domingo, 4 de outubro de 2015

Petrolândia: Laninha, Gigliola, Marta, Eliel e Josivete compõem o Conselho Tutelar nos próximos quatro anos


Apuração aconteceu na quadra poliesportiva da EREM (Fotos: Assis Ramalho)

Promotor de Justiça Marcelus Ugiette anuncia o resultado da eleição


Conselheiros eleitos; Marta, Eliel, Gigliola e Leninha.

Com a participação de quase 4.000 eleitores, aproximadamente 18% do eleitorado de Petrolândia, foi realizada neste domingo (04) a Eleição Unificada para Conselheiros Titulares, para o mandato 2016/2019. Na EREM Maria Cavalcanti Nunes, 16 urnas cedidas pelo TRE-PE receberam a votação manual, em papel. 

Após o período de votação, encerrados as 17h00, teve início a apuração dos votos. Três conselheiros foram reeleitos: Laninha (466), Marta (356) e Eliel (347). Gigliola (452) e Josivete (327) completam o conselho titular. Os suplentes são Josélia (283), Socorro (250), Neide (239), Egilda (195) e Marcos Brasil (172). 

Nº - Nome do Candidato - Nº de votos - por ordem alfabética -
01 - Andréa de Souza Paulino Silva - 88
02 – Aylton Marcos Brasil Monteiro - 172
03 – Cícera Tavares da Silva - 144
04 – Cilene França Belém - 78
05 – Delani Batista Cavalcanti de Menezes (Laninha) 466
06 – Egilda Soares Alves - 195
07 – Eliel Alves Barbosa - 347
08 – Eunice Gomes dos Santos (Fia do Hambúrguer) - 122
09 – Francisca Ferreira Faustino - 168
10 – Gigliola Maria Souza Silva - 452
11 – Janes Franks Dantas - 117
12 – Josélia da Silva Ferreira Souza - 283
13 – Josivete Ana da Silva - 327
14 – Juciane Lourdes Soares Balbino - 46
15 – Maria do Socorro Ribeiro Silva - 250
16 – Maria Marta dos Santos - 356
17 – Neide Maria de Araújo - 239
18 – Sônia Marques da Silva - 139
19 – Sueli da Silva - 09
Total de votos: 3.998
Fonte: CMDCA

O eleitorado de Petrolândia, em agosto/2015, era de 22.104 eleitores recadastrados. Apesar do número de votantes ser tido como surpreendente, por chegar quase aos 20% de participação popular, denota também o pouco interesse do tema para a maioria da população. 

A Seleção Unificada para Conselheiros Titulares no Sertão de Itaparica foi acompanhada pelo Promotor de Justiça Marcellus de Albuquerque Ugiette, designado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Ver todas as fotos>Apuração votos Conselho Tutelar Petrolândia


Após anúncio do resultado Laninha -1ª colocada cai nos braços da galera

Torcida organizada da Laninha faz a festa

Leninha, candidata mais votada para o Conselho, foi entrevistada por Assis Ramalho

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Acidente na BR-110, próximo à Agrovila 01 do Bloco 01, deixa três mortes e sete feridos


Os feridos foram socorridos para o Hospital de Petrolândia (Fotos: Assis Ramalho)





No início da noite deste domingo (04), próximo à Agrovila 01 do Bloco 01, Projeto Barreiras, em Petrolândia, foi registrado um acidente na BR-110, sentido Petrolândia-Jatobá, com uma van Fiat Ducato, placa DAH-3203 de Paulo Afonso-BA.

Segundo informações colhidas pela reportagem do Blog de Assis Ramalho com testemunhas e policiais, uma van que conduzia moradores ao Brejinho da Serra, na zona rural do município, desgovernou-se, saiu da pista e capotou, provando três mortes no local. Sete pessoas foram socorridas, entre elas o motorista, David, e encaminhadas ao Hospital de Petrolândia.

Os passageiros do veículo retornavam ao Brejinho da Serra, após participaram da eleição para o Conselho Tutelar, realizada neste domingo, com votação centralizada em um único local no município.

No momento do fechamento desta matéria, a Polícia Rodoviária Federal aguardava a chegada da perícia da Polícia Civil, para liberação dos corpos. O Corpo de Bombeiros e Polícia Militar também atuaram na ocorrência.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa (Vídeo, parte 4 de 5)


Neste domingo, 04 de outubro, em que comemoramos o dia do padroeiro de Petrolândia, São Francisco de Assis, exibimos a penúltima parte de vídeo gravado no período de transferência da velha para a nova cidade.

O vídeo, gentilmente enviado pelo vereador Carlos Alberto, o Carlinhos, tem 120 minutos e é dividido em 5 partes, disponibilizados dominicalmente pelo Blog de Assis Ramalho, desde o dia 13 de setembro. A parte final estará disponível no próximo domingo, 11 de outubro.

Agradecemos a Carlinhos pela contribuição para resgate da memória de nossa cidade. Para assistir ao vídeo, clique abaixo.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Youtube/Canal Assis Ramalho

Francisco de Assis. O protótipo ocidental da razão cordial e emocional. Entrevista IHU On-Line com Leonardo Boff

“Francisco punha coração em todas as coisas, por isso as amava e sentia-se unido a elas como membros de uma grande família terrenal e cósmica”, afirma o teólogo. (Foto: Jim Frazier)

“Ser radicalmente pobre para poder ser plenamente irmão: este é o sentido da pobreza franciscana”, explica Leonardo Boff à IHU On-Line, na entrevista a seguir, concedida por e-mail.

Neste domingo, 04-10-2015, a Igreja celebra o dia deSão Francisco de Assis, que, segundo o teólogo, “inaugurou uma Igreja na base, junto com os pobres, pregando pelas estradas ou nas praças, rezando as horas canônicas debaixo de árvores e teatralizando passagens bíblicas como fez com a celebração do Natal, inventando o presépio”.

Fonte de inspiração nos dias de hoje, a figura de Francisco de Assis é reavivada na Igreja e inspira inclusive Bergoglio, que “tomou o nome de Francisco pelo fascínio que sempre exerceu sobre ele a figura deste santo especial e por causa do amor aos pobres e à natureza”, diz o teólogo. Parafraseando a Carta Encíclica Laudato Si', do Papa Francisco, sobre o cuidado da casa comum, Boff lembra que “‘Francisco é o exemplo por excelência do cuidado pelo que é frágil e por uma ecologia integral… o seu coração era universal’ (n.10). Todo o texto da encíclica vem imbuído de coração, pois lê os dados da situação da Terra afetivamente e não apenas intelectualmente. Isso é o modo de São Francisco ler o mundo a partir de um sentimento profundo de união”.

Chimbinha deixa palco em Teresina após Joelma se recusar a dançar

No palco, Joelma (esq.) manteve distância de Chimbinha (dir.). Público atirou objetos e fez coro pedindo a saída do guitarrista da Calypso, que abandonou o palco após ser vaiado. (Foto: Amanda Dourado/G1)

O show de retorno da banda Calypso, realizado neste domingo (4) em Teresina (PI) após decisão judicial que permitiu Chimbinha voltar a se aproximar de Joelma, foi marcado por constrangimentos. O guitarrista abandonou o palco depois de ser vaiado pelo público. Durante o show, depois da saída do ex-marido, Joelma chorou em vários momentos.

Chimbinha deu início ao show tocando sozinho no palco, enquanto Joelma cantava nos bastidores. Ela só entrou no palco durante a quinta música, chamada "A lua me traiu", e apenas cantou de cabeça baixa, sem executar as coreografias. Joelma estava com a aparência abatida e desanimada.

A tristeza demonstrada por Joelma revoltou o público, que passou a vaiar a banda e jogar objetos contra o guitarrista. Irritado, Chimbinha abandonou o palco na música "Tchau pra Você" - a décima do setlist - com um aceno de despedida para a cantora e deixou o local de evento.

Humberto Costa divulga nota de pesar pelo falecimento de José Eduardo Dutra

José Eduardo Cunha, ex-presidente do PT e da Petrobras

Morreu na madrugada de hoje (4), em Belo Horizonte, o ex-senador José Eduardo Dutra, ex-presidente do PT e da Petrobras. Ele tinha 58 anos e lutava contra um câncer.

Dutra foi senador por Sergipe, estado no qual desenvolveu sua vida política, ao lado do ex-governador Marcelo Déda (que morreu em 2013).

Nascido no Rio de Janeiro, Dutra foi dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), de 1988 a 1990, e presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe (Sindimina), de 1989 a 1994 – ano em que foi eleito senador.

Dutra foi presidente da Petrobras, de janeiro de 2003 a julho de 2005, e presidiu a Petrobras Distribuidora, de setembro de 2007 a agosto de 2009. Ele deixou o cargo para disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, sendo eleito para o biênio 2010-2012.

Atualmente, era primeiro suplente do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE).

O senador Humberto Costa divulgou nota de pesar, na manhã deste domingo.

Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento do amigo e companheiro de luta, José Eduardo Dutra. Conheci Dutra ainda nos tempos de formação do PT e pude conviver com ele mais de perto, a partir de 1995, quando assumimos, no mesmo período, mandatos parlamentares.

Dutra, na época, era senador e eu, deputado federal. Desse convívio, quase que diário no Congresso Nacional, surgiu uma grande amizade e uma admiração que só fez crescer nesses mais de 20 anos. Dutra era um homem honesto, leal, competente e um dos melhores congressitas que eu já vi atuar.

Jatobá: Prefeitura divulga a programação de shows da Festa da Padroeira, de 9 a 11 de outubro


Foi divulgada ontem (03), a programação de shows da festa em louvor de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira de Jatobá.

As festividades serão realizadas com recursos próprios, e, mesmo em meio a grande crise por que passa todo o Brasil, a Prefeitura de Jatobá preparou uma grade de atrações bem eclética para agradar a todos os jatobaenses.

As atrações vão se apresentar no pátio de eventos do dia 9 a 11 de outubro, domingo em que acontecerá a tradicional missa de vaqueiro, com início às 10hs da manhã. Confira abaixo a programação:

Sexta-feira (09):
Pagodão Barababaz/Harry Estigado

Sábado (10):
Forró Santa Dose/Loz Kuatros

Domingo (11) - Missa do Vaqueiro
Viola e Xameguinho/Forró dos Pegas

As camisas da Missa do Vaqueiro estarão à venda, com Ednaldo do Vidro, a partir de terça-feira (06), por R$ 30,00. Contato: (87) 98108-6007. Modelo abaixo.


Redação Portal Jatobá

Hoje, 04 de outubro, é o Dia de São Francisco de Assis


Francisco Bernardone era filho de um rico comerciante da cidade italiana de Assis. Durante os primeiros anos de sua juventude, soube aproveitar dos prazeres que o dinheiro oferece. Porém, aos poucos começou a despertar para as diferenças sociais que a riqueza impõe, observando pequenos fatos dentro de sua própria casa e nas batalhas que participava.

Um dia, orando na Capela de São Damião, semi-destruída, em um momento de profunda contemplação, ouviu uma voz que parecia saída do crucifixo e que dizia "Vai e reconstrói minha casa!". A partir daí, abraçou a vida religiosa, despojando-se de tudo o que o mundo lhe oferecia, inclusive dos bens materiais de sua família e sua roupa, a qual despiu em praça pública. 

Começou, então, a realizar viagens missionárias, pregando os valores evangélicos da caridade e da humildade. Cuidava dos pobres e doentes, sobretudo leprosos, com tal zelo, que não apenas curava-lhes as feridas, mas beijava. Seu amor pela natureza era tal, que chamava a todas as criaturas de "irmãos e irmãs".

Petrolândia: Eleições unificadas para o Conselho Tutelar serão realizadas neste domingo (04). Confira a relação de candidatos


Neste domingo, 4 de outubro, serão realizadas em todo o país as eleições unificadas para seleção de conselheiros tutelares. Em Petrolândia, 19 pessoas concorrem às cinco vagas de conselheiros tutelares. Os cinco candidatos mais votados na sequência serão suplentes. 

Qualquer cidadão maior de 16 anos e com título de eleitor pode participar do processo. As eleições, no horário das 8h00 às 17h00, serão realizadas em Petrolândia, na EREM Mª Cavalcanti Nunes.

A votação em data unificada foi estabelecida em 2012, com a Lei nº 12.696. Antes, cada município definia o formato e a data para a realização do processo de escolha. Com a unificação, espera-se garantir maior participação da sociedade na escolha dos conselheiros tutelares, que têm a função de zelar pela defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil.

O Blog de Assis Ramalho divulga a relação completa dos candidatos de Petrolândia, com o respectivo número. Confira.


Nº - Nome do Candidato
01 - Andréa de Souza Paulino Silva
02 – Aylton Marcos Brasil Monteiro
03 – Cícera Tavares da Silva
04 – Cilene França Belém
05 – Delani Costa Cavalcanti Menezes
06 – Egilda Soares Alves
07 – Eliel Alves Barbosa
08 – Eunice Gomes dos Santos
09 – Francisca Ferreira Faustino
10 – Gigliola Maria Souza Silva
11 – Janes Franks Dantas
12 – Josélia da Silva Ferreira Souza
13 – Josivete Ana da Silva
14 – Juciane Lourdes Soares Balbino
15 – Maria do Socorro Ribeiro Silva
16 – Maria Marta dos Santos
17 – Neide Maria de Araújo
18 – Sônia Marques da Silva
19 – Sueli da Silva
Fonte: CMDCA

Redação do Blog de Assis Ramalho

Prêmio da Mega-Sena sai para duas apostas em São Paulo


O sorteio da Mega-Sena realizado neste sábado (3), no concurso 1.747, teve o seguinte resultado:

06 - 33 - 34 - 48 - 53 - 59

Duas apostas acertaram a sena e ganharam, cada uma, R$ 23.221.167,26. Quanto à quina, foram 93 vencedores, que receberão R$ 51.651,09 cada. Já a quadra teve 8.700 acertos, com prêmio de R$ 788,76.

Mais Loterias

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.

Atlético-MG vence o Coritiba e dorme a quatro pontos do líder Corinthians

Se a margem de erro deverá ser de zero ou próximo disso, o vice-líder Atlético-MG começou bem a primeira das dez últimas decisões nesta reta final de Brasileiro. No Couto Pereira, a equipe de Levir abusou de perder gols, mas diferente da rodada passada, conseguiu terminar a partida com a vitória por 3 a 0.

Confira abaixo os jogos da 29ª rodada do Brasileirão da Série A deste sábado e jogos que serão realizados neste domingo, que em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.

Jogos deste sábado (03)
Inter 2 x 1 Sport - 18:30
Coritiba 0 x 3 Atlético-MG - 18:30
São Paulo 1 x 0 Atlético-PR - 21:00

Clique e veja resultados, classificação e melhores momentos das partidas
>Brasileirão Série A
>Brasileirão Série B
>Futebol Internacional
>Fórmula 1
>Brasileirão Série C

Jogos deste domingo (04)
Flamengo x Joinvile - 11;00
Avaí x Vasco - 11;00
Santos x Fluminense - 16:00
Ponte Preta x Corinthians - 16:00
Cruzeiro x Grêmio - 16;00
Goiás x Figueirense - 16:00
Chapecoense x Palmeiras - 18;30

Por Globoesporte.com