quinta-feira, 11 de junho de 2020

Petrolândia: Recuperados da Covid-19, Dr. Danilo e Dona Santa recebem alta do Hospital Neurocardio de Petrolina


No momento da saída, homenagens e muita emoção! Com a presença de um músico e o seu instrumento de sopro, acompanhado de um coral formado pela equipe de saúde que comandou o tratamento da mãe e do filho, Danilo e D. Santa não seguraram a emoção.


Internados desde o final do mês de abril, o renomado médico urologista/cirurgião geral, Dr. Danilo Santos Souza, juntamente com sua mãe Maria do Socorro Santos de Souza (Dona Santa), superaram a doença causada pelo novo coronavírus e receberam alta do Hospital Neurocardio de Petrolina, Pernambuco, nesta quinta-feira (11/06).

A notícia viraliza nas redes sociais na tarde desta quinta-feira, 11 de junho/2020, feriado de Corpus Christi.

Dr Danilo e Dona Santa, por meio de uma placa escrita, fezeram questão de agradecer a direção do Hospital Neurocardio de Petrolina com a seguinte frase: '' Eu venci o covid-19!!! Obrigado equipe Neurocardio''

No momento da saída, homenagens e muita emoção! Com a presença de um músico e o seu instrumento de sopro, acompanhado de um coral formado pela equipe de saúde que comandou o tratamento da mãe e do filho, Danilo e D. Santa não seguraram a emoção. No momento em que interpretaram a música “Noites Traiçoeiras”, Dr. Danilo foi às lágrimas: A agradável notícia foi destaque em programa de TV [assista ao vídeo abaixo).
Nós que fazemos o Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia, ficamos felizes em poder compartilhar essa agradável notícia aos petrolandenses e, ao mesmo tempo, estamos na torcida pela recuperação dos demais pacientes de Petrolândia que estão em isolamento domiciliar, e em internamento hospitalar.



Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Divulgação/ínternet 

Sem casos confirmados, Manari, Mirandiba e Solidão se esforçam para evitar coronavírus

Quem mais se aproximou de sair da lista foi o município de Solidão. Uma profissional de saúde testou positivo para a Covid-19 nesta semana. No entanto, como ela mora em Tabira, município vizinho, não entra para as estatísticas da localidade.
Mirandiba, Manari e Solidão são as únicas cidades de Pernambuco que não registram nem casos leves nem graves do novo coronavírus. (Fotos: Prefeituras de Mirandiba, Manari e Solidão.)

Barreira sanitária em Manari. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Manari.)

Em 12 de março de 2020, Pernambuco registrou as primeiras infecções pelo novo coronavírus. Ao longo destes três meses de pandemia, até essa quarta-feira (10), apenas três cidades não registraram casos: Solidão, Manari e Mirandiba. Os dados são do Instituto de Redução de Riscos e Desastres (IRRD), coletados com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o e-SUS, do Ministério da Saúde. Esses municípios estão localizados no Sertão, distantes de grandes polos, como Recife ou Petrolina. No entanto, segundo especialistas, isso não significa que o vírus não esteja circulando nessas localidades, que aumentaram a vigilância em saúde e o controle de quem entra e quem sai.

Quem mais se aproximou de ter um caso confirmado foi Solidão. Uma profissional de saúde testou positivo para a Covid-19 nesta semana. No entanto, como ela mora em Tabira, município vizinho, não entra para as estatísticas da localidade. “Tivemos dois casos de moradores da cidade suspeitos, mas foram descartados após a realização de testes rápidos”, conta a secretária de Saúde da cidade, Damiana Alves.

De acordo com o monitoramento do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), aferido nessa quarta (10), Solidão está com 41,7% da população em isolamento social. Mas Damiana acredita que as pessoas estão, sim, respeitando as determinações sanitárias. “Desde o início, a gente começou a distribuir máscara, dar orientações ao público, fechamos a feira livre. E também monitoramos todos os visitantes. Quem chega de fora tem que ficar em isolado por 14 dias, assim como quem apresenta sintomas”, afirma.

Também foram instaladas barreiras sanitárias nas três entradas da cidade. A pessoa recebe orientações e tem a temperatura medida. “Quem vem de uma área muito contaminada é orientado a voltar”, explica a secretária. Também foram criados três leitos específicos para tratamento da Covid-19, em uma ala da Unidade Mista Maria Jesuíno da Silva. O espaço conta com dois respiradores e é dedicado a casos leves e moderados. Casos graves são transferidos para outros municípios, como Afogados da Ingazeira, que sedia a X Gerência Regional de Saúde (Geres).

A secretária reconhece que a cidade realizou poucos testes: “Foram seis pessoas porque, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, não houve a necessidade de fazer outros. O material também não foi enviado para o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen, no Recife), foram testes rápidos”. Com a baixa demanda e como o ministério já encaminha material, a cidade só comprou 40 testes rápidos. “Agora, com a reabertura do comércio, vamos fazer a testagem de comerciantes, mesmo que eles não apresentem sintomas, para continuar a vigilância”, explica.

Problema diferente

Mirandiba fica a quase 470 quilômetros da capital pernambucana. É a mais distante das três cidades sem casos. Apesar da pressão causada pelo novo coronavírus, a preocupação principal é com a dengue. “Tem sido o nosso problema mais grave. Já virou uma epidemia”, relata a secretária de Saúde do município, Izabela Diniz. Até a quarta, eram 24 casos notificados - quatro deles já confirmados.

Para Izabela, alguns fatores ajudam a cidade a ficar longe do vírus. “O município só tem dois acessos, que estão com barreiras sanitárias há 90 dias; e não há bancos por aqui, apenas lotéricas e correspondentes em vários locais, o que ajuda a dispersar aglomerações. Também suspendemos serviços de transporte intermunicipal, como as lotações”, discorre.

Quanto ao comércio, a feira pública da cidade também passou a só ser permitida nas sextas, desde que seja disponibilizado álcool em gel e todos usem máscaras, além de manter distância de 2 metros entre cada barraca. Os serviços não essenciais foram autorizados a abrirem pelos próximos 30 dias, em caráter de teste. “Os comerciantes também tem se articulado para estimular o consumo do comércio interno, porque muita gente dependia de ir para Serra Talhada ou Salgueiro. Isso evita que as pessoas saiam da cidade e se contaminem, além de ajudar a economia municipal”, analisa.

A fiscalização nas ruas também continua forte. “A gente aborda quem não está usando máscara. Em estabelecimentos, conversamos com o proprietário, alertamos clientes. Temos buscado o diálogo. Muitas vezes as pessoas não acreditam no risco. você pode até não acreditar, mas deve respeito aos outros”, aponta.

Mirandiba recebeu cerca de R$ 34 mil diretamente do Ministério da Saúde. Parte desse dinheiro foi utilizado para abrir leitos de retaguarda nas unidades mistas municipais e comprar insumos, como equipamentos de proteção individual (EPIs) e álcool em gel. Os leitos criados são para casos leves e moderados. Os graves serão transferidos para o Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro, cidade que sedia a VII Geres.

O índice de isolamento em Mirandiba, de acordo com a medição do MPPE, é de 36,9%. Izabela reconhece que, apesar de não ter sido detectado, o vírus possa estar circulando na cidade. “Gostaríamos de testar assintomáticos, mas o protocolo do ministério diz que só podemos realizar exames rápidos após o sétimo dia. E também sabemos que é inviável testar todo mundo, não há insumos suficientes”, pondera.

13 pessoas, ao todo, foram testadas. Três delas, que ficaram internadas em Salgueiro, tiveram amostra encaminhada para o Lacen. Nenhum deu positivo. Para melhorar a situação, a cidade comprou - com recursos próprios - 500 testes rápidos. Dois deles já foram utilizados.

Precaução

Manari é a cidade com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Pernambuco - 0,487, considerado muito baixo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entretanto, é um dos poucos locais que não tiveram registro de infecção pelo novo coronavírus. Ainda que não tenha casos, foi construído um hospital de campanha na cidade. Com 17 leitos e dois respiradores, ele irá atender casos leves e moderados. Casos graves vão para Arcoverde.

A secretária municipal de Saúde, Jucianny Carvalho, acredita as medidas preventivas tomadas em março refletiram nesse resultado zerado de agora. “Fortalecemos ações nas áreas de maior vulnerabilidade social e capacitamos em massa todos os profissionais de saúde, para identificar e atender casos suspeitos. As barreiras sanitárias nas entradas da cidade funcionam em horário estendido, fizemos visita porta a porta na zona urbana e rural, levando esclarecimentos e conscientização, reorganizarmos filas de lotéricas e aumentamos a equipe de vigilância”, exemplifica.

Segundo o ranking do MPPE, Manari tem 41,8% da população em isolamento. Apesar disso, Jucianny afirma que a população vem se conscientizando. “Compramos testes rápidos também, para que em uma eventual necessidade possamos fazer testagem de assintomáticos. Todos os nossos profissionais de saúde foram testados, e nenhum testou positivo para a Covid-19”, pontua.

Mais motivos para ficar em alerta

O infectologista Demetrius Montenegro, do Hospital Oswaldo Cruz, explica que essas variações fazem parte do dinamismo de uma pandemia. “Não dá para dizer que nessas cidades não há circulação do vírus, até porque ninguém teve uma situação de maior gravidade identificada. Vai ter um momento que vai chegar casos, assim como aconteceu em outras regiões”, alerta.

“As secretarias municipais dessas cidades devem ficar em alerta, para que a população informe qualquer sintoma suspeito de infecção respiratória, busque uma unidade de saúde e faça exame para saber é ou não um caso de Covid-19”, orienta. Outro ponto a ser considerado é o fato de ser cidades distantes e pequenas, com predominância de zona rural.

Já o pesquisador Jones Albuquerque, vice-coordenador do IRRD, questiona a testagem. “A tendência de casos em Pernambuco está positiva, mas é porque a Região Metropolitana do Recife passou por um lockdown, fez muitos testes. Enquanto a RMR está com uma tendência boa, as cidades do interior ficam com má tendência”.

O ideal seria ter mais testes e laboratórios aptos para detectar o coronavírus pelo estado. “Precisaríamos de laboratórios mínimos de análise biomolecular no interior para prover testes mais ágeis. Mas um exame de Covid-19 exige um protocolo de risco biológico sofisticado (NB3), que precisa ser certificado por diversos órgãos. E isso leva tempo. Sem isso o cara que faz a análise vai começar a adoecer, porque não sabe operar dentro desse nível de risco”, salienta.

Jones também não acredita que o vírus não esteja circulando nessas três cidades. “Mas isso é crença. Evidência ainda não há, por causa do teste. Imagina só a pressão que as prefeituras não estão passando para tentar argumentar com a população de que é necessário manter o isolamento?”, questiona. “Números são abstrações. Nós é que definimos o que eles significam”, finaliza.

Números

População estimada (2019)
Manari - 21.434
Mirandiba - 15.390
Solidão - 6.007
Fonte: IBGE

Percentual de isolamento (10/06)
Manari - 43,8%
Mirandiba - 39,1%
Solidão - 41,7%

Fonte: MPPE

Intermediários ficaram com R$ 12 milhões da compra de respiradores no Nordeste, diz empresária


O jornal Tribuna do Norte traz neste feriado uma notícia chocante… Depoimento da empresária Cristina Prestes, da Hempcare Pharma, detalha como foi a partilha dos R$ 48,7 milhões pagos antecipadamente pelo Consórcio Nordeste para receber 300 respiradores.

Os equipamentos jamais foram entregues. Quase R$ 5 milhões saíram do bolso do Governo do Rio Grande do Norte.

De acordo com Cristina Prestes, houve pedido para que fossem incluídos aditivos contratuais que elevassem o valor unitário dos produtos para até US$ 35 mil, quando na realidade o preço de mercado é entre US$ 7 mil e US$ 15 mil.

Também de acordo com ela, no final da operação, apenas R$ 24 milhões foram usados realmente na aquisição de respiradores.

Clique abaixo e veja a matéria completa

Por Tribuna do Norte RN

Boletim desta quinta [11/06]: Com 1.059 casos e 102 mortes, Pernambuco chega a 3.633 óbitos pela Covid-19


Foram confirmados, nesta quinta-feira (11), 1.059 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) também registrou mais 102 mortes e, com isso, os números do estado chegam a 42.994 confirmações de pacientes e 3.633 óbitos de pessoas com a doença provocada pelo novo coronavírus.

Segundo a SES, 788 dos 1.059 casos confirmados nesta quinta-feira (11) são leves, enquanto 271 são classificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Com esse acréscimo, o estado soma 16.557 casos graves e 26.437 casos leves.

Das 102 mortes confirmadas, 70 ocorreram entre o dia 15 de abril e domingo (7), enquanto 32 foram registradas desde segunda-feira (8). Outros detalhes epidemiológicos devem ser repassados pela SES ainda nesta quinta-feira (11).

Por G1 PE
Imagem: JC

Tacaratu: Reunião de alinhamento ao combate da covid-19


Estivemos em reunião na terça-feira (09/06) com toda nossa equipe de administração, recebendo a presença do Deputado Estadual Rodrigo Novaes, onde discutimos assuntos de interesse do nosso município. Na oportunidade, o Prefeito José Gerson, solicitou mais ajuda por parte do estado para o Enfrentamento do COVID-19 e Ampliação de recursos para benefício do nosso povo.

Prefeitura de Tacaratu

Petrolândia: Dr. Cleobenysson Cruz (Cardiologista e Clínico Geral) e Dr. Alexandre Torres Candeia [Endocrinologista] atendem na MedClinic nesta sexta (12/06); agende sua consulta

A MedClinic Clínica Especializada informa que Dr. Alexandre Torres Candeia (Endocrinologista e Ultrassonografia) e Dr. Cleobenysson Cruz (Cardiologista e Clínico Geral) vão atender nesta sexta-feira, 12 de junho de 2020.

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.
Orla da cidade.

Governo de Pernambuco garante R$ 32,4 milhões para produtos da agricultura familiar do Estado


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, confirmou a adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Federal e ao PAA Leite (Programa do Leite), garantindo um montante de R$ 32,4 milhões para a compra de produtos agropecuários produzidos pela agricultura familiar. Com a adesão, o Estado garante mais um mecanismo para o escoamento da produção de trabalhadoras e trabalhadores rurais pernambucanos.

Do total de recursos, R$ 8,1 milhões se referem ao PAA Federal, destinado à aquisição de produtos agrícolas para doação às famílias em situação de insegurança alimentar e às assistidas pela rede pública de assistência social. O edital com ampliação dos recursos do programa foi publicado pelo Ministério da Cidadania na última segunda-feira (8). Em Pernambuco, o programa vai beneficiar 1.249 agricultores, em 144 municípios, com um valor de aproximadamente R$ 6.500 por produtor.

Outros R$ 24,3 milhões dizem respeito ao Programa do Leite, dos quais R$ 19,5 milhões são recursos do Governo Federal e R$ 4,8 milhões do Governo de Pernambuco. Os recursos beneficiarão cerca de 4.300 criadores de vaca e 2.000 criadores de cabra, garantindo o fornecimento diário de até 100 litros de leite in natura por produtor e uma cota individual de até R$ 18 mil por ano. Também serão beneficiadas cerca de 35 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, que receberão o leite adquirido aos produtores.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, os recursos vão ajudar no escoamento da produção de agricultores e criadores de animais pernambucanos, comprometido pelo fechamento temporário de estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes, pizzarias, além da queda de demanda em hotéis e pousadas. “A ampliação dos recursos para o PAA Federal e Programa do Leite foi uma demanda apresentada conjuntamente por todos os secretários estaduais de agricultura do País, como forma de reduzir os impactos da pandemia na produção agropecuária dos Estados. Logo no início da pandemia, ainda em março, apresentamos um conjunto de sugestões de apoio aos produtores e agricultores familiares e vamos continuar tentando sensibilizar o Governo Federal para que outras medidas sejam implantadas”, destacou Dilson.

Por Assessoria de Imprensa Agricultura PE

Oitenta e cinco cidades de Pernambuco não terão reabertura do comércio de rua na segunda (15); veja lista


Com aumento de demanda no número de leitos de UTI, e sem mostrar tendência de queda no número de casos do novo coronavírus, oitenta e cinco municípios do Agreste e Zona da Mata de Pernambuco não terão reabertura de comércio de rua e atividades como salões de beleza e estética na próxima segunda-feira (15). A retomada das atividades estava prevista na terceira etapa do Plano de Convivência com a Covid-19, porém, as cidades das regiões de Palmares, Goiana, Caruaru e Garanhuns não acompanharam a tendência dos outros municípios do Estado.

De acordo com o governo, o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 analisou que as 85 cidades precisam manter as restrições por, pelo menos, mais uma semana. O que levou à decisão foi a pressão sobre o sistema de saúde, com aumento da demanda por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Para reforçar a prevenção à doença, serão realizadas atividades em Palmares, Goiana, Caruaru e Garanhuns, como distribuição de máscaras de proteção, cestas básicas e produtos de higiene.

A primeira etapa de reabertura econômica em Pernambuco aconteceu na primeira segunda-feira (1) deste mês, quando a operação de lojas físicas de material de construção e o funcionamento, exclusivamente por delivery, do comércio não essencial foi liberado. Na última segunda (8), houve a retomada dos trabalhos da construção civil. Já nesta quarta-feira (10), acontece a retomada de diversos serviços de saúde. Clínicas e consultórios médicos, odontológicos e veterinários, óticas, clínicas de fisioterapia e de psicologia, retornam às suas atividades.

Na próxima segunda-feira (15), acontecerá a reabertura gradual do varejo para lojas de até 200 metros quadrados. Serviços de venda, locação e vistoria de veículos também voltarão a funcionar na mesma data, assim como salões de beleza e serviços de estética.

Veja quais os municípios que não terão reabertura do comércio de rua na segunda (15)

III Geres (Palmares) - 22 municípios: Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu

IV Geres (Caruaru) – 32 municípios: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

V Geres (Garanhuns) - 21 municípios: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.

XII Geres (Goiana) – 10 municípios: Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer, Timbaúba.

Por Jornal do Commercio

Petrolândia: Hoje tem 'Quinta Maluca' na Pizzaria Delivery C&J; R$ 10,00 a unidade [três por apenas R$ 24,99] - agende o seu pedido


Querendo saborear uma pizza para um lanche/jantar? Procurando uma opção rápida e prática para esta quinta-feira? Experimente uma das deliciosas pizzas da Pizzaria Delivery C&J.

Os preços desta ''Quinta Maluca'' está de dá água na boca - Unidade ao preço de R$ 10,00 e promoção de três por apenas 24,99.

Agende o seu pedido - entrega a partir das 16h:00 - taxa de entrega 3 reais

Ligue: 9 - 9802-3309 [WhatsApp]

A Pizzaria Delivery C&J avisa que aceita cartão de credito, debito e refeição

A Pizzaria Delivery C&J está situada em Frente a Escola Jatobá.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Pizzaria Delivery C&J

Petrolândia: Petroclínica divulga as especialidades médicas para esta sexta-feira (12/06); consultas com horário marcado


A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), informa agenda de 
atendimento para esta sexta-feira, 12 de junho de 2020. Confira abaixo;

Dr Igaro cordeiro- cirurgião dentista 
Dra Cicera Elisane-fisioterapia
Dr Valmir Mizio- psicólogo
Dr Rommel Alencar-Fisioterapia
Dra Socorro Carvalho- Ultrassonografia e ginecologia 
Dra Bárbara Lopes- Dermatologia
Dra Joane Barboza- preventivo
E Não esqueça: para evitar aglomerações, somente traga acompanhante em casos de extrema necessidade.

A Petroclínica respeita você e sua saúde!! Consultas com horário marcado para sua segurança e conforto ! Agende já a sua!

Fones : 87 3851-2333 / 87 998050774

A Petroclinica conta com uma equipe totalmente qualificada para cuidar da sua saúde:

Jatobá: Vereador esclarece o que é Emenda Impositiva


Por: Zé Dantas
Vereador do município de Jatobá-PE

Sobre a matéria publicada pela Prefeitura de Jatobá, em 10 do corrente, através do conceituado BLOG Portal Jatobá, sob o título “Prefeitura realiza perfuração de “Poço Artesiano” na Aldeia Saco dos Barros”, o vereador Zé Dantas esclarece:

Primeiramente, pra entendimento de todos, emenda impositiva é o instrumento pelo qual os vereadores podem propor alterações ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), destinando recursos do Município para determinadas obras, serviços, projetos ou auxilio a instituições, independentemente da programação da Prefeitura e que o Poder Executivo fica obrigado a executar; até o limite de 1,2% do orçamento, sendo que metade deverá ser aplicado na área de saúde. Em outras palavras, os vereadores podem destinar até 1,2% do orçamento anual do município, para a execução de obras ou serviços que desejarem e a Prefeitura é obrigada a executar.

Zé Dantas afirma que no caso em comento, a perfuração do Poço Artesiano do Saco dos Barros, na Comunidade “Morcego”, foi realizada com recursos destinados por ele e pelos vereadores Eduardo Júnior e Zezão, através de emenda impositiva conjunta. A Prefeitura cumpriu apenas sua obrigação legal de executar o serviço.

Zé Dantas se diz perplexo com a afirmação da Prefeitura, de que “vem sempre trabalhando para o bem estar da população, e independente de lado político vem atendendo as demandas dos Vereadores”; como se estivesse simplesmente atendendo uma demanda pleiteada por eles; quando, em verdade, cumpre, querendo ou não, uma imposição legal; faz o que está obrigada a fazer; em que pese, tenha registrado “que essa ação foi uma Emenda Impositiva dos Vereadores Eduardo Júnior, Zezão e José Dantas de Lima”.

Finalmente, o Vereador manifesta ao povo da Comunidade Morcego seu desejo de que essa ação, que nada mais foi do que um pouco do dever de cada um dos parlamentares que apresentaram a emenda, de trabalhar pela melhoria das condições de vida da população, para minorar o sofrimento de todos; esperando que a Prefeitura mantenha o funcionamento do poço e que nunca mais lhes falte água!

Por: José Dantas de Lima
Vereador por Jatobá

EXLUSIVO! governador de São Paulo, João Doria anuncia que Instituto Butantan vai produzir vacina contra a Covid-19


O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou, na manhã desta quinta-feira (11), que o Instituto Butantan vai produzir uma vacina contra o novo coronavírus, em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech.

“Hoje, daqui a pouco, às 12h30, um anúncio histórico: o acordo feito pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês e a terceira fase de testes, que é a última fase, para a vacina contra o coronavírus”, afirmou o governador, ao lado de Dimas Covas, diretor do Instituto, em vídeo divulgado em sua conta no Twitter.

Ele se referia à coletiva diária que seu governo tem feito desde o início da pandemia de Covid-19 para atualizar a situação da doença e as ações da administração estadual. Em outra mensagem na mesma rede social, Doria afirmou que essa vacina “é uma das que está em estágio mais avançado em todo o mundo”.

Apesar de o início da produção da vacina depender da conclusão da terceira fase de experimentos, que inclui teste em humanos e ainda está em andamento, a CNN apurou que o governo de São Paulo deve anunciar na entrevista uma previsão de quando o medicamento pode começar a ser produzido pelo Instituto Butantan.

Em nota divulgada nesta quinta, o laboratório Sinovac Biotech afirmou que a parceria com o Instituto Butantan é o primeiro de uma série de acordos que devem ser concluídos entre as partes para estabelecer uma ampla colaboração que inclui licenciamento de tecnologia, autorização de mercado e comercialização do Coronavac, o nome da vacina criada pelo laboratório.

“Essa pandemia tem um impacto trágico em todo o mundo e esta aliança distinta com Sinovac para conduzir a última fase dos ensaios clínicos trará esperança de ter uma vacina a curto prazo. O Butantan espera apoiar não apenas o desenvolvimento clínico, mas também as atividades de comercialização e fabricação da Coronavac no Brasil”, afirmou Dimas Covas, na nota divulgada pelo laboratório chinês.

Já o diretor de pesquisa clínica médica do Instituto Butantan, Ricardo Palacios, afirmou que a CoronaVac “é baseada em uma tecnologia conhecida e confiável, adequada para ser incorporada aos programas de imunização em saúde pública existentes no Brasil”.

“A epidemiologia atual no Brasil e a experiência do Butantan no desenvolvimento clínico complementarão os esforços de Sinovac, permitindo um progresso acelerado em direção ao desenvolvimento de uma imunização segura e eficaz contra a Covid-19.”

O CEO da Sinovac, Weidong Yin, também elogiou a parceria e se disse orgulhoso de trabalhar com o Instituto Butantan. “A Sinovac poderá aumentar a velocidade sem precedentes do desenvolvimento do Coronavac sem comprometer nossos altos padrões e procedimentos de segurança”, disse.

Vacina de Oxford

Nesta semana foi anunciado que dois mil voluntários no Brasil testarão uma vacina em desenvolvimento por cientistas da Universidade de Oxford, que também está na terceira fase de testes.

O Brasil é o primeiro fora do Reino Unido a participar dos testes, que aqui serão coordenados pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Serão mil voluntários em São Paulo e outros mil no Rio, os dois estados que concentram a maioria dos casos brasileiros de Covid-19.

O país foi escolhido para participar do teste porque a pandemia ainda está em ascensão por aqui, diferentemente do que ocorre no Reino Unido. O Brasil está em negociações para se tornar um dos produtores mundiais da vacina. A produção brasileira abasteceria toda a América Latina.

A meta dos pesquisadores é conseguir antes do fim deste ano um registro provisório da vacina e um sinal verde dos órgãos reguladores para seu uso em caráter emergencial.
Por CNN Brasil

Auxílio Emergencial: 3ª parcela sai para beneficiários do Bolsa Família a partir de quarta-feira, 17 de junho


A Caixa Econômica Federal (CEF) informou que o Ministério da Cidadania ainda não definiu o calendário para pagamento da terceira parcela do Auxílio Emergencial, exceto para o público que faz parte do Programa Bolsa Família, cujos pagamentos serão iniciados no dia 17 de junho. O calendário, entretanto, segue sem definição.

O banco encerra no próximo sábado (12) a liberação das transferências e saques em dinheiro da segunda parcela do Auxílio Emergencial depositada em poupanças sociais digitais do banco. Com isso, o banco conclui o calendário de pagamentos já divulgado.

Ao anunciar o início do cadastramento no programa, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, apresentou um calendário que previa o início do pagamento da primeira das três parcelas de R$ 600 em 9 de abril. Já a segunda parcela deveria ser paga entre os dias 27 e 30 de abril, ficando a terceira para entre os dias 26 e 29 de maio.

Apenas a primeira data foi respeitada. A segunda parcela só começou a ser paga em 18 de maio, mais de 20 dias após o previsto. Já a terceira parcela - que, pelo calendário original, deveria ter sido paga ainda no mês passado - ainda não teve sequer o calendário divulgado.

Também não foi divulgado ainda o calendário de pagamentos da segunda parcela para os aprovados que receberam a primeira após 30 de abril. O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, chegou a afirmar que o pagamento deveria ser feito um mês após o recebimento da primeira parcela - o que ocorreu entre os dias 19 e 29 de maio.

Além disso, segundo a Caixa, outros 10,7 milhões de trabalhadores inscritos no programa por meio do site ou aplicativo ainda aguardavam a análise ou reanálise dos pedidos até esta quarta-feira (10).

Questionada pelo G1, a Caixa informou que a definição dos calendários de pagamento é de responsabilidade do Ministério da Cidadania.

A Dataprev, responsável pela análise dos pedidos, informou que há 10,2 milhões de requerimentos cadastrados no período de 1º/5 a 7/6. "Desse universo, 8,9 milhões já foram processados pela Dataprev e estão em fase final de homologação pelo Ministério da Cidadania", diz a empresa em nota.

O Ministério da Cidadania não respondeu até a última atualização desta reportagem.

Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.

Veja o calendário para liberação de saques e transferências da poupança social digital:


Auxílio Emergencial segunda parcela - saque e transferência da poupança social — Foto: Economia G1

Por G1

Petrolândia: Corpus Christi sem missa e procissão, e sem tapetes

Para matar a saudade dos fiéis petrolandenses, o Blog de Assis Ramalho reprisa matéria mostrando a missa e procissão do ano passado (20/06/2019), Veja abaixo fotos e vídeos.


Para os católicos, o feriado de Corpus Christi é uma data muito importante, onde é celebrada a Eucaristia, que é a representação do corpo de Cristo. Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes.

Tradicionalmente, os fiéis se reúnem na confecção de tapetes que são artes feitas como mosaicos pelas ruas onde se passa a procissão mas, diante do isolamento social pela Covid-19, nesta quinta (11) a tradicional celebração, seguida de procissão, que tradicionalmente acontece em Petrolândia-PE, não se realizará.

Para matar a saudade dos fiéis petrolandenses, o Blog de Assis Ramalho reprisa matéria mostrando a missa e procissão do ano passado (20/06/2019), Veja abaixo fotos e vídeos.

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta sexta (12/06) a partir das 8 horas; agende sua consulta


A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta sexta-feira (12/06/2020) a partir das 8h00 da manhã.

 Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.


Blog de Assis Ramalho
Informação: Policlínica

Paulo Afonso (BA): Empresário Saulo de Társio de Medeiros, 45 anos, é assassinado a tiros dentro da pousada de sua propriedade, na manhã desta quinta (11/06)

 
Saulo Tássio Medeiros – proprietário da pousada Acalanto. (Foto: PA4.COM.BR)


Logo após o assassinato os criminosos fugiram em direção ao povoado Vila Matias, depois abandonaram e tocaram fogo no carro numa estrada vicinal.



O empresário Saulo de Társio de Medeiros, 45 anos, foi assassinado na manhã desta quinta-feira, 11 de junho, dentro da pousada de sua propriedade, localizada na Avenida Velho Chico, BA-210, em Paulo Afonso, Bahia.

Segundo as primeiras informações, os autores do crime estavam em veículo Honda Civic, ano 2013 de cor branca, placa EUA 0349, de Aracaju-SE sem registro ou alerta de roubo.

Logo após o assassinato eles fugiram em direção ao povoado Vila Matias, depois abandonaram e tocaram fogo no carro numa estrada vicinal.

Equipes do 20º Batalhão da PM, estão em diligência à procura nos criminosos, mas até o fechamento desta matéria, ninguém foi preso.

Em julho de 2015, Saulo sobreviveu a um atentado á bala, onde chegou a levar um tiro no abdômen e dois no tórax. Na oportunidade, os acusados eram dois homens que estavam em uma motocicleta ‘Lander’ azul.


Por PA4.COM.BR - Blog de Ozildo Alves

Petrolândia: No Dia dos Namorados encante quem você ama com mensagem ao vivo e cestas feitas com carinho, com Hislaine Menezes


Dia dos Namorados, com muito amor embalado em cestas feitas com carinho.

A Florinda Flores está situada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, nº 226, na Orla Fluvial de Petrolândia. Contato: 87 99637-5852.

Organização: Hislaine Menezes

Renata Vasconcellos e William Bonner pedem paz após invasão de homem armado de faca na sede da Globo


Os âncoras do Jornal Nacional, Renata Vasconcelos e William Bonner, pediram paz na edição desta quarta-feira do noticiário noturno da TV Globo. Renata, aniversariante do dia, era alvo de um homem que invadiu a sede da emissora durante a tarde armado com uma faca e acabou fazendo a repórter Marina Araújo refém.

Bonner e Renata pedem calma à população e agradecem preocupação com jornalistasRenata e Bonner agradeceram as manifestações de apoio recebidas e exaltaram o fato de que ninguém se feriu durante o episódio.

“Ao longo da tarde, a notícia correu e nós recebemos muitas mensagens de apoio. Agradecemos todas as manifestações de solidariedade de autoridades, de colegas e do público. E agradecemos muito. Foi um susto enorme, mas nós recebemos aqui neste ambiente da redação as duas colegas sãs e salvas. Por isso agradecemos, também, claro, a ação impecável da Polícia Militar na proteção delas”, disse William Bonner.

E completou, se dirigindo à colega de bancada: “Não foi um aniversário tranquilo, né, Renata. Mas foi o fato mais importante é que a Marina está bem e você está bem. E vida que segue”.

Ao que Renata respondeu: “É isso, vida que segue. Desejo a todos paz. Boa noite”.

Por Estado de Minas

Bolsonaro recria Ministério das Comunicações e coloca genro de Silvio Santos no comando


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou, na noite desta quarta-feira (10), que vai recriar o Ministério das Comunicações e nomear o deputado federal Fabio Faria (PSD-RN) para comandar a pasta. Fabio Faria é casado com a apresentadora Patrícia Abravanel, filha de Silvio Santos, dono da emissora SBT.

"Nesta data, via MP, fica recriado o Ministério das Comunicações a partir do desmembramento do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Para a pasta foi nomeado como titular o Deputado Fabio Faria/RN", publicou Bolsonaro no Facebook.

Ainda de acordo com o presidente, a pasta da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações será desmembrada em duas. O ministro da Ciência e Tecnologia é o astronauta Marcos Pontes.


O deputado Fabio Faria é mais um nome do grupo político conhecido como "Centrão" que passa a integrar o governo do presidente Jair Bolsonaro.

Por Estado de Minas

Bolsonaro se solidariza com Renata Vasconcellos e Marina Araújo após ataque


O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais, nesta quarta-feira (10/6), para prestar solidariedade às jornalistas Renata Vasconcellos e Marina Araújo que foram alvos de um ataque na sede da TV Globo, no Rio de Janeiro. "Que o caso seja apurado brevemente e o autor punido com o rigor da lei", escreveu.

O presidente disse também que repudia a violência contra profissionais da imprensa. "O que vai na contramão de nossa defesa histórica e irrestrita da liberdade de expressão e de informação, seja a favor ou contra qualquer governo", disse.

O homem foi preso nesta tarde, após invadir o prédio, no bairro do Jardim Botânico, e fazer a repórter Marina Araújo refém. Ele pedia para falar com a jornalista Renata Vasconcellos, apresentadora do Jornal Nacional, que completa 48 anos nesta quarta-feira (10). A apresentadora foi orientada por policiais a ajudar na negociação.

A polícia foi acionada e, após negociação, o homem se rendeu. Nas imagens, é possível ver Marina, em pânico, correndo para longe do suspeito assim que é libertada. A jornalista presta depoimento nesta tarde. Em nota, a Globo disse que ela passa bem e classificou o autor do ataque como alguém com "distúrbios mentais".

Veja vídeo;


Por Correio Braziliense

Dois governadores sob suspeita de fraudes milionárias com verbas da Saúde


Em meio à crise política do país, dois governadores vão ter de dar explicações sobre decisões que tomaram, sob a alegação de enfrentamento à pandemia de coronavírus. No Rio de Janeiro, a assembleia legislativa autorizou, ontem, a abertura de processo de impeachment contra Wilson Witzel (PSC), por suposto envolvimento em esquema de desvios na Saúde. No Pará, Helder Barbalho (MDB) foi alvo de operação da Polícia Federal por suspeita de fraude na compra de respiradores.

Na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a autorização para abertura de processo de impeachment contra Witzel foi por decisão unânime, com 69 votos dos 70 parlamentares. A ausência foi do deputado Rosenverg Reis (MDB). Agora, a autorização para a abertura do processo será publicada no Diário Oficial, dando um prazo de 48 horas para os partidos indicarem os representantes de uma comissão especial que vai analisar a denúncia. (leia Saiba mais).

O presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), ressaltou que a posição sobre a abertura do processo não significa um prejulgamento. Ontem, vários deputados defenderam o amplo direito de defesa de Witzel. Em nota, o governador do Rio disse que é inocente e que vai manter suas funções de governador.

No Pará, a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão contra o governador Helder Barbalho e outras 14 pessoas, incluindo o secretário de Saúde do estado, Alberto Beltrame, que é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o bloqueio de R$ 25 milhões de Barbalho e de outros sete investigados. Na casa do secretário adjunto de gestão administrativa de Saúde, Peter Cassol, a polícia encontrou quase R$ 750 mil em dinheiro, embalado em jornal e dentro de uma caixa térmica. O governo do estado informou que o servidor foi exonerado após a descoberta do montante.

A operação foi autorizada pelo ministro Francisco Falcão, do STJ, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Na petição, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo afirmou que as ilicitudes investigadas “passam claramente pelo crivo do governador Helder Barbalho”.

A polêmica envolvendo os ventiladores começou em maio, quando foi divulgado que os equipamentos importados da China não funcionavam. Os respiradores foram devolvidos, mas, conforme as investigações, o mesmo empresário teve outra contratação com o governo no valor de R$ 4,2 milhões.

As apurações apontam, também, para a suspeita de superfaturamento de 86,6% nas compras. 

Correio Braziliense
(Com Agência Estado)

Prefeitura de Petrolândia divulga novo boletim que registra 2 dos casos suspeitos descartados, e mais 10 novos casos suspeitos identificados; veja os números atualizados

Dos sete casos suspeitos no último boletim Epidemiológico do município, 02 foram descartados, dentre eles o óbito que aguardava o resultado de Recife. No entanto, 10 novos casos suspeitos foram identificados nesta quarta-feira (10/06).



A prefeitura de Petrolândia, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou  o Boletim Epidemiológico da quarta-feira, 10 de junho de 2020. Confira abaixo os detalhes dos números atuais;