quarta-feira, março 21, 2018

Apagão atingiu todas as cidades de Pernambuco, diz Celpe

Por conta do apagão, apenas os faróis dos carros iluminam Avenida Agamenon Magalhães, no Recife (Foto: Robson Batista/TV Globo)
Shopping Tacaruna, no Recife, ficou às escuras por conta do apagão (Foto: Marlon Vital/TV Globo)

Um apagão provocou falta de energia em todas as cidades de Pernambuco, na tarde desta quarta-feira (21), de acordo com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). O ocorrido ocasionou transtornos à população, com a suspensão das operações no metrô da capital e semáforos sem funcionar. Ainda segundo a Celpe, a recomposição do fornecimento de energia elétrica ocorre de maneira gradativa.

Em nota, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que não identificou nenhum defeito no seu sistema que ocasionasse o desligamento, mas afirmou que as interligações de energia do Nordeste com outras regiões foram interrompidas. A Chesf está em processo de apuração das causas junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).


Por meio de nota, o ONS informou que, às 15h48, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN) causou "o desligamento de cerca de 18.000 MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento". No texto, o ONS informou também que as causas do desligamento estão sendo investigadas e que as equipes "estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso".

Devido à queda de energia, a operação das linhas Sul e Centro do metrô do Recife foi suspensa, prejudicando 400 mil passageiros, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

A Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) registrou semáforos sem funcionar em todas as zonas da capital pernambucana, mas informou que os equipamentos de fiscalização, como lombadas eletrônicas, possuem baterias e não tiveram a operação interrompida.

O órgão informou que, devido ao apagão, montou uma força-tarefa com todos os agentes nos principais cruzamentos da cidade e ressaltou que, dos 657 semáforos do Recife, 451 possuem nobreak.

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), localizada no bairro da Boa Vista, na área central da capital pernambucana, informou que cancelou as aulas no turno da noite nesta quarta-feira (21).

Apagão em 13 estados

Além de Pernambuco, outros 12 estados do Norte e do Nordeste do Brasil enfrentam queda de energia nesta quarta-feira (21): Amazonas, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o apagão ocorreu após uma falha na usina de Belo Monte, no Pará. "Eu não tenho informação mais precisa, mas foi uma interrupção em uma das linhas de Belo Monte", disse o ministro.

Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário