quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Pró-Vaquejada Legal supera expectativas e sensibiliza sociedade e autoridades, avaliam organizadores

 Fotos: José Cruz/Agência Brasil

A ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha) e a ABVAQ (Associação Brasileira de Vaquejada) consideram que o ato em defesa da Vaquejada Legal, realizado ontem (25), em Brasília, superou todas as expectativas e cumpriu com os objetivos de suas lideranças e dos manifestantes. Além de chamar a atenção da sociedade para a importância dessa prática cultural e esportiva secular do Nordeste, o ato sensibilizou autoridades para a necessidade de sua regulamentação.

Durante os últimos dois dias, representantes das associações tiveram dezenas de encontros com parlamentares e ministros. Destaque para as reuniões com os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Rodrigo Maia; o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e seu chefe de assuntos Jurídicos, Gustavo do Vale Rocha; os ministros da Agricultura, Blairo Maggi; Turismo, Marx Beltrão; Trabalho, Ronaldo Nogueira; Cultura, Marcelo Calero; Saúde, Ricardo Barros; Transportes, Maurício Quintella; e das Cidades, Bruno Araújo. Além disso, o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, que estava fora de Brasília, já expressou interesse em recebê-los em audiência pessoalmente.


Livro lançado pela Cepe reúne memória do filme Baile Perfumado


A aventura do Baile Perfumado: 20 anos depois, livro que resgata toda a história e os bastidores das filmagens do longa-metragem de estreia dos diretores Lírio Ferreira e Paulo Caldas, e considerado marco de retomada do cinema pernambucano, será lançado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) nesta quinta-feira (27), na Loja Passa Discos, no bairro do Parnamirim, a partir das 19h.

Organizado pelos professores e pesquisadores de cinema e audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Amanda Mansur e Paulo Cunha, o livro já ganhou noite de autógrafos em setembro passado, no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – onde o longa foi exibido pela primeira vez, em 1996, arrebatando três troféus candangos como melhor filme, cenografia e ator coadjuvante (Aramis Trindade).


Petrolina: Miguel encerra agenda no Planalto com reunião e apoio do presidente da República

Fernando Bezerra Coelho, Fernando Filho, Michel Temer e Miguel Coelho (Foto: Carolina Antunes/PR)

Após percorrer quase metade dos ministérios da República em busca de recursos, o prefeito eleito de Petrolina, Miguel Coelho, teve audiência na noite desta quarta (26) com o presidente Michel Temer. A conversa teve como foco a aliança política com o Governo Federal para realizar obras e programas a fim de resgatar o desenvolvimento da capital do São Francisco. O encontro foi acompanhado também pelo senador Fernando Bezerra e o ministro das Minas e Energia, Fernando Filho.

Miguel foi um dos primeiros prefeitos eleitos em Pernambuco a ter uma audiência com o presidente da República. O socialista destacou após o encontro a receptividade e disponibilidade de Temer para assegurar recursos para a cidade sertaneja. "Saio dessa grande agenda com a certeza de que Petrolina terá uma importante aliança para retomar o tempo bom do desenvolvimento. O presidente Michel Temer e todos os ministros com os quais conversei demonstraram apoio total sabendo que nossa cidade é uma potência de desenvolvimento no Sertão e com essa força política que nós estamos construindo, a certeza é de que muita coisa boa será feita nos próximos anos", destacou o prefeito eleito.


Carro roubado no Recife é recuperado pela PRF no Rio Grande do Norte

Veículo era utilizado para o transporte de criança com deficiência física (Foto: PRF-PE/Divulgação)

Um homem foi preso e um veículo foi recuperado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na última terça-feira (25), em Ceará Mirim, no Rio Grande do Norte. O veículo havia sido roubado no mês de junho no bairro da Várzea, em Recife, e possuía diversas adulterações para tentar enganar a fiscalização.

Os agentes da PRF realizavam uma ação de policiamento na BR 406, quando abordaram o veículo e constataram diversas modificações nos sinais identificadores do carro. Além disso, a documentação apresentada pelo condutor também possuía indícios de falsificação. O motorista, de 37 anos, informou que havia trocado o veículo por um terreno em São Gonçalo do Amarante/RN, com valor estimado em R$10.000,00.


Rio São Francisco: definida a coordenação da Fiscalização Preventiva Integrada em MG

Foto: Wilton Mercês/Ascom CBHSF

A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), ação que se desenvolve na bacia do rio São Francisco, será efetivamente implantada em Minas Gerais, sob coordenação dos Ministérios Públicos Estadual e Federal. A decisão foi tomada em consenso na segunda reunião de planejamento das ações da FPI mineira, que aconteceu na manhã desta terça-feira (25.10), em Belo Horizonte (MG). O encontro foi conduzido pelo vice-presidente do Comitê do São Francisco, Maciel Oliveira, e contou com a participação de representantes de diversos órgãos que atuam em defesa do Velho Chico.

“A ideia é que, cada vez mais, os estados que fazem parte da bacia do São Francisco contem com esse instrumento importante que é a FPI, uma ação reconhecida e respeitada em todo o Brasil”, disse Oliveira, destacando ser este um programa continuado que envolve planejamento, atuação em campo e ação posterior à fiscalização no território da bacia.


Novos prefeitos pernambucanos participam de reunião com os órgãos de fiscalização e controle sobre a transição de gestão municipal


Fotos: Amupe


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), juntamente com outros órgãos de fiscalização e controle, que compõem o Fórum de Combate à Corrupção em Pernambuco (Focco/PE), além da Polícia Civil, Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) se reuniram, nesta quarta-feira (26), com os novos prefeitos eleitos, em situação de reeleição, retorno após mandato em outro período e estreantes no cargo. A iniciativa é inédita no Estado e tem por objetivo reforçar o preconizado na Lei Complementar 260/2014, que estabelece direitos e deveres para os atuais gestores municipais e os novos gestores na transição do Poder Executivo.

“A finalidade é o cidadão, a população do município. Deve-se ter cautela na transição do Poder Executivo porque os órgãos de fiscalização e controle estão atentos aos excessos e às ilegalidades dos gestores municipais”, destacou o procurador-geral de Justiça, Carlos Guerra de Holanda. Para o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (Caop Patrimônio Público), Maviael Souza, são mais de 80 municípios em transição de gestões municipais, dentro de uma conjuntura econômica das anteriores. “É imprescindível que a Lei Complementar n°260/2014 seja cumprida. Como estratégia foi criada uma recomendação conjunta assinada por vários órgãos de fiscalização”, pontuou.


Humberto entrega equipamentos de assistência contra microcefalia no IMIP

Foto: Assessoria de Imprensa

“Alegria, satisfação e emoção” foram os sentimentos expressados pelo líder do PT no Senado, Humberto Costa, nessa quarta-feira (26), no Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP). Junto com o embaixador de Taiwan, Isaac Tsai, e o presidente da IMIP, Gilliatt Falbo, o senador entregou equipamentos que serão utilizados pelo Instituto no atendimento a crianças com microcefalia. O material foi adquirido com recursos da doação do governo de Taiwan e entregues à instituição a pedido de Humberto.

“Fui procurado pelo embaixador Isaac Tsai para indicar um estado e uma instituição para receber uma doação do governo de Taiwan. A escolha de Pernambuco se deu porque nosso Estado foi o primeiro a apresentar casos de microcefalia decorrentes do vírus zika e pelo grande número de crianças acometidas com a enfermidade”, explicou o senador, justificando, ainda, a escolha do IMIP pela excelência de sua atuação na área materno-infantil.


Petrolândia: Aniversariante, Cicinho de Pavão recebe felicitações da família e de amigos


Nesta quarta-feira, 26 de outubro, é aniversário de Cícero, popularmente conhecido por Cicinho de Pavão. Familiares e amigos felicitam  por mais um ano de vida, desejando-lhes que as bençãos divinas estejam sempre presentes em seu viver e que sua vida seja um longo caminho trilhado com sabedoria e sucesso.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Arquivo/família


Petrolândia: Feriado do Dia do Servidor Público muda feira livre para quinta-feira (27)

Foto:
Mercado Público de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

A direção do mercado público de Petrolândia - Centro Comercial Abel Henrique de Souza - comunica que em virtude do feriado do Dia do Servidor Público, celebrado na próxima sexta-feira (28), a feira livre será antecipada para quinta-feira (27).

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Direção do Mercado Público


Grupo Inocêncio Oliveira demite funcionários e arrenda emissora Transertaneja FM em Afogados da Ingazeira

Na próxima sexta feira, o grupo evangélico tomará definitivamente conta da emissora que receberá o nome de Rede Brasil, A partir de segunda feira os ouvintes começarão a ouvir apenas programação evangélica gerada da Rede Brasil direto do Recife.

Ouvintes e funcionários da Rádio Transertaneja FM, da cidade de Afogados da Ingazeira, foram pegos de surpresa e ficaram estarrecidos na manhã desta quarta feira 25, quando os comunicadores Wellington Rocha, Erivânia Barros e Dionneys Rodrigues começaram despedir-se dos ouvintes anunciando o fechamento da rádio pertencente ao Grupo Inocêncio Oliveira, chefiado por sua filha Shirley Oliveira.

As informações apuradas pelo Blog do Cauê Rodrigues dão contas de que Victor Oliveira, então Diretor do grupo, chegou de surpresa na emissora anunciando o fechamento e a demissão do elenco de comunicadores e da recepcionista Tânia Rocha.


Petrolândia: Em resposta a matéria do Blog, inpEV informa realizar campanhas de recebimento itinerante de embalagens de agrotóxicos no Sistema Campo Limpo


Sistema Campo Limpo compartilha responsabilidades entre agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público, para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

Prezado Assis Ramalho,

Como resposta à matéria “Petrolândia: Destino inadequado das embalagens vazias de agrotóxicos é fonte de preocupações”, veiculada em seu blog no dia 25 de outubro, gostaríamos de encaminhar os esclarecimentos a seguir.

As inúmeras ações promovidas em Petrolândia (PE) pelo Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas), por meio da atuação da Acavasf (Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco), associação gerenciadora da central de recebimento de Petrolina,provam que a região é assistida pelo Sistema Campo Limpo e que não se justifica a destinação inadequada de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

Entre 2014 e 2016, a unidade de Petrolinarealizou, no município de Petrolândia e região, oito campanhas de recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas com a fiscalização da Adagro (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco) e parceria com a Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), as revendas locais e as associações de produtores rurais do entorno do Lago de Itaparica.

Todas essas campanhas foram precedidas de reuniões de articulação e mobilização realizadas pelo Programa de Apoio ao Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, do departamento de Meio Ambiente da Chesf, executado pela equipe técnica da Technoacqua Consultoria e Sustentabilidade.

Foram realizadas 200 reuniões ao longo do projeto com a presença de 4.213 participantes. Nessas reuniões, os produtores rurais das áreas de abrangência receberam informações sobre o uso correto e seguro dos agrotóxicos e a correta destinação das embalagens vazias, atendendo à obrigação prevista pela Lei Federal 9.974/00. A legislação instituiu o conceito de responsabilidade compartilhada, o qual determina obrigações para cada elo da cadeia produtiva agrícola, envolvendo agricultores, fabricantes e distribuidores e Poder Público.


Jatobá: 4ª CIPM recupera carreta roubada em Euclides da Cunha (BA)


Por volta das 08hs de hoje, quarta-feira (26), a equipe da GT-421 foi acionada pela central de operações da 4a CIPM, e informados que segundo informações do Capitão Fausto, que haviam furtado no dia de ontem (25) na cidade de Euclides da Cunha/BA, uma carreta, cor branca, ano 2009, placa ETC 0246/SP, e que segundo informações estava abandonada nas proximidades da cidade de Jatobá, sentido Paulo Afonso.

A GT-421 foi averiguar e na localidade Sítio Umburanas, as margens da BR 110, foi localizada a referida carreta (cavalo) sem prancha, abandonada com a chave na ignição e documentação do veículo, e vários pertencesses das supostas vitimas, onde foi encontrado no interior da cabine duas(02) malas com roupas e documentos. Foi mantido contato com o Oficial de Operações, o qual determinou a remoção da carreta juntamente com todos os materiais encontrados no interior da mesma à DEPOL local para a adoção das medidas cabíveis.

Fonte: Portal Jatobá
Com informações da 4ª CIPM/ 2º Sargento PM Senival/Soldado PM Daniel Barros


INSS já iniciou pagamento da folha de outubro


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou os depósitos dos benefícios referentes à folha de outubro nesta terça-feira (25). No período de 25 de outubro a 8 de novembro serão pagos em Alagoas 514.964benefícios, no valor de R$ 531 milhões. No Brasil são 33,6 milhões de benefícios, no valor de R$ 41 bilhões.

Nesse dia 25 receberam os segurados que ganham até um salario mínimo e possuem cartão com número final 1, desconsiderando-se o dígito. No dia 26, recebe quem possui benefício com número final 2 e, assim sucessivamente, até a liberação da final zero, no dia 8 de novembro.

Os segurados que ganham acima do piso terão seus benefícios depositados a partir do dia 1º de novembro. O pagamento para esses beneficiários começa com o depósito para os que possuem cartão com número final 1 e 6, desconsiderando-se o dígito.


Suspeito de mandar matar promotor acusa noiva da vítima e a chama de jararaca

Mysheva Martins e Thiago Faria juntos no dia em que noivaramFoto: Reprodução/Facebook

Primeiro acusado de matar o promotor Thiago Faria a ser interrogado no julgamento, José Maria Rosendo fez acusações à noiva do promotor, Mysheva Freire Ferrão Martins. Na primeira fase da ouvida, que teve um intervalo, o fazendeiro disse que Mysheva "é quem tinha o que ganhar com a morte do promotor" porque Thiago tinha comprado 25 vacas de leite, cada uma por R$ 5 mil e, que após a sua morte, os animais teriam sido vendidos pela advogada, que não teria dado nenhuma quantia à família do noivo. Rosendo acrescentou que "a ambição maior é que ela se aposentaria", referindo-se à pensão que a noiva receberia, uma vez que tinha uma união estável com a vítima. "A cobra mais venenosa da nossa região é a jararaca. A Mysheva tem veneno de 10 jararacas. Puxou ao pai. Não, que esse é covarde. Puxou à familia da mãe", declarou.


ONU aceita pedido de defesa de Lula contra Moro


Os advogados do ex-presidente Lula afirmaram que a Organização das Nações Unidas (ONU) aceitou o pedido feito pela defesa por supostas arbitrariedades cometidas pelo juiz Sérgio Moro. De acordo com Cristiano Martins, que defende o petista na Lava Jato, o documento emitido pelo Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos informa que a peça protocolada por Lula passou pelo primeiro juízo de admissibilidade e que o governo brasileiro foi intimado para apresentar informações sobre o caso no prazo de dois meses.

O documento foi protocolado nas Nações Unidas em julho e acusa o juiz Sérgio Moro e os procuradores da força-tarefa da Lava-Jato de cometerem violações ao Pacto de Direitos Políticos e Civis. Entre as acusações de arbitrariedades citadas pela defesa, está a condução coercitiva que levou o ex-presidente Lula para depor durante a deflagração da 24ª fase da Operação Lava-Jato, batizada de Aletheia. Além disso, os advogados citam vazamento de materiais confidenciais e a divulgação das ligações de Lula interceptadas pela Justiça.


CPRH apreende 145 galos de briga e multa dono de rinha em R$ 435 mil por crime ambiental

Investida teve a participação de policiais militares e ocorreu em Toritama, Agreste do Estado. Rinha tinha três arenas e, no momento da ação, 170 pessoas estavam presentes (Fotos: CPRH/Divulgação)

Uma ação de fiscalização da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), em parceria com policiais militares do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI, antiga Ciosac) e policiais civis resultou no fechamento de uma rinha de galo que funcionava no sítio Cacimba, em Toritama, Agreste do Estado, com apreensão de 145 galos de briga e aplicação de multa de R$ 435 mil ao proprietário da área, por crime ambiental. O flagra ocorreu no sábado (22) à noite e envolveu 20 policiais e 4 fiscais da CPRH, além de agentes da Delegacia de Santa Cruz do Capibaribe. No momento da operação, 170 pessoas encontravam-se no local.

A apreensão foi feita pela Delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, para onde cinco pessoas foram levadas, ainda na noite do sábado, entre elas o proprietário da rinha. Para ele, a autuação da CPRH fixou a multa máxima da lei de crimes ambientais (Nº 9.605/98), no caso de maus tratos a animais. A multa vai de R$ 500 a R$ 3 mil por animal e, como houve o agravante do flagra ocorrer à noite e no fim de semana (em tese, quando há menos chance de fiscalização), o valor estipulado foi o maior. Dos detidos na operação, apenas um ficou preso, por ter sido constatado que se tratava de um foragido.



Bandidos explodem e assaltam carro-forte em Terra Nova, no Sertão de Pernambuco

Assalto a carro-forte em Terra Nova, no Sertão de PE (Foto: Divulgação / PRF)

Bandidos explodiram e roubaram um carro-forte de uma empresa de transporte de valores nesta terça-feira (25), na BR-232, próximo ao povoado de Guarani, em Terra Nova, no Sertão de Pernambuco. O valor em dinheiro levado pelos suspeitos não foi divulgado. Até o momento ninguém foi preso.

De acordo com informações repassadas para a Polícia Militar, os assaltantes estavam em um carro de passeio, armados e encapuzados. Eles atiraram contra o carro-forte e renderam os vigilantes, forçando a parada. Os bandidos usaram dinamite para explodir o cofre do veículo e levaram parte dos malotes com dinheiro em espécie.

No local a polícia conseguiu recuperar dois malotes com valores não informados pelo coordenador da empresa. De acordo com o responsável, a conferência de valores recuperados só pode ser feito na presença de um auditor.


Mulher é flagrada na BR 104 em carro com registro de roubo

Carro possuía registro do crime desde julho deste ano (Foto: PRF-PE/Divulgação)

Uma mulher foi flagrada em um carro com registro de roubo na manhã desta quarta-feira (26), na BR 104, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A abordagem aconteceu durante uma fiscalização de trânsito da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em frente à Unidade Operacional da Juriti.

Os agentes da PRF deram ordem de parada à condutora, que estava trafegando com o farol desligado na rodovia. Após realizarem uma verificação minuciosa, foi constatado que o automóvel possuía uma restrição judicial por roubo/furto, do mês de julho deste ano, e que havia mais de R$1.400,00 em débitos, por multas e licenciamento vencido.


ONU: países devem investir em educação e empoderamento de meninas de 10 anos

O relatório Situação da População Mundial 2016 lançado pela ONU retrata 10 meninas de 10 anos de diferentes países. Uma delas, Samantha Borges Mota, é brasileira (Foto: arcello Casal Jr/Agência Brasil)
A educação formal para meninas a partir dos 10 anos e a construção de projetos de vida que adiem a gravidez na adolescência são questões decisivas para o desenvolvimento socioeconômico mundial. As informações fazem parte do relatório “Situação da População Mundial”, lançado hoje (26) pelo Fundo de População das Nações Unidas.

A representante auxiliar do Fundo no Brasil, Fernanda Lopes, explicou que as economias global e locais “premiam” aquelas pessoas que tem competências desenvolvidas a partir do ensino médio. Segundo ela, é nessa etapa que elas ganham mais qualificação e ao entrar no mercado de trabalho podem ter melhores cargos e salários.

“A educação formal também faz diferença na vida dessas meninas porque, quanto mais tempo elas ficam na escola, mais podem pensar na construção de seus projetos de vida que caibam uma gravidez mais no longo prazo, relações afetivas mais duradouras, também as protege do casamento infantil e de algumas práticas nocivas que as sociedades impõem a essas meninas”, explicou.


Serra Talhada: Açude que abastece a cidade conta com apenas 13,8% da sua capacidade e racionamento deve aumentar

Fotos: Farol de Notícias/Alejandro García

O cenário é de alerta máximo na Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em Serra Talhada. O Açude Cachoeira 2, que abastece a cidade; conta com apenas 2, 9 milhões de metros cúbicos d’ água de um total de 21 milhões. Isto representa apenas 13, 8% do total O volume só dar para abastecer a Capital do Xaxado até o fim do ano, e segundo técnicos da companhia, o colapso ainda não aconteceu em função da Adutora do Pajeú.

“A situação está muito pior do que o ano passado e ainda não houve colapso por conta da Adutora do Pajéu. Agora, nos preocupa os níveis de evaporação que segundo a Apac, estão aumentando. Portanto, caso não chova até o final do ano, vamos ter que aumentar o racionamento d’ água em Serra Talhada”, explicou Francisco Sá, coordenador regional da Compesa.


Petrolândia: Hospital Municipal realiza semana de ações do Outubro Rosa


O Hospital Municipal Dr Francisco Simoes de Lima vem realizando durante a semana do dia 24/10 a 27/10 , as ações em alusão ao Outubro Rosa . Esse ano a comissão organizadora optou trabalhar na prevenção do câncer de mama , câncer de colo do útero , câncer de tireoide e câncer bucal , onde foram realizados exames de USG da mama , da tireoide , consulta ginecológica , preventivo ( com o resultado com apenas 15 dias ) , colposcopia , auto exames das mamas ( Sala rosa ) palestras sobre câncer de tireoide e câncer bucal.

Todas as mulheres que compareceram no hospital receberam uma lembrança que foi um ima de geladeira lembrando a mulher para realizar o preventivo anual e auto exames das mamas mensal.

A programação segue nessa quarta-feira (26) no hospital e também no distrito Icó-Mandantes e encerra nesta quinta-feira (27) no hospital.

A direção do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima agradece a presença de todas !!!!!!

Ver fotos > Hospital Municipal realiza ações do Outubro Rosa

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação; Assessoria do Hospital Municipal de Petrolândia


Mendonça Filho rebate as acusações de João Paulo


Atacado pelo candidato a prefeito do Recife pelo PT, João Paulo, o ministro da Educação, Mendonça Filho, vai entrar na Justiça Eleitoral e na Justiça Comum contra o candidato para, segundo ele, restabelecer a verdade. Em sua propaganda eleitoral na TV, João Paulo faz ataques à atuação do ministro. Confira uma nota enviada por Mendonça, há pouco, ao blog, esclarecendo o episódio.

Nota oficial

1 – Não é verdade que o MEC acabou o Programa Ciências sem Fronteiras. O programa está em execução e beneficia 4.476 bolsistas.

2 – Não é verdade que o MEC cortou vagas no ensino superior. Ao contrário, desde que assumiu o ministro Mendonça Filho já liberou R$ 4,2 bilhões para a rede federal de ensino e garantiu 100% do custeio para as universidades e institutos federais.

3 – O ministro Mendonça Filho ampliou o FIES abrindo 75 mil novas vagas e garantiu a manutenção do programa com a aprovação no Congresso de mais de 1 bilhão de reais para beneficiar um milhão e meio de alunos do FIES com a renovação de contratos.


Em Floresta, Produtores Familiares discutem fortalecimento da Rede de Caprinos do Sertão

Gerente do escritório do ProRural em Petrolândia, Kleyton Lima participa do encontro nesta quinta (Foto: Assis Ramalho)

O Plano de Ação Territorial da Ovinocaprinocultura do Sertão de Itaparica, apoiado pelo ProRural, será apresentado e validado na manhã desta quinta-feria (27), a partir das 9h, no auditório do Campus do Instituto Federal de Floresta. O evento, promovido pelo Banco do Nordeste (BNB), tem o objetivo de discutir o projeto piloto apresentado ao Programa para a atividade econômica na região, além da metodologia utilizada no processo de construção da Rede, as ações e metas que serão implantadas.

A ideia é que no debate os participantes somem considerações para a continuidade das ações de fortalecimento da Ovinocaprinocultura no Sertão do Estado. Além disso, opinarão sobre o Projeto para construção de abatedouro de Caprinos e Ovinos em Floresta, que está sendo formatado com vistas a receber investimentos do Estado. A estrutura pensada deve ter capacidade para o abate de 120 animais por dia, o que beneficiará 236 criadores da região.



Deputado Júlio Cavalcanti declara apoio aos vaqueiros


“Tornar ilegal a vaquejada é comprometer a realização de uma manifestação cultural importante para o povo nordestino, que gera emprego e renda para milhares de pessoas em toda a Região”, declarou o deputado Júlio Cavalcanti. O parlamentar esteve em Brasília, na última semana, para acompanhar de perto as articulações da bancada pernambucana na Câmara, no sentido de garantir que a vaquejada continue a acontecer. Cavalcanti destacou, juntos aos deputados federais, a importância da regulamentação, para que haja garantia de que não haverá maus tratos com os animais. 

“Vaquejada e pega de boi são tradições centenárias nos Estados do Nordeste. Isso tem que ser levado em consideração”. O parlamentar é solidário com os vaqueiros, que estão promovendo vários atos em defesa do direito de praticar a atividade. “A vaquejada movimenta cerca de R$ 600 milhões por ano, gera 120 mil empregos diretos, 600 mil indiretos. No Nordeste, só perde em público para o futebol”, informou Júlio. 


Governador de PE vai a Temer reivindicar a retomada de obras da Transposição e Transnordestina

a Transposição do Rio São Francisco, a Ferrovia Transnordestina e a Adutora do Agreste, são algumas das medidas que o governador Paulo Câmara vai sugerir ao presidente Michel Temer como remédios contra a crise, na audiência que será realizada na tarde desta quarta-feiraem Brasília (Foto: Lúcia Xavier).

A retomada imediata de obras federais que se encontram paradas ou evoluindo lentamente no Estado e em todo o Nordeste, como a Transposição do Rio São Francisco, a Ferrovia Transnordestina e a Adutora do Agreste, são algumas das medidas que o governador Paulo Câmara vai sugerir ao presidente Michel Temer como remédios contra a crise, na audiência que será realizada na tarde desta quarta-feira (26.10), em Brasília.

"Vou dizer ao Presidente que Pernambuco vem enfrentando a crise com muita coragem e disposição e temos conseguido vitórias importantes com nossos próprios meios. Mas é claro que a saída definitiva só pode ser alcançada com a retomada dos investimentos estruturadores que são de responsabilidade da União. São essas grandes obras que geram empregos e dinamizam a economia", explica Paulo Câmara.


Índios bloqueiam trechos de rodovias de Delmiro Gouveia e mais dois municípios de AL

Índios bloquearam BR-423 em Delmiro Gouveia (Foto: Ítallo Timóteo/Portal Radar 89- Rádios Delmiro)

Índios bloquearam os dois sentidos da rodovia BR-101, nos municípios de Joaquim Gomes e Porto Real do Colégio, e da BR-423, em Delmiro Gouveia, em Alagoas.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que eles protestam por melhorias na saúde, na educação indígena e também dizem ser contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que limita gastos públicos.

O coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), Rodrigo Lins, informou ao G1que a principal reividicação dos índios é contra contra a Portaria 1907/16 que retira poderes da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), onde, segundo ele, as aldeias ficariam submetidas às decisões do Ministério da Saúde, perdendo autonomia.

Lins ainda informou que a ação se trata de uma manifestação nacional e representantes das tribos estão em Brasília para tentar uma negociação com o ministro da Saúde, Ricardo Barros.


Planos de saúde devem arcar com custos da fertilização e inseminação artificial


Tratar a infertilidade exige um bom preparo físico e emocional da mulher durante todo o processo que pode culminar na chegada de um bebê. No entanto, muitas brasileiras sequer conseguem participar do procedimento devido ao custo de um tratamento para estimular a fertilidade. Uma alternativa para arcar com esse gasto é justamente recorrer ao plano de saúde, apesar de ser um processo que exige paciência e determinação.

O primeiro passo para quem quer a cobertura do plano de saúde no tratamento para infertilidade é ir a uma clínica especializada, ser diagnosticada, receber a prescrição de tratamentos e, então, fazer a solicitação ao plano de saúde. Caso ela seja negada, o próximo passo é contratar um advogado qualificado no assunto.


UL lança o pleito “Feche a porta” para ajudar a prevenir mortes em incêndios

Pesquisa da empresa constatou que o tempo de fuga em um incêndio caiu de 17 para 3 minutos

A Underwriters Laboratories (UL), empresa global de segurança de produtos com forte atuação no Brasil, acaba de divulgar um pleito que visa aumentar a conscientização para uma medida simples, que amplia a possibilidade de sobrevivência das vítimas em caso de incêndio: fechar a porta do quarto durante o sono. Segundo dados da empresa, há quarenta anos, as vítimas tinham em média 17 minutos para escapar de uma casa em chamas. Hoje, esse tempo caiu para 3 minutos ou menos, devido às evoluções em mobiliários, novos layouts das casas e aos materiais de construção, permitindo que os incêndios se espalhem muito mais rápido.

O Instituto de Pesquisa Segurança da UL (FSRI) realizou estudos durante cerca de 10 anos e descobriu que fechar as portas dos recintos, poderia ter um impacto para salvar vidas em caso de incêndio. Em ensaios, um quarto com a porta aberta mostrou temperatura superior a 537,77°C (1000 ° F), enquanto que em testes com a porta fechada as temperaturas aferidas foram de cerca de 37,77°C (100 ° F).


Swing Dang de Cara Nova lança 'Mexe o bumbum', sucesso do verão 2017


A Swing Dang está de cara nova, com Eduardo Barbosa no vocal, e para animar o verão lança a música 'Mexe o bumbum', composição de Gleydson Cruz, com gravação de Everton samples e R Show Home Studio Roberto Juvêncio.

A música está disponível para download em http://www.suamusica.com.br/swingdangdecaranova2016

Baixe e divulgue em todo lugar!
Contatos: 87 99810-2151 e 99636-4126.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações/foto: Beto Design


Prefeito de Juazeiro-BA, Isaac Carvalho participa do movimento Vaquejada Legal em Brasília



O prefeito de Juazeiro (BA), Isaac Carvalho, participou em Brasília (DF), nessa terça-feira (25), da mobilização nacional pró-vaquejada, realizada na Esplanada dos Ministérios.

O movimento reuniu praticantes de múltiplas atividades equestres, vaqueiros e organizadores de Vaquejadas de todo o país, em programação que se estendeu durante todo o dia, em defesa da Vaquejada Legal.

Além de ser um importante elemento da cultura brasileira, a Vaquejada representa uma importante fonte de renda e geração de empregos para o país. O mercado da equinocultura no Brasil gera mais de três milhões de empregos diretos, sendo que a vaquejada é responsável por 700 mil trabalhadores, segundo Estudo do Complexo do Agronegócio do Cavalo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Segundo a Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ) e Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), além de ser um importante elemento da cultura brasileira, a Vaquejada representa uma importante fonte de renda e geração de empregos para o país. O mercado da equinocultura no Brasil gera mais de três milhões de empregos diretos, sendo que a vaquejada é responsável por 700 mil trabalhadores, segundo Estudo do Complexo do Agronegócio do Cavalo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Divulgação


STR de Petrolândia convoca associados para Assembleia Geral Extraordinária no dia 31 de outubro


EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Pelo presente EDITAL DE CONVOCAÇÃO, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, na forma do seu Estatuto Social, convoca todos os associados em pleno gozo de seus direitos sindicais, a participarem da ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA que será realizada no próximo 31 de outubro de 2016, às 9:00 horas, em sua Sede Social, à Rua Dantas Barreto, 109 - Centro - Petrolândia/PE, em primeira convocação com maioria legal, no mesmo dia e local com qualquer número de associados presentes, a fim de tomarem conhecimento e deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:

a) Reforma estatutária.
b) Outros assuntos de interesse da categoria.

Petrolândia, 17 de outubro de 2016

José Maurício Filho
Presidente

Informações: STR Petrolândia


Petrolândia: Aniversariante do dia, Heleno Costa recebe felicitações da família e de amigos


Nesta quarta-feira, 26 de outubro de 2016, familiares e amigos de Heleno Costa (encarregado logistica do grupo Sanfrancisco) felicitam o jovem pela passagem do seu aniversário.

Blog de Assis Ramalho
Foto: Divulgação


Sem receber salários, servidores de Belém do São Francisco fazem protesto em frente à prefeitura


A Prefeitura Municipal de Belém do São Francisco não pagou o salário do mês de setembro dos professores nem auxiliares, por conta do atraso esses profissionais resolveram cruzar os braços em protesto a forma desrespeitosa da administração com a categoria. A greve teve inicio na última sexta-feira 21/10, isso por conta do rompimento de acordo por parte do gestor municipal. No acordo anteriormente firmado entre a municipalidade e a categoria, ficou certo que todo dia 10 de cada mês, a administração municipal faria o pagamento do salário dos profissionais da Educação.

Hoje pela manhã os servidores da educação do município de Belém do São Francisco, estiveram em protesto na Avenida Antonio Teodósio, de acordo com as informações repassadas ao Blog outra está marcada para acontecer nesta quarta as 14:00 horas, tendo inicio na escola Municipal Tia Zita com caminhada até a Promotoria pública de Justiça, onde haverá reunião as 15:00 horas com dirigentes do Sindicato e gestores de escolas do município e o representante do ministério Público. Ainda segundo as informações que foram repassadas ao Blog, até esse momento não houve um pronunciamento oficial por parte da administração municipal.
Nota do Sindicato:


Petrolândia: Dermatologista Dr. Paulo Elísio atende na MedClinic nesta quinta a partir das 9 horas


A MedClinic - Clínica Especializada informa que o Dermatologista Dr. Paulo Elísio atenderá nesta quinta-feira (27), a partir das 9 horas da manhã.

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia. Para marcações, o telefone é (87) 3851 1879. Celular (87) 99666-2380

Blog de Assis Ramalho
Com informações de MedClinic