segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Petrolândia: 1ª Feira Cultural da Escola Brasil aborda o tema: Petrolândia e suas riquezas

  


Nesta segunda-feira, 26 de agosto de 2019, a Escola Brasil realizou sua primeira feira Cultural, abordando o tema, Petrolândia e suas riquezas. Para a realização deste evento, existiu todo um preparo que inicia no primeiro semestre e se intensifica no mês de Agosto, e os 165 alunos e seus professores , se empenharam na missão de aprender, conhecer e transmitir esses conhecimentos aprendidos em forma de exposição na culminância deste projeto.

“O grande desafio da Feira Cultural foi transformar os conteúdos mais significativos para cada grupo em apresentações criativas e originais, que mostrasse ao nosso público, no dia do evento, uma pequena parte de todos os aspectos que foram abordados, trabalhados e aprofundados sobre o tema”, diz a diretora da Escola Brasil Aislane Melo.

Dentro da instituição escolar se vivenciou em cada sala uma temática, nossa arte, cultura, comidas típicas, piscicultura, apicultura, artesanato, agricultura, entre outros.

Houve uma amostra ao vivo de produção de artesanato com couro de tilápia, presenças de personalidades representantes dos quilombolas, assistência e consultores agrícolas, engenheiros de pesca, artesãs entre outros que abrilhantaram e colaboraram ativamente antes e durante o evento.

O mais importante de tudo é que em todo momento esteve presente a oportunidade de aprender não somente do conteúdo, mas principalmente o trabalho em equipe, a tomada de iniciativas e decisões e a participação ativa num processo que para os alunos é coroado com um momento de muita alegria e confiança em suas capacidades pessoais.

Para isto, contamos com os colaboradores e convidados que foram homenageados em cada classe, sobre sua área de atuação na cidade; Aproveitamos para agradecer à Campos soluções agrícolas, União agrícola, Fazenda Santo Antônio, Marcos piscicultor, Jane Engenheira de Pesca, Ermogenes Candido- apicultor, Afonso Agricultura, Café com Artes, Dona Socorro Simões, Adhalis arte e biscuit, Ilga Carvalho , quilombolas borda do lado a secretaria de agricultura e meio ambiente de Petrolândia, sindicato dos trabalhadores rurais do município, o serviço de assistência ao turismo de Petrolândia, secretaria especial de assuntos indígenas pela presteza, ajuda e presença em nossa feira.

Ver abaixo, fotos do evento

Belém do São Francisco: Banda Marcial Professora Rita Neide Nogueira é classificada para a etapa semifinal da XI Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras


A Banda Marcial Professora Rita Neide Nogueira da Escola Técnica Estadual Maria Emília Cantarelli de Belém do São Francisco está classificada para etapa semifinal da XI Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras que acontecerá nos dias 5 e 6 de outubro na cidade do Recife.

Na Categoria "Banda Marcial Juvenil", a Banda Marcial Professora Rita Neide Nogueira da ETE Maria Emília Cantarelli ficou em 4º lugar na classificação geral para a semifinal.

Critérios de Classificação

Petrolândia: 5ª Missa do Vaqueiro do Icó-Mandantes é prestigiada por grande público - evento foi marcado por muita diversão, alegria e paz!





A 5ª Missa do vaqueiro do Distrito Icó-Mandantes, município de Petrolândia, foi realizada com grande sucesso de público neste domingo (25/08/2019. O evento mais esperado do Distrito Icó-Mandantes e região, a Missa do Vaqueiro, mais uma vez aconteceu na realização da equipe Farra de Vaqueiro, que agradece a todo o grande público que prestigiou o evento, e aos patrocinadores.

A programação começou às 8 horas da manhã com concentração dos vaqueiros. Às 10 horas foi celebrada a tradicional missa religiosa, e as premiações e sorteios aconteceram após o almoço.

A partir das 14 horas uma multidão prestigiou o show, que esse ano teve como atrações: Chapéu de Couro Mix, Paulinho & Nininho, João Kleiton, Eraldinho Junior; o encerramento ficou por conta dos Vilões do Forró & Karkará.

O sucessos das apresentações musicais levou o povão ao delírio, e não faltou diversão e alegria por parte do público bastante diversificado. O evento foi prestigiado por festeiros de Petrolândia, Floresta, Belém do São Francisco, entre outros municípios da região.

Empresários petrolandenses prestigiaram o evento

Estiveram presentes ao evento, entre outros, os empresários Lourival Leal Rodolfo (Grupo Louana), Geraldo - posto Rical, Fabiano Marques, César Cavalcante (Central de adubos) Juraci Campos, Lulão e o secretário Fernando Lemos representando a prefeita Jane Souza. Todos eles apoiaram o evento, e receberam os agradecimentos da equipe Farra do Vaqueiro.

O evento também foi prestigiado por políticos de Petrolândia e cidades vizinhas

Durante todo o dia o evento foi marcado por muita alegria, diversão, shows, gente bonita e o melhor de tudo ... muita paz!.

A contagem regressiva para a 6ª Missa do Vaqueiro do Distrito Icó-Mandantes/2020 já começou.


Ver abaixo fotos do evento

Em menos de 24 horas, PRF recupera dois veículos adulterados na BR 232, em São Caetano e Sertânia

 

Uma motocicleta e um carro de passeio foram recuperados, entre a noite do domingo(25) e a manhã desta segunda-feira(26), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 232, em São Caetano e Sertânia, no Agreste e no Sertão de Pernambuco, respectivamente. Os veículos apresentavam diversos indícios de adulteração e a motocicleta ainda possuía o documento falsificado.

Durante fiscalização de rotina, os policiais realizaram um minucioso procedimento de identificação veicular e constataram indícios de adulteração nos caracteres identificadores dos veículos. O carro de passeio era clonado e possuía registro de furto/roubo, enquanto o Certificado de Registro de Veículo (CRV) da motocicleta tinha registro de furto/extravio junto ao Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE).

Os motoristas e os veículos foram encaminhados para a Polícia Civil de cada região , para a continuidade das investigações e procedimentos legais.

Assessoria de Comunicação
PRF

Petrolândia: Farmácias Dehon comemora seu 2º ano de aniversário na cidade

 
 
 

A equipe da Farmácias Dehon comemorou junto com seus funcionários e amigos o seu 2º aniversário no último sábado (24/08/2019), com direito a bolo de aniversário em festa de confraternização na Pizzaria Dona Ana, no centro da cidade.

CHEGADA DA FARMÁCIA DEHON EM PETROLÂNDIA

A Farmácia DEHON foi inaugurada em Petrolândia em 25 de agosto de 2017. Com a nova loja, as Farmácias Dehon passaram a ter sete pontos de atendimento à população pernambucana, sendo três lojas em Águas Belas, duas em Garanhuns e uma em Bom Conselho, no Agreste Pernambucano. Petrolândia marca a expansão das Farmácias Dehon ao Sertão de Pernambuco.

As Farmácias Dehon são um empreendimento familiar, dirigido por Jailton, Danúbia e Sandreane. A gerente de Petrolândia é Gleise.

A Farmácia DEHON agradece a preferência dos clientes!

O horário de funcionamento da Farmácia Dehon em Petrolândia é das 7 às 22h00, de segunda a sábado, e das 9 às 21h00, aos domingos e feriados.

Farmácia DEHON - o caminho da saúde!

Qualidade do atendimento na farmácia DEHON é norma da empresa


Parabéns Farmácia Dehon pelos dois anos de Petrolândia!



Farmácia Dehon também é Parceria comercial do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia

Itaparica/Jatobá: Resultados do "baba" da Associação Pó de Serra na pelada dominical, em 25/08/2019



Domingo passado (25//08/2019), a Associação Pó de Serra, situada em Itaparica, município de Jatobá (PE), realizou mais um tradicional "baba". A pelada é registrada pelo nosso amigo Jair Souza, o Jair do Picolé, a quem agradecemos a gentil colaboração. Confira os resultados:

1º tempo: 7 às 8h00

Placar: Camisa amarela 1 x 1 Camisa verde
Gol do Camisa:amarela: Índio
Gol do camisa verde: Paquito

2º tempo: 8 às 9h00

Camisa amarela 3 x 1 Camisa verde

Golz do Camisa amarela: Gil (2) e Arnaldo Júnior (1)
Gol do camisa verde: Samuel

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Jair Souza

Marido da deputada Flordelis levou tiro na cabeça a curta distância, aponta laudo

 

O pastor Anderson do Carmo, marido da deputada federal Flordelis dos Santos, levou um tiro a curta distância na cabeça, revela o laudo do Instituto Médico-Legal (IML) no dia do crime. De acordo com o documento, um dos disparos que atingiram a vítima, morta no dia 16 de junho na casa da família, em Pendotiba, Niterói, foi dado em sua orelha direita. Para o perito legista aposentado Levi Inimá, que analisou o laudo a pedido do EXTRA, o disparo que atingiu a cabeça de Anderson foi o responsável pela sua morte.

- A morte foi instantânea, consequente às lesões do crânio. O que demonstra isso, no laudo, são a hemorragia das meninges, as lesões no encéfalo e as fraturas dos três andares da base do crânio, que é incompatível com a vida - pontuou.

O laudo constatou que a vítima tinha 30 perfurações pelo corpo, mas o perito responsável pela análise não conseguiu determinar por quantos tiros ela foi atingida exatamente. Um mesmo disparo pode entrar por uma parte do corpo e sair por outra, causando mais de uma perfuração.

No documento, o perito não conseguiu determinar quantas perfurações foram causadas pela entrada e saída do projétil, o que também pode ajudar a esclarecer o número de tiros que atingiram a vítima.

- O legista foi incapaz de determinar quantas foram as feridas de entrada e quantas foram as de saída, à exceção da ferida de entrada na orelha direita. Ele descreveu, genericamente, as lesões nos pulmões, fígado e demais órgãos intra-abdominais. Um exame cadavérico pessimamente realizado - criticou Levi.

O perito ouvido pelo EXTRA também ressaltou que a cena do crime foi desfeita, atrapalhando nas investigações. A informação sobre as alterações feitas no lugar do assassinato constam no Laudo de Local produzido por perito criminal da Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo. Em depoimento, uma das filhas de Flordelis contou à polícia que um dos netos da deputada, Ramon dos Santos Oliveira, recolheu estojos (parte da munição) do local.

— Cada tiro resultou na ejeção de um estojo. O local de crime foi desfeito, dolosamente. O número dos estojos, no local, seria equivalente ao número de tiros. E os estojos, certamente, tinham impressões digitais do atirador — alertou.

Ramon é filho de Simone dos Santos Rodrigues, filha biológica de Flordelis. O próprio rapaz afirmou, em depoimento à polícia, que recolheu dois projéteis, mas ambos foram entregues na delegacia.

A arma usada no crime - uma pistola 9 milímetros da fabricante argentina Bersa - foi encontrada por agentes da DH durante uma busca e apreensão feita na casa da família, em Pendotiba, dois dias após o crime.De acordo com informações da Polícia Civil, a pistola estava em cima de um armário, no quarto de Flávio dos Santos Rodrigues, filho biológico de Flordelis. Ele está preso, acusado de ter matado Anderson, que era seu padrasto. Flávio confessou o crime. Um exame pericial confirmou, ainda, que um pelo encontrado na arma era do rapaz. Lucas Cézar dos Santos de Souza, filho adotivo de Flordelis e Anderson, é acusado de ter auxiliado o irmão na compra da arma.

A Polícia Civil tenta rastrear o histórico da pistola usada no crime. A Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo enviou um ofício à Interpol (órgão de cooperação entre polícias de diferentes países), no dia 31 de julho, pedindo dados sobre o rastreamento da arma. O documento, ao qual o EXTRA teve acesso, foi assinado pela delegada Bárbara Lomba, titular da DH de Niterói e São Gonçalo. A polícia ainda não recebeu resposta.

Após conclusão da primeira parte das investigações, que terminou com o indiciamento de Lucas e Flávio, a DH abriu outro inquérito para apurar o envolvimento de outras pessoas da família no crime.

Por Extra - RJ

Petrolândia: Encerramento da Semana da Juventude de Petrolândia é marcado por visita ao Museu do Cangaço e Casa da Cultura em Serra Talhada


O encerramento da Semana da Juventude de Petrolândia aconteceu nesse sábado (24) com um intercâmbio cultural e histórico marcado pela visita dos jovens participantes ao Museu do Cangaço e Casa da Cultura na cidade de Serra Talhada.

Leia Também - notícia relacionada ao Museu do Cangaço de Serra Talhada

“Foi um passeio histórico e cultural. Os jovens amaram a experiência vivenciada. Alguns nem acreditavam de tanta felicidade em estar realizando um intercâmbio”, afirmou a diretora municipal do Departamento de Juventudes, Lucicleide Maria.

A Semana teve a realização da Casa das Juventudes com a participação dos adolescentes do NUCA e apoio do Selo Unicef.

Ver fotos abaixo

Médico cita '100% de sucesso' em transplante de pele em jovem que perdeu couro cabeludo em kart em Recife

Débora Dantas de Oliveira, de 19 anos, foi submetida a cirurgia no Hospital Especializado em Ribeirão Preto — Foto: Antônio Luiz/EPTV

Cinco microcirurgiões plásticos participaram da cirurgia em Débora Dantas de Oliveira — Foto: Antônio Luiz/EPTV


O acidente: Débora Dantas de Oliveira, de 19 anos, minutos antes do acidente em Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp

Dois dias após ser submetida a um transplante de pele e músculo que durou nove horas, a jovem Débora Dantas de Oliveira, de 19 anos, que teve o couro cabeludo arrancado em um acidente de kart em Recife (PE), está consciente e se alimenta normalmente no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Especializado em Ribeirão Preto (SP).

O cirurgião plástico Daniel Álvaro Alvarez Lazo, chefe da equipe médica que operou Débora, afirmou que a jovem pernambucana voltou ao centro cirúrgico na manhã desta segunda-feira (26) para o primeiro curativo e a cicatrização está transcorrendo conforme o esperado.

“Sem nenhum problema, 100% de sucesso. Não só a pele, como o músculo, estão cobrindo completamente todo o crânio”, disse Lazo, destacando que a possibilidade de complicação é quase nula. “A coisa vai muito bem, nada acontece, não há surpresas”, completou.

Débora deve retornar ao centro cirúrgico ao menos três vezes por semana para refazer os curativos – a cabeça está coberta por faixas e um capacete de gesso. Ela também deve ser submetida a outras cirurgias reconstrutivas ao longo do próximo mês.

“Todo tratamento é feito por etapas. Em 10 ou 15 dias, enxertos de pele parcial. Mas, é claro que, com o passar do tempo, cirurgias complementares serão necessárias para corrigir as deformidades residuais que eventualmente venham a aparecer”, disse Lazo.

No último sábado (24), Débora foi submetida a um transplante de pele e músculo retirados das costas dela mesma. O procedimento envolveu dois anestesistas e cinco microcirurgiões. Dois dias antes, a equipe havia reconstruído as pálpebras superiores e parte da testa da jovem.

“Microcirurgia reconstrutiva é feita para devolver aos pacientes que têm defeitos congênitos e adquiridos a correção das deformidades. Não pode ser feita por um médico só, há a necessidade de operar ao mesmo tempo. É fundamental trabalhar simultaneamente”, afirmou.

Os médicos também precisaram religar artérias e veias, para garantir o fluxo de sangue no local. A equipe precisou de destreza, afinal, os vasos sanguíneos têm cerca de dois milímetros de espessura e os fios cirúrgicos são seis vezes mais finos que um fio de cabelo.

“A avaliação é feita de hora em hora por um cirurgião experiente porque é fundamental descobrir as complicações, caso venham a acontecer, de maneira precoce. O médico tem que estar do lado nos primeiros dois dias de hora em hora para saber se a coisa vai bem”, completou Lazo.

Além dos procedimentos, Débora será submetida a um tratamento em câmara hiperbárica. Dentro desse equipamento, o paciente fica exposto a oxigênio 100% puro e em pressão maior que a atmosférica. O objetivo das sessões é auxiliar no processo de cicatrização.

No domingo (25), o namorado de Débora, o microempresário Eduardo Tumajan, disse que a jovem está "esperançosa" com o tratamentorealizado em Ribeirão Preto. Tumajan afirmou ainda que os dois têm recebido muitas mensagens de carinho e apoio.

A assessoria do Walmart informou que desde o acidente tem prestado todo o suporte necessário à Débora. Tanto o transporte dela, quanto do noivo, de Recife para Ribeirão Preto, assim como o tratamento médico particular, estão sendo custeados pela empresa.

O acidente

Débora participava de uma corrida de kart com o namorado na tarde de 11 de agosto, em uma pista no estacionamento do Walmart, em Boa Viagem, na zona Sul do Recife, quando o cabelo dela, que era na altura da cintura, soltou da touca e ficou preso no motor.

Em entrevista exclusiva ao repórter Ernesto Paglia, do Fantástico, Débora relembrou os momentos de tensão que passou na pista, enquanto era socorrida.

A pele foi arrancada desde a altura dos olhos até a nuca da jovem, que foi socorrida pelo namorado e levada ao Hospital da Restauração, na capital pernambucana. Tumajan disse que pegou "o rosto dela na mão", colocou em uma sacola e correu para levá-la ao hospital.

Por G1 PE

Petrolândia: Pautas sobre educação inclusiva e apresentações, marcam o encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência


Na última sexta-feira (23) tivemos o encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência de Petrolândia que reuniu várias atividades e levantou pautas importantes como a educação inclusiva no município e seus desafios e avanços.

Gestores, coordenadores, gerentes de núcleo, professores e alunos do AEE, familiares, professores do Centro Beethoven, escolas municipais, estaduais e privadas, estiveram entre o público-alvo das ações realizadas durante toda a semana.

Em meio à programação, aconteceu também a 2ª Edição do Show de Talentos “Eu tenho talento, eu sou capaz” com produção de desenhos, dança e música entre os talentos dos participantes que receberam medalhas de honra ao mérito e troféus para os 1°, 2° e 3° lugares.

Tivemos ainda oficinas, rodas de conversa, tarde recreativa, show com a banda da Casa das Juventudes, entre outras atividades.

A 15ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência- Conquistas e Desafios da Educação Inclusiva em Petrolândia aconteceu de 19 a 23 de agosto.

Ver fotos abaixo

Petrolândia: Aniversariante do dia, Júnior Bil recebe os parabéns de familiares e amigos


Nesta segunda-feira, 26 de agosto de 2019, o empresário petrolandense Junior Biu (Grupo Rocha) comemora mais um aniversário e recebe os parabéns de familiares, funcionários e amigos.


Feliz aniversário! São também os votos do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia!


Júnior Biu e esposa

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Shopping de Salgueiro ganha unidade do Expresso Cidadão


Em sua passagem pelo município de Salgueiro, no Sertão, durante o seminário ‘Todos por Pernambuco’, o governador Paulo Câmara inaugurou, no Salgueiro Shopping, uma unidade do Expresso Cidadão.

Esta é a nona unidade do Programa, que é coordenado pela Secretaria de Administração (SAD). O posto deve atender o município e cidades circunvizinhas.

O projeto do Expresso Cidadão nasceu da parceria entre os empresários Eurico Muniz e Fernando Ferraz e foi iniciado pelos ex-secretários Milton Coelho, hoje chefe de Gabinete do governador, e Augusto Bichara, ex-secretário executivo e, hoje, também no Palácio. O objetivo da implantação de uma unidade no Sertão foi desenvolver ainda mais a região. O projeto foi idealizado pelo empresarial ‘Salgueiro Shopping’ e concluído graças ao empenho do secretário de Administração, José Neto, e seu executivo Luís Eduardo.

Dárcio Rabelo

Petrolândia: Aproveite o Mega Saldão da Pisebem Revestimentos; confira preços com Mega Descontos







Pisebem Revestimentos sempre presente na realização dos seus sonhos! No centro de Petrolândia, fone:87 99642-4177.


Pisebem Revestimentos

País tem ao menos 200 concursos públicos abertos com quase 20 mil vagas


Pelo menos 200 concursos públicos estão com inscrições abertas no país nesta segunda-feira (26). Ao todo, são ofertadas quase 20 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade.

Só a Polícia Militar de São Paulo oferece 2,7 mil vagas no cargo de soldado. Já os salários chegam a R$ 28.884,20 no Ministério Público de Goiás.


>CONFIRA AQUI A LISTA COMPLETA DE CONCURSOS

Por G1

Petrolândia: Aniversariante, Aldenor Jose da Silva (Nêgo Mecânico) recebe mensagem de parabéns da filha Iris Alencar


No sábado, 24 de agosto de 2019, Aldenor Jose da silva, conhecido popularmente como Nêgo Mecânico, completou mais um ano de vida. Na oportunidade, afilha Iris Alencar felicita o pai com bonita mensagem.

Pai... No seu aniversário não poderia deixar de dizer o quanto eu o amo. Tenho em você meu exemplo de vida e espero que eu consiga seguir tudo o que o senhor me ensinou.

Que um dia, pai querido, eu possa retribuir pelo menos um pouquinho de tudo o que o senhor fez e tem feito por mim. Obrigado por tudo! Pela forma como me educou, pela sua dedicação e lições que me fizeram crescer tanto.

Que este dia seja promissor de muita saúde, felicidades e sucesso. Espero que o senhor consiga realizar todos os seus sonhos e alcançar os seus objetivos.


Feliz aniversário!
Muitas felicidades, meu pai querido!

Ver mais fotos abaixo

Policial é morto a tiros durante abordagem em povoado de Areia Branca, (SE)


Um policial militar que estava de serviço foi morto a tiros por volta das 23h30 deste domingo (26) no Povoado Pedrinhas, em Areia Branca (SE). O suspeito de ter realizado os disparos encontra-se custodiado em um hospital.

De acordo com assessoria de comunicação da Polícia Militar, ele trabalhava em uma cavalgada quando a guarnição percebeu um homem armado e, na aproximação para realizar a abordagem, o suspeito efetuou disparos de arma de fogo contra as equipes, atingindo o militar no rosto.

Ele foi levado ao Hospital Regional de Itabaiana, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para recolher o corpo.

O corpo será velado na manhã desta segunda-feira no Velatório Planfan, localizado na Avenida Presidente Vargas, na cidade de Lagarto.

Ainda de acordo com a PM, um outro policial e um adolescente também foram atingidos por tiros, mas estão bem.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que após os disparos policiais militares iniciaram buscas para localizar o autor dos disparos, encontrando-o logo em seguida em um terreno baldio nas imediações da praça onde acontecia o evento. Ele chegou a ser atingido por disparos e encontra-se custodiado em um hospital.

Por G1 SE

Campus do Cesvasf Petrolândia é reativado e inscrições para vestibular 2019.2 já estão abertas



Já estão abertas as inscrições para o vestibular 2019.2 do Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco- Cesvasf, no campus Petrolândia, reativado após autorização do Conselho Estadual de Educacao - CEE. O período de inscrições começou no dia 21/08 e termina no dia 13/09. A prova está marcada para o dia 15/09/2019, em Petrolândia, na Escola Municipal Dr. Francisco Simões de Lima.

No campus Petrolândia são oferecidos Bacharelados em Administração de Empresa e Educação Fisica, e Licenciaturas em Letras (Português/Inglês) e Matemática.

As inscrições para o Vestibular 2019.2 são gratuitas e devem ser realizadas no site www.cesvasf.com.br. Os aprovados ainda terão desconto de 50% na matrícula.

Fonte: Ascom/CESVASF

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta segunda-feira, 26 de agosto; veja lista


Mudam de idade hoje (Segunda-feira 26 de agosto de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial a  Cleide Jane, Aldo Francisco, Ana Lucia Sousa, Ton Jone Malta, Rosineide Gomes da Silva, Junior Bil e Cicera Maria 

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Começam os saques do Fundo PIS para quem não tem conta na Caixa; veja calendário


A Caixa Econômica Federal começa a pagar nesta segunda-feira (26) os recursos das cotas do Fundo PIS para cotistas que não têm conta no banco e que tenham a partir de 60 anos de idade.

São 10,4 milhões de trabalhadores com direito ao saque das cotas do PIS em todo o Brasil. O pagamento das contas poderá movimentar até R$ 18,3 bilhões, estima a Caixa Econômica Federal.

A liberação do Fundo PIS-Pasep começou no dia 19 de agosto, para cotistas com conta na Caixa e no Banco do Brasil. No dia 20 foi a vez dos cotistas do Pasep com conta em outros bancos e saldo até R$ 5 mil. E, no dia 22, para os demais cotistas do Pasep, que tiveram o saque liberado nas agências. Cotistas sem conta na Caixa, com idade até 59 anos, poderão sacar o dinheiro a partir de 2 de setembro (sexta-feira). Não há prazo final para os saques.

O Fundo PIS-Pasep é uma modalidade diferente do abono salarial. Tem cotas do PIS somente quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada entre 1971 e 1988. Já as cotas do Pasep são detidas por quem trabalhou como servidor público ou militar no mesmo período. O valor existente nesse fundo é pago somente uma vez, ou seja, uma vez retirado o dinheiro por quem tem direito, o saldo é zerado.

O Fundo PIS-Pasep tem hoje cerca de R$ 22,8 bilhões em depósitos. A Caixa é responsável pelos pagamentos do PIS, e o BB, pelos pagamentos do Pasep. No Banco do Brasil estão disponíveis para saque R$ 4,5 bilhões pertencentes a 1,522 milhão de cotistas do Pasep.

O governo liberou o pagamento do fundo para todas as idades – antes era permitido para quem tivesse a partir de 60 anos. É que muitos cotistas não retiraram o dinheiro por conta de falecimento, sem que seus herdeiros tivessem conhecimento do benefício. Outro fator que contribui para esse cenário é que os beneficiários são idosos, e, com isso, podem não ter se atentado para o direito de sacar os recursos.

Saques do PIS

Os pagamentos poderão ser realizados por meio de crédito em conta na Caixa, com o Cartão do Cidadão e senha nas Lotéricas, Caixa Aqui e terminais de Autoatendimento ou nas agências do banco.

Em caso de cotista falecido, os dependentes terão acesso aos recursos apresentando a certidão de dependente do INSS. No caso de sucessores, será preciso apresentar uma declaração de consenso entre as partes e declarar que não há outros herdeiros conhecidos.

Calendário

Cotistas com conta na Caixa: crédito em conta a partir de 19 de agosto
Cotistas sem conta na Caixa, com 60 anos ou mais: saque liberado a partir de 26 de agosto
Cotistas sem conta na Caixa, com até 59 anos: a partir de 2 de setembro
Não há prazo final para os saques

Saques do Pasep

Os cotistas que tiverem conta-corrente ou poupança no BB terão o depósito feito automaticamente nesta segunda-feira. Quem for cliente de outro banco e tiver até R$ 5 mil em cotas do Pasep poderá transferir o dinheiro via TED, sem custo, a partir desta terça-feira (20). Segundo o BB, a opção de transferência poderá ser feita pela internet, pelo www.bb.com.br/pasep, ou pelos caixas eletrônicos.

Já os demais cotistas, herdeiros e portadores de procuração legal poderão sacar o dinheiro nas agências do Banco do Brasil a partir de 22 de agosto.

Calendário

Cotistas com conta no BB: crédito em conta a partir de 19 de agosto
Cotistas com conta em outros bancos e saldo até R$ 5 mil: TED a partir de 20 de agosto
Demais cotistas: saque nas agências a partir de 22 de agosto
Não há prazo final para os saques

Como ver o saldo

As contas do PIS, vinculadas aos trabalhadores do setor privado, são administradas pela Caixa Econômica Federal. Já as contas do Pasep, vinculadas aos servidores públicos civis ou militares, são administradas pelo Banco do Brasil.

Portanto, para consultar o saldo do Fundo PIS-Pasep, o cotista ou herdeiro devem acessar os sites da Caixa ou Banco do Brasil. Em ambos, com o número do CPF já é possível ver se há dinheiro a ser liberado. Veja mais informações abaixo:

PIS

Os cotistas ou herdeiros poderão verificar se têm saldo a receber através do site do banco, no endereço www.caixa.gov.br/cotaspis.

Para consultar o saldo de cotas do PIS, é necessário ou o número do CPF ou o número do NIS do cotista, que pode ser encontrado:

no Cartão do Cidadão;
nas anotações gerais de Carteira de Trabalho antiga;
na página de identificação da nova Carteira de Trabalho;
no extrato do FGTS impresso.

Veja como localizar o número do seu PIS ou NIS pela internet

Em caso de consultar com o número do NIS, o beneficiário ou herdeiro também precisarão de uma senha. Quem já possui a Senha Cidadão pode fazer o login neste link, disponibilizado no site da Caixa, e informar a Senha Internet que deseja cadastrar.


Quem não possui a senha pode clicar em "esqueci a senha" e preencher os dados solicitados, ou, se tiver o Cartão Cidadão, fazer um pré-cadastramento da senha pelo telefone 0800-726-0207. Para quem não tem o cartão, também é possível fazer o cadastramento em uma agência da Caixa.


A Caixa também disponibiliza outros canais para consulta ao benefício. O APP Caixa Trabalhador está disponível para download nas plataformas Android e IOS, é gratuito e as informações estão disponíveis ao clicar no link “Informações Cotas do PIS”, onde o trabalhador deverá informar o CPF ou NIS, data de nascimento para saber se possui saldo de cotas do PIS. Para verificar o valor também deverá ser informada a senha internet.

Os terminais de autoatendimento também podem ser usados com Cartão do Cidadão.

Pasep

As consultas de saldo do Pasep podem ser acessadas no site do Banco do Brasil, no endereço www.bb.com.br/pasep. Ali será pedido ou o número do CPF ou o número de inscrição do Pasep e também a data de nascimento do cotista.

A ferramenta informa ao participante se ele tem ou não cota, mas, como os saldos do Pasep estão protegidos por sigilo bancário, não é informado o valor disponível para saque.

Os correntistas do Banco do Brasil com saldo de cota podem consultar o valor disponível na internet e nos terminais de autoatendimento, por meio da conta corrente, acessando a seguinte opção: Extratos - Extratos diversos - Agenda financeira.

Por G1

Pagamento da 1ª parcela do 13º dos aposentados começa nesta segunda; saiba quem tem direito e confira as regras


O pagamento da primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa nesta segunda-feira (26).

O depósito da gratificação será realizado na folha mensal de pagamentos do INSS, entre os dias 26 de agosto e 6 de setembro, seguindo o mesmo calendário dos benefícios de agosto.

Terão direito à primeira parcela cerca de 30 milhões de beneficiários, segundo o INSS. Essa liberação de recursos deve injetar cerca de R$ 21,9 bilhões na economia neste terceiro trimestre.

Tem direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu os seguintes benefícios:

*aposentadoria de qualquer natureza
*pensão por morte
*auxílio-doença
*auxílio-acidente
*auxílio-reclusão
*salário-maternidade

No caso de auxílio-doença e salário-maternidade, o valor do abono anual será proporcional ao período recebido.

Não têm direito ao 13º salário aqueles que recebem:

*amparo assistencial ao idoso e ao deficiente (BPC-LOAS)
*renda mensal vitalícia (RMV)
*amparo previdenciário rural
*auxílio suplementar por acidente de trabalho
*abono de permanência em serviço
*pensão decorrente da Síndrome de Talidomida
*servidor aposentado pela autarquia empregadora
*salário-família

O abono anual é devido aos segurados da Previdência Social que tenham recebido ou estejam recebendo os benefícios, inclusive para segurado avulso, autônomo, equiparado a autônomo, empresário e facultativo.

A segunda parcela do 13º será paga junto com o benefício de novembro, a partir do dia 25 daquele mês.

Não haverá desconto de Imposto de Renda nessa primeira metade do abono. De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º somente será cobrado na segunda parcela. Nesse caso, incidirá o desconto do Imposto de Renda sobre o valor total do benefício.

Os valores serão depositados na conta corrente em que o segurado recebe o benefício mensal do INSS. E todos os aposentados e pensionistas do INSS têm, obrigatoriamente, uma conta aberta em banco para receber o seu benefício.

A antecipação de metade do 13º salário já costuma acontecer desde 2006, mas as decisões são tomadas anualmente. Este ano, no entanto, o governo editou uma medida provisória para tornar essa antecipação obrigatória.

Em caso de dúvidas, o aposentado ou pensionista deve se dirigir a uma agência da Previdência Social ou ligar para o órgão no telefone 135.

Por G1

Pássaros silvestres são apreendidos durante operação Feira Livre no Sertão de Pernambuco

Pássaros apreendidos em feira de Salgueiro — Foto: Divulgação/ 8º BPM

Diversos pássaros silvestres foram apreendidos no sábado (24) durante a operação Feira Livre na Avenida Granja Aurora, no Centro de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. De acordo com o 8º Batalhão da Polícia Militar, uma pessoa não identificada, estava comercializando os animais. Ao perceber a chegada do policiamento, ela fugiu do local.

Foram apreendidos 40 galos de Campina; sete sofreu, dois canários; um caboclo lino; um pinta silgo; cinco canários belga; nove canários da terra; três xexeus vivos e um morto; um sabiá e duas gota.

As aves silvestres foram levadas à Delegacia de Polícia Civil de Salgueiro, onde foi instaurado um inquérito.

Por G1 Petrolina

Afogados da Ingazeira realiza 13ª Feira Interativa de Literatura e Conhecimento de 28 a 30 de agosto



A Praça Alfredo de Arruda Câmara, mais uma vez, deve lotar para acompanhar as apresentações da 13ª Feira Interativa de Literatura e Conhecimento-Filco. Será o momento onde as Escolas irão apresentar os resultados dos diversos programas de estímulo à leitura desenvolvidos e estimulados pela Secretaria Municipal de Educação.

De 28 a 30 de Agosto, durante a FILCO, alunos das escolas municipais farão apresentações de poesia, dança, teatro e dramatizações de contos infantis. Tudo fruto do trabalho realizado o ano inteiro, em sala de aula. As atividades têm inicio a partir das 17h.

Após chuvas, Compesa retoma abastecimento de água de Saloá e Águas Belas, no Agreste


Barragem de Saloá, que tem aproximadamente 250 mil metros cúbicos, recuperou seu volume hídrico em 50% (Foto: Divulgação/Compesa)

Os moradores de Saloá e Águas Belas, no Agreste Meridional, têm uma boa notícia para comemorar. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciou que o abastecimento de água das duas cidades, via rede de distribuição, foi retomado devido às últimas chuvas que ajudaram a recuperar o volume das barragens da Prata, localizada em Saloá, e de Lamarão, em Águas Belas. As cidades estavam sendo abastecidas por caminhões-pipa desde que a Barragem da Prata e Lamarão entraram em colapso em novembro de 2018 e fevereiro de 2019, respectivamente.

A Barragem de Saloá, que tem aproximadamente 250 mil metros cúbicos, recuperou seu volume hídrico em 50%, o que corresponde a 125 mil metros cúbicos. Com isso, a Compesa passou a abastecer os moradores diariamente. Já Barragem de Lamarão alcançou sua capacidade total de 150 mil metros cúbicos permitindo que a companhia abasteça a cidade de Águas Belas em um regime de oito dias com água e oito dias sem. “As chuvas foram providenciais nesse momento e a Compesa agiu rapidamente para retomar os sistemas de abastecimento das duas cidades. Os volumes acumulados garantem água nas torneiras para os moradores de Águas Belas até novembro e de Saloá até dezembro de 2019. O calendário de Águas Belas está sendo elaborado e, em breve, também será divulgado”, informa o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Igor Galindo.