segunda-feira, 16 de junho de 2014

Momento Física: Força Magnética

Olá, pessoal!

Estamos em ritmo de Copa do Mundo e nada melhor para contextualizar o estudo da Física, não é mesmo? Então, o Momento Física durante este período traz para você resoluções que envolvem algumas situações ocorridas em outras Copas e que podem acontecer neste campeonato mundial de futebol. E vamos juntos torcer pelo Brasil.

Um abraço!

Prof. Roberto Oliveira

MOMENTO FÍSICA NA COPA: AULA 04 - FORÇA MAGNÉTICA

Foto: AFP

A força magnética (Fm) que age sobre a carga móvel (q) apresenta as seguintes características:
É sempre perpendicular ao vetor velocidade (v);
É sempre perpendicular ao vetor campo magnético (B).
Assim, a força magnética é perpendicular ao plano determinado pelos vetores v e B. Conhecendo as direções e os sentidos dos vetores v e B, podemos determinar a direção e o sentido do vetor força magnética (Fm) pela chamada regra da mão esquerda.
Onde, Fm= I q I v B. Sen θ

Neste domingo, 15 de junho, o segundo gol da França sobre Honduras foi o primeiro de todas as copas a ser validado com a ajuda do Hawk-Eye, a tecnologia que utiliza um campo magnético nas traves e um chip na bola de futebol para indicar o gol.

Encarte Questão da Aula: Momento Física da Copa 04


Resolução da Questão em vídeo aula: 


Força de Lorentz from Roberto Oliveira on Vimeo.

Para ver todas as aulas>Momento Física

Roberto Oliveira para Blog de Assis Ramalho
Material didático, animação e vídeo: Roberto Oliveira

PE 14 colheu mais de 5 mil propostas e reuniu 26 mil pessoas


Foto: Léo Caldas/divulgação

O senador Armando Monteiro (PTB) e o deputado federal João Paulo (PT), pré-candidatos a governador e a senador, apresentaram nesta segunda-feira (16), em entrevista coletiva à imprensa, o balanço dos pouco mais de 45 dias de atividades do Projeto Pernambuco 14. Por meio de 14 plenárias realizadas em todas as regiões do Estado, a iniciativa mobilizou mais de 26,3 mil pessoas.

As sugestões apresentadas nestes encontros vão balizar a montagem do programa de governo de Armando. O projeto, que teve a primeira plenária realizada em 26 de abril, no município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), colheu 5.232 propostas da população. A última reunião ocorreu na capital, no dia 9 de junho.

“Foi uma experiência memorável. Pude conhecer melhor meu Estado. E mais: pudemos mostrar que ‘participação’ será uma palavra-chave para a realização de um grande governo”, disse Armando, logo após a exibição de um vídeo sobre o Pernambuco 14. “Tive o privilégio de conversar com as pessoas e olhar nos olhos delas. O que colhemos foi uma mostra rica e diversificada das aspirações, anseios e demandas da população.”

O deputado federal João Paulo afirmou que, durante as plenárias, pôde constatar “uma insatisfação relativamente grande em algumas áreas”. O petista acrescentou: “Notamos ainda nas pessoas uma necessidade de mudanças mais significativas, além da importância do governo federal nas realizações”.

Secretaria de Cultura de PE divulga resultado do 7º Edital do Funcultura

Seleção contou com 370 propostas inscritas, das quais 119 foram aprovadas para receber incentivo público. Os projetos resultarão em filmes, programas de TV, festivais, cursos e pesquisas.

Novos filmes, de curta e de longa-metragem, produtos para televisão, festivais, mostras, cineclubes, pesquisas, cursos e oficinas irão receber o incentivo público do Governo de Pernambuco, por meio do 7º edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco – Funcultura Independente 2013/2014. Do total de 370 propostas inscritas, 119 foram selecionadas pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, que destina anualmente R$ 11,5 milhões para o setor audiovisual. O resultado está disponível no portal Cultura.PE - http://www.cultura.pe.gov.br/

Foram selecionados quatro projetos de pesquisa, dez de formação, 15 de difusão, 17 de curta-metragem (sendo 5 Ary Severo), 15 de produtos para TV, 25 de longa-metragem (sendo 6 para distribuição, 3 para finalização, 7 para produção e 8 para desenvolvimento de roteiro), 21 de cineclubes e 12 na categoria Revelando Pernambucos, destinada a projetos por Região de Desenvolvimento (RDs) do Estado, dos quais 6 são de curta-metragem e 6 de difusão. Veja a lista dos projetos aprovados em anexo.

“O cinema pernambucano está hoje espalhado pelos festivais e salas de cinema do mundo inteiro, em parte, por este edital que todos os anos lança no mercado produções de muita qualidade e diversidade. O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, vem se empenhando para garantir as conquistas do segmento. Neste momento de anúncio de novos vencedores do edital, estamos ainda comemorando a aprovação da Lei do Audiovisual, que chega para impulsionar o audiovisual e criar bases para a transformação de Pernambuco num polo cinematográfico sem precedentes no Brasil”, comemora Marcelo Canuto, secretário de Cultura do estado.

Barbosa pede abertura de ação penal contra advogado de Genoino


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, pediu hoje (16) à Procuradoria da República no Distrito Federal a abertura de uma ação penal contra advogado do ex-deputado José Genoino, Luiz Fernando Pacheco. Barbosa pede que Pacheco seja investigado pelos crimes de desacato, calúnia, difamação e injúria.

Pacheco disse que vai se pronunciar sobre a ação somente após conhecer os detalhes do pedido. “Falo somente após conhecer formalmente a acusação. Por enquanto fico apenas com a tranquilidade dos profissionais que cumprem com seu dever, disse à Agência Brasil.

Na semana passada, Barbosa mandou seguranças da Corte retirarem Pacheco do plenário. Barbosa deu a ordem após Pacheco subir à tribuna para pedir que o presidente libere para julgamento o recurso no qual Genoino diz que tem complicações de saúde e precisa voltar a cumprir prisão domiciliar. Na ocasião, os ministros do STF estavam julgando um processo sobre a mudança no tamanho das bancadas na Câmara dos Deputados.

Jatobá: Resultado da pelada da Associação Pó de Serra de Itaparica no domingo (15)


Resultado do "baba" realizado na Associação Pó de Serra, em Itaparica (Jatobá-PE), na manhã deste domingo (15).

Primeiro tempo: Camisa Azul 1x3 Camisa Vermelha
Camisa Azul: 
Gols: Flávio
Escalação: Elvis, Eraldo, Gean, Luciano, Arnaldo, Flávio, Marcos, Berg, Lucilvan, Foguinho, Elói.
Camisa Vermelha:
Gols: Luís, Wagner, Sapatão
Escalação: Geraldo, Catinha, Bangu, Sílvio, Luís, Wagner, Juvenal, Evandro, Sapatão, Quel, Mima.

Segundo tempo: Camisa Azul 0x0 Camisa Vermelha
Escalação Camisa Azul: Samuel, Tema, Nego Van, Sivaldo, Xandu, Nicácio, Mé, Tico, Onça, Pedro, Zinho , Léo
Escalação Camisa Vermelha: não informada.

Após o "baba", os peladeiros se reúnem na sede para saborear o reforçado lanche matinal, jogar conversa fora e dominó, além da tradicional cervejinha dominical.

Informações: Jair Souza para Blog de Assis Ramalho

Projeto de Humberto Costa garante endereço residencial a empresas virtuais


A exigência burocrática imposta a empreendedores que atuam exclusivamente no ambiente virtual, de registrar obrigatoriamente um endereço comercial para trabalhar, está prestes a ser derrubada. Está pronto para ser votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado o projeto de autoria do líder do PT na Casa, Humberto Costa (PE), que garante a esses profissionais o direito de inscrever a sede da empresa no próprio endereço residencial. No último dia 21, o relator da proposta (PLS 641/2011), senador Cyro Miranda (PSDB-GO), apresentou parecer favorável ao projeto de Humberto na CCJ.

Segundo o líder do PT, muitas cidades dispõem de normas que impedem que esses profissionais possam exercer o seu trabalho na residência onde moram. “Esses empreendedores são obrigados a comprar ou locar imóvel em outro lugar, o que caracteriza uma despesa elevada e muitas vezes excessiva, que reduz sua renda e impõe a necessidade de deslocamentos desnecessários”, avalia Humberto.

Petrolândia na Copa: Ivaldo Vieira, Ivaldo Jr. e Punaré assistem à partida Costa do Marfim e Japão na Arena Pernambuco

Ivaldo Júnior e Ivaldo pai em frente à Arena Pernambuco
Ivaldo Jr e os simpáticos e educados japoneses


Nossos amigos Ivaldo, Ivaldo Jr. e Punaré tiveram o prazer de assistir à partida entre as seleções de Costa do Marfim e Japão, pela Copa do Mundo Fifa, realizada na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no sábado passado (14).

"Foi uma experiência sensacional participar de um jogo de COPA DO MUNDO, onde tive a oportunidade de me divertir, mas também de observar taticamente as seleções. Foi um aprendizado já que trabalho com futebol! Com relação a uma matéria postada em seu site onde aparecem os japoneses limpando o estádio, tenho realmente que acrescentar que é um povo fora de série, de uma simpatia enorme (conforme se pode ver em algumas fotos) e uma educação exemplar", declara Ivaldo Jr.

"Destaco também a superioridade física do time da Costa do Marfim, que conta com uma estrela que é DROGBA, que mudou o jogo com sua entrada. Mas em minha humilde opinião (e também na de algumas pessoas que assistiram ao jogo), tem um maestro no meio de campo chamado YAYÁ TOURÊ. Esse cara "passeia em campo", finaliza o dirigente da Escolinha de Futebol Bom de Bola de Jatobá.

Ver mais fotos>Ivaldo, Ivaldo Jr e Punaré na Arena Pernambuco

Ivaldo Júnior para Blog de Assis Ramalho

Paulo Câmara recebe apoio de lideranças indígenas

Socialista reuniu-se com representantes do segmento 

nesta segunda-feira (16)

Lideranças pernambucanas da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME) declararam, nesta segunda-feira (16), apoio à candidatura de Paulo Câmara (PSB) ao Governo Estadual. Elas se reuniram com o socialista para oficializar o engajamento e apresentar sugestões e demandas do movimento sobre políticas públicas a serem incluídas no Programa de Governo, como a criação da categoria de Professor Indígena na rede estadual, além de uma instância de participação nas decisões da gestão estadual.

Câmara se disse honrado com o apoio recebido e reiterou o compromisso com os povos indígenas de Pernambuco. “Tivemos uma conversa muito boa, buscando entender o que podemos estabelecer em nosso Programa de Governo para agir em apoio aos povos indígenas, que tanto representam social e culturalmente para Pernambuco, o Nordeste e o Brasil. Teremos ainda outras conversas com um número maior de representantes do movimento, olho no olho, para construir isso”, ressaltou.

Coordenador estadual da APOINME, Sarapó Pankararu, afirmou que, além de representar a continuidade das ações do Governo Eduardo Campos (PSB), que geraram um grande avanço social, o PSB tem uma estreita relação com os movimentos indígena e social que remonta ao ex-governador Miguel Arraes. “Eduardo honrou essa história de preocupação social e de diálogo com os movimentos. Ao conversar com Paulo Câmara percebemos que, por sua sensibilidade e humanidade, ele é a pessoa talhada para prosseguir esse trabalho. O outro lado da disputa estadual representa outros segmentos, não o nosso”, avaliou o dirigente.

Petrolândia: Lourival Simões fala sobre apoio a candidatura da Frente Popular e diz que na hora certa vai anunciar seus candidatos a deputados estadual e federal


Comitiva de Petrolândia na Convenção Estadual da Frente Popular: Seu Amadeu, Dr. Marquinhos, Lourival Simões e esposa, Anna Tereza, e Marcos Rogério Viana, Secretário de Desenvolvimento Econômico


Na última sexta-feira (13) a Frente Popular de Pernambuco aportou no município de Petrolândia com evento da Agenda 40, realizada na Casa de Shows Velho Chico.

Antes, a comitiva de Paulo Câmara, candidato ao governo do Estado pela Frente Popular, realizou reunião com empresários ligados à CDL-Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolândia, em encontro na residência do prefeito de Petrolândia, Lourival Simões (PR), no Projeto Apolônio Sales. Na oportunidade, o prefeito de Petrolândia foi entrevistado por Assis Ramalho. Lourival Simões falou do seu apoio à Frente Popular, entre outros assuntos voltados às eleições deste ano.

Confira a entrevista:

Assis Ramalho: Lourival, qual a avaliação que você faz ao receber esse grande evento da Frente Popular de Pernambuco aqui em Petrolândia?

Lourival Simões: Assis, hoje nós estamos iniciando mais um período eleitoral aqui em Petrolândia, e nós tivemos o maior cuidado em escolher o melhor candidato. A postura de Eduardo Campos, na escolha de Paulo Câmara, é apostando na renovação na política. E hoje, com a Agenda 40, o município de Petrolândia soma-se a Belém de São Francisco, Carnaubeira, Jatobá, Tacaratu e Itacuruba, para discutir o futuro de Pernambuco, que é um futuro promissor, assim como foi feito por Eduardo Campos, que soube tão bem governar Pernambuco, de onde saiu com uma aprovação de 85%, e escolheu Paulo Câmara que é um jovem, uma pessoas determinada que tem um perfil técnico, mas é um grande ser humano. E é isso que a gente vem demonstrar às pessoas de Petrolândia, mostrar que Paulo Câmara quer continuar as mudanças que Eduardo vinha fazendo. Então, esse é um compromisso que eu como prefeito de Petrolândia escolhi, que é o de defender a bandeira de Paulo Câmara que vai continuar fazendo as mudanças que Pernambuco precisa.

Assis Ramalho: O fato de Paulo Câmara, que apesar de ter sido um secretário que mostrou a sua competência nas duas gestões de Eduardo Campos (foi Secretário do Tribunal de Contas do Estado, passando depois pelas secretarias de Administração, Turismo, e Fazenda), não ser um candidato conhecido no Estado, principalmente no Sertão, não vai ser prejudicial na campanha?

Lourival Simões: Assis, mas se você lembrar, há oito anos atrás, quando Eduardo Campos andou em Petrolândia em uma reunião na Câmara de Vereadores, mais ou menos neste mesmo período, ele tinha de 2% a 3% de intenção votos, e olhe que Eduardo já era uma pessoa conhecida. Então, fazendo essa comparação, Paulo Câmara já saiu na frente em relação a isso. As pesquisas apontam um crescimento de Paulo Câmara, principalmente quando cola ao nome de Eduardo. Então, a gente acredita no crescimento da campanha de Paulo Câmara com o decorrer do tempo, quando a campanha for para as ruas.

Assis Ramalho: Lourival, por onde a gente anda a pergunta é uma só: todos querem saber quem são os candidatos do prefeito a deputado estadual e federal? Esse mistério vai ser desvendado quando?

Lourival Simões: Assis, as pessoas vão saber no momento certo. Nós ainda estamos cuidando da parte administrativa do município e a eleição a gente vai deixar para tratar na eleição. A eleição majoritária, todos vocês já conhecem, e quanto aos nossos candidatos a deputado estadual e a deputado federal, dentro em breve vocês saberão. Nós ainda estamos fechando as articulações necessárias para que a gente possa ter um bom desempenho durante o período eleitoral, como nós sempre tivemos, trabalhando principalmente com a verdade, porque eu não busco nada em caráter pessoal. Eu enxergo muito a população e por isso eu tenho que ter muito cuidado na hora de escolher os representantes que eu vou apoiar em Petrolândia, porque tudo isso soma-se a um trabalho que não começou hoje, tudo isso soma-se a um trabalho de um grupo que soube cuidar de Petrolândia, e eu tenho certeza que as pessoas entenderão desta forma, que é a forma como nós estamos escolhendo os nossos candidatos.

Assis Ramalho: Agradecemos sua atenção ao nosso blog.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Após receber limpeza, Praça da Quadra 08 perde iluminação e serve de depósito de material de construção

Quadra 08: areia para construção particular foi despejada na Praça
Fotos: Lúcia Xavier

"Venho por meio deste, demonstrar minha gratidão e dizer-lhe muito obrigado por ter publicado a minha indignação quanto à limpeza e coleta do lixo da praça da quadra 08. Aproveitando o ensejo, parabenizo a Prefeitura Municipal pelo simples fato de ter feito a limpeza da mesma e colocado placas.

Contudo, parece que as pessoas não se dão conta dos benefícios que se tem quando o ambiente em que elas vivem é limpo. Desanimadamente, como morador da Quadra 08, deparo-me com extremo abuso de certos construtores que insistem em degradar a praça e ruas. Acho que é por se valer da impunidade, que é despejado material de construção e entulho em cima da praça, materiais de uma obra que está sendo executada nas imediações.

Sim, Assis, é assustador a escuridão que se encontra a praça, virou um verdadeiro breu, aonde podem se esconder bandidos e se tornar ponto de tráfico de drogas ou até mesmo, práticas de prostituição. A empresa responsável pela iluminação simplesmente desligou o poste, por achar mais fácil do quer fazer o reparo que ali cabia.

Ante ao exposto e, confiante, esperamos providências.

Atenciosamente,

Francisco"

Petrolândia: Morre seu Caetano da Cebola aos 78 anos

Apaixonado por futebol, seu Caetano adorava assistir jogos no Estádio Municipal
 de Petrolândia. Foto: Assis Ramalho

Faleceu na manhã desta segunda-feira (16) o senhor Caetano José Neto, mais conhecido como seu Caetano da Cebola. O seu corpo está sendo velado na casa de sua filha, localizada na Avenida Barreiras, n° 828, na Quadra 14, de Petrolândia.

Pessoa bastante carismática no meio da sociedade petrolandense, seu Caetano era comerciante de frutas e verduras, e também era um apaixonado por futebol.  Era fácil encontrar seu Caetano em jogos no Estádio Municipal de Petrolândia.

A foto desta reportagem (acima), tirada por este blogueiro que desfrutava de sua amizade,  mostra seu Caetano em um dos seus últimos, se não o último jogo assistido por ele no Estádio Municipal "O Galegão".

O corpo de seu Caetano será sepultado na manhã desta terça-feira (17), na cidade de Floresta. A saída do seu corpo com destino a vizinha cidade, está marcado para as 6 horas da manhã.

Nossas condolências à família. Descansa em paz, seu Caetano, e fica com Deus.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho

Serra Talhada revive “O Massacre de Angico – A Morte de Lampião”


O espetáculo “O Massacre de Angico – A Morte de Lampião”, que retrata os últimos momentos de Lampião e de seu grupo de cangaceiros, vai ser encenado entre os dias 23 e 27 de julho, na Estação do Forró, em Serra Talhada, (antiga Estação Ferroviária), com a denominação de “O Maior Espetáculo ao Ar Livre do Sertão”. O evento, que é gratuito e atrai milhares de pessoas, já está na 3ª edição e para 2014 tem como expectativa reunir aproximadamente um público de 10 mil espectadores por noite.

A encenação, produzida pela Fundação Cultural Cabras de Lampião, de Serra Talhada-PE, retrata a história que aconteceu ao leito de um riacho seco, em Angico, no sertão de Sergipe, onde os companheiros de Lampião, entre eles, sua mulher, Maria Bonita, foram massacrados no dia 28 de julho de 1938. A peça, que contará com um elenco formado por 80 atores e figurantes de várias cidades de Pernambuco, sendo a maioria de Serra Talhada, contará ainda com a participação do mestre de grandiosas produções teatrais ao ar livre no Estado, o diretor, ator, dramaturgo e iluminador José Pimentel.

Dentro do enredo são mostradas cenas marcantes na história do Rei do Cangaço, como suas desavenças com o primeiro inimigo José Saturnino, seu encontro com Padre Cícero, para receber a patente de capitão do Exercito Patriótico, e também a determinação do presidente Getúlio Vargas em acabar com o cangaço.

Diversas cenas do espetáculo são ligadas ao imaginário popular, em uma narrativa que mostra os fatos históricos construídos por meio de efeitos especiais de luz e trilha sonora, até culminar com a morte do casal cangaceiro mais famoso: Lampião e Maria Bonita.

O MASSACRE DE ANGICO – A MORTE DE LAMPIÃO é uma história de TRAIÇÃO, AMOR E ÓDIO, que tem como palco os confins do sertão, na primeira metade do século passado. A estrutura da peça conta com um palco de 50 metros de largura, com quatro cenários armados no Centro de Serra Talhada, tornando-se um grandioso espetáculo, que atrai turistas dos mais variados estados do Brasil.

SERVIÇO

Armando Monteiro quer aprovar projeto em prol das pequenas empresas antes de licenciar-se


A um público formado por micros e pequenos empresários filiados às Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) de municípios pernambucanos, o pré-candidato ao governo do Estado, senador Armando Monteiro (PTB), afirmou que irá trabalhar pela aprovação do projeto de lei que limita o uso da substituição tributária, mecanismo no qual os empresários pagam os impostos antes mesmo de vender os produtos. Caso seja aprovada, a matéria vai beneficiar diretamente os pequenos empreendedores.

"Vou me licenciar do Senado no dia 15 de julho, mas vou me licenciar depois de aprovar, em última etapa, esse projeto, que é tão importante e que elimina a substituição tributária de uma ampla gama de setores", afirmou o pré-candidato ao governo, nesta segunda-feira (16), durante almoço com os presidentes de CDL de 20 municípios. Relator da proposta, Armando Monteiro fez questão de ressaltar que também será garantido um prazo para o recolhimento do imposto de no mínimo 60 dias. “Essa figura da antecipação do pagamento do imposto, que acaba o capital de giro das empresas, poderá acabar após a aprovação desse projeto. Também vamos ter a conquista da ampliação dos setores que vão entrar no Simples Nacional", garantiu Armando, sob aplausos de mais de 110 representantes do setor, de todas as regiões do Estado.

Alemanha de Müller acelera e atropela Portugal de Cristianos Ronaldo; Em Coritiba, Irã e Nigéria realizam o pior jogo da Copa

Thomas Müller ou tres gols contra Portugal: atacante conhece como poucos o caminho do gol

O dia começou com uma notícia motivadora para os alemães: o ex-piloto de Fórmula 1 e ídolo Michael Schumacher saiu do coma após quase seis meses. E pode-se dizer que em campo sua seleção tratou de homenageá-lo, acelerando e decidindo o jogo contra Portugal no primeiro tempo. Principalmente por parte de Thomas Müller, autor do primeiro hat-trick da Copa do Mundo e nomeado o melhor em campo. Os três gols do atacante do Bayern de Munique deixaram a equipe de Cristiano Ronaldo como o retardatário do Grupo G após os 4 a 0, nesta segunda-feira, na Arena Fonte Nova. 

Hummels fez o outro e determinou que, até aqui, Salvador é a cidade das goleadas do torneio – na última sexta-feira, a Holanda aplicou 5 a 1 em cima da campeã Espanha. A Alemanha, soberba mesmo diante de todas as preocupações com o clima, é a líder da chave, com três pontos. Portugal, por sua vez, precisa se recompor. Não bastasse ser goleado na estreia, perdeu Hugo Almeida e Fábio Coentrão, que saíram lesionados, e viu Pepe ser expulso após tentar intimidar Müller com uma leve cabeçada.

As duas seleções voltam a campo no próximo fim de semana. Sábado, a Alemanha enfrenta Gana na Arena Castelão, em Fortaleza, às 16h (de Brasília). Portugal encara os Estados Unidos na Arena da Amazônia, domingo, às 19h.

No pior jogo da Copa, Irã e Nigéria ficam no zero a zero


Se a animação da torcida curitibana entrasse em campo, Irã e Nigéria não teriam feito o primeiro jogo sem gols da Copa do Mundo no Brasil. Depois de partidas emocionantes, coube às duas seleções o fardo de apresentarem um espetáculo bem abaixo da média na Arena da Baixada, pelo Grupo F da competição, para desespero dos espectadores que encheram as arquibancadas e vaiaram muito as equipes após o apito final.

A falta de pontaria das duas equipes, principalmente da Nigéria, contrastou com o que foi visto até então na Copa. Até a partida entre Alemanha e Portugal, vencida por 4 a 0 pelos germânicos, a média de gols do torneio era de 3,4 por jogo. Agora, caiu para 3,1.

O empate por 0 a 0 deixou Irã e Nigéria à frente da Bósnia na classificação da chave, liderada pela Argentina, que derrotou os Dragões por 2 a 1 no domingo. Na rodada seguinte, os iranianos enfrentam os hermanos, no próximo sábado, às 13h (de Brasília), no Mineirão. No mesmo dia, às 19h, na Arena Pantanal, a Super Águias encaram Dzeko e companhia.

Globoesporte.com

Fernando Bezerra Coelho lança blog

  

O candidato ao Senado pela Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (PSB), estreou na internet o seu blog de notícias. A blog vai trazer informações sobre a movimentação de Fernando, agenda da Frente Popular, fotos, depoimentos e videos especialmente produzidos para a web. No blog também estão links para todas as redes sociais do candidato, como twitter, facebook e flickr. O espaço virtual terá ainda informações e matérias sobre os candidatos a governador e vice, Paulo Câmara (PSB) e Raul Henry (PMDB), e a Presidente da República, Eduardo Campos (PSB). O endereço para o blog é: www.blogdefernandobezerra.com.br

Assessoria de Imprensa - Fernando Bezerra Coelho

Petrolândia: Pais e padrinhos de Luiz Felipe e Lucas Miguel comemoram aniversário em clima de Copa do Mundo


 

Na noite de sábado, 14 de junhol/2014, Luiz Felipe 4 anos e Lucas Miguel 2 anos, filhos de Marcos e Josilene, ganharam uma festa de aniversário verde e amarela, em clima de Copa do Mundo. A comemoração foi realizada em Petrolândia na residência de Geraldo e Cida, empresários proprietários do Posto Rical (Petrolândia-PE) e Ricall Combustíveis (Paulo Afonso-BA), e contou com a presença dos coleguinhas dos aniversariantes, amigos e familiares.

Todos presentes no evento puderam desfrutar de muito refrigerantes, salgadinhos e o brinquedo que a criançada mais adora: o pula-pula. 

Agradecemos aos familiares pelo convite, e desejamos muita saúde e felicidades aos baixinhos aniversariantes, assim como aos pais e padrinhos. Parabéns!


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Escola de Contas do TCE-PE tem inscrições abertas para curso sobre elaboração e análise de orçamento de obras públicas


Gestores ou profissionais que atuem na área de projetos, acompanhamento ou controle de obras, bem como profissionais envolvidos em trabalhos referentes a procedimentos licitatórios de obras e serviços de engenharia, já podem se inscrever no Curso“Elaboração e análise de orçamento de obras públicas”. A capacitação acontece de 21 a 24 de julho, das 13h30 às 18h, na Escola de Contas Públicas.

De acordo com o professor Elmar Pessoa o conteúdo programático inclui conhecimentos da legislação pertinente, regime de contratação da obra, critérios de aceitabilidade dos preços e de julgamento de uma licitação, além de todo o arcabouço do projeto, com especificações técnicas, termo de referência, custos diretos e indiretos da obra, apresentação de orçamento, planilha orçamentária, entre outros.

As inscrições estão disponíveis no www.tce.pe.gov.br/escola ou clicando aqui. A Escola de Contas fica localizada na Avenida Mário Melo, 90, Santo Amaro, Recife. Mais informações no (81) 3181-7953 ou pelo e-mail: gens@tce.pe.gov.br.

TCE-PE

​​Câmara destaca união com Eduardo em prol de Pernambuco

 Socialista e ex-governador comandaram convenção da Frente Popular nesse domingo 
(Fotos: Wagner Ramos)

​A convenção estadual da Frente Popular, realizada nesse domingo (15), mostrou que o ex-governador Eduardo Campos (PSB) e o candidato escolhido para representar a continuidade do projeto que vem mudando Pernambuco estão afinados. Paulo Câmara (PSB), que foi secretário de três pastas diferentes durante os dois mandatos do correligionário, destacou o sentimento de união que tem encontrado nas viagens que vem fazendo por todas as regiões do Estado. "Vamos mostrar ao país um Pernambuco unido. E essa união vai ajudar a eleger Eduardo presidente do Brasil", garantiu.

Um dos discursos mais esperados do evento, o ex-governador fez questão de elogiar Paulo, que, segundo ele, será "o melhor governador que Pernambuco já teve". Campos também tratou de demonstrar plena confiança em sua eleição presidencial, em outubro. "O jogo do Brasil está jogado. O Brasil terá um novo presidente no ano que vem. E eu escolhi o Estado do qual sou filho para dizer o seguinte pela primeira vez: ele será um pernambucano, como vocês. Saio daqui mais fortalecido do que em 2006 (quando foi escolhido em convenção candidato ao Governo Estadual)", garantiu o socialista.

MPPE reúne gestores públicos do Agreste em Garanhuns para apresentar projeto Admissão Legal

Projeto Admissão Legal do MPPE: os gestores públicos devem substituir por servidores concursados os profissionais temporários que estão ocupando cargos efetivos (natureza permanente) e cargos vagos em prefeituras e câmaras municipais. 

Nesta segunda-feira (16), prefeitos e vereadores do Agreste Meridional estarão reunidos na sede da Promotoria de Justiça de Garanhuns, a partir das 18h, para conhecer o projeto Admissão Legal, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A iniciativa tem como objetivo conscientizar os gestores públicos municipais a cumprirem os princípios constitucionais para admissão de pessoal na administração municipal, mediante realização de concurso público destinado ao provimento dos cargos e/ou funções da administração pública, pondo fim aos contratos ilegais (temporários ou de cargos comissionados) para ocupação de vagas de natureza permanente.

De acordo com o promotor de Justiça de Garanhuns, José Francisco Basílio, os gestores públicos devem substituir por servidores concursados os profissionais temporários que estão ocupando cargos efetivos (natureza permanente) em prefeituras e câmaras municipais. Esses servidores concursados também deverão preencher cargos vagos no executivo e legislativo municipais.

Atento ao cumprimento dos princípios constitucionais referentes à admissão de pessoal no serviço público, o MPPE tem recomendado aos prefeitos e presidentes de câmaras de vereadores de todo o Estado que só contratem temporários estritamente por tempo de­ter­min­a­do para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, seguindo assim os princípios da excepcionalidade, brevidade e transitoriedade.

Paulo: “A Frente Popular honra nesta tarde a sua tradição de gerar unidade e fazer o bem do povo”

Convenção que homologou socialista como candidato a governador reuniu 25 mil pessoas no Clube Português, no Recife (Fotos: Aluísio Moreira)

A convenção estadual da Frente Popular de Pernambuco foi marcada por duas multidões dividindo o espaço do Clube Português, neste domingo (15). A primeira era formada pelas 25 mil pessoas que foram ao evento, vindas de todas as regiões do Estado para participar da oficialização da chapa estadual. Já a segunda multidão estava sobre o palanque montado para o ato, e era composta por 400 representantes de todas as forças políticas que formam a aliança que sustenta a Frente Popular. As duas estrelas da festa, os candidatos a governador, Paulo Câmara, e a presidente, Eduardo Campos (ambos do PSB), ressaltaram que o tamanho da festa era a demonstração da unidade que foi articulada em torno das candidaturas da frente em Pernambuco, a maior já conquistada em uma eleição estadual.
​ ​
"Este time unido é o time que ajudou Eduardo a mudar a face de Pernambuco, ouvindo, planejando e fazendo as coisas acontecerem. Sabe fazer gol e juntos vamos fazer muitos mais. A Frente Popular honra nesta tarde a sua tradição de gerar unidade para fazer o bem do povo. Hoje, é a Frente do Povo de Pernambuco. Estou muito entusiasmado, porque sou servidor público há 22 anos, por vocação, e ser governador é continuar servindo ao povo", cravou Paulo Câmara.
​ ​
Eduardo Campos afirmou em seu discurso que esta foi a maior e mais enérgica convenção de que ele já participou. O socialista aproveitou o tamanho da festa organizada pela Frente Popular para mandar um recado aos adversários. "Se alguém duvidava do que seria esta eleição, essa dúvida acabou. Este time aqui vai fazer a maior vitória de um governador na história da política brasileira. E se alguns questionavam se eu não viria a Pernambuco nesta eleição, eu digo a vocês que estão com Paulo. Quando vocês me pedirem para vir aqui, seja por um dia ou uma semana, feriado ou não, eu deixo Marina (Silva, candidata a vice-presidente) onde estivermos fazendo nossa campanha e venho para cá. Estarei presente em Pernambuco durante o tempo que precisar", garantiu.

Eleições: seis partidos ainda precisam indicar candidatos à Presidência

Pelo PSB, disputam o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a ex-senadora Marina Silva, da Rede Sustentabilidade. Os nomes devem ser confirmados no dia 28, em Brasília. (Foto: Assessoria PSB)

Pelo menos seis partidos ainda precisam definir, até o dia 30, os candidatos aos cargos de presidente e vice-presidente da República ou que nomes vão defender no pleito de outubro. No fim de junho, termina o prazo para a escolha de candidatos. Até agora, PMDB e PDT já definiram que apoiarão a reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Os peemedebistas confirmaram, inclusive, o vice-presidente Michel Temer na chapa do atual governo.

No sábado (14), o PSDB confirmou a candidatura do senador Aécio Neves (MG) à Presidência, mas ainda não definiu o nome do vice na chapa. No mesmo dia, o PV escolheu para concorrer ao comando do Planalto, o médico sanitarista, Eduardo Jorge, de 64 anos, junto com Célia Sacramento – vice-prefeita de Salvador (BA).

A próxima convenção partidária nacional está marcada para o dia 21, quando o PT oficializará a candidatura de Dilma à reeleição, em Brasília. No dia seguinte, é a vez do PSOL definir seus candidatos. Com a desistência do senador Randolfe Rodrigues (AP), o partido deve lançar o nome de Luciana Genro (RS) para a Presidência da República. O PSOL ainda não tem candidato a vice. Os encontros ocorrem em Brasília.

Jornalista pede desculpas por pergunta sobre nordestinos feita a Hulk e diz: "escolhi palavras erradas"


O jornalista que cometeu a gafe durante uma entrevista coletiva com o atacante da seleção brasileira Hulk usou seu perfil nas redes sociais para pedir desculpas. Leonardo Baran queria falar sobre a relação da torcida nordestina com a seleção, mas acabou perguntando se era o sotaque que fazia as pessoas do Nordeste engraçadas para o resto do país.

Apesar de já ter muita experiência trabalhando com esportes, o jornalista disse que escolheu as palavras erradas e ao tentar consertar, piorou a situação. Ele perguntou: "O povo nordestino é tão diferente por que é engraçado, é o sotaque que faz ele ser engraçado pro resto do país? Qual é o diferencial do povo nordestino? Por que ele é tido como engraçado, principalmente o cearense?", questionou durante a entrevista.

Hulk, que nasceu na cidade de Campina Grande, na Paraíba, respondeu: "Eu não levo por esse lado. Até porque nós não fazemos graça pra ninguém. O povo nordestino é diferente porque a seleção não joga sempre lá.

Arrependido da pergunta, Leonardo Baran publicou em sua página no Facebook um texto onde ele pede desculpas e elogia a resposta do jogador. "Pelo tom corretíssimo da resposta do Hulk, já tinha percebido como fui mal na formulação da pergunta", citou. "Peço imensas desculpas a quem se sentiu ofendido pela minha infeliz escolha de palavras. Em momento algum foi minha intenção ofender uma região do país e um povo tão importante para o Brasil", escreveu.

Saúde & Sorriso Consultórios Especializados amplia oferta de serviços em saúde em Petrolândia

Cirurgiãs Dentistas: Dra. Flávia de Sá Carvalho, especialista em ortodontia, 
e Dra. Daniela de Sá Carvalho, especialista em endodontia, estética e clínica geral

Há 13 anos oferecendo atendimento odontológico de qualidade, nas áreas de ortodontia, endodontia, estética, cirurgia, prótese, implante e clínica geral, o Saúde & Sorriso Consultórios Especializados agora dispões também dos serviços de fonoaudiologia e clínica médica.

A Dra. Maralisa Fonseca, fonoaudióloga, oferece tratamento nas áreas de voz, fala e motricidade orofacial, e já está atendendo às segundas e quartas-feiras.

Saúde & Sorriso Consultórios Especializados conta ainda com a Dra. Mércia Valéria realizando consultas de clínica geral para crianças e adultos, às quintas e sextas-feiras.

"Nosso objetivo é convidar sempre mais profissionais de saúde, de várias especialidades, para compor nossa equipe e dar aos nossos pacientes um atendimento multidisciplinar de qualidade", informam as cirurgiãs dentistas Dra. Daniela Carvalho e Dra. Flávia Carvalho, responsáveis pelo Saúde & Sorriso.

Mais informações pelo telefone (87) 3851-2596 ou celulares(87) 9809-6659, 9669-7052 e 9205-5398.

O Saúde & Sorriso Consultórios Especializados está localizado na rua Higino Alexandre Araújo, n° 96 -Quadra 02 de Petrolândia (rua do Lili Magazine).

Notícias relacionadas (clique para ler)

Paulo Câmara fala de sua campanha ao governo do Estado e promete UPA para Petrolândia, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho


Paulo Câmara, candidato ao governo de Pernambuco,
 em entrevista a Assis Ramalho

Na última sexta-feira (13), a reportagem do Blog de Assis Ramalho entrevistou Paulo Câmara, candidato ao governo do Estado pela Frente Popular de Pernambuco. Na ocasião, a Frente Popular realizou evento Agenda 40 na Casa de Show Velho Chico, em Petrolândia.

Paulo Câmara é militante socialista desde 1992, e esteve ao lado do  governador Eduardo Campos (PSB) já na campanha para a Prefeitura do Recife em 1992, quando o hoje aliado Jarbas Vasconcelos (PMDB) foi eleito. De lá para cá, participou de todas as campanhas majoritárias encabeçadas pelo PSB e está no governo de Pernambuco desde 2007, quando Eduardo Campos assumiu o governo do Estado. Apesar de ter assumido nos últimos sete anos papéis importantes onde passou pelas secretarias estaduais de Administração, Turismo e Fazenda, Paulo Câmara ainda é, para a população pernambucana, um nobre desconhecido.

Na entrevista concedida à nossa reportagem, Paulo Câmara avalia a campanha da Frente Popular de Pernambuco que, segundo ele, já percorreu mais de cem municípios, mas diz que a caminhada está apenas no começo.

Também na entrevista o candidato garante que, se eleito, Petrolândia será contemplada com a instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento Especializada (UPAE).

Acompanhe a entrevista na integra.

Assis Ramalho: Faça uma avaliação sobre sua campanha ao governo do Estado e sobre sua passagem por Petrolândia, onde cumpriu a Agenda do 40.


Paulo Câmara: Na verdade, a campanha está apenas começando. Nós tivemos hoje um dia muito bom aqui no Sertão de Itaparica. Estivemos em Floresta, em Belém de São Francisco, e agora aqui em Petrolândia, nesta festa com mais de mil pessoas, onde a gente pôde se apresentar, conversar, ouvir as pessoas e fazer com que o nosso programa de governo seja muito rico. Rico de ideias, de propostas e de boas intenções para esse povo que quer o bem de Pernambuco.

Assis Ramalho: Você falou que a campanha está apenas começando, mas a Agenda 40 tem percorrido muitos municípios nos últimos dias, não é verdade?

Paulo Câmara: Verdade, já são mais de 90 dias que eu, Raul e Fernando Bezerra Coelho estamos percorrendo o nosso Estado. Já passamos por mais de cem municípios, mas pra gente tem sido uma satisfação enorme. Tem sido muito gratificante ter chegado nestes lugares e ter o reconhecimento do povo de Pernambuco, que reconhece o trabalho que Eduardo fez, e a gente fica muito orgulhoso, porque nós participamos desde o primeiro dia do governo de Eduardo. Eu atuei em três Secretarias (Auditor do Tribunal de Contas do Estado, passando depois pelas secretarias estaduais de Administração, Turismo, e por último a Secretaria da Fazenda), e Fernando Bezerra na Secretário de Desenvolvimento Econômico. Com isso, a gente vê nas pessoas aquela convicção de que Pernambuco cresceu, mas que essas mesmas pessoas querem muito mais, e elas têm razão. Pernambuco ainda é um Estado pobre, em que muita coisa ainda precisa acontecer, e eu tenho esse compromisso de fazer com que Pernambuco continue crescendo, mas é preciso que cresça e se desenvolva por igual, que se desenvolva em todas as regiões do Estado. E ouvindo as pessoas, por onde a gente anda, é que a gente tem a oportunidade de levar para o nosso governo as ideias e as propostas que a gente quer para esse novo Pernambuco.


Assis Ramalho: Há pouco, em seu discurso, você fez questão de destacar os avanços do Estado na educação, e se comprometeu, afirmando que todos os alunos da Rede Estadual de Ensino que queiram estudar em uma Escola em tempo integral, vão ter vaga garantida a partir de 2015, verdade?

Paulo Câmara: Olha, Pernambuco hoje, já tem mais alunos matriculados em Escolas de tempo integral do que São Paulo, do que o Rio de Janeiro, do que Minas Gerais, juntos. Mas a gente quer mais, a gente quer que tenha Escolas de referência em todos os municípios, como tem aqui em Petrolândia a Escola Maria Cavalcante Nunes. E a gente tem um compromisso de todos os alunos da Rede Estadual de Ensino que queiram estudar em uma Escola em tempo integral, ele vai ter a sua vaga garantida a partir de 2015. Há pouco você ouviu eu dizer no meu discurso que eu tive a oportunidade de, tanto em Floresta, quanto em Belém de São Francisco, encontrar alunos que ganharam o mundo (intercambistas do Programa Ganhe o Mundo), onde conheceram outros países, outra cultura, e isso vai fazer uma diferença muito grande na vida dessas pessoas. Nós também vamos montar uma rede de Escolas Técnicas espalhadas por todas as regiões, que vão capacitar 50 mil alunos, para que eles possam trabalhar de acordo com a vocação da sua região.

Assis Ramalho: O povo de Petrolândia pode ter a certeza de que o município vai ser contemplado com uma UPAE?

Paulo Câmara: Pode. Eu posso afirmar que já está nas minhas diretrizes de governo, e nós vamos construir aqui em Petrolândia uma UPAE (Unidade de Pronto Atendimento Especializada), e nós escolhemos Petrolândia por sua localização estratégica, para possibilitar que toda essa região tenha um bom atendimento em saúde, e com isso a região vai ter mais consultas e a gente vai poder fazer mutirão de cirurgias. A gente vai trabalhar por um Pernambuco cada vez melhor.

Assis Ramalho: O FEM será mantido no seu governo?

Paulo Câmara: Sim, vai ser mantido. Quando nós fizemos, por orientação de Eduardo Campos, o FEM (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal), é porque a gente sabia que o prefeito, que está no seu município, é quem sabe as prioridades que têm que ser dadas para os investimentos. Eu garanto que o FEM será mantido em todos os anos do meu governo, e vou dar continuidade as parcerias com os prefeitos, porque se governa fazendo parcerias.

Assis Ramalho: Está confiante de que Eduardo Campos possa ser eleito presidente do Brasil?

Paulo Câmara: Sem dúvidas que eu estou, porque o Brasil quer mudanças, quer gente nova, quer gente que saiba tirar as coisas do papel, e nós temos uma oportunidade única de termos um presidente pernambucano. O Brasil, nos últimos três anos, saiu do trilho. A presidenta Dilma foi eleita para melhorar a vida dos brasileiros, mas não está conseguindo, e a gente tem que fazer com que as coisas voltem a funcionar, que o Brasil volte a crescer igual ao Estado de Pernambuco que tem crescido mais do que o Brasil. E em Pernambuco eu tenho certeza de que as pessoas querem dar continuidade a esse trabalho que Eduardo iniciou, e que a gente vai ter condições totais de avançar ainda mais.

Assis Ramalho: Gostaria de agradecer ao candidato por, mais uma vez atender à reportagem do Blog de Assis Ramalho, e aproveite a oportunidade para deixar uma mensagem ao povo do Sertão de Itaparica.

Paulo Câmara: Eu queria neste momento passar uma mensagem muito importante para todos do Sertão de Itaparica, e dizer que continuem confiando neste novo Pernambuco, porque com certeza Pernambuco ainda vai avançar muito, e nós vamos fazer, junto com Eduardo na Presidência, muito mais pelo nosso povo pernambucano, e muito obrigado.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Notícias relacionadas (clique para ler)
>Empresários de Petrolândia participam de reunião com Paulo Câmara, pré-candidato ao governo do Estado 
>Petrolândia: Agenda 40 da Frente Popular apresenta propostas de Paulo Câmara em evento prestigiado por grande público