segunda-feira, março 19, 2012

Programa "Acordando com as Notícias" não vai ao ar nesta terça-feira (20)


Comunicamos aos nossos ouvintes que o Programa "Acordando com as Notícias", apresentado por Assis Ramalho na Rádio 102,7 FM, a partir das 5 horas, não irá ao ar nesta terça-feira (20).

Desde a tarde desta segunda-feira, os equipamentos da emissora estão em manutenção.

As entrevistas programadas, que seriam realizadas ao vivo, serão transmitidas no próximo programa.

Mas o giro de notícias continua com vocês, aqui no Blog.

Caprichos da Natureza em Petrolândia: mais bela a paisagem, mais difícil o acesso

Lago de Itaparica (vista da Serra do Papagaio) Foto: Bruno Gonçalves
No último sábado (17), foi postada aqui matéria sob o título “Blog do Magno Martins publica foto das belezas de Petrolândia, enviada pelo Prefeito Lourival Simões”.  A foto em questão (acima) mostra o Lago da Barragem de Itaparica, visto da Serra do Papagaio.  Recebemos, então, comentário sobre a dificuldade de acesso às paisagens paradisíacas existentes neste município. De fato, há dificuldades de acesso a esses lugares. Por outro lado, é sabido que são essas mesmas dificuldades que (ainda) mantêm tais locais quase intocados.

O homem, regido pelo egoísmo e ao contrário das demais espécies terráqueas, não muda para adaptar-se ao meio em que vive. Antes, introduz mudanças no ambiente para que o meio se torne adequado à sua presença. Assim, sob pouca ou nenhuma resistência inicial da Natureza, o ser humano promove alterações e interações no ambiente escolhido para seu habitat.

A Natureza, mulher de ultrapassados e desusados pudores, impõe obstáculos às suas mais belas e cobiçadas paragens. Fosse fácil, não seria valorizada, rara nem paradisíaca a simples visão. Fosse fácil, estaria desprotegida, exposta ao uso e abuso, coberta pelos detritos deixados por sôfregos visitantes em busca de diversão.  

Somos favoráveis à melhoria das condições de trafegabilidade para locais como a Serra do Papagaio e a Praia do Sobrado. São lugares que enchem os olhos de beleza e os corações petrolandenses de orgulho. Infelizmente, são raríssimas as pessoas que conseguem transitar por esses cartões postais sem deixar vestígios. Por onde passa, o homem marca território com a poluição ambiental. Assim somos, antes de tudo, favoráveis à adoção de medidas eficazes para proteger, guardar e resguardar esses tesouros, desestimulando a exploração danosa do meio ambiente.  

As belezas naturais e artificiais (introduzidas pelo homem) da Velha Petrolândia não existem mais. São recordações em fotografias e memórias. Nenhuma intervenção humana as trará de volta. Presentemente, porém, os petrolandenses têm a oportunidade de preservar o que lhes coube em patrimônio natural. Desfrutando da Natureza com educação ambiental e respeito evitar-se-á que esses paraísos se transformem em novas recordações em memórias e fotografias.

Com os devidos cuidados para evitar a degradação do meio ambiente, é preciso sim promover o desejo de conhecer e usufruir as mais belas e remotas áreas de nossa terra, qual desejo do poeta pela mulher amada, como no poema abaixo transcrito.

Elegia: Indo para o Leito (Elegy: Going to Bed)
Poema de John Donne, poeta inglês do séc. XVII
Tradução: Augusto de Campos

Vem, Dama, vem, que eu desafio a paz;
Até que eu lute, em luta o corpo jaz.
Como o inimigo diante do inimigo,
Canso-me de esperar se nunca brigo.
Solta esse cinto sideral que vela,
Céu cintilante, uma área ainda mais bela.
Desata esse corpete constelado,
Feito para deter o olhar ousado.
Entrega-te ao torpor que se derrama
De ti a mim, dizendo: hora da cama.
Tira o espartilho, quero descoberto
O que ele guarda, quieto, tão de perto.
O corpo que de tuas saias sai
É um campo em flor quando a sombra se esvai.
Arranca essa grinalda armada e deixa
Que cresça o diadema da madeixa.
Tira os sapatos e entra sem receio
Nesse templo de amor que é o nosso leito.
Os anjos mostram-se num branco véu
Aos homens. Tu, meu anjo, és como o céu
De Maomé. E se no branco têm contigo
Semelhança os espíritos, distingo:
O que o meu anjo branco põe não é
O cabelo mas sim a carne em pé.
Deixa que a minha mão errante adentre
Atrás, na frente, em cima, em baixo, entre.
Minha América! Minha terra à vista,
Reino de paz, se um homem só a conquista,
Minha mina preciosa, meu Império,
Feliz de quem penetre o teu mistério!
Liberto-me ficando teu escravo;
Onde cai minha mão, meu selo gravo.
Nudez total! Todo o prazer provém
De um corpo (como a alma sem corpo) sem
Vestes. As jóias que a mulher ostenta
São como as bolas de ouro de Atalanta:
O olho do tolo que uma gema inflama
Ilude-se com ela e perde a dama.
Como encadernação vistosa, feita
Para iletrados, a mulher se enfeita;
Mas ela é um livro místico e somente
A alguns (a que tal graça se consente)
É dado lê-la. Eu sou um que sabe;
Como se diante da parteira, abre-
Te: atira, sim, o linho branco fora,
Nem penitência nem decência agora.
Para ensinar-te eu me desnudo antes:
A coberta de um homem te é bastante.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia está entre as cidades que vão receber viatura do governo

Governo entrega novas viaturas para reforçar segurança pública no Recife e Interior

090d619ed9a9ed28ec1ce5a03db79b8e.jpg

100 caminhonetes reforçam a frota das Polícias Militar e Civil, e Corpo de Bombeiros

Serão entregues na manhã desta segunda-feira (19), pelo Governo de Pernambuco, 100 caminhonetes para incrementar a frota das Polícias Militar e Civil, e Corpo de Bombeiros. Unidades dos Órgãos Operativos sediadas na Capital, Região Metropolitana e Interior do Estado receberão reforço de viaturas.
A Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) sediada no Recife será uma das Unidades da Polícia Militar beneficiadas. Na RMR batalhões sediados nas cidades de Paulista e no Cabo de Santo Agostinho também receberão viaturas.
Na Polícia Militar o maior número de camionetes será destinado a cidades localizadas no interior de Pernambuco para incrementar a Patrulha Rural, totalizando 75 viaturas para esta modalidade de patrulhamento. Municípios como Nazaré da Mata, Caruaru, Petrolina, Garanhuns, Palmares, Ouricuri, Arcoverde, Serra Talhada, Petrolândia, Belo Jardim, Salgueiro, Surubim, Vitória de Santo Antão, Cabrobó, Santa Cruz do Capibaribe, Gravatá, Limoeiro, Pesqueira, Afogados da Ingazeira, Belém de São Francisco e Santa Maria da Boa Vista, vão receber reforços com os novos veículos.
Para a Polícia Civil, outras 19 camionetes vão beneficiar delegacias como a de Palmares, Vitória Santo Antão, Floresta, Araripina, Cabrobó, Petrolina, Afogados da Ingazeira, Bezerros e Caruaru, dentre outras localizadas no Interior do Estado. Na RMR as delegacias de Camaragibe e Igarassu também receberão viaturas. O Centro de Atividades Técnicas – CAT do CBMPE vai receber duas caminhonetes para incrementar a frota.

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: NE10

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa

Para matar a saudade, O blog de Assis Ramalho mostra foto do Cine São Francisco, da velha e saudosa Petrolândia.
O Cine São Francisco era tradicionalmente conhecido como o Cinema de Valmir

Prefeitura Municipal de Petrolândia oferece mais de 100 cursos para qualificação da população


A Prefeitura Municipal de Petrolândia mostra-se preocupada com a geração de emprego e de renda dos habitantes do município. Prova disso é a quantidade de cursos que estão disponibilizados para a qualificação da população e capacitação do trabalhador.

Em ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, está sendo ofertada excelente estrutura para que a população possa realizar cursos gratuitos do SENAR, SEBRAE e da Fundação Bradesco. Para isto, a Prefeitura de Petrolândia disponibilizou um espaço adequado com computadores, acesso à Internet e um tutor que orienta os alunos no passo a passo, tendo em vista que a metodologia utilizada é diferente daquela a qual a população está habituada.

São mais de 100 cursos oferecidos de forma gratuita, entre eles Informática, Internet, empreendedorismo, qualidade no atendimento, gestão e meio ambiente. Informações adicionais podem ser conseguidas nas duas Secretarias responsáveis pelos cursos.

O cronograma de realização dos cursos pode ser visto aqui. Escolha o seu curso, verifique se você tem os pré-requisitos (quando necessário) e dirija-se a uma das Secretarias para fazer a sua inscrição.

Fonte: Blog da Prefeitura de Petrolândia
Da Redação do Blog de Assis Ramalho