- Paulinelly Construções
- Aurinézio Construções
- Posto Rical.
- Supermercado São Francisco
- Supermercado Louana
- Músico Sandro Ramos.

Ver fotos abaixo

Petrolândia: Petroclínica parabeniza Dr. Rommel Alencar pelo Dia do Fisioterapeuta



Feliz Dia do Fisioterapeuta!! Dr. Rommel Alencar, a Petroclínica agradece pelo seu trabalho e dedicação aos pacientes!! Parabéns pelo seu dia!

Flamengo vence o Athletico-PR e segue na liderança isolada; veja jogos e classificação do Brasileirão


O Flamengo venceu o Athletico-PR por 2 a 0 neste domingo (13) e segue na liderança isolada do Brasileirão. Com dois gols de Bruno Henrique, um em falha grotesca do goleiro Léo, o Fla mantém os oito pontos de vantagem sobre o Palmeiras, segundo colocado. Com o resultado, o Fla chegou à marca de 15 jogos sem perder – são 12 jogos e três empates. O time fica com 77% de aproveitamento, número recorde na história dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro. Para se ter noção, o time do Cruzeiro se sagrou campeão, em 2003, com 72% de aproveitamento.

O Flamengo volta a campo contra o Fortaleza nesta quarta-feira (16), às 20h, na Arena Castelão. Para a partida, válida pela 26ª rodada, o técnico Jorge Jesus terá as voltas do zagueiro Rodrigo Caio e do atacante Gabigol, convocados para a seleção brasileira.

Do outro lado, o Athletico-PR encara o Fluminense. O duelo está marcado para a quinta-feira (17), às 21h, na Maracanã. O Furacão também vai ter reforços, já que o goleiro Santos e o meio campista Bruno Guimarães (na seleção olímpica) estava convocado.

Veja jogos e classificação


Por Globoesporte.com


Da Redação do Blog de Assis Ramalho