domingo, 22 de março de 2015

Exposição homenageia o artista Abelardo da Hora, em São Paulo

Artista pernambucano Abelardo da Hora faleceu em 2014

Esculturas, desenhos e pinturas, em um total de 101 obras, formam a exposição de Abelardo da Hora em cartaz na Caixa Cultural, centro da capital paulista. “Esta exposição quer contá-lo como personagem completo: educador por excelência, desenhista, pintor, gravador”, ressalta o curador Renato Magalhães Gouveia sobre a mostra do artista, que morreu em setembro de 2014, aos 90 anos.

Entre os destaques estão as esculturas em bronze, como Menino de Mocambo e A Fome e o Brado. Ambas têm o tema da denúncia social, uma das marcas do trabalho do artista. Foi essa veia política que fez com que Abelardo fosse perseguido durante o período da ditadura militar. Integrante do então clandestino Partido Comunista, o artista contava que havia sido preso mais de 70 vezes.

Também está presente a série de 22 desenhos Meninos do Recife. Figuras de aspecto sofrido que engraxam sapatos, esmolam e dormem ao relento integram os desenhos. “Habitantes desse pântano sem escrituras, sem títulos. Submetidos ao ócio que gera a fome e o vício. E um calendário implacável de misérias e imprevistos”, definiu o artista em seu poema que dá nome a coleção desenhos.

Projeto de Humberto Costa prevê prisão e multa para trote vexatório


Foto: Alessandro Dantas/Liderança do PT no Senado


Na tentativa de pôr um fim aos trotes estudantis vexatórios promovidos em instituições de ensino superior do país, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), apresentou, esta semana, uma proposta que tornará o trote vexatório uma contravenção penal.
O projeto, que será apreciado por senadores e deputados e seguirá para a sanção da Presidência da República caso seja aprovado, prevê prisão de vinte dias a dois meses ou pagamento de multa de R$ 2 mil a R$ 10 mil para quem cometer o ato.

O texto (PLS nº 117/2015) estabelece que são proibidas as atividades de recepção de novos alunos em instituições de ensino superior que “atentem contra sua integridade física, moral ou psicológica; imponham-lhes constrangimento; obriguem a prática de atos vexatórios ou humilhantes e impliquem pedido de doação de bens, dinheiro ou prestação de serviços pelos novos alunos”. 

De acordo com o projeto, a instituição que verificar a ocorrência das situações previstas, ainda que sejam realizadas fora das suas dependências, será responsável por instaurar processo disciplinar e acionar a polícia competente para instauração do inquérito policial.
Humberto explica que o processo disciplinar será regido por regras de procedimento da entidade de ensino, assegurados o contraditório e a ampla defesa, e poderá resultar em sanções como suspensão de um a seis meses ou expulsão. 

“Antes do início do período letivo, a universidade terá de constituir uma comissão integrada por professores e estudantes que estabelecerá um calendário de atividades e eventos destinados à recepção de novos alunos”, afirma o parlamentar. 

Morre o ator Cláudio Marzo aos 74 anos


O ator Cláudio Marzo morreu nesta madrugada (22), aos 74 anos, no Rio de Janeiro. Ele enfrentava complicações causadas por uma enfisema pulmonar e pneumonia e estava internado no Centro de Tratamento Intensivo da Clínica São Vicente, na Gávea, desde o início do mês. Segundo o médico da clínica João Manuel Pedroso, o quadro de pneumonia agravou-se e Marzo faleceu às 5h39.

O ator já havia sido internado no hospital entre os dia 8 e15 de fevereiro e em outras ocasiões no ano passado por problemas respiratórios. Claudio Marzo começou a carreira na TV Tupi em São Paulo no início da década de 1960. Foi do grupo Teatro Oficina, onde estudou o método Stanislawsky. Na TV Globo fez novelas de sucesso como Irmãos Coragem, de Janete Clair, Eu Compro essa Mulher e Carinhoso, com a atriz Regina Duarte, com quem fez par romântico em várias novelas.

Na extinta TV Manchete, ele fez a novela Pantanal, de Benedito Ruy Barbosa, em que interpretou três papéis diferentes. No cinema, ele participou de mais de 30 filmes, entre eles O Xangô de Baker Street, A Dama do Lotação e O Homem Nu.

O último trabalho de Marzo foi em 2008, no seriado Guerra e Paz da TV Globo, em que interpretou o capitão Guerra. Cláudio Marzo deixou esposa e três filhos de casamentos anteriores com as atrizes Beth Faria, Denise Dumont e Xuxa Lopes.

Agência Brasil

Em Arcoverde, Danilo Cabral critica falta de diálogo do Governo Federal

Danilo Cabral (Foto: Samara Arcoverde)

Durante a abertura do seminário Todos por Pernambuco, em Arcoverde, no sertão do Moxotó, o secretário de Planejamento e Gestão e deputado Federal licenciado, Danilo Cabral, aproveitou a platéia de mais de 1 mil pessoas para alfinetar o Governo federal. Ele defendeu a apuração de todos os indícios de corrupção e criticou o posicionamento do Palácio do Planalto diante das crises política e ética.

“Aqui não tem gente que está se escondendo da crise, que enterrou a cabeça no chão e deixou de conversar com o povo. Ou você escuta o povo fazendo um governo aberto de forma organizada, abrindo canal de diálogo com transparência ou você escuta a voz do povo nas ruas, como a gente tem visto”, discursou, lembrando que o Brasil vive um momento desafiador marcado pela falta de diálogo, de unidade e, sobretudo, de um estadista capaz de construir um consenso, fazendo referência ao ex-governador Eduardo Campos.

Para o secretário, o Todos por Pernambuco é um símbolo para Pernambuco e para o Brasil porque mostra que é importante construir caminhos juntos com o povo. “Não é só a reafirmação do compromisso, mas a oportunidade de sentar com o governador (Paulo Câmara) mais votado do Brasil, que tão logo assumiu o governo voltou pra conversar com a população”, defendeu Cabral.

O cenário de recessão, a crise energética e hídrica também foram temas citados por Danilo como desafios que precisam ser enfrentados em num debate conjunto entre o Governo Federal e os estados “É um momento desafiador para todo mundo. A inflação está voltando. Estamos vemos a subida dos preços da energia e do combustível e o desemprego aumentando. Há quatro anos o nosso Nordeste e nosso Pernambuco vivem a dureza da estiagem que massacra o mundo rural e o Governo Federal não chega junto para ajudar”, disparou.

Samara Arcoverde

São José do Egito: MPPE recomenda observância de exigências legais para registro de lotes urbanos

Loteamentos devem contar com infraestrutura básica, como energia, água e esgoto, além do licenciamento ambiental (Foto: Thais Rafaella)

Após confirmar, por meio de várias audiências públicas e denúncias de cidadãos, a existência de loteamentos na entrada da cidade de São José do Egito (Sertão do Pajeú) que, a despeito de não contarem com infraestrutura básica, como ligação às redes de energia elétrica, água e esgoto, exibem placas com a logomarca do município e a expressão loteamento regularizado, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao oficial do Registro de Imóveis da Comarca de São José do Egito zelar pelo cumprimento das exigências legais no processo de registro de lotes urbanos.

Segundo o promotor de Justiça Aurinilton Leão Carlos Sobrinho, a finalidade da recomendação expedida pelo MPPE é assegurar que o responsável pelo Registro de Imóveis observe, quando do licenciamento e registro de lotes urbanos, as normas previstas na Lei de Uso e Parcelamento do Solo Urbano (Lei Federal nº 6.766/79), no Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/01), no Plano Diretor do município e na Lei Estadual nº 12.916/05, que dispõe sobre o licenciamento ambiental e as infrações administrativas ambientais.

Dessa maneira, o MPPE recomendou ainda que o oficial proceda ao registro imobiliário somente com a devida comprovação do licenciamento ambiental e do cumprimento das normas legais referentes à área de loteamento urbano. A própria Lei nº 6.766/79 prevê, caso sejam efetuados registros em desacordo com a legislação, a penalização do oficial do Registro de Imóveis com multa em valor dez vezes superior aos emolumentos cobrados, sem prejuízo de outras sanções administrativas e/ou penais cabíveis.

“A inobservância das normas legais disciplinadoras da ordem urbanística implica crescimento urbano desordenado e distorcido, com franco prejuízo ao cumprimento das funções sociais da cidade e ofensa à integridade do meio ambiente”, fundamentou o promotor Aurinilton Leão.

Ele destacou ainda que, em defesa do princípio da prevalência do interesse público, o município pode empregar o poder de polícia para garantir o uso adequado de áreas e equipamentos públicos, mesmo que dentro de loteamentos particulares, com o intuito de evitar lesões ao padrão de desenvolvimento urbano definido no Plano Diretor.

MPPE

Fernando Bezerra Coelho articula Audiência Pública do Senado em Petrolina para discutir fruticultura irrigada

Foto: Divulgação PSB

O Senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) articulou para que a comissão de Agricultura do Senado agendasse, para o dia 10 de abril, uma audiência pública em Petrolina, em que será discutido o problema da estiagem no Vale do São Francisco. O Senador fez um pronunciamento sobre o tema no dia 6 de março, na Tribuna do Senado. Na ocasião, ele chamou a atenção do Governo Federal e apresentou uma pauta de reivindicações entregue pelos produtores da região, que prevê medidas como a suspensão do plantio de novas áreas internas e externas nos perímetros irrigados, a aquisição de equipamentos de bombas flutuantes para bombeamento subsidiários, obras estruturais nos canais de chamada que permitam plena captação do sistema de bombeamento, a retirada da tarifa bandeira vermelha dos consumidores, cuja energia se destina a irrigação de áreas localizadas na região do semiárido nordestino.

“Temos 94% dos empreendimentos de irrigação no Vale do São Francisco compostos por pequenos produtores, com até 20 hectares de terra plantados. Se não tivermos ações do Governo Federal para minimizar os efeitos da estiagem, o setor será gravemente atingido, gerando muito desemprego”, disse o Senador. No final da semana passada ele levou a questão ao Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, que garantiu empenho para a produção no Vale do São Francisco e confirmou a participação de representantes do Ministério na audiência pública.

Papa pede à comunidade internacional que proteja o acesso de todos à água


O papa Francisco apelou hoje (22) à comunidade internacional para que proteja a água e garanta o acesso universal a este bem. "A água é o elemento mais essencial à vida e da nossa capacidade de salvaguardá-la e de partilhá-la depende o futuro da humanidade", disse, no Dia Mundial da Água.

O bispo de Roma fez essas declarações a partir da janela do Palácio Apostólico do Vaticano, durante a Oração do Angelus. "Exorto, portanto, a comunidade internacional que esteja vigilante para que as águas do planeta estejam adequadamente protegidas e que ninguém seja excluído ou discriminado do uso deste bem, que é um bem comum por excelência", acrescentou.

Agência Lusa/Agência Brasil

Miguel Coelho comemora concurso para professores da UPE

Foto: Divulgação PSB

Após solicitar no mês passado a realização de concurso público para contratação de professores para a Universidade de Pernambuco (UPE) de Petrolina, o deputado estadual Miguel Coelho (PSB) comemorou o lançamento do edital público para o certame. Neste sábado (21), o governador Paulo Câmara assinou, em Arcoverde, decreto para a realização de concurso que preencherá 54 de um total de 280 vagas para a unidade de ensino.

Miguel já havia ​participado​, na semana passada, de uma reunião do governador com representantes da UPE Petrolina. Após o encontro, Paulo Câmara se comprometeu a dar uma solução rápida para a falta de professores no campus sertanejo. “Ficamos muitos felizes em ver um pedido tão importante que fizemos para a nossa cidade ser atendido em tão pouco tempo pelo governador Paulo Câmara. Além da realização do concurso que irá preencherá a carência de docentes, o governador assinou decreto contratando imediatamente 20 professores. É a prova de que este Governo prioriza a educação”, destacou o deputado.

A previsão de lançamento do edital de preenchimento das 54 vagas é de 15 dias. Elas serão distribuídas da seguinte forma: Petrolina (20), Garanhuns (14), Serra Talhada (9), Arcoverde (4) e Recife (7).

Agência Brasil

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa

   


Neste domingão, 22 de março de 2015, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra três fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersa as águas do Rio São Francisco.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Petrolândia ontem, hoje e sempre

Notícias relacionadas: (Clique abaixo para ver e relembrar dos velhos e bons tempos, que jamais serão esquecidos por nós petrolandenses, que amamos essa doce terra abençoada po Deus.

Novo golpe oferece recurso de ligações no WhatsApp


Já faz alguns dias que o WhatsApp começou a liberar o recurso de ligações entre contatos do aplicativo. Porém, a função ainda não está largamente difundida entre os usuários, então muitos criminosos estão aproveitando essa brecha para atacar.

Um desses golpes é a distribuição de convites falsos para usar a novidade. Ele acontece mais ou menos assim: você recebe uma mensagem no seu WhatsApp o convidando para usar as novas ligações, mas, na verdade, é um link publicitário. Assim que você toca para aceitar o convite, o spam envia a mensagem para mais 10 pessoas da sua agenda, formando um ciclo vicioso — e ninguém recebe o recurso de ligações.

Outra forma para se proteger: não divulgue o seu número para pessoas desconhecidas e também não coloque em fóruns ou chats — o recurso de ligações real só é ativado se uma pessoa que possui o serviço ligar para você.

Tribuna Hoje

Confira resultados deste sábado na Copa Verde e estaduais pelo Brasil


Campeonato Paulista 2015 (Primeira fase - 11ª rodada)

Santos 1 x 0 Audax-SP
Mogi Mirim 1 x 1 Portuguesa
Bragantino 0 x 1 Ponte Preta
XV de Piracicaba 1 x 2 São Bento

Campeonato Carioca 2015 (Taça Guanabara - 11ª rodada)
Resende 2 x 0 Friburguense
Volta Redonda 0 x 3 Madureira
Macaé 1 x 1 Bangu
Fluminense 1 x 1 Tigres

Campeonato Pernambucano 2015 (Hexagonal do título - 9ª rodada)
Santa Cruz* 3 x 0 Serra Talhada
*Santa Cruz está classificado para a semifinal.

Campeonato Baiano 2015 (Quartas de final - jogo de volta)
Vitória 0 x 2 Colo Colo* (ida: 2 x 1)
*Colo Colo está classificado para a semifinal.
(Disputa contra o rebaixamento - jogo de volta)
Catuense 0 x 1 Feirense* (ida: 2 x 2)
*Feirense garante permanência na elite, Catuense é rebaixado.

Ex-governador de Alagoas Divaldo Suruagy morre vítima de câncer


O ex-governador de Alagoas Divaldo Suruagy morreu, aos 78 anos, na tarde deste sábado (21), no Hospital Arthur Ramos, onde estava internado. Ele tinha um câncer descoberto ano passado. Ele foi prefeito de Maceió de 1965 até 1970 e deputado estadual de 1971 até 1973 e federal de 1979 a 1983. Assumiu o governo de Alagoas pela primeira em 1975, governando até 1978. Voltou ao governo mais duas vezes.

Foi eleito governador em 1982, nas primeiras eleições diretas para governadores do país, no período da Ditadura Militar. Em 1986, Divlado Suruagy foi eleito senador. Em 1994 foi eleito para o seu terceiro mandato de governador. Em virtude de uma grave crise política e econômica foi forçado a renunciar ao cargo, em 17 de julho de 1997, frente aos protestos de servidores públicos que pediam sua saída. O seu vice-governador Manuel Gomes de Barros, ficou em seu lugar.

Depois da renúncia, em 1997, ainda disputou um mandato de deputado federal em 1998, quando ficou na suplência. Chegou a assumir a vaga em 2001 no lugar de Albérico Cordeiro. Último cargo exercido por Divaldo Suruagy.

Última homenagem

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 7 milhões na quarta-feira (25); confira resultado das demais loterias sorteadas sábado (21)


Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena do concurso de número 1.688, realizado neste sábado (21), em Barra Bonita (SP). O próximo concurso da Mega-Sena, que acontece na quarta-feira (25), terá prêmio acumulado em R$ 7 milhões.

Veja as dezenas: 18 - 23 - 30 - 32 - 42 - 56.

A quina teve 47 acertadores, que levaram o prêmio de R$ 39.205,52 cada um. Além disso, houve 4.355 ganhadores na quadra, que rende R$ 604,44.


Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.