terça-feira, 6 de abril de 2021

Petrolândia: Secretaria de Saúde aplica segunda dose da vacina em idosos de 70 a 79 anos


A Secretaria de Saúde de Petrolândia promoveu, nesta terça-feira (6) - no Ginásio de Esportes, a segunda dose da vacina contra o coronavírus para idosos de 70 a 79 anos. 

Em rede social, a secretária Patrícia Jaques fez o seguinte pronunciamento.

- A secretaria de saúde promoveu mais uma etapa de vacinação no Ginásio de Esportes, de forma tranquila e organizada vacinamos os idosos presentes.

Agradecemos o empenho da secretaria de esporte e da secretaria de segurança pública, juntos por dias melhores.

Ana Patrícia Jaques - Secretária de Saúde do Município de Petrolândia.

VÍDEO 




Blog de Assis Ramalho

Brasil bate novo recorde de mortes diárias por covid com registro de 4.195 óbitos em 24h



O Brasil ultrapassou, nesta terça-feira (6/4), a marca de 4 mil mortes pela covid-19 pela primeira vez desde o início da pandemia. Segundo o balanço do Ministério da Saúde, o país confirmou de ontem para hoje 4.195 óbitos pela doença e 86.979 infecções. Com as notificações, o balanço nacional soma 336.947 vidas perdidas e 13.100.580 de casos confirmados.

Os números recordes refletem a soma de um aumento de novas mortes aos números represados no feriado de Páscoa. A tendência é de que as atualizações na casa das quatro mil fatalidades diárias se mantenham durante o mês de abril. A previsão leva em consideração o incremento de novos casos, parte deles evoluindo para casos graves e mortes, atrelado à superlotação dos hospitais, não proporcionando tratamentos adequados a todos os que necessitam de suporte.
Estados

A alta vista no balanço nacional era esperada já que São Paulo, estado que puxa boa parte das atualizações brasileiras, confirmou sozinho 1.389 mortes pela covid-19. O número de vidas perdidas é o maior já registrado em 24 horas em São Paulo.

Com mais de 20 mil fatalidades também estão o Rio de Janeiro, com 38.040 registros, seguido por Minas Gerais (25.795) e Rio Grande do Sul (21.018). Superando a marca de 10 mil mortes estão: Paraná (17.685), Bahia (15.918), Ceará (14.692), Pernambuco (12.479), Amazonas (12.136), Goiás (12.119), Santa Catarina (11.548) e Pará (10.825). Não há nenhum estado com menos de 1,3 mil mortes.

Com os números diários, a média móvel de casos e mortes do país voltou a subir, chegando a 63.210 infecções e 2.757 mortes diárias, nos últimos sete dias, segundo a análise do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). A média móvel de mortes se mantém acima de dois mil óbitos há 21 dias; e a de casos continua acima de 60 mil infecções há um mês.

Por Correio Braziliense

Ex-prefeito de Teresina (PI) morre aos 57 anos ao cair de prédio

Ex-prefeito Firmino Filho (PSDB), de Teresina — Foto: Renato Bezerra/Prefeitura de Teresina

Corpo de Firmino Filho foi encontrado no prédio onde funciona o Tribunal de Contas da União (TCU) — Foto: Anielle Brandão/TV Clube

O corpo do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, foi encontrado na tarde desta terça-feira (6) na porta de um prédio na Zona Leste de Teresina. O último mandato de Firmino Filho a frente da Prefeitura de Teresina terminou em 2020.

Segundo a assessoria de Firmino, ele teria caído de um edifício. A informação ainda não foi confirmada pela polícia, que investiga se a causa da morte foi suicídio. O corpo foi encontrado no prédio onde funciona o Tribunal de Contas da União (TCU), onde o ex-prefeito era servidor de carreira.

Firmino da Silveira Soares Filho tinha 57 anos, era economista, político filiado ao PSDB e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ele foi quatro vezes prefeito de Teresina. Foi eleito, pela primeira vez em 1996, com 33 anos, reeleito em 2000 e voltou a vencer a disputa municipal em 2012 e reeleito novamente em 2016.

O político também foi deputado estadual e vereador de Teresina.

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, lamentou a morte de Firmino Filho. "Brilhante administrador", declarou.


Presidente do PSDB lamenta morte de Firmino Filho — Foto: Reprodução/Rede social

Biografia

Natural de Teresina, Firmino Filho nasceu no dia 16 de dezembro de 1963. Ele é casado com a deputada estadual Lucy Soares (Progressistas) e deixa três filho.

Formado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1993 assumiu a Secretaria Municipal de Finanças, quando Teresina estava sob o comando de Wall Ferraz (PSDB). Ingressou na carreira política ao ser eleito prefeito da capital pela primeira vez em 1996. Firmino foi eleito outras três vezes em 2000, 2012 e 2016.

Em 2008, o economista ganhou a eleição para vereador de Teresina e, em 2010, foi eleito como deputado estadual do Piauí.

Por G1 PI

Petrolândia: Cleber, o mototaxista preparado, atende para corridas, fretes e mudanças na cidade e região circunvizinha

 

Mototaxista preparado atende todas as necessidades de transporte de sua clientela. Em Petrolândia, Cleber faz corridas de mototáxi e tem um reboque, que usa com todos os cuidados para não danificar os produtos transportados.

Ele também pega fretes em um caminhão, para realizar mudanças ou grandes entregas em frete. O melhor: preparado, Cleber atende Petrolândia e região circunvizinha, com segurança e rapidez.

O ponto de mototáxi de Cleber é ao lado da banca de revistas Alumiar, em frente ao Mercado Público, no centro de Petrolândia.

Divulgação/Cleber Mototáxi

Petrolândia: Dra. Bárbara Lopes (Dermatologia Clínica e Estética) atende na Petroclínica nesta sexta (09/04); marque sua consulta


A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), informa que que Dra Bárbara Lopes - Dermatologia, Clínica e Estética - irá atender nesta sexta-feira, 07 de abril de 2021.

Atenção cliente amigo: informamos o uso obrigatório de máscaras no nosso estabelecimento e o agendamento prévio de exames e consultas, para que não hajam aglomerações trazer acompanhante somente em casos de extrema necessidade. Contamos com a colaboração de todos.

A Petroclínica respeita você e sua saúde!! Consultas com horário marcado para sua segurança e conforto ! Agende já a sua!

Fones : 87 3851-2333 / 87 998050774


SAIBA MAIS SOBRE A PETROCLÍNICA



A Petroclinica conta com uma equipe totalmente qualificada para cuidar da sua saúde:
Veja abaixo a relação dos demais profissionais que atendem na Petroclínica.

* Dr Rommel Alencar ( fisioterapia em geral)
* Dra Cicera Elisane ( fisioterapia em geral)
* Dra Nubia Lopes ( ginecologia e ultrassonografia)
* Dra Socorro Carvalho ( ginecologia e ultrassonografia)
* Enf Joane Barboza ( preventivo com câmera, Depilação a luz intensa pulsada, pré natal e drenagem linfática)
* Dr Marcos Bispo ( Gastroendoscopia)
* Dr Italo Porto ( psicólogo)
* Dra Andreza carvalho ( Psicóloga)
* Dr Valmir Mizio ( Psicólogo)
* Dr Emílio Araújo ( Psiquiatra)
* Dra Bruna Lopes ( dentista- ortodontia)
* Dr Igaro Cordeiro ( cirurgião dentista- Canal em sessão Única)
* Dra Rubinara Dória ( cirurgiã dentista)
* Dra Edilene Oliveira ( Nutricionista)
* Dra Tamires Greicelli ( Nutricionista )
* Dra Bárbara Lopes ( dermatologia Clínica e estética)
* Dr Cleovan Almeida ( oftalmologista)
* Dra Raylla França ( clínica Médica)
* Dr Ebenone ( Ortopedista)

* Realizamos mamografia Digital
* A Petroclínica também realiza Mamografia Digital

Blog de Assis Ramalho
Informação: Petroclínica

Registros da Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Tacaratu (1845-1961)

Igreja de Nossa Senhora da Saúde – Foto Lúcia Xavier/Blog de Assis Ramalho

Criada em 1761 e elevada a título de Santuário em 1999, a Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Saúde, localizada no município de Tacaratu há 21 km de Petrolândia , ajuda a contar a história do povo da região através de seus registros de batismos, casamentos e óbitos.

Na coleção de registros históricos de Igrejas Católicas de Pernambuco do site FamilySearch de 1762 a 2002, localizamos uma compilação de registros de batismos (1845-1952), índices de batismos (1900-1958), matrimônios (1845-1952), crismas (1944-1961) e óbitos (1944-1954) da Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Tacaratu organizada conforme figura abaixo:



igura extraída de navegação no site FamilySearch


FamilySearch (antiga Sociedade Genealógica de Utah) é uma organização de pesquisa genealógica mantida pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e com sede em Salt Lake City, Utah nos Estados Unidos. É a maior entidade voltada para esse tipo de pesquisa no mundo[1] e que se propõe a ajudar pessoas no mundo inteiro a descobrir a história de suas famílias. Seus serviços são disponibilizados gratuitamente em seu site, aplicativo móvel ou pessoalmente em seus mais de 5 mil centros de história da família locais (em Recife temos o Recife Brazil Family History Center), mas é requerida uma criação de conta no site para se poder acessar os serviços de buscas em seu acervo.

Informações adicionais como autoria, formato, idioma, publicação, dentre outras, podem ser acessadas para cada título de Registro Paroquial do catálogo a partir da aba “Informações” destacada na figura abaixo e após um clique sobre a linha do Item de Registro do Catálogo desejado.


Figura extraída de navegação no site FamilySearch

As imagens são disponibilizadas em altíssima qualidade e o navegador de imagens mostrado na figura acima permite ao usuário aproximar e afastar a imagem (zoom) bem como baixá-las através do botão “Baixar” no canto direito superior da figura acima. Esta facilidade permite que as imagens possam ser apreciadas em nível de detalhe até maior do que em comparação à consulta física dos documentos originais. A título de exemplo, a figura abaixo apresenta as informações sobre o título do catálogo onde está localizada a imagem da figura acima.


Figura extraída de navegação no site FamilySearch

Como se pode visualizar na figura acima, os Registros Paroquiais consultados no referido catálogo têm como autor a “Igreja Católica. Nossa Senhora da Saúde (Tacaratu, Pernambuco); Arquivo da Diocese de Floresta” e sua publicação realizada pela FamilySearch em 2003, em Português e formato Manuscrito em Filme.

A figura abaixo apresenta um recorte aproximado da imagem de uma folha do livro de Batismos do período de 1950-1952 baixada para fins de publicação nesta postagem.


Por : Paula Francinete Rubens de Menezes - Educadora, Escritora e Presidenta do IGH de Petrolândia.

O IGH Petrolândia nasceu com a finalidade primeira de servir de apoio à pesquisa sobre a história do nosso povo e se sente muito feliz em divulgar este material de inestimável valor histórico.

Blog de Assis Ramalho

Sargento da PM é o 1º profissional da segurança pública vacinado contra Covid-19 em Pernambuco


O policial militar Genildo Ferreira, 53 anos, foi o primeiro profissional de segurança pública imunizado contra a Covid-19 em Pernambuco. O 2º sargento da PM, que atua no 18º Batalhão, no Cabo de Santo Agostinho, tomou a primeira dose nesta terça-feira, num ato simbólico realizado no auditório da Secretaria de Defesa Social (SDS), no bairro de Santo Amaro, no Recife.

Na opinião do sargento, é importante que a população colabore com o uso de máscaras para a prevenção à Covid-19. “O dia a dia com esse vírus se torna difícil, porque uma pequena parte das pessoas ainda não segue o regulamento para se proteger. É uma simples máscara, mas o pessoal insiste em não obedecer. Com certeza, quem está na rua, como nós, tem receio de pegar. Mas, com a imunização, o efetivo da Polícia Militar vai conseguir trabalhar com mais tranquilidade para servir à população”, afirmou Genildo.

Nesta fase, de acordo com o Governo de Pernambuco, serão vacinados com a primeira dose apenas os profissionais empregados diretamente nas operações de fiscalização das medidas sanitárias, com atendimento direto ao público, resgate e salvamento, plantões de delegacias e servidores da ponta da segurança pública. Serão aplicadas vacinas em 1.221 policiais militares, 316 policiais civis e em 155 bombeiros militares, totalizando 1.692 servidores vacinados. No evento, um servidor de cada operativa foi imunizado. A solenidade também contou a com a presença do governador Paulo Câmara (PSB).

“Vamos continuar buscando alternativas e cobrando que as vacinas cheguem com mais celeridade. Nossa solicitação foi atendida parcialmente e continuamos na luta pela imunização dos trabalhadores da educação. A gente já mostrou ter condições de fazer com que o imunizante chegue em todos os municípios. A partir de agora, todos os novos lotes que chegarem a Pernambuco terão uma parte destinada aos profissionais de segurança. Isso oferece uma tranquilidade maior para eles, que estão na linha de frente”, afirmou o governador.

O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, avaliou como estratégica a atuação dos profissionais para o enfrentamento à Covid-19. “São servidores que estão nas ruas, prestando serviços essenciais, fiscalizando aglomerações e estabelecimentos, socorrendo acidentados e vítimas de violência, conduzindo para delegacias, fazendo abordagens de rotina, custodiando presos, realizando perícias em vivos e mortos. Pessoas que arriscaram, desde o início da pandemia, as suas vidas e a de seus entes queridos para garantir a ordem e a tranquilidade social. Agora, eles receberão a proteção da ciência”, afirmou.

Também foram vacinados Mauro Sérgio Cabral de Mendonça, comissário da polícia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP); Adilson Luiz de França, 3º Sargento do Grupamento de Bombeiros de Salvamento, com especialidade em resgate com cães; Victor Cezar Lucena Tavares de Sá Leitão, que atua no Grupo Especializado em Perícias de Homicídios (GEPH); Carlo Marcus Correia, da Delegacia de Proteção ao Patrimônio da Polícia Federal; além do Policial Rodoviário Federal Marcus Vinícius Carnaúba Feitosa.

A Polícia Federal informou que nesta fase serão imunizados 29 agentes. Após receber a dose, o delegado Marcus destacou a importância da vacinação aos profissionais da segurança pública por estarem diretamente expostos ao risco de contaminação devido à natureza das atividades

Por Diério de Pernambuco

Bolsonaro faz pronunciamento e dá posse a Ministros em Brasília (assista ao vídeo)


O presidente Jair Bolsonaro oficializou hoje seis novos ministros do seu governo em cerimônia fechada à imprensa.. A transmissão dos cargos ocorreu de forma separada, um ministro de cada vez, na Sala de Audiência do Palácio do Planalto. O vice-presidente Hamilton Mourão também acompanhou a cerimônia.

Assista abaixo

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, chegou a ser anunciado pela Secretaria Especial de Comunicação Social como um dos ministros que teriam a transmissão de cargo oficializada na cerimônia desta terça, 6. Queiroga, contudo, não compareceu à cerimônia e não listado nas informações divulgadas pelo Planalto sobre o evento. O chefe da Saúde foi empossado no dia 23 de março também em ato reservado, inaugurando o modelo de posses "secretas" no governo.

Nesta terça, na posse da deputada Flávia Arruda como ministra da Secretaria de Governo, estavam presentes o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e o primeiro vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos (PL-AM). Atual presidente do PL, Valdemar Costa Neto, também esteve presente. O ex-deputado foi condenado pelo envolvimento no esquema do mensalão durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A nomeação de Flávia representou mais um cargo no governo conquistado pelo bloco do Centrão, atual base política de Bolsonaro no Congresso.

Em nota divulgada pela Secretaria Especial de Comunicação Social, Flávia Arruda destacou em seu discurso a "enorme honra e responsabilidade" de assumir o papel de fazer a articulação política com o Congresso "num momento tão crucial da história do País". A ministra disse ainda que "a hora é de diálogo, de compreensão, de solidariedade e de trabalho pelo Brasil".

Antigo ocupante da vaga na Segov, Luiz Eduardo Ramos assumiu a Casa Civil. Em seu discurso, ressaltou que "na realidade, o grande articulador político deste governo foi, é, e sempre será Jair Bolsonaro". "Eu estava apenas como um auxiliar aprendendo sempre e me surpreendendo com a sua perspicácia e, como o Braga Netto sempre lembra, de um timing político inigualável", disse Ramos.

O general Walter Braga Netto foi oficializado como novo Ministério da Defesa, em substituição ao general Fernando Azevedo e Silva, demitido na semana passada após divergências com o presidente. O novo ministro da pasta reforçou que "as Forças Armadas permanecem cumprindo seu dever constitucional, especialmente nesse momento de combate à covid-19".

Segundo a Defesa, a posse também foi prestigiada pelos novos comandantes das Forças Armadas, almirante Almir Garnier, da Marinha, general Paulo Sérgio Oliveira, do Exército, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior, da Aeronáutica.

Também tomou posse nesta terça-feira Carlos Alberto França, novo ministro da Relações Exteriores. Ele prometeu uma atuação do Itamaraty no exterior "sem preferências ou exclusões". "Meu compromisso é engajar o Brasil em intenso esforço de cooperação internacional, sem exclusões. E abrir novos caminhos de atuação diplomática, sem preferências desta ou daquela natureza", afirmou..

Os ministros André Mendonça, da Advocacia-Geral da União, e Anderson Torres, da Justiça e Segurança Pública, também participaram da cerimônia, apesar se já terem sido empossados na semana passada.

Estadão Conteúdo
Emilly Behnke

Vídeo: Foco do Brasil

Boletim desta terça-feira [06/04/2021]: Pernambuco registra mais 58 mortes e 2.179 casos de Covid-19 e chega a 12.479 óbitos e 358.505 confirmações


Pernambuco contabilizou, nesta terça-feira (6), mais 58 mortes e 2.179 casos de Covid-19. Com isso, o estado passou a ter um total de 12.479 óbitos e 358.505 confirmações da doença desde o começo da pandemia, em março de 2020.

Dos novos pacientes registrados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), 62 foram pessoas com diagnóstico de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 2.017 tiveram quadros leves da doença.

Considerando esse acréscimo, o estado totalizou 36.844 casos graves e 321.661 leves de Covid-19.

As 58 mortes contabilizadas nesta terça ocorreram entre 22 de junho de 2020 e a segunda-feira (5). Outros detalhes epidemiológicos devem ser repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Por G1 PE

UPE divulga listão com os aprovados no processo seletivo; confira



A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou, nesta terça-feira (6), o listão com os candidatos classificados no Processo de Ingresso 2020.

A listagem completa foi publicada no site da UPE, que apresentou instabilidade após a hora marcada para a divulgação, 11h.

Os candidatos podem ter acesso aos detalhes dos seus desempenhos no processo. Para isso, é preciso acessar o sistema com o login e senha individuais.

A relação dos candidatos remanejáveis (aprovados e não classificados) deverá ser divulgada até a próxima terça-feira (13).

Do total de 3.480 vagas disponibilizadas pela universidade, 1.740 foram para a terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e 1.740 no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC).

Nos dois processos de ingresso, há a reserva de 20% das vagas para o sistema de cotas da UPE.

Segundo a instituição, as vagas são distribuídas nos 54 cursos de graduação, oferecidos nos campi Recife, Camaragibe, Mata Norte, Mata Sul, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro e Petrolina.

As provas do SSA3 da UPE aconteceram nos dias 4 e 5 de fevereiro deste ano. Foram 14.285 inscritos.

Os candidatos podem obter outras informações através dos telefones: (81) 3183-3660 e 3183-3791, no e-mail: processodeingresso@upe.br ou ainda no site do Processo de Ingresso: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.

Por Folha de Pernambuco

Anvisa convoca governador de Pernambuco e líderes de outros 10 estados para discutir sobre Sputnik V



Governadores de 11 estados do Brasil (incluindo Pernambuco) foram convocados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uma reunião, nesta terça-feira (6), de discussão da liberação da vacina russa contra a Covid-19 Sputnik V.

A ideia da Anvisa, segundo o jornal Valor Econômico, é explicar em detalhes as dificuldades para o avanço da autorização para uso emergencial do imunizante no País e que os governadores possam obter, junto à União Química, os dados técnicos pendentes.

A União Química é a farmacêutica brasileira responsável pela produção do imunizante em solo nacional.

Representantes de Pernambuco e dos estados do Maranhão, Acre, Bahia, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Rondônia, Pará e Mato Grosso foram convocados.

O encontro ocorrerá de forma remota à tarde e depende da agenda de cada governador.

A reportagem entrou em contato com o Governo de Pernambuco para checar a participação do governador Paulo Câmara e aguarda retorno.

No final de março, o Estado anunciou a compra de 4 milhões de doses do imunizante russo. A previsão para chegada dos lotes é neste mês de abril.

Após iniciativa do Consórcio Nordeste, foram adquiridas pelo Ministério da Saúde 37 milhões de doses da vacina, produzida pelo laboratório russo Gamaleya.

A Sputnik V, no entanto, vem encontrando dificuldades para obter toda a documentação necessária junto à União Química.

A farmacêutica fez um pedido de uso emergencial à Anvisa em janeiro. A solicitação foi negada pois, segundo a agência, não foram cumpridos os “requisitos mínimos para submissão e análise”.

Um outro pedido foi feito em 26 de março e ainda não houve definição por parte da Anvisa.

As doses da Sputnik V serão repassadas para o Plano Nacional de Imunização (PNI), o que garante o repasse igualitário para todos os estados e municípios brasileiros.

Por Portal Folha de Pernambuco

Sisu abre inscrições para quase 210 mil vagas em universidades e instituições públicas


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2021 abriu na madrugada desta terça (6) as inscrições para vagas em universidades e instituições de ensino públicas de todo o país. O prazo se encerra na próxima sexta (9) e o resultado será divulgado em 13 de abril. Veja o site do Sisu.

Nos primeiros minutos após a abertura do sistema, candidatos relataram nas redes sociais problemas para acessar o site, que demorava para carregar (veja mais abaixo alguns dos memes que circularam nas redes).

Por volta das 6h30, entretanto, outros candidatos diziam ter conseguido realizar a inscrição.

O G1 entrou em contato com o Ministério da Educação para saber quais falhas o sistema enfrenta e aguarda resposta. Na semana passada, os candidatos do Enem tiveram problemas para acessar as notas do exame.

No Sisu, é recomendável fazer o acesso periódico do sistema durante os quatro dias de inscrição. Isso ocorre porque a classificação do candidato vai depender da procura por uma determinada vaga. A lista de aprovados pode se modificar até o encerramento, às 23h59 da sexta (9).

Por G1

Pernambuco libera funcionamento de restaurantes e serviços situados em clubes sociais e esportivos a partir desta terça-feira (6)


Academias dentro de clubes tiveram funcionamento liberado a partir desta terça (6) — Foto: Vitor Santana/G1/Arquivo

Em meio à pandemia da Covid-19, o governo de Pernambuco autorizou a abertura de clubes sociais, esportivos e agremiações, exclusivamente para o funcionamento de restaurantes, bares, salões de beleza, academias e atividades esportivas individuais. Autorização foi feita via decreto, publicado no Diário Oficial desta terça-feira (6).


De acordo com a publicação, o funcionamento desses locais deve observar os horários já divulgados previamente no Plano de Convivência.

Os salões de beleza podem abrir das 10h às 20h de segunda a sexta. Nos fins de semana e feriados, a permissão de funcionamento vai das 9h às 17h.

Para estabelecimentos voltados à prática de atividades físicas, é possível funcionar das 5h às 20h de segunda a sexta e de 5h às 17h em fins de semana e feriados.

Restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência, bares e similares podem abrir das 5h às 20h de segunda a sexta. Já em finais de semana e feriados, o horário é das 9h às 17h. Não há, no entanto, permissão para utilização de som.

Ainda de acordo com o decreto publicado nesta terça (6), as atividades que receberam liberação de funcionamento devem cumprir normas sanitárias como o uso obrigatório de máscara e o limite de capacidade de ocupação. Também é preciso manter distanciamento mínimo entre as pessoas.

Por G1 PE




Mais de 2,3 mil profissionais de segurança serão imunizados contra a Covid-19 em Pernambuco, diz governo


Covid-19: Pernambuco vacinará inicialmente 2.374 mil profissionais das forças de segurança e salvamento

O governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (5), que vai começar a vacinar contra a Covid-19 trabalhadores das forças de segurança e salvamento que atuam no atendimento pré-hospitalar e em campanhas de imunização.

O anúncio ocorreu quatro dias após a chegada de 394 mil novas doses de imunizantes ao estado, das quais cerca de 2,5 mil são destinadas a esse público.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, esse quantitativo de imunizantes possibilita a vacinação de 2.374 profissionais de segurança e salvamento. Outras 126 doses são destinadas a suprir possíveis perdas, com o percentual de 5% preconizado pelo Ministério da Saúde.

A inclusão dos profissionais de segurança, salvamento e Forças Armadas que atuam no combate à pandemia foi recomendada pelo Ministério da Saúde no 9º Informe Técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS).

Nesta segunda-feira (5), durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), foram acertadas as recomendações para que gestores municipais e a SES comecem a vacinar essas pessoas.

A escolha dos profissionais que atuam no atendimento pré-hospitalar, de acordo com o governo, ocorre de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI).


Ele "dispensará as doses de forma gradativa e de acordo com as listas nominais que receberá dos serviços vinculados à Secretaria de Defesa Social (SDS) e às Forças Armadas e da oferta de novas doses pelo Ministério da Saúde", disse o governo, por meio de nota.

A Secretaria de Saúde informou, ainda, que solicitou aos municípios o levantamento do quantitativo de guardas municipais para que o estado possa calcular todo o efetivo de segurança e, assim, solicitar ao governo federal o envio de mais doses para esse público.

Os cálculos do Ministério da Saúde, nesse momento, incluem apenas os policiais e agentes das Forças Armadas. Esse grupo será contemplado a partir da ordem de prioridade estabelecida em nota técnica do órgão federal.

Atualmente, Pernambuco tem cerca de 26 mil policiais e 12,5 mil agentes das Forças Armadas, totalizando um público de 38,5 mil profissionais de segurança e salvamento.

Covid-19 em Pernambuco

Foram contabilizados, nesta segunda-feira (5), 709 casos e 44 óbitos por Covid-19 em Pernambuco. Com esses registros de pacientes e falecimentos, o estado passou a totalizar 356.326 diagnósticos confirmados e 12.421 mortes pela doença provocada pelo novo coronavírus .

Por G1 PE

Auxílio Emergencial 2021: pagamento da 1ª parcela começa nesta terça; veja calendários


A Caixa Econômica Federal (CEF) começa a pagar nesta terça-feira (6) a primeira parcela do Auxílio Emergencial 2021.

Os primeiros a receber, já nesta terça, são os trabalhadores nascidos em janeiro e que não fazem parte do Bolsa Família. Para os trabalhadores que fazem parte do Bolsa Família, os pagamentos começam em 16 de abril.

A ajuda paga nesta terça será creditada em conta poupança social digital da Caixa, que poderá ser usada inicialmente para pagamento de contas e compras por meio do cartão virtual. Saques e transferências para quem receber o crédito nesta terça serão liberados no dia 4 de maio (veja nos calendários mais abaixo).

VEJA QUEM RECEBE NESTA TERÇA:

Trabalhadores do Cadastro Único e inscritos via site e app, nascidos em janeiro

Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial, pelo site auxilio.caixa.gov.br ou pelo site do Dataprev, https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/


Calendários de pagamento

Veja abaixo os calendários de pagamento.

BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA



BENEFICIÁRIOS FORA DO BOLSA FAMÍLIA


Por G1 Economia

Petrolândia: MedClinic informa agenda de atendimento da semana; confira e marque sua consulta

 

A MedClinic - Clínica Especializada informa atendimento para esta próxima semana, de 05 a 09 de abril de 2021; CONFIRA ACIMA!

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

A MedClinic está localizada em Petrolândia na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.


Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinicDivulgação/MedClinic