quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Petrolândia: Diretoria eleita do Sindicato dos Trabalhadores Rurais toma posse nesta quinta (03)


NOTA DO STR-PETROLÂNDIA

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais agricultores e agricultoras familiares de Petrolândia PE, informa que nesta quinta-feira, dia 03 de dezembro de 2020 , haverá o ato de posse da nova diretoria para o próximo quadriênio de 2020 a 2024.

Respeitando o critério e decretos por conta da PANDEMIA do COVID-19, não poderemos realizar de fato uma comemoração aberta para todos (as),nossos associados (as), como todos nós desejamos, mais ficará em aberto essa comemoração para outra data quando podermos nos reunimos para festejar e agradecer cada um de vocês pelos votos de confiança por mais 4 anos daqui pra frente.

Será um ato simples formal, e contará com a presença dos 24 membros da direção, e também a presença do nosso diretor da FETAPE Adimilson Nunes.

Desde já pedimos a compreensão de todos (as).

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia - STR


VEJA TAMBÉM

Petrolândia: Eleito novo presidente do STR-Petrolândia, Natanael Caetano e José Maurício(vice) são entrevistados na Web Rádio Petrolândia, e pregam união para vencer os desafios do futuro do trabalhador rural



No último domingo (22/11/2020) o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, realizou eleição para escolher a nova diretoria da categoria para 2021/2024. Duas chapas concorrem a eleição:
Chapa 1, encabeçada por Natanael Caetano (presidente) e Zé Maurício (vice); e Chapa 2, encabeçada por Vanderley (presidente) e Patrícia (vice).

1.034 associados estavam aptos a votar e compareceram às urnas 542 que deram a vitória à Chapa 1 por 321 votos contra 210 obtidos pela Chapa 2.

Para debater a eleição - os componentes da chapa vitoriosa, Natanael e Zé Maurício, concederam entrevista ao vivo ao programa 'Acordando com as Notícias', apresentado por Assis Ramalho na Web Rádio Petrolândia.

A entrevista também serviu para José Maurício falar de ações desenvolvidas em prol do trabalhador do campo durante os oito anos que esteve a frente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia.

José Maurício foi eleito em 2012, sendo reeleito em 2016.

Assista a entrevista na íntegra

Redação do Blog de Assis Ramalho

MEC desiste de retorno das aulas presenciais em janeiro após reação de universidades


Após a repercussão negativa do da portaria que determinava a volta às aulas presenciais a partir de janeiro, o ministro Milton Ribeiro, do Ministério da Educação (MEC), decidiu revogar a medida. Ele afirmou à CNN que irá realizar consulta pública com o mundo acadêmico antes de nova decisão.

Universidades brasileiras, entre elas a UNB, se recusaram a voltar às aulas criticaram o MEC por não considerarem o melhor momento para esse retorno diante do quadro de pandemia que vive o Brasil. "Quero abrir uma consulta pública para ouvir o mundo acadêmico. As escolas não estavam preparadas, faltava planejamento", afirmou o ministro à CNN.

O ministério havia decidido liberar a volta de estudantes universitários para dentro das salas de aula a partir de janeiro de 2021.O ministro afirmou à emissora que consultou as universidades e que não esperava tanta resistência. "A sociedade está preocupada, quero ser sensível ao sentimento da população", disse Milton Ribeiro.

Confira o posicionamento das universidades:

UnB
“A Universidade de Brasília reitera que não colocará em risco a saúde de sua comunidade. A prioridade, no momento, é frear o contágio pelo vírus e, assim, salvar vidas. A volta de atividades presenciais, quando assim for possível, será feita mediante a análise das evidências científicas, com muito preparo e responsabilidade.”

Andifes
"A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) também não aprovou a medida. O grupo convocou uma reunião para amanhã (3). O principal ponto a ser debatido, a princípio, é se a ordem do MEC não fere a autonomia das instituições, prevista em Constituição, como citou a UnB em nota. Universidades federais espalhadas pelo país têm reagido à ordem do MEC. Algumas delas já vinham preparando plano de atividades descartando o retorno presencial no primeiro semestre de 2021. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) afirmou que vai se reunir na quinta (3) com outras instituições para debater a medida"

Por Portal da Folha de Pernambuco

Governo de Pernambuco lança programa Remédio em Casa


O Governo de Pernambuco lançou nesta quarta-feira (02) o Remédio em Casa, programa que tem o objetivo de levar os remédios a oito grupos prioritários de pacientes cadastrados na Farmácia de Pernambuco.

Na primeira etapa do programa, serão 11 mil pessoas da Região Metropolitana do Recife beneficiadas com as entregas, que serão realizadas de segunda a sexta-feira, por 20 motoqueiros, que farão em média 25 entregas por dia.
Os usuários receberão o quantitativo para até dois meses, dependendo dos estoques e da conduta medicamentosa indicada para cada paciente.

As doenças que fazem parte do grupo prioritário são aquelas que geram algum tipo de vulnerabilidade aos pacientes, principalmente por conta da Covid-19, conforme explicou o secretário estadual de saúde, André Longo. "Os pacientes que têm asma, enfisema pulmonar, bronquite crônica, distúrbios psiquiátricos e os pacientes transplantados estão no grupo prioritário. Além disso, os idosos com problemas de locomoção ou que estejam acamados também serão beneficiados", disse Longo.

Os envios dos remédios serão feitos após agendamento prévio. "O paciente vai receber a ligação da Farmácia de Pernambuco, informando que o remédio será entregue, complementou o secretário, que reforçou "Por isso, é muito importante que os pacientes mantenham seus cadastros atualizados", concluiu.

Os 11 mil beneficiados nesse primeiro momento correspondem a um terço de todas as pessoas cadastradas na Farmácia. Até o segundo semestre de 2021, o programa deve ser expandido, abrangendo outras regiões do Estado.

Por Folha de Pernambuco

Ministério vai buscar vacina de excelência, diz Pazuello no Congresso


O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quarta-feira (2) que o ministério busca uma vacina segura, eficiente e de excelência contra o novo coronavírus. Ele também reafirmou que, no que depender do governo, a população não será obrigada a se imunizar contra o vírus que causa a covid-19.

“Até o momento – e isso é a posição do ministério, falo pelo ministério, falo também em consonância com o presidente da República –, a nossa estratégia será a de não obrigatoriedade da vacina. Trabalhar com campanhas de conscientização, trabalhar com disponibilidade em todas as pontas e trabalhar pelo padrão da vacina: uma vacina campeã, uma vacina com resultados, sem [efeitos] colaterais. Só passará por nós a vacina com essa excelência. Quero deixar isso claro: a vacina terá que ter excelência, e [haverá] uma grande campanha de conscientização. Com isso, nós vamos ter uma procura muito grande, e não uma obrigatoriedade”, disse o ministro, durante audiência pública na comissão mista do Congresso que acompanha as ações do governo no combate à covid-19.

Ainda segundo Eduardo Pazuello, o Ministério da Saúde aguarda a posição do Supremo Tribunal Federal sobre a questão. “O STF vai fazer o julgamento da obrigatoriedade. Isso também faz parte do nosso país, dos nossos Poderes. Nós vamos nos defender e apresentar nossas ideias, e os juízes vão definir”, disse.

A partir do dia 11, o STF vai julgar em plenário virtual duas ações que tratam da obrigatoriedade da vacinação contra a covid-19. Sob a relatoria do ministro Ricardo Lewandowski, em uma das ações, ajuizada em outubro, o PDT quer garantir a competência de estados e municípios para definir a obrigatoriedade da vacinação. Em outra ação, o PTB, partido aliado do governo, quer que a Corte determine a não obrigatoriedade da imunização.
Vacina

Em 2021, Pazuello disse aos parlamentares que haverá um cenário “mais interessante”, com vacinas previstas no mundo inteiro: “Estamos trabalhando para que o Brasil conte com as melhores vacinas disponíveis e possa imunizar, e bem, a nossa população.”

Sobre o registro desses imunizantes para a Covid-19, o ministro da Saúde disse que os técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão voltados e prontos para tratar o assunto de forma célere e direta, com mudanças de protocolos, recebimentos de documentação com submissão contínua e imediata de cada processo. “Essas são discussões constantes da equipe do [diretor-presidente da Anvisa] Almirante Barra. E nós precisamos compreender, de uma vez por todas, que nós só aplicaremos vacinas no Brasil registradas na Anvisa, com todos os protocolos cumpridos da maneira correta. Isso precisa ficar claro”, ressaltou.
Testes

Eduardo Pazuello lembrou ainda que, desde o início da pandemia, já foram distribuídos quase 9 milhões de testes RT-PCR para todo o país. O ministro informou que estados e municípios já têm à disposição com eles um quantitativo de cerca de 2 milhões de testes hoje. Além disso, o Ministério da Saúde ainda dispõe de um quantitativo de cerca de 6 milhões de testes.

Pela falta de locais nos estados para armazenar grandes quantidades de testes, o ministério justificou a distribuição por demanda. “Quando dá um novo repique, uma nova subida, a gente tem uma procura maior de testes também. Isso faz parte do sistema de demanda, ou seja: quem dá a primeira resposta é o médico, com o seu diagnóstico clínico, que pode ou não solicitar o teste. E essa demanda por testes começa na ponta da linha, vai passar pelo Estado e vai chegar para nós por demanda, e nós vamos atender. Nós temos capacidade de atender o que for necessário aos estados. Esta é a grande logística: é ter capacidade de atender o que lhe é demandado, e não apenas empurrar quantitativos para a frente, no processo”, explicou o ministro.
Programa Nacional de Imunização

Ainda durante a audiência pública, o ministro da Saúde explicou que o Brasil tem o maior programa imunização do mundo, que distribui anualmente 300 milhões de doses de vacinas. O país também conta com mais de 37 mil salas de vacinas com refrigeradores a temperaturas que variam entre 20 graus negativos e 8º graus positivos.

A pasta está em fase de aquisição de 300 milhões de seringas e agulhas para essa vacinação específica. Segundo Pazuello, estão sendo repassados em torno de R$ 42 milhões para a modernização de parte dessa rede de refrigeradores do Programa Nacional de Imunizações.

Por Agência

Polícia conclui que PM encontrado morto dentro de carro em Pernambuco cometeu suicídio


A Polícia Civil de Pernambuco concluiu que suicídio foi a causa da morte de Igor Bernardo dos Santos Gomes, um policial militar de 24 anos cujo corpo foi encontrado dentro de um carro no dia 2 de novembro, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Ele estava desaparecido desde o dia 24 de outubro, segundo a família.

De acordo com nota enviada pela Polícia Civil de Pernambuco nesta quarta-feira (2), o inquérito foi concluído pelo delegado especial Francisco Júnior, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

“A conclusão foi técnica, com lastro nas diligências realizadas e laudos periciais do Instituto de Criminalística e do Instituto de Medicina Legal”, disse o texto da corporação.

A mãe de Igor, Daniele Silva, discorda da conclusão das investigações. “Eu não acredito em hipótese nenhuma que meu filho se suicidou. Eu criei, eu eduquei. Ele tinha planos, projetos. E jamais, jamais meu filho faria isso. Nunca. Eu digo de coração que vou provar, porque uma mãe conhece um filho”, afirmou.

Para ela, o filho foi assassinado. “Ele [o delegado] está encerando o inquérito, mas está indo ao Ministério Público. O que aconteceu foi que mataram meu filho”, disse.

O advogado da família, Weryd Simões, afirmou ter tido acesso integral às 138 páginas que o inquérito continha até a terça-feira (1º).

“Foi realizado um exame pericial e não foi encontrado resíduo de pólvora nem na mão direita, nem na mão esquerda. É fato que o corpo foi encontrado num estado avançado de decomposição, mas estava dentro do carro, livre de interferências de chuva, coisas dessa natureza que poderiam prejudicar a perícia”, declarou.

O advogado afirmou, ainda, que há outros pontos que aguardam por resposta. "Um outro ponto importante: o celular de Igor Bernardo foi entregue para perícia e até hoje não temos resultado da perícia”, disse Simões.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que outros detalhes sobre o caso devem ser divulgados em uma coletiva de imprensa agendada para a quinta (3).

Por G1 PE

Boletim desta quarta (02/11): Com mais 1.348 casos e 26 óbitos confirmados, Pernambuco soma 9.082 mortes pela Covid-19


Foram confirmados, nesta quarta-feira (2), 1.348 casos e 26 óbitos por Covid-19 em Pernambuco. Com esse acréscimo, o estado passou a somar 185.607 pacientes que receberam a confirmação da doença e 9.082 pessoas que faleceram com o novo coronavírus. A contagem começou no dia 12 de março.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 59 dos casos desta quarta foram de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Outros 1.289 foram de pacientes com quadro considerado leve. Com essa divisão, o estado passou a ter 28.114 casos graves e 157.493 leves.

A respeito dos óbitos, os 26 registros aconteceram entre os dias 11 e 30 de novembro. Outros detalhes epidemiológicos devem ser divulgados ao longo desta quarta (2), pelo governo do estado.

Por G1 PE

Petrolândia: Geovana Souza, eleita Miss Pernambuco Teen 2020, é recebida com carreata pelas ruas e avenidas da cidade


A Miss Pernambuco Teen 2020, Geovana Souza, eleita no último domingo (29) no Recife, chegou na cidade de Petrolândia no início da noite desta terça-feira (1º/12/2020) e foi recepcionada por um grande público, que também participou de uma carreata com a Miss desfilando em carro aberto pelas ruas e avenidas da cidade, sendo ovacionada pelo povo por onde passava.

Muito emocionada, a Miss eleita Geovana Souza agradeceu a calorosa recepção e apoio recebido durante o concurso realizado na capital pernambucana - nas instalações do Restaurante Via Del Mar, no Hotel Imperial Suítes, em Boa Viagem.

Após a carreata, com direito a passagem pela rua em que mora, na quadra 16 de Petrolândia, Geovana 
foi recepcionada no Bar e Pizzaria Forno a Lenha, na Orla da cidade. Em meio a abraços, beijos e afagos ela ouviu o emocionante discurso do advogado e empresário Fabiano Oliveira - um dos patrocinadores da Miss Pernambuco Teen 2020.

Com o título, a petrolandense Geovana Souza, de 17 anos, se credenciou ao Miss Brasil Teen 2020, evento que vai acontecer entre os dias 19 e 24 de fevereiro/2021, em Coritiba, capital do Paraná.

A jovem Geovana Souza, que desde pequena sonhava com as passarelas, é aluna da EREM Maria Cavalcanti Nunes e filha de Rozenilda Silva e Gilvan Rodrigues, residentes da Quadra 16 de Petrolândia.

O desfile em carro aberto foi narrado pela locutora Hialaine Menezes.

Nós que fazemos o Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia parabenizamos a jovem modelo Miss Pernambuco Teen 2020, desejando o mesmo sucesso em Coritiba (PR)..

Confira abaixo vídeo e fotos:



Participação de Miss Teen Bahia, Alagoas, entre outras, também deram brilho ao evento em homenagem a petrolandense Geovana Souza, eleita Miss Pernambuco Teen 2020








Geovana Souza, ao lado de sua descobridora Janes Francks

PETROLÂNDIA É CELEIRO DE MISS - Graças ao talento de Janes Francks, descobridora de modelos em Petrolândia.

Graças ao concurso Miss e Mister Petrolândia, muitas meninas e meninos foram revelados como modelo, e estão fazendo com que Petrolândia seja reconhecida como umas das cidades que mais levam miss e mister para concursos estaduais, dando visibilidade e reconhecimento para os miss e mister locais.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeo: Assis Ramalho/BlogAR


Clique abaixo e veja também



Blog de Assis Ramalho

Usina de Sobradinho terá vazão reduzida a partir desta quarta-feira (02)


Nesta terça-feira (1º), o diretor de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, em entrevista à Rádio Jornal de Petrolina, afirmou que haverá redução da vazão de Sobradinho a partir de amanhã (2 de dezembro), inicialmente para 1.400 m³/s, chegando ao patamar de 1.100 m³/s, no dia 3, e permanecendo assim até nova avaliação.

O diretor destacou o cenário favorável do Reservatório de Sobradinho que está, neste dia 1º, com aproximadamente 51% de sua capacidade, o que é considerado bom para aguardar as próximas chuvas. “É um cenário diferente daquele que atravessamos em 2015, quando chegamos a 1% à época”, disse.

Diante disso, João Franklin ressaltou que, hoje, “o Nordeste está exportando energia elétrica para as regiões Sul e Sudeste, assim como essas regiões nos ajudaram no período de seca dos anos anteriores”. Ele explicou que como a geração eólica da Região está em alta, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) pode tomar essa decisão de reduzir a produção de energia pelas hidrelétricas.

João Henrique Franklin acrescentou que a situação, entretanto, é variável e poderá haver novo aumento de vazão dentro dos patamares operativos regulares, a depender do nível das chuvas – que têm boas perspectivas segundo os institutos de meteorologia. “Passamos muitos anos com o rio seco, agora o Rio São Francisco está reocupando sua calha”.

Por: Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf)