sábado, 19 de novembro de 2016

Helicóptero cai em área de tiro no RJ e quatro PMs morrem


Um helicóptero do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar caiu perto da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, no começo da noite deste sábado (19) e quatro policiais militares morreram. A informação foi confirmada pelo coordenador de comunicação social da Polícia Militar, Major Ivan Blaz. A área foi palco de intensos tiroteios. Policiais da UPP da Cidade de Deus, trocaram tiros com criminosos.

De acordo com o oficial, tudo indica que o helicóptero fez um pouso forçado. Desde cedo, o Comando de Operações Especiais da PM estava no local dando apoio à Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da região.

A queda aconteceu no começo da Avenida das Américas, perto do acesso à Linha Amarela.

A Lamsa, concessionária que administra a Linha Amarela, pede que os motoristas evitem a região. O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou às 19h52 que estão interditados os dois sentidos da Linha Amarela, na altura da Cidade de Deus, e trechos da Av. Ayrton Senna, da altura do Via Parque ao acesso à Cidade de Deus, devido a uma operação policial.

Tiroteio mais cedo


Drama! Vasco perde para o Criciúma e depende da última rodada para subir


Era o dia do acesso à Primeira Divisão. Toda a delegação cruz-maltina, contando com dirigentes do alto escalão, viajou a Santa Catarina para presenciar o momento esperado em toda a temporada. Se o Vasco vencesse o Criciúma, já estaria garantido na Série A de 2017. Não foi o que aconteceu. Fazendo jus ao segundo semestre modorrento, a equipe de Jorginho não teve boa atuação no Heriberto Hülse e foi derrotada pelo adversário, que já não tem nenhuma pretensão na tabela, por 1 a 0.

Agora, o Vasco está na quarta colocação da tabela e precisa vencer o Ceará na 38ª e última rodada para não depender de outros resultados e subir à Série A. Para o Criciúma, nada muda: ocupa o nono lugar e não tem chances de classificação ou rebaixamento. A equipe catarinense enfrenta o Paysandu, no Curuzu, em Belém, sexta-feira (25), às 20h30 (de Brasília). O jogo do Cruz-Maltino acontecerá em São Januário, no Rio de Janeiro, sábado (26), às 17h30 (de Brasília).


Por Globoesporte.com


Petrolândia: Aniversariante do dia, dona Expedita Ramalho recebe felicitações pelos 94 anos

Expedita Ramalho, aniversariante do dia


Este sábado, 19 de novembro, é inteiramente dedicado à minha avó, dona Expedita Ramalho, pela passagem de seus 94 anos, completados com lucidez e disposição invejáveis.

Vinte e quatro horas é pouco tempo para os parabéns de filhos, filhas, netos, bisnetos, trinetos e demais parentes, nesta data especial.

Dona Expedita Ramalho, Deus a abençoe com saúde e grandes alegrias e conceda a nós, sua família, a graça de muitos momentos agradáveis em sua companhia. Feliz aniversário!

Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier


Em Fortaleza, hospital usa pele de tilápia como curativo para queimaduras


Da gastronomia à medicina. A tilápia, um dos peixes mais produzidos e consumidos no Brasil, agora faz parte do tratamento de queimados do Instituto Dr. José Frota (IJF), principal unidade terciária de Fortaleza (CE). Há dois anos e meio, pesquisadores do hospital começaram a desenvolver um curativo usando a pele da tilápia para melhorar a cicatrização de queimaduras.

De lá para cá, foram 11 etapas pré-clínicas. Em julho deste ano, 30 pacientes com queimaduras de segundo grau superficiais e graves receberam o curativo. A fase clínica teve 94% de sucesso. Atualmente, 58 pacientes são voluntários na pesquisa, mas o tratamento será expandido para alcançar 100 pessoas.

“A pele da tilápia ajuda no processo de cicatrização, tamponando a ferida. Evita contaminação e perdas líquidas, diminui o número de troca de curativos e, consequentemente, diminui também a dor e o sofrimento do paciente”, afirmou o cirurgião plástico Edmar Maciel, coordenador da pesquisa e presidente do Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ).


Petrolândia: Comercial Econômico é inaugurado na Quadra 02





Neste sábado, 19/11/2016, o município de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, recebeu um novo empreendimento comercial. Foi aberto o Comercial Econômico na Quadra 02, na Rua engº Cavalcante nº 261 (Av. da Escola 1º de Julho), próximo a Casa de Carne J&R Carne & Cia.

''Comprar aqui é um barato'', é o slogan do Comercial Econômico onde o cliente encontra produtos alimentícios industrializados, bebidas, alimentos, materiais de higiene pessoal e de limpeza, frios, e outros itens indispensáveis no cotidiano do consumidor.

Comercial Econômico, a sua opção de economia da Quadra 02, tem a organização de Pedro Araújo e família. Cel. (87) 9.9939.5653

Nova parceria do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, o estabelecimento será aberto de segunda a sábado, das 06;h30 as 19;h30. Aos domingos e feriados, das 08:h00 as 14:h00.

Ver mais fotos>Comercial Econômico em Petrolândia - Inauguração 19/11/2016


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho



Vaquejada está proibida em Pernambuco

Reunião foi realizada para definir práticas para coibir a prática da vaquejada em Pernambuco (Flickr/Turismo Bahia/Tatiana Azeviche)

Nesta última sexta-feira (18), uma nota técnica foi emitida no Diário Oficial, pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a fim de orientar os membros do órgão sobre a proibição geral das vaquejadas no país, segundo o Supremo Tribunal Federal (STF). Isto significa que os Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) não são válidos para a realização da prática.

De acordo com o documento, fica respaldado que, a partir da publicação da Ata de Julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4983, em 17 de outubro de 2016, a declaração de inconstitucionalidade já passou a irradiar seus efeitos jurídicos. Para isso, se torna inválido o TAC para legitimar o evento.

Diante disso, fica orientado aos membros do MPPE o papel de coibir a realização das vaquejadas. O documento aponta que esse impedimento deve ser realizado por meio do ajuizamento de ação civil pública com tutela inibitória. Isso pode ser por meio de TAC impondo obrigação de não realização dos eventos para os donos de parques de vaquejadas e realizadores. Ainda, segundo a publicação, esta deve ser realizada sem prejuízo do ajuizamento de ação criminal se restar configurado ilícito penal.

Outras medidas


Reunião atesta cenário mais animador na bacia do Velho Chico


O corpo técnico do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apresentou nessa sexta (18), durante reunião promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), cenário um pouco mais animador com relação ao registro de chuvas na bacia do rio São Francisco. A previsão é de que o reservatório de Três Marias (MG) chegue ao nível de armazenamento em 16% e de pouco mais de 5% em Sobradinho (BA) e Xingó (AL), até o final de novembro. A perspectiva é de um novo momento, apesar de necessitar de maior clareza nos próximos dias.

Mesmo diante desse cenário para o mês de dezembro, a vazão do rio deverá ser reduzida para 750 metros cúbicos por segundo (m³/s) a partir da próxima segunda-feira, dia 21 de novembro. A medida já havia sido prevista há algumas semanas e será efetivada após vários embates entre a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que estabeleceu algumas condições antes de conceder a licença.


Escola modelo de ensino médio terá que mudar currículo para se adequar à MP


Uma escola onde o aprendizado não é dividido em aulas de 50 minutos, mas em encontros de uma hora e meia. Onde a aprendizagem ocorre por meio de experimentos, trabalhos em grupo, teatro, debates. Onde os estudantes montam a própria grade horária e têm uma boa infraestrutura para aprender. O ensino médio no Campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná (IFPR) é reconhecido nacionalmente e internacionalmente. Nesta semana, representantes do instituto estiveram no Congresso Nacional para debater a reforma do ensino médio por meio da Medida Provisória (MP) 746/2016.

O ensino médio ofertado pelo instituto, na visão dos psrticipantes da audiência pública da comissão mista criada para debater a MP, aproxima-se a de uma utopia. Um modelo que é difícil de ser replicado em todo o país pelo alto grau de investimento, que garante a oferta de laboratórios e boa infraestrutura aos estudantes e a possibilidade de dedicação exclusiva dos professores, em tempo integral. Além das aulas, os professores têm tempo para planejar as aulas e desenvolver projetos de extensão.


Zeca defende a interligação do Tocantins com o São Francisco em debate na TV Câmara


Na última segunda-feira (14), o deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) esteve participando do Programa “Câmara Debate” aonde, ao lado da deputada federal Zenaide Maia (PR-RN), debateu a questão da seca que atinge o Nordeste há mais de cinco anos e defendeu a interligação das bacias do Rio Tocantins com a do Rio São Francisco.

A seca no Nordeste não é novidade, há registros desde o período colonial. No ano passado, a Câmara dos Deputados criou a Comissão Externa de Acompanhamento das Ações de Combate à Seca no Nordeste, que foi presidida pelo deputado Zeca Cavalcanti. Hoje, o Ministério da Integração Nacional atende 824 municípios com carros-pipa.


Bodocó deve oferecer transporte escolar contínuo e de qualidade a todos os alunos da rede pública


A pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Justiça de Bodocó concedeu a tutela de urgência requisitada Ação Civil Pública relativa à prestação do serviço de transporte público escolar no município do Sertão. No prazo de 48 horas, deverá ser fornecido o transporte escolar integral, gratuito e contínuo a todos os alunos de Bodocó matriculados na rede pública estadual e municipal, com horário fixo de embarque e desembarque e compatível com o cronograma escolar.

Ainda no prazo de 48 horas, o município deverá informar: os veículos próprios e contratados que realizam o transporte no município; as rotas, especificando o horário de embarque e desembarque, por região, e o quantitativo de alunos por veículo; os recursos repassados através do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) e de outros fundos, de novembro de 2011 até o presente, especificando meses e valores;


Mais de 6 mil vagas abertas nas Escolas Técnicas de PE

Escola Técnica Estadual José Luiz de Mendonça

Mais de seis mil vagas estão sendo ofertadas pelas Escolas Técnicas Estaduais. As vagas, de ensino integrado, são para o ano letivo de 2017. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de novembro pelo site www.educacao.pe.gov. Além disso, os estudantes que não tiverem acesso a internet podem se dirigir a uma das instituições listadas no site porque elas estão disponibilizando um espaço para realizar as inscrições, exceto em feriados e finais de semana.

Entre as vagas disponíveis, 1.980 são para as unidades do Recife e Região Metropolitana, com os municípios de Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e São Lourenço da Mata. No interior do Estado, outras 4.140 vagas estão sendo ofertadas entre 23 municípios: Araripina, Arcoverde, Bezerros, Belo Jardim, Bonito, Buíque, Carnaíba, Carpina, Escada, Goiana, Gravatá, Lajedo, Limoeiro, Palmares, Paudalho, São Bento do Una, Santa Cruz do Capibaribe, São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Sertânia, Surubim e Timbaúba.


Petrolândia: Comercial Econômico será inaugurado neste sábado às 10 horas da manhã


Neste sábado (19), o município de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, receberá um novo empreendimento comercial. Será inaugurado o Comercial Econômico na Quadra 02, na Rua engº Cavalcante nº 261 (Av. da Escola 1º de Julho).

''Comprar aqui é um barato'', será o slogan do Comercial Econômico onde o cliente vai encontrar, entre outros ítens, produtos alimentícios industrializados, bebidas, alimentos, materiais de higiene pessoal e de limpeza, frios, e outros itens indispensáveis no cotidiano do consumidor.

Nova parceria do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, o Comercial Econômico será inaugurado às 10 horas da manhã.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Direção do Comercial Econômico


Palmeiras pode ser 1º campeão brasileiro sem estar em campo; veja jogos deste final de semana

Resultado de imagem para palmeiras pode ser campeao domingo

O Campeonato Brasileiro poderá ter uma situação inédita no próximo domingo: consagrar o seu primeiro "campeão do sofá". O Palmeiras tem chances de assegurar a taça sem estar em campo.
O Palmeiras entrará em campo para enfrentar o Botafogo às 17h (de Brasília) no Allianz Parque.
Se vencer, irá a 74 pontos.

No mesmo horário, o Santos, que tem 67, enfrentará o Cruzeiro no Mineirão. Em caso de derrota, ficará sem chances de título. Um empate manterá as esperanças.

Entretanto, um revés santista somado a um triunfo palmeirense não será o bastante para a torcida alviverde deixar seu estádio com a certeza do título. Precisará acompanhar do sofá o duelo entre Flamengo e Coritiba, que só começará às 19h30, no Maracanã.

Uma derrota ou até mesmo um empate no Rio de Janeiro será o suficiente para o Palmeiras assegurar o seu nono título nacional.

Confira os jogos que em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.


Por Globoesporte.com



Confira as manchetes dos principais jornais do país neste sábado, 19 de novembro de 2016

Capa do Jornal - 19/11/2016

Edição do dia 19/11/2016
Capa Folha de S.Paulo - Edição São Paulo
Correio Braziliense, 19 de Novembro de 2016

Por Rede Brasil de Notícias e Blog de Assis Ramalho

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 05:30 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu smartphone ou tablet, escolha a opção desejada
>app Android
>app iOS (iPhone)


Sistemas de abastecimento devem fornecer água a comunidades rurais de Petrolândia, Floresta e mais 6 municípios do Sertão de PE

compesa sistema

Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água devem abastecer mais de 20 mil pessoas no Sertão de Pernambuco. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que a primeira obra deve ser iniciada no próximo mês. Segundo a Compesa, são dez obras que vão beneficiar 66 comunidades rurais dos municípios de Salgueiro, Cabrobó, Verdejante, Sertânia, Floresta, Petrolândia, Custódia e Betânia.

A assessoria informou que o primeiro SAA a ser construído será o Conceição das Crioulas, em Salgueiro, e vai beneficiar 5 mil pessoas. Segundo a Companhia, os Sistemas serão feitos a partir da Transposição dos Eixos Norte e Leste do Rio São Francisco.

O investimento para a implantação dos Sistemas é de mais de R$ 41 milhões, conforme a Compesa. "As obras serão executadas com recursos previstos no termo de compromisso celebrado entre o Governo Federal, por meio do Ministério da Integração, e o estado de Pernambuco e a Compesa", informou a assessoria.

G1 Caruaru


Ministro da Cultura pede demissão e Roberto Freire assume a pasta

O deputado federal Roberto Freire (PPS-SP), convidado para assumir o comando do Ministério da Cultura (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
O deputado federal Roberto Freire (PPS-SP), convidado para assumir o comando do Ministério da Cultura (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República anunciou na noite desta sexta-feira (18) que o deputado Roberto Freire (PPS-SP) será o novo ministro da Cultura (leia a nota ao final desta reportagem).

Freire assumirá o cargo no lugar do diplomata de carreira Marcelo Calero, que pediu demissão do cargo por "divergências" com integrantes do governo.

Quando Michel Temer assumiu o Palácio do Planalto, ainda como presidente em exercício, em maio – após o afastamento da então presidente Dilma Rousseff –, o presidente decidiu extinguir o Ministério da Cultura e transformá-lo em uma pasta vinculada ao Ministério da Educação.

Diante da reação negativa de setores culturais e de artistas, com diversas manifestações pelo país, Temer optou por recriar a pasta. À época,Calero era o secretário de Cultura, convidado por Temer, e se tornou ministro com a recriação.


Confira resultado das loterias da Caixa de sexta-feira (18); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas na sexta (18), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.