sexta-feira, 3 de maio de 2019

De família de Petrolândia, Bebê de 1 ano morre esmagado por televisão de 29 polegadas em Brasília; pais pede ajuda para o translado do corpo


Centro de Trauma do Hospital de Base para onde a criança foi socorrida — Foto: Reprodução/TV Globo
Uma bebê de 1 ano, de família de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, morreu na noite desta quinta-feira (2), no Distrito Federal, depois que uma televisão de 29 polegadas caiu sobre ela. A menina estava em casa, em uma chácara no Paranoá, e, segundo a mãe, brincava de ligar e desligar o aparelho, quando a TV desequilibrou e caiu sobre ela.

A criança foi socorrida por uma equipe do Samu e levada para o hospital da região. Em seguida, a bebê foi transferida para o Hospital de Base, em Brasília, mas não resistiu aos ferimentos.

CBF divulga tabela detalhada das oitavas de final da Copa do Brasil; veja datas e horários


A CBF divulgou nesta sexta-feira as datas e os horários dos jogos das oitavas de final da Copa do Brasil. As partidas de ida e volta vão acontecer dos dias 15 de maio ao 6 de junho.

Atlético-MG x Santos
Ida: 15/05, às 19h15 - Independência
Volta: 06/06, às 20h - Vila Belmiro

Corinthians x Flamengo
Ida: 15/05, às 21h30 - Arena Corinthians
Volta: 04/06, às 21h30 - Local a definir

Fluminense x Cruzeiro

Ida: 15/05, 21h30 - Maracanã
Volta: 05/06, 19h15 - Local a definir

Fortaleza x Athletico
Ida: 16/05, 19h15 - Castelão
Volta: 05/06, 19h15 - Arena da Baixada

Juventude/Vila Nova x Grêmio
Ida: 16/05, 21h30 - Local a definir
Volta: 04/06, 19h15 - Local a definir

Sampaio Corrêa x Palmeiras
Ida: 22/05, 19h15 - Castelão
Volta: 30/05, 20h - Arena Palmeiras

São Paulo x Bahia
Ida: 22/05, 21h30 - Local a definir
Volta: 29/05, 21h30 - Local a definir

Internacional x Paysandu
Ida: 23/05, 20h - Beira-Rio
Volta: 29/05, 19h15 - Mangueirão

Os duelos e mandos de campo foram definidos na última quinta-feira, em sorteio na sede da CBF. No calendário do futebol brasileiro deste ano, a entidade já separou as datas para as fases seguintes do torneio. As quartas de final acontecem nas semanas dos dias 10 e 17 de julho. As semifinais, de 7 a 14 de agosto. A grande final, por fim, será nos dias 4 e 11 de setembro.

Por Globoesporte.com

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrobras reajusta gás de cozinha em 3,43% a partir de domingo


A Petrobras vai reajustar em 3,43%, em média, a partir do próximo domingo (5), o preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP Residencial), o gás de cozinha, para botijão de 13 quilos (kg) às distribuidoras sem a cobrança de tributos. O preço do botijão de 13kg vai custar R$ 26,20.

O último reajuste ocorreu no dia 5 de fevereiro, exatamente há três meses, quando o valor do gás de cozinha subiu para R$ 25,33 para as distribuidoras.

Em nota, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) informou que as empresas distribuidoras associadas à entidade foram comunicadas na tarde de hoje pela Petrobras que o GLP residencial para embalagens de até de 13kg ficará mais caro a partir do próximo domingo. De acordo com o Sindigás, o reajuste oscilará entre 3,3% e 3,6%, de acordo com o polo de suprimento.

Por: Agência Brasil

Estudantes e professores universitários conhecem projeto de recuperação de mata ciliar na Agrovale







O Projeto de Recuperação de Mata Ciliares do Rio São Francisco, que o Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (CRAD), da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf vem desenvolvendo em parceria com a Agrovale, completou três anos nesta quinta-feira (2) com a visita de estudantes e professores de três universidades nordestinas. O grupo com mais de 100 alunos dos cursos de Ciências Ambientais, Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade e de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e da própria Univasf, chegou cedo à área experimental da Agrovale, às margens do Rio da Unidade Nacional.

O primeiro passo foi conhecer os experimentos de controle de invasão biológica da algaroba, o uso racional da água e a biodiversidade das matas ciliares. Depois, os visitantes ouviram o coordenador do projeto e professor da Univasf (Campus de Ciências Agrárias, Petrolina, PE), José Alves de Siqueira, falar sobre o desenvolvimento de espécies típicas como jatobá, ingazeira e o marizeiro, a partir do manejo dos locais invadidos pelas algarobas. De acordo com o coordenador, essa espécie invasora exótica já ocupa cerca de 1 milhão de hectares da Caatinga, único ecossistema integralmente brasileiro com 4,5 mil espécies vegetais, mas com desafios importantes sobre as melhores técnicas de restauração de matas ciliares.

No segundo momento os estudantes colocaram em prática o aprendizado, identificando as espécies vegetais e fazendo os plantios conforme os modelos já testados e aprovados. Bastante impressionado com os experimentos, o estudante de Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade da UFSB, Gabriel Martins, disse que a visita foi muito proveitosa e oportuna. “Está valendo muito o aprendizado no campo e a descoberta dos modelos aqui testados, que serão de muita valia para as demais regiões que hoje sofrem com a degradação”, comentou.

O professor Marcelo Moro, da UFC também avaliou positivamente as observações e leitura dos espaços feitas pelos 31 alunos que vieram na sua caravana. “Sairemos daqui hoje muito mais conscientes e determinados a replicar essa experiência para que tenhamos um reflorestamento em larga escala na Caatinga e a recuperação das áreas ribeirinhas”, pontuou. 

O professor da UFSB, Fábio Espirito Santo, destacou ainda as atividades práticas desenvolvidas com a equipe multidisciplinar do projeto. "Nossos alunos tomaram nota detalhadamente das pesquisas voltadas à recomposição florestal da mata ciliar do Velho Chico, especialmente no que tange à aplicação de técnicas e geração de modelos voltados à restauração ecológica dessas áreas na Caatinga", completou o educador.

Para a coordenadora de Meio Ambiente da Agrovale, Thaisi Tavares, a visita, além de marcar os três anos de desenvolvimento da parceria público-privada, também amplia os horizontes da pesquisa com uma maior divulgação dos experimentos em outras partes do país. “Precisamos sensibilizar e conscientizar um número cada vez maior de pessoas sobre a necessidade de recuperação das nossas matas ciliares e sobre os problemas que trazem as invasões de espécies exóticas. Precisamos, mais do que nunca, deter o desmatamento e a degradação ambiental”, concluiu, anunciando a manutenção da parceria da Agrovale para a continuidade do projeto.

Bolsonaro diz que Polos de Agricultura Irrigada vão gerar emprego


O presidente Jair Bolsonaro comentou hoje (3), em sua conta no Twiter, a portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional estabelecendo os Polos de Agricultura Irrigada.

“Nova Portaria 1.082/19 do @mdregional_br gere os ‘Polos de Agricultura Irrigada’ desenvolvendo e aumentando a produtividade. Foco é gerar emprego e renda, alavancar desenvolvimento dos setores produtivos, organizando esforços e investimentos”, escreveu o presidente.

A portaria define Polos de Agricultura Irrigada como aglomerados agrícolas irrigados onde a agricultura irrigada está presente e que tenha potencial de expansão, considerando, especialmente, disponibilidade de água e de solo.

É necessário que exista organização social na área, com associação de irrigantes organizada. As lideranças locais trabalharão em parceria com entidades de ensino e pesquisa, empresas públicas e privadas, bancos de desenvolvimento, entre outros. Os grupos gestores de cada projeto de irrigação usará recursos próprios e parcerias públicas e privadas.

Segundo o ministério, os polos de produção irrigada da Bacia do Rio Santa Maria (Rio Grande do Sul) e do Vale do Araguaia (Goiás) já realizaram a oficina de Planejamento Estratégico. O primeiro alcança cerca de 120 mil hectares nos municípios de Cacequi, Lavras do Sul, Dom Pedrito, Rosário do Sul, São Gabriel e Santana do Livramento.

Já o segundo integra mais de 100 mil hectares nas cidades de Britânia, Jussara, Santa Fé e Montes Claros de Goiás.

Em junho, será instalada a unidade da região de Cristalina (Goiás). Até o fim do ano, há a previsão de que os polos do Oeste da Bahia e o de Sorriso, este em Mato Grosso, também entrem no processo.

Por Agência Brasil

Petrolândia: Nutricionista Dra. Iara Nogueira atende na MedClinic na próxima segunda-feira (06); agende já a sua consulta!


A MedClinic - Clínica Especializada informa que a nutricionista Dra. Iara Nogueira atenderá nesta segunda-feira, 06 de maio de 2019.

Agende sua consulta pelos telefones: (87) 3851-1879 e (87) 99946-1544

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho
Com informações de MedClinic

Canadá/Arcoverde: Enlace matrimonial de Natália Miranda e Diego Lopes acontece neste sábado em Arcoverde


Amanhã acontece em Arcoverde o enlace matrimonial de Natália Miranda e Diego Lopes. Empresários do ramo de educação que compõem a sociedade do grupo educacional CEAPE Escola Tecnica.

Há um ano o casal conheceu a terra da misericórdia, fruto de um chamado espiritual, e desde então os olhares se voltaram para Arcoverde nos negócios e no desejo de cumprir a promessa firmada no ano de 2018 no terço em família. Após a conclusão das instalações da unidade CEAPE Rio Branco, os noivos chegam na cidade de Arcoverde, na data de hoje e amanhã receberão o sacramento do matrimônio pela intercessão do Pe Adilson Simões, e em seguida, os mesmos receberão os cumprimentos no hotel Olho D’água dos Bredos.

O casal reside na cidade de Toronto, no Canadá.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte de informação: Assessoria de imprensa do GRUPO EDUCATIVO CEAPE

Supremo nega pedido de habeas corpus a Lula feito por advogados


O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, negou hoje um pedido de habeas corpus feito em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O pedido foi protocolado em 29 de abril por dois advogados. Após as apresentações do pedido inicial e de duas manifestações, a negativa para o andamento do caso foi definida hoje por Fachin. A ação de Habeas Corpus foi feita por dois advogados que não integram a defesa constituída pelo ex-presidente. Eles alegaram que a redução da pena de Lula, após decisão do STJ, alterou a contagem para prisão em regime fechado, possibilitando a transferência ao semiaberto.

Por O Globo



Pernambuco confirma primeira morte por gripe este ano; vítima é de Petrolina


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, em balanço divulgado nesta sexta-feira (3), a primeira morte por gripe no Estado este ano. Segundo a pasta, um homem de cerca de 50 anos residente em Petrolina, no Sertão do Estado, morreu em fevereiro por influenza A não subtipada - que é quando o exame laboratorial não detecta o subtipo da doença. O óbito de uma estudante de Medicina de uma universidade privada do Recife possivelmente por influenza A(H1N1) segue em investigação.

O boletim aponta ainda que dos 894 casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag) contabilizados até o último dia 13 de abril, nove tiveram resultado positivo para influenza B, um para influenza A(H1N1) e uma para influenza A não subtipada. Do total de casos, 790 (88,4%) foram registrados em crianças menores de 6 anos.

Os dados mostram que a quantidade de casos de Srag aumentou 144,3% no Estado quando o período é comparado com o equivalente de 2018. No ano passado, foram registrados 366 casos, dos quais 37 positivaram para influenza A(H1N1) e 18 para influenza A(H3N2).

Campanha de Vacinação
Os casos de Srag alertam para a necessidade de imunização da população, no contexto da Campanha Nacional de Vacinação. O Dia D da ação ocorre neste sábado (4), em todo o País. Em Pernambuco, a abertura oficial ocorrerá na Upinha de Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife, com a presença dos secretários de Saúde do Estado e do Recife, André Longo e Jailson Correia, respectivamente.

Os dados atualizados da SES-PE mostram que 628.799 indivíduos foram imunizados, cerca de 23,7% dos incluídos nos grupos prioritários. Com a procura ainda baixa, as autoridades convocam os pouco mais de 2 milhões de pernambucanos que ainda precisam ser imunizados.

Por Folha dePE

Prefeitura de Paulo Afonso abre vagas em Processo Seletivo para 26 médicos; salários até R$ 16 mil


A Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tendo em vista o atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público, realiza Processo Seletivo Simplificado para contratação de 26 médicos para atender nas unidades básicas de saúde.

SALÁRIOS

Os salários variam de R$ 8.000,00 (oito mil reais) para 20h semanais e R$ 16.000,00 (dezesseis mil reais) para 40h semanais.

INSCRIÇÕES

De acordo com o cronograma apresentado pela prefeitura, as inscrições poderão ser feitas no período de 06/05/19 a 17/05/19, das 08h às 13h, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada na Avenida Apolônio Sales, centro de Paulo Afonso.

De acordo com o Edital nº 001/2019, a admissão dos selecionados se dará através de contrato administrativo por tempo determinado, conforme o disposto no Artigo 37, IX, da Constituição Federal do Brasil e disposições da Lei Municipal nº 1.364, de 31 de agosto de 2017 e as normas constantes deste Edital e seu anexo.

Clique AQUI para acessar o edital

Por REDAÇÃO - PA4.COM.BR COM ASCOM/PMPA

Divulgada nova data para as provas do Concurso Público da Guarda Civil de Petrolina


Depois de serem adiadas por decisão Judicial, as provas do Concurso Público da Guarda Civil de Petrolina, no Sertão Pernambucano, tiveram nova data divulgada nesta sexta-feira (3). Agora, os concorrentes realizam a avaliação objetiva no dia 30 de junho, às 15h.

De acordo com a prefeitura de Petrolina, a mudança foi para atender uma recomendação judicial sobre a reabertura de inscrições para pessoas com deficiência. Para atender a orientação, as inscrições foram reabertas e podem ser feitas até o dia 15 de maio através do site.

O concurso oferece 40 vagas, sendo duas para pessoas com deficiência.

Por G1 Petrolina

Tacaratu: Grande público prestigia última noite de festa da Padroeira Santa Cruz, em Caraibeiras

 
 

Na noite dessa quinta-feira (02/05/2019), a principal praça de Caraibeiras, em Tacaratu, no Sertão de Itaparica, foi tomada por grande público que prestigiou a última noite de shows da Festa da Padroeira Santa Cruz, uma das mais tradicionais do interior pernambucano.

A banda Saia Rodada abriu os festejos da noite e o encerramento foi feito pelo cantor Gabriel Diniz, que fez a alegria de uma multidão de pessoas.

Na tarde desta sexta-feira será realizada o encerramento dos festejos religiosos com procissão, descerramento da festa religiosa.

''Esta foi um das melhores festas já realizada aqui em Caraibeiras. Estamos satisfeitos com o sucesso da festa e realizados com a alegria do nosso povo , como também dos visitantes que prestigiaram esse grande evento'', declarou o prefeito Gerson.

A Festa de Santa Cruz, que acontece anualmente na 'capital da rede', entre os dias 23 de abril a 03 de maio, é realizada pela Prefeitura Municipal de Tacaratu, com apoio da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, associação de vaqueiros e populares. A tradição ganha mais força a cada ano e leva centenas de pessoas de várias cidades e Estados circunvizinhos.

Parabéns ao povo de Caraibeiras! Parabéns aos organizadores da festa!

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Gabriel de Zé Nelson

 
  

Leia também

Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 06 a 10 de maio de 2019


Segunda-feira (06): Neurologista, Nutricionista, Ginecologista, Colposcopia
Terça-feira (07): Eletrocardiograma,  Raio X, Nutricionista
Quarta-feira ( 08): Dentista,  Raio X, Nutricionista
Quinta-feira ( 09): Pediatra, Nutricionista, Exames Laboratoriais
Sexta-feira (10): Raio X, Eletrocardiograma, Exames Laboratoriais

Obs: Para marcação de Consultas é obrigatório: A Requisição Médica, Identidade, Cartão do SUS, Cartão de Consulta atualizado do Hospital


Informação: Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Fabrício - Secretaria de Saúde

Sanharó: MPPE recomenda a bares e restaurantes medidas para evitar a violência


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou a donos de bares e restaurantes do município de Sanharó que não ultrapassem o horário de funcionamento estabelecido acordado em recomendação emitida pela Promotoria de Justiça local no ano de 2017, fixado entre 8 e as 23 horas. Além disso, o MPPE alerta para que não vendam ou forneçam bebidas alcoólicas para pessoas que já estejam embriagadas, alcoólatras e à portadores de deficiência mental, a fim de prevenir a prática de atos de violência nesses estabelecimentos e seus arredores.

A recomendação, expedida pela promotora de Justiça Maria Cecília Tertuliano, visa a adoção de medidas para tentar reduzir a violência. “Há, nos últimos anos, um grande número de crimes e assassinatos, muitos deles em decorrência da ingestão do álcool, drogas e afins. Além disso, há reclamações de moradores de que nesses bares ocorre aglomeração desordenada de pessoas, com a colocação de mesas em via pública, venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos e uso de equipamentos de som, gerando poluição sonora e perturbando o sossego das pessoas”, observou a promotora de Justiça.

IF Sertão-PE campus Floresta abre inscrições para curso livre de extensão sobre Astronomia


Estão abertas as inscrições para o Curso Livre de Extensão “Um olhar da Astronomia através da matemática e computação” que será realizado no campus Floresta do IF Sertão-PE. São 20 vagas para público interno e externo, sem limite de idade. Durante o curso serão apresentados conceitos de astronomia, utilização de fórmulas matemáticas na comprovação de cálculos de astronomia, softwares exploratórios e observação de corpos celestes.

As aulas serão nas quartas e quintas, das 18h15 às 20h15, com início no dia 15 de maio. Ao fim do curso será realizada visita técnica ao observatório astronômico do Sertão de Itaparica e ainda realizada observação do céu noturno na praça da cidade de Floresta, com utilização de telescópio e cartas celestiais.

Humberto vai do Agreste ao Sertão debater Reforma da Previdência


O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), vai levar o debate da Reforma da Previdência, neste fim de semana, para o interior de Pernambuco. A agenda do senador começa já nesta sexta-feira (3), às 19h, em debate na Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico (Asces). Para uma plateia de alunos e professores de pós-graduação em Direito Público, Humberto vai falar sobre os riscos da aprovação da proposta elaborada pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL).

“É um projeto perverso, que penaliza os mais pobres, especialmente aqueles que vivem na área rural. Se as novas regras passarem, a maioria dos agricultores não terá condições de contribuir. E com isso, teremos milhões de excluídos da Previdência. A reforma é ainda mais cruel com a mulher do campo, que terá a idade equiparada à do homem. É um projeto feito por quem não conhece a realidade do povo brasileiro, especialmente da mulher, que normalmente tem dupla ou tripla jornada para cuidar da casa e do trabalho”, afirmou.

Estagiários da UFRPE acompanham Assistência Técnica a caprinocultores de Calumbi



Estagiários da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/UFRPE) acompanharam as atividades de Assistência Técnica a caprinocultores e a unidades didáticas do escritório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Calumbi, ligado à Gerência Regional do Instituto de Serra Talhada. A visita ocorreu no dia 24 de abril.

O grupo foi acompanhado pelo técnico do Escritório Municipal do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Antônio Pereira de Barros, em visitas de ATER, juntamente com estagiários do curso de Agronomia da UAST, Erison Martins e Simone Andrea.

A atividade começou no Sítio Monte Alegre, de Evandro José do Nascimento e Francisca Maria dos Santos, que possui uma área de 28,0 hectares, explorado de forma simples, porém eficiente com agricultura de sequeiro, pastagens e criação de ovinos e caprinos.

Prefeitura de Petrolina faz parcerias com bancos para movimentar economia durante ExpoRajada


Produtores e criadores rurais de Rajada, distrito de Petrolina, poderão solicitar crédito rural e renegociar dívidas na VIII Feira de Exposição de Caprinos e Ovinos de Rajada (ExpoRajada). A prefeitura fechou parcerias com o Banco do Nordeste e Banco do Brasil, visando movimentar a economia da região durante o evento. Os estandes vão funcionar das 10h às 18h no sábado (4) e das 8h30 às 12h no domingo (5).

O Banco do Nordeste liberou o total de R$ 100 mil para 80 famílias do distrito. O dinheiro está disponível para movimentação nas contas e deve circular durante a feira. Para este público, o banco ofereceu até 40% de subsídio do valor que foi captado. Os profissionais de plantão vão estar disponíveis para conquistar novos clientes e renegociar dívidas. Já a equipe de atendimento ao público do Banco do Brasil vai fechar negócios e liberar o crédito durante a ExpoRajada. A expectativa é de gerar uma receita superior a R$ 200 mil.

Petrolândia: PSOL convida para reunião sobre Reforma da Previdência e usina nuclear em Itacuruba hoje (3), às 18h


A Comissão do PSOL em Petrolândia convida toda a comunidade petrolandense e organizações sociais para a reunião que será realizada nesta sexta-feira (03), a partir das 18h00, no Salão Paroquial, situado por trás da Igreja Matriz. A pauta do encontro tratará sobre a luta contra a Reforma da Previdência e contra a instalação de usina nuclear em Itacuruba. A reunião, organizada pela Direção Estadual do PSL-PE, o SINPOL e a Intersindical, também vai oficializar a estruturação do PSOL em Petrolândia, para promover a luta por nenhum direito a menos, em oposição a reformas propostas pelo novo governo federal.

"A Reforma da Previdência, do jeito que está sendo proposta, é uma ofensa e um desrespeito a nós, trabalhadoras e trabalhadores. Não podemos deixar que essa reforma seja aprovada. Precisamos nos conscientizar de nosso papel nessa luta. Por isso nós, do PSOL, estamos organizando um encontro de formação sobre o tema. Sua presença é muito importante", diz o convite.

CAAPE realiza I Encontro dos Representantes da CAAPE no Triênio 2019-2021, em Caruaru



O presidente da CAAPE, Fernando Ribeiro Lins (foto), reúne, neste sábado (04.05), no Senac, em Caruaru, os representantes da CAAPE nas Subseccionais e os presidentes das Subseccionais, no “I Encontro dos Representantes da CAAPE no Triênio 2019-2021”. O objetivo do encontro é detalhar as ações e projetos que a CAAPE está realizando em todo o estado e traçar um planejamento estratégico para o período. O encontro será aberto pelo presidente da OAB Pernambuco, Bruno Baptista.

“Esse é um momento importante para que os novos representantes da CAAPE nas Subseccionais conheçam um pouco mais do que a instituição está realizando e possam, assim, agregar novas idéias e sugestões”, explica o presidente da CAAPE. “Também vamos contar com a participação dos presidentes das Subseccionais, que são uma peça importante em tudo que a CAAPE realiza”, destaca.

Sonora Brasil volta a Araripina e Bodocó com grupos indígenas


Projeto realiza, nos dias 7 e 8 de maio, apresentações do Memória Fulni-ô e Dzubucuá (Foto: Pitawã-Divulgação)

Após Petrolina, será a vez do Sertão do Araripe receber o projeto nacional Sonora Brasil, realizado pelo Sesc. Com o tema “A música dos povos originários do Brasil”, a 22ª edição do projeto traz a Araripina na terça-feira (7/5), às 19h30, no Sesc Ler, apresentações musicais com o Memória Fulni-ô, do povo Fulni-ô (PE), e Dzubucuá, do povo Kariri-Xocó (AL). Na quarta-feira (8/5), o público bodocoense vai conferir as apresentações, às 20h, no Sesc Ler. O acesso é gratuito.

O Grupo Memória Fulni-ô apresentará as músicas tradicionais do povo Fulni-ô, que são o toré e a cafurna. Simbolizando união, o toré é um ritual sagrado, o cântico coletivo sem letra em que se utilizam instrumentos de sopro junto à percussão. As cafurnas, em yaathe unakesa, são manifestações de sentido múltiplo, cantadas e acompanhadas de maracás de mão e de tornozelo, que retratam a realidade e o contexto indígena, tratando de temas que abrangem aspectos como preservação da natureza, reverência aos animais da região e identidade indígena.

Sindipão leva tendências do mercado de padarias para a Super Mix 2019



Considerada a maior feira setorial do Norte/Nordeste, a Super Mix apresenta, todos os anos, novidades, tendências e inovações de diversos mercados, entre eles o da alimentação. Participante já confirmado para a feira de negócios deste ano, o Sindipão trará em torno de 25 parceiros da área de panificação para expor máquinas de produção de alimentos e serviços. O evento, que acontecerá de 24 a 26 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, é promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa) e pela Associação Pernambucana de Supermercados (Apes).

O presidente da Sindipão, Paulo Pereira, conta que a feira é uma vitrine para o setor, que tem boas previsões de retomada de negócios para o segundo semestre de 2019. “Esse é o momento de se modernizar e investir em inovação. A crise sempre gera oportunidades. Na área de maquinário e processos, a busca tem sido por aumentar a produtividade e economizar, ao máximo, o uso de matéria-prima”, explica Paulo.

Petrolândia: Maria Fumaça divulga agenda musical para este final de semana; vai ser muito bom!


Venha curtir MPB, Forró, Arrocha e outros Ritmos num só lugar no Maria Fumaça neste final de semana! Vai ser bom de mais! Confira atrações acima.

O Maria Fumaça, cada vez melhor e valorizando os artistas da região, está localizado na Orla Fluvial de Petrolândia. Contato: 87 3851-0376.

O Bar e Restaurante Maria Fumaça tem a organização de Pedrinho e família.

Acompanhe no Instagram @mariafumaca.oficial

Divulgação/Maria Fumaça

Estudantes e professores universitários conhecem projeto de recuperação de mata ciliar na Agrovale



O Projeto de Recuperação de Mata Ciliares do Rio São Francisco, que o Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (CRAD), da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf vem desenvolvendo em parceria com a Agrovale, completou três anos nesta quinta-feira (2) com a visita de estudantes e professores de três universidades nordestinas. O grupo com mais de 100 alunos dos cursos de Ciências Ambientais, Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade e de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e da própria Univasf, chegou cedo à área experimental da Agrovale, às margens do Rio da Unidade Nacional.

O primeiro passo foi conhecer os experimentos de controle de invasão biológica da algaroba, o uso racional da água e a biodiversidade das matas ciliares. Depois, os visitantes ouviram o coordenador do projeto e professor da Univasf (Campus de Ciências Agrárias, Petrolina, PE), José Alves de Siqueira, falar sobre o desenvolvimento de espécies típicas como jatobá, ingazeira e o marizeiro, a partir do manejo dos locais invadidos pelas algarobas. De acordo com o coordenador, essa espécie invasora exótica já ocupa cerca de 1 milhão de hectares da Caatinga, único ecossistema integralmente brasileiro com 4,5 mil espécies vegetais, mas com desafios importantes sobre as melhores técnicas de restauração de matas ciliares.

Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta sexta-feira, 03 de maio; veja lista



Mudam de idade hoje (sexta-feira 03 de maio de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial a Leticia Santos,  Ana Flavia Reis,  Edson Nunes,  Diana Maria,  Bruna Leane,  Geraldo Coelho,   Adeneilton Sá,  Jaciely Freire e Marcos Sucesso 

O Blog de Assis Ramalho presta essa homenagem aos aniversariantes do dia. Felicidades para vocês, nesta data tão especial!

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Unidades de saúde de Petrolina estarão abertas neste sábado para ‘Dia D’ de vacinação contra gripe


Quem faz parte dos grupos prioritários, mas ainda não se vacinou contra a gripe, poderá aproveitar este sábado (4), data marcada para o ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação, para se proteger do vírus.

Em Petrolina, a Unidade de Saúde Amália Granja, na Vila Mocó, será o local de referência para a cerimônia de abertura oficial do ’Dia D’. Paralelo a isso, todas as unidades de saúde também estarão funcionando, das 8 às 17h na zona urbana, e das 8h às 13h na zona rural.

“Convidamos o público-alvo para aproveitar o Dia D e ficar imunizado contra as formas mais graves da gripe. Importante que estejam com um documento de identificação e, se possível, o cartão do SUS. A vacinação é o melhor meio para se prevenir contra a gripe”, diz a coordenadora do Programa Municipal de Imunização de Petrolina, Marianna Araújo.

Acidentes com origem elétrica causaram 622 mortes em 2018



Em 2018, foram registrados 1.424 acidentes com origem elétrica em todo o país, sendo 836 choques, 537 incêndios por sobrecarga ou curto-circuito e 51 descargas atmosféricas (raios). Isso representou um aumento de 2,67% em comparação ao ano anterior e de 37,2% em relação a 2013, início da série histórica.

Estes números somam os casos fatais e não fatais. O dado consta do Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica e foi revelado nessa quinta-feira (2), em São Paulo, pela Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos de Eletricidade (Abracopel).

Desse total de acidentes foram registradas 622 mortes por choques elétricos, 61 mortes por incêndios [nove delas no incêndio do Edifício Wilton Paes de Almeida, na capital paulista] e 38 mortes por descargas elétricas.

No mês de combate ao tabagismo, Prefeitura de Petrolina lança programação especial


O 'Dia Mundial Sem Tabaco' é comemorado em 31 de maio. Essa data foi criada para conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro, incentivando aqueles que pretendem parar com o vício. Em Petrolina, durante todo o mês, a prefeitura irá realizar uma programação especial coordenada pela Secretaria de Saúde para alertar sobre os perigos da doença.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morrem em decorrência do fumo todos os anos no Brasil. No município, as equipes das Unidades Básicas de Saúde, através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), promovem, durante todo o ano, atividades de combate ao uso do cigarro.

Entra em vigor vazão de 800 m³/s do Rio São Francisco em Xingó

Vazão mínima do Rio São Francisco em Xingó, entre Alagoas e Sergipe, passa a ser de 800 m³/s — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Começou a vigorar no dia 1º de maio a vazão mínima de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s) do Rio São Francisco na Hidrelétrica de Xingó, entre Alagoas e Sergipe. A nova vazão foi fixada em uma resolução da Agência Nacional de Águas (ANA) e oficializada no dia 30 de abril deste ano.

A mesma resolução também estabelece 800 m³/s como vazão mínima do reservatório de Sobradinho, na Bahia, e de 150 m³/s para o reservatório de Três Marias, em Minas Gerais.

"A avaliação das atuais condições de armazenamento do Sistema Hídrico do Rio São Francisco, que compreende os reservatórios de Três Marias, Sobradinho, Itaparica (Luiz Gonzaga), Moxotó, Paulo Afonso I, II, III e IV, e Xingó, realizada pela ANA, indicou que o referido sistema reúne as condições mínimas necessárias para ser operado segundo os termos da resolução", diz trecho do ofício divulgado pela ANA.

Certificado do Ministério inclui Petrolândia no Mapa do Turismo Brasileiro



O município de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, obteve - por meio do Programa de Regionalização do Turismo - certificado do Ministério do Turismo que o inclui no Mapa do Turismo Brasileiro 2017/2019.

O Mapa do Turismo é um instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do MTur no desenvolvimento das políticas públicas. É ele que define o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística de cada município.

As cidades que o compõem atualmente foram indicadas por órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com o Ministério do Turismo. A próxima atualização do Mapa acontecerá em 2019, podendo haver entrada e saída de municípios, a depender dos critérios estipulados por legislação vigente.

Com o objetivo desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de emprego e renda, proporcionando a inclusão social, é que a Secretaria Municipal de Turismo vem trabalhando para assegurar a permanência de Petrolândia no mapa do turismo brasileiro para o período 2019 / 2021.

E para isso contamos com a participação dos prestadores de serviços turísticos locais. Faça o seu registro no Cadastur. É gratuito e você ainda ajuda o turismo de Petrolândia a crescer.

Acesse: https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/

Prefeitura Municipal de Petrolândia

Universidades federais de PE sofrem cortes no orçamento: UFPE, UNIVASF e UFRPE tem redução de R$ 83,8 milhões



Univasf foi atingida com o bloqueio de 30% do orçamento. Serão abrangidos ações de fomento à graduação, pós-graduação, ensino, pesquisa e extensão; contratos; capacitação de servidores; programas de restruturação e modernização.

Três universidades pernambucanas estão na mira dos cortes orçamentários anunciados pelo Ministério da Educação (MEC). As universidades federais de Pernambuco (UFPE), Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Vale do São Francisco (Univasf) tiveram redução de 30% nos valores previstos para este ano. Nesta quinta-feira (2), a UFPE, principal universidade do estado e uma das bem conceituadas do país, teve R$ 55,8 milhões bloqueados pelo governo federal.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento da UFPE, Thiago Galvão, a universidade foi surpreendida com o bloqueio financeiro. Do total embargado, R$ 50 milhões são referentes ao orçamento de manutenção da instituição de ensino superior. O corte representa 30% do total anual voltado para manutenção da universidade. "Trata-se dos valores usados para pagamento de contas de energia, limpeza, segurança, além de manutenção de equipamentos. Já temos contratados R$ 89 milhões para este ano, isto é, de estimativa de gasto. O bloqueio representa mais da metade do que temos de previsão", afirmou.

Segundo Galvão, para garantir o pagamento de contas básicas para o funcionamento da universidade - como energia e segurança -, alguns pagamentos podem sofrer cortes grandes, como o de manutenção de equipamentos. "Se um equipamento quebrar e não tivermos verba, podemos perder anos de pesquisa, prejudicar estudos de mestrado e doutorado", ressaltou. "Esperamos que os parlamentares não deixem isso acontecer por entenderem a importância que as universidades têm para o país", pontuou.

Além do corte no orçamento de manutenção, a UFPE sofrou um bloqueio de R$ 5,8 milhões do orçamento de investimento, usado na aquisição de novos equipamentos, de aparelhos de ar-condicionado, compra de computadores, construção de novos prédios, por exemplo. "Em relação a 2013, já tivemos uma redução de 90% no orçamento, ou seja, estamos trabalhando com 10% do valor para investimentos que tínhamos há seis anos. Desse valor já bastante reduzido, sofremos um corte de 55% hoje", explicou o pró-reitor.

Sobre o assunto, a Universidade Federal Rural de Pernambuco informou que, em abril, recebeu o comunicado de um corte orçamentário de 20% nas despesas de custeio e investimento, o que significa algo em torno dos R$ 11 milhões. "Desde então, a instituição busca mecanismos para garantir o funcionamento de suas atividades até o fim do ano. Essa redução afeta diretamente áreas como segurança, limpeza, pagamento de água e energia elétrica, entre outros serviços essenciais", respondeu, em nota.

"Com a perspectiva de a redução atingir 30% no que estava previsto pela Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019, ações de ensino, pesquisa e extensão serão diretamente prejudicadas ou mesmo inviabilizadas. Até o momento, o valor desse contingenciamento não foi comunicado oficialmente pelo Ministério da Educação. A UFRPE avalia que medidas serão tomadas caso se confirmem oficialmente esses cortes", informa a universidade.

Já a Univasf respondeu que a maioria das ações da universidade foi atingida com o bloqueio de 30% do orçamento. "Abrange ações de fomento à graduação, pós-graduação, ensino, pesquisa e extensão; contratos; capacitação de servidores; programas de restruturação e modernização. Esta medida do governo federal alcança e afeta diferentes serviços das universidades, tanto no campo administrativo como também acadêmico", pontuou, em nota.

No texto, a universidade destaca ainda que "o percentual de 30% equivale ao bloqueio de mais de R$ 11 milhões do orçamento de custeio da Univasf. Com relação a investimento, incluindo emendas parlamentares, o bloqueio é de mais de R$ 6 milhões, atingindo 84% do orçamento programado. Os impactos decorrentes são a redução imediata da capacidade de investimento em obras e aquisição de equipamentos".

A Reitoria da Univasf ressalta também que as iniciativas internas serão tomadas no sentido de ajustar as despesas ao orçamento decorrente da medida, em caráter emergencial. Contudo, a expectativa é que a situação de bloqueio destes recursos, seja revertida pelo MEC já no segundo semestre, como foi anunciado. "O orçamento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) destinado à assistência aos estudantes de ensino superior permanece inalterado para respectiva execução, mas indiretamente é também impactado pela retração no orçamento global de custeio da instituição, visto que os recursos do Pnaes não são suficientes para atender a todos os estudantes da Univasf em situação comprovada de vulnerabilidade socioeconômica".

Por Diário de Pernambuco

Mulher é usada como ‘isca’ e caminhoneiro é assaltado na BR-232, em Serra Talhada


Uma mulher não identificada, foi utilizada como ‘isca’ para uma quadrilha de assaltantes atacar mais um caminhoneiro na BR-232, em Serra Talhada.

A vítima, de 40 anos, residente no município de Toritama, no Agreste, passava com o seu caminhão Scania pela rodovia, e nas imediações do KM-414 avistou uma mulher pedindo carona. Ele parou o veículo, e seguiu viagem com a desconhecida. Na altura do KM-435, a mulher pediu para descer, e logo em seguida dois homens armados de revólveres e faca anunciaram o assalto.

Floresta de luto com a morte do advogado Carlos Murilo Novaes


Faleceu nesta quinta-feira dia (2), o advogado florestano Carlos Murilo Novaes, de 53 anos. Ainda segundo informações, Murilo Novaes estava a alguns anos se tratando de um CA. Nossos sentimentos a todos os familiares.

Ainda não há informações sobre velório e enterro.

Com informações do Blog O Povo com a NotíciaFotos: Sertão Eventos

Confira manchetes dos principais jornais do país nesta sexta-feira 03 de maio de 2019








Nesta sexta-feira 03 de maio de 2019, o Blog de Assis Ramalho publica as manchetes dos principais jornais do país; confira abaixo