sábado, 6 de junho de 2015

Classificados Petrolândia: VENDE-SE ou troca-se o Balnéario Palhoça do Tchelo


VENDE-SE ou troca-se o Balneário Palhoça do Tchelo, situado na estrada de acesso às agrovilas da Reta, a 400 metros da entrada para o centro de Petrolândia. 

O terreno mede 25 x 150 metros, com ampla área de lazer.

Interessados, por favor, ligar para o proprietário Marcelo, no celular (87) 99988-9644. 

Informações e fotos: proprietário

Petrolândia: Neste domingo é dia de saborear a buchada vendida por Luciana de Auspício na Quadra 09

imagem ilustrativa

Amanhã é dia de saborear a tradicional buchada feita por Luciana de Auspício. A partir das 10 da manhã, os apreciadores desse prato típico de nossa culinária regional podem passar na rua José Araújo da Silva, nº 72, na Quadra 09 de Petrolândia.

Luciana vende buchadas de 15 em 15 dias, aos domingos. Mais informações/encomendas: 99930-0751.

Diariamente, ela vende lanches, como bolo de tapioca, panquecas e outros quitutes.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Luciana

Têm início na UPE Garanhuns as primeiras defesas de Mestrado Profissional em Letras

 Coordenador do Mestrado na UPE Garanhuns, Prof. Benedito Gomes Bezerra

A Universidade de Pernambuco (UPE), através de seu Campus em Garanhuns, traz um avanço na educação em Garanhuns e no interior do estado. A partir do dia 10 deste mês, a UPE dará início ao cronograma de defesa de dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras). Ao todo, são 18 programadas para este ano na instituição, entre os meses de junho e agosto, as primeiras no Campus de nossa cidade.

A primeira da série será defendida, às 10h, pela aluna Rivaldízia do Nascimento, que é orientada pela professora Rossana Ramos. “Será um momento histórico para o Campus Garanhuns pelo ineditismo”, ressaltou o coordenador do Mestrado no Campus Garanhuns, o professor Benedito Gomes Bezerra. Segundo ele, o programa é inédito no Estado. “Nós fomos pioneiros no interior e a UFPE na capital. Agora existe também uma unidade da UFRPE, em Garanhuns, e outra da UPE em Nazaré da Mata”, informou. A próxima defesa está marcada para o dia 18/06 e o cronograma se estende até 19/08.

Petrolândia: Academia C2 promove Make Day com Mary Kay na segunda-feira (08)

Na próxima segunda-feira (08), a partir das 19 horas, a Academia C2 Fitness vai realizar o Make Day, evento exclusivo para os alunos da academia, em que serão apresentadas dicas de maquiagem por representantes da Mary Kay. Haverá também sorteio de brindes e maquiagem.


Academia C2 Fitness
Av. Arthur Pereira Lima, s/n, próximo à Agroshop Farmácia e Petshop
Quadra 04 - Petrolândia (PE)
Curta a página da Academia C2 no Facebook: Academia C2 Fitness

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações/arte: Academia C2 Fitness

Jatobá: Secretaria de Saúde oferece mamografias em Unidade Móvel nos dias 8 e 9 de junho


A Prefeitura de Jatobá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, levará ao município a Unidade Móvel Amigo do Peito para realização de mamografias digitais, exame que detecta precocemente o câncer de mama. O atendimento será realizado nesta segunda e na terça-feira, dias 08 e 09 de junho , na praça da Academia das Cidades, a partir das 8 horas da manhã.

“É um desejo do governo municipal ampliar cada vez mais o acesso aos exames para os pacientes de Jatobá”, disse a secretária de saúde de Jatobá, Paula Daltro. A ação é dirigida a mulheres com idade entre 50 e 69 anos.

As estatísticas apontam que a cada 10 mulheres diagnosticadas com câncer de mama no País, quatro morrem vítimas da doença. O dado faz parte de um levantamento feito em 2013, elaborado pela pesquisadora Nahila Justo, diretora da consultoria externa Optum Insight, especializada em saúde. Dentre todos os tipos de câncer, o de mama ainda é o mais fatal para a população feminina. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que 52.868 mulheres sejam vítimas da doença este ano.

Fonte: Portal Jatobá

Confira os destaques das principais revistas da semana

Crescendo pra cachorro

Pesquisa do IBGE revela que, no Brasil, o número de famílias que criam cachorros já é maior do que o de famílias que têm crianças. Causas demográficas e econômicas mostram que o fenômeno, similar ao de países ricos, vai se acentuar daqui para a frente. >Veja

A primeira-dama, a enfermeira e o operador do PT
Há um grande segredo envolvendo esses três personagens. Entenda o que une a mulher do governador mineiro Fernando Pimentel, a mulher humilde que teria gasto 36 milhões de reais numa campanha eleitoral e o já notório Bené, acusado de alimentar o caixa do Partido dos Trabalhadores com dinheiro desviado dos cofres públicos. >Veja


Neymar e o pai são investigados pela RF e pelo MP

O craque está sendo investigado por sonegação fiscal. Até seus bens no Brasil foram arrolados. >Leia

Planalto prevê alta dos juros, desemprego e inflação até o final do ano
Segundo projeções, alta dos preços deverá beirar 9% e desemprego poderá chegar a 8,5%. >Leia

Fifa pagou para Irlanda não entrar com recurso após mão de Henry
John Delaney afirmou que Federação Irlandesa de Futebol recebeu para não protestar nas eliminatórias para Copa de 2010. >Leia


Ligações perigosas

As investigações da Polícia Federal, do Ministério Público e da CGU que mostram como o governador de MG e sua mulher podem estar envolvidos em um esquema de desvio de recursos públicos, caixa dois e lavagem de dinheiro, sob o comando do empresário Bené. > Leia

Minha fazenda, minha vida
Família do senador Romero Jucá vende terreno em área rural, por valor acima do mercado, para a Caixa construir apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida em Roraima. > Leia

Saída pelos fundos
Sucessão de denúncias de corrupção e pressão de patrocinadores e dirigentes europeus provocam a queda de Joseph Blatter. Mas algo mudará na Fifa?. Leia

Fonte; Rede Brasil de Notícias

No Dia Nacional da Triagem Neonatal, médica alerta para importância do Teste do Pezinho


A triagem neonatal, mais conhecida como Teste do Pezinho, é considerada fundamental pela médica geneticista Renata Zlot, da Associação Carioca de Assistência à Mucoviscidose – Fibrose Cística (Acam-RJ) -, porque os exames “vão detectar se a criança pode ter uma doença ou não”.

O Dia Nacional da Triagem Neonatal é comemorado neste sábado (6). O teste é gratuito e pode ser feito em qualquer posto de saúde ou unidade da rede pública.

Segundo a médica, o teste em si não é um diagnóstico. “É um exame de triagem e, se vier positivo, o paciente é encaminhado para serviços especializados, onde será confirmado se ele tem ou não a doença”. Daí a importância do exame ser feito da forma adequada, entre o terceiro e o quinto dia de vida da criança, “porque algumas dessas doenças são muito graves e têm tratamento”.

O procedimento é feito por meio da coleta de gotinhas de sangue no calcanhar do bebê e detecta doenças congênitas, sendo a maioria de causas genéticas, que são potencialmente graves e podem causar lesões irreversíveis na criança, entre as quais atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

“O tratamento tem que ser iniciado cedo para não dar repercussões”. Renata Zlot disse, ainda, que o hipotireoidismo congênito e a fenilcetonúria, por exemplo, que deram início à triagem neonatal, provocam um retardo mental importante.

Petrolândia: Vila Nova e Iata Edson vencem na abertura do Campeonato de futebol society da AABB

 O time do Iata Edson venceu na estreia o Vasquinho pelo placar de 3 x 2.
 
Após derrota, o Vasquinho busca reabilitação diante da AABB na terça-feira as 19:30h.

Dois duelos de futebol de campo society abriram na noite desta sexta-feira (05) os jogos citadinos na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) de Petrolândia. 

Na primeira partida a equipe do Iata Edson F.C  bateu o Vasquinho pelo placar de 3x2. Pelo mesmo placar, o time do Vila Nova venceu o Admec no último jogo da noite.

A competição prossegue neste domingo com mais dois jogos. Confira:

08h00 - AABB X Grêmio Canoas
09h00 - Reta F. C x Grêmio Petrolândia

O homenageado deste ano é o empresário André Henrique de Almeida, falecido em dezembro do ano passado.
Após disparar o Campeonato Paraibano 2015, Henrique reforça o time do Iata Edson na competição.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assis Ramalho

Rodrigo Novaes apresenta projeto de lei que veda importação, comercialização ou a utilização de agrotóxicos proibidos

Rodrigo Novaes (Foto: Assessoria)

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) apresentou projeto de lei no qual fica vedado no estado de Pernambuco a importação, comercialização ou a utilização de substâncias agrotóxicas cuja venda tenha sido proibida em seu país de origem, a exemplo do glifosato, substância das mais prejudiciais ao meio ambiente e ao ser humano.

O Glifosato é uma molécula química usada para matar plantas. Em relação à saúde humana, ele é apontado por lesar alguns tipos de hormônios. Comprovadamente, pode prejudicar um bebê ainda durante a gestação da mulher, causando má-formação e autismo. 

Entre outros males, existem também ocorrências que a mesma substância pode causar câncer.
"Se não pode ser comercializada em seus países de origem porque poderá aqui em Pernambuco?", questiona o deputado. E conclui: "Não pode fazer bem. Na verdade essa devia ser uma medida válida para todo o país, para resguardarmos a saúde de nossa população."

Assessoria de Imprensa Deputado Estadual Rodrigo Novaes

Representando o Brasil, Humberto assina a Declaração de Paracas

Senador Humberto Costa em Paracas, no Peru (Foto: Assessoria de Imprensa)

Coube ao líder do PT no Senado, Humberto Costa, representante brasileiro no I Congresso de Comissões de Saúde dos Parlamentos das Américas, a missão de assinar, em nome do Congresso Nacional brasileiro, a chamada Declaração de Paracas, documento final do encontro ocorrido, de quarta (3) até essa sexta-feira (5), na cidade peruana de mesmo nome.

O texto representa um avanço significativo na articulação dos parlamentares do continente em favor de assegurar cobertura e acesso universais dos cidadãos americanos à saúde, reconhecidos no documento como um "direito humano fundamental". "A saúde é um requisito para o crescimento econômico com equidade, inclusão e coesão social", atesta a declaração.

O documento propõe, ainda, um especial "enfoque de interculturalidade aos povos originários, afrodescendentes e populações em situação de vulnerabilidade". "Foi um encontro muito importante. Todos tomamos conhecimento dos nossos problemas comuns e saímos de Paracas convencidos de que os parlamentos têm de atuar ativamente para a criação de serviços de saúde integrais, adequados, oportunos e de qualidade para as nossas populações", disse Humberto.

Policial é morto durante assalto a posto de gasolina no sertão da PB


Um cabo da PMPB foi morto na madrugada deste sábado (6), em Patos, Sertão da Paraíba, durante um assalto em um posto de gasolina no município. O policial teria trocado tiros com dois assaltantes no momento do crime e acabou sendo gravemente ferido. O policial chegou ao local para abastecer sua moto quando percebeu a ação dos criminosos. Eles haviam trancado os funcionários do posto em uma sala para praticarem o roubo quando foram surpreendidos pelo PM.

De acordo com informações do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), onde o cabo era lotado, o posto fica localizado no bairro Monte Castelo e funciona 24h. No momento da ação havia alguns clientes no local que foram surpreendidos por três homens que estavam encapuzados e armados. O policial percebeu a ação e teria reagido, no momento da troca de tiros ele foi atingido e acabou morrendo no local.

Governo reduz vazão de Sobradinho para economizar água de olho no período seco

Reservatório de Sobradinho vai diminuir a vazão para chegar a novembro com 5% da sua capacidade, como ocorreu em 2001 . Arnaldo Carvalho/JC Imagem

Maior reservatório do Nordeste, Sobradinho está agonizando. A vazão do lago só faz diminuir, liberando menos água. Na próxima semana, a vazão vai passar de 1.000 metros cúbicos por segundo para 950. Na semana seguinte, 900 metros cúbicos por segundo. “Estamos fazendo uma preservação hídrica para não acabar a água de Sobradinho. É o volume mais baixo e o pior de todo o histórico desde 79/80”, resume o diretor de Operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Mozart Arnaud. E, com a redução da vazão, o lago deve chegar ao fim do período seco, em novembro, com 5% da sua capacidade de armazenamento, percentual registrado em 2001, quando houve o racionamento de energia. Sobradinho pode armazenar 60% da água a ser usada na geração de energia da Região. Atualmente, o lago está com 21,2% da sua capacidade, contra os 27,7% registrados nesse mesmo período em 2001.

“Não há risco de faltar energia porque existem outras fontes, como as térmicas e as eólicas. O problema hoje é a água”, diz Arnaud. O cenário também é diferente de 2001 porque há mais linhas de transmissões para “importar” energia.

A vazão de Sobradinho vem diminuindo desde abril de 2013, quando passou a ser menor do que 1,3 mil metros cúbicos por segundo, a vazão ambientalmente correta. A pouca água fez a geração de energia ter um papel secundário. As hidrelétricas movidas pela água de Sobradinho podem produzir 1.050 megawatts (MW) médios e estão gerando, em média, 213 MW médios.

De Sobradinho saem canais que vão para os os perímetros do polo de fruticultura irrigada de Petrolina-Juazeiro. “As empresas estão se adaptando e fazendo novos pontos de captação. No entanto, os produtores dos perímetros irrigados vão depender de uma nova estação de bombeamento para terem água”, explica o presidente da Associação dos Produtores do Vale do São Francisco (Valexport), José Gualberto. Existem pelo menos 10 mil agricultores nessa situação. O equipamento que vai captar a água num nível mais baixo custará R$ 38 milhões e será licitado pela Codevasf no segundo semestre deste ano.

Do JC Online

Brasileirão da Série A tem seis jogos neste sábado e três domingo; em Petrolândia o torcedor assiste no Geração 2


Jogos deste sábado dia 6 de junho, que em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade

Flamengo x Chapecoense - 18h30- Maracanã
Atlético-MG x Cruzeiro - 18h30- Independência
Santos x Ponte Preta - 18h30- Vila Belmiro
São Paulo x Grêmio - 22h- Morumbi
Atlético-PR x Vasco - 22h- Arena da Baixada
Joinville x Corinthians - 21h- Arena Joinville

Jogos de domingo (07) que em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade

 Internacional x Coritiba - 11h- Beira Rio
 Fluminense x Sport - 18h30- Maracanã
 Goiás x Avaí - 18h30- Serra Dourada
 Figueirense x Palmeiras - 18h30- Orlando Scarpelli

Clique
>Jogos e classificação da Série A
>Classificação e jogos da Série B
>Jogos e classificação da Séria C

Fonte; Gazeta News

Jatobá: Secretaria de Educação convida a comunidade para o encerramento dos Jogos Escolares


A Prefeitura de Jatobá, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Juventude convida toda população Jatobaense a prestigiarem o encerramento dos Jogos Escolares, fase municipal 2015. O evento será realizado no CRI, em Itaparica, neste domingo (07), a partir das 14 horas, com a entrega das premiações e encerrará com Tarde Dançante.

Portal Jatobá/Com informações da ASCOM

Petrolândia realiza mobilização do Selo Unicef na campanha 'Fora da Escola Não Pode!'


A Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Comissão Municipal do Selo Unicef, promoveu durante a semana passa a campanha Fora da Escola não Pode!, mobilização recomendada pelo Unicef com a finalidade de promover a inclusão escolar de todas as crianças e adolescentes.

De acordo com informações do site da ação, o município de Petrolândia tem 893 crianças e adolescentes (4 a 17 anos) fora da escola. A maioria (50,28%) desses jovens têm de 15 a 17 anos. Um dado interessante nos números divulgados é que 70,3% dos jovens fora da escola residem na área urbana, portanto, em tese, têm mais facilidade de acesso à educação do que os moradores da área rural.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do site institucional da Prefeitura de Petrolândia e www.foradaescolanaopode.org.br