quarta-feira, 13 de maio de 2015

Petrolândia: Noite de quarta-feira agitada no plenário da Câmara Municipal será destaque no ''Acordando com as Notícias'' desta quinta-feira (14) na Web Rádio Petrolândia

 Reunião ordinária realizada na noite desta quarta-feira (fotos: Assis Ramalho)   
 

Recheada de muito debate e discussão, a Câmara de Vereadores de Petrolândia realizou mais uma reunião ordinária na noite desta quarta-feira (13).

Na manhã desta quinta-feira (14), a Web Rádio Petrolândia vai destacar, dentro do Programa ''Acordando Com as Notícias'', tudo sobre a reunião, onde mostraremos entrevistas quentes e apimentadas.

A Web Rádio Petrolândia apresenta de segunda a sábado das 05h10 às 08h10 o programa ''Acordando com as Notícias'', com Assis Ramalho.

O programa ''Acordando com as Notícias'' é recheado de notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública e muito mais,

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, através do sitewww.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu celular ou tablet, clique aqui>app Web Rádio Petrolândia

A Web Rádio Rádio Petrolândia é uma iniciativa dos profissionais acima citados, em parceria com a Hotlândia (link dedicado), provedor de internet pioneiro em Petrolândia, e Matutos Soluções.

Web Rádio Petrolândia, a rádio que deixou Petrolândia bem mais perto de você!

Redação do Blog de Assis Ramalho

Câmara aprova MP que altera regras para concessão de pensão por morte

Após mais uma votação polêmica na Câmara (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
Alguns manifestantes fizeram bundalelê em protesto (Reprodução internet)

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou hoje (13), por 277 votos a favor, 178 contra e uma abstenção, o texto base da Medida Provisória (MP) 664/14, que altera as regras para a concessão de pensão por morte, seguro defeso e auxílio doença. Os deputados devem iniciar agora a votação dos destaques. Os deputados aprovaram o texto do relator da MP na comissão mista do Congresso que analisou a medida, Carlos Zarattini (PT-SP), que modificou a medida originalmente encaminhada pelo governo.

Pelo texto aprovado, no caso da pensão por morte, a MP exige o tempo mínimo de dois anos de casamento ou união estável e pelo menos 18 meses de contribuição para que o cônjuge ou companheiro tenha direito ao benefício. Em seu relatório, Zarattini também alterou a proposta original que estabelecia uma cota familiar e dava direito a 50% da pensão para o cônjuge e mais 10% para cada dependente, até no máximo de cinco. No texto do relator, o pagamento da pensão voltou a deixar a pensão integral.

Crise econômica não deve atrapalhar obras do São Francisco, diz governo


Os ministros da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e das Cidades, Gilberto Kassab, adotaram hoje (13) um tom otimista em relação à conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco. Kassab afirmou que o ajuste econômico pelo qual o governo federal passa não deve influenciar os investimentos de sua pasta. Segundo ele, o ministério não sofrerá cortes nas obras que administra, apenas “deslizamentos de prazos”.

“Todos sabem que o Brasil vive um momento de ajustes na economia. Porém, no nosso ministério os impactos serão bem mais suaves, porque tratamos com muitos investimentos a longo prazo. Ou seja, não teremos cortes. Todos os programas serão preservados. Teremos apenas deslizamentos nos prazos”, disse Kassab.

As declarações otimistas de Kassab ocorreram durante audiência pública da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas.

Menos enfático sobre o orçamento do ministério, o titular da Integração Nacional explicou que aguarda a reunião que definirá o orçamento, mas adiantou que o governo administrará a situação com os estados, municípios e empresas que realizam as obras de transposição do Rio São Francisco.

“Saberemos administrar com estados, municípios e empresas, de modo que as obras tenham seu curso e a gente possa passar por esse momento. A partir do ano que vem, as coisas devem ser aceleradas”. Occhi informou aos parlamentares que pretende entregar a obra até o fim de 2016. Em janeiro, ele havia declarado que as obras do São Francisco deveriam ser entregues no início do mesmo ano.

Empenho de Humberto reforça Conselhos Tutelares


Em solenidade na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o Governo Federal entregou, na tarde desta quarta-feira (13), uma dezena de kits de equipamentos para Conselhos Tutelares a municípios de Pernambuco. O kit foi criado para ajudar no funcionamento dos conselhos no Estado e é composto por carro, computadores, impressoras, entre outros materiais. A liberação dos equipamentos contou com o empenho do líder do PT no Senado, Humberto Costa, além de nomes como o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto (PTB), e o presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Paulo Rubem Santiago (PDT).

“Nada disso seria possível sem o empenho desses parlamentares pernambucanos que entenderam a importância do funcionamento dos Conselhos Tutelares nos municípios e asseguraram a aquisição dos equipamentos e liberaram emendas”, disse o coordenador nacional do Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Marcelo Nascimento.

Para o senador Humberto Costa, que gravou um vídeo especialmente para o evento, a ação mostra a prioridade que o governo da presidenta Dilma vem dando a luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes. “Criar as condições para que os conselhos tutelares possam exercer competentemente o seu trabalho é parte do compromisso que a presidenta assumiu. Eu também tenho procurado, junto à Secretaria de Direitos Humanos, garantir que todos os municípios pernambucanos possam ter conselhos tutelares com as condições ideais para o exercício das suas atividades. Por isso, tenho cobrado a liberação de recursos e apresentado emendas parlamentares”, assegurou Humberto.

UPAE Garanhuns adverte: Higienização das mãos salva vidas!‏


"A lavagem das mãos é a medida mais simples e eficaz para prevenir doenças", quem faz a observação é a enfermeira Michelle Torres, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, da UPAE Garanhuns, que em conjunto com a também enfermeira Edjosy Ramos, do setor de Educação Permanente, realizaram uma série de atividades na unidade de saúde, para registrar a passagem do Dia Mundial da Higienização das Mãos, que se comemora no dia 05 de maio. Já o próximo dia 15, é o Dia do Combate à Infecção Hospitalar.

Profissionais da assistência direta aos pacientes da UPAE, a exemplo de maqueiros, enfermeiros e técnicos em enfermagem, receberam informações, panfletos, assistiram vídeos educativos da ANVISA e participaram de dinâmicas, sobre a correta higienização das mãos.

"As pessoas devem ter o hábito de lavar as mãos várias vezes ao dia, e os que trabalham com atendimento em saúde devem ter uma atenção ainda maior, evitando infecções e outros problemas originados na falta de higiene. De um modo geral, podemos afirmar que a higienização das mãos salva vidas", afirma a Coordenadora de Enfermagem da UPAE Garanhuns, Dra. Tayana Guerra.

TCE aprova voto de pesar pela morte de Selma do Coco


O conselho do TCE aprovou nesta quarta-feira (13), por proposição da conselheira Teresa Duere, um voto de pesar pela morte de Selma do Coco ocorrida no Recife no último dia 09. Ela foi uma das mais importantes representantes da cultura estadual e era detentora do título de “Patrimônio vivo de Pernambuco” desde 2005.

Duere leu trechos da biografia da homenageada dizendo que a cultura pernambucana ficou mais pobre após o seu falecimento, aos 85 anos de idade. “Mas esta Casa, que é também uma Casa do povo, não poderia se omitir diante desta perda lamentável”, acrescentou. Selma do Coco morreu no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, onde ficou internada durante 28 dias após sofrer uma queda e quebrar o fêmur.

TCE-PE/Gerência de Jornalismo (GEJO)

Miguel discute situação da telefonia e internet de Petrolina com operadoras

Foto: Assessoria

Os serviços de internet e telefonia em Petrolina foram tema de uma reunião do deputado estadual Miguel Coelho (PSB), nesta quarta-feira (1​3), com representantes das operadoras Oi, Vivo, Claro, Tim e Velox. O objetivo foi ouvir as razões alegadas pelas empresas para as limitações no serviço e até da falta de cobertura em alguns bairros da cidade.

Os representantes das empresas reconheceram que a qualidade do serviço ainda é muito defasada e são necessários novos investimentos no setor. Contudo, as empresas alegam entraves devido à legislação municipal e ao excesso de restrições impostas pela Prefeitura. “Foi uma conversa muito boa porque pudemos constatar que o serviço pode ser melhorado ​imediatamente ​e as operadoras tem total interesse em investir em tecnologia. Porém, foi unânime a posição das operadoras que a Prefeitura não tem interesse nenhum em melhorar a legislação e criar condições para novos investimentos na telefonia de Petrolina”, ressaltou Miguel, após a conversa.

Petrolândia: Produtores do Projeto Icó Mandantes temem perda de plantios

Reprodução Facebook Iranice Lima

Cerca de 60 agricultores participaram de reunião na manhã desta quarta-feira (13) no Distrito do Projeto Icó Mandantes, para a busca de solução para o corte no fornecimento de água, realizado ontem. Os agricultores tem a perda dos plantios.

Conforme decisão de assembleia dos funcionários da Plena, que cumprem aviso prévio até o dia 27 deste mês, a operação das Estações de Bombeamento está mantida até o dia 21. Caso a Plena não consiga pagar os dois meses de salários atrasados aos funcionários, a operação e manutenção dos perímetros irrigados será suspensa em 22 de maio.

A solução encontrada é um paliativo para evitar maiores prejuízos aos produtores do Projeto de Itaparica, que abrange perímetros irrigados da Bahia e de Pernambuco, frente à crise instalada pela falta de pagamento de faturas da Codevasf à terceirizada que presta serviços na área.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Facebook Iranice Lima/STR Petrolândia

Prefeitura de Petrolina se reúne com ambulantes para expor formato do São João 2015

Foto: Ricardo Alves

Com a proximidade do São João do Vale, que deve acontecer entre os dias 23 e 27 de junho, a comunidade regional já começa a se organizar para aproveitar a festa da melhor maneira, seja curtindo ou trabalhando no evento. Na manhã de ontem (12), vários representantes dos vendedores ambulantes do município se reuniram com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção, para fazerem solicitações e obterem informações sobre o formato do São João deste ano.

A vereadora Cristina Costa, representando o poder legislativo, também participou da reunião, juntamente com o secretário Jenivaldo Santos, que responde pela pasta da Ordem Pública, e o diretor da Agência de Vigilância Sanitária, Jarbas Costa.

Na ocasião, o secretário pode esclarecer aos ambulantes uma série de informações a cerca do evento. A principal delas é que este ano, devida à contenção de gastos e a crise hídrica que afeta a região, o São João do Vale será realizado em parceria com uma empresa privada que vai administrar toda a estrutura do festejo junino, ficando a cargo da Prefeitura custear apenas as atrações musicais.

Projeto de Lei determina utilização obrigatória de embalagens recicladas nos produtos de limpeza

Everaldo Cabral (Foto: Divulgação)

O deputado estadual Everaldo Cabral apresentou um Projeto de Lei que determina a utilização obrigatória de embalagens recicladas nos produtos de limpeza e outros produtos químicos.

Para tanto, o texto estabelece alguns prazos. Os produtos fabricados em Pernambuco terão até 1º de janeiro de 2018 para adequar a composição com no mínimo 50% de material reciclado. Já em 1º de janeiro de 2020, as embalagens fabricadas e comercializadas terão que ser totalmente recicladas.

O plástico é um material ambientalmente considerado problemático pela sua alta durabilidade e pelo grande volume na composição total do lixo. “O plástico é danoso ao meio ambiente e o seu descarte vem aumentando assustadoramente. Com a nossa proposta, haverá incentivo para que esse material seja totalmente reciclado, gerando emprego e renda, e dirimindo os efeitos degradantes ao ambiente”, explica o parlamentar.

Petrolândia: Pisebem Revestimentos divulga ganhadora da promoção 'Dia de Beleza' realizada no Mês da Mulher

Rivalda, ganhadora da promoção Dia de Beleza

Durante o mês de março, a Pisebem Revestimentos realizou a promoção Dia de Beleza, cujo prêmio foi um dia de cuidados estéticos em salão de beleza. 

Ganhadora do sorteio, Rivalda (foto) foi atendida no Salão Vip pela cabeleireira Daniela e a manicure Camila.

A Pisebem Revestimentos agradece a todos os seus clientes pela preferência e a confiança.

Pisebem Revestimentos, quem acredita no sonho, constroi. 

Em Petrolândia(PE): Av. Manoel Borba, 150-A - Centro (ao lado do Bradesco)
Telefone: (87) 3851-1191
Em Delmiro Gouveia(AL): Rua 13 de Maio, 335 - Centro
Telefone: (82) 3641-2112


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e foto: Pisebem Revestimentos/Divulgação

Petrolândia: Assembleia de funcionários da Plena decide por religamento das Estações de Bombeamento dos perímetros irrigados de Itaparica

 
Presidente do SINTAPPI -PE e diretor da Força Sindical no Estado de Pernambuco, Mário Sérgio, em entrevista a Assis Ramalho
 

Em Assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (13), no Projeto Apolônio Sales, entre funcionários da Plena Consultoria e Projetos, empresa terceirizada da Codevasf que operacionaliza e realiza a manutenção dos Perímetros Irrigados dos Projetos de Itaparica, e o presidente do SINTAPPI -PE e diretor da Força Sindical/PE, Mário Sérgio, foi decidido o religamento de todas as Estações de Bombeamento (Apolônio Sales, Barreiras 1 e 2, e Icó Mandantes, em Petrolândia, e Manga de Baixo, em Belém do São Francisco), ainda na manhã de hoje.

Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho, o presidente do SINTAPPI-PE disse que o prazo concedido à Plena para pagamento de dois meses de salários atrasados foi prorrogado até o dia 21 deste mês. Caso a obrigação não seja cumprida até a data combinada, o desligamento de todas as Estações de Bombeamento será novamente efetuado no dia 22, por tempo indeterminado.

De acordo com o sindicalista, aproximadamente cem funcionários que estão de aviso prévio (até o dia 27) aceitaram retornar aos trabalhos.

"A nossa luta é para que todos os trabalhadores da Plena Engenharia recebam os seus salários atrasados, e consequentemente, o aviso prévio seja anulado. Vamos fazer todos os esforços para que isso aconteça'', disse Mário Sérgio.

Em conversa com a nossa reportagem, Eloi Viana (Seu Bezinho), presidente da ACAMP (Associação dos Colonos Agropecuaristas do Município de Petrolândia), disse ter conhecimento que poderá haver reunião em Brasília no próximo dia 21, com a participação de representantes da Codevasf e do Governo Federal, oportunidade em que poderá haver um desfecho favorável para as negociações.

Entenda o caso
Na segunda-feira (11), os mais de cem funcionários da Plena Consultoria e Projetos, empresa terceirizada da Codevasf que operacionaliza e realiza a manutenção dos Perímetros Irrigados Apolônio Sales, Barreiras 1 e 2, e Icó Mandantes, em Petrolândia, e Manga de Baixo, em Belém do São Francisco paralisaram suas atividades, em ato de protesto pela falta de pagamento da Codevasf.

Segundo os servidores, eles estão sem receber salário há dois meses e no dia 04 deste mês foram colocados de aviso prévio. De acordo com Dr. Sérgio Carvalho, gerente executivo da Plena Consultoria e Projeto no Projeto Apolônio Sales, o motivo do atrazo salarial se deve pelo fato da empresa não ter recebido os pagamentos da Codevasf, referentes a novembro e dezembro/2014, janeiro, fevereiro e março/2015.

Na tarde de segunda-feira (11), o presidente do SINTAPPI -PE e diretor da Força Sindical no Estado de Pernambuco, Mário Sérgio, comunicou o desligamento de todas as Estações de Bombeamento (Apolônio Sales, Barreiras 1 e 2, e Icó Mandantes, em Petrolândia, e Manga de Baixo, em Belém do São Francisco).

Notícias relacionadas (clique para ler)

PEC do pacto federativo é aprovada em comissão da Câmara

PEC 172, proposta pelo deputado Mendonça Filho (DEM-PE), define proibição de a União impor ou transferir encargo ou a prestação de serviços sem a previsão de repassar recursos necessários para a execução.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 172, conhecida como PEC do pacto federativo, avançou hoje (13) na Câmara dos Deputados e segue agora para uma comissão especial, que deve ser criada nos próximos dias. O texto, que teve admissibilidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), define que estados e municípios só assumirão encargo ou prestação de serviços delegados pela União se houver previsão de repasses financeiros.

Autor da proposta, o deputado Mendonça Filho (DEM-PE), disse que é inaceitável a delegação de obrigações sem a garantia de recursos necessários para a execução. Durante a votação da matéria, o parlamentar alertou que, enquanto a União atribui tarefas aos entes federados, 80% dos recursos continuam concentrados no governo central.

Mendonça Filho admitiu que a descentralização de ações governamentais é o que garante a eficiência de muitos serviços e aproxima governantes e cidadãos, mas, segundo ele, os recursos federais direcionados para estas ações precisam estar garantidos para que o mecanismo surta efeito real e para que as ações possam ter continuidade.

Na Alepe, Júlio Cavalcanti parabeniza Pedra e Tacaratu pelos aniversários de emancipação política

Júlio Cavalcanti (Foto: João Bita)

Na reunião plenária desta quarta-feira (13) o deputado Júlio Cavalcanti foi à tribuna da Casa Joaquim Nabuco para destacar o aniversário de emancipação política de dois municípios do interior do Estado: Pedra e Tacaratu.

O parlamentar destacou que Pedra – cidade que tem esse nome porque foi criada aos pés de uma enorme formação rochosa – completa 134 anos e tem muitos motivos para comemorar. “Nos congratulamos com os cidadãos pedrenses e destacamos a atuação brilhante do prefeito Zeca Vaz, que à frente daquela cidade realiza um trabalho sério e totalmente voltado para a população do município”, disse.

De acordo com o parlamentar, foram muitas as ações realizadas no município. Ele destacou a construção de seis postos de saúde, academia da saúde, além da recuperação da academia das cidades. Foram calçadas 28 ruas no bairro Parque Vaquejada e foram feitas obras de saneamento e operação tapa-buracos. “A malha viária da Zona Rural da Pedra – uma área muito grande – foi recuperada. O Mercado Central foi ampliado e a frota da Prefeitura foi renovada”, afirmou Júlio. Dentre as ações de combate à seca, Cavalcanti falou sobre a limpeza das barragens e a perfuração de poços artesianos. Outro destaque é que todas as escolas municipais foram reformas e duas quadras poliesportivas foram construídas.

Tacaratu comemora aniversário de Emancipação com show em praça pública


Feliz aniversário à cidade de Tacaratu, no Sertão de Pernambuco

A programação comemorativa ao aniversário de Emancipação Política de Tacaratu tem apresentações culturais, a partir das 17 horas, e shows a partir das 21 horas com Joãozinho e Banda Sete, seguido por Manos do Forró.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Assessoria da Prefeitura Municipal de Tacaratu

Petrolândia: Vacinação contra febre aftosa termina dia 31; Vacina à venda na Agroshop de Dr. Tony Ferraz

Animais devem ser imunizados até o dia 31 de maio. Produtor que não vacinar o rebanho poderá ser multado pela Adagro.  

Tem início no dia 1º de maio a primeira etapa da campanha anual de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. Em Petrolândia, o produtor pode adquirir a vacina que já está disponível na Agroshop Farmácia e Petshop, empresa do Dr. Tony Ferraz, médico veterinário, situada na Rua Arthur Vieira Lima, no centro da cidade.

A vacinação segue até o final do mês de maio. Devem ser vacinados animais de todas as idades. O produtor deverá adquirir a vacina nas casas agropecuárias e declarar a vacinação nos escritórios da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). O criador que não vacina fica impedido de tirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e ainda paga multa.

A doença

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa que provoca febre e aftas na boca e nos cascos dos animais, prejudicando a locomoção e a alimentação do rebanho. Os animais atingidos pela doença ficam com a produção de leite e carne comprometida, o rebanho perde valor e compromete o comércio municipal, estadual, nacional e internacional de carne, leite e outros produtos derivados. Isso acaba com a renda do produtor e causa prejuízos econômicos e sociais.

Mais informações na Agroshop Farmácia e Petshop: (87) 3851-1628.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Tony Ferraz/Agroshop Farmácia e Petshop e G1 PE

Prefeitura de Tacaratu felicita profissionais de Enfermagem pela passagem de seu dia

Prefeitura Municipal de Tacaratu

Petrolândia: Procura-se carteira de habilitação extraviada de Nadja Araújo


Nadja Maioni Araújo de Assis, funcionária da secretaria da Escola de Jatobá, em Petrolândia, informa que sua CNH (carteira de motorista) foi extraviada, provavelmente na Orla, e pede a quem encontrou ou encontrar o documento, por favor, entrar em contato pelo (87) 9954-9352.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Nadja Araújo

Vereador assassinado era suspeito de crimes em São João e Garanhuns


O vereador Reginaldo Falcão da Silva, morto a tiros próximo à prefeitura, era investigado por ter supostamente participado de homicídios em São João, onde atuava, e em Garanhuns, ambos municípios do Agreste Meridional pernambucano. A Polícia Civil acredita que não houve motivação política, mas a hipótese não é descartada.

Responsável pelo caso, o delegado Alysson Câmara destacou nesta quarta-feira (13) a fragilidade do que pôde apurar até então. "A priori, nós não podemos afirmar qual seria a motivação porque as investigações estão se iniciando, estamos nas fases preliminares. Nós temos algumas linhas, mas é muito prematuro neste momento revelar, pode atrapalhar as investigações".

Entenda o caso

Racismo prejudica produção científica de pesquisadores negros no Brasil


O dia 13 de maio marca a abolição formal da escravatura, mas o Brasil está longe de acabar com o racismo presente nas instituições. Nas universidades, locais de construção do saber, a questão ainda se perpetua na graduação, apesar do sistema de cotas, e mais ainda na pós-graduação e na pesquisa científica, onde são raras as ações afirmativas. Pesquisadores negros relatam à Agência Brasil as dificuldades que enfrentam na academia, desde o ingresso e a permanência até as barreiras para abordar temas que envolvem questões raciais. Para esses especialistas, a tentativa de invisibilidade de negros como protagonistas de processos acadêmicos impacta toda a sociedade.

As trajetórias se repetem em diferentes universidades e ambientes acadêmicos. A mestra em educação Verônica Diano Braga conta que não conseguiu, ainda na graduação, um professor que concordasse em fazer a orientação sobre o tema “O rap para a juventude de periferia”. Por conta própria, ela pesquisou, escreveu e apresentou o trabalho de conclusão de curso.

Kaio Maniçoba solicita liberação da receita do Programa Atitude para o Sertão de Itaparica


Em apoio à luta contra as drogas, o deputado pernambucano Kaio Maniçoba (PHS-PE) e a prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba (PSB-PE), entraram em contato, recentemente, com o secretário de Desenvolvimento Social da Criança e Juventude, Isaltino Nascimento e pediram a liberação da receita do Programa Atitude, único programa que atende vítimas do álcool e das drogas no Sertão de Itaparica, com um Centro de Acolhimento e Apoio em Floresta. Segundo o secretário, a liberação dessa receita ocorrerá, em breve, para que o projeto continue salvando vidas.

De acordo com o alarmante Levantamento Nacional de Famílias dos Dependentes Químicos (Lenad), divulgado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (INPAD), em 2013, estima-se que há 5,7% de brasileiros dependentes de álcool e/ou maconha e/ou cocaína, representando 8 milhões de pessoas, e que pelo menos 28 milhões de pessoas vivem com um dependente químico no Brasil.

Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Kaio Maniçoba

Solenidade comemora 150 anos de nascimento do Marechal Cândido Rondon


Na noite desta terça (12), a Assembleia foi palco de uma Reunião Solene para celebrar os 150 anos de nascimento do Marechal Cândido Rondon. A homenagem ao desbravador mato-grossense foi proposta pelo deputado José Humberto Cavalcanti (PTB) e contou com a presença de autoridades do Exército Brasileiro.

“Prestamos tributo a esse pacificador que tanto trabalhou pela causa indígena no Brasil. Um ponto marcante na biografia do desbravador Rondon foi sua convocação para integrar a expedição à Amazônia com Theodore Roosevelt, ex-presidente dos Estados Unidos”, lembrou o 1º vice-presidente da Alepe, deputado Augusto César (PTB), que presidiu a cerimônia.

Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu em 5 de maio de 1865 no Mato Grosso. Entrou para o Exército aos 16 anos, onde se formou em engenharia e permaneceu até os 90 anos, quando recebeu do Congresso Nacional as insígnias do posto de marechal. Faleceu aos 93 anos, no Rio de Janeiro. Rondon tornou-se conhecido pelas expedições para abrir estradas, demarcar terras indígenas, catalogar novas espécies e fazer levantamentos cartográficos e topográficos.

Aprovação de Fachin é vitória para o Brasil e o STF, avalia Humberto

Foto: Alessandro Dantas/ Liderança do PT

A aprovação do nome do jurista Luiz Edson Fachin na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para assumir o cargo de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF) é uma vitória para o Brasil e para a própria Corte. Esta é a avaliação do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), que participou da sabatina, nesta terça-feira (12), do indicado pela presidenta Dilma Rousseff.

A sabatina durou mais de dez horas, a maior registrada na recente história da CCJ. Ao final, foram 20 votos a favor de Fachin e 7 contrários. “Ganha o Brasil e a Suprema Corte com a indicação desse homem de reputação ilibada e notório saber jurídico. De forma muita altiva, firme e corajosa, ele veio aqui e esclareceu todos os pontos suscitados, respaldado por argumentos técnicos e extremamente convincentes”, afirmou Humberto.

A decisão final sobre a ida de Fachin ao Supremo será tomada em votação secreta pelo plenário do Senado. A CCJ aprovou regime de urgência para que seja apreciada a indicação, o que já a deixa pronta para ir a plenário nesta quarta-feira (13). O presidente da Casa, Renan Calheiros, no entanto, pautou a votação para a próxima terça-feira (19). Para ser aprovado, o jurista precisa de 41 votos favoráveis do total de 81 senadores.

IPA apresenta ações de segurança alimentar e nutricional


O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), participou da reunião da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN). O evento contou com a participação de 200 representantes de entidades, que compõem o quadro de beneficiários do Banco de Alimentos do Sesc da Região Metropolitana do Recife. No encontro, a extensionista do IPA, Ana Paula, apresentou o papel do Estado na promoção do direito humano à alimentação adequada, por meio de ações e atividades, monitoradas pela Câmara.

Também mostrou o histórico, a partir de 2007, do compromisso de Pernambuco com a segurança alimentar e nutricional, que teve início com a criação do CONSEA estadual, passando pela adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, até o momento atual, onde a CAISAN está empenhada na revisão do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. Outra ação apresentada foi a organização da IV Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em parceria com o CONSEA.

IPA

Maio Amarelo: Operação Lei Seca em Garanhuns‏


Como parte da programação das atividades do Maio Amarelo Regional, que visa conscientizar a sociedade para a segurança no trânsito, estão sendo realizadas blitz da Operação Lei Seca. No último domingo (10) o comando esteve em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, na BR 423, em Garanhuns.

As atividades do Maio Amarelo estão sendo realizadas nos 21 municípios que fazem parte da V Gerência Regional de Saúde, inclusive a GERES esteve na Operação Lei Seca do final de semana. As ações são coordenadas pelo Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Transportes Terrestres.

Luiz Melo, da regional de saúde registra: "Nosso comitê agrega diversas instituições nas áreas de trânsito, saúde e educação, e desta integração surgem as ações preventivas e também de fiscalização. Contamos com as secretarias dos municípios e também com órgãos como o DETRAN, Conselho Tutelar, as Polícias, a AMSTT e o Hospital Regional Dom Moura, entre outros. Os acidentes tomaram proporção de epidemia, e somente com a união das instituições e conscientização da população conseguiremos combater este grave problema social".

Celpe se compromete com MPPE a solucionar queixas dos consumidores


Em uma reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira (11), as promotoras de Justiça de Defesa do Consumidor Liliane Fonseca, Alice Morais e Mirela Iglesias e os representantes da Defensoria Pública, Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), Associação de Defesa dos Usuários de Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps), Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (CDC/OAB-PE) e Procons de diversos municípios se encontraram para debater problemas relacionados à Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). A reunião, presidida pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Consumidor (Caop Consumidor) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), promotora de Justiça Liliane Rocha, faz parte das ações articuladas a serem desenvolvidas pela Rede Consumidor-PE.

Dentre as principais deliberações, a Celpe comprometeu-se a postar, no prazo de até cinco dias úteis, a contar de hoje, nova carta para os consumidores em todo o Estado que não pagaram a segunda fatura com vencimento previsto para o mesmo mês, (seja parcelada ou à vista), explicando que os consumidores que optarem pelo parcelamento podem ligar para o atendimento da Celpe, que indicará um 0800 específico para tal finalidade. Todas as deliberações acordadas na reunião, serão divulgadas pela Rede Consumidor-PE, por meio da imprensa.

O envio da carta partiu de uma proposta da Rede Consumidor-PE à Celpe, com o intuito de prestar informações mais claras e declarando a possibilidade de os clientes pagarem os débitos de uma única vez ou parcelar a segunda fatura em três vezes. Além disso, a carta deve esclarecer as razões, de forma detalhada, que levaram à geração de duas contas num mesmo mês, além de enviar a fatura com o valor integral e parcelado, oferecendo as duas opções de pagamento ao consumidor, e informar as seis datas de vencimentos possíveis para livre escolha do usuário.

Vara da Infância de Petrolina encerra festa que oferecia álcool a adolescentes


Na última sexta-feira (8/5), os agentes de proteção da Vara da Infância e Juventude de Petrolina, em conjunto com a Polícia Militar, encerraram o evento "Farra Vip, II dose" realizada no espaço Paraíso, em frente ao Sest/Senat. No local foram encontrados 200 adolescentes consumindo bebida alcoólica. Alguns deles também estavam utilizando outras drogas.

Nos últimos 15 dias, essa é a segunda festa na cidade interrompida pela equipe por falta de autorização legal e de alvará para entrada e permanência de menores. No dia 25 de abril, a equipe encerrou a festa Enigma, realizada na Chácara Bom Pastor, onde foram encontrados 45 menores de idade sob efeito de álcool. No ano de 2015, cerca de 500 adolescentes foram encontrados em situação semelhante.

O juiz da Vara da Infância e Juventude, Marcos Bacelar, ressaltou o bom trabalho realizado pelos agentes e pelos policiais e se mostrou preocupado pela quantidade de adolescentes envolvidos. "Os números são reflexo da atuação efetiva da nossa rede de proteção. Precisamos atuar na responsabilização de todos os envolvidos para inibir esse tipo de episódio", explica.

Petrolândia: Dra Cristina Coelho, psicóloga, atende na Saúde Sorriso Consultórios Especializados às quintas-feiras

Psicóloga Cristina Rosa Coelho

Dra. Cristina N. Rosa Coelho (CRP-02/IS/189) atende em Petrolândia, às quintas-feiras, no Saúde e Sorriso Consultórios Especializados.

Mais informações e marcação de consultas: (87) 3851-2596 e (87) 9669-7052.

Saúde & Sorriso Consultórios Especializados está localizado na rua Higino Alexandre Araújo, n° 96 - Quadra 02 de Petrolândia (rua do Lili Magazine).


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações/foto: Saúde Sorriso Consultórios Especializados

Petrolândia: Sílvio Ferreira, jogador do Murici FC, entusiasmado com desempenho da equipe no Campeonato Alagoano Sub 20

Sílvio foi autor de um dos gols da vitória sobre o Ipanema

Sílvio Ferreira, jovem petrolandense integrante do time alagoano Murici FC, está bastante empolgado com o desempenho da equipe no Campeonato Alagoano Sub 20. O jogo foi disputado no campo do adversário, em Santana do Ipanema.

"Assis, vencemos o jogo por 2x0 o Ipanema. Graças a Deus, no primeiro tempo saímos ganhando por 1x0. No segundo, graças a Deus, eu fiz o segundo gol. Foi um jogo muito difícil, mas fizemos um bom resultado fora de casa. Estou muito feliz pelo gol que eu fiz. Agora temos duas semanas para se preparar para enfrentar o ASA, de Arapiraca, no dia 23 deste mês. Vai ser confronto direto pra ver quem assume a liderança do campeonato. Agradeço a todos aqueles que acreditaram e torcem por mim. Um abraço!"

Boa sorte ao jovem jogador Sílvio Ferreira na difícil partida diante do ASA.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Sílvio Ferreira

Petrolândia: Câmara de Vereadores reúne-se nesta quarta-feira (13)

Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

A Câmara de Vereadores de Petrolândia realiza reunião ordinária nesta quarta-feira, 13 de maio de 2015, a partir da 19h00.

Serviço
Câmara de Vereadores de Petrolândia
Praça dos Três Poderes, 187 - Centro
Petrolândia (PE) CEP 56460-000
Telefone: (87) 3851-1268

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia

Resultados de terça-feira de Copa do Brasil, Libertadores e um estadual


Santa Fé elimina Estudiantes na competição continental e Palmeiras consegue uma goleada que o garante na terceira fase do torneio nacional

Taça Libertadores 2015 (Oitavas de final - jogo de volta)
Santa Fé 2 x 0 Estudiantes (ida: 1 x 2)
*Santa Fé classificado aguarda o confronto de volta Internacional x Atlético-MG (ida 2 x 2)

Copa do Brasil 2015 (Segunda fase - jogos de ida e volta)
Paysandu 1 x 0 ABC
América-RN 4 x 2 Atlético-GO
América-MG 1 x 1 Ceará
Luverdense 0 x 0 Bahia
Palmeiras 5 x 1 Sampaio Corrêa-MA (ida: 1 x 1)
*Palmeiras classificado aguarda os confrontos Vitória x ASA

Campeonato Acreano 2015 (Primeira fase - 11ª rodada)
Vasco-AC 5 x 2 Alto Acre
Atlético Acreano 2 x 0 Rio Branco-AC

Por GloboEsporte.com
Rio de Janeiro

TCE-PE passa a exigir conteúdo mínimo para publicação de avisos referentes a licitações e contratos


A partir desta quarta-feira (13), o Tribunal de Contas passa a cobrar das unidades jurisdicionadas o cumprimento da Resolução TC 03/2015, que estabelece um padrão para publicação de avisos de editais de licitações e contratos.

Com essa resolução, publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE no dia 14 de fevereiro deste ano, o Tribunal de Contas pretende evitar erros, imprecisões, garantir uma maior participação de interessados em processos licitatórios sob a responsabilidade da administração pública estadual ou municipal, bem como ampliar a transparência nos referidos processos. Cabe destacar que passa a ser obrigatória em avisos de publicação de editais de licitação, a divulgação do valor máximo aceitável pelo órgão ou entidade, em moeda corrente, a ser utilizado como parâmetro de desclassificação de propostas.

Casa das Juventudes de Petrolândia recebe debate sobre redução da maioridade penal



A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude de Petrolândia (SEDES), por meio da Casa das Juventudes, promoveu na noite desta terça-feira (12) palestra com a temática "Vamos conversar sobre a redução da maioridade penal?".

O assunto foi apresentado pelos convidados Alexandre Queiroz, advogado criminalista, e Ana Catarine Queiroz, Policial Civil. Os palestrantes tiraram dúvidas da plateia e debateram sobre o polêmico projeto de redução da maioridade penal.

"Muito proveitoso esse momento, onde os jovens presentes questionaram e deram suas opiniões, e outros tiraram dúvidas", resumiu Cleidinha Santos, coordenadora da Casa das Juventudes.

Ver mais fotos>Palestras Redução da Maioridade Penal - Casa das Juventudes Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Casa das Juventudes de Petrolândia/SEDES