segunda-feira, 19 de março de 2018

Não está descartada a aliança do PT com PSB em 2018, diz Humberto Costa, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia, (vídeo)


Em agenda pelo interior de Pernambuco neste fim de semana, o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), esteve em Petrolândia onde se reuniu com agricultores do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) de municípios da região do Sertão de Itaparica e também visitou a comunidade quilombola Borda do Lago.

Na oportunidade, o senador concedeu entrevista à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia. O petista analisou o atual cenário político estadual, nacional e falou sobre seus projetos e perspectivas do Partido dos Trabalhadores nas eleições de 2018.

De acordo com o senador, uma mobilização nacional será feita para evitar a prisão de Lula.

Vamos buscar as mobilizações no país inteiro, vamos chamar a população para ir para as ruas, e tentar de todas as maneira resistir. E outras ações que certamente estão sendo discutidas, mas que a gente não pode colocar agora o que é que vai tentar fazer. Vamos ampliar a denúncia internacional, no mundo inteiro. As pessoas já estão sabendo o que está acontecendo no Brasil. Essa ação contra Lula é parte de todo esse processo do golpe, dessa violência contra os mais pobres e eu acredito, se Deus quiser, que a gente vai conseguir reverter esse processo.

Questionado se ainda tem esperança que Lula escape da cadeia, o senador afirma que sim e diz que, caso Lula seja preso, a crise na país vai aumentar

Sim, nós temos esperança, depende exclusivamente do Supremo Tribunal Federal (STF). O Brasil já está vivendo tantas crises, tivemos aí o impeachment (de Dilma), tivemos o presidente da República metido em denúncias. agora essa intervenção militar, quer dizer, se Lula for preso, é mais uma crise, e eu não sei se o Brasil aguenta tudo isso, ao mesmo tempo.

Perguntado se pretende concorrer a reeleição ao Senado ou se vai sair candidato a deputado federal, o petista disse pretender o senado mas não descartou disputar uma vaga a deputado federal.


Eu quero ser candidato a senador, eu pretendo ser candidato ao senado. Eu acho que eu fiz um bom mandato, defendi os trabalhadores. Sempre votei do lado das conquistas do trabalhador, contra essas medidas que tentaram retirar direitos. Sempre defendi o Estado de Pernambuco, lutei para trazer recursos, participei de várias lutas dos movimentos sociais, enfim, eu acredito que tenho amplas condições de novamente me apresentar ao eleitorado de Pernambuco e pedir o seu voto e o seu apoio. Agora, naturalmente, que em Pernambuco nós precisamos ter uma chapa forte para conseguir garantir a eleição de um senador. E dependendo de como seja a chapa que nós vamos compor, eu participarei da eleição do Senado. Caso não seja possível, eu vou discutir com o PT, com os nossos companheiros, e o que eles acharem que é melhor para o partido, eu vou fazer. Pode ser uma candidatura a deputado federal.

Questionado sobre possível aliança do PT com o PSB em 2018, já que afirmou que ''é preciso ter uma chapa forte para garantir a eleição'', o líder da oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), disse que a aliança não está descartada.

''[Chapa forte] Representa que o PT pode ter um nome seu, forte, mas que no presente momento não temos essa certeza que tenhamos um nome capaz de polarizar essa disputa. Ou uma aliança. E aí nós vamos discutir, e o que for melhor para a candidatura de Lula, o que for melhor para o país e para os trabalhadores do Brasil, eu estarei defendendo sem nenhuma dificuldade, sem nenhum problema'', ressaltou Humberto.

Na entrevista o senador ainda comenta assuntos relevantes ao Sertão de Itaparica - veja abaixo a íntegra da entrevista.



Redação do Blog de Assis Ramalho


Bispo e padres compraram fazenda de gado e lotérica com dinheiro desviado do dízimo, apontam escutas telefônicas

Bispo e mais cinco religiosos são presos em operação em GO
Dinheiro apreendido com fundo falso de guarda-roupa do monsenhor preso em operação contra desvios na Igreja Católica, em Goiás (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)

Escutas telefônicas autorizadas pela Justiça apontam que o bispo de Formosa, Dom José Ronaldo, e quatro padres compraram uma fazenda de criação de gado e uma casa lotérica com dinheiro desviado de dízimos e doações. Os clérigos e funcionários administrativos foram presos nesta segunda-feira (19) durante a Operação Caifás. Dinheiro foi apreendido escondido no fundo falso do guarda-roupa do monsenhor.

De acordo com o Ministério Público, responsável pela denúncia, eles teriam dado prejuízo superior a R$ 2 milhões aos cofres da Igreja Católica. O promotor Douglas Chegury disse que ele denunciado pelo mesmo motivo quando estava em Minas Gerais.

"O bispo enfrentou esse mesmo tipo de problema e resistência lá na Diocese de Janaúba (MG). Então ele veio transferido de lá para cá e aqui ele implementou um esquema semelhante ao que ele operava lá", declarou.


Ex-presidente da Câmara de Sobradinho-BA é assassinado


O ex-presidente da Câmara Municipal de Sobradinho, no norte da Bahia, foi assassinado na madrugada desta segunda-feira (19). De acordo com informações repassada ao Blog do Carlos Britto, o crime aconteceu dentro da casa do ex-vereador, na Quadra S-19, Vila São Joaquim.

A informação é que Amaral foi morto com golpes de faca e teria sido torturado. Ele ainda teria sido socorrido para uma unidade de saúde da região, mas não resistiu. Não há outros detalhes sobre o ocorrido.

Carlos Britto


Petrolândia: Catequese Paroquial promove caminhada pela paz em alusão a Campanha da Fraternidade 2018








Este ano a Campanha da Fraternidade tem como tema: Fraternidade e Superação da Violência, e o lema: Vós Sóis Todos Irmãos. Tendo como objetivo geral: Construir a fraternidade promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça à luz da palavra de Deus como caminho de superação da violência.

Com este intuito a Catequese Paroquial de Petrolândia, com apoio do pároco pe. Luís Augusto, das irmãs de São José e algumas comunidades da paróquia realizou, no sábado, uma caminhada pela paz, para reflexão deste tema que é tão gritante na sociedade petrolandense. 

Fazendo memória das pessoas vítimas de violência em nosso município precisamos nos unir, pois a paz começa dentro de cada um de nós, nas famílias, nas escolas, no trabalho. Precisamos ser instrumentos de paz. 

Crianças, jovens, pais e catequistas fizeram este apelo pelas ruas de Petrolândia: Chega de violência. Nós queremos paz.

Catequese paroquial de Petrolândia

Ver todas as fotos >> Campanha da Fraternidade 2018 em Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Catequese Paroquial de Petrolândia


Petrolândia Classificados: VENDE-SE um terreno com sapata pronta no Bairro Nova Esperança


VENDE-SE um terreno situado no Bairro Nova Esperança, em Petrolândia, medindo 8 x 24, com sapata pronta, toda na ferragem e contendo 1.000 blocos de tijolos grande.

Valor R$ 14.000,00 (preço negociável). Contato 9 9928-4079, falar com Edvânio no Comercial  Cavalcanti - Avenida Auspício Valgueiro de Barros.

Ver fotos do terreno >> Terreno com sapata pronta a venda no Bairro Nova Esperança

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Proprietário do terreno


Adolescente de 17 anos desaparece no Recife e família pede ajuda


Uma adolescente de 17 anos desapareceu na tarde do último domingo (19), por volta das 13h30, após ter sido deixada pelos pais no Shopping Recife, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana. Alana Sá Barreto, que mora no bairro do Espinheiro, na Zona Norte, queria ir ao centro de compras para encontrar uma amiga. 

Alana, que usava blusa preta, short jeans e sapato preto, estava com uma bolsa de oncinha e um ukulele (instrumento musical de cordas) rosa. Ela foi deixada na praça de alimentação e não entrou mais em contato com os pais. Os familiares ligaram para a menina, mas o telefone estava desligado. Na manhã desta segunda-feira (19), eles prestaram queixa no Departamento de Policia da Criança e do Adolescente (DPCA).


Cepe lança editais de prêmios literários nacionais


Organizadora do Prêmio Cepe Nacional de Literatura, que chega ao seu quarto ano, a Companhia Editora de Pernambuco reforça o incentivo à produção literária com o lançamento da primeira edição do Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Juvenil. Os editais dos dois certames já estão disponíveis e as inscrições poderão ser feitas no período de 02 de abril a 17 de maio exclusivamente por meio digital.

Até o ano passado, o gênero infantojuvenil integrava as categorias do Prêmio Cepe Nacional de Literatura. Organizar uma seleção específica indica o interesse da Cepe em dar mais visibilidade ao segmento, colaborando na divulgação de obras de autores brasileiros e na revelação de talentos. Poderão participar dos prêmios literários da Cepe brasileiros, residentes no país ou no exterior, bem como estrangeiros naturalizados residentes no Brasil. Os interessados poderão inscrever apenas uma obra inédita (original não publicado parcial ou integralmente), escrita em português e com tema livre.


Pernambuco registra 94,5% das granjas dentro das normas sanitárias



No último dia 03 de março terminou o prazo para registrar os estabelecimentos avícolas comerciais na Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado. A ação tem o objetivo de manter o controle sanitário das aves e prevenir a introdução e disseminação de doenças aviárias de controle oficial, como a influenza aviária. Das 1.100 granjas mais de 94% cumpriram o prazo estipulado.

A exigência do registro foi feita pelo Ministério da Agriculta, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que fixou novas regras para os órgãos de fiscalização monitorarem as granjas no Brasil. Para obter o registro, as granjas precisam comprovar o cumprimento das normas de biosseguridade, como a instalação de telas, a utilização de equipamentos para desinfecção de veículos, composteiras, controle de pragas e outras medidas contidas na Instrução Normativa do Mapa nº 56/2007.



Mais de 400 toneladas de baronesas são retiradas de prainhas de Paulo Afonso-BA e deixam alerta sobre poluição do Rio São Francisco



Mais de 400 toneladas de baronesas foram retiradas de três prainhas do município de Paulo Afonso, no norte do estado. Segundo especialistas, as plantas aquáticas se alimentam de matéria orgânica dos esgotos, deixando um alerta sobre a poluição do Rio São Francisco.

As baronesas começaram a se espalhar pelas prainhas de Ayrton Sena, Candeeiro e do Balneário, na quarta-feira (14). A Secretaria Municipal de Meio Ambiente disse que as plantas foram arrastadas para as margens de cidades ribeirinhas, por causa do aumento no volume de chuvas nas cabeceiras e afluentes do Rio São Francisco.

A Secretaria diz que a situação é inédita. Segundo a prefeitura, pelo menos 100 pessoas continuam trabalhando na limpeza com ajuda de retroescavadeiras e caçambas.



Batida entre motos deixa três mortos na Bahia; filha e genro de prefeito estão entre vítimas

Filha de prefeito da cidade de Almadina. Kalila Cerqueira, morreu em acidente entre motos (Foto: Reprodução/ Facebook)

Uma filha do prefeito da cidade de Almadina, o marido dela e outro homem não identificado morreram em uma batida frontal entre duas motocicletas, na noite de domingo (18), no km 2 da BA-262, no trecho entre Coaraci e Almadina, segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

O acidente ocorreu por volta das 23h30 de domingo, no KM 02. Marcos Ribeiro da Silva, Kalila Cerqueira e a vítima que não foi identificada morreram no local do acidente. Kalila é filha do prefeito, Milton Cerqueira.

Marcos dirigia uma das motocicletas e Kalila era levada na garupa. O outro homem que morreu conduzia o segundo veículo. Ainda não há informações sobre o motivo do acidente.

Por TV Santa Cruz/G1 BA


Bispo e padres são presos suspeitos de desvio de dízimo em GO; Prejuízo estimado é de mais de R$ 2 milhões


Bispo e padres são presos em operação contra desvios de recursos na Igreja Católica

O bispo de Formosa, Dom José Ronaldo, quatro padres, um vigário-geral, um monsenhor e dois funcionários administrativos foram presos na manhã desta segunda-feira (19) durante operação do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) contra desvios de recursos na Igreja Católica em Posse e em duas cidades do Entorno do Distrito Federal – Formosa e Planaltina. O prejuízo estimado é de mais de R$ 2 milhões.

Segundo a investigação, o grupo se apropriava de dinheiro oriundo de dízimos, doações, arrecadações de festas realizadas por fiéis e taxas de eventos como batismos e casamentos. O G1 tentou contato por telefone e mensagem com a Diocese de Formosa, mas não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem.

As investigações começaram após denúncias de fiéis que relataram desvios iniciados em 2015. Em dezembro de 2017, o bispo negou haver irregularidades nas contas da Diocese de Formosa.

A ação, batizada de "Caifás", tem ao todo nove mandatos de prisão e dez de busca e apreensão em Formosa, Posse e Planaltina. Além de residências e igrejas, um mosteiro também é alvo da investigação.


Petrolândia: Comunidade quilombola borda do lago da Agrovila 04 recebe a visita do senador Humberto Costa


No sábado passado (17) a comunidade Quilombola Borda do Lago, da Agrovila 04 da Reta/Projeto Barreiras, recebeu a visita do senador Humberto Costa (PT), quando na oportunidade o presidente da associação, o senhor Cícero Abraão, entregou em mãos ao senador petista algumas reivindicação da comunidade.

No uso da palavra o presidente da associação disse está feliz com a visita do senador, aonde ele pode ver o sofrimento daquele povo, e pediu ao senador que olhasse para comunidade pois a mesna se encontra, há trinta anos, sofrendo com a precária distribuição de água. Perfuração de poços, foi uma das reivindicações.

Cicero Abraão também fez agradecimentos a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, por meio do presidente José Mauricio, o do vice-presidente Natanael Caetano, pelo empenho em levar a comunidade quilombola borda do lago, o Senador Humberto Costa.

Em seu discurso o senador falou sobre a atuação dos governos Lula e Dilma em defesa do povo quilombola e os retrocessos que o governo golpista de Michel Temer tem imposto aos brasileiros.

Também estiveram presentes - entre outros - o ex-prefeito de Águas Belas, Genivaldo Menezes, Natanael Caetano (representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia), Almeri (representando o Conselho de Desenvolvimento de Tacaratu) e Reginaldo( representando a Regional do MST).
O senador Humberto Costa (PT) concedeu entrevista a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia. A matéria será postada nesta segunda-feira (19), neste meio de comunicação.


Páscoa com a Margarina Puro Sabor: aprenda receitas para comemorar a data de uma forma especial

Agrade a sua família com um saboroso almoço e torne este momento único

A Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa já estão próximos. Preparar um almoço bem gostoso é uma ótima maneira de demonstrar amor e carinho. Por isso, a Margarina Puro Sabor, marca da M. Dia Branco, sugere um cardápio especial.

Para o prato principal, a sugestão é o Peixe à Delicia. Tradicional do Ceará tem o equilíbrio perfeito do peixe, da banana frita e o molho branco, gratinados com queijo ralado. É uma receita que traz o doce da banana e o salgado do pescado. Realmente é uma maravilha! Para não ter dúvidas em como fazer, assista ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=rn37w0hgjtc&t=2s

Para fechar com chave de ouro e adoçar esse encontro família, faça sobremesas com o delicioso toque de chocolate: Bolo de Rolo de Chocolate e Mousse de Maracujá. Ninguém vai resistir!


Petrolândia: Aniversariante do dia, Zé de Hidelbrando recebe felicitações da família e de amigos


Nesta segunda-feira, 19 de março, familiares e amigos de Jose Ailton Capistrano (Zé de Hidelbrando) felicitam o funcionário público pela passagem do seu aniversário.

Todos desejam muita paz, alegria e prosperidade e antes de tudo, que tenha muita saúde para comemorar muitos e muitos aniversários...

Feliz aniversário! São também os votos do Blog de Assis Ramalho!



Funcultura inicia hoje (19) o Ciclo de Capacitação e prorroga inscrições até 13 de abril


As atividades formativas, que vão circular por todas as 12 Macrorregiões do Estado, começam hoje (19), na cidade de Goiana. Capacitação no Sertão de Itaparica será realizada em Belém do São Francisco.

A Secult-PE e Fundarpe dão início, nesta segunda-feira (19), ao Ciclo de Capacitação do Funcultura Geral e da Música 2017-2018. As atividades formativas, que são gratuitas, começam na próxima segunda-feira (19), na cidade de Goiana, e circularão por todas as 12 Macrorregiões do Estado até o dia 11/4 (confira aqui a lista completa dos municípios).

O Ciclo de Capacitação é voltado a artistas, produtores culturais, agentes e fazedores de cultura que atuam na cadeia produtiva do Estado. A iniciativa pretende contribuir para o processo de descentralização e regionalização no acesso aos editais de Música e Geral 2017/2018 e ser uma espécie de tira-dúvidas na elaboração de projetos, bem como na apresentação de formulários e documentos específicos exigidos pelos editais.


Petrolândia tem procissão e missa em louvor de São José nesta segunda-feira, 19 de março

Divulgação/Paróquia de São Francisco de Assis, Petrolândia-PE


PM reformado morre atropelado quando pedalava em São Miguel dos Campos, AL

José Ronaldo Souza morreu no início da tarde deste domingo (18), após ser atropelado.

Um ciclista, policial militar reformado, morreu após ter sido atropelado por um veículo na tarde deste domingo (18) em um trecho da rodovia AL-220, em São Miguel dos Campos, região Central de Alagoas. O motorista fugiu do local sem prestar socorro.

De acordo com a 1ª Companhia Independente, a vítima foi identificada como subtenente José Ronaldo de Araújo, 57.

O acidente foi registrado por volta das 14h30, no trecho da rodovia que cruza a BR-101. O PM estava pedalando no acostamento quando foi atingido por um veículo Onix, de cor branca. Ele não resistiu e morreu na hora.


Petrolândia: 1º Torneio de Futsal da Strong Fitness é realizado com sucesso; veja os times vencedores

Campeão: Sport club Petrolândia, time dos jovens da escola de Jatobá
 
Vice campeão: IBM Atleta, Associação da Igreja Batista Missionária

3º colocado: AJAP -  Associação dos Jovens Adventista de Petrolândia

Foi realizado no sábado (17), no Ginásio de Esportes Dr. Francisco Simões de Lima, em Petrolândia, o 1º Torneio de Futsal da Strong Fitness . A competição contou com a participação de oito times formados por alunos da Academia Strong Fitness, Igreja Batista, igreja Adventista, Escola de Jatobá, Exército e Academia C2 Fitness.

O intuito do torneio foi de promover unidade entre às pessoas, em um mundo tão perturbado momentos de união e confraternização fazem toda diferença, além de proporcionar para os alunos um momento de lazer, saúde, e bem estar. (Veja acima o nome dos três primeiros times premiados com troféu).

A abertura do torneio, que foi sucesso de público, foi abrilhantado por apresentação de dança.

O Blog de Assis Ramalho parabeniza todos os jovens pela bonita iniciativa.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Organização do torneio


Sertânia recebe oficina gratuita para artesãos nesta segunda (19), Dia do Artesão


A partir desta segunda, 19, o município de Sertânia, no Sertão do Estado, recebe o projeto “Artesanato Hoje: Oficina Prática para Iniciantes na Arte da Criação”, que atenderá 25 artesãos da região, disponibilizando uma formação gratuita em técnicas de Craquelê, Marmorização e Decoupage, em madeira MDF e vidro. As atividades acontecem até o próximo dia 23, na Escola Municipal Isaura Xavier dos Santos, Centro.

O projeto, que tem incentivo do Funcultura, disponibiliza aos participantes 30 horas/aulas, tendo como culminância uma exposição dos produtos resultados da produção feita nas oficinas. Além de Sertânia, estão sendo contemplados também artesãos dos municípios de Limoeiro, no Agreste, Jaboatão, na Região Metropolitana do Recife e Palmares, na Mata Sul.


Dois jovens são assassinados durante uma festa em Salgueiro, Sertão de PE

O crime aconteceu na Rua 30 do bairro Cohab (Foto: Reprodução /Google Street View )

Dois homens foram assassinados na madrugada deste domingo (18), em um bar na Rua 30 do Bairro Cohab, em Salgueiro, Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, as vítimas participavam de uma festa, quando houve um desentendimento com o autor do crime.

A PM informou que Weverton de Souza Anchieta, 22 anos, e Fabrício Erick Pereira, de 21, foram mortos com golpes de peixeira. Segundo a polícia, Weverton chegou a ser socorrido, mas morreu no Hospital Regional. O autor do crime é João da Silva Pereira, que fugiu do local e ainda não foi preso.

G1 Petrolina


Agente penitenciário morre após tiroteio no Complexo do Curado, no Recife

Confusão foi registrada na unidade do Presídio ASP Marcelo de Araújo (Pamfa), no Curado Foto: Rádio Jornal

Um agente penitenciário morreu após uma confusão em uma das unidades do Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife, nesta segunda-feira (19), segundo o Secretário de Justiça de Pernambuco, Pedro Eurico. O Sindicato dos Agentes Penitenciários do estado (Sindasp-PE) afirma que presos tentaram tomar o setor de entrada e saída, dando início a uma troca de tiros.

Segundo secretário, o agente penitenciário chegou a ser socorrido para o Hospital Otávio de Freitas (HOF), mas não resistiu ao ferimento e morreu.

A tentativa de tomada do Setor de Permanência teria ocorrido por volta das 5h, no Presídio Agente Penitenciário Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa). O Sindasp informou ainda que um preso teria ficado ferido na confusão.


Jatobá/Itaparica: Associação Pó de Serra divulga o 'baba' realizado neste domingo (18)


Neste domingo, 18 de março de 2018, a Associação Pó de Serra, sediada em Itaparica, município de Jatobá. realizou a sua tradicional pelada, seguida de confraternização em sua sede. Confira abaixo os resultados:

1ª Pelada (das 7 às 8hs da manhã):

Placar: camisa verde 3 x 2 camisa amarela
Gol do camisa amarela: Chumbinho (2) e Marcos
Gols do camisa verde: Reinaldo e Fabinho

Segundo tempo (8h00 às 9h00)

Placar: camisa amarela 4 x 1 camisa verde
Gols do camisa amarela: Flávio (2), Samuel e Sapatão
Gol do camisa verde: Nego Van

Logo após a pelada, aconteceu a tradicional confraternização na sede da entidade entre sócios e convidados.

Ver fotos>Pelada da Associação Pó de Serra em 18/03/2018


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Jair Souza