sexta-feira, junho 24, 2016

Governo do Estado garante água para 100 mulheres em Manari


A festa de São João na Associação Comunitária Sítio Alto do Morcego, no município de Manari, Sertão pernambucano, teve mais do que comida de milho e forró. A festa comemorou também a entrega de 100 cisternas de placa, de 16 mil litros, que garante água de beber e cozinhar para as mulheres da região. O projeto de construção dos reservatórios é parte de um acordo firmado entre o Governo do Estado, através da articulação entre o ProRural/SARA, Secretaria da Mulher e a Comissão Permanente de Mulheres Rurais.

Segundo o diretor geral do ProRural, Anselmo Pereira, o projeto orçado em aproximadamente R$ 200 mil, com financiamento do Banco Mundial, é apenas o início de todo o investimento a ser liberado para esse público específico. "As mulheres são preocupação do Governador Paulo Câmara e público prioritário para o banco. Estamos abertos para receber propostas de projetos que garantam abastecimento de água, mas queremos trabalhar também com projetos produtivos, para que cada mulher possa ter uma renda no final do mês".

Para a secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, as cisternas foram bem-vindas porque quem vive no Sertão não pode se entristecer com a falta de água, mas aprender a conviver com o Semiárido. "A grande conquista das mulheres é o poder de falar. A mulher precisa de água, mas também de conhecimento e condições para que possam mudar suas realidades a partir do que desejam para elas". Comenta Silva. A secretária informou ainda que o governador vai receber a Comissão das Mulheres para saber as suas demandas.

A dona de casa Marluce Faustino Santos, 43, uma das beneficiárias das cisternas, diz que a chegada do reservatório representou uma grande mudança de vida. "Tenho oito filhos e tinha caminhar 30 minutos para buscar água para toda a família no barreiro. Agora posso amanhecer o dia com água boa para passar um café", informa emocionada Marluce. "Sou portadora de lupus e, com as feridas no couro cabeludo, muitas vezes chegava em casa com a cabeça sangrando do peso da lata de água", completa.

A entrega das cisternas em Manari, além de mudar a vida das sertanejas que nunca tiveram acesso à água, representa um avanço na qualidade de vida de uma região que chegou a ter o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, em avaliação feita pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Assessoria de Comunicação/ProRural - Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária

Nenhum comentário:

Postar um comentário