quarta-feira, outubro 26, 2016

UL lança o pleito “Feche a porta” para ajudar a prevenir mortes em incêndios

Pesquisa da empresa constatou que o tempo de fuga em um incêndio caiu de 17 para 3 minutos

A Underwriters Laboratories (UL), empresa global de segurança de produtos com forte atuação no Brasil, acaba de divulgar um pleito que visa aumentar a conscientização para uma medida simples, que amplia a possibilidade de sobrevivência das vítimas em caso de incêndio: fechar a porta do quarto durante o sono. Segundo dados da empresa, há quarenta anos, as vítimas tinham em média 17 minutos para escapar de uma casa em chamas. Hoje, esse tempo caiu para 3 minutos ou menos, devido às evoluções em mobiliários, novos layouts das casas e aos materiais de construção, permitindo que os incêndios se espalhem muito mais rápido.

O Instituto de Pesquisa Segurança da UL (FSRI) realizou estudos durante cerca de 10 anos e descobriu que fechar as portas dos recintos, poderia ter um impacto para salvar vidas em caso de incêndio. Em ensaios, um quarto com a porta aberta mostrou temperatura superior a 537,77°C (1000 ° F), enquanto que em testes com a porta fechada as temperaturas aferidas foram de cerca de 37,77°C (100 ° F).

A porta do quarto fechada fornece uma camada de proteção entre o indivíduo e o fogo, o que é especialmente importante à noite, quando os membros da família podem estar mais vulneráveis e, desorientados, ficam com pouco tempo para reagir. Além disso, a porta fechada ajuda a limitar o fluxo de oxigênio, o que pode ajudar a evitar o aumento do incêndio. Consequentemente, quando escapar de uma estrutura em chamas, é importante fechar a porta para ajudar a limitar danos materiais.

Mercado de proteção e combate contra incêndio movimenta cerca de 3 bilhões por ano no Brasil
Segundo estimativa da UL, a indústria de proteção contra incêndios movimenta anualmente cerca de 3 bilhões de reais no país. O Brasil caminha para o desenvolvimento de normas mais rígidas e um mercado mais regulamentado que devem impactar diretamente na eficiência dos produtos de combate a incêndios disponíveis no mercado.

No início de outubro, a empresa compartilhou seu pavilhão na FISP (Feira Internacional de Segurança e Proteção) - FIRE SHOW (International Fire Fair), com três clientes internacionais de olho no mercado brasileiro.

“O Brasil é um grande mercado e vemos muito potencial. Embora haja um abrandamento econômico, o mercado de proteção contra o fogo parece estar em desenvolvimento e nós estamos olhando para negócios de longo prazo no país”, afirmou Miheer Ghotikar, diretor da indiana HD Fire Protect Pvt. Ltd. A empresa já exporta bicos de pulverização de água, válvulas de alarme, sprinklers e espuma de dosadores para o Brasil e tem interesse em trazer novos produtos como a gama de válvulas de dilúvio, água e espuma monitores, equipamentos de descarga de espuma e skids de combate a incêndio.

Para Chiang Cheng-chih, representante internacional da Rainbow Paint, o mercado brasileiro ainda não está maduro no que diz respeito à segurança contra fogo, o que representa um potencial enorme. “O mercado precisa entender que não se trata de comércio simplesmente, mas sim de segurança para salvar vidas”, atesta o executivo.

A UL tem trabalhado em parceria com as principais autoridades do setor com o objetivo de esclarecer as melhores práticas que poderiam reduzir incêndios e salvar vidas. “Nosso objetivo ao trazer esses clientes para a feira foi fomentar negócios e também a discussão em torno da segurança. Nossos clientes são fornecedores experientes em mercados maduros e têm expertise para contribuir no país”, concluiu Vladson Athayde, gerente da unidade de Proteção e Combate a Incêndio da UL para a América Latina.

Recomendações:

  • Tenha um plano de fuga em mente e faça “simulados” regularmente
  • Famílias com crianças devem considerar desenhar uma planta da sua casa, marcando duas maneiras de sair de cada cômodo, incluindo janelas e portas
  • Treine como rastejar no chão para escapar da fumaça tóxica
  • Tenha a frente da casa como ponto de encontro. Assim, é possível saber se todos já deixaram o local
  • Durma sempre com a porta fechada. Pesquisas da UL mostram que mesmo as portas mais baratas podem aumentar em 5 minutos a resistência ao fogo. As de madeira sólida podem durar até 10 minutos.
  • Se você não puder sair do ambiente, feche uma porta entre você e o fogo para ganhar tempo e se tiver possibilidades, molhe uma toalha e coloque no vão da porta
  • Se conseguir sair, feche a porta atrás de você para limitar o fluxo de oxigênio, o que impedirá o fogo de crescer e poderá ajudar a salvar a sua propriedade
  • A causa número um de incêndios domésticos vem da cozinha. Panelas não devem ser deixadas sozinhas com o fogão aceso
  • Se um incêndio começar quando você estiver cozinhando, coloque uma tampa e não mova a panela se ela estiver pegando fogo
Sobre a UL

A UL é uma empresa global independente de segurança que defende o progresso há mais de 120 anos. Seus quase 11.000 funcionários são guiados pela missão da UL que é promover o trabalho e ambientes de vida seguros para todas as pessoas. A companhia utiliza pesquisas e padrões para avançar de maneira contínua e atender a necessidades de segurança em constante evolução. No Brasil, a UL está há 16 anos prestando serviços de segurança que envolvem certificação, ensaio, avaliação, treinamento e validação, atendendo a uma grande variedade de indústrias e produtos, como válvulas industriais, tubulações, tanques e equipamentos eletroeletrônicos, brinquedos, fios e cabos, bens de informática, entre outros. www.ul.com.br

Assessoria de Imprensa Engaje! Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário