terça-feira, 20 de março de 2018

Petrolândia: Sepultamento do corpo de Mônica Danyelle é marcado para as 16h00 desta quarta (21)


A família informa que o sepultamento do corpo de Mônica Danyelle será realizado nesta quarta-feira (21), às 16h00, no Cemitério São Francisco, em Petrolândia. 

A chegada do corpo para o velório em Petrolândia está prevista para as 10h00 da manhã desta quarta. 

Mensagens de pesar e solidariedade à família são publicadas no Facebook de Mônica: https://www.facebook.com/monica.danyelle.3

Redação do Blog de Assis RAmalho


Petrolândia: Gabriele Lorena da Nova União Ebbers conquista 1º lugar no Campeonato Maria Bonita de Jiu-Jitsu, em Maceió


No último domingo (18), a atleta Gabriele Lorena, da equipe Nova União Ebbers Bros Petrolândia, conquistou 1º lugar no Campeonato Maria Bonita de Jiu-Jitsu, realizado em Maceió, capital de Alagoas.

O evento, apenas para mulheres, reuniu atletas de todas regiões, com mais de 300 inscritas, e foi realizado com grande êxito. 

"Quero agradecer à Academia C2 Fitness e à EliteFit Suplementos por todo suporte à atleta, a todos os alunos, amigos e familiares que torcem e acreditam nesse trabalho", declarou o professor Thiago Ebbers, satisfeito com o sucesso da aluna no campeonato.

#jiujitsufeminino #jiujitsuparamulheres #lugardemulherenotatame #euapoio



 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Thiago Ebbers


Governador Paulo Câmara divulga nota de apoio a Jarbas Vasconcelos e Raul Henry, após FBC assumir o MDB-PE


NOTA DO GOVERNADOR PAULO CÂMARA

"Jarbas Vasconcelos, Raul Henry e os demais integrantes do PMDB de Pernambuco honram qualquer partido político do Brasil. O que estão tentando fazer contra eles é uma das maiores violências da história política nacional. Mas essa luta não se encerrou. Ainda acredito que a Justiça há de prevalecer. Jarbas e Raul têm o nosso apoio e solidariedade".

Paulo Câmara
Governador de Pernambuco


Vacinação contra febre amarela será ampliada para todo o país


O Ministério da Saúde ampliou, para todo o território nacional, a área de recomendação para vacinação contra febre amarela. O anúncio foi feito nesta terça-feira (20). Até agora, alguns estados da Região Nordeste e parte do Sul e Sudeste não faziam parte da área de recomendação. Além disso, dos 23 estados dos quais a vacina fazia parte da rotina, nove tinham áreas parciais de recomendação, ou seja, alguns municípios estavam fora da estratégia.

O ministro Ricardo Barros explicou que a estratégia de ampliação é uma medida preventiva e tem como objetivo antecipar a proteção contra a doença para toda a população para o caso de a área de circulação do vírus umentar no próximo ciclo da doença. “O ciclo de febre amarela que ocorrerá no próximo verão, nós esperamos enfrentá-lo já com a população totalmente imunizada.”

Barros lembrou que, nos últimos dois anos, o número de mortes pela doença aumentou e que, por isso, foi pensada uma estratégia para evitar que o problema se repita no próximo ano. “Então, propusemos à Organização Mundial da Saúde e à Opas [Organização Pan-Americana da Saúde] a definição de que todo o território nacional passasse a ser área de vacinação permanente, tivemos a aprovação, e iniciaremos a estratégia para alcançar 90% de cobertura de vacinação contra febre amarela em toda a população brasileira, em todos os estados.”


Senador Fernando Bezerra Coelho é novo presidente do MDB pernambucano

A estratégia traçada pelo MDB prevê a construção de uma candidatura única ao governo do Estado, isolando Paulo Câmara, que disputará novo mandato. 

Por 17 votos a 6, a Executiva Nacional do MDB aprovou nesta terça-feira, 20, a dissolução do diretório do partido em Pernambuco, controlado pelo grupo do deputado federal Jarbas Vasconcelos. O novo presidente do MDB pernambucano, agora, será o senador Fernando Bezerra Coelho, pré-candidato da sigla à sucessão do governador Paulo Câmara (PSB).

Destituído do comando do MDB no Estado, o vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, disse que recorrerá da decisão ao Supremo Tribunal Federal (STF) e até ao plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

"O que está acontecendo aqui é um processo vergonhoso, conduzido de forma indecente pelo senador Romero Jucá", afirmou Henry, em referência ao presidente nacional do MDB e líder do governo no Senado. "É um tratoramento, uma arbitrariedade."


Destinação social do IR promove solidariedade e cidadania sem pesar no orçamento do contribuinte

Fundação Terra e OAB promovem evento para explicar todos os detalhes desse tipo de doação num café da manhã, no dia 21 de março, na sede da Fiepe (Foto: Divulgação/Fundação Terra)

Apresentar aos contribuintes um dos seus direitos mais importantes na hora de declarar o Imposto de Renda e despertar a consciência solidária dos cidadãos pernambucanos. Esses são os dois principais temas do III Encontro Doação sem Dor, um café da manhã que reúne empresários, contadores, auditores fiscais e o mundo jurídico, além do público geral, na Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), no dia 21 de março, às 8h. O evento é promovido pela Fundação Terra e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), com apoio da Fiepe, Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PE), Sindifisco, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescap-PE) e Fecomércio-PE.

Muita gente não sabe, mas a lei brasileira permite a toda pessoa física destinar até 3% do seu Imposto de Renda a instituições que desenvolvam trabalhos sociais com crianças e adolescentes. A destinação é realizada para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) dos municípios. Posteriormente, é repasado para organizações sociais que atuem na defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Se todos os pernambucanos decidissem realizar esse investimento, o aporte na economia do Estado poderia chegar a R$ 80 milhões, dinheiro integralmente aplicado em ações de educação, saúde ou cidadania, por exemplo, voltadas para a população em situação de vulnerabilidade.


Petrolândia: Dr. Érico Herbert, Ortopedista, atende na Policlínica nesta quarta-feira (21)


Ortopedista Dr. Érico Herbert 

A Policlínica de Petrolândia (clínica de Dr. Amiltom Viana), situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao antigo escritório da Celpe, informa que o ortopedista Dr Érico Herbert atende nesta quarta-feira (21/03/2018).

Informações e agendamentos: (87) 3851-2497 ou 99618-8877.


Blog de Assis Ramalho
Informação: Assessoria da Policlínica


Petrolândia: Missa de 7º dia do ex-combatente militar José Manoel da Silva (Zezé Tecidos) será realizada nesta quinta (22) na Igreja Matriz


Os familiares Eliene, Lidinha, Zé, Mazé ,Terezinha e Eliane, genro, cunhado e nora convidam para a missa de 7°dia em intenção da alma de José Manoel da Silva, mais conhecido como Zezé Tecidos, que será realizada nesta quinta-feira (22), às 19h30, na Igreja Matriz São Francisco de Assis, em Petrolândia.

Desde já agradecem o comparecimento a esse ato de fé e solidariedade cristã.

Zezé faleceu na quarta-feira (14) no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões, onde estava internado.

Nascido em 18/07/1918, Zezé foi integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), constituída em 9 de agosto de 1943 para lutar na Europa ao lado dos países Aliados, contra os países do Eixo, na Segunda Guerra Mundial. Os brasileiros atuaram na Itália.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Ministro diz que transposição do São Francisco chegará ao Ceará neste semestre


O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, disse nesta terça-feira (20) que as águas do Projeto de Transposição do Rio São Francisco chegarão aos canais do Ceará até o fim do primeiro semestre desse ano. Segundo ele, após a passagem do chamado Caminho das Águas pelo reservatório de Jati (CE), as águas estarão liberadas para seguirem o curso do Eixo Norte, nos próximos meses, em direção à Paraíba e ao Rio Grande do Norte.

Helder Barbalho participou de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. Ao responder aos parlamentares sobre o programa de revitalização do São Francisco, ele disse que o "desafio" atual é muito mais "financeiro que orçamentário".

"Estaremos concluindo até este semestre [as obras que vão levar as águas ao reservatório Jati]. Agora precisamos acompanhar a passagem das águas pelos caminhos que estão prontos. Não temos nenhuma intervenção a ser feita", disse o ministro.


Petrolândia: Corpo de Mônica Danyelle chegará à cidade nesta quarta-feira (21); Velório acontecerá na Quadra 07


A família informa que o corpo de Mônica Danyelle Lima chegará à cidade de Petrolândia nesta quarta-feira (21), para velório nesta cidade, na rua Vereador João Gomes Sobrinho, na Quadra 07 de Petrolândia. A chegada está prevista para as 10h00 da manhã. O sepultamento será realizado às 16h00, no Cemitério São Francisco, nesta cidade.

Mônica Danyelle faleceu na tarde desta terça-feira (20), aos 40 anos, em hospital de Arcoverde, sua cidade natal, onde ela fazia tratamento contra o câncer de mama. 

Nossos sentimentos a familiares e amigos enlutados. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Samyr Oliveira


Petrolândia: Farmácia Dehon promove Semana do Cliente nesta quinta e sexta-feira; aproveite!



Nesta quinta e sexta-feira (22 e 23) a Farmácia DEHON promoverá a Semana do Cliente, realizando testes gratuitos de glicose. Também avisa que na compra de medicamentos ou fraldas, o cliente concorre a vários prêmios e brindes.

Semana do Cliente é na Farmácia Dehon. Aproveite esta oportunidade! é só essa semana!

A farmácia DEHON foi inaugurada em Petrolândia em agosto/2017. Com a nova filial, as Farmácias Dehon passou a ter sete pontos de atendimento à população pernambucana, sendo três lojas em Águas Belas, duas em Garanhuns e uma em Bom Conselho, no Agreste Pernambucano. Petrolândia marca a expansão das Farmácias Dehon ao Sertão de Pernambuco.

Farmácias Dehon fica localizada em Petrolândia na Avenida dos Três Poderes.

O horário de funcionamento da Farmácias Dehon em Petrolândia é das 7 às 22h00, de segunda a sábado, e das 8 às 22h00, aos domingos.

Gleise - gerente da Farmácia DEHON em Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Homenagem de Beto Design à amiga Mônica Danyelle


Beto Design criou a arte acima, em homenagem à amiga Mônica Danyelle, do Disk Pizza D´Mamma, falecida hoje (20), vítima do câncer de mama. 

Compartilhada, a imagem está sendo usada como foto de perfil pelos amigos, também em homenagem a Mônica. 

Nossas condolências à família de Mônica Danyelle. 


Reprodução WhatsApp

Mônica, antes do tratamento contra a doença, em 2016 (Reprodução Facebook)

No final de agosto de 2017, Mônica comemorou seus 40 anos de vida e também foi modelo da campanha em prol do Memorial Onco, hospital de tratamento de câncer em Arcoverde. 

Foto/arte: Beto Design

No dia 21 de dezembro do ano passado, Mônica Danyelle compartilhou sua história em seu perfil no Facebook:

Uma historia real, era uma vez uma mae, dona de casa que direpente sua mama começa inflama , fica estranha ela vai a varios medicos, mas nem todos descobrirao a sua doença, ai ela vai em outro quando chega em um profissional competente ele fala a verdade e lhe dar a noticia que vc tem CÂNCER, sua vida dizaba no momento seus filhos ficao sem reação, sua mae e familiares se desisperao, pois a palavra cancer ja vem com outros significado , algumas pessoas se fazem q te ama ate chorão, vc chega ao medico e pergunta eu tenho chance de cura ele fala Sim, ai vc começa a se agara na sua FÉ. ..DEUS...E SEUS MEDICOS....tud muda na sua vida vem a temida Quimioterapia tudo muda, vem a temida queda de cabelo, minha carequinha linda amei...cad vez q tomava quimio uma historia diferente algo p conta, chorar, ate rir das aventuras que passei pra ir toma em arcoverde, Mas numca desisti de viver passando por cima d dores, vomitos, inchaços, e varias outras coisas, estou aqui amigos firmes na minha FÉ EM MEU DEUS .....So tenho a agradecer a Deus por tantas bênçãos, cirurgia foi realizada com sucesso obrigada D Jarbas e sua equipe por sua eficienciencia parabens. Quando Deus esta a frente nad pode dar errado, minha familia como sempre presente em minha vida, meus amigos..#vencendoocancercomFEDEUSAMO#
#EUMIMAMOVOUVENCER#


Redação do Blog de Assis Ramalho


PSDB oficializa pré-candidatura de Geraldo Alckmin à Presidência da República

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), durante pré-candidatura à Presidência da República (Foto: Fernanda Calgaro/ G1)

O PSDB oficializou nesta terça-feira (20) a pré-candidatura do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, à Presidência da República.

A confirmação do nome dele já era esperada, e o anúncio foi feito após reunião da Executiva Nacional na sede do partido, em Brasília.

"Fizemos a reunião da Executiva Nacional do partido para um conjunto de deliberações e, entre elas, esgotado o prazo para as prévias do partido e sendo o único inscrito, então a Executiva deliberou que seremos o candidato com grande responsabilidade e enorme amor à causa pública. Não estamos lançando candidatura, mas, definido o candidato, vamos trabalhar com grande empenho", afirmou Alckmin.


Petrolândia: Balneário Roça de Samyr e Adventure Divers lamentam falecimento de Mônica Danyelle, do Disk Pizza D'Mamma


Samyr Oliveira e a amiga Mônica Dayelle (Fotos: Samyr Oliveira e Adventure Divers)

NOTA DE PESAR

Os amigos do Bar e Balneário Roça de Samyr, em Petrolândia, e do Adventure Divers, do Recife, lamentam o falecimento da inesquecível guerreira Mônica Danyelle (Disk Pizza D'Mamma), ocorrido na tarde desta terça-feira, 20 de março. 

Esteja com Deus, Mônica! Descanse das lutas deste plano físico e mergulhe no Amor Divino que vai te acolher no fim da dolorosa luta contra o câncer de mama. Sua presença linda, carinhosa e sorridente estará entre nós para sempre, com recordações dos momentos que você, apesar de tudo, alegremente compartilhou conosco. Eternas saudades!

Nossos pêsames e nossa solidariedade aos familiares e amigos! 

Samyr Oliveira e equipe Adventure Divers




Redação do Blog de Assis Ramalho


Prazo para entregar a Rais 2017 termina sexta-feira (23)

Atraso pode causar prejuízos a empregadores e trabalhadores

Na reta final da entrega da declaração da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2017, o Ministério do Trabalho (MTb) recebeu as informações de 6milhões de estabelecimentos, relativos a quase 38,2 milhões de vínculos. Isso corresponde a cerca de 75% do total estimado. O prazo para quem ainda não entregou o documento termina na sexta-feira (23). E quem descumprir pode ser prejudicado.

“É importante respeitar essa data para que nenhum trabalhador ou empregador sofra prejuízo”, alerta o ministro interino do Trabalho, Helton Yomura. Ele lembra que o estabelecimento que perder o prazo está sujeito a multa. Os valores vão de R$ 425,64 a R$ 42.641, dependendo do tempo e do número de funcionários registrados. Já o trabalhador que não constar na Rais não conseguirá receber o Abono Salarial ou o Seguro-Desemprego, e poderá ser prejudicado na contagem de tempo para a aposentadoria e outros direitos trabalhistas.


UNINASSAU promove Feira da Cultura Negra nesta quarta (21) em Petrolina

O evento comemora o Dia Internacional contra a Discriminação Racial

Em comemoração ao Dia Internacional contra a Discriminação Racial, a Faculdade UNINASSAU Petrolina realiza nesta quarta-feira (21), às 19h, a Feira da Cultura Negra. O evento é gratuito e acontece na área de convivência da Instituição.

Durante a feira, será realizada roda de conversa com a representante da Rede das Mulheres Negras de Petrolina, Viviane Costa. Na ocasião, também irão ter espaços para venda de acarajé e objetos artesanais da Casa do Artesão de Juazeiro, além da apresentação do grupo Embondeiro, do mestrando carcará Roque Barboza, com capoeira e maculelê.


Petrolândia: Miss Petrolandense Andreza Lima parte rumo ao maior concurso de beleza do Estado de Pernambuco; Miss Pernambuco Be Emotion 2018


 
 
 
 
 

Natural da cidade de Petrolândia-PE, a jovem Andreza Lima (20), desde muito cedo iniciou sua carreira como modelo fotográfica e de passarela, posando e desfilando para marcas e lojas da sua região. Eleita Miss Petrolândia 2017, Andreza dá agora mais um passo na sua carreira, partindo para o concurso que irá eleger a Miss Pernambuco 2018 e candidata ao Miss Brasil. 

Após 17 anos, a cidade de Petrolândia foi novamente palco do concurso que elegeu a jovem modelo que, na ocasião, representou a Loja Oficial Estrela e que passa agora a ser a primeira representante na história do município pernambucano a concorrer ao título estadual.

O título rendeu à Miss a preparação necessária para estar apta a concorrer à tão sonhada coroa do Miss Pernambuco Be Emotion 2018. Esta preparação deu-se por meio do apoio de alguns parceiros: A Clínica de Estética Bella Forma, Academia C2, Dra. Coluna, Studio MB, Charla Cabeleireira, Espaço Vida Saudável Herbalife – Jéssica Freire, Dra. Roberta Santana, Ceffep Cursos, Livraria – Sr. Gilberto, Flaviane Unhas, a Professora de Língua Portuguesa Aarin Leal e o instrutor de passarela Ataanderson Rocha.

Ao participar do concurso, Andreza busca trazer para a sua cidade a coroa de mulher mais bonita do estado, representando não apenas a beleza das mulheres Pernambucanas, mas também a cultura, a força e originalidade do povo sertanejo.

Para o seu sonho se fazer possível, a jovem Miss tem encontrado algumas dificuldades como o pouco apoio por parte dos comerciantes locais, mas conta principalmente com a sua patrocinadora oficial: A Central de Adubos.

Além da loja de produtos agrícolas, a candidata ao Miss Pernambuco Be Emotion 2018, Andreza Lima, fez mais algumas parcerias. São elas:

BR Mania – Posto Rical, Boutique Status, D´Brum Modas, Tetê Hering, Loja Finna, Loja Donna K, Marcone Andrade e família Simões, Atel Telecom, Comercial Rocha, Ateliê Flor Morena, Empório e pousada Atenize, Ideal Diagnósticos, Secretário de Cultura Deison Bezerra, Secretária de Educação Alexandrina de Souza Neta, a Prefeita de Petrolândia Janielma Souza e os vereadores Delano e Dedé de França.

Além destes parceiros, é importante ressaltar o grande empenho da coordenadora da comissão responsável pelo Miss Petrolândia, Janes Franks e sua equipe: Jaqueline Lima, Roberta Santana e Juliana Fernandes.


Blog de Assis Ramalho
Texto: Aarin Leal


Banco24Horas inaugura loja conceito em Porto de Galinhas

Localizado na Rua Beijupirá a nova loja do Banco24Horas conta com oito caixas eletrônicos e monitoramento 24 horas por dia

A Rede Banco24Horas mantém seu ritmo acelerado de expansão. Este mês, uma nova loja conceito foi inaugurada na Rua Beijupirá, uma das principais ruas de Porto de Galinhas, em Pernambuco.

Os comerciantes, a população e os turistas que frequentam o local agora podem contar com oito caixas eletrônicos em um mesmo ambiente. O espaço, exclusivo para os serviços do Banco24Horas, é preparado para atender a todos os públicos e conta com monitoramento em tempo real, 24 horas por dia.

O desenvolvimento do conceito de loja teve o objetivo de garantir ainda mais proximidade, inovação e conveniência, proporcionando aos clientes dos mais de 40 bancos que utilizam a rede de autoatendimento uma nova experiência com a marca.


Jovem de 17 anos dada como desaparecida no Recife fugiu para encontrar namorado no Rio, diz delegado

Segundo a Polícia Civi, o desaparecimento de Alana Barreto, de 17 anos, foi voluntário (Foto: Acervo pessoal)

Polícia Civil classificou como voluntário o desaparecimento da adolescente Alana Barreto, de 17 anos, vista pela família pela última vez no domingo (18), em um shopping da Zona Sul do Recife. Nesta terça (20), o gestor do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), Darlson Macêdo, afirmou que a jovem embarcou para o Rio de Janeiro, para encontrar um namorado com quem se comunicava pela internet.

Através de imagens de câmeras de segurança obtidas pela Polícia Civil, a corporação constatou que a jovem, emancipada pela família, usou um veículo de transporte privado de passageiros para sair do centro de compras em direção ao aeroporto. Segundo Macêdo, até o momento, a situação não é considerada um crime.

Com embarque registrado pela Infraero, a jovem seguiu para o Rio de Janeiro às 16h30 do domingo (18). As investigações conduziram os policiais até o namorado de Alana, um universitário de 20 anos.


Bairro do IPSEP recebe workshop de artes marciais no Recife neste sábado (24)


No próximo sábado (24), o bairro do Ipsep será palco do primeiro Workshop CT Champions de artes marciais. O evento será realizado a partir das 14h, na quadra do Colégio Walt Disney, e conta com seminários, aulões e apresentações culturais das principais modalidades marciais da atualidade.

No local, serão realizadas apresentações culturais e filosóficas referente a vários gêneros e estilos de luta e aulas práticas de Taekwondo, Hapkido, Karatê, Boxe e Muay thai, que ocorrem simultaneamente. A estrutura ainda conta com uma feira que vai oferecer aos participantes: equipamentos esportivos, chocolate fitness, avaliação física, camisetas etc.

De acordo com a organizadora do evento, a empresária e sócia do centro de treinamento Champions, Célia Andrade, o principal objetivo do evento é esclarecer dúvidas, extinguir estereótipos e oferecer novas modalidades de exercícios físicos.


Itaíba supera a média de Pernambuco e da GRE Arcoverde no SAEPE 2017


A qualidade do ensino de Itaíba surpreendeu e ultrapassou a média do SAEPE – Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco da Regional de Educação e do Estado. Os dados foram apresentados pela prefeita Regina Cunha (PTB) e pelo secretário de Educação do município, Júnior Brandão.

Segundo o Secretário Júnior Brandão os dados do SAEPE 2017 revelou uma grande evolução no aprendizado dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. A avaliação do SAEPE na rede municipal de ensino é feita com estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental de 09 anos.

“Já no primeiro ano do governo da prefeita Regina a proficiência média do município supera a média da GRE Arcoverde e de Pernambuco, comprovando que todo o trabalho realizado junto com professores, pais e estudantes vale a pena”, disse Júnior Brandão.


Cirurgião plástico orienta homens sobre o excesso de mama


Um estudo realizado em 2016 pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquéritos Telefônicos (Vigitel), divulgado pelo Ministério da Saúde, confirma que 53,8% dos brasileiros estão com excesso de peso, sendo em sua grande maioria homens.

Quando o homem tem excessos de pele, gordura e glândulas mamárias, inchaço do tecido mamário masculino causado, às vezes, por um desequilíbrio hormonal, naturalmente costumam perder a autoestima e muitas atividades do dia a dia se tornam um martírio, por ter que usar camisetas ou camisas mais justas.


Mulheres ocupam sede da Chesf em Paulo Afonso e Usina de Xingó; A ocupação mobiliza trabalhadoras assentadas e acampadas dos estados de AL, BA, CE, PB, PE, RN e SE

A ocupação denuncia a tentativa da privatização da estatal e faz parte da Jornada de Lutas das Mulheres Sem Terra
A ocupação mobiliza trabalhadoras assentadas e acampadas dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, com o objetivo de barrar as medidas antipopulares do governo Temer e as privatizações de empresas estatais como a Chesf.
Trabalhadoras enfatizam que a Chesf é do povo e, portanto, devem estar a serviço do povo e não de empresas privadas. PM de Minas rompe portão e lança bombas contra manifestantes
Na manhã desta terça-feira (20), cerca de 2 mil Mulheres Sem Terra ocuparam a sede da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), em Paulo Afonso, localizada no nordeste da Bahia. A ocupação mobiliza trabalhadoras assentadas e acampadas dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, com o objetivo de barrar as medidas antipopulares do governo Temer e as privatizações de empresas estatais como a Chesf.

A estatal atua com capital aberto e trabalha na geração e transmissão de energia em alta e extra-alta tensão, a partir da bacia hidrográfica do rio São Francisco. As Sem Terra enfatizam que a Chesf é do povo, portanto, os frutos de sua produção precisam estar a serviço da classe trabalhadora e não de empresas privadas.

Em Sergipe, mais de 300 mulheres ocuparam a portaria da Usina de Xingó, em Canindé de São Francisco. As trabalhadoras residem no perímetro irrigado do Jacaré Curituba e afirmam que irão permanecer no local até que uma audiência seja marcada com a superintendência da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Reivindicam também que a audiência seja realizada com a presença do Procurador Federal Dr. Ramiro Rockenbach, pois querem documentada a informação de quem é a responsabilidade da gestão do perímetro irrigado, do Jacaré Curituba.