sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Petrolândia/Tacaratu/Jatobá: Arte Pankararu é parte de coleção que escapou de incêndio no Museu Nacional

Algumas peças Pankararu e de outras etnias, em exposição em Brasília. foram poupadas do incêndio que destruiu cerca de 40 mil peças de todos os povos indígenas do Brasil (Fotos: Bruno Oliveira/Acervo pessoal)

Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília (Foto: Júnior Aragão/SECDF)

Vários artigos da etnia Pankararu, pertencentes ao Museu Nacional do Rio Janeiro, foram salvos do incêndio. As peças que compõem a exposição "Índios: Os primeiros brasileiros", com 262 itens em mostra no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília.

As peças expostas faziam parte da coleção do maior museu de história natural do mundo e estavam longe de casa quando o espaço foi destruído pelo incêndio do último domingo (2). O número de itens salvos é pequeno diante dos 20 milhões de artigos que compunham o acervo do museu, mas, é  expressivo pelos poucos itens que resistiram às chamas. Segundo o professor titular do Museu Nacional e curador da exposição, João Pacheco, essa é a única coleção que estava guardada fora do museu carioca.

"Essa coleção foi toda reunida por mim, dentro de um projeto de pesquisa que eu desenvolvo há muitos anos, com participação e apoio do CNPq e da Faperj", diz Pacheco, em referência às instituições de fomento e financiamento do museu e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ).

"Esta é a única coleção que restou, de todo o acervo do Museu Nacional. É a única coleção que temos. Todo o material foi destruído, todo o nosso acervo, 40 mil peças de todos os povos indígenas do Brasil."


7 de setembro: Grito dos Excluídos pede redução da desigualdade


24ª edição do Grito dos Excluídos, reuniu representantes de movimentos sociais (Foto: Akemi Nitahara/Agência Brasil)

Com o lema Desigualdade gera violência - Basta de privilégios - Vida em primeiro lugar, ocorreu hoje (7) a 24ª edição do Grito dos Excluídos, reunindo representantes de movimentos sociais, de trabalhadores e da juventude.

O evento acontece tradicionalmente em paralelo ao desfile cívico-militar do 7 de Setembro em diversas cidades do país. No Rio de Janeiro, a concentração começou no mesmo horário do desfile, por volta de 9h30, na esquina da Rua Uruguaiana com a Avenida Presidente Vargas, próximo ao local de onde partiam as formações militares do desfile oficial.

Integrante do Jubileu Sul, uma das organizações nacionais do Grito, Alessandra Quintela disse que o Grito dos Excluídos surgiu para ajudar a recontar a história do país, que teve a sua independência proclamada pelo príncipe regente, Dom Pedro I, sem participação popular.


Museu Nacional: enquanto a culpa for de todos, a culpa não será de ninguém



Passada uma semana do incêndio do Museu Nacional, tudo indica que esta será mais uma daquelas tragédias nas quais ninguém é responsabilizado, uma vez que a culpa é “de toda a sociedade”. Aliás, os gestores responsáveis pela manutenção do museu foram os primeiros a disseminar, em entrevistas e nas redes sociais, a tese da culpa coletiva, como se eles próprios não tivessem nada a ver com o assunto, ou como se eu e você que me lê fôssemos tão culpados quanto eles.

Ora, segundo o presidente do BNDES, em 2017 a UFRJ recebeu do banco R$ 3,1 bilhões em recursos federais e não repassou a parcela necessária à manutenção do museu. Não foi o acaso, nem foi algo inevitável: foi uma escolha. A negligente direção da universidade preferiu, por exemplo, destinar R$ 2,24 milhões, captados em 2016 e 2017, à criação de uma rádio FM. Só esse valor já bastaria para garantir a manutenção do museu por mais de quatro anos.

Como acontece nessas horas, as versões sobre os cortes de recursos se multiplicam, ao sabor das preferências ideológicas do leitor, em mais uma guerra de narrativas. O certo é que, já em 2004, eram feitos alertas contra o risco de incêndio do museu, e que o orçamento da instituição vinha sofrendo cortes desde 2013. Mas há quem prefira acreditar que a tragédia se deveu à PEC do teto de gastos ou à inépcia dos bombeiros.


Em visita à Aliança, Paulo Câmara recebe apoio dos três principais grupos políticos da cidade


Na noite desta quinta-feira, socialista destacou que a unidade no município é importante para fazer Pernambuco continuar se desenvolvendo (Foto: Hélia Scheppa/PSB)

ALIANÇA - Mais um município pernambucano mostrou que está fechado com o governador e candidato à reeleição Paulo Câmara (PSB) para o Estado continuar avançando. Na noite desta quinta-feira (06), os três principais grupos políticos de Aliança, na Zona da Mata Norte, declararam apoio ao socialista. O prefeito da cidade, Xisto Freitas (PSD), o ex-candidato a prefeito Hilton Lira (PDT) e o ex-prefeito Azoka Gouveia (MDB) receberam Paulo Câmara para firmar o compromisso de continuar no caminho do desenvolvimento.

Ao visitar a cidade, o governador destacou que vai continuar trabalhando para garantir a melhoria de vida do povo pernambucano com investimentos em áreas importantes como educação, saúde, segurança e assistência social. Nos três encontros, o gestor falou sobre o que foi possível fazer nos últimos três anos e nove meses e o que poderá fazer a partir de 2019. “O gesto que recebemos de Aliança aumenta nossa responsabilidade. Essa unidade que a gente fez aqui neste município é muito importante para o futuro de Pernambuco, porque a gente ainda tem muita coisa para fazer por nosso Estado. Temos hoje uma educação de referência no Brasil, trabalhamos muito para ter água nas cidades, trabalhamos na saúde, para diminuir a violência e isso sem ajuda do Governo Federal. A gente vem aqui para agradecer essa confiança e dizer que vocês podem ter certeza que a gente vai estar junto nos próximos quatro anos para melhorar a vida do povo daqui”, pontuou o líder socialista.


Setembro Dourado alerta para prevenção do câncer infantojuvenil

Se descobertos precocemente, 70% dos casos podem ser curados se tratados adequadamente.

Setembro Dourado é o tema da campanha que reúne esforços para difundir durante este mês a conscientização e prevenção do câncer infantojuvenil. Integrante da Aliança Instituto de Oncologia, a médica oncologista Janaina Jabur explica que esse tipo da doença engloba neoplasias (também denominadas tumores, forma de proliferação celular não controlada pelo organismo, de naturezas benignas ou malignas conforme o potencial de causar danos ao indivíduo), que afetam geralmente as células do sistema sanguíneo, nervoso e dos tecidos de sustentação.

Ainda segundo Janaina Jabur, o câncer infantojuvenil é a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Com base na estatística de ocorrência, são esperados 12.500 novos casos de câncer infantojuvenil para o biênio 2018/2019, em crianças e adolescentes de até 19 anos. "São vários tipos de câncer, sendo os mais comuns: leucemias, linfomas e tumores do sistema nervoso central", exemplifica a médica.


Armando apresenta propostas para o polo gesseiro


Foto: Leo Caldas/Divulgação

“O polo gesseiro do Araripe deve receber um tratamento diferenciado por parte do governo do Estado para que os recursos que gera sejam traduzidos no bem-estar da população". A proposta do candidato a governador pela coligação Pernambuco Vai Mudar, senador Armando Monteiro (PTB), foi apresentada na manhã deste feriado da Independência, em encontro com lideranças políticas da oposição no município de Trindade, no Sertão do Araripe.

Acompanhado dos candidatos ao Senado Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM) e da deputada estadual Socorro Pimentel (PTB), Armando foi recebido pela líder da oposição de Trindade, Helbinha, ex-vereadora e candidata a prefeita em 2016. "O maior problema de Pernambuco é a falta de governo. Essa é a razão pela qual estarmos nessa situação", completou.


Polêmica: Por que não há sangue na faca do agressor de Bolsonaro

Dois médicos cirurgiões e um investigador da Polícia Civil, que trabalha no IML de BH, explicam o fenômeno

A falta de sangue na faca que atingiu a barriga do deputado federal e candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), e no pano branco que cobriu o ferimento viraram foco de dúvidas a respeito do atentado ocorrido na cidade mineira de Juiz de Fora, na Zona da Mata nessa quinta-feira (6).

Médicos ouvidos pela reportagem do Estado de Minas, na manhã desta sexta-feira, asseguraram que estas observações só fazem sentido aos olhos do leigo. Por se tratar de um momento de ânimos acirrados da campanha eleitoral, os dois cirurgiões pediram para que suas identidades sejam mantidas em sigilo. O mesmo ocorreu com um investigador da Polícia Civil que trabalha no IML de Belo Horizonte.

Um dos médicos ouvidos pela reportagem, cirurgão-geral há 38 anos, hoje lecionando em uma Faculdade de Medicina em Minas, disse que quanto mais rápida a estocada de um objeto cortante, a exemplo do que ocorreu com Adélio Bispo de Oliveira, menos suja a arma sairá do corpo da vítima.


Campanha de Zeca toma as ruas de Arcoverde com caminhadas



Candidato à reeleição pela primeira vez, o deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) tomou as ruas de Arcoverde com a sua campanha. Esteve percorrendo ruas e avenidas dos bairros do São Cristóvão e São Geraldo nos dias que antecedem as comemorações da Independência do Brasil e os 90 anos de emancipação política de Arcoverde.

Na quarta-feira (05), o candidato foi até o bairro do São Cristóvão, aonde promoveu caminhada que arrastou militantes e populares até a rua Corália de Siqueira, aonde discursaram vereadores, a presidente do PTB, Nerianny Cavalcanti, e o deputado trabalhista.

Nerianny, “a população tem que participar, debater, votar e escolher o que é o melhor para sua cidade e o melhor é votar em um filho da terra que ama e trabalha por sua gente”. No discurso, Zeca destacou seu trabalho na região, aonde promoveu o calçamento de mais de 150 ruas somente naquele bairro, e disse que sua maior alegria era poder representar a “sua terra, o seu torrão” na Câmara Federal.


Procurado por homicídio há 12 anos é detido em Ouricuri


Suspeito tentou fugir da abordagem e informou que não portava documentos (Foto: Divulgação/PRF)

Um homem, de 34 anos, procurado pelo crime de homicídio foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na quinta-feira (06), em Ouricuri, no Sertão de Pernambuco. O suspeito era procurado por um crime praticado no ano de 2006, em Petrolina, também no Sertão.

Ao perceber a fiscalização da PRF na BR 316, o homem realizou uma manobra de retorno sobre a pista e adentrou em uma estrada de terra, mas foi alcançado pela equipe. O suspeito informou não estar portando nenhum documento, mas durante a revista pessoal foi encontrada uma carteira com documentos no bolso dele.


Lula Cabral, prefeito do Cabo de Santo Agostinho, declara apoio a Humberto para o Senado

 

O senador e líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT), recebeu mais um apoio de peso em sua caminhada rumo à reeleição. Na tarde desta quinta-feira (06), o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PSB), fechou apoio a Humberto, em reunião que teve com o parlamentar no município da Região Metropolitana do Recife.

"É uma satisfação receber o apoio de um prefeito que tem como marcas o trabalho e a popularidade, como é o caso de Lula Cabral" declarou Humberto, que esteve acompanhado na reunião pelo presidente do PSB no Recife, Sileno Guedes.


Instituições discutem sobre regularização de imóvel em Maraial

Foto: Mirthis Novaes

Na terça-feira (04/09), o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) junto com a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), estiveram reunidos com a associação dos Pequenos Produtores e Trabalhadores Rurais de Sertãozinho, localizado no município de Maraial. A reunião teve como objetivo discutir o reordenamento agrário de uma área no município denominada “Sertãozinho”, que possui mais de 6 mil hectares de terras.

Historicamente, o imóvel foi demarcado em 1861, terras que foram divididas na época com 272 lotes, foi destinado à instalação de agricultores. Durante a ocasião foram discutidas as necessidades de regularização dessa área e da prospecção de parcerias com diferentes instituições com vistas a promover a dignidade das famílias rurais, ampliando a qualidade de vida dentro do contexto social, econômico e ambiental.


Serra Talhada com Julio Lossio para governador

Foto: Raquel Elblaus

SERRA TALHADA - O candidato ao Governo de Pernambuco pela Rede Sustentabilidade, Julio Lossio, cumpriu agenda em Serra Talhada, nessa quinta-feira (6). Consolidado em terceiro lugar nas pesquisas, o postulante recebeu grande apoio da população do Pajeú. Durante toda a tarde, concedeu entrevistas a rádios da cidade, participou de sabatina com empresários da região e marcou presença em festejos da cidade.

Nas rádios da cidade, Julio Lossio apresentou suas principais propostas para a saúde, educação e segurança. Já na sabatina realizada na Câmara dos Dirigentes e Lojista (CDL), Lossio garantiu que terá um olhar regionalizado, desenvolvendo a vocação de logística e distribuição da região. “Quando eu era prefeito de Petrolina, defendi muito os interesses do meu município. Se eu for governador, irei olhar para todo o estado e não tem candidato que conheça o interior melhor do que eu", destacou.


Peças arqueológicas são encontradas pela Compesa em obras no Sítio Histórico de Olinda

Escavações para colocar novas tubulações na 'Cidade Alta' revelam achados arqueológicos (Foto: Aluísio Moreira)

Em pouco mais de dois meses de execução da obra de melhoria do abastecimento de água no Sítio Histórico de Olinda, vários vestígios arqueológicos já foram encontrados. As escavações revelaram achados como ornatos arquitetônicos, louças, azulejos e moedas do século 19. Por se tratar de uma obra realizada dentro do perímetro de um sítio histórico, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realiza com muito cuidado um acompanhamento das atividades, com uma equipe de arqueólogos, seguindo a orientação técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O trabalho também inclui atividades de educação patrimonial junto à população das áreas diretamente impactadas com a obra. Até o final do mês de dezembro, a Compesa prevê a implantação de 25 quilômetros de rede distribuição de água nos bairros do Monte, Guadalupe, Bonsucesso, Amaro Branco, Carmo, Varadouro, Santa Tereza e parte dos Bultrins, para continuar melhorando a distribuição de água para os olindenses.

Graças ao estudo preventivo, o acompanhamento das frentes de serviços no Sítio Histórico de Olinda está possibilitando diminuir os impactos de perda de informações e de identificação desses artefatos, além de salvaguardar essas peças arqueológicas. “Precisamos acompanhar as áreas de intervenção da obra para verificar a existência de vestígios materiais, todos os dias, sempre que houver abertura de valas”, explica a arqueóloga Gleyce Lopes, informando que um dos requisitos para se executar a obra foi a elaboração do Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico. “Esse acompanhamento é de suma importância em obras como essa, pois os achados arqueológicos são essenciais para compor os dados de interpretação do contexto histórico”, acrescenta Lopes.


Agressor de Bolsonaro é enquadrado na Lei de Segurança Nacional



O agressor do candidato Jair Bolsonaro, Adélio Bispo de Oliveira, foi enquadrado pela Polícia Federal na Lei de Segurança Nacional (LSN), segundo relato do deputado federal Fernando Francischini (PSL-PR). Ele falou com a imprensa na tarde desta sexta-feira (7), em frente à sede da PF, em Juiz de Fora.

“Ele foi indiciado na Lei de Segurança Nacional, no Artigo 20, já que a motivação dele, que assumiu no depoimento do auto de prisão em flagrante, foi motivação política e religiosa. Agora queremos saber se esta motivação teve auxílio, apoio ou se houve um mandante intelectual para essa ação”, disse Francischini.

O deputado, que é líder do PSL, anunciou que vai fazer um pedido para que Adélio fique em prisão preventiva em um presídio federal, pois teme que ele possa aparecer morto, em uma queima de arquivo.


Petrolândia/Itacuruba/Floresta/Belém: Candidato à reeleição Paulo Câmara visita Sertão de Itaparica neste sábado (08)

Paulo Câmara durante caminhada em Timbaúba (Foto: Hélia Scheppa/PSB)

A Frente Popular de Pernambuco divulgou a Agenda 40 deste sábado (08). Serão visitadas quatro cidades do Sertão de Itaparica pelo governador Paulo Câmara, candidato a reeleição, e comitiva. O roteiro começa em Belém de São Francisco, às 8h00, e termina em Petrolândia, no final da tarde. 

Confira abaixo os horários e locais dos atos de campanha:

BELÉM DE SÃO FRANCISCO
8h - Visita à Feira Livre com o prefeito Licínio
Local: Rua Deoclecio Lustosa, Centro.

FLORESTA

10h30 - Prosa Política com Rodrigo Novaes
Local: Clube Difusora - Praça Cel. Fausto Ferraz

11h30 - Prosa Política com o prefeito Ricardo
Local: Grêmio 5 de julho

13h - Visita a Rorró e Kaio Maniçoba
Local: Residência de Rorró Maniçoba

ITACURUBA
14h30 - Prosa Política com o prefeito Bernardo
Local: Clube de Juraci - Antiga Casa da Juventude - Rua Gaudêncio Freire Leite

PETROLÂNDIA
16h - Prosa Política com a prefeito Jane
Local: Casa de Show Velho Chico - Avenida Marquês de Olinda - Q. CS

17h - Visita ao candidato a deputado estadual João Lopes
Local: Espaço Mãe Finha - Rua Presidente Juscelino Kubitschek, 85 - Quadra 10

Blog de Assis Ramalho
Com informações da Frente Popular de Pernambuco


Mendonça Filho comemora faculdade de Medicina e obras do MEC em evento em Araripina


Fotos: Bruno Campos

O candidato ao senado, Mendonça Filho, participou na noite dessa quinta-feira (06/09), do grande evento de inauguração do comitê da Coligação Pernambuco Vai Mudar, em Araripina. Durante o evento o ex-ministro da Educação recebeu os agradecimentos do prefeito Raimundo Pimentel pelas obras destravadas na cidade e pela Faculdade de Medicina, autorizada por Mendonça na cidade. "A faculdade vai trazer desenvolvimento para a cidade e região. Virão para cá estudantes que vão ajudar o município a prosperar ainda mais e eu fico muito feliz em fazer parte desse crescimento", comemorou Mendonça.

Segundo Raimundo Pimentel, a cidade hoje é um canteiro de obras, graças ao empenho de Mendonça Filho. "Temos hoje obras em oito escolas nucleadas, duas creches, quadras cobertas. O povo de Araripina não vai esquecer você, Mendonça", destacou o prefeito.


Toritama recebe Raul Henry e Tony Gel de braços abertos


Prefeito Edilson Tavares apresenta seus candidatos a deputado federal e a deputado estadual (Ronaldo Barbosa)

O prefeito de Toritama Edilson Tavares (MDB) preparou uma grande festa, nessa quinta-feira (06) à noite, para apresentar seus candidatos Raul Henry (MDB), para deputado federal, e Tony Gel (MDB), para deputado estadual. Raul, Tony e Edilson fizeram uma caminhada pelas ruas da Capital do Jeans e foram recebidos de forma calorosa pelas pessoas da cidade. Em seguida, eles inauguraram o comitê da campanha dos dois proporcionais na cidade do Agreste pernambucano.

Primeiro a discursar, Tony Gel destacou a importância do voto casado. “Eu não quero um voto em Toritama que não seja com Raul. Até porque, para votar em mim, antes tem que votar nele. Porque o primeiro voto na urna é para deputado federal”, disse.


Graça Araújo permanece em estado gravíssimo, segundo boletim médico desta sexta (07)


Um novo boletim médico sobre o estado de saúde da jornalista e apresentadora Graça Araújo foi divulgado nesta sexta-feira (7) pelo Hospital Esperança, onde ela está internada. Segundo a direção médica do hospital “a jornalista Graça Araújo permanece com o diagnóstico de acidente vascular cerebral hemorrágico extenso, gravíssimo respirando com auxílio de aparelhos”.

De acordo com amigos da jornalista, as duas irmãs de Graça, uma delas residente em São Paulo, já estão no Hospital Esperança acompanhando todos os procedimentos médicos. Graça Araújo, 62 anos, sofreu um mal estar súbito enquanto estava em uma academia no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

O próximo boletim médico está previsto para ser divulgado no final da tarde desta sexta (07).

Por: Diário de Pernambuco


Maurício Rands recebe Ciro Gomes em Caruaru


Reprodução/Twitter Ciro Gomes

O candidato pela coligação O Pernambuco que você quer (PROS, PDT, Avante), Maurício Rands, participou da recepção ao candidato a presidente da República Ciro Gomes (PDT), que cumpriu agenda em Caruaru. Rands recebeu Ciro Gomes no aeroporto junto com a candidata a vice-governadora Isabella de Roldão (PDT) e os principais líderes políticos da região. “Nós precisamos de políticos como Ciro Gomes, com sua verdade, seu conhecimento do Nordeste e dos problemas brasileiros”, saudou Maurício Rands.

Eleitor declarado de Ciro Gomes, Rands também destacou os valores que os unem: tratar a política com respeito e verdade, os valores da esquerda e uma visão para o futuro do país, com inovações. “Pernambuco não queria mais a velha política, dos arranjo de cartório, de gabinete. Também não quer esse presente parado. Pernambuco quer pensar no futuro”, disse.


Petrolândia: Maria Fumaça divulga programação para este final de semana; confira!


Venha aproveitar o Feriadão com uma Boa Comida e uma Boa Música  no
Maria Fumaça.

Blog de Assis Ramalho
Divulgação/Maria Fumaça


Macaco-prego resgatado por estudante é entregue à CPRH


Também chamados micos-de-topete, os primatas desta espécie exercem importante papel no meio ambiente, como dispersores de sementes (Fotos: Ione Nascimento/CPRH)

Um macaco-prego-comum (Sapajus libidinosus) foi entregue na última terça-feira (4) à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), pela estudante Marilia Braga de Oliveira. O primata vinha aparecendo constantemente em residências da Travessa do Mussú, em Apipucos, Zona Norte do Recife, atrás de comida. A estudante o atraiu com bananas, conseguiu pegá-lo e fez a entrega voluntária ao órgão ambiental.

Adulto, o macaco-prego será encaminhado ainda nesta terça ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), no Bairro da Guabiraba, também na Zona Norte, onde manterá contato com outros de sua espécie e em breve será reintroduzido à natureza.



Estudantes exploram os potenciais da Caatinga em visita à Embrapa

Fotos: Giullian Rodrigues 

Despertar o interesse pela pesquisa científica em jovens é um desafio para muitas instituições no Brasil. No contexto do Semiárido, muito já foi descoberto sobre as espécies nativas da Caatinga, mas as potencialidades do bioma ainda são desconhecidas por grande parte da população. Com o objetivo de instigar a percepção de alunos sobre essa diversidade, a Embrapa Semiárido recebeu, nesta terça-feira (04), cerca de 65 estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio da Polícia Militar de Petrolina (PE) para uma visita guiada às instalações da Unidade.

Acompanhados pela equipe técnica da empresa, os alunos tiveram a oportunidade de compreender a importância da pesquisa científica e os potenciais da Caatinga que podem ser explorados na região. A visita faz parte do programa Embrapa & Escola, que busca aproximar cientistas, estudantes e professores para estimular nos jovens o interesse pela ciência.

Na programação do dia, os alunos acompanharam palestras sobre o bioma e sobre os principais projetos em execução na empresa. As espécies de plantas nativas puderam ser vistas de perto no percurso de 300 metros de trilha em uma área de Caatinga preservada. Eles também visitaram a Ecoteca, espaço que reúne animais conservados – a exemplo do gato do mato, tatu-bola, coruja, sapos, cobras, lagartos e insetos –, frutos, sementes, madeiras e outros materiais oriundos da biodiversidade da região. Os estudantes conheceram, ainda, os campos experimentais, onde são realizadas as pesquisas da Embrapa Semiárido.


Petrolândia: Grupo de oposição faz caminhada na Quadra 06 e agradece pelo acolhimento

 
 

Coordenado pelos ex-candidatos à prefeito e vice-prefeito nas eleições passadas, Fabiano Marques e Rogério Novaes, o grupo político de oposição de Petrolândia fez caminhada na Quadra 06, na última quarta-feira (05).

Em nota, os integrantes do grupo agradece aos moradores pelo acolhimento.

Queremos agradecer aos amigos e amigas da quadra 06 que nos receberam com muito carinho e demonstraram acreditar no nosso projeto de mudar os rumos não só de Pernambuco, mas também de nossa querida Petrolândia ontem durante a nossa caminhada da mudança!#petrolandiapodemais

Grupo de Oposição de Petrolândia

Blog de Assis Ramalho


Reunião com associações marca diálogo de organização dos agricultores familiares que participarão da 77ª Exposição Nordestina de Animais


Foto: Mirthis Novaes


Foto: Edilson Júnior

Na segunda-feira (03/09), representantes de oito assentamentos estaduais participaram de reunião junto à equipe do Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iterpe), com vistas a dialogar sobre estratégias de apresentação dos produtos da agricultura de base familiar durante a 77ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ENAPD), que acontece no mês de novembro. A reunião foi realizada pelo setor de Reordenamento Agrário do Instituto, na sala de reunião da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA).

Durante a ocasião foram apresentadas propostas para contribuir na organização dos agricultores expositores, bem como discutir sobre a seleção e a viabilidade dos principais produtos que são cultivados pelas famílias rurais e que estarão nos estandes durante o evento. A partir desse diálogo, o Iterpe tem como objetivo ampliar a divulgação da agricultura familiar oriunda das ações no estado que apoiam a Reforma Agrária.


Bandidos encapuzados voltam a atacar assaltando e amarrando caminhoneiros em Serra Talhada-PE

Foto ilustrativa

Na madrugada desta quinta-feira (6) aconteceram dois grandes roubos em caminhões na BR-232, que segundo a Polícia Civil podem ter sido realizados pela mesma quadrilha. O primeiro deles aconteceu próximo ao município de Sertânia, no povoado de Cruzeiro do Nordeste, a 131 km de Serra Talhada.

A vítima, um caminhoneiro de 37 anos, contou a polícia que estacionou em um posto de gasolina ao lado da PRF e momentos depois três homens armados e encapuzados tomaram de assalto o caminhão, batendo no vidro da janela e gritando ‘perdeu, perdeu!’ e obrigando o homem a abrir o veículo.

Em seguida, os bandidos amarraram o caminhoneiro com a abraçadeiras de nylon, mais conhecidas como enforca gato, e dirigiram até Serra Talhada, até o distrito de Varzinha, em Serra Talhada. Chegando em uma estrada vicinal do povoado os bandidos levaram quatro pneus do caminhão e R$ 250 em dinheiro.

De acordo com a Polícia Civil, em contato com o FAROL DE NOTÍCIAS, outro caminhoneiro, de 42 anos, e sua esposa, com 47 anos, também viraram alvos da quadrilha ao estacionar o veículo no posto de gasolina de Varzinha para descansar, quando foram acordados com o barulho do vidro da janela sendo quebrado.


Petrolândia: Comitê de Dr. João é inaugurado em Petrolândia com participação de Luciana Santos e Renildo Calheiros









O diretor do Hospital e Maternidade do Instituto Beneficente do Vale do São Francisco (IBVASF), Dr. João Lopes, candidato a deputado estadual pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), inaugurou na noite dessa quinta-feira (06) comitê eleitoral.

O evento, que aconteceu na Avenida Auspício Valgueiro de Barros, na Quadra 09, foi prestigiado por lideranças de Petrolândia e de vários municípios do Sertão de Itaparica, além de grande público que compareceu para conferir as propostas do candidato.

Também estiveram presentes ao evento Renildo Calheiros (PCdoB), candidato a deputado federal, e Luciana Santos (PCdoB), candidata a vice-governadora na Coligação Frente Popular de Pernambuco, encabeçada pelo governador Paulo Câmara, candidato à reeleição.

O vice-prefeito de Jatobá, Eder Rodrigo, que recentemente declarou apoio a candidatura de Dr. João, também compareceu ao evento.

Em seu discurso, entre outros temas, Dr João destacou a importância de Renildo Calheiros e Luciana Santos na luta pela reabertura do IBVASF, reinaugurado em junho deste ano.

Renildo Calheiros, com quem Dr. João vai fazer 'dobradinha' na campanha, é importante conselheiro político e operador decisivo no processo de reeleição do governador Paulo Câmara.

Em outubro de 1990 elegeu-se deputado federal por Pernambuco. No pleito de 2002, foi eleito pela segunda vez deputado federal por Pernambuco, sendo reeleito em 2006. Foi vice-líder do governo Lula na Câmara dos Deputados em Brasília entre 2003 e 2007.

Foi eleito prefeito de Olinda no primeiro turno das eleições de 2008, e reeleito, também no primeiro turno, nas eleições de 2012.

Assista nos vídeos abaixo às íntegras dos discursos






Lourdinha, líder da comunidade rural de Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR