sábado, 21 de março de 2020

Petrolândia: Equipe de saúde do município no enfrentamento ao COVID-19


Reunião com médicos servidores do município e médico voluntário para preparação do Protocolo Municipal de Enfrentamento ao COVID-19 em Petrolândia, no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima.

Na foto acima, a secretária municipal de Saúde Lívia Leite, a prefeita Jane Souza e os médicos Dr. Jeovane, Dr. Marcos Souza, Dr. Magnum, Dr. Danilo Alves, Dr Paulo Sobreira, De Paulo Lucena Júnior.

Prefeitura de Petrolândia

Nota de esclarecimento do governo de Pernambuco sobre suspensão do transporte intermunicipal

Terminal Rodoviário de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho/BlogAR)

Secretaria de Desenvolvimento Agrário PE
Governo de Pernambuco

Em 1977 o gênio Raul Seixas 'previu' o caos dos tempos de hoje com o lançamento da música ''O Dia em que a Terra Parou''


Em 1977 o cantor e compositor Raul Seixas, ídolo deste blogueiro (Assis Ramalho), gravou uma canção que é verdadeira trilha sonora ideal para os atuais dias de pânico diante da pandemia de Covid-10. Em 2020, 43 anos depois, diante dos acontecimentos atuais, propõe-se aqui fazer um pequeno balanço dos fatos sobre o novo coronavírus, de forma um pouco, digamos, mais leve. Recorre-se à música “O dia em que a Terra parou (veja vídeo abaixo)”. Um dos maiores nomes da história da música brasileira, o cantor e compositor baiano morreu no dia 21 de agosto de 1989, em São Paulo, aos 44 anos de idade.

O cantor, compositor e profeta compôs a música, segundo ele, inspirado no filme The Day the Earth Stood Still (1951), a trilha sonora dos dias em que vivemos. Observe como os versos se encaixam bem:

Assista abaixo o vídeo e saiba tudo sobre a carreira de Raul Seixas

Itália bate de novo recorde de mortos por coronavírus: 793 em 24 horas

Coronavírus na Itália: caixões são baixados no cemitério de Ferrara, norte do país, a partir de um comboio militar vindo de Bergamo, cidade no epicentro do surto do vírus no norte da Itália, sábado (21) — Foto: Massimo Paolone/LaPresse via AP

A Itália registrou um novo recorde de mortes por coronavírus em 24 horas, com 793 registros neste sábado (21). Isso eleva a 4.825 o número de mortos pela pandemia na península em um mês, segundo dados da Proteção Civil.

Na última quinta (19), a Itália superou a China em número de mortos pela Covid-19. Até aquele dia, o país europeu contabilizava 3.405 mortes desde o início do surto, enquanto os chineses registravam 3.245.

Recorde também de novos casos

Ainda neste sábado, as autoridades italianas anunciaram 6.557 novos casos positivos, outro recorde.

O número total de casos subiu para 53.578, um aumento de 13,9%, informou a agência de proteção.

A região de Milão, Lombardia (norte), onde os serviços de saúde estão sobrecarregados, registrou a grande maioria das mortes (546) deste sábado e metade dos novos casos. Lá , o total chega a 3.095 mortes e 25.515 casos.

Das pessoas originalmente infectadas em todo o país, 6.072 haviam se recuperado totalmente até sábado, em comparação com 5.129 no dia anterior.

Havia 2.857 pessoas em terapia intensiva contra as anteriores 2.655.

Por G1

Coronavírus: veja números no Agreste, Mata Sul e Sertão de Pernambuco


Chegou a 31 o número de casos confirmados do novo coronavírus em todo o estado de Pernambuco. Destes, um é em Belo Jardim, no Agreste, - o único caso registrado no interior. Até a divulgação do último boletim, na noite da sexta-feira (20), Bezerros, Caruaru, Jurema, Poção, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Gameleira, Passira, Gameleira, Lajedo e Serra Talhada têm casos da doença sendo investigados. (Veja tabela abaixo).

Coronavírus no interior

Agreste Mata Sul e Sertão

Belo Jardim - 1 caso confirmado
Bezerros - 1 caso em investigação Gameleira - 1 caso em investigação Jatobá - 1 caso descartado
Caruaru - 20 casos em investigação e 9 casos descartados Palmares - 2 casos descartados Serra Talhada - 1 caso em investigação
Lajedo - 1 caso em investigação
Jurema - 1 caso em investigação
Passira - 2 casos em investigação
Poção - 1 caso em investigação
Santa Cruz do Capibaribe - 2 casos em investigação
Taquaritinga do Norte - 1 caso em investigação

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

No total, há um caso confirmado, 31 em investigação e 12 descartados nas três regiões citadas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES). A pessoa infectada em Belo Jardim é um homem de 57 anos que havia viajado para a Itália com a família.

Por G1 PE

São Paulo confirma mais 6 mortes e decreta quarentena de 15 dias; Uma das vítimas era uma médica que trabalhava na Prefeitura


O Governo do Estado de São Paulo confirmou neste sábado (21) que há mais seis mortes causadas pelo novo coronavírus no estado de São Paulo. O total subiu para 15 mortes.

Segundo a secretaria de saúde, quase todos são idosos, apenas um abaixo de 60 anos, mas que tinha problemas de saúde.

“Dos 15 óbitos, nós tivemos todos na capital, sendo que seis confirmados de ontem para hoje. Do total, 14 em hospitais privados e um em público. Esses novos óbitos são 4 mulheres, de 89 anos, 76, 89 e 73. E dois homens: um de 90 anos e outro de 49 anos. Sendo que esse de 49 anos era portador de tuberculose, que é uma doença, uma comorbidade muito importante nessa situação”, disse José Henrique Germann, secretário da Saúde.

Uma das vítimas era uma médica generalista que trabalhava na Prefeitura de São Paulo. “Nós temos um caso de uma médica nossa generalista, nós estamos averiguando todos os dados, ela é do sistema do município, ela tinha comorbidades, foi internada por volta do dia 23 [fevereiro], no período do carnaval, para tratar dessas comorbidades e teria sido acometida por insuficiência pulmonar e respiratória e teria ido à óbito na noite de ontem [20 de março] no Hospital Sancta Maggiore. Quando ela foi ao hospital, segundo os registros, não tinha nenhum sinal de insuficiência respiratória”, afirmou o secretário municipal da Saúde Edson Aparecido.

O governador João Doria (PSDB) afirmou na tarde deste sábado (21) que irá determinar quarentena, pelo período de 15 dias, a partir da próxima terça-feira (24) até o dia 7 de abril, para os 645 municípios do estado de São Paulo.

Por G1

Petrolândia: Contra o COVID-19, a solução está em nossas mãos



PRINCIPAIS SINTOMAS:

TOSSE - FEBRE - DIFICULDADE PARA RESPIRAR

O que fazer:


. Lave as mãos e o pulso com água e sabão

. Limpe os objetos mais manuseados com álcool em gel

. Ao tossir ou espirrar cubra nariz e boca com o braço ou lenço descartável

. Mantenha os lugares sempre ventilados

O que não fazer:

. Evite lugares com muita gente

. Não cumprimente com aperto de mãos, beijos ou abraços

. Logo após um espirro ou tosse, não toque no rosto antes de lavar as mãos

. Não compartilhe objetos de uso pessoal, inclusive celulares

O CUIDADO É FUNDAMENTAL, PREVINA-SE!

Gustavo Teles/Divulgação

Petrolândia: Comercial Nutrideal recebe seu pedido de compras por WhatsApp e entrega em domicílio; Fique em casa

Divulgação/Comercial Nutrideal

Petrolândia: [COVID-19]: Centro da cidade registra movimento normal, apesar da recomendação de isolamento; Médico alerta para riscos da doença


''Não é simplesmente uma gripe. Se comporta como uma pneumonia em boa parte dos casos que pode levar a morte'', alerta Dr. Paulo Lucena (Fotos: Assis Ramalho)


Apesar das novas medidas preventivas adotadas pelo governo municipal e estadual para conter a disseminação do novo coronavírus (COVID-19), com orientação para que, dentro do possível, a população fique em casa, neste sábado (21/03) o centro comercial de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, registrou movimento normal de frequentadores. 

O fluxo de veículos e pessoas nas principais vias da cidade aconteceu dentro do esperado para outros sábados, em situação normal.

Preocupado com a aparente tranquilidade dos moradores da cidade diante da gravidade do surto de COVID-19, com casos suspeitos registrados em Paulo Afonso-BA, a pouco mais de 50 km de Petrolândia, e outras cidades da região,  o médico petrolandense, mastologista Dr. Paulo Lucena Júnior, divulgou a seguinte mensagem, em rede social:

"Ouço uma circulação de motos, carros e pedestres normal ou maior que o habitual na avenida da minha casa [Avenida Barreiras]. Então vão aqui alguns recados relacionados ao covid-19:

1- quando surgir o primeiro caso confirmado em Petrolândia e região, provavelmente já teremos muitos outros conterrâneos infectados, visto que o exame que confirma a doença é feito apenas em casos selecionados e que muitas pessoas não apresentam sintoma algum apesar de infectados.

2- muitos pensam que o vírus pode não chegar em nossa cidade. Não é impossível, mas é muito improvável. É possível, inclusive, que ele já esteja circulando por aqui.

3- os idosos, portadores de algumas doenças e imunodeprimidos são os mais vulneráveis, mas jovens e crianças também morrem decorrente da infecção por esse vírus.

4- não é simplesmente uma gripe. Se comporta como uma pneumonia em boa parte dos casos.

5- nenhuma cidade no mundo estava ou está preparada para a chegada desse coronavírus. O isolamento busca diminuir o impacto que um grande número de doentes graves pode causar aos serviços de saúde, então ele é importantíssimo. Fiquem com Deus."

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Petrolândia: Procura-se por habilitação e documentos de José Francisco Donato; tem boa gratificação!



Procura-se documentos e carteira de habilitação (CNH - letra D)  em nome de José Francisco Donato,  perdidos no centro da cidade de Petrolândia. O proprietário solicita a quem encontrou ou encontrar, por gentileza, entrar em contato pelo fone Contato : 87 - 9.9934-5538

Também pode entregar na Rua Aniceto Moura Nº 124, quadra CS

Será bem gratificado

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação/Proprietário dos documentos

O Blog de Assis Ramalho publica nota de utilidade pública gratuitamente.

Compras, vendas, documentos perdidos etc

Contatos:
Celular (87) 9.9955-1186
E-mail: contato@assisramalho.com.br
WhatsApp (87) 9628-5351 - (87) 9.99551186

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook deste sábado, 21 de março de 2020; veja lista


Mudam de idade hoje (Sábado 21 de março de 2020) e queremos aqui dedicar este dia especial a Irani Silva , Madallena Souza, Thamyrys Nunes, Juciel Vitor, Tomé Maicon de Lima, Marciano Feitosa, Paulo Eduardo , Bam Carvalho e Andréa Gomes Hipólito

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Governo anuncia medidas emergenciais para o Bolsa Família - entre elas a suspensão pelo prazo de 120 dias de bloqueios, suspensão e cancelamentos de benefícios


O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, assinou na tarde desta sexta-feira (20/3) portaria que estabelece medidas emergenciais para o Bolsa Família por causa da Covid-19. Entre as medidas está a suspensão, pelo prazo de 120 dias, de bloqueios, suspensão e cancelamentos de benefícios e da averiguação e revisão cadastral.

O ministro afirmou que 1,2 milhão de famílias foram inscritas no programa e que a fila foi praticamente zerada. "O Bolsa Família é muito importante para as famílias mais vulneráveis do país. Com a inserção de mais 1,2 milhão de famílias, teremos cerca de 14 milhões de famílias beneficiadas, o maior número da história do programa", disse Onyx.

Por Correio Braziliense 

Circulação de transportes intermunicipais será suspensa em Pernambuco a partir de segunda-feira (23)

Terminal Rodoviário de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho/BlogAR)

Como forma de evitar a proliferação da covid-19 em Pernambuco, o Governo do Estado anunciou que será interrompido o serviço de transporte intermunicipal a partir desta segunda-feira (23). A decisão não inclui as atividades do transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR), e, sim, os serviços que ocorrem diariamente entre os municípios pernambucanos nas demais regiões do Estado.

A decisão faz parte de um conjunto de medidas anunciadas pelo Governo do Estado que visa a conter a proliferação do vírus. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, mesmo antes da suspensão, já foi registrada uma menor circulação de pessoas nos transportes. “Na quinta-feira (19), registramos uma diminuição de cerca de 45% na utilização dos transportes públicos pela população, e esperamos que esse número aumente com o passar dos dias”, afirmou o secretário.

O secretário também orientou a população com relação à importância de permanecer em casa e evitar um deslocamento desnecessário. Foi recomendado que, principalmente os idosos, que estão no grupo de risco da covid-19, permaneçam nas suas residências e que, se precisarem sair, utilizem o transporte público em horários que não sejam de pico – quando há um maior número de pessoas-.

Assim como as outras medidas, a decisão de suspender os serviços dos transportes intermunicipais, explicou o Governo do Estado, permanecerá em vigor até que haja uma melhora na situação da pandemia do novo coronavírus em Pernambuco.

Fonte: Folha PE

Prefeitura de Salgueiro diz que ainda aguarda resultado de casos suspeitos na cidade


Por meio de “Boletim Covid-19”, publicado na noite de ontem, 20, a Prefeitura de Salgueiro informou que ainda aguarda os resultados dos exames de quatro casos suspeitos de coronavírus notificados na cidade. O prazo de 72 horas previsto para a entrega já se esgotou, mas o ‘status’ no sistema continua como “em análise”.

“A Prefeitura de Salgueiro está a todo instante atualizando o sistema e entrando em contato via telefone com o governo do estado, mas ainda não obteve nenhuma resposta. Apesar dos quatro casos informados anteriormente terem saído do relatório estadual, os indivíduos tiveram amostras recolhidas […] e encaminhadas para o LACEN/PE”, comunica o boletim.

O governo municipal afirma que continuará aguardando informações para manter a transparência sobre a situação do novo coronavírus no município.

Por Blog Alvinho Patriota

Planejamento Urbano: Por Éder Rodrigo - Vice-prefeito do município de Jatobá/PE


Qual a cidade que queremos? A resposta a essa pergunta é justamente o que define a elaboração de um Plano Diretor Municipal.

O plano diretor é um instrumento legal que define as diretrizes de planejamento, ordenamento territorial e ocupação urbana, considerando a função social da propriedade e a política pública de desenvolvimento municipal.

Segundo a Lei Federal n° 10.257/2001, municípios com menos de 20 mil habitantes não são obrigados legalmente a elaborar o plano diretor. No entanto, é um instrumento de gestão que permite o desenvolvimento do ordenamento territorial urbano e rural, considerando aspectos sociais, econômicos e ambientais. Assim, é mais uma ferramenta estratégica de gestão e desenvolvimento urbano que podemos desenvolver e implementar como política pública municipal.

Como exemplo de instrumentos legais derivados do Plano Diretor, podemos citar:

- regulamentação da delimitação do perímetro urbano;

- lei de uso e ocupação do solo;

- planos setoriais de habitação de interesse social;

- parcelamento, edificação ou utilização compulsória, direito de pereempção

- zonas especiais econômicas, com a definição de áreas residências, comerciais, espaços verdes, praças públicas, e criação de um distrito industrial.

Além disso, o Plano Diretor é uma ferramenta de combate a ocupação irregular, à especulação imobiliária, uso irregular do solo, subutilização de espaços públicos e privados.

Planejar cidades não é algo simples. É um processo complexo, dinâmico e repleto de imensos desafios. O processo de formulação de um plano dessa natureza é sempre permeado pela disputa entre interesses conflitantes, envolvendo embates na esfera de interesse individual que geralmente causa prejuízo ao bem-estar da coletividade.

Porém a ausência de planejamento, a leniência e o desinteresse dos gestores públicos em combater a exploração do uso do solo e a ocupação desordenada, irregular e ilegal de áreas públicas costumam cobrar um alto preço para o desenvolvimento econômico, social e ambiental dos municípios.

Jatobá hoje é um triste exemplo dessa situação. O processo histórico de ocupação irregular por particulares em terras públicas do município de Jatobá, especialmente aquelas que margeiam o Rio São Francisco, associada a interferência perniciosa de autoridades públicas autorizando, como moeda de troca, a ocupação desenfreada de terrenos públicos, obedecendo a interesses puramente eleitoreiros, criou um problema crônico para o desenvolvimento da cidade.

Essa ocupação irregular às margens do Rio São Francisco dificulta hoje, por exemplo, iniciativas como a adoção de projetos urbanísticos voltados para a instalação de equipamentos sociais (como uma orla fluvial, por exemplo) que permitam a exploração econômica do turismo local.

Por isso que é preciso, urgentemente, lançar luz sobre essa questão e iniciar um debate público a respeito da ocupação irregular desses espaços e buscar soluções que permitam criar alternativas para o desenvolvimento dessas regiões.

Éder Rodrigo
Vice-prefeito

Defensoria Pública de Pernambuco celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down


No dia 21 de março se celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data marca mais um dia de luta pela inclusão, pelo respeito e pelo amor ao próximo. Neste período em que as pessoas precisam exercitar, ainda mais, a empatia e a solidariedade para com seus semelhantes, é importante lembrar que todos somos iguais em direitos e deveres e podemos viver em harmonia e no caminho do amor. A Defensoria Pública de Pernambuco celebra a data e convida à todos a contribuir para um mundo melhor!

Defensoria Pública de Pernambuco

Petrolândia: Guarda Municipal e PM discutem estratégias contra o coronavírus


Nesta sexta-feira, 20 de março de 2020, a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e a Polícia Militar se reuniram para discutir ações a serem realizadas no município de Petrolândia tendo em vista a contingência do COVID-19.


Notícias relacionadas 

>> Prefeitura de Petrolândia publica novo decreto com medidas restritivas temporárias no âmbito socioeconômico; veja o que fecha a partir deste sábado (21/03/2020)

>> Prefeita de Petrolândia esclarece boatos sobre casos suspeitos de COVID-19 no município

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

INSS confirma datas de pagamento do 13º dos aposentados; veja o calendário


O INSS confirmou as datas da antecipação da duas parcelas do 13º , que serão depositadas nas competências de abril e maio como parte de um conjunto de medidas adotadas pelo governo para tentar amenizar a crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Clique abaixo e veja reportagem completa
>> INSS confirma datas de pagamento do 13º dos aposentados; veja o calendário

Por Jornal Agora/Folha de S. Paulo/UOL

Pernambuco pode decretar estado de calamidade pública e anuncia nova parcela do 13º


Diante do aumento no número de casos de coronavírus em Pernambuco - chegou a 31 -, o Governador do Estado, Paulo Câmara, enviou à Assembleia Legislativa de Pernambuco nesta sexta-feira (20) três expedientes para que seja evitada a disseminação do vírus. Entre os pedidos, está a possibilidade de declaração de calamidade pública em todo o território pernambucano.

Além da declaração, também foram protocolados pedidos de fundo estadual para recebimento de doações para enfrentar a pandemia da covid-19 e da adoção de rito sumário para aquisição de equipamentos, insumos, prestação de serviços e contratação de profissionais de Saúde para os hospitais da rede pública do Estado.

Para auxiliar na renda das famílias de baixa renda, neste mês será realizado o pagamento do segundo grupo do 13º do Bolsa Família. Serão 395.930 famílias que receberão até R$ 150. Em fevereiro, o primeiro grupo de 381.789 beneficiados já recebeu a parcela extra. Em abril, o terceiro grupo, com 380 mil pessoas, será beneficiado.

Outras medidas restritivas também já estão sendo adotadas pelo Estado. Na manhã desta sexta, o governador determinou, a partir deste domingo (22), o fechamento do comércio e dos serviços em todo o Estado, além da paralisação das obras da construção civil. Essa decisão não inclui serviços relacionados à alimentação, como supermercados, padarias, mercadinhos, casas de ração animal, farmácias e depósitos de água mineral e gás, além de obras de serviços essenciais (como hospitais e abastecimento de água, gás, energia e internet). As obras contratadas pelo serviço público de todos os entes federativos também estão mantidas.

Por FolhaPE

Petrolândia: Delivery do Bar e Balneário Roça de Samyr atende aos sábados e domingos; Estabelecimento não abre ao público


O Bar e Balneário Roça de Samyr não vai abrir para atendimento ao público neste sábado e domingo, dias 21 e 22/03, em atendimento aos decretos em vigor para evitar a propagação do Coronavirus (COVID-19). Mas, os pratos mais saborosos da Cozinha da Tia Leny vão estar disponíveis, com entrega em domicílio.

Peixe assado, baião de dois, sarapatel e buchada estão no menu que pode ser pedido pelo número 87 99967-2849. 

#fiqueemcasa e peça o seu almoço no Bar e Balneário Roça de Samyr. 

Blog de Assis Ramalho
Com informações de Samyr Oliveira