quarta-feira, 21 de março de 2018

Apagão no Norte e Nordeste foi causado por falha em disjuntor no Pará, diz ONS


A queda no fornecimento de energia para as regiões Norte e Nordeste foi causada por falha em um disjuntor na Subestação Xingu, no Pará, responsável pela distribuição da maior parte da carga gerada pela Usina de Belo Monte para a Região Sudeste. A informação foi divulgada na noite desta quarta-feira (21), pelo diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata Ferreira.

Segundo nota do ONS, o problema se iniciou às 15h48, e em todas as capitais do Norte e Nordeste ocorreu interrupção do suprimento de energia elétrica. De acordo com Ferreira, mais de 70 milhões de pessoas foram afetadas. As causas da falha no disjuntor estão sendo investigadas, mas o ONS descartou sobrecarga no sistema, fatores climáticos ou queimadas.

Com o desligamento do disjuntor, "houve um excesso de geração" para a Região Norte. Isso disparou uma proteção automática em todo o sistema, separando a região Norte da Nordeste e as duas do resto do país.


Petrolândia: O emocionante adeus a Mônica Danyelle do Disk Pizza D'Mamma


Fotos: Assis Ramalho

Talvez Mônica Danyelle não tenha sabido o quanto era querida em Petrolândia, mas, na sua última viagem, a caminho do Cemitério São Francisco, centenas de pessoas participaram do cortejo fúnebre, realizado no final da tarde desta quarta-feira (21).

Após lutar intensamente pela vida, Mônica Danyelle, da Pizzaria da Mamma/Disk Pizza D'Mamma, faleceu ontem (20), em Arcoverde, onde estava hospitalizada.

Com muitas amizades em Petrolândia, o corpo de Mônica foi sepultado sob aplausos à sua memória, em momento de muita dor e emoção.

Nossos pêsames aos familiares, parentes e amigos!

Ver todas as fotos>O emocionante adeus a Mônica Danyelle

Vídeo com imagens do cortejo na Avenida Auspício Valgueiro Barros
Vídeo com mensagem de despedida e homenagem a Mônica
 




Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeo: Assis Ramalho


Petrolândia: Patrocinada pela Central de Adubos, Miss Andreza Lima participa do Miss Pernambuco Be Emotion 2018; Confira apresentação das candidatas na TV Tribuna

 

Nesta quarta-feira (21), as 20 candidatas ao título de Miss Pernambuco Be Emotion 2018 foram apresentadas no programa Tribuna Show, transmitido pela TV Tribuna para todo o Estado.

As candidatas responderam a temas escolhidos aleatoriamente, em envelopes selecionados pelas misses. Com segurança e desenvoltura, a miss Andreza Lima respondeu ao tema "estudos". Veja no vídeo abaixo todas as candidatas ao título de Miss Pernambuco 2018.



A Central de Adubos, patrocinadora da Miss Petrolândia Andreza Lima no Concurso Miss Pernambuco 2018, deseja boa sorte à bela representante do Município.

O Concurso Miss Pernambuco Be Emotion 2018 será realizado nesta sexta-feira (23), às 20h, no Teatro do Imip, no Recife.

As candidatas estão hospedadas em um hotel em Boa Viagem, na zona sul do Recife, e durante quatro dias participarão de ensaios, jantares com personalidades e autoridades do estado, além de passarem por uma avaliação do júri técnico, responsável por escolher as semifinalistas do concurso.

A escolhida vai representar cultura e tradição de Pernambuco no Concurso Miss Brasil, no dia 19 de maio.

YouTube TV Tribuna


Petrolândia: Mônica Daniela, aniversariante do dia, recebe mensagem de parabéns da amiga Lariza

Lariza e a amiga aniversariante Mônica Daniela 

Nesta quarta-feira, 21 de março, Mônica Daniela (da Casa do Queijo) comemora mais um ano de vida. Na oportunidade, Lariza (Farmácia Dehon) felicita a amiga aniversariante.

Amiga!

Para este dia tão especial queria poder me expressar com as palavras mais bonitas do universo e com elas dizer quanto você é especial. Mas a verdade é que não existem palavras suficientemente perfeitas e capazes de demonstrar todas suas qualidades. Feliz aniversário, amiga!


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações/fotos: Lariza


Apagão atingiu todas as cidades de Pernambuco, diz Celpe

Por conta do apagão, apenas os faróis dos carros iluminam Avenida Agamenon Magalhães, no Recife (Foto: Robson Batista/TV Globo)
Shopping Tacaruna, no Recife, ficou às escuras por conta do apagão (Foto: Marlon Vital/TV Globo)

Um apagão provocou falta de energia em todas as cidades de Pernambuco, na tarde desta quarta-feira (21), de acordo com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). O ocorrido ocasionou transtornos à população, com a suspensão das operações no metrô da capital e semáforos sem funcionar. Ainda segundo a Celpe, a recomposição do fornecimento de energia elétrica ocorre de maneira gradativa.

Em nota, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que não identificou nenhum defeito no seu sistema que ocasionasse o desligamento, mas afirmou que as interligações de energia do Nordeste com outras regiões foram interrompidas. A Chesf está em processo de apuração das causas junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).


Primeiro Encontro de Produtores do São Francisco discute oportunidades para a fruticultura acontece em Petrolina


Mais de 50 empresários da fruticultura irrigada reuniram-se na última terça-feira (20) na primeira edição do Encontro de Produtores do São Francisco. Juntamente com representantes do Poder Público estadual, promoveram amplo debate sobre oportunidades de desenvolvimento e soluções para os principais desafios do setor.

Dividido em três módulos, o evento proporcionou importantes discussões sobre benefícios fiscais para a cadeia produtiva, o fortalecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) de fruticultura irrigada e a modernização do processo de liberação de transporte dos produtos.

Juntamente com a Secretaria da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ-PE), Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (ADAGRO), Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD DIPER) e Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, além do apoio do SENAI-PE, o deputado Lucas Ramos promoveu o primeiro Encontro de Produtores do São Francisco.


Alunos fazem prova usando a luz do celular na Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Alunos usam celular para fazer prova na Ufal (Foto: Instagram/Reprodução)

Com a falta de energia registrada nesta quarta-feira (21), alunos do curso de jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) fizeram prova com a lanterna do celular. Ao mesmo tempo, uma reunião do colegiado do curso de Relações Públicas (RRPP) teve que ser realizada do lado de fora do bloco.

"Quando eu apliquei a prova ainda tinha energia. Já no meio da prova, faltou luz. Aí usamos o celular para concluir", contou o professor Daniel Ziliani.

A falta de luz no bloco também afetou uma reunião do colegiado do curso de RRPP. Eles pegaram as cadeiras da sala onde estavam e colocaram do lado de fora do bloco. O aluno Matheus Pimenta registrou o fato.


Falta de energia afeta cidades em 13 estados do Norte e do Nordeste

Municípios de ao menos 13 estados do Norte e do Nordeste do país enfrentam queda de energia nesta quarta-feira (21): Amazonas, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins.

Também houve registro de falta de energia em São Paulo e Minas Gerais.

O problema foi registrado às 15h48. Em nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que uma "perda de carga" causou o apagão. Ainda segundo o ONS, as causas do desligamento estão sendo investigadas, e as equipes trabalham para a recomposição dos sistemas (leia a íntegra da nota mais abaixo).

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o apagão ocorreu após uma falha na usina de Belo Monte, no Pará.

"Eu não tenho informação mais precisa, mas foi uma interrupção em uma das linhas de Belo Monte", disse o ministro.

As Centrais Elétricas do Pará (Celpa), por sua vez, informam que um problema foi detectado na usina de Tucuruí, no nordeste do estado. A usina é de responsabilidade das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) e fornece energia para estados do Norte e Nordeste.


Suspensa sessão no STF após briga entre os ministros Luiz Roberto Barroso e Gilmar Mendes

Os ministros Gilmar Mendes (esq.) e Luís Roberto Barroso (Foto: Carlos Moura e Gervásio Baptista/SCO/STF)

A sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) desta quarta-feira (21) foi suspensa duas horas depois de iniciada devido a uma troca de acusações entre os ministros Luiz Roberto Barroso e Gilmar Mendes.

Barroso reagiu a uma fala de Gilmar Mendes, que criticava decisões do STF, sobretudo a que proibiu as empresas de doarem para campanhas eleitorais – a Corte discutia na sessão a proibição de doações ocultas.

Em determinado momento, Gilmar Mendes fez referência a decisão de 2016, na qual a Primeira Turma revogou a prisão preventiva de cinco médicos e funcionários de uma clínica de aborto. O voto que conduziu a decisão foi de Barroso.

“Claro que continua a haver graves problemas. [...] É preciso que a gente denuncie isso! Que a gente anteveja esse tipo de manobra. Porque não se pode fazer isso com o Supremo Tribunal Federal. ‘Ah, agora, eu vou dar uma de esperto e vou conseguir a decisão do aborto, de preferência na turma com três ministros. E aí a gente faz um 2 a 1”, disse.

Depois disso, Barroso se insurgiu contra o pronunciamento do colega.


Ministro de Minas e Energia, Fernando Filho se filia ao MDB



O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, ao lado do senador Romero Jucá, durante o ato de filiação ao MDB (Foto: Sara Resende/TV Globo)

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, se filiou nesta quarta-feira (21) ao MDB.

Filho do senador Fernando Bezerra Coelho, ex-ministro da Integração, Coelho Filho foi filiado ao PSB até o ano passado, quando deixou a legenda.

O PSB passou a fazer oposição ao governo do presidente Michel Temer.

A filiação de Fernando Coelho Filho ao partido de Temer aconteceu na sede do MDB, em Brasília. O presidente da legenda, senador Romero Jucá (RR), participou do ato.

"Eu recebi o convite ainda ano ano passado quando me desfiliei do meu antigo partido [PSB] pelo presidente Romero, por alguns companheiros, ministros do MDB, pelo líder Baleia Rossi. Chego animado para poder nesse novo ano de eleição me somar a tantos outros companheiros da bancada do MDB para a gente fazer uma grande eleição para o partido e para o Brasil", afirmou o ministro.


Proposta de Armando criando a Universidade do Agreste vai à sanção presidencial

Foto: Ana Luisa Souza/Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite da terça-feira (20), parecer do senador Armando Monteiro (PTB-PE) a projeto de lei criando a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), com sede em Garanhuns. O projeto segue agora à sanção presidencial. A UFAPE, cuja implantação está orçada em R$ 121 milhões, resultará do desmembramento do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no mesmo município. "Apesar de ter havido avanços, o Nordeste necessita de maior oferta de cursos superiores. Com a UFAPE, estamos democratizando o maior acesso à educação universitária”, comemorou Armando.

Para o senador petebista, a UFAPE será “um ativo estratégico no desenvolvimento de Pernambuco”. O prefeito de Garanhuns, Izaías Regis (PTB), viu na iniciativa de Armando a realização de uma antiga aspiração do município. “Com a Universidade do Agreste, Garanhuns consolida sua liderança como polo regional”, avaliou Izaías.


Bancada do Nordeste derrota Aécio no Senado e preserva investimentos da Sudene

Foto: Roberto Stuckert Filho 

Para preservar os investimentos dos projetos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) na região mais seca do país, o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), votou contra o projeto de lei de Aécio Neves (PSDB-MG) que visava incluir 76 municípios mineiros e 3 municípios capixabas no alcance da autarquia.

Por 11 votos a 9, a articulação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado levou à rejeição da proposta, nesta quarta-feira (21), para comemoração de Humberto. Aécio chegou a levar seus aliados como claque para pressionar os integrantes da CCJ a votarem a favor do texto, mas foram derrotados.


Petrolândia Classificados: Aluga-se um ponto comercial na avenida Djalma Wanderley, às margens da BR-316


Aluga-se um ponto comercial (fotos acima), localizado na Avenida Djalma Wanderley, às margens da BR-316 - em Petrolândia (antigo Restaurante da Neguinha).

Interessados, ligar para ( 87) 9 9917-0508, falar com Neguinha.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da proprietária do estabelecimento

O Blog de Assis Ramalho anuncia gratuitamente os classificados de Petrolândia e região. Envie seu anúncio para contato@assisramalho.com.br ou ligue (87) 9.9955-1186.


Miss Pernambuco 2018: conheça as candidatas ao título de mulher mais bonita do estado

Miss Petrolandense Andreza Lima concorre ao título de mulher mais bonita do Estado de Pernambuco
Iully Thaisa, Miss Pernambuco, vai transferir a faixa e a coroa nesta sexta-feira, em concurso no Teatro do Imip – Crédito: Miss Pernambuco

Representantes de vinte cidades, entre elas Petrolândia, concorrem ao título de Miss Pernambuco 2018. O concurso será realizado nesta sexta-feira, às 20h, no Teatro do Imip, no Recife, quando Iully Thaisa vai transferir a faixa e a coroa à eleita.

Desde ontem, as candidatas estão hospedadas em um hotel em Boa Viagem, na zona sul do Recife, e durante quatro dias participarão de ensaios, jantares com personalidades e autoridades do estado, além de passarem por uma avaliação do júri técnico, responsável por escolher as semifinalistas do concurso.

A escolhida para representar Pernambuco no Miss Brasil, que acontece no dia 19 de maio, deve valorizar a cultura e tradição do estado. Uma das juradas da competição neste ano será a Miss Universo brasileira Martha Vasconcellos, eleita a mulher mais bela do planeta há 50 anos. Confira as candidatas que concorrem à coroa neste ano:

Veja também


Tacaratu: Prefeito Gerson, vice-prefeito Washington e equipe do município participam lançamento do “FNDE em Ação”, em Gravatá

 

Realizado em Gravatá-PE, o evento "FNDE em ação" contou com a presença do Ministro Mendonça Filho. Prefeito Gerson ao lado do seu vice Washington e grande comitiva da equipe de Governo estiveram ao lado do ministro no evento.

O FNDE em ação trilha novos rumos de desenvolvimento eficaz nos municípios, entre eles Tacaratu que tem por Gestão do Prefeito Gerson proporcionado a realização de grandes projetos voltados para uma educação positiva a seus munícipes.

No evento, o ministro Mendonça Filho, que vai deixar o cargo no início de abril, anunciou a liberação de R$ 85 milhões para serem aplicados na rede de educação dos municípios pernambucanos.

Mendonça Filho destacou que a prioridade do Ministério da Educação, com ações desse tipo, é estreitar as parcerias com os municípios de todo o Brasil.

Assessoria da Prefeitura de Tacaratu


Petrolândia: Entrevistada por Assis Ramalho, prefeita Janielma Souza afirma que parceria da prefeitura com a população é solução para vários problemas do município



A prefeita de Petrolândia, Janielma Souza, foi entrevistada pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, ao vivo, durante o programa Acordando com as Notícias, na Web Rádio Petrolândia.

Com participação de ouvintes, que enviaram perguntas por aplicativo de troca de mensagens, a prefeita abordou vários problemas do município, como iluminação pública, coleta do lixo e limpeza da Orla Fluvial. Segundo a prefeita, não cabe à prefeitura somente a resolução dos problemas, pois a solução passa pela mudança de atitude de moradores que não colaboram com a limpeza da cidade nem com a preservação dos bens e logradouros públicos.

Acompanhe a entrevista no vídeo abaixo (primeira parte) e no áudio (conclusão).


Primeira parte da entrevista no vídeo acima

A segunda parte da entrevista está disponível em áudio>AQUI

Redação do Blog de Assis Ramalho


Representantes apresentaram lista de reivindicações em favor do homem e da mulher do campo


Nesta terça-feira (20/03), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista, recebeu diretores e representantes do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Agricultura de Pernambuco (Cesmape). O objetivo foi tratar das pautas de reivindicação apresentadas durante as assembleias regionais do conselho, sendo a mais recente ocorrida no último dia 16 de março, em Ribeirão, com a presença de 136 participantes de 23 municípios.

O secretário Wellington Batista, que também ocupa o cargo de diretor-geral em exercício do ProRural, reafirmou o apoio de sua pasta ao Cesmape, pontuando que todas as providências estão sendo tomadas no sentido de promover ações e projetos em benefício ao homem à mulher do campo. “É determinação do governador Paulo Câmara esse olhar diferenciado e especial àqueles que mais precisam, sobretudo aos agricultores e agricultoras familiares do Estado”.

SARA-PE


Tutores abre 500 vagas na área de educação para a Região Nordeste


Os salários oferecidos variam entre R$ 1.000 e R$ 3.000, conforme o desenvolvimento e disponibilidade para as tutorias

A rede de franquia Tutores, especializada em educação multidisciplinar, recebe currículos para aproximadamente 100 vagas de emprego, visando atender a demanda de funcionários motivada pela expansão de seus serviços. As vagas estão direcionadas para várias cidades como: Salvador, Fortaleza, Recife, Maceió, Natal, São Luís, Teresina, João Pessoa, Jaboatão dos Guararapes, Feira de Santana, Olinda, Campina Grande, entre outras.

Segundo o diretor da rede, Artur Hipólito, as oportunidades de trabalho são para profissionais da educação, com atuação na área de reforço escolar, aula particular e tutoria. Os candidatos devem ter idade acima de 21 anos e formação em psicopedagogia, psicologia, pedagogia ou áreas afins. Além disso, a empresa também solicita que os interessados tenham experiência comprovada na área. Há cargos disponíveis para tutores desde o fundamental l até o ensino médio.


Polícia investiga fraudes no fornecimento de merenda no Cabo de Santo Agostinho, PE

Caixas de sapato com dinheiro em moedas nacionais e internacionais foram encontradas na casa de um dos investigados da Operação Ratatouille (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

A Polícia Civil de Pernambuco desencadeou, nesta quarta-feira (21), a Operação Ratatouille, que investiga fraude no fornecimento de merendas para escolas municipais do Cabo de Santo Agostinho. Segundo a corporação, os alimentos que eram entregues nas escolas vinham em menor quantidade do que o estabelecido no contrato e com qualidade inferior ou até apodrecidos. (Veja vídeo acima)

Na manhã desta quarta, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, além de três mandados de sequestro de bens móveis no Grande Recife e Mata Sul do estado. Os crimes investigados foram praticados no município do Cabo de Santo Agostinho, durante a gestão do prefeito José Ivaldo Gomes, conhecido como Vado da Farmácia (ex-PSB), entre 2013 e 2016.

Um ex-secretário do Cabo e atual secretário de outro município, além de um vereador em mandato também estariam envolvidos. A polícia não divulgou a identidade dos investigados.

A operação investiga crimes licitatórios, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro. O nome faz referência ao filme Ratatouille, no qual um rato comandava a cozinha. Segundo a corporação, foi escolhido em alusão às precárias condições das cozinhas onde eram preparadas as merendas e aos alimentos apodrecidos que eram fornecidos por uma das empresas investigadas.


TRF-4 julgará recurso de Lula em 2ª instância no caso do triplex na próxima segunda-feira (26)


O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) vai julgar na segunda-feira (26) o recurso apresentado pela defesa de Luiz Inácio Lula da Silva contra decisão que aumentou a pena do ex-presidente no caso do triplex em Guarujá (SP).
Em 24 de janeiro deste ano, os três desembargadores que compõem a 8ª Turma do TRF-4 mantiveram a condenação de Lula na primeira instância e ainda aumentaram a pena para 12 anos e um mês de prisão. Por decisão do próprio tribunal, Lula pode ser preso para começar a cumprir a pena quando acabarem os recursos no TRF-4.

Na primeira instância, o juiz federal Sérgio Moro havia condenado Lula a 9 anos e 6 meses de prisão. Como a decisão dos desembargadores do TRF-4 foi unânime, os advogados de Lula puderam apresentar apenas embargos de declaração, recurso que pede esclarecimentos sobre a sentença e não possibilita mudança do resultado.

Os embargos de declaração foram protocolados no dia 20 de fevereiro. O Ministério Público Federal apresentou os argumentos contra o recurso da defesa no dia 5 de março. Farão o julgamento os mesmos desembargadores da 8ª Turma, que analisa os recursos da operação Lava Jato em segunda instância: João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Luiz dos Santos Laus.
No caso do triplex, Lula é acusado de receber o imóvel no litoral de SP como propina dissimulada da empresa OAS para favorecer a empresa em contratos com a Petrobras. O ex-presidente nega as acusações e afirma ser inocente.


Confira jogos desta quarta-feira na TV; em Petrolândia o torcedor assiste no Geração 2, na Orla da cidade.


19h00 - Copa do Nordeste: Ferroviário x Vitória - ESPORTE INTERATIVO
19h30 - Campeonato Paulista: Santos x Botafogo - PREMIERE
21h45 - Campeonato Carioca: Vasco x Botafogo - GLOBO e PREMIERE
21h45 - Campeonato Paulista: Palmeiras x Novorizontino - GLOBO (SP) e PREMIERE
21h45 - Campeonato Gaúcho: Grêmio x Internacional - RBS TV (RS) e PREMIERE
21h45 - Campeonato Mineiro: Tupi x Cruzeiro - GLOBOe PREMIERE
21h45 - Campeonato Paranaense: Paraná x Maringá - RPC TV (PR)
21h45 - Campeonato Paranaense: Cascavel x Coritiba - GLOBOESPORTE.COM (Internet)
21h45 - Campeonato Catarinense: Criciúma x Avaí - NSC TV (SC)
21h45 - Campeonato Goiano: Goiás x Rio Verde - ANHANGUERA (GO)
21h45 - Campeonato Goiano: Anápolis x Vila Nova - PREMIERE
21h45 - Campeonato Pernambucano: Central x Sport - GLOBO NORDESTE e PREMIERE


Blog de Assis Ramalho
Informação: Rede Brasil de Notícias


Petrolândia; Semana Santa começa amanhã com Domingo de Ramos; confira programação


Divulgação/Paróquia de São Francisco de Assis/Petrolândia