18 setembro 2025

Deputado Jarbas Filho defende o SUS e ressalta profissionais da saúde

Foto/Crédito: Flávio Japa

O deputado estadual Jarbas Filho defendeu a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), que completa 35 anos nesta sexta-feira (19), e ressaltou a dedicação de médicos, enfermeiros e demais profissionais que se colocam a serviço da população. Em discurso na sessão desta quinta (18) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), o parlamentar lembrou ainda que “o SUS é, para muitos, a única porta de acesso à saúde”.

“Ao longo de 35 anos, o SUS provou sua relevância em cada canto do país. É ele que garante desde a vacinação de nossas crianças até o atendimento em emergências; é ele que organiza campanhas de prevenção, oferece transplantes e assegura medicamentos de alto custo”, afirmou Jarbas Filho. “Defender o SUS é defender a democracia, é assegurar que cada brasileiro — rico ou pobre, da capital ou do interior — tenha garantido seu direito fundamental à saúde”, completou.

O deputado ressaltou a importância do SUS em Pernambuco. “Aqui, temos exemplos concretos dessa importância. Das ações de atenção básica realizadas nos municípios às iniciativas de alta complexidade em hospitais de referência, o SUS sustenta a rede que ampara o nosso povo. É por meio dele que comunidades ribeirinhas, sertanejas e urbanas encontram amparo e dignidade”, disse.

O parlamentar finalizou pedindo que a Alepe renove sua voz em defesa do SUS e dos profissionais que se dedicam a salvar vidas. “O SUS é a maior política pública de inclusão e cuidado já construída em nosso País. O SUS não é de um governo. O SUS é do povo brasileiro”, afirmou.

Assessoria

É Hoje !Aberto ao público, Petrolândia sediará o segundo congresso de lideranças e autoridades rumo ao desenvolvimento e progresso. Participe!


Com participação de órgãos públicos, instituições, autarquias entidades de classe e diversas associações presentes, o evento é promovido pelo núcleo do Congresso, em parceria com a Câmara de Vereadores de Petrolândia, e do apoio do servidor do Instituto de Geografia e Estatística o Sr° Jorge Augusto Morais de Barros - Chefe de agência do IBGE, o evento é destinado a toda a população de Petrolândia e das demais lideranças e representantes.

O CONIPE – congresso de lideranças profissional de Petrolândia já tem data e hora certa para acontecer. O dia 18 de setembro, quinta feira as 19:oo hs no plenário da câmara de vereadores acontecerá o II congresso que terá como tema: Diálogo para o desenvolvimento, estamos preparados?

O convite do congresso as lideranças está sendo evidenciado a representantes e líderes de cidades circunvizinhas como Jatobá, Tacaratu, Floresta, Belém do São Francisco, Inajá, Ibimirim e Itacuruba.

O objetivo do Congresso é unir as lideranças das instituições e órgãos convidados para discutir sobre o tema do evento bastante pertinente para o aprofundamento das questões relacionadas aos indicadores de desempenho para obter um futuro promissor.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Fernando Cruz

Paciente da cidade de Floresta (PE) vê o mar pela primeira vez antes de fazer cirurgia de risco no coração

Maria Emília, moradora da cidade de Floresta, no Sertão de Pernambuco, viu o mar pela primeira vez antes, no Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp

Mesmo com uma faixa litorânea que percorre as regiões do Norte ao Sul do estado, muitos pernambucanos nunca viram o mar. Para quem vive na região dos sertões, a distância se impõe como um obstáculo a mais para quem sonha em contemplar as ondas azuis do oceano.

Até sábado (13), essa era a realidade de Maria Emília, moradora de Floresta, no Sertão. Aos 60 anos, cardiopata e às vésperas de passar por uma cirurgia delicada e de risco no Recife, ela pediu aos médicos para ver o mar pela primeira vez. O pedido foi atendido, com direito a água de coco, sol e maresia

 A cirurgia de Maria Emília estava marcada para a segunda-feira (15), e para fazê-la, Maria Emília teve que viajar 450 quilômetros, até o Hospital das Clínicas (HC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Zona Oeste do Recife.

Antes do procedimento cirúrgico, ela pediu à equipe médica para conhecer a praia. Um esquema especial foi montado para levá-la de ambulância até Boa Viagem, na Zona Sul da capital.

"Ave Maria. Para mim, é tudo. Estou adorando, estou adorando estar aqui. Foi uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida", contou Maria Emília durante o passeio para a equipe médica.

Para viabilizar a realização do sonho, Maria Emília contou com a ajuda de profissionais da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, Divisão de Paciente Crítico, Hotelaria Hospitalar, Bloco Cirúrgico e Núcleo Central de Equipamentos do HC.

Com a ajuda dos servidores, ela tomou banho de sol, provou água de coco e sentiu a brisa da beira da praia.

Dois dias depois, ela passou pela cirurgia no Hospital das Clínicas. De acordo com a unidade, ela segue internada, se recuperando do procedimento.

Por g1 Pernambuco, TV Globo


Dino determina abertura de inquérito para investigar conclusões da CPI da Covid

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Ministro do STF determinou a instauração de inquérito policial para que os 'fatos tratados' no relatório da CPI tenham apuração. Em 2021, comissão do Senado pediu indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 65 pessoas.

Por Márcio Falcão, TV Globo — Brasília

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (18) a abertura de um inquérito da Polícia Federal (PF) para investigar os fatos concluídos pela CPI da Covid, encerrada em 2021.

A comissão no Senado aprovou relatório em 26 de outubro daquele ano e, após seis meses de trabalho, apontou uma série de condutas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na condução da crise sanitária que contribuíram para o Brasil atingir a trágica marca de 600 mil mortos pela doença.

No relatório, a CPI pediu o indiciamento de Bolsonaro e outras 65 pessoas por supostos crimes relacionados à pandemia.

Entre elas, os filhos do ex-presidente Bolsonaro, Flávio, Carlos e Eduardo, além de outros parlamentares e ex-ministros.

"Da análise da presente Pet, verifica-se a presença dos requisitos legais necessários para a instauração de Inquérito Policial, a fim de que os fatos tratados nos autos tenham punição", diz o ministro, na decisão.

"Destaco que a investigação parlamentar apontou indícios de crimes contra a Administração Pública, notadamente em contratos, fraudes em licitações, superfaturamentos, desvio de recursos públicos, assinatura de contratos com empresas de 'fachada' para prestação de serviços genéricos ou fictícios, dentre outros ilícitos mencionados no relatório da CPI", prossegue.

Dino afirma que acolhe o requerimento da PF e, portanto, determina a conversão da petição em inquérito policial, com prazo de 60 dias para as investigações.

O que aconteceu desde a CPI?

O colegiado, que funcionou no Senado entre abril e outubro de 2021, investigou as ações e omissões do governo de Jair Bolsonaro no enfrentamento da pandemia.

➡️Ao final, a CPI produziu um relatório que foi enviado à Procuradoria-Geral da República, pedindo o indiciamento do ex-presidente e outras 65 pessoas.

➡️Com base nestas conclusões, a PGR encaminhou ao Supremo Tribunal Federal apurações preliminares contra o ex-presidente, ministros e aliados.

➡️A Polícia Federal, então, pediu acesso aos documentos e provas do colegiado, o que foi concedido pelo então relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso. Ele assumiu a presidência da Corte e o caso passou para a relatoria de Flávio Dino.

➡️Com base nesse material, a PF pediu a abertura de um inquérito policial, o que foi aceito pelo ministro Dino. Portanto, com a decisão desta quarta, a polícia passará a completar as investigações feitas pela CPI e pode, ou não, indiciar os acusados pela CPI.

Além do ex-presidente, também serão investigados:

Flávio Bolsonaro (PL-RJ), senador
Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado
Osmar Terra (MDB-RS), deputado e ex-ministro da Cidadania (2019-2020)
Carla Zambelli (PL-SP), deputada
Bia Kicis (PL-DF), deputada
Onyx Lorenzoni (PL-RS), deputado e ex-ministro da Casa Civil, Cidadania, Secretaria-Geral da Presidência e Trabalho (2019-2022)
Ricardo Barros (PP-PR), deputado e ex-líder do governo na Câmara
Carlos Bolsonaro (PL), vereador do Rio
Allan dos Santos, blogueiro
Oswaldo Eustáquio, blogueiro
Carlos Jordy (PL-RJ), deputado
Helcio Bruno de Almeida, coronel da reserva, suspeito de propinas na compra de vacinas
Helio Angotti Neto, ex-secretário do Ministério da Saúde que assinou nota antivacina
Bernardo Kuster, blogueiro
Paulo de Oliveira Eneas, blogueiro
Richards Dyer Pozzer, empresário
Leandro Ruschel, blogueiro
Carlos Wizard Martins, empresário
Luciano Hang, empresário
Otavio Fakhoury, empresário
Filipe G. Martins, ex-assessor da Presidência
Tercio Arnaud, ex-assessor da Presidência
Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores (2019-2021)
Covid matou mais de 716 mil brasileiros. Segundo balanço do Ministério da Saúde, 716.626 pessoas morreram vítimas da doença no país até o momento (UOL).


Policlínica de Petrolândia informa que Ortopedista Dr. Érico Herbert atende nesta sexta (19), a partir das 08h00; Agende sua consulta

 

A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, irá atender nesta sexta-feira, 19 de setembro de 2025, a partir das 08h00.

Agende sua consulta pelo número 99618-8877
Dr. Érico Herbert atende na Policlínica todas as quartas (a partir das 14h00) e sextas (a partir das 08 h00).

Blog de Assis Ramalho
Informação: Policlínica

Libertadores, Sul-Americana e Champions: veja os jogos desta quinta-feira (18)


Flamengo, de Emerson Royal, recebe o Estudiantes - Foto: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO

Flamengo e São Paulo entram em campo nesta quinta-feira. Na Europa, dia é de grandes duelos

Por Agência O Globo

As competições internacionais seguem em ação. Nesta quinta-feira, dois brasileiros entram em ação pelas quartas de final de Libertadores e Sul-Americana, respectivamente: São Paulo e Flamengo. A dupla enfrenta LDU-EQU e Estudiantes-ARG.

Notícias pelo WhatsAppReceba as notícias exclusivas da Folha de Pernambuco pelo nosso canal.Entrar no canal

O dia ainda tem um confronto entre Alianza Lima-PER e Universidad de Chile-CHI, pela Sul-Americana, além de outros seis jogos pela Uefa Champions League, incluindo grandes duelos como Newcastle x Barcelona e Manchester City x Napoli.

Veja os jogos de hoje da Libertadores:

19h - LDU x São Paulo

21h30 - Flamengo x Estudiantes

>>> CLIQUE E CONFIRA TODOS OS JOGOS DAS 4ª DE FINAL DA LIBERTADORES

Veja o jogo de hoje da Sul-Americana:

21h30 - Alianza Lima x Universidad de Chile

Veja os jogos de hoje da Uefa Champions League:

13h45 - Copenhague x Bayer Leverkusen

13h45 - Club Brugge x Mônaco

16h - Eintracht Frankfurt x Galatasaray

16h - Sporting x Kairat Almaty

16h - Newcastle x Barcelona

16h - Manchester City x Napoli

Por Agência O Globo

Quaest: Lula venceria Ciro, Tarcísio, Ratinho Jr., Bolsonaro, Zema, Michelle, Caiado, Eduardo Bolsonaro e Leite no 2º turno de 2026

Presidente Lula durante cerimônia no Planalto — Foto: Ricardo Stuckert

Presidente lidera todos os oito cenários de 1º turno e os nove de 2º turno para eleição presidencial de 2026 simulados pelo levantamento. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.

Por Arthur Stabile, Felipe Turioni, Gustavo Petró, g1 — São Paulo


O presidente Lula lidera em todos os cenários de 1º e 2º turno simulados por uma pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (18) sobre disputa presidencial de 2026.

No 2º turno, segundo o levantamento, Lula se mantém à frente de outros 9 nomes pesquisados: Ciro Gomes (PDT), Ratinho Júnior (PSD), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Jair Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo), Michelle Bolsonaro (PL), Ronaldo Caiado (União), Eduardo Bolsonaro (PL) e Eduardo Leite (PSD).

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 12 e 14 de setembro e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

A pequisa mostra estabilidade em relação ao levantamento anterior divulgado. Naquele mês, Lula passou a liderar em todos os cenários pesquisados. Em julho, Tarcísio empatava com Lula no limite da margem de erro. Em junho, com Bolsonaro, Tarcísio, Ratinho Jr., Michelle e Eduardo Leite.

Testado pela primeira vez em cenário de 2º turno pela Quaest, Ciro, ex-governador do Ceará, aparece sete pontos atrás de Lula, com 33% das intenções de voto contra 40% do presidente.

Tarcísio está oito pontos atrás. Ratinho Júnior, 12; Bolsonaro e Zema, 13; Michelle e Caiado, 15; Eduardo Bolsonaro, 18; e Eduardo Leite, 19.

A pesquisa mostra, ainda, que:

A rejeição a Bolsonaro, Michelle, Eduardo e Ratinho Júnior cresceu. Aos demais candidatos, inclusive a Lula, mantiveram-se estáveis.

Cenários de 1º turno

A pesquisa traçou oito eventuais cenários na pesquisa estimulada para o 1º turno das eleições para presidente, em 2026:

Cenário 1 - Com Lula e Bolsonaro

Lula (PT): 32%;
Jair Bolsonaro (PL): 24%;
Ciro Gomes (PDT): 11%;
Ratinho Júnior (PSD): 8%;
Romeu Zema (Novo): 5%;
Ronaldo Caiado (União Brasil): 4%;
Indecisos: 5%;
Branco/Nulo/Não vai votar: 11%.

Cenário 2 - Com Lula e Michelle

Lula (PT): 33%;
Michelle Bolsonaro (PL): 18%;
Ciro Gomes (PDT): 13%;
Ratinho Júnior (PSD): 8%;
Romeu Zema (Novo): 6%;
Ronaldo Caiado (União Brasil): 5%;
Indecisos: 5%;
Branco/Nulo/Não vai votar: 12%.

Cenário 3 - Com Lula e Tarcísio

Lula (PT): 35%;
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 17%;
Ciro Gomes (PDT): 13%;
Ronaldo Caiado (União Brasil): 6%;
Romeu Zema (Novo): 5%;
Indecisos: 6%;
Branco/Nulo/Não vai votar: 18%.

Cenário 4 - Com Lula e Eduardo Bolsonaro

Lula (PT): 32%;
Eduardo Bolsonaro (PL): 14%;
Ciro Gomes (PDT): 14%;
Ratinho Júnior (PSD): 10%;
Romeu Zema (Novo): 6%;
Ronaldo Caiado (União Brasil): 5%;
Indecisos: 6%;
Branco/Nulo/Não vai votar: 13%.

Cenário 5 - Com Lula, Tarcísio e Eduardo Bolsonaro

Lula (PT): 40%;
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 20%;
Eduardo Bolsonaro (PL): 16%;
Indecisos: 5%;
Branco/Nulo/Não vai votar: 19%.

Campanha de solidariedade em Petrolândia busca famílias em extrema necessidade e apoiadores para doações

 

Empresário Euclides Modas (Reprodução)

O empresário Euclides (Euclides Modas) é uma pessoa que está sempre envolvida em Petrolândia com ações de assistência a pessoas carentes, em situação de vulnerabilidade, realizadas com doações recebidas em campanhas de doação. Amparado pelo mérito dos resultados produzidos e divulgados de forma transparente, Euclides tem grande credibilidade para iniciar novas ações de caridade.

Neste mês de setembro de 2025, o empresário anuncia (confira no vídeo abaixo) uma campanha para receber donativos para ajudar pessoas em situação de extrema necessidade, moradoras do município. Euclides busca parcerias para arrecadar os recursos financeiros e donativos (cestas básicas, contribuições em dinheiro, brinquedos etc).

Congresso aprova nova tarifa social de energia: veja como funciona e quem tem direito


Conta de luz — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo.

Programa que beneficia 60 milhões vai proporcionar abatimento maior. Governo criou novo desconto social, válido para quem ganha entre meio e um salário mínimo per capita


Por Bernardo Lima — O Globo

A Câmara dos Deputados aprovou, em votação simbólica, nesta quarta-feira, a medida provisória (MP) que amplia os descontos na conta de luz para 60 milhões de pessoas.

O texto, logo em seguida, foi aprovado pelo Senado. A medida perderia validade hoje. Agora, vai à sanção do presidente Lula.

Entenda a seguir como funcionam os novos descontos:

Tarifa social

A nova tarifa social muda a forma como as pessoas são beneficiadas com o desconto na conta de luz.

Lula edita MP com R$ 12 bilhões em crédito extraordinário para renegociação de dívidas rurais

 

Lula edita MP com R$ 12 bilhões em crédito extraordinário para renegociação de dívidas rurais - Foto: Ricardo Stuckert/PR/Arquivo

Produtores rurais e cooperativas com perdas de duas ou mais safras entre 1º de julho de 2020 a 30 de junho de 2025 em virtude de eventos climáticos adversos poderão acessar o crédito

Por Estadão Conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou a Medida Provisória 1.316 que abre R$ 12 bilhões em novos créditos extraordinários - fora da meta de resultado primário - para o "financiamento destinado à liquidação ou à amortização de dívidas de produtores rurais prejudicados por eventos adversos". A MP foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

No dia 5 de setembro, o governo já havia publicado a MP 1.314, que autorizava o uso de até R$ 12 bilhões do superávit financeiro apurado em 31 de dezembro de 2024 de fontes supervisionadas por unidades do Ministério da Fazenda como "fonte de recursos para a disponibilização de linha de crédito rural criada com o objetivo de permitir a liquidação ou a amortização" dessas operações.

Na prática, a medida cria uma linha de crédito com recursos do Tesouro para a renegociação das dívidas rurais e outra linha de crédito com recursos livres de instituições financeiras. Produtores rurais e cooperativas com perdas de duas ou mais safras entre 1º de julho de 2020 a 30 de junho de 2025 em virtude de eventos climáticos adversos poderão acessar o crédito com recursos do Tesouro. A linha de crédito com recursos do Tesouro deve priorizar o atendimento de pequenos e médios produtores rurais, conforme dispõe a MP.