sábado, 7 de agosto de 2021

Prefeitura de SP exigirá que servidores se vacinem contra a covid-19

Decisão foi publicada em Diário Oficial do município (Foto: Myke Sena/Ministério da Saúde)

A prefeitura de São Paulo vai exigir que os servidores públicos e funcionários municipais da capital paulista se vacinem contra a covid-19. A exceção é apenas para aqueles que apresentarem uma justificativa médica. A medida foi publicada hoje (7) no Diário Oficial da cidade.

O decreto, segundo a prefeitura, está baseado em uma decisão cautelar do Supremo Tribunal Federal (STF) e em leis federais. A decisão vale também para funcionários de autarquias e de fundações.

Petrolândia: Live solidária no dia 21 de agosto arrecada fundos para cirurgia do professor Márcio Miguel


 Divulgação/Márcio Miguel

Petrolândia: Acidentes de trânsito causados por animais soltos em ruas e rodovias é tema de entrevista na Web Rádio Petrolândia na terça (10/08)

Prof. Márcio Miguel e as estudantes Rafaela e Stefany, da Escola Municipal 6 de Março, vão participar de entrevista ao vivo (Foto: Divulgação)

Animais criados à solta, com acesso a ruas, estradas e rodovias, provocam acidentes de trânsito há décadas. Poucas pessoas não têm um caso do tipo para contar sobre um familiar, parente, amigo ou conhecido, inclusive, com desfecho fatal para as vítimas. Já os incidentes que envolvem atropelamento (ou quase) de animais de pequeno, médio e grande porte, sem gravidade para condutores e ocupantes dos veículos, acontecem diariamente, e de tão comuns se tornaram somente "sustos" para os motoristas. A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) intensificou o abandono de animais domésticos (cães, gatos), que agora se juntam aos animais silvestres e de criação (asnos, gado, caprinos) soltos às margens das estradas, o que significa aumento do risco de acidentes.

Para tratar sobre o tema e o objetivo de mobilizar e conscientizar os criadores de animais na redução do risco de acidentes nas BRs e estradas que cortam Petrolândia e municípios circunvizinhos, além dos riscos para o trânsito na própria área urbana da cidade, as estudantes Rafaela e Stefany, alunas da Escola Municipal 6 de Março, estarão na Web Rádio Petrolândia na próxima terça-feira (10/08), a partir das 08h00, no programa "Acordando com as Notícias", com apresentação e comentários do radialista e blogueiro Assis Ramalho

O professor Márcio Miguel, vítima de acidente de trânsito, em campanha de arrecadação de fundos para a realização de cirurgia urgente, também participará da entrevista. 


Ouça o Programa ''Acordando com as Notícias'' de segunda a sábado das 06:30 as 08:30, com o Blogueiro e Radialista [DRT 3544/PE] Assis Ramalho na Web Rádio Petrolândia - 24 horas no ar, há seis anos a sua melhor companhia.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Durante o programa, o ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.


 


Redação do Blog de Assis Ramalho

Brasil pega Chile, Argentina e Peru em rodada tripla de Eliminatórias


O primeiro desafio da equipe comandada pelo técnico Tite será no dia 2 de setembro, pela nona rodada, contra o Chile, em Santiago Na sequência, o Brasil jogará duas vezes com mandante, em locais que serão oficializados pela CBF em breve. No dia 6, pela sexta rodada – uma das adiadas de março -, a rival será a Argentina. Este duelo estava agendado inicialmente para a Arena Pernambuco, no Recife. Três dias depois, o adversário será o Peru, pela 10.ª rodada, a primeira do returno das Eliminatórias.

Nesta semana, a Fifa aprovou que as datas de setembro e outubro do qualificatório sul-americano abriguem seis rodadas do torneio e não quatro, como inicialmente agendado. A medida atendeu a um pedido da Conmebol. Para contemplar uma partida extra em cada janela, serão incluídos dois dias ao período em que os jogadores ficam à disposição das respectivas seleções.

Armando: “O PSDB quer construir uma alternativa de tempo novo para Pernambuco”


O ex-senador Armando Monteiro destacou na reunião da executiva estadual do PSDB que o partido vai mobilizar lideranças de todas as regiões do Estado para um debate verdadeiro sobre os desafios de Pernambuco.

“É hora de oferecer ao nosso Estado algo verdadeiramente novo. E o PSDB de Pernambuco, sob a liderança da prefeita Raquel Lyra, tem a oportunidade de apresentar este projeto”, afirma Armando.

Reforçando que o PSDB está firme no campo da oposição, Armando diz que o momento é de fortalecimento das forças que se opõem ao atual grupo governista. Um grupo que, segundo ele, já não oferece futuro a Pernambuco. “Eles têm um projeto que está esgotado, que é apenas de manutenção do poder”, aponta.

Fórum das Secas apresenta “Panorama da agricultura nacional e internacional pós-COVID 19” em evento online

O evento, realizado pela Faepe e Sebrae, acontece de forma virtual,via Youtube (Foto: Faepe)

O desempenho da agricultura, em meio à pandemia, será o mote da próxima reunião do Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas, nesta segunda-feira (9), às 10h, com transmissão via Youtube.

Na ocasião, o superintende técnico da CNA, Bruno Lucci, ministra a palestra “Panorama da agricultura nacional e internacional pós-COVID 19”, que trás uma análise econômica do agronegócio em 2020 e 2021, com perspectivas para o fechamento do ano.

A apresentação também dará ênfase à atuação de algumas atividades da agropecuária pernambucana, como frutas, açúcar, leite e ovos.

Brasil derrota a Espanha e é bicampeão olímpico no futebol em Tóquio

País chega a sete ouros nesta edição e iguala desempenho na Rio 2016 (Foto: Gaspar Nobrega/COB)

Com dose extra de emoção, o Brasil venceu a Espanha por 2 a 1 na manhã deste sábado (7), em Yokohama (Japão), e garantiu o segundo ouro consecutivo do futebol masculino em Jogos Olímpicos. O heroi da final foi o atacante Malcom, que entrou na prorrogação e decidiu. Com o resultado, o país somou seu sétimo ouro nos Jogos de Tóquio, igualando o desempenho no Rio, cinco anos atrás.

Brasil e Espanha fizeram um duelo equilibrado e movimentado desde o início. Aos 15 do primeiro tempo, Diego Carlos salvou em cima da linha o que seria o gol espanhol. Aos 37, após checagem do VAR, foi assinalado pênalti do goleiro Unai Simón em saída atrapalhada da meta, atropelando Matheus Cunha. No entanto, na cobrança, Richarlison chutou por cima do gol, desperdiçando a chance de abrir o placar.

Porém, não demorou para o Brasil conseguir enfim sair na frente. Nos acréscimos da primeira etapa, Daniel Alves salvou um cruzamento de Claudinho que sairia pela linha de fundo. A bola subiu e Matheus Cunha ganhou dos zagueiros espanhois para dominar e chutar com precisão no canto esquerdo do goleiro: 1 a 0.

ONG constrói 109 cisternas para famílias que convivem com a seca em Triunfo (PE) e Itapipoca (CE)

Projeto leva acesso à água potável para mais de 500 pessoas em situação de vulnerabilidade em Pernambuco e no Ceará (Foto: ONG Habitat Brasil/Divulgação)

No Brasil, 6,1 milhões das casas brasileiras não contam com abastecimento diário de água (IBGE, 2019). São 18,4 milhões de brasileiros, a maioria vivendo no Nordeste, sem poder lavar as mãos e se higienizar todos os dias. Situação que é agravada pela pandemia da COVID-19 que persiste. Diante desse cenário, a organização Habitat para a Humanidade Brasil atua na região do sertão e agreste nordestino desde 2010, reparando o telhado das moradias e construindo cisternas para o armazenamento de água da chuva.

Na última quinta-feira (5), a Habitat Brasil realizou a entrega de 109 cisternas, beneficiando mais de 500 pessoas que vivem no município de Triunfo (PE) e Itapipoca (CE). As cisternas começaram a ser construídas em julho em parceria com organizações locais e com apoio das prefeituras.

Brasil vence a Espanha por 2 a 1 e é bicampeão olímpico de futebol masculino em Tóquio

Delegação da Seleção Brasileira, medalha de ouro em Tóquio (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A Seleção Brasileira reeditou o placar dos Jogos Olímpicos de Montreal (1976), com a vitória por 2 a 1 sobre a Espanha. O jogo, realizado em Yokohama, foi decidido na prorrogação, após empate de 1x1 no tempo normal.

Diante da Espanha, o Brasil perdeu pênalti com Richarlison, conseguiu sair na frente do placar com Matheus Cunha, mas sofreu o empate de Oyarzabal e levou pressão no segundo tempo. Na prorrogação, porém, brilhou a estrela de Malcom, que deixou o banco para marcar o gol do título.

Redação do Blog de Assis Ramalho 
Com informações do Globo Esporte e CBF

Evento virtual marca 12 anos da Embrapa Pesca e Aquicultura


Na próxima sexta-feira, 13 de agosto, a Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) promove evento virtual de comemoração de seus 12 anos de criação e instalação. Será no formato de live transmitida pelo canal da Embrapa no YouTube, com acesso aberto a todos por meio do link https://youtu.be/GnQIjEvdw3I.

Durante o evento, haverá uma parte técnica, quando serão apresentados três temas com que a Unidade trabalha. Um é o InoveAqua, maratona organizada juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sabrae) que pretende incentivar a proposição de soluções tecnológicas para gargalos enfrentados pela aquicultura nacional. Haverá, em 16 de agosto, uma live específica, também transmitida pelo canal da Embrapa no YouTube, sobre essa iniciativa. O InoveAqua está no contexto de inovação que a Embrapa vem incentivando em várias cadeias produtivas de valor dentro do agronegócio.

Parceria Sesc PE e Senac EAD amplia polos no interior do Estado

Unidades de Belo Jardim, Arcoverde e Araripina garantem comodidade para estudantes do ensino superior dessas cidades e municípios vizinhos. Inscrições abertas para processo seletivo

Moradores de Belo Jardim, Arcoverde e Araripina e regiões vizinhas agora podem contar com polos de apoio presencial para cursos de graduação e de pós-graduação a distância.
A proposta é aumentar a capilaridade do ensino superior. Nesses polos, o aluno realiza as atividades presenciais e encontram acolhimento para as tarefas e esclarecimento de dúvidas sobre disciplinas e avaliações. Esses locais funcionam também como centrais de informações para os interessados em cursos a distância do Senac EAD.

Pós-graduação:
São 38 títulos nas mais diversas áreas, com inscrições abertas até 6 de agosto. No entanto, de 10 de agosto a 24 de setembro, o processo seletivo será concentrado nos cursos Gestão Estratégica do Varejo: do tradicional ao omnichannel, Gestão Estratégica de Marketing e Engenharia da Qualidade de Software e Sistemas de Gestão Integrados da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social (SGI). Títulos que podem ser concluídos em 1 ano.

Pernambuco promove eventos durante todo o mês para discutir a política das juventudes ; Confira programação completa


Para marcar o mês das juventudes, o Governo do Estado se junta às prefeituras pernambucanas para promover debates e atividades de conscientização sobre temas em torno da política das juventudes. O Agosto das Juventudes celebra ainda três datas importantes: o aniversário do Estatuto da Juventude (05), o Dia do Estudante (11) e o Dia Internacional da Juventude (12). O evento cria momentos para mobilizar jovens, gestores e personagens importantes do segmento para fortalecer a atuação e construir estratégias. É gratuito e acontece de forma híbrida: online, nos canais do Youtube da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e em salas de reunião virtual, e presencial, em praças e espaços de lazer das cidades.

A abertura aconteceu na quinta-feira (05), no canal do Youtube da SDSCJ, com a mesa virtual “Estatuto da Juventude: avanços e desafios na atualidade”, debate para celebrar os oito anos do Estatuto da Juventude. “O evento vai oferecer durante todo o mês de agosto diversas ações e atividades com foco nas juventudes. Será o momento onde vamos organizar os jovens, informá-los, entretê-los e discutir os vários assuntos que cercam a política das juventudes, principalmente olhando os temas sob o contexto atual em que vivemos e os obstáculos que podem surgir no futuro”, pontua o secretário executivo de Políticas para a Criança e Juventude, Eduardo Vasconcelos.

IV Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco acontecerá em agosto de 2022

Foto: Ohana Padilha/Tanto Expresso/Arquivo CHBSF

A próxima edição do Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF) acontecerá entre os dias 24 e 26 de agosto de 2022. O evento será realizado em Belo Horizonte e transmitido ao vivo por plataforma on-line. A data e o formato do evento foram definidos pelos membros da Comissão Técnica Científica do SBHSF, que se reuniu no dia 27 de julho, por videoconferência.

O objetivo do SBHSF é reunir pesquisadores e acadêmicos de todo o país para apresentação de estudos que contemplem a bacia hidrográfica do rio São Francisco. A quarta edição do SBHSF contará com palestras, mesas-redondas e apresentações envolvendo eixos temáticos do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PDRH/SF).

Adimplência garante bônus de 15% para clientes Crediamigo Banco do Nordeste


Neste mês de agosto, microempreendedores urbanos clientes do Programa Crediamigo Banco do Nordeste passam a contar com um incentivo a mais para o pagamento das faturas em dia: a bonificação de 15% sobre o valor dos juros da parcela. A proposta visa apoiar o cliente para que este mantenha as mensalidades pagas até o vencimento e possa rentabilizar o seu crédito, que pode ser de até R$ 21 mil pelo programa.
A pontualidade é um dos índices mais expressivos do Crediamigo. No primeiro semestre de 2021, 97,62% dos clientes do programa pagaram as parcelas de seus empréstimos antes ou na data do vencimento. Entre o público feminino, o percentual de adimplência é ainda maior: 97,9%. De janeiro a junho deste ano, mais de 2,24 milhões de operações de crédito foram realizadas, com um ticket médio de R$ 2.875,42 por operação.

O programa conta com uma carteira de R$ 7,5 bilhões para o total de 2,41 milhões de clientes ativos e oferece capital de giro e investimento para micro e pequenos empreendedores. Contempla créditos individuais ou em grupo para trabalhadores que atuam na indústria, no comércio e no setor de serviços.

Patrimônio Ferroviário de Jatobá (PE), um passado a ser protegido!

 

Construídas num período de grande impulso para o desenvolvimento do sertão do São Francisco (1878-1883) por ordem do Imperador D. Pedro II, as Estações Moxotó e Quixaba integraram a malha ferroviária da exuberante Estrada de Ferro Paulo Afonso, a qual por quase um século fez parte do cotidiano da vida sertaneja (1882-1964).

A Estação Moxotó está localizada no distrito da Volta do Moxotó e neste 02 de agosto completa 139 anos, tendo em seu passado inaugural um grande festejo e muitos sonhos de liberdade e progresso. Como uma das estações intermediárias foi de fundamental importância para o escoamento das riquezas e mobilidade da população tanto com destino a Piranhas, onde começava a linha férrea quanto a Jatobá (Petrolândia) - Estação final. Depois da desativação do trem ocorrida numa época de grande crise política, a estação sofreu por décadas pelo descaso e abandono, mas após a emancipação de Jatobá (1995) veio uma nova esperança e com ela o dever à sua manutenção, preservação e valorização, conforme previsto na Lei Orgânica Municipal, embora nem sempre cumprida. Atualmente, ela funciona como Museu-escola, um espaço de cultura e educação, e mantém-se imponente e bela, única da herança ferroviária do sertão pernambucano.


Já a Estação Quixaba, km 102, não teve a mesma sorte. Ainda que questionada pelos moradores, foi derrubada pela CHESF (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) no final dos anos de 1980. Restaram-lhe as lembranças dos viajantes e dos moradores do povoado Quixaba, que ainda se emocionam ao falar sobre esse assunto.

Pertencente também ao patrimônio ferroviário tão igualmente formosa temos a Ponte Moxotó, com quase 200 metros de comprimento foi a que mais recebeu investimento e elogios das autoridades imperiais. Ao longo das décadas também passou por reformas que mudaram o seu estilo original e no momento necessita seriamente de manutenção.

Agregam-se ainda um conjunto de obras de arte localizadas ao longo dos 18 km que separam Moxotó e Quixaba, que entre quipás, catingueiras e cansanção vivem no mais absoluto abandono sem qualquer identificação ou cuidado. Mas ainda assim resistem bravamente a todas as intempéries da natureza e dos homens.

Também de relevância histórica e que fora levada pela negligência foi a Ponte do Riacho Bananeiras, e agora só restam apenas as duas partes extremas que se encontram completamente encobertas pelo mato.

Uma cidade não existe sem passado e esses bens culturais, símbolos dessa memória, devem ser protegidos para que as gerações presentes e futuras possam ter um legado identitário com o lugar onde vivem, por isso a necessidade e a urgência das autoridades competentes bem como de toda a comunidade se unirem em defesa do tombamento desses patrimônios, de forma a serem garantidos a sua conservação e preservação.

Regina Borges

Brasil cai para Argentina e fica fora do pódio no vôlei masculino


O peso daquela derrota ainda era evidente. Ao entrar em quadra contra a Argentina, o Brasil precisava se livrar da ressaca da queda para evitar um fim ainda pior. Não conseguiu. Apática na maior parte do tempo, a seleção caiu para os rivais em 3 sets a 2, parciais 25/23, 20/25, 20/25, 25/17 e 15/13. Assim, fica fora do pódio no vôlei masculino nas Olimpíadas de Tóquio.

É a primeira vez que a seleção fica fora do pódio olímpico desde 2000, em Sydney. Desde então, havia chegado à decisão em todas as edições. Nas Olimpíadas na Austrália, a equipe caiu nas quartas de final justamente para a Argentina, que terminou em quarto lugar. Naquele ano, a seleção fechou a sua participação na sexta posição. Em Tóquio, França e Rússia disputam o ouro às 21h15.

- Liga das Nações é Liga das Nações, Olímpiadas é outros 500. Realmente aqui tive muitos altos e baixos, na própria Liga não comecei da melhor maneira, mas no decorrer do campeonato lá fui crescendo. E aqui realmente faltou bastante da minha parte, não era da maneira que eu esperava terminar e sair dessa competição. Uma coisa não faltou que foi dedicação, muito sacrifício, ficar longe de família, dos amigos... A gente não veio para cá passear. E agora realmente é pensar no que poderia ter feito diferente, não que vá mudar, mas acredito que cada um que estava em quadra deu seu máximo. Fiz tudo que estava no meu alcance, errei acertei, tentei, mas não foi suficiente - disse Wallace na saída da quadra.

Hebert Conceição nocauteia ucraniano e é campeão olímpico de boxe

O brasileiro Hebert Conceição conquistou, neste sábado, a medalha de ouro na categoria até 75kg do boxe. Ele venceu a decisão do ouro contra ucraniano Oleksandr Khyzniak, campeão mundial de 2017, por nocaute no terceiro assalto. O brasileiro perdeu os dois primeiros rounds, mas conseguiu derrubar o rival no terceiro para garantir o título.

Na campanha, Hebert passou nas oitavas de final, derrotou o chinês Tuohetaerbieke Tanglatihan por 3 a 2, em decisão dividida dos árbitros. Nas quartas, enfrentou o cazaque Abilkhan Amankul, prata no Campeonato Mundial de 2017 e vice-campeão asiático, e passou por 3 a 2. Na semifinal, o adversário foi o russo Gleb Bakshi, campeão mundial de 2019, e novo triunfo verde-amarelo.

Olimpíada: Isaquias Queiroz brilha, domina prova e conquista o ouro na canoagem



Isaquias Queiroz conquistou na manhã deste sábado no Canal Sea Forest, na baía de Tóquio, a medalha de ouro na prova do C1 1000m da canoagem velocidade, com o tempo de 4m04s408. O baiano de 27 anos, que é o atual campeão mundial da distância, reafirmou sua condição de ícone da elite internacional da modalidade. Velejador baiano iguala a marca de Serginho e Gustavo Borges e tem o objetivo de se tornar o brasileiro com mais conquistas em Olimpíadas.

- Tô meio que aéreo ainda... É diferente ganhar uma medalha de ouro. Estou feliz, mas estou mais feliz por estar deixando vocês no Brasil mais felizes (...). É um trabalho longo, de uma vida inteira. Larguei tudo na minha vida para me dedicar ao esporte, não só eu, mas minha esposa também. Minha mãe passou por muita coisa na vida e hoje está vendo o filho medalhista de ouro, dedico a ela também essa medalha - disse Isaquias.



Agora, o brasileiro soma quatro medalhas olímpicas em sua carreira (o ouro de Tóquio e duas pratas e um bronze da Rio 2016). Foi o único brasileiro em toda a história a conquistar três metais em uma única edição do megaevento. Ele também ostenta 12 pódios em Campeonatos Mundiais (dos quais seis ouros) e quatro em Jogos Pan-Americanos (três ouros).

A medalha de prata ficou com o chinês Hao Liu, com o tempo de 4m05s724. O bronze é de Serghei Tarnovschi, da Moldávia, com 4m06s069.

Confira como ficou a classificação da final:

Pernambuco recebeu - no final da noite desta sexta-feira (06.08) e madrugada de sábado (07.08) - mais 249.150 doses de vacinas contra Covid-19


Entre a noite desta sexta-feira e a madrugada do sábado chegaram ao Estado novas remessas de vacinas da Pfizer/BioNTech, Janssen, e Astrazeneca/Oxford/Fiocruz


Pernambuco recebeu, no final da noite desta sexta-feira (06.08) e madrugada de sábado (07.08), mais 249.150 doses de vacinas contra Covid-19. A primeira remessa chegou ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre por volta das 22h40, com 152.100 doses da Pfizer/BioNTech e 3.800 do imunizante desenvolvido pela Janssen. Às 0h50 do sábado, foi a vez do voo com 93.250 unidades da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz.

“Mais uma vez estamos recebendo várias remessas de vacinas em um mesmo período. Vamos direcionar esses novos lotes para a segunda dose das pessoas com comorbidades e deficiências que já tomaram a primeira aplicação, finalizando seus esquemas vacinais. Mas também vamos destinar uma parte para a primeira dose da população por faixa etária”, explicou o governador Paulo Câmara.

As novas remessas foram levadas do aeroporto para a sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), e serão encaminhadas às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) ainda neste sábado (07.08), onde ficarão à disposição dos municípios.

A superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo, pediu que a população fique atenta aos avanços no seu município, e quando chegar sua vez, deve procurar rapidamente a vacinação. "Com esses novos lotes, vamos promover mais um avanço na imunização da nossa população. As doses servirão para completar os esquemas vacinais iniciados pelas pessoas com comorbidades e deficiência, além de permitir que mais pessoas tenham acesso à proteção contra o novo coronavírus”, disse Ana Catarina.

Desde o início da campanha de vacinação, em 18 de janeiro, 7.680.630 doses já foram disponibilizadas aos pernambucanos, sendo 3.649.920 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.629.960 da Coronavac/Butantan, 1.228.500 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.

Blog de Assis Ramalho
Por Assessoria do governo de Pernambuco