sexta-feira, 24 de junho de 2016

Estudantes poderão testar conhecimentos em simulado nacional do Enem


A partir deste fim de semana, estudantes de todo o país poderão fazer gratuitamente um simulado online do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na plataforma Hora do Enem. As provas serão liberadas às 8h de amanhã (25) e poderão ser acessadas até as 20h do dia 3 de julho.

Para acessar a prova, basta se cadastrar no site da Hora do Enem. Os alunos da rede pública que não tiverem acesso à internet poderão realizar o simulado na escola onde estudam, entre os dias 27 de junho e 1º de julho. Após o simulado, o estudante recebe imediatamente a nota que tirou. O resultado mostrará também o desempenho do aluno em relação a outros candidatos ao curso que pretende fazer. “Convoco todos os jovens do Brasil que estão se preparando para o Enem a participar do segundo simulado, agora em junho. É uma ótima oportunidade para se preparar”, disse o ministro da Educação, Mendonça Filho.


Petrolândia: Organizadores de casamento coletivo buscam parceria para maquiagem e penteados das noivas

Se você tem um dom que Deus te deu, não use apenas para ganhar dinheiro. Você pode também abençoar pessoas com eles. 

A organização de Casamento Coletivo que será realizado no próximo dia 9 de julho, precisa da ajuda de pessoas com habilitada em cabelo, manicures, sobrancelhas, limpeza de pele e maquiagem para abençoar, com seu dom, os mais de 20 casais que irão se unir em matrimônio. 

Os salões de beleza que atenderem uma ou mais noivas receberão divulgação no Blog de Assis Ramalho, apoiador da iniciativa, em reportagens individuais para cada um dos salões que participarem com a doação do serviço.  

Os interessados em colaborar podem obter mais informações pelos números (75) 99243-8955 e (87) 99656-0680, com Brunna Catarina.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Dupla Sena terá mais duas faixas de premiação


A Caixa Econômica Federal anunciou hoje (24) alterações na Dupla Sena, com a introdução de mais duas faixas de premiação. A partir do dia 28, ganha quem fizer 6, 5, 4 ou 3 acertos (terno) no 1º e 2º sorteios, com uma faixa para cada sorteio. Até agora, a Dupla Sena premiava quem acertasse 4, 5 ou 6 números no 1º e ou 2º sorteios.

As novas regras foram publicadas em portaria no Diário Oficial da União e, segundo a Caixa, complementa as alterações realizadas em abril na modalidade, quando foi lançado o 3º sorteio semanal e iniciada a captação de recursos para o concurso especial a ser realizado em 2017, denominado “Dupla Sena de Páscoa”.


Plutão pode ocultar oceano subterrâneo

Uma nova pesquisa sugere que Plutão pode ocultar um oceano subterrâneo. 

A sonda espacial não tripulada New Horizons, da Nasa, tem transmitido informações surpreendentes sobre Plutão. A nave foi lançada em 2006 com o objetivo de estudar o planeta anão e os extremos do sistema solar.

Alguns cientistas não tinham muita expectativa sobre o planeta – por ser muito pequeno, remoto e tectonicamente inativo para ter características interessantes. O resultado do estudo, no entanto, excedeu as expectativas.

As fotos mais recentes, tiradas de perto, revelaram características bizarras, inexistentes em qualquer outro planeta do nosso sistema solar, incluindo montanhas com textura de escamas de dragão, que a Nasa descreve como áreas "grosseiramente escavadas" pelo gelo de nitrogênio.


Governo do Estado garante água para 100 mulheres em Manari


A festa de São João na Associação Comunitária Sítio Alto do Morcego, no município de Manari, Sertão pernambucano, teve mais do que comida de milho e forró. A festa comemorou também a entrega de 100 cisternas de placa, de 16 mil litros, que garante água de beber e cozinhar para as mulheres da região. O projeto de construção dos reservatórios é parte de um acordo firmado entre o Governo do Estado, através da articulação entre o ProRural/SARA, Secretaria da Mulher e a Comissão Permanente de Mulheres Rurais.

Segundo o diretor geral do ProRural, Anselmo Pereira, o projeto orçado em aproximadamente R$ 200 mil, com financiamento do Banco Mundial, é apenas o início de todo o investimento a ser liberado para esse público específico. "As mulheres são preocupação do Governador Paulo Câmara e público prioritário para o banco. Estamos abertos para receber propostas de projetos que garantam abastecimento de água, mas queremos trabalhar também com projetos produtivos, para que cada mulher possa ter uma renda no final do mês".


Garanhuns: Aprendizado e solidariedade marcam visita de estudantes de Administração Hospitalar da AESGA ao IMIP


Estudantes do curso de Administração Hospitalar da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) realizaram uma visita técnica ao IMIP, na capital pernambucana, na última semana (10/06). A visita teve caráter didático, com os estudantes conhecendo a instituição de saúde. Mas além da visita, os estudantes aproveitaram a oportunidade para fazer a entrega de doações de brinquedos, fraldas e produtos de higiene pessoal para os pacientes do IMIP.

O ato de solidariedade repercutiu em Garanhuns. O Gestor da UPAE, Gustavo Amorim, em nome do IMIP Gestão, fez questão de divulgar a ação, e agradecer a presença solidária dos estudantes de Garanhuns no Instituto em Recife. "Faz parte do IMIP ser um campo de aprendizado, e ainda mais sob esta perspectiva da solidariedade e humanização das relações entre as instituições" - registra o gestor.

Ronaldo César/UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira


ONU e OEA manifestam preocupação com interferência na EBC e na CGU


A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Estados Americanos (OEA) manifestaram hoje (24) preocupação com uma possível interferência do governo federal na direção da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). No documento, as duas entidades também criticam a conversão da Controladoria-Geral da União (CGU) em Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle. Contatada pela Agência Brasil, a assessoria do Palácio do Planalto informou que não irá se pronunciar sobre o assunto.

A posição das entidades têm por base avaliações feitas pelo relator especial das Nações Unidas sobre a Promoção e Proteção do Direito à Liberdade de Opinião e Expressão, David Kaye; e pelo relator especial interamericano para a Liberdade de Expressão, Edison Lanza. “A interferência na direção da EBC e a conversão da CGU em ministério são passos negativos para um país conhecido pelo seu sólido compromisso com a liberdade de opinião e expressão”, disseram os dois por meio de nota.

Segundo eles, o Brasil está passando por um período crítico e precisa garantir a preservação dos avanços que alcançou na promoção da liberdade de expressão e do acesso à informação pública ao longo das duas ultimas décadas. “Tomamos nota das preocupações expressadas pelo governo sobre a situação econômica da EBC. Entretanto, essas preocupações não justificam interferências na administração de uma emissora pública nacional e, em particular, no seu trabalho jornalístico. Portanto, felicitamos a decisão do ministro do STF Dias Toffoli, por reconduzir o diretor da EBC [Ricardo Melo] ao seu cargo”, afirmou o relator especial da ONU, David Kaye.


Maria Dapaz e Mahatma Costa são atrações do Sr Brasil da TV Cultura neste domingo

Maria Dapaz e Mahatma Costa no Sr Brasil com Rolando Boldrin (Foto: Divulgação)

No próximo domingo (26), às 10h, Maria Dapaz e Mahatma Costa estão com Rolando Boldrin, no programa Sr Brasil, exibido pela TV Cultura, apresentando CD "A Arte de Amália Rodrigues", gravado ao vivo no teatro Santa Isabel de Recife, em homenagem aos 95 anos da musa portuguesa. Aproveitando o período junino, Maria Dapaz também canta "O Cochicho", marchinha portuguesa adaptada para o São João brasileiro.

Sr Brasil
vai ao ar neste domingo e será reprisado na quarta (29), à 1h30 da madrugada.

Turnê - No dia 30 de junho, às 22h, Maria Dapaz e Mahatma Costa iniciam a turnê de lançamento deste disco na abertura da Expoagro de Afogados da Ingazeira, terra natal da cantora. A próxima apresentação será em João Pessoa-PB, em 09 de julho. A pretensão da dupla é levar o show pelo Brasil afora.

Por Assessoria Joma Produções



Marca Finna ensina como fazer torta alemã para conquistar o coração da família no fim de semana

Informe publicitário

O Bienenstich é uma Torta de Amêndoas de origem alemã. Esta torta também é conhecida pelo nome “picada de abelha”. Faça a sugestão de Finna no fim de semana para a família e saboreie essa delícia internacional.

Como fazer Bienenstich

Ingredientes

Massa:
3 colheres de chá de fermento em pó
3 colheres de sopa de Margarina Puro Sabor
1 xícara e meia de chá de Farinha de Trigo Finna Tipo 1
1 xícara de chá de açúcar
Essência de limão a gosto
Meio copo de leite
1 ovo


Lei Maria da Penha completa 10 anos com polêmica proposta de alteração

A Lei Maria da Penha, marco no combate à violência doméstica no Brasil, completa em agosto dez anos. Reconhecida como um avanço importante, ela enfrenta, contudo, dificuldades de implementação e agora pode ser modificada por um polêmico Projeto de Lei em tramitação no Congresso Nacional.
A proposta, inicialmente elaborada pelo deputado federal Sérgio Vidigal (PDT/ES), versa sobre a melhora no atendimento policial e pericial especializado.

A reportagem é de Maíra Kubík Mano, publicada por CartaCapital, 23-06-2016.

O PL 07/16 já começa tropeçando nas palavras, talvez propositalmente: coloca as mulheres em situação de violência como “vítimas”, um retrocesso no que diz respeito às reivindicações dos movimentos feministas e de mulheres.


Programas sociais já sofrem cortes severos, alerta Humberto

"Cortar projetos que garantem água, apoio aos mais necessitados e ajuda aos agricultores de todo Brasil é uma irresponsabilidade. Mas se esse governo que aí está acha que vamos assistir a esse desmonte calados, se engana", afirma senador petista. 

Após adotar cortes profundos nas áreas de educação e da saúde, o governo Interino de Michel Temer (PMDB) ameaça, agora, programas sociais. Os novos alvos da gestão do peemedebista são a política de implantação de cisternas, o programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

A possibilidade está sendo avaliada pelo ministro do Desenvolvimento Social e do Desenvolvimento Agrário, Osmar Terra (PMDB-RS), que já admitiu publicamente que não há recursos em caixa para a manutenção dos projetos. “É um absurdo o que este governo provisório e ilegítimo está fazendo. Está claro o desmonte da estrutura do Estado e a inversão de valores. Estão querendo acabar com ações que beneficiam a população mais pobre para manter os privilégios dos mais ricos”, disse o senador.


Chega de mortes: vamos proteger nossas onças!

AMPARA Animal lança um Kickante para mudar a realidade das onças no Brasil e pretende arrecadar R$ 500 mil para construir recintos para os animais resgatados. Interessados têm até o dia 05 de agosto para colaborar. (Foto: Isabella Pina/Rede Amazônica)

Na semana em que a onça Juma, morta em cerimônia com grande público, chocou todo o país pelo crime cometido com um de nossos animais símbolo, uma campanha lançada pelo Kickante, maior site de financiamento coletivo do Brasil, trouxe esperança para a realidade das onças brasileiras.

A AMPARA Animal, Associação das Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados, em parceria com a Associação Mata Ciliar (AMC) e o Instituto 100% Animais lançaram a Toca da Onça - Devolva às onças a sua Natureza, que quer transformar a realidade das onças no Brasil e construir recintos que abrigarão 16 onças resgatadas.