segunda-feira, junho 30, 2014

Petrolândia: Reunião do Conselho Municipal de Turismo debate a coleta de lixo na cidade



Na quarta-feira passada (25), o Conselho Municipal de Turismo de Petrolândia (COMTUR) realizou reunião extraordinária, na sede da AVEPE-Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia, para debater exclusivamente a limpeza urbana. O tema da reunião foi "lixo não nasce em pé", ou seja, lixo não dá em árvore. O público-alvo prioritário foram os comerciantes estabelecidos na Orla Fluvial e o objetivo principal da reunião foi buscar soluções para a manutenção da limpeza urbana na Orla e no calçadão. 

Com a presença da Diretora de Turismo de Petrolândia, Hislaine Menezes, e a Secretária do COMTUR, Lúcia Xavier, o debate foi enriquecido pela presença de empresários, como Marcellus (Bar e Restaurante Flor do Chico), e Alessandro Leal (Clube de Diretores Lojistas de Petrolândia), entre outros. Também presentes o secretário de Serviços Urbanos, Rosivaldo Castor, e sua equipe de supervisores, e Roberto Pereira, responsável pela Vialim, empresa contratada para limpeza pública em Petrolândia.

Hislaine afirmou que o ponto de partida das ações para limpeza pública é a Orla, pelo impacto imediato ao turismo, porém o tema vai ser estendido para toda a cidade. 

Marcellus sugeriu a colocação de placas próximo ao quiosques, alertando para a não colocação de lixo no local, inclusive com boa visualização pelos frequentadores da orla e dos quiosques, além do mapeamento de pontos críticos de coleta (locais que os moradores usam para despejo irregular de lixo nas quadras da cidade). Hislaine sugeriu a confecção de panfletos para distribuição nos estabelecimentos e residências, informando os dias e horários de coleta de lixo. Outras sugestões foram a criação de lei para regulamentar a coleta de lixo, a realização de campanhas e mutirões de limpeza.

Rosivaldo esclareceu que as equipes de limpeza urbana têm se desdobrado para manter a coleta e a limpeza de logradouros em situação normal, e está sendo feito o que é possível, considerando o material humano e recursos (veículos) à disposição. O secretário informou que foram colocadas placas, para orientar sobre a proibição de colocar lixo, porém, em diversos locais, a população continua a usar os pontos para depositar lixo e, em um desses pontos, fizeram uma fogueira de São João onde estava colocada a placa. Rosivaldo defendeu a participação do Ministério Público, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Educação em ações para educar a população sobre a importância de não jogar lixo nas ruas. 

Roberto, encarregado da Vialim, informou que a empresa iniciou a coleta na cidade, em 2010, com dez veículos, um compactador, um motorista e uma equipe, mas ele providenciou a formação de outra equipe e a contratação de mais um motorista, para o trabalho ser melhor distribuído. No entanto, esclareceu Roberto, atualmente a empresa tem apenas um caminhão e duas caçambas para coletar volume bastante superior, pois a produção de lixo aumentou.

Pela importância e recorrência do tema coleta de lixo nas reuniões do COMTUR, Rosivaldo afirmou que um dos membros da Secretaria de Serviços Urbanos vai passar a acompanhar os encontros do conselho. O secretário também informou que será disponibilizado um número de contato para os moradores fazerem sugestões, denúncias e reclamações sobre a limpeza urbana. 

O presidente do COMTUR, secretário Marcos Rogério Viana, e o vice-presidente, Samyr Oliveira, não puderam acompanhar a reunião, por motivo de força maior.

A próxima reunião do COMTUR-Petrolândia será realizada no dia 15 de julho, às 15h00, no Centro Cultural.


Ver mais fotos>Reunião COMTUR-Petrolândia (25/06/2014)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário