sábado, 16 de julho de 2016

Petrolândia: Grupo de Lourival Simões define cabeça de chapa na sucessão municipal, mas nome ainda é mantido em segredo


Os bastidores da política petrolandense estão fervendo. Chegaram notícias a este blogueiro de que a movimentação tem sido intensa na base do Governo para o fechamento da chapa. As articulações estão sendo feitas pelo prefeito Lourival Simões e o ex-prefeito Marquinhos.

Pelo que soubemos, na indicação ganha força a tese de um nome que agrade a toda sociedade de Petrolândia. Para ser apresentado, será pensada indicação de alguém que possa somar ao grupo. Ganham força nomes até então impensáveis pela oposição, que já tem seus candidatos e estão nas ruas.

Já é tido como fechado o consenso sobre o nome para a cabeça de chapa do grupo. Em breve, novas notícias. Aguardem!

Redação do Blog de Assis Ramalho


Lula lidera disputa, mas não garante vitória no 2º turno, diz pesquisa Datafolha

Foto: Assis Ramalho

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as pesquisas de intenção de voto do Datafolha para o primeiro turno da eleição presidencial de 2018. As informações foram publicadas pela Folha de S. Paulo neste sábado (16).
O petista não garante, no entanto, a vitória em um eventual segundo turno e poderia ser derrotado pela ex-senadora Marina Silva (Rede) ou pelo ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB).

Após dividir a preferência do eleitorado com Marina nos últimos levantamentos para o primeiro turno, Lula oscilou positivamente e abriu vantagem sobre a potencial adversária, que caiu.

Já os possíveis candidatos do PSDB consultados no levantamento (José Serra, Aécio Neves e Geraldo Alckmin ) oscilaram negativamente ou mantiveram patamares anteriores, o que favoreceu Lula.


Produção de alimentos é suficiente, mas ainda há fome no país, diz pesquisador

Brasileiros estão produzindo muito mais carne do que arroz e feijão porque a carne dá mais rentabilidade, diz o professor da UFSC. 

A produção nacional de alimentos é suficiente para os mais de 204 milhões de brasileiros, mas a desigualdade de renda e o desperdício ainda fazem com que 7,2 milhões de pessoas sejam afetadas pelo problema da fome no país, revela estudo conduzido pelo professor Danilo Rolim Dias de Aguiar, pesquisador do Departamento de Economia do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos.

“Temos uma concentração de renda muito grande. Se, por um lado, temos pessoas passando fome, por outro, temos o problema da obesidade, que é cada vez maior. Haveria, então, um problema ligado à renda e à educação, que estaria dificultando o acesso aos alimentos. Aí também entra a questão das perdas”, disse Aguiar.


Dengue: vírus mais agressivo da doença avança no País

Embora a maioria dos casos de dengue no Brasil ainda seja causada pelo tipo 1 da doença, cresce em alguns Estados a circulação do sorotipo 2, o mais agressivo dos quatro vírus existentes.

Dados do mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, com estatísticas de 3 de janeiro até 28 de maio, mostram que, de um total de 2,2 mil amostras positivas paradengue analisadas em laboratório neste ano, 6,4% já são do tipo 2, ante 0,7% no ano passado. No Estado de São Paulo, esse tipo de vírus já é responsável por 13,6% dos casos da doença, ante 0,5% em 2015.

Além de ser considerado por especialistas o mais virulento dos quatro sorotipos da doença, o tipo 2 ainda está relacionado a outro risco no País. Como parte da população brasileira já foi infectada pelo tipo 1, a ocorrência de uma segunda infecção por outro sorotipo aumenta o risco de desenvolvimento de uma das formas graves da doença, que podem levar à morte, como a febre hemorrágica.
Segundo o infectologista Artur Timerman, presidente da Sociedade Brasileira de Dengue e Arboviroses, o risco maior em uma segunda infecção pela doença está relacionado à resposta imunológica do paciente que já contraiu o vírus uma vez. "Como já existem anticorpos contra um tipo de dengue no organismo, há uma reação inflamatória exacerbada, que prejudica o organismo, mas que não consegue neutralizar o novo sorotipo. O risco de desenvolvimento de uma forma grave da dengue é de 15 a 20 vezes maior quando se trata de uma segunda infecção."


Juíza manda governo do Mato Grosso suspender cirurgias de catarata em mutirão


Por risco de contaminação dos pacientes, a juíza Flávia Catarina Oliveira de Amorim Reis, da Vara de Fazenda Pública de Cuiabá, mandou o governo de Mato Grosso suspender as cirurgias de catarata realizadas durante a Caravana da Transformação, que está em atividade desde a última quinta-feira (14) em Barra do Bugres, a 169 km da capital, e deve durar até domingo (17). O estado informou que vai recorrer da decisão e tachou a ação como "estratégia de grupos rivais".

A liminar é de sexta-feira (15) e foi dada durante o plantão judicial. "Defiro parcialmente o pedido e concedo a tutela de urgência (…) tão somente para suspender qualquer contratação de unidades móveis para cirurgias de catarata em regime de mutirão que desrespeitem a dignidade do ser humano e colocam a população em risco de infecção e morte”, diz trecho do despacho.

A decisão atendeu ao pedido da Associação Mato-grossense de Oftalmologia, que alega que cirurgias feitas dessa maneira - com mais de uma pessoa ao mesmo tempo e fora do ambiente hospitalar - expõem os pacientes a riscos.


Reunião da Unesco é suspensa e será retomada amanhã na Turquia

Comitê deve avaliar neste domingo (17) a candidatura do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, a Patrimônio Mundial da Humanidade

Após a tentativa de golpe de Estado na Turquia ontem (15) à noite, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) informou hoje (16) que a 40ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que ocorre em Istambul, foi suspensa neste sábado e será retomada amanhã (17). Segundo a Unesco, a sessão deste domingo começará às 9h (horário local) e será encerrada no mesmo dia à noite. Inicialmente, o término estava previsto para o dia 20 de julho.

O ministro da Cultura, Marcelo Calero, que lidera a comitiva brasileira da reunião do comitê que avaliaria a candidatura do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, a Patrimônio Mundial da Humanidade, postou no Instagram uma foto sua no início da tarde de hoje em um hotel em Istambul. “Tudo tranquilo, graças a Deus. Esperando no hotel a normalização dos voos para voltar ao Brasil. Só o calor que é muito! 40 graus à sombra!”, escreveu o ministro.


VI Encontro de Palhaços inicia sua programação com o CINECIRCO no dia 27 de julho em SP



Mais uma vez a CIRCUS monta sua lona para dar início ao VI Encontro de Palhaços. Como primeira atração teremos o Cinecirco um projeto de quase 13 anos na CIRCUS.

Quem não se lembra dos anúncios em alto falante da chegada do circo na cidade? Quem não se lembra dos anúncios dos filmes e a corrida para fila do cinema de rua?

Para relembrar essas duas artes populares, o Cinecirco irá unir o Cinema e o Circo no dia 27 de julho, quarta-feira, e fazer do encontro das pessoas um momento festivo com muita arte e risada. Em cena, a exibição do documentário "Minha avó era palhaço" e o Espetáculo “A besta e a fera” com o palhaço Highlander.

Documentário: Minha avó era palhaço


Belas Artes lança curso Design Essencial em parceria com Marcelo Rosenbaum

O curso de extensão terá o designer e sua equipe ministrando aulas e imersão em uma comunidade (Foto: Cauê Diniz)

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, instituição de ensino superior referência nas áreas de Economia Criativa, criou um curso de extensão em parceria com o designer Marcelo Rosenbaum.

O curso denominado “Design Essencial – o Design como processo de transformação” pretende oferecer uma nova consciência, com intuito de potencializar e inspirar os participantes nos vários aspectos de suas atuações com grupos e organizações, capacitando-os para buscar resultados em ambientes variados de empreendedorismo socioambiental.

Os encontros serão realizados aos sábados e serão abordados assuntos como Biomimetismo, Empreendedorismo Socioambiental, Ética, Neurociência, entre outros. Além de aulas teóricas, os alunos terão a oportunidade de realizar uma imersão de cinco dias na comunidade de Ivaporunduva, conhecida por ser a mais antiga do Vale do Ribeira, localizada ao sul do Estado de São Paulo.


Projeto promove igualdade de gênero entre beneficiários do Bolsa Família

Rodas de conversa sobre equidade de gênero estão entre as atividades do projeto (Foto: Divulgação/Instituto Promundo)

Mais de 90% dos quase 14 milhões de titulares do programa federal Bolsa Família são mulheres, das quais 68% são negras, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Para intensificar a promoção da igualdade de gênero entre os beneficiários do Bolsa Família e ampliar a participação feminina nas decisões sobre gastos, um projeto envolveu homens e mulheres do programa na discussão sobre equidade. Com apoio do Fundo para a Igualdade de Gênero da ONU Mulheres, a metodologia e implementação do trabalho são da organização não governamental (ONG) Instituto Promundo.

Durante três anos e meio, foi feita uma série de atividades e campanhas educativas em comunidades rurais e urbanas do Rio de Janeiro e Recife para questionar os estereótipos sobre o papel de mulheres e homens que gerando desigualdades de gênero. Pesquisas qualitativas realizadas antes e depois dos trabalhos mostram mudanças significativas nas percepções dos homens e das mulheres sobre o tema.


PCdoB de Jatobá realiza palestra com o tema "Infraestrutura'

Palestra foi realizada na noite desta sexta (16) - fotos; Assessoria do PC do B

O município de Jatobá, no Sertão de Itaparica, nas últimas décadas passou por uma época de mudanças sociais importantes, tanto quanto outros municípios do Estado de Pernambuco. Aos poucos o homem do campo migrou para o centro da cidade modificando assim os níveis de densidade urbana em alguns Bairros, exemplo do Bairro Boa Esperança e o Bairro do Jatobá II. Este crescimento acelerado não foi acompanhado de perto pela gestão municipal a evolução do sistema de infraestrutura gerando, assim, consequências para aquelas populações. Com isso teremos que tratar como objetividade, ou seja, mostrando e tratando os pontos relevantes desta problemática apontando as dificuldades estruturais e de planejamento dos bairros, apresentando os principais problemas que os cidadãos vêm enfrentando cada vez mais na cidade devido o crescimento populacional.

Portanto, exige a necessidade de readequar alguns pontos do sistema de infraestrutura dessas localidades por melhorias dos esgotos secundários e do esgoto final e melhoria na iluminação pública, assim, dando mais segurança aos transeuntes dessas localidades.

Desta forma, atingiríamos com objetividade qualidade de vida para essa população.

Texto e fotos da Assessoria do PCdoB de Jatobá.
Ver fotos> O PCdoB, de Jatobá realiza palestra com o tema "INFRAESTRUTURA"

Blog de Assis Ramalho


Turquia confirma 265 mortos entre civis e militares

Grupo de apoiadores do presidente Recep Tayyip Erdogan se reúnem na praça Taksim em Istambul, na Turquia, contra a tentativa de golpe militar (Foto: Emrah Gurel/AP)

A tentativa de golpe de estado conduzida durante a noite de sexta-feira (15) na Turquia resultou em 265 mortes, informou o escritório do presidente da Turquia neste sábado (16). Foram 161 civis mortos e 104 militares golpistas. O golpe foi conduzido por militares contrários ao presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

Foram registrados 1.440 feridos e 2.839 militares foram presos por suspeita de conexão com o golpe. O presidente turco anunciou neste sábado que seu governo resistiu à tentativa de golpe militar. Ele também pediu a seus partidários para que permaneçam nas ruas prontos para qualquer "nova onda". O governo turco declarou que permanece firmemente no controle após a tentativa de golpe militar.


Festival de Inverno de Garanhuns terá ações integradas de segurança no trânsito‏


A V Gerência Regional de Saúde, sob a presidência de Catarina Tenório, gestora regional, realizou na última quarta-feira (13) a Reunião Especial do CRPAM - Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Veículos Terrestres - para planejamento das ações a serem desenvolvidas pelas instituições que fazem parte da entidade. Estiveram presentes representantes da Operação Lei Seca, CIRETRAN/DETRAN-PE, DER-PE, 9º BPM - Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Hospital Dom Moura, além das coordenações da Regional de Saúde.

"Estaremos como nosso chalé na Praça Mestre Dominguinhos, com ações educativas, durante o Festival de Inverno, além de diversas outras atividades integradas aos órgãos de segurança e fiscalização de trânsito no evento" - Explica Catarina Tenório.


Dez respostas para entender o que é e como funciona o certificado digital


Cada vez mais utilizada, a assinatura online revela a disposição do brasileiro para realizar tarefas sem a necessidade de deslocamento, com maior segurança e custo reduzido. Se, por um lado, o governo vem incentivando o uso da assinatura eletrônica para as empresas e tornando-a uma obrigatoriedade, por outro, os serviços disponíveis relacionados à assinatura online também vêm aumentando gradativamente, tornando o usuário mais receptivo ao uso da tecnologia. “A certificação digital permite abrir contas em bancos, assinar contratos, elaborar procurações, solicitar remotamente cópias de documentos como certidões ou escrituras de imóveis, movimentar o FGTS, retificar imposto de renda, entre uma infinidade de serviços”, afirma o diretor de comunicação da Autoridade Certificadora DOCCLOUD, Renato Teixeira.

Hoje, são mais de sete milhões os certificados digitais válidos. Entre profissionais liberais e empreendedores, o uso da assinatura digital é recorrente. Mas uma parcela da população ainda está distante dessa tecnologia. Para dirimir dúvidas e entender o que é a certificação digital, como ela funciona e como pode trazer benefícios no dia a dia, um guia rápido pode ajudar:


Aedes Aegypti: Sala Nacional de Coordenação e Controle continuará ações de combate

No segundo semestre serão realizados mais três ciclos de visitas a imóveis. A Sala coordena, junto a estados e municípios, medidas para combater vetor da dengue, Zika e chikungunya (Foto: IFG)

O Governo Federal continuará com a estrutura da Sala Nacional de Coordenação e Controle (SNCC), que reúne representantes de sete ministérios, com o objetivo de apoiar e incentivar ações de combate ao Aedes aegypti, vetor da dengue, Zika e chikungunya, no país. A estrutura foi montada no final do ano passado, como uma das ações emergenciais do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. Além de monitorar ações de rotina de combate ao mosquito, para os próximos meses, o planejamento da Sala é mobilizar municípios para realizar as ações de limpeza em ambientes com grande circulação de pessoas.

A SNCC é coordenada pelo Ministério da Saúde e também é composta por representantes dos ministérios da Defesa, Integração, Educação, Desenvolvimento Social e Agrário, Casa Civil e Secretaria de Governo. Atualmente todos os estados e o Distrito Federal possuem salas estaduais e 1.619 municípios implantaram a mesma estrutura local. Os estados continuam monitorando as visitas e participando das videoconferências com a organização nacional. “A atuação da Sala Nacional é essencial para coordenar as atividades no território nacional e ampliar a integração entre as 27 unidades federativas. A intensificação dessas ações de enfrentamento é efetiva e tem contribuído para a queda dos casos de dengue e redução dos focos nos imóveis visitados”, afirmou o secretário executivo do Ministério da Saúde, Antônio Nardi.


Associação de consumidores critica FGTS como garantia para crédito consignado


A autorização para o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) na contratação de empréstimo consignado pode complicar ainda mais a situação dos consumidores, principalmente os que já estão endividados, na avaliação da Proteste Associação de Consumidores. A lei que autoriza o trabalhador do setor privado a usar o FGTS como garantia de empréstimo consignado, publicada ontem (15), é considerada um retrocesso pela entidade.

Para a coordenadora institucional da Proteste, incentivar o endividamento para acelerar a economia não é a saída. "É uma armadilha, pois o FGTS é uma das únicas reservas financeiras dos trabalhadores para situações como desemprego", diz.


Ganso acerta com Sevilla por cinco anos e não joga mais pelo São Paulo


Após acerto entre São Paulo, Sevilla e DIS sobre os valores da transferência de Paulo Henrique Ganso, o último detalhe que ainda separava o jogador do clube espanhol foi definido: o tempo de contrato será de cinco anos.

O meia viajará nos próximos dias, mas ainda não se sabe se diretamente para a Espanha ou para Orlando, nos Estados Unidos, onde sua nova equipe faz pré-temporada.

A negociação foi fechada em € 9,5 milhões de euros (R$ 34,4 milhões). O São Paulo vai embolsar € 4,5 (R$ 16,3 milhões), além de aditivos de acordo com o desempenho do jogador. Já o Grupo DIS ficará com € 4,5 (R$ 16,3 milhões), mais 20% de uma negociação futura.


Citado em escândalos políticos, Lula mantém carisma de líder popular e aura de "messias" em Pernambuco


Foto: Assis Ramalho
Caruaru: Multidão se aglomera em frente ao hotel, à espera de Lula (Fotos: Assis Ramalho)

Apesar de ter o nome citado em investigações da Lava Jato e estar às voltas com processos que envolvem o PT, o Instituto Lula e até pessoas de sua família, o carisma do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece inabalável. Nascido no atual município de Caetés, então ainda pertencente a Garanhuns, Lula passa por um turbulento momento em sua carreira política, mas seu carisma permanece inabalável, a julgar pela efusiva recepção durante sua passagem por Caruaru, na última quarta-feira (13).

Em cobertura para o Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia, acompanhamos a agenda de Lula em Caruaru, onde participou do ato da Caravana da Frente Brasil Popular e, posteriormente, visitou o assentamento Normandia, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) , na mesma cidade. Testemunhar a agitação e comoção popular causada pela sua passagem do ex-presidente, por onde passou ou tentou passar, foi impressionante e até assustador, pelo furor das pessoas em vê-lo de perto e, se possível, tocá-lo.

Na Capital do Forró, acompanhado por correligionários, o ex-presidente foi recebido por uma multidão composta por pessoas das mais diversas origens, ocupações e classes sociais, saudado e aclamado com fervor quase religioso. “Lula é uma dessas pessoas enviadas por Deus ao mundo para fazer avançar a humanidade”, ouvimos. Pessoas se acotovelavam em turba, em cenas próximas às apresentações de estrelas da música, sob a presença do inquestionável líder político e popular, misticamente considerado messias, protetor dos pobres.

No entanto, o que mais nos chamou a atenção, foi ver o extremo a que chega essa mística adoração a Lula. Algumas pessoas, por inacreditável que pareça, aproximavam-se do ex-presidente e, a admirá-lo, faziam o sinal da cruz, como se estivessem diante de um santo. Parece exagerado, mas é bom lembrar que é o povo quem santifica, o Vaticano apenas endossa ou não a escolha dos fiéis. O povo, especialmente o sertanejo religioso, exalta as obras e relega as faltas daqueles por quem se sentem cuidados. Temos como exemplo, no Ceará, o culto ao padre Cícero Romão do Juazeiro.

Com a vida envolta em polêmicas políticas e religiosas, o "padim Ciço" foi punido pela Igreja Católica pelo "milagre da hóstia". Morto em 20 de julho de 1934, em vida já era adorado pelo povo como "santo popular". O perdão e conciliação do Vaticano ao padre foi anunciado apenas no final do ano passado, resultado de processo justificado pela pressão comunidade de devotos e dos milagres atribuídos a ele. A luta agora é pela beatificação do cearense, para justificar o culto religioso. Para os fiéis devotos, entretanto, isso é mera formalidade. Padre Cícero é santo e, praticamente da família, é padrinho.

A comparação entre um líder religioso e um líder político pode parecer inadequada, mas o objetivo é mostrar que o imaginário popular é resistentemente ocupado pelas pessoas que passam a imagem de se ocuparem na busca de benefícios, materiais ou espirituais, para quem deles mais necessita. Por isso, o título desta matéria (Blog de Assis Ramalho) ''Citado em escândalos políticos, Lula mantém carisma de líder popular e aura de "messias" em Pernambuco''

Notícias relacionadas
>Caravana de Petrolândia participa de ato da Frente Brasil Popular em Caruaru com participação de Lula
>Lula faz visita ao assentamento Normandia, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Proibir pulverização aérea é medida desproporcional, afirma pesquisador

“Até hoje, em todas as aplicações realizadas no Ceará, nunca ocorreram registros de danos à saúde e ao meio ambiente por parte dos órgãos responsáveis pela sua autorização e fiscalização”, afirma presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.

As grandes extensões de lavouras e o porte de algumas culturas fazem da pulverização aérea de defensivos agrícolas um método imprescindível para o agronegócio brasileiro, na avaliação do engenheiro agrônomo Ulisses Antuniassi, professor do Departamento de Engenharia Rural da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), que defende a manutenção e o aperfeiçoamento dessa técnica.

“A proibição da pulverização aérea é uma medida desproporcional. Ela não tem cabimento dentro do contexto de um país agrícola tão importante. Se numa eventualidade houvesse uma proibição, teríamos um prejuízo muito grande para culturas que não têm outras opções. Entendo que a aplicação aérea não deve ser proibida. Ela deve ser regulamentada e fiscalizada.”


Pulverização aérea de agrotóxico provoca danos persistentes, dizem especialistas

Os contaminantes transportados pelo vento durante as pulverizações podem se depositar no telhado das casas. A chuva lava os telhados e essa água, que abastece as cisternas e muitas vezes garante o abastecimento hídrico das famílias nos períodos de seca, pode estar contaminada.

Em 2006, uma nuvem tóxica oriunda da pulverização aérea em plantações de soja chegou à área urbana e provocou intoxicação aguda em crianças e idosos de Lucas do Rio Verde (MT). Já em 2013, quase 100 pessoas, entre professores e alunos, tiveram intoxicação depois que um avião jogou defensivos agrícolas sobre uma escola de Rio Verde (GO).

O professor do Núcleo de Estudos Ambientais e Saúde do Trabalhador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Wanderley Pignati, que participou da perícia dos dois casos, acredita que a poluição causada por agrotóxicos pode ser considerada intencional, uma vez que, para atingir o alvo, afeta também o solo e a água.

“Não é acidente. O avião passa ao lado e, de qualquer jeito, o vento vai levar para um lado ou para outro. Essa história de que o vento não leva o veneno para outro lugar fere os princípios da aviação, inclusive, pois se o vento estiver parado, o avião nem levanta voo”, disse o especialista durante uma palestra na Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza, em maio deste ano.


CBHSF apresenta projetos para rios Pajeú e Moxotó durante encontros em Ibimirim e Brejinho, em PE

Foto: Wilton Mercês/Ascom CBHSF

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizou nesta sexta-feira (15/07), seminário de apresentação do projeto de recuperação hidroambiental do entorno da nascente do rio Pajeú, no município de Brejinho, Pernambuco, no Submédio São Francisco. O projeto prevê melhorias na qualidade da água do rio Pajeú, importante afluente do Velho Chico, por meio do controle da erosão do solo, proteção da nascente, construção de barraginhas, dentre outras ações.

O seminário teve como objetivo apresentar à comunidade que será beneficiada a proposta de intervenção e as etapas do projeto. As obras de recuperação serão realizadas pela empresa Localmaq Engenharia e Terraplanagem, com sede em Montes Claros, Minas Gerais, selecionada por licitação pública pela agência delegatária AGB Peixe Vivo.


Ceará pode proibir pulverização aérea de agrotóxicos


“Os aviões faziam o retorno em cima da comunidade e passavam por cima da igreja. A comunidade ficava toda branca, como se estivesse nevando.” O relato da agricultora Socorro Guimarães, 42 anos, diz respeito à prática da pulverização aérea de agrotóxicos nas propriedades rurais próximas da comunidade Tomé, em Limoeiro do Norte, a 200 quilômetros de Fortaleza. O município se localiza na região da Chapada do Apodi, uma das áreas mais ocupadas pelo agronegócio no Ceará, perto do perímetro irrigado Jaguaribe-Apodi e da divisa com o Rio Grande do Norte.

A pulverização aérea, forma de aplicação de defensivos sobre as culturas agrícolas, pode ser proibida no estado. Um projeto de lei quer vedar o uso da técnica por considerá-la a mais nociva para a saúde e para o meio ambiente.

“A pulverização é feita com uma grande quantidade de calda tóxica, que é a mistura de um óleo vegetal com o veneno. Para o produtor, a aplicação aérea representa uma grande quantidade aplicada de uma única vez. Portanto, para ele, é uma relação de custo-benefício melhor. Para o meio ambiente e para a saúde, é ruim, porque existe uma deriva [quando o defensivo agrícola não atinge o local desejado] causada pelo vento que expõe mais solo, água e comunidades”, explica o deputado estadual Renato Roseno (PSOL), autor da proposição.


II Congresso Pernambucano de Direito Processual Civil abre inscrições

Promovido pela Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-PE, evento terá como foco o novo Código de Processo Civil, que entrou em vigor em março deste ano

Estão abertas a inscrições para o II Congresso Pernambucano de Direito Processual Civil, promovido pela Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB/PE, em parceria com a Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPro). O encontro vai acontecer nos dias 4 e 5 de agosto, das 8h às 12h30 e das 14h30 às 19h, no auditório do Fórum Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, em Recife/PE. Os interessados podem se inscrever pelo site www.esape.com.br ao preço de R$ 80,00 para advogados e estudantes e R$ 100,00 para o público em geral.

O foco principal do evento será o novo Código de Processo Civil, que entrou em vigor em março deste ano e trouxe várias modificações importantes para os operadores do Direito – advogados, juízes, procuradores, promotores de Justiça etc. “O congresso vem no momento de alteração de uma legislação que é importante para todos os advogados, não só para quem é da área cível. O novo CPC substituiu um código de 1973 e é fundamental que os profissionais possam se aperfeiçoar”, destaca o diretor geral da ESA, Carlos Neves Filho.

Com coordenação científica dos professores Lorena Guedes, Luciana Dubeux e Roberto P. Campos Gouveia Filho, o congresso reunirá mais de 40 conferencistas, palestrantes e debatedores. São magistrados, advogados, membros da advocacia pública e acadêmicos vindos dos estados São Paulo, Distrito Federal, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Pernambuco.

No total, a programação terá sete painéis e duas conferências. Entre os palestrantes estão o diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), José Rogério Cruz e Tucci, o professor titular de Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, Marcelo Neves, a advogada Patrícia Henriques (MG) e o advogado e professor Mizael Montenegro (PE).

“É uma oportunidade única para o debate de vários dos problemas trazidos pelo novo CPC, que já conta com quase seis meses de vigência. É um código em construção, e eventos como este têm a função de auxiliar nesse aperfeiçoamento. Por isso, é muito importante a participação da comunidade jurídica pernambucana em geral”, destaca o vice-presidente da ABDPro e da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco (EJE, do TRE-PE), Roberto P. Campos Gouveia Filho.

Durante os dois dias de evento também serão tratados os impactos do CPC nos direitos eleitoral, penal, trabalhista, de família e das sucessões, na fazenda pública, e em questões próprias de quem lida com o processo civil, como as tutelas de urgência e de evidência, efetividade na execução e até no processo judicial eletrônico, que vem se tornando obrigatório nos tribunais. O encerramento será marcado pelo lançamento de livros e revistas sobre doutrinas especializadas em processo civil.

O evento tem apoio do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), da Escola Judicial de Pernambuco, da EJE do TRE-PE e da editora Fórum Conhecimento Jurídico. Todos os participantes receberão certificados de 20 horas/aula.

Serviço:
II Congresso Pernambucano de Direito Processual Civil
Data: 4 e 5 de agosto
Horário: 8h às 12h30 e 14h30 às 19h,
Local: Fórum Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, Recife (PE)
Inscrições: www.esape.com.br

Ascom AESA/OAB


Ministro da Saúde debate com especialistas a atualização de protocolos

Em São Paulo, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, se reuniu com médicos e especialistas na Associação Médica Brasileira (AMB), e visitou o complexo hospitalar da Beneficência Portuguesa (Foto: AMB)

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, se reuniu, nesta sexta-feira (15), com representantes da Associação Médica Brasileira (AMB), em São Paulo, para ouvir sugestões e debater atualizações e ampliação dos Protocolos Clínicos de Diretrizes Terapêuticas (PCDT). O encontro contou com a participação de cerca de 30 dirigentes de entidades de classes médicas, entre elas, a Sociedade Brasileira de Urologia, Mastologia, Neurocirurgia, Geriatria e Gerontologia, Associações Médicas estaduais, entre outras especialidades.

O objetivo da reunião foi aprimorar, junto com os representantes das classes médicas, os protocolos que estabelecem, para várias doenças, como devem ser feitos o diagnóstico, o tratamento (com critérios de inclusão e exclusão definidos) e o acompanhamento dos pacientes.


Confira jogos do Brasileirão deste final de semana; Em Petrolândia o torcedor assiste no Geração 2


Confira abaixo os jogos da rodada do Campeonato Brasileiro Série A e B neste fim de semana; em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.

Brasileirão Série A - 15ª rodada) Jogos deste sábado (16)
16:00h. Botafogo x Flamengo
18:30h. Santos x Ponte Preta

Jogos de domingo (17)
11:00h. América x Santa Cruz
16:00h Flu x Cruzeiro
16:00h. Corinthians x São Paulo
16:00h. Inter x Palmeiras
16:00h. Atlético PR x Vitória
16;00h Figueirense x Chapecoense
18:30h Sport x Grêmio

Jogo de segunda-feira (18)
20:00h. Atlético -MG x Coritiba

Confira

Por Globoesporte.com



Secretaria de Saúde de Pernambuco participa de reunião técnica sobre Zika Vírus em Lima, no Peru


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) participou, nesta quarta-feira (13/07), da Reunião Técnica sobre Experiências em Prevenção, Controle, Monitoramento e Resposta à Epidemia do Zika Vírus, que foi realizada em Lima, no Peru, pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). No encontro, o diretor de Controle de Doenças e Agravos da SES, George Dimech, apresentou a experiência do Estado em relação à vigilância e ao enfrentamento da doença.

O objetivo do encontro é compartilhar conhecimento para fortalecer a capacidade de resposta do Peru à situação de emergência gerada pela propagação do Zika vírus. Assim, países como o Brasil e Colômbia marcaram presença no evento para apresentar os desafios e as práticas exitosas implantadas para o controle do vírus.


Compesa realiza concurso domingo com 11.127 candidatos para 65 vagas

Valor oferecido pela instituição varia de R$ 1.844,51

a R$ 7.480 (Foto: Compesa/Divulgação)

A Companhia de Saneamento de Pernambuco (Compesa) promove no domingo (17) um concurso público. São 11.127 candidatos para 65 vagas. Para conferir o local de prova, basta clicar no site da companhia. A empresa também disponibiliza o e-mail concursocompesa2016@fgv e o telefone 08000 283 4628 para tirar qualquer dúvida.

As provas para nível superior ocorrerão das 8h às 12h. Os testes para nível médio técnico serão aplicados das 14h30 às 18h30. O certame está sendo realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Os salários variam de R$ 1.844,51 a R$ 7.480,00.

O candidato deve comparecer ao local de prova com uma hora de antecedência, observando o horário oficial do Recife. Precisa levar documento original com foto, comprovante de inscrição e/ou comprovante de pagamento da taxa de inscrição. Os organizadores da seleção exigem caneta esferográfica na cor azul ou preta fabricada em material transparente.


Órgãos se unem para lançar manual digital de cooperativas e catadores para descarte de correto de resíduos


Publicação digital orienta sobre descarte correto e traz endereços de empresas e associações ​que fazem reciclagem em Pernambuco

Sabe aquele computador de mesa que não tem mais conserto ou aquele monte de pilhas usadas em brinquedos e câmeras fotográficas que não devem ser descartadas no lixo comum, mas que você não sabe exatamente onde destinar, sem agredir o meio ambiente? Foi justamente pensando em ajudar o cidadão a encontrar os locais adequados para entrega de pilhas, baterias, equipamentos eletroeletrônicos, além de outros materiais recicláveis, que a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (SEMAS – PE), em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lança um manual em formato digital contendo endereços e telefones de empresas, cooperativas e associações de catadores, além de organizações não governamentais em funcionamento em todo o estado. O livreto está disponível no site das intituições: www.semas.pe.gov.br, www.fundaj.gov.br e www.ufpe.br. Em breve, o manual também estará disponível por meio de um aplicativo e poderá ser acessado por celulares.


Confira as manchetes dos principais jornais do país neste sábado, 16 de julho de 2016



 
Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 05:30 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Para baixar gratuitamente o aplicativo Android no Google Play Store, clique aqui>app Web Rádio Petrolândia


Ministro Ricardo Barros se reúne com Paulo Skaf na Fiesp na segunda-feira (18)

Paulo Skaf (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O presidente da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP/CIESP), Paulo Skaf, receberá nesta segunda-feira (18/7), às 9h30, Ricardo Barros, ministro da Saúde.

O encontro, que acontece na sede da entidade, reunirá diretores de diversos departamentos da Fiesp e líderes empresarias para falar sobre as perspectivas da saúde no Brasil.

Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP/Assessoria de Jornalismo Institucional


Ao menos 265 morrem em confrontos após tentativa de golpe na Turquia

Atualizado as 09;23

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, descreveu a tentativa de golpe como “uma mancha na história da democracia da Turquia” e informou que o número de mortos nos confrontos é de ao menos 265.

Em uma coletiva de imprensa realizada neste sábado (16/7), Yildirim disse que as forças de segurança detiveram 2.839 militares suspeitos de envolvimento com a tentativa de golpe.

Ele descreveu aqueles que abriram fogo contra civis como piores do que os rebeldes curdos contra os quais a Turquia tem lutado. “Eu felicito todos os cidadãos que resistiram ao golpe”, disse o primeiro-ministro.

Segundo Yildirim, 161 “mártires” foram mortos nos confrontos e 1.440 ficaram feridos. Mais cedo, autoridades informaram que 104 participantes da tentativa de golpe também foram mortos.

Durante a madrugada, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse que a situação do país estava sob controle, após horas de caos provocado pela tentativa de golpe feita pelas Forças Armadas —porém, ainda era possível ouvir explosões em Ancara e Istambul.


Inscrições abertas para pós-graduação em Direito Processual Civil em Arcoverde


A cidade de Arcoverde recebe, a partir de agosto, a pós-graduação em Direito Processual Civil, com foco no Novo CPC. O curso, que é promovido pela Escola Superior de Advocacia da OAB-PE (ESA/PE), será realizado no Instituto Educacional Paulo Ênio (IEPE). 

 As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na subseccional da OAB na cidade (Av. Cap. Arlindo Pacheco de Albuquerque, nº 316, centro). As aulas serão quinzenais, sempre aos sábados, das 8h às 17h. Maiores informações pelo telefone (87) 3821-0457.

Ascom OAB/ESA