quarta-feira, outubro 26, 2016

Petrolândia: Em resposta a matéria do Blog, inpEV informa realizar campanhas de recebimento itinerante de embalagens de agrotóxicos no Sistema Campo Limpo


Sistema Campo Limpo compartilha responsabilidades entre agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público, para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

Prezado Assis Ramalho,

Como resposta à matéria “Petrolândia: Destino inadequado das embalagens vazias de agrotóxicos é fonte de preocupações”, veiculada em seu blog no dia 25 de outubro, gostaríamos de encaminhar os esclarecimentos a seguir.

As inúmeras ações promovidas em Petrolândia (PE) pelo Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas), por meio da atuação da Acavasf (Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco), associação gerenciadora da central de recebimento de Petrolina,provam que a região é assistida pelo Sistema Campo Limpo e que não se justifica a destinação inadequada de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

Entre 2014 e 2016, a unidade de Petrolinarealizou, no município de Petrolândia e região, oito campanhas de recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas com a fiscalização da Adagro (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco) e parceria com a Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), as revendas locais e as associações de produtores rurais do entorno do Lago de Itaparica.

Todas essas campanhas foram precedidas de reuniões de articulação e mobilização realizadas pelo Programa de Apoio ao Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, do departamento de Meio Ambiente da Chesf, executado pela equipe técnica da Technoacqua Consultoria e Sustentabilidade.

Foram realizadas 200 reuniões ao longo do projeto com a presença de 4.213 participantes. Nessas reuniões, os produtores rurais das áreas de abrangência receberam informações sobre o uso correto e seguro dos agrotóxicos e a correta destinação das embalagens vazias, atendendo à obrigação prevista pela Lei Federal 9.974/00. A legislação instituiu o conceito de responsabilidade compartilhada, o qual determina obrigações para cada elo da cadeia produtiva agrícola, envolvendo agricultores, fabricantes e distribuidores e Poder Público.

Nessas reuniões, os produtores rurais receberam informações e treinamentos sobre os processos de lavagem e inutilização das embalagens vazias de agrotóxicos, o armazenamento temporário dessas embalagens na propriedade e a devolução no local indicado na nota fiscal ou nas campanhas de recebimento itinerante, bem como a necessidade de guardar os comprovantes de devolução por um ano. Foram feitas muitas palestras, também, sobre a importância da preservação da fauna e da flora e dos mananciais de água.

Apesar de ter havido, em algumas oportunidades, baixa presença nas reuniões, a mobilização realizada (carro de som, rádio comunitária e visitas às propriedades) e outros encontros com instituições públicas e privadas surtiram efeito na efetividade das campanhas itinerantes.

Foram distribuídas 7.250 “bags” e 7.200 cartilhas de sensibilização aos produtores rurais beneficiários do presente projeto nas reuniões (muitas vezes, mais de uma por produtor rural presente) e também durante o processo de mobilização nas propriedades e agrovilas incluídas no raio de ação do projeto.

A seguir, dados das campanhas de recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas que foram realizadas no período referido (2014 a 2016), suas áreas de abrangência e os resultados alcançados.

CAMPANHAS DE RECEBIMENTO ITINERANTE DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS NO MUNICÍPIO DE PETROLÂNDIA/PE

Período: 2014 a 2016
DATA
ÁREA DE ABRANGÊNCIA
1ª CAMPANHA 26/06/2014
·         Bloco 1: agrovilas 1 e 2
·         Bloco 2: agrovilas 4, 6, 7, 8 e 9.
·         Bloco 3: agrovilas 9 e 10
·         Bloco 4: agrovilas 1, 2, 3, 4, 5 e 6
2ª CAMPANHA 14/10/2014
·         Bloco 3: agrovilas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.
·         Bloco 4: agrovilas 1 e 2

3ª CAMPANHA 17/03/2015
·         Bloco 1: agrovilas 1 e 2
·         Bloco 2: agrovilas 4, 6, 7, 8 e 9.
·         Bloco 4: agrovilas 1, 2, 3, 4, 5 e 6

4ª CAMPANHA 26/03/2015
·         Bloco 3: agrovilas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.
·         Projeto Apolônio Sales

5ª CAMPANHA 20/10/2015
·         Bloco 1: agrovilas 1 e 2
·         Bloco 2: agrovilas 4, 6, 7, 8 e 9
·         Projeto Apolônio Sales

6ª CAMPANHA 21/01/2016
·         Bloco 3: agrovilas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.

7ª CAMPANHA 22/01/2016
·         Bloco 4: agrovilas 1, 2, 3, 4, 5 e 6

8ª CAMPANHA 23/01/2016
·         Bloco 2: agrovilas 4, 6, 7, 8 e 9
·         Projeto Apolônio Sales


Figura 1 - Quantidade (Kg) de embalagens vazias recebidas por campanha realizadas

Atenciosamente,

Antonio Carlos Amaral
Gerente de Operações do inpEV



Sobre o inpEV - Há 15 anos, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.

Sobre o Sistema Campo Limpo - O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.

Ogilvy Public Relations/InpEV

Nenhum comentário:

Postar um comentário