sábado, março 21, 2020

Petrolândia: [COVID-19]: Centro da cidade registra movimento normal, apesar da recomendação de isolamento; Médico alerta para riscos da doença


''Não é simplesmente uma gripe. Se comporta como uma pneumonia em boa parte dos casos que pode levar a morte'', alerta Dr. Paulo Lucena (Fotos: Assis Ramalho)


Apesar das novas medidas preventivas adotadas pelo governo municipal e estadual para conter a disseminação do novo coronavírus (COVID-19), com orientação para que, dentro do possível, a população fique em casa, neste sábado (21/03) o centro comercial de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, registrou movimento normal de frequentadores. 

O fluxo de veículos e pessoas nas principais vias da cidade aconteceu dentro do esperado para outros sábados, em situação normal.

Preocupado com a aparente tranquilidade dos moradores da cidade diante da gravidade do surto de COVID-19, com casos suspeitos registrados em Paulo Afonso-BA, a pouco mais de 50 km de Petrolândia, e outras cidades da região,  o médico petrolandense, mastologista Dr. Paulo Lucena Júnior, divulgou a seguinte mensagem, em rede social:

"Ouço uma circulação de motos, carros e pedestres normal ou maior que o habitual na avenida da minha casa [Avenida Barreiras]. Então vão aqui alguns recados relacionados ao covid-19:

1- quando surgir o primeiro caso confirmado em Petrolândia e região, provavelmente já teremos muitos outros conterrâneos infectados, visto que o exame que confirma a doença é feito apenas em casos selecionados e que muitas pessoas não apresentam sintoma algum apesar de infectados.

2- muitos pensam que o vírus pode não chegar em nossa cidade. Não é impossível, mas é muito improvável. É possível, inclusive, que ele já esteja circulando por aqui.

3- os idosos, portadores de algumas doenças e imunodeprimidos são os mais vulneráveis, mas jovens e crianças também morrem decorrente da infecção por esse vírus.

4- não é simplesmente uma gripe. Se comporta como uma pneumonia em boa parte dos casos.

5- nenhuma cidade no mundo estava ou está preparada para a chegada desse coronavírus. O isolamento busca diminuir o impacto que um grande número de doentes graves pode causar aos serviços de saúde, então ele é importantíssimo. Fiquem com Deus."

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário