quinta-feira, 27 de outubro de 2016

''Demissões não são porque a gente quer, mas porque a gente é obrigado a fazer'', diz prefeito de Jatobá em entrevista ao Blog e à Web Rádio Petrolândia

O áudio da entrevista vai ao ar, na íntegra, na manhã desta sexta-feira (28), no programa ''Acordando com as Notícias'' transmitido pela Web Rádio Petrolândia, com apresentação e comentários de Assis Ramalho, das 05h30 às 08h30.

Na manhã desta quinta-feira (27), nossa reportagem esteve na cidade de Jatobá, onde registrou a realização de ações do Outubro Rosa, campanha de conscientização para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento foi realizado no Hospital de Itaparica.

Na oportunidade, entrevistamos o prefeito Robson Leandro, gestor que não concorreu a reeleição no dia 2 deste mês e será sucedido na gestão do município por Gorete Varjão, esposa do atual vice-prefeito, Itamar. Na entrevista, Robson comentou vários assuntos sobre sua gestão e comprometeu-se a conceder entrevista exclusiva, ao vivo, no programa Acordando com as Notícias, da Web Rádio Petrolândia, prevista para o dia 22 de novembro, ocasião em que o gestor promete fazer ampla avaliação dos seus quatro anos à frente da prefeitura de Jatobá, onde, segundo ele, sofreu vários ataques injustos por parte de grupos políticos do município. Acompanhe abaixo trechos da entrevista concedida no gabinete do prefeito.

Sobre a realização do Outubro Rosa
''Assis, mesmo não participando das eleições como candidato e sim, apoiando a candidata a prefeita (Gorete Varjão), que foi eleita, nós continuamos mantendo nossos sentimentos administrativos, tentando conduzir da melhor forma possível, porque não seria por causa de um fim de mandato, em que não concorri a reeleição, que eu deixaria de cumprir com os meus compromissos com relação a saúde pública. Então, hoje, estamos realizando o Outubro Rosa com a participação de amigos e vários profissionais da saúde que se encontram no Hospital [de Itaparica], onde lá estivemos a pouco. Portanto, é uma satisfação em manter esse compromisso como gestor e como patriota que sou.

Pedimos para que o gestor fizesse um balancete de seus quatro anos à frente da prefeitura do município, mas ele deu preferência a conceder uma entrevista exclusiva ao Programa Acordando com as Notícias, ao vivo, na Web Rádio Petrolândia. A entrevista está marcada para o dia 22 de novembro.

Sobre esse balancete do meu governo, que você está pedindo que eu faça, eu tenho a maior satisfação de conceder uma entrevista a você, falando sobre os meus quatro anos de governo, mas eu gostaria muito que esse balanço fosse feito em um momento mais específico. Eu me comprometo com você que no próximo mês eu vou lhe conceder uma entrevista na rádio (Web Rádio Petrolândia) no seu programa Acordando com as Notícias, onde vou fazer um balanço geral, não só administrativo como da política aqui de Jatobá, inclusive sobre os resultados das eleições deste ano. Então, está combinado. Em novembro [dia 22, foi a data combinada] vou lá com muito prazer. Prefiro que seja em novembro, porque em dezembro eu tenho muitas contas para fechar, compromissos a honrar, e também é um mês praticamente festivo, mas eu terei o prazer de ir ao seu programa, como sempre estive à sua disposião, para a gente fazer um balanço geral dos quatro anos do meu governo.

Mesmo assim, nossa reportagem procurou esclarecimentos por parte do prefeito sobre demissões acontecidas recentemente na prefeitura.


''Eu acho que grande parte da sociedade está consciente do que o país está passando. Uma crise que culminou com a saída de uma presidente, que recentemente passou por um processo de impeachment, o que é muito ruim para o país, para os Estados e consequentemente muito pior para os municípios. Eu acho que essa questão de demissões são ações naturais entre todos os prefeitos, principalmente aqueles que tem responsabilidade e querem fechar o ano com suas contas em dia. É um processo natural. Todos os prefeitos, não só eu, temos sido alertados todos os dias pelo Tribunal de Contas, pelo Ministério Público. Existem algumas pendências, não como alguns especulam. A maioria das pessoas que andam por aí especulando é porque querem aumentar e polemizar o problema, mas esses não são amigos, são pessoas que se dispõem sempre de falar de qualquer gestão. Então, eu estou fazendo as reduções, não porque a gente quer, mas sim porque a gente é obrigado a fazer. Eu tenho certeza que, eventualmente, se existe alguma pessoa com com alguma pendência, eu acredito que nós vamos ter capacidades de honrar os compromissos, por que isso faz parte dos nossos princípios''.

Sobre sentir-se perseguido por grupos políticos durante o seu mandato

''A questão não é ter sido perseguido, mas eu acho que fui muito combatido, injustamente. Principalmente com falso testemunho, com a formação de grupos que realmente sempre tiveram a tendência de não dar continuidade da melhor forma ao nosso governo, e eu acho que a gente foi injustamente atacado. Passamos aí por vários processos de denúncias, mas denúncias qualquer cidadão brasileiro faz a qualquer outro cidadão. E aí, cabe a quem receber a denúncia se defender e acredito que as coisas vão se resolver, até porque a maioria das denúncias são infundadas. Temos algumas questões que nós temos que resolver, e acredito que no final tudo vai dar certo. Então, o resto a gente vai falar com mais calma e com mais detalhes na entrevista que eu vou dar no seu programa, no próximo mês. O compromisso está marcado e quero agradecer mais uma vez a você por sua presença aqui no nosso gabinete, e quero cumprimentar todos os seus leitores, todos os seus ouvintes e mais uma vez parabenizar por esse belo trabalho que você faz com imparcialidade, sempre buscando a verdadeira informação junto a todos os gestores da região, de Jatobá, Tacaratu, Petrolândia, entre outros municípios. Enfim, obrigado por ter vindo até aqui e até o dia da entrevista em que vou relatar detalhes dos meus quatro anos de mandato à frente da prefeitura de Jatobá''.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Hospital Municipal realiza semana de ações do Outubro Rosa no Icó-Mandantes e Limão Bravo, zona rural do município


Dando continuidade as ações do Outubro Rosa, o Hospital Municipal de Petrolândia realizou nesta quarta-feira (26) vários atendimentos médico no Icó-Mandantes e no Limão Bravo - zona rural do município, Foram realizados USG de mama e tireoide , preventivo, auto exame das mamas, marcação de colposcopia e entrega de medicamentos e hipoclorito. Além disso, foi entregue a cada mulher um ima de geladeira, lembrando realizar sempre exames  de prevenção, Também ouve palestra sobre a prevenção de câncer de tireoide.

Ver todas as fotos > Ações do Outubro Rosa realizado na quarta-feira no Hospital Municipal de Petrolândia


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação; Assessoria do Hospital Municipal de Petrolândia


Perspectivas para Petrolina: senador Fernando Bezerra faz balanço positivo de audiências em Brasília


O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) fez hoje (27) uma avaliação positiva dos quatro dias de audiências, em Brasília, com autoridades do governo federal e lideranças políticas, além do representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Hugo Timoran, com quem o parlamentar reuniu-se nesta manhã. A série de encontros contou com a participação do prefeito eleito de Petrolina (PE), deputado estadual Miguel Coelho (PSB), que passou a semana na capital em busca de investimentos e projetos para o desenvolvimento do município, cidade-natal de Fernando Bezerra, da qual o senador foi prefeito três vezes.

“A receptividade que recebemos foi enorme”, resume. “Acreditamos que Petrolina, durante a gestão do prefeito eleito Miguel Coelho, contará com o apoio do governo federal e de todas as instituições que nos atenderam, esta semana, com total disposição para nos ajudar a proporcionar um novo tempo aos petrolinenses”, completa Fernando Bezerra. Por intermédio do senador e do ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, Miguel Coelho foi recebido, na noite desta quarta-feira (26), pelo presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto, onde eles também se encontraram com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.


Lucas Ramos propõe regulamentação de food trucks em Pernambuco

Foto: Roberto Soares/Alepe

Nos últimos anos, Pernambuco registrou um aumento no número de food trucks e parques gastronômicos em atividade nos centros urbanos. Este tipo de empreendimento saltou em meio à crise econômica, em grande parte, por representar uma alternativa para geração de emprego e renda. Mas o crescimento da oferta levantou a necessidade do ordenamento do serviço. “A falta de regulamentação dos food trucks pode trazer inúmeros problemas para a sociedade”, salienta o deputado estadual Lucas Ramos (PSB), autor de um projeto de lei que normatiza a atividade no estado.

O texto do projeto sugere que os alimentos comercializados sigam as exigências sanitárias, que os veículos atendam às normas do trânsito e estejam de acordo com os Planos de Prevenção Contra Incêndios. “A segurança de quem compra e quem vende precisa estar em primeiro lugar para que a atividade cresça ainda mais em Pernambuco”, afirma o deputado.


STF valida Lei dos Direitos Autorais relatada por Humberto no Senado

Foto: Alessandro Dantas/Liderança do PT

Por 8 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal (STF) validou, nesta quinta-feira (27), a Lei dos Direitos Autorais, que definiu novas condições de cobrança, arrecadação e distribuição de recursos pagos por direitos autorais de obras musicais. O projeto foi relatado pelo líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), e contou com o apoio de nomes como os cantores Frejat, Caetano Veloso, Roberto Carlos e Chico Buarque e a produtora Paula Lavigne.

Para o senador, a decisão por ampla margem de votos dos ministros a favor da constitucionalidade da norma mostra que o Senado e a Câmara estavam no caminho certo quando aprovaram a proposta por unanimidade. “O relatório primou por um sistema mais transparente de arrecadação e distribuição de recursos de execução musical pública”, afirma.


ONS espera redução de tarifas de energia em 2017 com recuperação de reservatórios


O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata, disse hoje (27), que o governo espera que, com a recuperação hídrica dos reservatórios da Região Sudeste, os maiores do país, será possível reduzir os custos da energia em 2017 para todo o Brasil. "Nossa expectativa é que para o final do ano que vem cheguemos a uma faixa de 40% a 50% do reservatório. Isso caracteriza menos térmica, menos custos, tarifas mais baratas com segurança", diz Barata em evento no Rio de Janeiro.

As hidrelétricas da Região Sudeste estão com 35% da capacidade de armazenamento de água nas represas. No final de 2015, a capacidade de armazenamento era de 27,5% e, em 2014, de 16% de armazenamento nas represas da região.


Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas se reúne em Aracaju no início de novembro

Aracaju (Foto: Anselmo Bittencourt)

Os membros do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) têm agenda nos dias 7 e 8 de novembro, em Aracaju (SE), no auditório da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Na oportunidade, haverá a prestação de contas do Encontro Nacional de Comitês de Bacias (Encob) 2016, realizado no último mês de julho, em Salvador (BA), bem como será definido o período exato do evento em 2017, marcado para Brasília (DF).

Até a efetivação do Encob, a coordenação nacional do evento realiza diversas reuniões de planejamento. Por esse motivo, durante a agenda da capital sergipana, serão realizados encontros das comissões e grupos de trabalho responsáveis por atividades diversas para a preparação do Encontro, que reúne diversas representações de comitês estaduais e federais para discussão de temas afins e busca o fortalecimento de ações conjuntas.


Caminhão com carga de alho tomba na BR-232 em Sanharó, PE

Motorista perdeu o controle do veículo e tombou na BR-232, em Sanharó. (Foto: (Foto: Divulgação/PRF)

Um caminhão que transportava uma carga de alho tombou na madrugada desta quinta-feira (27) na BR-232 em Sanharó, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu no km-163, quando o motorista perdeu o controle do veículo e invadiu o acostamento.

Conforme testemunhas informaram à PRF, o motorista sofreu ferimentos leves e após o acidente entrou em um carro de passeio.

G1 Caruaru


Quatro homens são presos por furto e receptação de motocicletas em Parnamirim, no Sertão de PE

Um dos envolvidos se arrependeu e informou à polícia que havia cometido o crime (Fotos: PRF-PE/Divulgação)

Quatro homens foram presos e duas motocicletas recuperadas na noite da última quarta-feira (26), em Parnamirim, no Sertão pernambucano. A ação contou com a participação de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Grupo de Apoio Tático Itinerante da Polícia Militar (GATI-PM).

No início da tarde, um homem foi até o posto da PRF de Ouricuri informar que havia furtado e vendido duas motocicletas, mas estava arrependido porque o proprietário de uma das motos havia descoberto onde a mãe dele morava. Em seguida, os agentes entraram em contato com o GATI e foram até o endereço dos homens que haviam adquirido os veículos. Ao chegar nas residências, foram localizadas as motocicletas e descoberto que apenas uma delas possuía registro de furto.



Simpósio Internacional de psicopedagogia faz balanço de sua quarta edição

Marcado pela presença de importantes nomes internacionais, workshops e painéis sobre o futuro da educação no Brasil e no mundo, o evento foi um sucesso e fomentou discussões sobre a importância das neurociências no educar e os caminhos para a psicopedagogia em uma sociedade aprendente

A 4ª edição do Simpósio Internacional de Psicopedagogia, que aconteceu em São Paulo nos dias 21 e 22 de outubro, foi marcado pela presença de especialistas brasileiros e internacionais discutindo novas perspectivas para a melhoria da educação no Brasil. Organizado pela Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), o simpósio contou com a presença de cerca de 600 participantes e 42 palestrantes, divididos em 6 paineis, 13 palestras, 10 workshops e a apresentação de 42 trabalhos científicos.

A psicopedagoga Ligia Campos veio a São Paulo pela segunda vez direto de Fortaleza acompanhar o Simpósio e comentou que a edição de 2016 se destacou por trazer uma grade de palestras com assuntos bastantes atuais e pertinentes, especialmente sobre inclusão. “A presença internacional de palestrantes também foi um grande diferencial e uma oportunidade única de termos visões diferentes sobre temas que discutimos com nossos colegas brasileiros”, disse.


XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste debate governança da água

Foto: Divulgação/Codevasf

O lançamento do XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, que terá a presença da presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, ocorreu nesta quinta-feira (27), no auditório da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise). O objetivo foi apresentar oficialmente à imprensa a programação do evento que ocorre entre os dias 8 e 11 de novembro, em Aracaju. O tema central desta edição do simpósio é “Governança da Água – Desafio para Integração do Nordeste no Presente e Futuro”.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Vladimir Caramouri Borges de Souza, o principal desafio desta edição é encontrar soluções e alternativas para o problema da crise hídrica no Nordeste e no Brasil. “A realização desse simpósio em Aracaju nos dá a oportunidade de focar na problemática da crise hídrica no Nordeste, observando aspectos regionais do fenômeno. Por isso, temos que tratar de forma diferente esses eventos que acontecem aqui”, disse. “Nosso principal desafio é encontrar soluções para que nenhum brasileiro tenha que sofrer com a falta de água”, completou.


Petrolândia: Calendário de marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 31 de outubro a 04 de novembro de 2016

Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Segunda-feira (31): Clinico Geral, Canal Dentário, Nutricionista, Psicólogo, Raio X e Exames Laboratoriais
Terça-feira (01): Exames Laboratoriais, Dentista, Eletrocardiograma e Raio X
Quarta-feira (02): Feriado (Dia de Finados)
Quinta-feira (03): Nutricionista, Ginecologista, Raio X, Pediatra, Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais
Sexta-feira (04): Neurologista, Raio X, Preventivo, Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Paulo Júnior/ Secretaria de Saúde de Petrolândia


Homens rendem gerente, roubam carro e levam dinheiro de banco em SE


Por volta das 7h30 da manhã dessa quinta-feira (27), o gerente do Banco do Brasil do município de Pacatuba, no Baixo São Francisco, foi surpreendido por dois homens armados no momento em que abria a agência. Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Militar, o gerente foi rendido e obrigado a entregar o dinheiro da agência. O valor não foi divulgado.

Para fugir, a dupla usou o carro do gerente, que foi abandondo na Zona Rural do município e localizado por uma equipe do Grupamento Tático Aéreo (GTA). A polícia acredita que uma terceira pessoa tenha participado da ação, dando suporte na chegada ao banco.


Índios interditam três BRs do Sertão de Pernambuco contra PEC 241

Índios protestam contra PEC 241 (Foto: Divulgação / PRF)

Os índios da Tribo Truká, de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, interditaram três BRs que cortam o Sertão de Pernambuco, nesta quinta-feira (27). Eles são contra a PEC 241, que limita os gatos públicos pelos próximos 20 anos.

De acordo com A Polícia Rodoviária Federal (PRF), o protesto começou por volta das 8h. Os índios interditaram o Trevo do Ibó, onde passa a BR-116, que liga Salgueiro a Cabrobó, BR-316, de Cabrobó a Belém do São Francisco e a BR-428, que vai de Cabrobó a Petrolina.


ESA-PE realiza I Simpósio de Direito do Terceiro Setor no dia 4 de novembro em Recife



O auditório da OAB-PE recebe, no dia 4 de novembro, entre às 9h e 17h, o I Simpósio de Direito do Terceiro Setor. Promovido pela Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), o evento vai tratar das relações de parceria entre o estado e as organizações da sociedade civil com o advento do marco regulatório do terceiro setor (Lei 13019/2014).

Durante o encontro, serão realizados seis painéis. Dentre os debatedores presentes, estarão o defensor público chefe da Defensoria Pública da União, Igor Roque; o secretario de saúde do Governo do Estado de Pernambuco, Iran Costa; o conselheiro do tribunal de contas de Pernambuco, Marcus Nóbrega; a procuradora do Estado de Pernambuco, Izabel Moreira Campos; além da coordenadora estadual da Associação brasileira de organizações não governamentais (Abong), Alessandra Nilo; e o diretor educacional do Porto Social, Marcopolo Marino.


CBHSF financia elaboração de novos planos de saneamento

Foto: CBHSF/Divulgação

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) dará continuidade ao processo de financiamento para a elaboração de novos planos municipais de saneamento básico. A agência delegatária do colegiado, AGB Peixe Vivo, lançou os atos convocatórios para contratação de empresas especializadas nesse trabalho. Até o final de novembro, devem ser feitas as contratações que irão contemplar municípios das quatro regiões fisiográficas da bacia do São Francisco.

Os atos convocatórios foram publicados em diversos jornais de circulação nacional e regional e também podem ser conferidos no endereço eletrônico do CBHSF na internet (cbhsaofrancisco.org.br/ seção Contrato de Gestão). Para participar do processo, as empresas interessadas devem apresentar propostas na modalidade coleta de preços, tipo técnica e preço.


Petrolina: Miguel assegura no Governo Federal investimentos para saúde, habitação e infraestrutura no município


A viabilização de uma maternidade e obras de infraestrutura e do Minha Casa, Minha Vida já são os primeiros resultados da série de visitas que o prefeito eleito de Petrolina, Miguel Coelho, fez aos ministros da República, em Brasília. O deputado socialista reuniu-se, nessa terça (25), com sete ministros para apresentar projetos e fechar parcerias para tocar obras em Petrolina na gestão que inicia no próximo ano.

O encontro com o presidente da Caixa Econômica, Gilberto Occhi, foi o que trouxe maior resultado. O gestor do banco público garantiu a manutenção de uma linha de financiamento na ordem de R$ 100 milhões para o orçamento de Petrolina. Os recursos devem ser empregados em infraestrutura urbana, mobilidade e habitação.


Danilo Cabral destina R$ 15,3 milhões para municípios pernambucanos


Dezesseis municípios pernambucanos serão beneficiados com emendas parlamentares do deputado federal Danilo Cabral (PSB) no próximo ano. Os recursos farão parte do Orçamento Geral da União (OGU) para 2017 e serão investidos em saúde, educação e infraestrutura. Além das cidades, vão receber recursos o Governo do Estado, entidades sociais e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Cada parlamentar tem direito a uma quota de R$ 15,3 milhões em emendas. Desse total, metade deve ser obrigatoriamente destinada à área de saúde. O deputado relata que, a partir de um processo de escuta, destinou os recursos majoritariamente para custeio. “O fato é que temos hoje, fruto inclusive da precariedade do nosso Pacto Federativo, um conjunto de responsabilidades que estão colocadas para os municípios, sobretudo no que diz respeito à saúde básica, que falta ainda da parte da União o devido financiamento dessas políticas”, explicou.


Margarina Puro Sabor ensina receita fácil de mini torta salgada de liquidificador

Informe publicitário
A sugestão de recheio é de linguiça de frango, mas a massa é tão prática que pode levar o sabor que preferir. Em até 40 minutos está pronta para servir

Com a correria cotidiana de trabalho e afazeres domésticos preparar uma receita rápida e muito saborosa cai como uma luva, não é verdade? Para isso, a Margarina Puro Sabor, marca da M. Dias Branco, dá uma dica super especial: Mini Torta de Liquidificador com Linguiça de Frango.

Pronta em até 40 minutos, leva ingredientes acessíveis e fáceis de encontrar em um mercado próximo a você, como leite, ovos, cenoura, milho, farinha de trigo, linguiça de frango e margarina. Os temperos ficam a gosto!


SUS incorpora medicamento para tratar fibrose cística


Portaria do Ministério da Saúde, publicada hoje (27) no Diário Oficial da União, torna pública a decisão de incorporar a tobramicina inalatória para o tratamento de infecção crônica das vias aéreas em pacientes com fibrose cística.

De acordo com o texto, o relatório de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) sobre o medicamento será disponibilizado no endereço eletrônico http://conitec.gov.br/. A portaria entra em vigor hoje.

A doença

De acordo com a Sociedade Brasileira de Assistência à Mucoviscidose, a fibrose cística é uma doença genética, crônica, que afeta principalmente os pulmões, o pâncreas e o sistema digestivo. Atinge cerca de 70 mil pessoas em todo mundo e é a doença genética grave mais comum da infância.


Pesquisa da FGV indica que policiais civis trabalham em condições precárias, evidenciando o sucateamento da corporação no Brasil

Levantamento mostra também quais são as percepções dos policiais sobre o trabalho e as dificuldades que enfrentam no dia a dia 

Uma pesquisa on-line da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP) com 305 policiais civis em diferentes níveis de carreira e de diversas partes do Brasil traz uma análise das condições de trabalho e das percepções positivas e negativas que têm sobre a profissão.

A conclusão do estudo “O herói envergonhado: tensões e contradições no cotidiano do trabalho policial”, de autoria do professor da FGV/EAESP Rafael Alcadipani da Silveira e da professora da UFU (Universidade de Uberlândia), evidencia que há uma diferença entre as expectativas antes de entrar e fazer parte da corporação e durante a carreira policial.


Capes quer ouvir universidades sobre novo modelo do Ciência sem Fronteiras


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) quer ouvir universidades brasileiras públicas e privadas para definir novo modelo para o programa Ciência sem Fronteiras, de acordo com o presidente da instituição, Abilio Baeta Neves. Em entrevista à Agência Brasil, ele disse que a reformulação se dará a partir de conversas de "baixo para cima". O novo modelo deverá ser anunciado até meados de 2017.

"Neste primeiro momento de conversa, queremos ouvir o que as universidades têm a nos dizer, as federais, estaduais, municipais e particulares também, não há problema nenhum", afirmou Neves.

O programa Ciência sem Fronteiras foi lançado em 2011, com a meta de conceder inicialmente 101 mil bolsas. As bolsas são voltadas para as áreas de ciências exatas, matemática, química e biologia, engenharias, tecnologia e saúde. Uma segunda fase do programa chegou a ser anunciada pela então presidente Dilma Rousseff, mas não chegou a ser implementada.


Promotores de Justiça do Pajeú reúnem prefeitos para tratar da transição dos governos


Para garantir que a transição entre os atuais governos e os novos prefeitos dos municípios do Sertão do Pajeú ocorra da melhor forma possível, para os gestores e para a população, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), reuniu no último dia 20, na sede da 3ª Circunscrição, em Afogados da Ingazeira, as equipes dos dois governos, dos municípios de Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Sertânia, Solidão, Tabira e Tuparetama.

O objetivo da reunião foi o de promover o diálogo a fim de garantir a transparência da gestão fiscal das transições dos governos nesses municípios e reforçar o cumprimento da Lei Complementar Estadual nº 260/2014, que estabelece normas de finanças públicas complementares à Lei Complementar Federal nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) e à Lei Federal nº 4.320/1964. Além disso, os promotores de Justiça Lúcio de Almeida Neto (coordenador da Circunscrição), Adriano Camargo Vieira, Aurinilton Leão Carlos Sobrinho, Fabiana de Souza Silva Albuquerque e Júlio César Cavalcante Elihimas esclareceram ao público presente quais os deveres dos gestores atuais na transição, quais as medidas de combate à corrupção por parte do MPPE e quais as punições em caso de descumprimento dessas leis.


Bala perdida mata jovem de 21 anos dentro de casa, no RJ

Jovem foi atingida no rosto por bala perdida e não resistiu

Uma jovem morreu após ser atingida por uma bala perdida no Engenho da Rainha, na Zona Norte do Rio, na tarde de ontem. Bruna Lace de Freitas, de 21 anos, estava em casa, localizada na Rua Pereira Pinto, por volta das 17h30m, quando um disparo atravessou uma das janelas de seu apartamento e a feriu no rosto, conforme informou a família. A vítima chegou a ser levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Complexo do Alemão, também na Zona Norte, mas não resistiu. Este é o segundo caso de morte em decorrência de bala perdida na Região Metropolitana do Rio, em um período de cerca 24 horas: na terça-feira, uma adolescente foi baleada no momento em que chegava em casa no município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense.


Lucas Ramos pede ampliação do debate sobre reforma do Ensino Médio

Parlamentar pondera que tornar facultativas as disciplinas de Educação Física, Filosofia, Sociologia e Artes pode trazer prejuízos para a formação de futuros profissionais e deixar de estimular o pensamento crítico (Foto: Henrique Genecy/Alepe)

A reforma do Ensino Médio, prevista na MP 746, editada pelo Governo Federal, “precisa ser rediscutida e debatida amplamente”, segundo defendeu o deputado Lucas Ramos (PSB), durante a Reunião Plenária desta quarta (26). O parlamentar identifica “pontas soltas” na iniciativa, encaminhada ao Congresso Nacional na forma de medida provisória – condição em que o texto produz efeitos desde a publicação, mas necessita do aval dos parlamentares em até 120 dias para permanecer em vigor.

Ramos observou que a proposta já recebeu mais de 500 emendas e domina as discussões de estudantes e professores. “As mudanças no currículo irão capacitar nossos alunos e estimular o empreendedorismo, com conteúdos que preparam o jovem para a realidade”, afirmou. “Mas alguns pontos necessitam de um olhar mais acurado”, ponderou o deputado.


Supremo decide que desaposentação é ilegal

Por 7 votos a 4, os ministros consideraram a desaposentação inconstitucional

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu considerar ilegal a desaposentação - a possibilidade de o aposentado pedir a revisão do benefício por ter voltado a trabalhar e a contribuir para a Previdência Social.

A legalidade do benefício estava em julgamento na Corte há dois anos e sofreu sucessivos pedidos de vista. Mais de 180 mil processos estavam parados em todo o país aguardando a decisão do Supremo. Antes da decisão do Supremo, segurados ganharam ações individuais na Justiça para obter a revisão da aposentadoria. Para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o segurado deve devolver todos os valores que foram pagos, em parcela única, para ter direito ao recálculo do benefício.


Petrolândia: Cíntia Campos dá orientações de como prevenir o câncer de mama através da alimentação

Dra. Cíntia Campos, Nutricionista

Outubro Rosa é PREVENÇÃO. Saiba como prevenir o câncer de mama através da alimentação:
  • Manter um peso saudável e evitar a obesidade ao longo da vida, e, principalmente, na pós-menopausa já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. 
  • Ter uma alimentação saudável e praticar atividade física 
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
A alimentação adequada exerce um papel de fornecer energia e nutrientes essenciais, e, além disso, pode ter outros efeitos benéficos, prevenindo ou retardando doenças.

Dietas baseadas no consumo de frutas, vegetais, grãos integrais e outras plantas atuam na prevenção e controle desse tipo de neoplasia, devido a nutrientes e compostos fitoquímicos encontrados nesses alimentos.


Prefeitura de Afogados da Ingazeira promove atividades durante 4ª Semana do Bebê



As Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social estão promovendo diversas atividades lúdicas e educativas durante a quarta edição da semana do bebê em Afogados da Ingazeira.

Alunos da rede municipal participaram de oficinas de capoeira, culinária africana – onde aprenderam a preparar e saborear bolos de coco e de mandioca, máscaras e bonecos. As atividades acontecem nas escolas e nos dois centros de educação infantil. O tema este ano é “Infância de todas as cores”, e procura conscientizar a população sobre a importância de nossa influência africana e o combate ao preconceito.


Reitor da UFPE afirma que PEC 241 'compromete futuro da universidade'

Reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, critica PEC 241 em vídeo publicado na internet (Foto: Reprodução/YouTube)

“A PEC 241 comprometerá certamente o futuro da universidade pública brasileira”: é assim que o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro, define a Proposta de Emenda Constitucional que estabelece que as despesas da União (Executivo, Legislativo e Judiciário) só poderão crescer conforme a inflação do ano anterior. Um vídeo com o depoimento do reitor repleto de críticas à PEC foi divulgado pela assessoria de comunicação da instituição nesta quarta-feira (26).

Os impactos do estabelecimento desse teto, que será válido por 20 anos a partir de 2017 se aprovado, foram abordados pelo reitor no vídeo. "A PEC 241 configura um quadro muito dramático e de muitos riscos para as conquistas que obtivemos ao longo dos últimos anos. O contingenciamento dos recursos do orçamento podem vir a comprometer o custeio da universidade, em especial toda a parte de segurança. Em segundo lugar, pode levar a uma desestruturação dos laboratórios de pesquisa e uma perda de nossa capacidade de gerar conhecimento no plano nacional e internacional", disse.


Mega-Sena acumula de novo e pode chegar a R$ 75 milhões no sábado


Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concuros 1.870 da Mega-Sena, nesta quarta-feira. Com isso, o prêmio, que estava estimado em R$ 64 milhões, acumulou, e o próximo sorteio, no sábado, poderá pagar até R$ 75 milhões.

O sorteio foi realizado pela Caixa Econômica Federal em Teresina (PI). Confira as dezenas sorteadas: 18-20-30-32-33-40
A quina teve 98 apostas ganhadoras e vai pagar R$ 48.674,10.
A quadra teve 7.040 vencedores. Cada um receberá R$ 967,95.


Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.


Funcionários cobram pagamento de salário atrasado em Floresta e Itacuruba, no Sertão de PE


Funcionários contratados e comissionados cobram o pagamento de salário atrasado em alguns setores das prefeituras de Floresta e Itacuruba, no Sertão de Pernambuco. A cobrança pode parar no Ministério Público de acordo com fontes do Blog do Elvis caso o problema não seja resolvido nos próximos dias.

Algumas pessoas demitidas após as eleições também aguardam o pagamento referente ao mês de setembro deste ano. Com a palavra as prefeituras de Floresta e Itacuruba.

Fonte: Blog do Elvis


Confira as manchetes dos principais jornais do país nesta quinta-feira, 27 de outubro de 2016


Diário do Nordeste-CE: Atraso de transposição deve gerar colapso
Gazeta de Alagoas: Índios fecham rodovias contra governo federal
A Tarde; Polícia prende dupla responsável por mais de 60 assaltos a ônibus
Correio da Bahia; Desabamento de galpão deixa um morto e um desaparecido em Simões Filho
Tribuna da Bahia: Em Coribe, avião com deputado José Rocha derrapou e saiu da pista
O Globo: Governo pode pedir ressarcimento de casos de desaposentação, diz ministra
O Dia: Polícia Civil prende suspeito de abusar de enteada por 10 anos
Extra; Quatro adolescentes são apreendidos acusados de participar de estupro coletivo
Folha de São Paulo: Comitê da ONU vai analisar queixa de Lula contra juiz Moro
O Estado de São Paulo; Renan anuncia pacote contra operação da PF. STF pode tirar comando do Senado
Correio Braziliense; Policiais civis do DF farão nova paralisação por 24 horas
Valor Econômico: Henrique Alves e Cunha viram réus por esquema de corrupção na CEF
Estado de Minas: Homem é baleado após prestar depoimento em fórum de BH
Zero Hora; Cubana do Mais Médicos consegue na Justiça permanência no Brasil
Brasil Econômico: Dólar sobe mais de 1%, com cenário externo negativo e cautela interna

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 05:30 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu smartphone ou tablet, escolha a opção desejada
>app Android
>app iOS (iPhone)
Ouça nossa rádio em seu smartphone ou tablet pelo app RadiosNet