quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Petrolândia: Ex-vereador Rogério Novaes será entrevistado ao vivo no 'Acordando com as Notícias' nesta sexta (03) na Web Rádio Petrolândia


O produtor rural e ex-vereador de Petrolândia Rogério Novaes (PSD) concederá entrevista, ao vivo, a Assis Ramalho, nesta sexta-feira (3) no 'Acordando com as Notícias', programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Na entrevista, que deverá ter início a partir das 07h00, o empresário vai falar sobre assuntos pertinentes a situação dos perímetros irrigados do Sistema Itaparica, os problemas enfrentados no Distrito Icó-Mandantes, conjuntura política para as eleições de 2018, entre outros temas.

O ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

Assis Ramalho apresenta o programa 'Acordando com as Notícias' de segunda a sábado, das 6h00 às 8h30. As notícias que serão notícias durante o dia, você sabe primeiro no 'Acordando com as Notícias'.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Assis Ramalho apresenta o programa 'Acordando com as Notícias' de segunda a sábado, das 6h00 às 8h30. As notícias que serão notícias durante o dia, você sabe primeiro no 'Acordando com as Notícias'.

Escute a Web Rádio Petrolândia - 24 horas no ar - no seu computador no site Web Rádio Petrolândia, ou no smartphone e tablet com os aplicativos para Android e iPhone (iOS). Para instalar apps, escolha a opção abaixo:
>app Android
>app iOS (iPhone)

A Web Rádio Petrolândia também está disponível nos apps Android e iOs da Rádios Net.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Em convenção, Marília Arraes diz que sua candidatura é resgate da esquerda


Uma jovem Marília Arraes, de megafone em punho, teve várias vezes o seu discurso interrompido por aplausos que fez antes do início da votação dos 300 delegados que decidirão o futuro da sua candidatura ao Governo de Pernambuco, no encontro estadual do PT, que está sendo realizado na tarde desta quinta-feira (2), no Recife Praia Hotel, no Pina, Zona Sul do Recife.

Ao chegar ao local, o senador Humberto Costa (PT-PE) foi recebido aos gritos de "golpista". No local, placas de apoio à candidatura trazem textos como "Sem Marília, sem militância".

Ao microfone, a vereadora do Recife argumentou que "o que está em jogo agora não é simplesmente uma convenção ou um apoio, é o convenção de um campo político num dos momentos mais complicados da história recente da política brasileira". Marília disse também que sua candidatura "é uma necessidade de resgatar a esquerda para o protagonismo político de Pernambuco — e não uma falsa esquerda que vira para o lado da direita quando é oportuno e, quando é melhor, volta para a esquerda, como se nada tivesse acontecido".

Por; Folha de PE


Petrolândia: Presidente do STR comenta problemas dos perímetros irrigados e diz que vereador Ronaldo Silva é 'pau mandado' da família Coelho


Entrevista foi concedida na manhã desta quarta-feira (1º) no Programa Acordando com as Notícias na Web Rádio Petrolândia

Vice-presidente do STR, Natanael Caetano, também participou da entrevista

Para debater a situação dos Perímetros Irrigados dos Projetos Icó-Mandantes, Barreiras e Apolônio Sales, em Petrolândia, além de outros temas como a proposta de Reforma da Previdência Social, indenizações da Chesf, conjuntura das políticas sociais,o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia (STR), José Maurício, e o vice-presidente da instituição, Natanael Caetano, concederam entrevista a Assis Ramalho, ao vivo, no programa 'Acordando com as Notícias', transmitido pela Web Rádio Petrolândia, na manhã dessa quarta-feira (1º). Na ocasião, os sindicalistas renovaram as críticas a Codevasf e Chesf em relação à situação dos perímetros irrigados do Sistema Itaparica.

Segundo os sindicalistas, entre os vários desmandos, por falta de pagamento, as Estações de Bombeamento (EBs) estão sendo ligadas voluntariamente pelos bombeiros e os agricultores estão pagando do seu próprio bolso para fazer pequenos reparos. No último dia 30, terminou o prazo concedido pelas lideranças dos produtores para que os problemas fossem resolvidos. Desde então, todos os agricultores estão sendo convocados tentarem resolver juntos a situação.

José Maurício também criticou duramente as declarações do vereador de Petrolina Ronaldo Silva que, em entrevista na última segunda-feira (30), no programa Acordando com as Notícias,  afirmou que a Prefeitura de Petrolândia recusou ações obtidas pelo deputado Guilherme Coelho que iriam trazer benefícios para o município.

''Eu fiquei envergonhado com o que o vereador Ronaldo falou aqui. Ele veio falar mal dos políticos de Petrolândia, dizendo que os Coelhos dão apoio aqui. É a maior mentira deslavada, por que esse cara é um 'pau mandado' dos Coelhos, ele quer limpar a barra deles'', criticou José Maurício, acrescentando que a Codevasf é o palanque político da família Coelho.

Na entrevista, os sindicalistas ainda responderam perguntas de ouvintes, debateram vários assuntos, inclusive teceram analisaram a atuação dos políticos votados na região nas últimas eleições.

Assista à entrevista no vídeo abaixo


Redação do Blog de Assis Ramalho


PDT estuda lançar Túlio Gadêlha ao Governo de Pernambuco

Túlio Gadêlha em entrevista ao Acordando com as Notícias na Web Rádio Petrolândia/arquivo BlogAR

O PDT pensa em lançar o bacharel em direito Túlio Gadêlha, 30, como candidato ao Governo de Pernambuco. "O PDT estuda essa possibilidade, sim", afirmou Gadêlha por WhatsApp. Namorado da apresentadora Fátima Bernardes, da Globo, ele é filiado ao partido -que disputa o pleito à Presidência com Ciro Gomes.

O deputado federal André Figueiredo, líder do PDT na Câmara dos Deputados, já chegou a propor a candidatura de Gadêlha em uma rede social. A possibilidade passou a ser cogitada pela legenda após o pacto de neutralidade na corrida presidencial firmado nesta quarta (1º) entre PT e PSB.


Menos água para produção no Vale do São Francisco


A Agência Nacional de Águas (ANA) publicou a resolução nº51 estabelecendo que a vazão do reservatório de Sobradinho pode ficar, no mínimo, em 523 metros cúbicos por segundo até o dia 30 de novembro deste ano, caso seja necessário. Atualmente, a vazão está em 680 metros cúbicos por segundo. O açude é o maior do Nordeste e já chegou a ser responsável por quase 70% de toda a água que poderia ser usada para gerar energia no Nordeste antes da atual estiagem.

“O múltiplo uso do São Francisco deveria ser uma discussão de toda a sociedade pernambucana. Um dos nossos maiores problemas continua sendo o dia do Rio, que não permite a captação da água para a irrigação a cada 15 dias”, diz o presidente da Associação dos Produtores do Vale do São Francisco (Valexport), José Gualberto.

Ele explica que a falta da irrigação duas vezes por mês traz uma perda de 7,5% da produção e prejudica mais de 30 mil produtores que utilizam a água do São Francisco para plantarem na área de Sobradinho e nos municípios da região, como Petrolina, Lagoa Grande, Floresta e Belém do São Francisco, todos em Pernambuco, e mais três cidades na Bahia: Juazeiro, Curaçá e Chorrochó.


Petrolândia: Professora Sineide Rodrigues é homenageada de julho no Ponto do Bem Hildebrando Capistrano

Sineide Rodrigues é homageada pelo Ponto do Bem


Todos os meses, o Ponto do Bem Hildebrando Capistrano, organização da educadora Josimere Capistrano em Petrolândia, homenageia um destaque na Educação do município. No mês de julho, a homenageada foi a professora Sineide Vieira Rodrigues, gestora da Escola Municipal 4 de Outubro.

Abaixo a homenagem a Sineide Rodrigues, redigida por Josimere.

Sineide Vieira Rodrigues,nascida na Cidade de Paulo Afonso,filha de Manoel Vieira Rodrigues e Maria José Rodrigues Vieira ( a Caçulinha de 10 irmãos).
A ilustre colega é casada, há quase 7 anos,com  o seu amigo de infância, Leandro Rodrigues de Oliveira e juntos têm um casal de filhos- João Guilherme e Maria Luísa ( lindosss).
A nobre colega prestou concurso público em 2008 e desde então faz parte do quadro efetivo da rede pública municipal.
A ilustre colega já lecionou na Escola Municipal Eudes Gustavo ( 1 ano) , na Escola Municipal 1( primeiro) de Maio( 8 anos) ,por dois anos ficou na coordenação da Escola Municipal 1 ( primeiro) de Maio e ATUALMENTE está na Gestão da Escola Municipal 04 de Outubro.
QUANTO A MIM... Sei que a colega é compromissada no SEU SERVIÇO, tem responsabilidade NO FAZER o seu serviço... além de ser UM MIMO de pessoa.
Compromisso.... responsabilidade... dedicação... respeito...AMOR pelo que faz ( É a diferença que ESPERAMOS num servidor público.
Muitas e muitas Palmas para essa profissional de PRIMEIRA QUALIDADE



DIA DA AÇÃO DO CORAÇÃO - Nesta quinta, 2 de agosto, é comemorado o Dia da Ação do Coração. Na oportunidade, felicitamos o Ponto do Bem Hildebrando Capistrano pelas ações solidárias realizadas ao longo do ano em prol dos mais carentes do município. O lema do Ponto do Bem é "de graça recebemos, de graça doamos".

Faça o bem você também! Doe móveis, roupas, calçados, brinquedos, eletrodomésticos. Objetos que você não usa, podem ajudar pessoas carentes e fazer bem a quem os recebe. Seja um colaborador! O Ponto do Bem funciona na rua Saturnino Martins de Oliveira, 158 - Quadra 02 - Petrolândia-PE. Contato 87 99639-6479.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos de Sineide Rodrigues e texto homenagem enviados por Josimere Freire/Ponto do Bem


Petrolândia: Vereador Zé Pezão solicita iluminação pública da Praça da Quadra 02


Na sessão realizada pela Câmara Municipal de Petrolândia no último dia 25, o vereador José Luiz dos Santos, o popular 'Zé Pezão', do PTB, apresentou Indicação para que seja solicitada à prefeita Janielma Souza a iluminação pública da Praça da Quadra 02. Leia abaixo a indicação, na íntegra.

Indicação nº 074/2018

O Vereador que abaixo subscreve indica à Nobre Mesa, consultando o Augusto e Soberano Plenário na forma regimental seja encaminhado expediente à Excelentíssima Prefeito Municipal de Petrolândia, Srª Janielma Maria Ferreira Rodrigues de Souza, com cópia ao Secretário de Obras e Serviços Públicos do Município, solicitando aos mesmos que seja realizada meios para viabilizar a Iluminação da Praça da Quadra 02, neste Município.

Justificativa

Urge salientar que a referida praça necessita de uma reforma com URGÊNCIA, a título de iluminação pública, posto que, há muito tempo, encontra-se às escuras, o que vem causando medo e temor à população que ali reside.

Vale salientar, que a praça em epígrafe, além de fazer parte da evolução histórica deste Município, também têm grande importância para os comércios, bares e lanchonetes. É também local de lazer para os nossos jovens e alunos de Escolas ali existentes.

Sendo assim gostaríamos de solicitar aos Nobres Pares a aprovação da presente indicação.

Sala das Sessões, em 25 de Julho de 2018.

José Luiz dos Santos - Vereador PTB

Blog de Assis Ramalho
Com informações da Câmara Municipal de Petrolândia


Petrolândia: Aniversariante do dia, Kinho dos Teclados recebe felicitações de familiares, amigos e fãs


Nesta quinta-feira, 02 de agosto, é aniversário do artista petrolandense Kinho dos Teclados. Cantor, tecladista e sanfoneiro Kinho comemora a data com felicitações e manifestações de carinho da família, de parentes, amigos e fãs.

Parabéns e muitas felicidades ao artista!

Blog de Assis Ramalho


Irmãos petrolandenses Édio e Edicássio Braga na Caravana do Semiárido contra a Fome, rumo a Brasília

Edicássio e Édio em Curitiba (Fotos: Edio Braga)

A Caravana Semiárido contra a Fome, que partiu de Caetés, no Sertão de Pernambuco, no dia 27 de julho, com destino a Brasília (DF), leva entre os 102 integrantes dois representantes de Petrolândia, os irmãos Édio e Edicássio Braga, moradores da Quadra 11. Além de Caetés, aconteceram eventos da caravana em Feira de Santana (BA) e Belo Horizonte (MG), com atos públicos, panfletagens, caminhadas e atividades de diálogo com a população.

A quarta parada aconteceu em Guararema, no estado de São Paulo, no dia 31, onde os integrantes da caravana conheceram a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), idealizada e construída pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que reúne estudantes de vários países em cursos de formação política.

Ontem (1º) a caravana chegou em Curitiba, no Paraná, onde participa da Vigília Lula Livre. O próximo destino é Brasília, onde chegará no sábado (4). 

A Caravana Semiárido contra a Fome é uma iniciativa conjunta de Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Via Campesina e Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). A organização anuncia que o objetivo é percorrer cerca de 4 mil quilômetros para denunciar a volta da fome no país e a prisão política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Roteiro da Caravana

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Édio Braga e Brasil de Fato
Fotos: Édio Braga


Petrolândia: Moradora de São Paulo procura irmã que não vê há 21 anos

Maria Sebastiana de Arantes (foto) mora em São Paulo e procura por sua irmã, Cecília Maria dos Santos, com quem perdeu contato há mais de 20 anos.

Na tarde desta quinta-feira (2), Maria Sebastiana de Arantes, residente em São Paulo, entrou em contato com a redação do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia para informar que está à procura de sua irmã Cecília Maria dos Santos, que não vê  há 21 anos. Segundo ela, a irmã mora em Petrolândia. Veja abaixo a mensagem de Sebastiana.

Boa tarde, Assis Ramalho! meu nome é Maria Sebastiana de Arantes e procuro minha irmã Cecília Maria dos Santos, que mora aí em Petrolândia. Somos filhas de Cicera Maria da Conceição. Moro em São Paulo e perdi o contato com ela há aproximadamente 21 anos. A última notícia que tenho dela é que mora aí, na rua da Aliança. Ela mora com uma mulher chamada Maria Aparecida de Araújo.

Assis, eu quero muito encontrar ela. Nós também temos um irmão, o nome dele é Cicero.

Informação, ligue para o celular (11) 96035-9973.

Muito obrigado por sua ajuda.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Maria Sebastiana de Arantes - São Paulo


Petrolândia: Confira programação musical para este final de semana no Maria Fumaça


O Bar e Restaurante Maria Fumaça, a Estação do Sabor na Orla Fluvial de Petrolândia, já fechou a programação dos dias 3 a 5 de agosto.

Cada vez melhor, o Maria Fumaça preparou um agradável final de semana com as melhores atrações musicais. Confira!

Sexta (3): Keven Vip, às 21h00

Sábado (4): Neide Souza, às 21h00

Domingo (5): Edy Ferreira, às 13h00      Keven Vip, às 17h00

Divulgação/Maria Fumaça


Miss Plus Size Fashion Recife 2018 será eleita neste sábado (4)


Com apoio do Paço Alfândega e The Match Strike Pub, o concurso Miss Plus Size Fashion Recife 2018 chega à 2º edição, neste sábado (4), no Shopping Paço Alfandega, às 18h30. Aberto ao público, o evento é uma ação de inclusão social, que tem como objetivos o empoderamento feminino e a autoaceitação, trabalhando a elevação da autoestima das mulheres acima do peso. 

A entrega das faixas às candidatas ao título acontecerá às 19h30 desta quinta (2), no The Match Strike Pub, em Boa Viagem.

"Não fazemos apologia à gordura, mas, queremos lutar contra o preconceito, porque nem todo gordo é doente, assim como nem todo magro é saudável", esclarece a Mundo Plus em Movimento, realizadora do evento.

O concurso escolherá a representante de Recife que participará da etapa estadual no início de novembro. A Miss Plus Size Fashion Pernambuco irá à competição nacional, prevista para o dia 24 de novembro, no Rio de Janeiro.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Mundo Plus em Movimento


Acesso à água é ampliado no município de Jupi por meio de ações da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária


Foto ilustrativa: Arquivo/SARA-PE

A população residente na zona rural do município de Jupi, no Agreste Meridional, vem sendo contemplada com a execução de obras hídricas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA). A ampliação do acesso à água inclui a construção de barragens, de sistemas simplificados de abastecimento de água, de um sistema de abastecimento de água através de chafariz e de cisternas de segunda água, proporcionando aos homens e às mulheres do campo o uso do recurso natural essencial para o consumo humano ou mesmo para a produção de alimentos e a criação de animais.

As obras mais recentes, executadas neste ano, são referentes à construção de cinco barragens para atendimento às localidades do Sitio Chucurus, Sitio Santa Rita, Sitio Azevém, Sitio Cabo do Campo e Sítio Batite. Com investimento total de R$ 500 mil, os equipamentos estão beneficiando 276 famílias. Mais cinco novas barragens estão previstas para serem construídas no município. Em relação às cisternas de segunda água, Jupi foi contemplado com 100 equipamentos, no valor total de R$ 1.277.060.


Uso irregular de agrotóxicos, desmatamento e produção ilegal de carvão na mira da Fiscalização Preventiva Integrada


Ações da primeira operação FPI do São Francisco em Pernambuco prosseguem em municípios do Sertão do Pajeú (Fotos: Divulgação FPI/PE)

“Eu aplicava agrotóxico em plantio de milho, tomate, feijão. Me sentia tonto, com dor de cabeça, adoeci. Parei há cinco anos, não aplico mais”. O depoimento do agricultor Eguinaldo Alves Leite, de 30 anos, sintetiza um dos principais objetivos da equipe Agrotóxicos da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI/PE): proteger a saúde dos trabalhadores rurais. Na terça-feira (31), a equipe se deslocou aos sítios Pintada e Umburana, na zona rural de Afogados da Ingazeira, onde foram efetuadas três notificações e lavrados três autos de infração.

No caso do sítio Pintada, os técnicos identificaram o uso de agrotóxico em plantações de tomate, milho e sorgo. O tipo de produto que estava sendo utilizado não era indicado para essas culturas, o que é proibido pelo Ministério da Agricultura e pode expor os produtores e consumidores a índices elevados do produto. Além disso, os trabalhadores que aplicam os agrotóxicos não estavam utilizando os equipamentos de proteção individual (EPIs) indicados.

Diante dessa situação, a equipe da FPI notificou o responsável pelo plantio para adquirir apenas o produto indicado para aquele tipo de cultura, providenciar os EPIs para as pessoas que aplicam os agrotóxicos e sempre seguir o receituário elaborado por um agrônomo.


Petrolândia Classificados: VENDEM-SE um Fiat Uno 2011 e quatro motos Honda; Interessados devem procurar Euclides Modas

Fiat uno 2011 way
 
BIZ EX 125 ( ANO 2014 )
FAN ES 125 ( ANO 2012 )
TITAN 150 ESD, ano 2014
Bros 150 ESD,  ano 2014  preto

VENDEM-SE um Fiat uno 2011 way, e quatro motos Honda (fotos acima). Interessados devem procurar Euclides Modas pelos telefones: (87) 3851-1212 ou 3851-2160 Celular: (87) 9.9992-6350.

Euclides compra e vende motos, novas ou usadas, e automóveis, com garantia de procedência.

Ao ser efetuada a compra, Euclides entrega os documentos do veículo, já em nome do cliente, sem nenhuma despesa por parte do comprador.


Apresentação da cantora petrolandense Yara Lazuli, 'a princesinha da sofrência', no Programa do Ratinho ainda repercute na mídia


O Programa do Ratinho traz ao público o melhor de Carlos Massa. Sempre de bom humor, Ratinho volta a fazer a alegria do telespectador em um programa dinâmico, animado e cheio de atrações que só são vistas aqui. No ar de segunda a sexta, o programa mistura games, comédia, participação do público e quadros únicos, como o Jornal Rational, Teste de DNA, Dez Ou Mil, Boteco Do Ratinho, entre outros. A atração recebe ainda convidados famosos, que vão ao palco se divertir com o apresentador. Sempre com o forte lado humorístico, Ratinho conta com o fiel companheiro Xaropinho, além de sua banda no estúdio, a secretária italiana Valentina, Murilo, Lucimara Parisi, Faxinildo e Milene Pavorô.

No embalo deste sucesso, a cantora e compositora petrolandense Yara Lazuli, a princesinha da sofrência, se destacou no quadro “Dez ou Mil”, cantando Elba Ramalho [vídeo acima].

Veja também

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Petroclínica realiza exames de mamografia digital nesta sexta (3); Enfermeira Joane Barboza fala sobre prevenção e tratamento do câncer de mama em entrevista na Web Rádio Petrolândia




A mamografia digital é um exame muito importante para a saúde da mulher. Por meio dele é possível detectar e diagnosticar precocemente o câncer de mama. O exame detecta lesões milimétricas que, pelo exame físico de palpação, não são facilmente identificadas.

Todas as mulheres devem ter consciência de que o câncer de mama é o maior responsável por mortes de mulheres no mundo e, por isso, quanto mais cedo o tumor for descoberto, maiores são as chances de cura.

O problema é que as mulheres de Petrolândia e região, tempos atrás, não tinham como realizar os exames, sendo preciso se deslocar para centros maiores. Para facilitar esse processo, a Petroclínica, localizada na Av. Auspício Valgueiro Barros, em Petrolândia, promoverá exames de mamografia digital na próxima sexta-feira (02). O preço do exame é R$ 130,00.

Para falar sobre o assunto a enfermeira Joane Barboza, responsável pela Petroclínica, consultórios de especialidades médicas, foi entrevistada na manhã desta sexta (27) pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no programa Acordando com as Notícias, transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Na entrevista, entre outros assuntos, a profissional fez esclarecimento sobre o câncer de mama, causas e diagnóstico. Segundo tipo de câncer com maior incidência na população feminina de todo o mundo, o de mama possui mais de 95% de chances de cura se diagnosticado precocemente.


Seletiva em São Joaquim do Monte define três finalistas do Ler Bem


Alunos de Bezerros, Quipapá e Santa Cruz do Capibaribe vão à final do concurso de leitura (Foto: Divulgação/Aspa)

Os 24 representantes do 3º grupo das semifinais do Concurso Ler Bem, projeto social de incentivo à leitura promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa), disputaram nesta quarta-feira (1º) mais três vagas na final da competição. A etapa foi realizada na Pousada Aba da Serra, em São Joaquim do Monte.

Os selecionados para a final do concurso, que acontecerá no dia 4 de outubro, foram a estudante da Escola Municipal Gonçalo José de Azevedo, Maria Raiane de Morais Silva, de Quipapá; o aluno da Escola Municipal João Maria Neto, Jálysson Rafael da Silva Cruz, de Santa Cruz do Capibaribe e o estudante do Clube de Assistência Social Nossa Senhora das Dores, Gláuber Féliz Lisbôa, de Bezerros.


Petrolândia Classificados: VENDE-SE um automóvel Gol 99, 4 portas, pronto para transferência


VENDE-SE um automóvel Gol 1999, motor MI, 4 portas, trava, alarme, 5 pneus novos. IPVA 2018 pago, placa de Petrolândia-PE, pronto para transferir.

Mais informações com o proprietário. Contatos: 87 99644-7050 ou 87 99649-9931.

Blog de Assis Rmalho
Com informações do proprietário


Defesa avalia desistir de pedido de soltura para evitar que STF discuta elegibilidade de Lula, afirma coluna


A Coluna Painel de Daniela Lima na Folha de S.Paulo informa que, diante da indicação de que o Supremo vai acelerar o julgamento do recurso no qual o ministro Edson Fachin embutiu discussão sobre a inelegibilidade de Lula a um pedido de soltura, a defesa do ex-presidente avalia abrir mão da ação. No dia 6, os advogados do petista vão apresentar manifestação reiterando a tese de que a discussão sobre a elegibilidade não pode ser feita neste momento. Se sentirem que Fachin não vai acatar os argumentos, eles devem desistir do pedido de liberdade.

A defesa de Lula entende que Fachin sinalizou que está disposto a tratar da inelegibilidade de Lula no STF antes do registro das candidaturas, no dia 15, o que não deixaria outra alternativa a não ser desistir do recurso, de acordo com a publicação.

A discussão sobre abrir mão da ação cautelar que pede a soltura do ex-presidente envolveu, além dos advogados criminais, a banca que atua na esfera eleitoral, complementa a coluna.

As informações são da Coluna Painel de Daniela Lima na Folha de S.Paulo


Vaticano modifica catecismo e declara que pena de morte é inadmissível

Igreja católica se comprometeu a combater essa prática em todo o mundo.

Papa Francisco aprovou a modificação do Catecismo da Igreja Católica para declarar "inadmissível" a pena de morte em todas as circunstâncias e indicou o compromisso da instituição em encorajar sua abolição no mundo todo, informou o Vaticano nesta quinta-feira (2). Até então, essa prática era aceita em casos raros.

O Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal Luís Ladaria, encontrou-se com o pontífice, em maio, ocasião em que a nova redação do artigo 2267 do catecismo foi aprovada.

“Durante muito tempo, o recurso à pena de morte, por parte da legítima autoridade, era considerada, depois de um processo regular, como uma resposta adequada à gravidade de alguns delitos e um meio aceitável, ainda que extremo, para a tutela do bem comum”, diz o texto.

O artigo afirma que difundiu-se "uma nova compreensão do sentido das sanções penais por parte do Estado" e foram desenvolvidos sistemas de detenção mais eficazes, que "garantem a indispensável defesa dos cidadãos, sem tirar, ao mesmo tempo e definitivamente, a possibilidade do réu de se redimir".


Semana Burle Marx: sábado (4) tem oficina gratuita de horta urbana no Museu da Cidade do Recife


O Museu da Cidade do Recife promove, neste sábado (4), uma oficina gratuita de horta urbana, feita com a utilização de materiais recicláveis. A ação faz parte da Semana Burle Marx, que homenageia o paisagista brasileiro no mês do seu aniversário.

São 20 vagas e crianças e adultos podem participar da atividade, que começa a partir das 14h e deve durar duas horas e meia. A facilitadora, Rosa Campello, vai ensinar aos visitantes como cultivar frutas e hortaliças na própria casa, em pomares criados a partir de garrafas de plástico e embalagens de papelão.

O propósito da oficina é despertar nos participantes consciência ecológica e amor pelo meio ambiente, já que a reutilização de materiais recicláveis na fabricação de hortas urbanas ajuda a reduzir a produção de lixo que polui rios e mares.


Paulo Câmara recebe o apoio do PPL


Durante o anúncio, presidente da legenda, Edna Costa, enalteceu a seriedade e compromisso do gestor socialista com o desenvolvimento de Pernambuco (Foto: Roberto Pereira Jr)

O governador Paulo Câmara (PSB) recebeu, no início da tarde desta quarta-feira (01), a confirmação do apoio de mais um partido ao projeto da Frente Popular. Acompanhada de membros da Executiva estadual do PPL, a presidente Edna Costa (PPL) anunciou o apoio do Partido da Pátria Livre à reeleição de Paulo. A dirigente destacou que Pernambuco precisa continuar avançando.

“Nós apoiamos Paulo Câmara porque ele é melhor candidato, o mais preparado. Um bom administrador a gente conhece quando tem crise. O País está mergulhado numa crise e ele conseguiu pagar em dias os funcionários e conseguiu tocar o Estado. Então mostra que ele é a melhor pessoa. O estado de Pernambuco sempre foi o Leão do Norte e ele conseguiu manter esse espírito vivo. É o mais competente e o melhor candidato”, disse Edna Costa, acompanhada dos correligionários Ana Nazareth, Jessé dos Santos, Ivonete de Melo, Mário Rodrigues, Assis Gonzaga e Victor Santana.