sexta-feira, 24 de maio de 2019

Petrolândia tem unidade da Rede SAF inaugurada nesta sexta-feira (24), no centro da cidade



Clebel Cordeiro - diretor proprietário da Rede SAF


Foi inaugurada em Petrolândia nesta sexta-feira (24), uma nova unidade da Rede SAF, plano que reúne assistência funeral e diversos outros benefícios aos seus segurados. Há 24 anos no mercado, a empresa está presente com filial em Salgueiro, no Sertão Central de Pernambuco, e em 94 outras cidades. Clebel Cordeiro, proprietário do empreendimento, faz questão de dizer que o proprietário são os clientes" (veja entrevista concedida a Assis Ramalho, abaixo desta matéria). Estiveram presentes também, entre outros funcionários, o Diretor do Grupo Geraldo Neto, e o Diretor Regional Ivanildo.

A inauguração, conduzida pela apresentação do radialista e blogueiro pauloafonsino Ozildo Alves, foi prestigiada por empresários petrolandenses, políticos, amigos e por populares. A bênção ao novo estabelecimento foi feita pelo Padre Luciano Aguiar, da Diocese de Floresta.

O Plano SAF existe há duas décadas e foi criado para dar apoio, conforto e atenção às famílias enlutadas, conduzindo detalhes práticos e burocráticos em momentos delicados, O conceito SAF é estar presente na vida das famílias não só nos momentos difíceis, mas também nos mais felizes.

Com grandes e contínuos investimentos em estrutura e equipamentos, formação de pessoal, apoio a eventos da comunidade e parcerias que oferecem diversas vantagens aos usuários o plano SAF tem conquistado prestígio e confiança de milhares de associados, o que permite à Rede SAF comemorar anos de liderança de mercado e de valorização da vida. Todas as conquistas foram concretizadas pela determinação e visão empreendedora da direção do plano, pelo empenho dos colaboradores e parcerias com conveniados. Paras proporcionar mais conforto aos associados do SAF, foram projetadas novas lojas, amplas e modernas. O número de representantes e filiais foi ampliado consideravelmente e todos os funcionários foram treinados.

No vídeo abaixo, momento da cerimônia do corte da fita, pronunciamento e entrevista concedida pelo diretor proprietário Clebel Cordeiro a reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia, na inauguração do estabelecimento situado na Avenida Manoel Borba, em frente à Delgado Construções, no centro comercial de Petrolândia.

Veja mais fotos>Unidade da Rede SAF é inaugurada em Petrolândia

A Rede SAF é nova parceria comercial do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia.
Ver abaixo, vídeo e fotos

























O evento foi apresentado pelo blogueiro e radialista Ozildo Alves, de Paulo Afonso-BA 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho e Cláudia (Provida)


Governadores cobram da União 30% do FNE para os Estados


Solicitação da liberação de 30% do fundo para investimentos em infraestrutura foi o principal pleito dos gestores durante a reunião do conselho da Sudene (Foto: Hélia Scheppa/SEI)

O governador Paulo Câmara se uniu aos demais governadores dos Estados do Nordeste e o de Minas Gerais, nesta sexta-feira (24.05), no Recife, para cobrar do Governo Federal soluções para o desenvolvimento e combate às desigualdades na região. Na presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, a 25ª reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) teve como principal pleito a destinação de 30% do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para região, e que esse repasse também possa ser feito para os Estados que possuem rating C, ou abaixo disso. Ambas as prioridades foram acordadas pelos governadores em reunião prévia, na manhã de hoje, no Palácio do Campo das Princesas.

“O mais importante desse encontro foi que nós conseguimos colocar a proposta de destinação de 30% do FNE para a captação dos Estados, para que esses recursos sejam aplicados em infraestrutura, possibilitando que novos investimentos cheguem ao Nordeste e façam com que a gente tenha menos desemprego e retome o crescimento. Essa é a nossa missão: combater as desigualdades e promover o equilíbrio regional necessário para um país mais justo. Porque apesar de avanços recentes, ainda convivemos com flagelos como a seca, a falta de oportunidades e instabilidade econômica”, destacou Paulo Câmara.

Márcio Stefanni assume direção do ProRural


O advogado e funcionário de carreira do BNDES Márcio Stefanni, 41 anos, assume o ProRural (Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado. Na direção-geral do ProRural, ele terá a missão de tocar o projeto Pernambuco Rural Sustentável, financiado pelo Banco Mundial.

Márcio Stefanni entrou no Governo de Pernambuco em 2011, na segunda gestão Eduardo Campos, como diretor da AD/Diper, tendo ocupado ainda os cargos de secretário de Desenvolvimento Econômico e Presidente de Suape. No primeiro mandato do governador Paulo Câmara, Stefanni foi secretário da Fazenda, secretário de Planejamento e secretário de Turismo.




Paulo Afonso e região perde ‘Enoque do Acordeon’, falecido nesta sexta-feira (24)


Faleceu nesta sexta-feira (24), às 5:20 da manhã, na Paraíba, um dos maiores sanfoneiros do Brasil, Enoque do Acordeon, comparado com Sivuca, Dominguinhos e Osvaldinho. Apaixonado por Paulo Afonso onde viveu a maior parte de sua vida, Enoque teve que deixar a cidade há alguns meses para se submeter a um árduo tratamento de câncer.

Depois de tanto lutar pela vida, nesta madrugada Enoque descansou. O corpo será transladado da Paraíba e deve chegar a Paulo Afonso nas próximas horas.

“Fiquem certos, eu sou o presidente de todos vocês”, diz Bolsonaro em Petrolina

Jair Bolsonaro e Miguel Coelho. (Foto: Ascom PMP/Divulgação)

Prefeito de petrolina Miguel Coelho presenteou o presidente durante a cerimônia. - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Petrolina
Bolsonaro chegou em Petrolina, na tarde desta sexta (24) para inaugurar habitacional - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Petrolina

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) aproveitou seu discurso durante a inauguração de um residencial do ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Petrolina, na tarde de hoje (24), para reforçar que o Nordeste é prioridade para seu governo.

“Povo trabalhador de Pernambuco, muito obrigado pela confiança. Fiquem certos, eu sou o presidente de todos vocês”, afirmou, dizendo que o país é uma só região. “Eu não estou no Nordeste, estou no Brasil. O Brasil é uma só região.”

“Deixemos de lado essas promessas vazias. Não é fácil fazer a coisa certa na politica, mas vamos seguir esse objetivo”, ressaltou o presidente da República.

Por Blog do Carlos Brito
Folha de Pernambuco

Presidente Bolsonaro inaugura residencial pelo Minha Casa Minha Vida em Petrolina durante primeira visita ao Nordeste

Presidente Bolsonaro inaugura residencial pelo Minha Casa Minha Vida em Petrolina durante visita ao Nordeste. — Foto: Juliane Peixinho

O presidente Jair Bolsonaro inaugurou na tarde desta sexta-feira (24) o residencial Morada Nova, pelo Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Mais de 1.800 pessoas serão beneficiadas com a entrega das 472 unidades habitacionais. Na sua primeira visita ao Nordeste, Bolsonaro ressaltou que o Brasil é uma só região.

"Quando completei 35 anos, meu pai teve sua casa própria, eu vi o semblante dele e alegria de um momento como este. Nós chegamos, sabemos da enorme responsabilidade que temos pela frente. Sabíamos a verdade que o Brasil atravessava na crise moral e econômica. Sabia do potencial que temos. É de um potencial muito maior desse povo maravilhoso que não desiste nunca. Hoje estou no Nordeste, estou no Brasil, estou no Brasil. O Brasil é uma só região, o Brasil um povo, uma só raça, o Brasil é uma só raça. Nós chegamos pra mudar o destino do nosso Brasil, deixou de lado o populismo, as promessas, sempre ao lado da verdade e de Deus buscarei esse objetivo".

O evento contou com a presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara; do senador Fernando Bezerra Coelho; do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães e do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho que presenteou Bolsonaro com uma cesta de produtos regionais.

O empreendimento que recebeu o investimento de R$ 47,2 milhões é destinado a famílias com renda de até R$ 2,6 mil. As obras começaram em julho de 2017, durante o governo do presidente Michel Temer (MDB).

Por Juliane Peixinho/G1

Petrolândia: Fiscalização em serviços executados pela prefeitura é realizada pelos vereadores Dedé de França, Nilson Pescador, Delano Santos e Sílvio Rogério



Na manhã desta sexta-feira (24) os vereadores Dedé de França, Nilson Pescador, Delano Santos e Sílvio Rogério fizeram fiscalização em serviços executados pelo município. Em relação à patrulha mecanizada verificou-se que as máquinas estão trabalhando normalmente na área rural e urbana com serviços de melhoria de estradas vicinais, vias para pavimentação, Orla Fluvial, entre outros.

Em relação ao abastecimento de água para consumo humano dos moradores da área rural, o grupo de vereadores recebeu a informação do encarregado do setor na Prefeitura, Sr. Walterny Fonseca, que todas as estações estão limpas, já receberam algumas melhorias e que está programada para a próxima semana a instalação de novos equipamentos para cloração mais eficiente da água em todas as comunidades. "Por determinação da prefeita Jane Souza estamos fazendo o que é de competência do município e em seguida passaremos para a segunda etapa, que é a conscientização da população para o uso consciente da água potável", afirma o Técnico Walterny.

Deputado Eriberto Medeiros indica redução no custo para reemissão da carteira de identidade


Foto: Roberto Soares/Alepe

O deputado Eriberto Medeiros (PP), presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, cobrou do Governo do Estado a adoção de novos critérios para reemissão de carteiras de identidade, pelo Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB). Em pronunciamento na Reunião Plenária, Eriberto avaliou como excessiva a cobrança de R$ 90,51 para a aquisição da quarta via do documento, frisando o impacto que esse valor tem na renda dos mais pobres.

Na avaliação do parlamentar, os valores de reemissão deveriam ser padronizados. “Não acho adequado existir segunda, terceira, quarta via, e assim por diante. Tudo deveria ser considerado segunda via, com o mesmo custo”, declarou. A distinção dos valores está elencada na Lei Estadual nº 7.550/1977, corrigidos anualmente pela inflação.

Rodrigo Novaes reuniu-se com secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, e o deputado estadual José Queiroz para discutir as tratativas do Aeroporto de Caruaru

O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, secretrario de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, e o deputado estadual José Queiroz (Foto: Guga Matos)

O secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, recebeu em seu gabinete, o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, e o deputado estadual José Queiroz. Os três debateram as próximas etapas de trabalho sobre o Aeroporto de Caruaru. Novaes agendará encontro com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, para tratar do assunto e também colocará o tema em debate na Espanha, quando se reunirá com representantes da Aena Desarrollo Internacional, empresa que ganhou a licitação para administrar e investir em vários aeródromos. 

A Aena é líder mundial no controle de aeroportos e anunciou que o Aeroporto Internacional do Recife funcionará como base para as outras operações do bloco Nordeste, gerido pela empresa. O bloco é composto também pelos aeroportos de Maceió (AL), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB) e Campina Grande (PB).

Setur-PE

BNB terá mais R$ 4 bilhões do FNE para aplicar na Região

Parte do recurso compõe nova linha de crédito: FNE Crediamigo

Durante a 25ª reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, na manhã desta sexta-feira (24), em Recife, com a presença do presidente da República Jair Bolsonaro, o ministro do Desenvolvimento Regional Gustavo Canuto anunciou o aporte de mais R$ 4 bilhões para o orçamento do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), operado exclusivamente pelo Banco do Nordeste.

Com o reforço, a região Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo passam a contar com R$ 27,7 bilhões do Fundo destinados este ano pelo BNB a impulsionar o desenvolvimento de sua área de atuação, por meio de financiamentos a negócios de todos os portes e segmentos, além de projetos de infraestrutura. O ministro Gustavo Canuto realçou que os recursos são oriundos de reembolsos de financiamentos do Banco e destacou a eficiência administrativa da empresa, com mais de 100% de aplicação adicional no ano em 2018 em relação a 2017.

Justiça bloqueia R$ 3,5 bi do MDB, do PSB e de políticos alvos da Lava-Jato

Deputado Eduardo da Fonte é um dos políticos que teve os bens bloqueados(foto: Gabriela Korossy/Camara dos Deputados)

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) determinou o bloqueio de R$ 3,5 bilhões do MDB, PSB e de políticos ligados às legendas. A decisão ocorreu no âmbito de uma investigação que apura desvios na Petrobras. 

A determinação judicial foi divulgada, nesta sexta-feira (24/5), pelo Ministério Público Federal e ocorreu no âmbito da operação Lava-Jato. Entre os acusados estão os senadores Valdir Raupp (MDB-RO), Eduardo da Fonte (PP-PE) e Fernando Bezerra (MDB-PE), que atualmente é líder do governo no Senado.

Laboratório de Economia Circular é lançado em Belém do São Francisco

Em parceria da CESVASF, Projeto Circularis e Instituto InterCidadania, o laboratório CircuLAB, vai reunir conhecimentos, inovações e vocações da região para desenvolver cadeias produtivas de reciclagem, incentivar indústrias verdes e fortalecer a BioEconomia da Caatinga

Nesta sexta-feira (24/5), no Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – Cesvasf está sendo lançado um pioneiro laboratório de inovação para Economia Circular no sertão. O CircuLAB visa desenvolver soluções sustentáveis para os resíduos sólidos da região, unindo conhecimentos multidisciplinares, criatividade, novos modelos de negócios e a plataforma Circularis - Rede Digital para gestão de Resíduos Recicláveis.

O lançamento é feito durante o I simpósio de Meio Ambiente do CESVASF, que ocorre nesta sexta e sábado (24 e 25/5), em Belém do São Francisco, no sertão pernambucano. A programação contempla minicursos, palestras, exposição e trilha ecológica.

Gestores do Iterpe realizam pactuação de metas das ações 2019

Foto: Mirthis Novaes/Comunicação Iterpe

O presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Altair Correia, e sua equipe, vem pactuando e monitorando metas do órgão junto com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), visando alcançar resultados significativos na regularização fundiária e aquisição de terras no meio rural. A reunião, realizada nesta quarta-feira (22), por meio do Monitoramento Estratégico do Governo do Estado, contribuiu para reajustar o pacto de metas.

A reunião facilitou o processo de atualização de informações das ações do Iterpe e na repactuação das metas de gestão visando otimizar os recursos. O monitoramento, coordenado pela Seplag com acompanhamento sistemático pelo governador Paulo Câmara, tem como objetivo acompanhar as ações dos órgãos de forma individualizada.

Cavalgada à Pedra do Reino celebra cultura popular no Sertão pernambucano

Festa em São José do Belmonte conta com apoio do Governo de Pernambuco (Foto: Costa Neto/Secult-PE)

Uma das grandes inspirações do Movimento Armorial, a 27ª edição da Cavalgada à Pedra do Reino encanta a população pernambucana até o próximo domingo (26) com uma tradicional programação lúdica e religiosa. A iniciativa conta com apoio do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secult-PE/Fundarpe e Setur/Empetur, e é uma realização da Associação Cultural da Pedra do Reino, em parceria com a Prefeitura de São José do Belmonte. Todas as atividades são gratuitas.

Um dos destaques da programação será a missa de abertura, no Sítio da Pedra do Reino, em homenagem aos mortos no Movimento Sebastianista da Pedra do Reino. Outra atração são duas exposições em cartaz: “Mostra de Artes Sobre a Pedra do Reino” e “A Pedra do Reino e o Sebastianismo na Chapada do Araripe”, com curadoria de Alemberg Quindins.

Audiência Pública em conjunto entre Alepe e Câmara Federal discute impactos da Reforma da Previdência na vida das mulheres


A Reforma da Previdência de Bolsonaro e como esse projeto afetará negativamente a vida das mulheres brasileiras será tema de uma audiência pública na próxima segunda-feira (27), a partir das 9h, no Auditório Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O evento será realizado no âmbito da Comissão Especial sobre a Reforma da Previdência da Alepe em conjunto com a Subcomissão Especial de Seguridade da Mulher da Câmara dos Deputados e está sendo chamado pela deputada estadual Teresa Leitão (PT) e pela deputada federal Marília Arraes (PT), membros das respectivas comissões no parlamento estadual e federal.

Caso a proposta seja aprovada, as mulheres só poderão se aposentar aos 62 anos e com o mínimo de 20 anos de contribuição. As mulheres também serão prejudicadas em relação ao tempo de contribuição para o recebimento da aposentadoria integral. Com o projeto de Bolsonaro, o aumento irá de 30 para 40 anos de contribuição. “O que essa Reforma defende é o fim da aposentadoria dos brasileiros e, principalmente, acabar com a vida de todas as mulheres brasileiras”, afirmou a vice-líder do PT na Câmara, Marília Arraes.

Etapa Petrolina do Circuito de Negócios Agro Banco do Brasil 2019 acontece no dia 4 de junho



O Circuito de Negócios Agro promoverá encontros com produtores rurais, assistências técnicas, gerentes de relacionamento, agentes de crédito rural, revendas, associações e demais parceiros, para divulgar os produtos e serviços do BB, aumentar o resultado em regiões com potencial de realização de negócios e expansão da agropecuária.

Os eventos ocorrerão em mais de 60 municípios e serão realizados em 16 estados do Brasil, em Pernambuco o Circuito Agro acontecerá em Petrolina. Mas não para por aí! O BB traz uma grande novidade: a Carreta Agro. Criada para percorrer todo o país, atendendo desde o pequeno ao grande produtor, a carreta tem como foco principal reforçar a proximidade do BB com seus clientes e gerar mais negócios.

Alepe e Tribunal de Contas do Estado firmam acordo na área de ensino



A Assembleia Legislativa firmou um acordo de cooperação, nesta quarta (22), com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). O texto prevê o compartilhamento de vagas em cursos ofertados pelas instituições, com o objetivo promover a capacitação e disseminação de boas práticas.

A parceria foi formalizada pela manhã, na sede da corte de contas, na presença do presidente da Assembleia, Eriberto Medeiros (PP), do presidente do TCE, Marcos Loreto, do superintendente da Escola do Legislativo (Elepe), José Humberto Cavalcanti, e do diretor da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães (ECPBG), conselheiro Ranilson Ramos.

Em Pernambuco, Bolsonaro apela sobre Previdência e diz que fará o possível para ajudar o Nordeste “Faremos o possível para ajudar o nosso querido Nordeste”


“Faremos o possível para ajudar o nosso querido Nordeste”, declarou Bolsonaro em evento com os governadores na manhã desta sexta-feira, no Instituto Ricardo Brennand, na Várzea. Na ocasião, o presidente deve lançar o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), elaborado pela primeira vez no âmbito da Sudene.

Após visitar o Museu das Armas e assistir o concerto da Orquestra Cidadã, o presidente chegou à mesa de reunião por volta das 10h45. Compareceram os governadores Flávio Dino (PCdoB-MA), Wellington Dias (PT-PI), Camilo Santana (PT-CE), Fátima Bezerra (PT-RN), João Azevedo (PSB-PB), Paulo Câmara (PSB-PE), Renan Filho (MDB-AL), Rui Costa (PT-BA) e Romeu Zema (NOVO - MG).

O superintendente da Sudene, Mário Gordilho, abriu a reunião defendendo um reposicionamento da agenda do Nordeste. “Os atuais modelos de desenvolvimento se mostram insuficientes. Buscamos, com isso, colocar a Sudene no seu lugar institucional de ser protagonista das ações do Nordeste em benefício do povo”, esclareceu. Sobre o plano de desenvolvimento, ele definiu como uma “instrumento de urgência imediata de 2020 a 2023”.

Com o discurso alinhado, o governador Paulo Câmara (PSB) também ressaltou a necessidade de um olhar diferenciado para a região. “Ainda convivemos com flagelos: a seca, a estrutura insuficiente e a instabilidade econômica [...] Precisamos seguir reparando erros e potencializando acertos. Tenho convicção plena da parte que cabe ao povo ele o fará. E a nossa, também faremos.”

No seu momento de fala, Bolsonaro exaltou a satisfação de voltar ao Recife como presidente e defendeu um projeto de distribuição de renda justa. “O projeto Bolsa Família não é meu, vem lá de trás. Mas nós criamos o 13º do Bolsa Família para ajudar a população. Precisamos trazer mais que benefícios, precisamos trazer justiça para a região”. Trazendo a pauta da Previdência à tona, ele fez um apelo aos governadores presentes: "Sem a reforma, não poderemos colocar talvez parte do que estamos acertando em fazer aqui", disse.

A expectativa era que o chefe do executivo anunciasse um acréscimo de R$ 2,1 bilhões ao Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste para ser usado em obras de infraestrutura. Até o momento, não foi confirmado.

Manifestações

Manifestantes pró-Bolsonaro e oposição se concentram no lado de fora do Instituto Ricardo Brennand, na Várzea. O Gati e a Polícia Militar também estão no local.

Agenda

À tarde, Bolsonaro estará em Petrolina, onde irá inaugurar um conjunto residencial, uma obra iniciada em julho de 2017, durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB).

O empreendimento tem 472 unidades e custou cerca de R$ 43 milhões, nas suas duas fases de execução. O conjunto residencial Morada Nova foi financiado pela Caixa Econômica Federal, com recursos do FGTS e faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida. Na cidade, Bolsonaro será recepcionado pelo senador Fernando Bezerra Coelho, líder do governo no Senado, e pelo prefeito do município, Miguel Coelho (sem partido).

Por Diário de Pernambuco

Petrolândia: Maria Fumaça divulga a agenda musical para fazer seu fim de semana cada vez melhor


O Bar e Restaurante Maria Fumaça, fazendo cada vez melhor na avenida da Orla Fluvial de Petrolândia, divulgou a agenda de apresentações musicais deste final de semana; confira!

Sexta-feira (24): Rogger Olímpio  (21h00)
Sábado (25): Keven Vip & Natália Rocha (ex-banda Karisma)
Domingo (26): Edy Ferreira (13h00) e Eduardo Barbosa & Forró Estilizado  (17h00)

Maria Fumaça, o point da culinária regional e programação musical na Orla Fluvial de Petrolândia. Contato: 87 3851-0376 Acompanhe no Instagram @mariafumaca.oficial

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Maria Fumaça

Cães e gatos também passam pela adolescência, explica especialista



Acredite: animais também têm adolescência e podem passar por essa fase difícil com rebeldia. Preguiça, desobediência e desejo de liberdade são algumas das características desse período após a infância para as crianças, porém, cães e gatos também apresentam os mesmos sintomas. O médico veterinário Cleiton Rupolo, especialista da Nutrire – indústria de alimentos de alta performance para pets, explica o que ocorre nessa fase e de que forma os tutores devem agir para garantir bem-estar ao animal.

Cães

Tal e qual acontece com as crianças, os cães também saem da infância para aquela mais conhecida como “fase da rebeldia”. Além das mudanças físicas, alterações comportamentais acontecem e saber como lidar nesse período é muito importante. “A adolescência de um cão surge no começo dos seis meses de idade e vai até os 18 meses, no máximo. A produção maior de hormônios acarreta nas mudanças de interesses e podem complicar a relação dos pets com seus tutores”, explica. Mas, afeto e determinação vão auxiliar a passar essa etapa de forma tranquila e feliz com seu pet.

CPRH realiza visita técnica e nova consulta pública sobre Plano Ambiental no Sertão

Material coletado em sítios arqueológicos será encaminhado à Fundação Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato (PI), para análise (Fotos: Divulgação/CPRH)

O presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Djalma Paes, e a equipe técnica de Unidades de Conservação, Educação Ambiental e do Núcleo de Avaliação de Impacto Ambiental (NAIA) do órgão realizaram, na manhã da quarta-feira (22), uma visita técnica a obras do Ramal do Agreste, Trecho VII do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), no Sertão do Estado. A equipe conheceu mais detalhes das obras, em vários trechos, entre eles dois dos 27 sítios arqueológicos – o do sítio Milharal e do Riacho dos Negros, localizados entre os municípios de Sertânia e Arcoverde.

No local foram encontradas ferramentas como pedra de lâmina de machado polido, além de 16 blocos com gravuras. Todo o material coletado será encaminhado para a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), em São Raimundo Nonato, Piauí, para análise mais detalhada. Também foram apresentados os detalhes do andamento da obra do Reservatório Negros, em Sertânia, que tem prazo final de conclusão previsto para fevereiro de 2021.