quinta-feira, outubro 27, 2016

Petrolândia: Cíntia Campos dá orientações de como prevenir o câncer de mama através da alimentação

Dra. Cíntia Campos, Nutricionista

Outubro Rosa é PREVENÇÃO. Saiba como prevenir o câncer de mama através da alimentação:
  • Manter um peso saudável e evitar a obesidade ao longo da vida, e, principalmente, na pós-menopausa já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. 
  • Ter uma alimentação saudável e praticar atividade física 
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
A alimentação adequada exerce um papel de fornecer energia e nutrientes essenciais, e, além disso, pode ter outros efeitos benéficos, prevenindo ou retardando doenças.

Dietas baseadas no consumo de frutas, vegetais, grãos integrais e outras plantas atuam na prevenção e controle desse tipo de neoplasia, devido a nutrientes e compostos fitoquímicos encontrados nesses alimentos.

Esses alimentos atuam como agentes quimiopreventivos, através de prováveis mecanismos de ação anticarcinogênicos, antioxidantes, antinflamatórios, antihormonais, dentre outros.

Saiba os efeitos preventivos de cada nutriente: 
  • As fibras alimentares, encontradas nos alimentos integrais, frutas e hortaliças, devem fazer parte da alimentação diária. 
  • Existem mecanismos de ação protetores que envolve a redução de hormônios estrogênios bioativos no sangue;
  • As vitaminas antioxidantes (A, C e E), folato, bem como o selênio, estão relacionados com a inibição do crescimento de células mamárias cancerígenas. Essas vitaminas e minerais são encontrados em alimentos como frutas, legumes e verduras coloridas (principalmente as verdes escuras), feijões, cereais (preferencialmente integrais), leite, óleos vegetais e castanhas;
  • As isoflavonas, presentes nos vegetais e produtos a base de soja, exercem um papel protetor no desenvolvimento de tumores mamários através da atividade antiestrogênica;
  • Fitoquímicos (flavonóides e carotenóides) presentes também em diversas frutas, verduras (cenoura, abóbora, vegetais verdes etc), leguminosas (feijões e soja), são importantes mesmo após o diagnóstico, devido às atividades antioxidantes, diminuem o risco de progressão deste tipo de câncer.
Cíntia Letícia Campos Gomes, Nutricionista - CRN6 8528. Contatos: (81) 9530-1494 e (87) 9639-6898 e-mail: cintialcampos@hotmail.com


Nutricionista Cíntia Campos

Com informações de www.ribeiraocontraocancer.com.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário