quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Petrolândia: Moradores reclamam de esgoto estourado, mal cheiro e insetos na Quadra 06


Assis Ramalho! os moradores da Rua Antonio Gabriel de Araujo, na Quadra 06 de Petrolândia não aguentam mais o mal cheiro e os insetos.

Pedimos providência as autoridades competentes; isso é um descaso com a população que paga seus impostos.

Por favor, nos ajude!


Ibimirim: MPPE recomenda ao prefeito e à presidente da Câmara que exonerem cargos comissionados e servidores temporários contratados em situação de nepotismo

Resultado de imagem para nepotismo

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Ibimirim, José Adauto da Silva, e à presidente da Câmara Municipal, Rozanea Rodrigues Bezerra, que, até a próxima segunda-feira (17), exonerem os servidores de cargos comissionados e servidores temporários providos ou contratados, bem como à destituição de funções comissionadas de servidores que estejam em situação de nepotismo.

O prefeito e a presidente da Câmara Municipal devem exonerar, até o dia 17 de outubro, todos os cargos comissionados em que o servidor não efetivo seja parente, em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento. Também deverão ser rescindidos, dentro do mesmo prazo, todos os contratos de serviço temporário que o contratado seja parente, em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento.


Petrolândia: Em nota, vereador Jorge Viana agradece apoio à sua reeleição e renova compromisso com seus eleitores


Vereador Jorge Viana (Foto: Assis Ramalho)

Petrolândia, 05 de Outubro de 2016.

Aos amigos e amigas de Petrolândia:

Terminada a eleição, gostaria de agradecer ao povo petrolandense pela minha votação. Foram mais de 430 votos confiados na minha proposta de continuar lutando por Petrolândia e pelos menos favorecidos.

Fizemos uma campanha bonita, sem falsas promessas e com compromisso firmado com a ética e a moralidade, sem a famigerada compra de votos.

Hoje, tenho a honra de ser Vereador por Petrolândia há três mandatos, com isso cresce também minha responsabilidade como político e homem público preocupado em combater as injustiças e em defender os interesses dos Petrolândesse.

Agradeço ainda a todos que me receberam nas suas casas, que demonstraram o seu carinho nas ruas, à minha militância, à minha família e aos companheiros que estiveram comigo durante toda a caminhada, foram pessoas que se dedicaram integralmente, de corpo e alma, ao nosso projeto político, muitíssimo obrigado.

Por fim, vou agradecer cada voto recebido com trabalho, dedicação e respeito. Contem sempre com o seu Vereador Jorge Viana.

Forte abraço!

Do seu Vereador Jorge Viana.

Assessor de imprensa Édio Braga


Petrolândia: Família e amigos de Louro do Vidro agradecem ao povo de Petrolândia por eleição conquistada no último domingo


Louro do vidro, familiares e amigos agradecem ao povo de Petrolândia e zona rural pelos expressivos 569 votos que garantiram a nossa Vitória!

É apenas o começo de uma grande trajetória para que nossa cidade possa voltar a crescer!

Petrolândia pode mais e a nossa luta continua!

Notícia relacionada
>Petrolândia: Candidato a vereador, Louro do Vidro é entrevistado no programa 'Acordando com as Notícias'

Assessoria Louro do Vidro



Petrolândia: Quilombolas Negros de Betinho, da Agrovila 04 da Reta, felicitam Ricardo Rodolfo e demais participantes das eleições 2016


Parabéns aos novos comandantes de nossa cidade, em especial o nosso novo prefeito Ricardo e aos demais vereadores, que todos procurem fazer da oportunidade a chance de fazer sempre melhor,

Parabenizamos também os amigos Fabiano Marques, Dr. João, Adriana e Erivaldo Catamarã pela bonita campanha, mas, como sabemos, só um seria o vencedor, o que não diminui em nada suas capacidades.

Nota da Presidência da Comunidade Quilombola;
Cícero Abraão (Neguinho); líder dos Quilombolas da Agrovila 04 da Reta
João Paulo Silva; Vice-presidente da comunidade


Petrolândia: Natanael Caetano agradece votos recebidos nas eleições de domingo


Os meus sinceros agradecimentos a todos aqueles que me confiaram seu voto (foram 121). Agradeço também a todos os moradores do nosso município que me receberam em suas casas, trazendo sempre as realidades e carência do nosso município onde tivemos a oportunidade de conhecer.

Meu muito obrigado!!

Natanael Caetano
STR de Petrolândia


Petrolândia: Dr. Cleobenysson Cruz atende nesta quinta na MedClinic a partir das 08h30

Cardiologista e Clinico Geral Dr. Cleobenisson Cruz

O cardiologista Dr. Cleobenysson Cruz atende na MedClinic a partir das 08:30 da manhã desta quinta-feira (06).

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia. Para marcações, o telefone é (87) 3851 1879. Celular (87) 99666-2380.

Blog de Assis Ramalho
Inormaçã: MedClinic


Petrolândia: Parque de diversões informa preço promocional em homenagem ao Dia da Criança

Fotos: Assis Ramalho

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Petrolândia, sr. Ítalo Leite, comunica à comunidade que, em conversa com o proprietário do Parque de Brinquedos, ficou acertado o preço promocional de R$ 2,00 durante as semanas que antecedem o Dia da Criança, comemorado no dia 12 deste mês.

Informação: Secretaria de Cultura Esporte e Lazer
Fotos: Assis Ramalho


Petrolândia: Joanna conquista público em apresentação em que interagiu com a plateia de Petrolândia

Show da cantora Joanna marcou o encerramento da Festa do Padroeiro de Petrolândia, São Francisco de Assis. Fotos: Assis Ramalho

Uma missa solene na tarde desta terça-feira (04), uma procissão no início da noite, e um show da cantora Joanna marcaram o encerramento da Festa do Padroeiro de Petrolândia, São Francisco de Assis.

Simpática, Joanna autografou CD e posou para fotos com os fãs. Já no palco, a cantora sentiu totalmente a vontade, diante da reação do público, ao desfiar um repertório que teve por base canções de Roberto Carlos e Padre Zezinho.

A cantora carioca Joanna também matou a curiosidade do público com dois sucessos de recentes novelas globais: “Meu Primeiro Amor” (tema de Camila Pitanga na novela “Velho Chico”) e “Tudo Menos Esse Adeus” (tema de Malu Mader em “Haja Coração”).

Joanna falou sobre o desejo realizado de criar um projeto com músicas religiosas, mas destacou que está focada na Música Popular Brasileira (MPB) com shows e composições.

“Existe a Joana que é cantora de Música Popular Brasileira que sempre fui e sempre serei. Esse “Joanna e Oração” foi um projeto isolado na minha carreira porque tive muita vontade de fazer um CD católico não só para revisitar músicas antigas das missas tradicionais, as quais sempre participei deste menininha, como também homenagear Nossa senhora, a quem tenho uma devoção muito grande. “Joanna e Oração” foi o único CD que fiz explicitamente com músicas cristãs”, explicou a cantora recordando que gostava de cantar no coral da igreja e sempre mistura músicas cristãs com as de MPB em seus shows.

Trajetória artística


Discussão motivada por som alto deixa mortos e feridos em Paulo Afonso (BA)

Orielma Araújo Santos, de 26 anos e um rapaz, conhecido por Marcelo, morreram, as outras vitimas estão no hospital Nair Alves de Souza. 

Na manhã desta quarta-feira (05), por volta das 6 horas da manhã, duas pessoas foram assassinadas e duas ficaram feridas, após briga entre vizinhos, na Rua Rio Solimões, por trás da Delegacia de Polícia Civil, no BTN I.

De acordo com as informações das testemunhas, o crime aconteceu após uma discussão com um vizinho que estava com o som alto. Após receber reclamações sobre o volume do som, o vizinho teria pegado um arma e disparado contra as vítimas (ao todo, quatro pessoas foram atingidas) e, seguida, fugido, tomando destino ignorado.

Orielma Araújo Santos, de 26 anos e um jovem de 17 anos indentificado como Marcelo Bezerra dos Santos, não resistiram e acabaram morrendo no local. Os corpos estavam dentro de uma residência, foram recolhidos pela Polícia Técnica e levados para o IML.


Criminosos invadem prefeitura e Câmara, levam documentos e fazem quebradeira em AL

Eles atiraram na porta de vidro da prefeitura e arrombaram a da Câmara. Prefeito afirma que foram levados documentos e móveis foram quebrados.

A sede da Prefeitura de Campo Grande e a Câmara Municipal de Vereadores foram atacadas na madrugada desta quarta-feira (5). A ocorrência foi registrada pelo Grupamento da Polícia Militar daquele município, na região Agreste de Alagoas.

O prefeito Miguel Higino (PP) informou ao G1 que criminosos invadiram os dois prédios por volta das 3h e levaram documentos. "A gente não sabe quais foram os documentos ainda. Solicitamos a perícia e vamos aguardar as investigações. Também não sabemos se algum outro objeto foi roubado, só temos certeza que levaram documentos da prefeitura e da Câmara".

Para entrar na prefeitura, os criminosos atiraram contra a porta de vidro. Os estilhaços da porta ficaram espalhados no local. Já a porta da Câmara Municipal foi forçada até ficar torta, abrindo passagem para os criminosos.


TCE divulga nota oficial sobre a “Operação Itakatu” na Prefeitura de Itamaracá

Resultado de imagem para tce-pe + assis ramalho

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco divulgou uma nota oficial nesta quarta-feira (05) sobre irregularidades detectadas em contratos celebrados pela Prefeitura de Itamaracá, objeto da “Operação Itakatu” deflagrada pelo Ministério Público Estadual com apoio da Polícia Civil.

Desde o final de 2015, o TCE detectou as irregularidades e após análise dos aspectos jurídicos pelo Ministério Público de Contas, em maio de 2016, o relator das contas do município, conselheiro Dirceu Rodolfo, solicitou uma investigação criminal sobre as questões.

O procurador geral de Justiça, Carlos Guerra, designou o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) para conduzir a investigação.

Veja íntegra da nota oficial do TCE:


Sem obter reeleição, prefeito assina exoneração em massa de comissionados em cidade do RJ

Derrotado nas urnas, prefeito de Mesquita manteve poucos servidores em cargos de comissão e alguns foram substituídos.

Em Mesquita, município da Baixada Fluminense, o prefeito Rogelson Sanches Fontoura (PRB), conhecido como Gelsinho Guerreiro, assinou portaria para a exoneração sumária dos servidores de cargos comissionados, exceto secretários, subsecretários, o controlador geral, subcontrolador geral, procurador geral e procurador geral adjunto, o presidente da CPL, o tesoureiro da administração direta e indireta, além do diretor de patrimônio e almoxarifado. Tomada um dia após o prefeito ser derrotado nas urnas em sua tentativa de reeleição. Ele tentava a reeleição, a medida foi publicada na edição de terça-feira (4) do Diário Oficial de Mesquita.

Na mesma data, o prefeito trocou o secretário de Planejamento e Governo e o subsecretário municipal de Administração. Na edição desta quarta-feira (05), o Diário Oficial do Município traz a substituição do secretário de Proteção e Defesa Civil, além da exoneração do subsecretário de Educação, do subsecretário de Meio Ambiente e do subsecretário de Governo e Planejamento.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do G1 RJ


Petrolândia: Eletricista cai de poste em desmontagem de estrutura da festa do padroeiro

Luiz eletricista, à esquerda na foto acima, quebrou o braço ao cair de poste, mas passa bem, segundo o companheiro Gilmar eletricista (foto: Assis Ramalho)

De acordo com informações de Gilmar Vieira, mais conhecido como Gilmar eletricista, profissional da Prefeitura Municipal de Petrolândia, seu companheiro Luiz eletricista caiu de um poste em frente à Igreja Matriz da cidade, nesta quarta-feira (05), durante os serviços de remoção da estrutura elétrica da Festa do Padroeiro São Francisco de Assis. Os festejos foram encerrados na noite dessa terça (04).

Em comentário junto à foto acima, postada em sua página, Gilmar tranquilizou seus amigos de que o eletricista quebrou o braço, foi socorrido ao Hospital Municipal de Petrolândia e será submetido a cirurgia amanhã, em Serra Talhada. O eletricista ainda informou sobre o uso dos EPI (Equipamentos de Proteção Individual) pelos profissionais e a atenção que se deve manter durante a realização dos serviços.

"Hoje, após esta foto fui conversar com o prefeito, quando [recebi] uma ligação falando que Luiz, meu parceiro, tinha caído do poste da igreja. Corri ao hospital, onde encontrei meu parceiro com o braço quebrado. Amanhã irá fazer uma cirurgia em Serra Talhada, mas, graças a Deus, o parceiro está tranquilo e, se Deus quiser, em breve a equipe estará completa novamente, com as bênçãos de Deus. Infelizmente isto acontece, a gente tenta trabalhar com toda segurança, com todos EPI, mas uma simples bobeira acontece o acidente. Vamos ver onde houve uma falha para poder corrigir. Estamos junto e misturado.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações/foto: Gilmar Vieira


Cientistas anunciam descoberta de fóssil do maior dinossauro do Brasil

Batizado de Austroposeidon magnificus, o dinossauro media cerca de 25 metros de comprimento (Foto: Cristina Boeckel/G1)

Cientistas divulgaram, nesta quarta (5) a descoberta de uma nova espécie de dinossauro, considerada a maior já encontrada no país. O fóssil foi encontrado na década de 1950, em São Paulo, pelo paleontólogo Llewellyn Ivor Price, e estava guardado no Museu de Ciências da Terra, localizado no bairro da Urca, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, vinculado ao CPRM – Serviço Geológico Brasileiro.

O material ainda não havia sido analisado, segundo os cientistas, por falta de verba. O estudo foi realizado graças a uma parceria entre pesquisadores do Museu de Ciências da Terra e do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além da Petrobras e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Batizado de Austroposeidon magnificus, o dinossauro media cerca de 25 metros de comprimento. Com base nas características anatômicas, o animal pode ser classificado no grupo dos titanossauros, animais herbívoros de corpo bem desenvolvido, pescoço e cauda longos e crânio relativamente pequeno.


Temer está acabando com o Farmácia Popular ao suspender contratos, alerta Humberto

“O fim do programa atingiria tanto a população como os empresários”, diz o senador.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), criticou duramente, nessa terça-feira (4), a suspensão feita pelo governo do presidente não eleito Michel Temer (PMDB) da renovação dos contratos do “Aqui tem farmácia popular”, ação do Farmácia Popular, programa criado em 2004 pelo próprio Humberto quando foi ministro da Saúde no governo Lula.

Desde maio deste ano, proprietários de drogarias em todo o país tentam renovar os convênios, mas são informados de que a atualização dos cadastros não está autorizada. Os convênios entre o governo e a rede privada foram firmados para expandir a distribuição das farmácias populares. Atualmente, são 520 postos do governo, que distribuem gratuitamente os medicamentos, e 34,6 mil farmácias privadas, que vendem os remédios mais baratos.


MP do Ensino Médio é maracatu mal ensaiado, diz Danilo Cabral


Para o deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), há um “choque de legislação” no Congresso Nacional nas discussões sobre a reforma do Ensino Médio brasileiro. Segundo ele, a Medida Provisória que trata sobre o assunto tramita simultaneamente ao Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 241, que estabelece um teto para os gastos públicos nos próximos 20 anos, e após a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE). “Essa MP vai trazer consequências para os entes da Federação, notadamente os estados. Há uma conta sobre o financiamento que não está sendo discutida”, afirmou, durante audiência pública na Comissão de Educação.

O artigo 5º da MP estabelece que a União vai financiar as mudanças por até quatro anos. Danilo Cabral questiona o que isso significa. “O que é até quatro anos? Depois, quem vai ficar com essa conta?”. O deputado destaca que há uma transferência de atribuições para os estados e municípios sem a União dar a devida contrapartida de financiamento. Ele defende a integração das discussões entre a MP do Ensino Médio, a PEC 241 e o PNE. “Do jeito que está, nós estamos cometendo os mesmos erros do passado, aumentando as obrigações dos estados e municípios sem prever a contrapartida de financiamento da União. Isso está parecendo um maracatu mal ensaiado.”


Petrolândia: Confira atendimentos desta quinta e sexta na Petroclínica


A Petroclínica informa atendimentos disponíveis nesta quinta e sexta em seus consultórios. Agende seu atendimento pelos números (87) 3851-2333 ou (87) 99805-0774.

Quinta
Dr. Emanuel Barros (endocrinologista)
Dr. Ígaro Cordeiro (dentista )
Dr. Rommel Alencar (fisioterapia)
Sexta
Dra. Lariça Bulhões (pediatra)
Dra. Socorro Carvalho (ultrassonografia)
Dra. Lourdes Barbosa (psiquiatria)
Dr. Igaro Cordeiro (dentista)
Dra. Joane Barboza (preventivo e pré-natal )
A Petroclinica informa que Dr. Alexandre Salomão realizaá exames de endoscopia digestiva neste domingo (09/10). 

A Petroclinica está localizada na Avenida Auspicio Valgueiro Barros, nº 436, Quadra 09, próximo ao Atacado Sanfrancisco. 

Claudijane Souza/Petroclínica


Centros de pesquisa substituem cobaias animais por métodos alternativos

Não existem métodos alternativos para todos os procedimentos, portanto, cobaias animais ainda são usadas

A substituição do uso de animais como cobaias no ensino e na experimentação científica avança nas universidades e centros de pesquisa do país. O tema foi discutido nesta quarta (5) em simpósio promovido pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, na Universidade de São Paulo (USP).

O pró-reitor de pesquisa da USP, José Eduardo Krieger, garante que a universidade está preocupada com o assunto, e que vem aplicando o uso de modelos alternativos. “Há uma demanda da sociedade local e mundial para realocar os usos com o advento de novas tecnologias”, disse ele.

Segundo Walter Coli, coordenador adjunto na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), existem atualmente 17 projetos e bolsas centradas no uso de métodos alternativos. “Ainda é pouco, mas a Fapesp está aberta a receber mais projetos nesta área”, declarou. Para ele, o interesse de alunos de mestrado e doutorado tem crescido, sobretudo nas linhas de atuação biológicas.


MPPE recomenda às agências bancárias de Caruaru o cumprimento das medidas de segurança determinadas pela legislação

Lei Estadual nº14.727/2012 veda o uso de aparelho celular e similares nos ambientes destinados aos caixas de atendimento e aos caixas eletrônicos das instituições financeiras e bancárias localizadas em Pernambuco

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou às agências bancárias localizadas em Caruaru que, no prazo de 60 dias, atendam às exigências da legislação municipal que estabeleceu medidas de segurança a serem adotadas pelas instituições bancárias e financeiras, com exceção do bloqueio de sinal de celular em suas áreas internas.

De acordo com o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor de Caruaru, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, o inquérito civil nº 007/2014 foi instaurado para apurar possíveis irregularidades quanto à implementação de dispositivos de segurança nas agências bancárias de Caruaru, regulada pela Lei Municipal nº3.673/1994, que torna obrigatória a instalação de porta de segurança, e pela Lei Municipal nº5.345/2013, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de dispositivos adicionais de segurança.


Greve dos bancários completa 30 dias; mais de 50% das agências estão fechadas


A greve dos bancários completa hoje (5) 30 dias e já se iguala ao período mais longo de paralisação nacional ocorrida em 2004, segundo o Sindicado dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, quando houve a primeira campanha nacional unificada entre funcionários de bancos públicos e privados. A segunda greve mais longa da categoria foi em 2013, totalizando 24 dias.

Segundo a Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), 13.104 agências e 44 centros administrativos estavam com as atividades paralisadas até ontem (4). “O número representa 55% do total de agências de todo o Brasil”, diz nota da entidade.

Os trabalhadores reivindicam reajuste de 14,78%, sendo 5% de aumento real, considerando inflação de 9,31%; participação nos lucros e resultados (PLR) de três salários acrescidos de R$ 8.317,90; piso no valor do salário-mínimo do Dieese (R$ 3.940,24), e vales alimentação, refeição, e auxílio-creche no valor do salário-mínimo nacional (R$ 880). Também é pedido décimo-quarto salário, fim das metas abusivas e do assédio moral.


Arcoverde: Nerianny agradece os mais de 13 mil votos

Nerianny Cavalcanti (Divulgação)

Estreante na política partidária e na disputa por um mandato eletivo, a ex-secretária de Ação Social e candidata do PTB à Prefeitura de Arcoverde, Nerianny Cavalcanti, esposa do deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB),utilizou sua rede social para agradecer aos mais de 13 mil eleitores que confiaram seu voto em suas propostas. Ela ficou em segundo lugar com 39,27%.

Apesar da derrota eleitoral, Zeca Cavalcanti demonstrou força política mesmo enfrentando todo o aparato governamental do município, estado e os 10 vereadores, além de uma campanha rica em material, estrutura e militância, transferindo 80% dos votos conquistados em 2014 na cidade de Arcoverde (17.062) para sua esposa e candidata (Nerianny) que fiocu com 13.648 votos.

Na nota, Nerianny agradece nominalmente os 13.648 votos obtidos em seu nome e em nome do seu vice (Erb Lins) e dos deputados Júlio e Zeca Cavalcanti, seu esposo. Agradeceu a militância afirmando que ela fez a “grande diferença, livres, sem medo e com o coração cheio de alegria”.


Petrolândia: Missa e procissão encerram festejos do Padroeiro São Francisco de Assis com a participação de centenas de fiéis



No final da tarde desta terça-feira (04), foi realizada a tradicional procissão de encerramento da Festa do Padroeiro de Petrolândia, São Francisco de Assis. A missa foi presedida pelo Padre Giovani Malacrida, Pároco de Floresta e Vigário Geral da Diocese.

Saindo da Igreja da Matriz, após a Missa de Encerramento das festividades, entre fogos de artifício e cânticos, animado pelo Coral Vozes e Pastoral Familia o cortejo com a imagem do Padroeiro de Petrolândia percorreu ruas e avenidas da cidade, retornando à Praça de Matriz, onde o pároco local, Luiz, falou aos fiéis e oficialmente foi encerrada a Festa de São Francisco de Assis 2016.

No final, os católicos ainda tiveram a oportunidade de assistir ao show da cantora Joanna, que agradou ao público com músicas católicas.

Mais fotos>Encerramento Festa do Padroeiro: Missa, procissão e show de Joanna

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier


Racionamento de água e de energia, oportunidades de negócios lucrativos - Artigo de Cláudio Orlandi Lasso


Um ditado antigo diz: “Enquanto uns choram, outros vendem lenços”. – No mundo, foi e sempre será assim. Fica claro que momentos de crise são também oportunidades de negócios, basta saber enxergá-las!

De 2013 a 2015 o Brasil sofreu muito com a falta de água e até com o risco de faltar energia em algumas regiões do país. Em 2016 como os governos pouco ou nada fizeram e sempre contaram com a sorte e a boa vontade de São Pedro, com a estiagem, a quantidade e a frequência da falta desses recursos tendem a aumentar significativamente em muitas regiões do país e, desta forma, o risco de crises simultâneas de desabastecimento de água e de energia elétrica. Veja que: sem água, não existe a vida, e, sem energia, não existe a qualidade de vida (...) – Já pensou nisso?

No cenário atual, infelizmente não existe a possibilidade de se resolver a crise hídrica a curto prazo, e, por conta disso, a população brasileira já deve ir se preparando para rever seus hábitos de consumo, pois, pode ser que em breve, muitos tenham que se adaptar e/ou ajustar suas vidas a uma nova conjuntura nacional, semelhante à que já vivemos em 2.001, só que bem piorada, tendo agora que economizar água, além de energia elétrica por um longo período.