segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Momento Física: Dilatação Térmica Linear dos Sólidos


O Blog de Assis Ramalho, em parceria com o professor Roberto Oliveira oferece aos estudantes o Momento Física, no qual serão oferecidas gratuitamente aulas de Física on line. O objetivo deste projeto é disponibilizar materiais que envolvem o ensino de Física para estudantes que pretendem se preparar para vestibulares ou simplesmente aprofundar seus conhecimentos na matéria.

Semanalmente, às segundas-feiras será disponibilizado o seguinte conteúdo: aulas de Física 1, 2 e 3, ministradas pelo Professor Roberto Oliveira (Licenciado em Física pela UFRPE), compostas por vídeo-aula + encarte em PDF e/ou Word.

O material apresentado nas aulas é a resolução de questões de Física, extraídas de vestibulares realizados em instituições próximas à nossa região.

Aula 04 - Dilatação Térmica Linear dos Sólidos 


Piso do Terminal Rodoviário de Petrolândia-PE: Exemplo de espaçamento entre blocos com o objetivo de evitar rachaduras por excesso de peso e por variação de temperatura (Foto: Roberto Oliveira)

A dilatação térmica estuda as variações nas dimensões de um sólido como, por exemplo, o diâmetro de um cilindro, a área de uma placa, ou o volume de um corpo qualquer, provocado por variação de temperatura.

Dilatação linear: Considera-se apenas uma dimensão. Por exemplo, dilatação do comprimento “C” de uma barra:

Dilatação superficial: São consideradas duas dimensões; por exemplo, a dilatação da superfície de uma placa de comprimento “C” e largura “L”:


Dilatação volumétrica: Neste caso são consideradas três dimensões; por exemplo, a dilatação de um paralelepípedo de comprimento “C”, largura “L” e altura “h”.


  COEFICIENTE DE DILATAÇÃO LINEAR
SUBSTÂNCIA
COEFICIENTE (°C-1)
Ferro
12. 10-6
Aço
12. 10-6
Alumínio
24. 10-6
Cobre
17. 10-6
Chumbo
29. 10-6
Mercúrio
41. 10-6
Concreto
12. 10-6
Vidro
9. 10-6
Prata
19. 10-6

Contextualização: Observando-se a construção de pisos em lugares sujeitos a mudança brusca de temperatura ou destinados a grande circulação de pessoas, ou seja, em locais públicos, é fácil encontrar pisos como este do terminal rodoviário de Petrolândia-PE.


Perceba que existe um espaçamento entre as placas do piso. Esse espaço, denominado junta serrada, permite que a placa se movimente ou sofra pequena dilatação, minimizando o aparecimento de rachaduras como esta.

Questão da aula on line no material de apoio (Arquivo PDF> Encarte 4

Desenvolvimento da questão no vídeo abaixo:


Aulas anteriores (clique para ler):
>AULA 01 -  Aplicação das Leis de Newton
>AULA 02 - Espelhos esféricos 
>Momento Física: A Física no Desfile de 7 de setembro

Roberto Oliveira para Blog de Assis Ramalho
Foto e material: Roberto Oliveira
Vídeo: YouTube.com/Roberto Oliveira

Comissão da Câmara quer levar a plenário em outubro projeto que modifica Estatuto da Microempresa


A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o Projeto de Lei Complementar nº 237/2012, que atualizará o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, pretende levar o texto ao plenário da Casa no mês de outubro, disse hoje (16) o presidente do colegiado, deputado federal Armando Vergílio (PSD-GO). A comissão fez uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio, nesta segunda-feira, como já tinha feito em Brasília, Belém e no Recife, com o objetivo de debater propostas para aprimorar o texto em tramitação.

A ideia dos deputados da comissão é promover audiências públicas em Porto Alegre, São Paulo e encerrar com uma nova audiência na capital federal no dia 11 de outubro, permitindo que o relator do projeto, deputado Claudio Puty (PT-PA), prepare o texto para votação em plenário no mesmo mês. "Como as leis tributárias têm o princípio da anualidade, só valendo para o ano seguinte ao da aprovação, temos que votá-la em outubro para que o Senado tenha tempo de votá-la, e a presidenta possa apreciá-la ainda neste ano", disse Vergílio, que pedirá ao presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para que o projeto de lei complementar seja votado em regime de urgência.

TST nega pedido dos Correios para suspender greve de trabalhadores



O Tribunal Superior do Trabalho (TST) negou pedido de liminar dos Correios para que a greve dos trabalhadores da estatal fosse suspensa, ou que fosse mantido um contingente mínimo de 80% dos funcionários em cada uma das unidades da empresa.

O vice-presidente do TST, ministro Antônio José de Barros Levenhagen, instrutor do dissídio, considerou que o pedido para suspender a greve não se sustenta juridicamente, porque a Constituição assegura o direito de greve a todos os trabalhadores. Com relação à manutenção de 80% da atividade, ele disse que a empresa não apresentou elementos que permitam conferir se a paralisação implicou prejuízo à prestação de serviços à comunidade.

Detran- PE divulga calendário da 4ª convocação do Programa CNH Popular


Nesta segunda-feira (16) de setembro foi iniciada a 4ª rodada de convocações do Programa Carteira de Habilitação Popular (CNH Popular) do Detran-PE. São mais de 9 mil convocados, divididos em igual proporção no Grande Recife e Interior do Estado. Por preencherem todos os requisitos para receber o benefício, os contemplados poderão dar entrada, de forma gratuita, no processo para adicionar ou mudar a categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o que inclui a passagem por um Centro de Formação de Condutores (CFC). A relação dos convocados, junto com a data e o posto do Detran-PE ao qual devem se dirigir para confirmar os dados cadastrais, está disponível no site do Detran-PE.

"É importante lembrar que esta rodada de convocações é voltada para pessoas que já tiraram a 1ª Habilitação e pretendem fazer mudança ou adição de categoria", explica o diretor de Operações do Detran-PE, Celivaldo Lira.

Pernambuco. Governo do Estado.

Frases do dia 16/09/13: Coletânea IHU On line

Obscenidade

“A maior obscenidade na Síria não são os ataques químicos, que mataram, no máximo, 2.000, 2.500 pessoas. Há dezenas de milhares de pessoas que foram mortas em bombardeios. A alta comissária calcula em 100 mil nesses dois anos” – Paulo Sérgio Pinheiro, presidente da Comissão de Inquérito da ONU que investiga os crimes contra os direitos humanos no conflito na Síria desde 2011 – Folha de S. Paulo, 16-09-2013.

Jatobá: Integrantes do MST ocupam escritório da CHESF em Itaparica



Postagem às 12h17 - Atualização às 12h49

Informações chegadas à Redação do Blog de Assis Ramalho dão conta que um grupo de integrantes do MST-Movimento dos Sem Terra ocupou o prédio de escritórios da Chesf - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, na manhã desta segunda-feira (16).

Segundo informações de servidor da Chesf, um pequeno grupo do MST quebrou o cadeado do portão e invadiu o local, mas a ocupação está sendo pacífica. Lideranças do movimento estão sendo aguardadas no Escritório da Chesf.

Os funcionários estão sendo liberados normalmente.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Projeto Apolônio Sales realiza primeira Feira Livre da comunidade, resgatando tradição da feira da velha Barreiras

Feira livre do Projeto Apolônio Sales (Fotos: Assis Ramalho)





Buscando fomentar a participação dos pequenos produtores no abastecimento e na oferta de produtos agropecuários de Petrolândia, foi implantada nesse domingo (16) a Feira Livre do Projeto Apolônio Sales, na zona rural do município. A iniciativa, organizada pela ACAMP - Associação dos Colonos Agropecuários do Município de Petrolândia é um resgate da saudosa Feira da Ruinha, que acontecia aos domingos no antigo povoado de Barreiras, distrito da velha Petrolândia, cidade inundada para a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (Lago de Itaparica).

A feira livre do Projeto Apolônio Sales é uma alternativa local para a comercialização de produtos da agricultura, negociando-se diretamente com o produtor. Além disso, será um ponto de encontro e reencontro dos colonos, da comunidade do Sagrado Coração de Jesus, dos barreirenses e visitantes.

A reportagem do Blog de Assis Ramalho esteve presente à primeira Feira Livre do Projeto Apolônio Sales, registrando um histórico para o município. Na ocasião, presenciamos a felicidade estampada nos rostos de todos que se encontravam no local.

Seu Zé Fonseca e sua esposa Eusa, proprietários de uma banca de frutas e verduras, originários da antiga Barreiras, são um exemplo da satisfação popular. Além dos bons negócios realizados até aquele momento, por volta das 11 horas da manhã, aprovaram a iniciativa que, segundo eles, também servirá para reencontrar velhos conhecidos.

"Apesar de ser a primeira feira, já vendemos bastante e estamos muitos felizes, porque hoje já reencontramos velhos conhecidos que há muito tempo a gente não via", disse Seu Zé Fonseca com a aprovação de sua esposa Eusa.

Ali próximo, conversamos com Maria e Kassijane, que também são proprietárias de uma banca de frutas e verduras, e as duas mostravam-se bastante satisfeitas com os negócios realizados.

"Sinceramente, estamos surpresas. Até este momento nós já vendemos praticamente tudo que trouxemos e queremos parabenizar as pessoas que tiveram essa iniciativa", disse Maria.

Como benefício para os frequentadores da feira livre, a nossa reportagem constatou que os legumes, frutas e hortaliças comercializados são frescos, têm bons preços e uma grande variedade de produtos está à disposição dos clientes, desde produtos alimentícios, como os famosos pastéis, até confecções e artesanato.

"Esta feira livre é uma porta aberta para que nós, jovens, possamos iniciar nossos próprios negócios", disse Aislan Danilo, enquanto oferecia seus produtos de artesanato de sua barraca, juntamente com Taislan Diego, às pessoas que por ali passavam.

Visitamos também a barraca de Kelly, mais conhecida como Kelly do Pastel. Feliz, ela dizia que acabara de chegar da sua residência, onde tinha ido fazer mais pastéis, pois a primeira remessa já tinha sido consumida pela freguesia.

"Quando deu 10 horas já tinha acabado tudo. Foi preciso eu ir correndo lá em casa e fazer mais pastéis. Eu estou muito feliz com a realização dessa feira", disse.

Para o comerciante de roupas Paulinho, conhecido como Paulinho da Sulanca, a ideia da feira livre foi excelente, porque além de poder ganhar um dinheiro a mais, é um resgate das tradições da velha Barreiras.

"Aqui, a gente está negociando e resgatando a história da nossa querida velha Barreiras. Hoje eu estou muito feliz e, acima de tudo, estou muito saudosista", disse.

A mesma opinião de Paulinho da Sulanca, tinha dona Neuza, também proprietária de uma banca de confecções.

"A iniciativa da realização dessa feira livre foi sensacional. Para que você tenha uma ideia, hoje eu já tive a felicidade de reencontrar muita gente da velha Barreiras, que há muito tempo eu não via. Eu estou muito feliz, não só pela oportunidade de negociar, mas pelo fato de aqui passar a ser um ponto de encontro das pessoas", disse a jovial dona Neuza.

Em conversa com seu Adaílton, conhecido popularmente como Pica-Pau, proprietário uma de banca de frutas e verduras, o feirante ressaltou a importância da economia que os moradores daquela região vão fazer com a realização da feira livre na própria comunidade.

"As pessoas de toda essa região agora vão poder fazer as suas compras aqui, sem precisar se deslocar para a cidade. Quem não tem um automóvel, por exemplo, tem que gastar R$ 12,00 com moto-táxi para ir e vir (à feira livre do centro de Petrolândia, às sextas-feiras), e assim a feira fica muito cara", disse ele.

Já o presidente da Associação dos Colonos Agropecuários do Município de Petrolândia-ACAMP, conhecido como seu Bezinho de Elói, destacou as vantagens para os produtores, que agora possuem mais um local para comercializar os seus produtos.

"Entre várias outras vantagens, os produtores da região agora têm mais um local para comercializar os seus produtos, e o melhor de tudo é que, vendendo aqui, os produtores também têm condições de vender mais barato. Com isso, todos ganham, os produtores e os consumidores", afirmou.

A nossa reportagem encontrou também o empresário do ramo agrícola, Renato, conhecido como Renato de Dêta, que se dizia muito feliz e emocionado com o evento.

"Eu quero dizer a você que, hoje, eu estou muito emocionado em estar aqui, vendo a realização da primeira feira livre da história do Projeto Apolônio Sales. Para nós, que somos da velha Barreiras, é um filme que passa na nossa cabeça, em que podemos lembrar daquele maravilhoso lugar. Além de tudo, a partir de hoje, o local desta feira também passa a ser um ponto de encontro com os nossos amigos. É uma oportunidade que antes se tornava muito difícil ou quase impossível, a gente encontrar muitos conhecidos em um mesmo lugar", disse Renato, ao lado da sua mãe, a produtora agrícola Maria Josefa da Silva, conhecida como dona Dêta.

Encerramos nossa reportagem conversando com Edneide, proprietária do "Mercadinho Nossa Senhora", próximo à feira. Ela se dizia muito satisfeita em saber que, a partir de agora, será realizada todos os domingos a feira livre naquela localidade.

"Eu sou proprietária deste mercadinho há um ano e meio e nunca tinha visto um domingo tão movimentado como este. Essa feira vai ajudar a melhorar o movimento, não só do meu mercadinho, como também dos outros estabelecimentos comerciais que existem por aqui", disse Edneide, enquanto despachava os clientes que ali se encontravam.

Assim com na velha Barreiras, a feira livre do Projeto Apolônio Sales será realizada todos os domingos, a partir das 6 horas da manhã. A instalação da feira é ao lado do campo de futebol da comunidade.

O Blog de Assis Ramalho felicita a diretoria da ACAMP-Associação dos Colonos Agropecuários do Município de Petrolândia e a todos que se empenharam em resgatar a história da feira da ruinha, na velha Barreiras, através da implantação da Feira Livre do Projeto Apolônio Sales que, sem dúvida, será um ponto de desenvolvimento do setor agropecuário do município, além de ponto de reencontro de amigos e tradições de nossa cidade.

Para ver mais fotos deste evento histórico para Petrolândia, clique aqui>1ª Feira Livre do Projeto Apolônio Sales



Notícias relacionadas(clique para ler):
>Petrolândia: Projeto Apolônio Sales realiza primeira Feira Livre da comunidade neste domingo, dia 15
>Petrolândia: Vereador Sílvio Rogério faz Indicação para implantação de feira livre no Projeto Apolônio Sales

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Sedução das pirâmides chegou a 18% dos recifenses com mais de 16 anos


Mais de 18% da população do Recife com 16 anos ou mais investiu em negócios suspeitos de serem pirâmides financeiras. A conclusão é do Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau (IPMN), com base em 623 entrevistas com recifenses, seguindo critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O número dá uma mostra do “poder de sedução” que as promessas de lucros alto e rápido, em geral de 300% ao ano, têm sobre a população (veja arte com os números da pesquisa). Coordenador do trabalho, Djalma Guimarães diz que o número de gente que declarou ter investido nesse tipo de negócio impressiona. “É um percentual muito grande. É como ter 18% da população da cidade nessas empresas”, comenta o economista. Para se ter uma ideia, a população total do Recife é de 1,537 milhão de pessoas, mas esse número inclui todos os menores de 16 anos.


Sertão de PE: Operação tira 74 toneladas de maconha da rota de abastecimento do estado


A Polícia Federal de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira, a conclusão da “Operação Resgate II” que erradicou mais de 230 mil pés de maconha no sertão do estado. Os trabalhos evitaram que 74 toneladas da droga abastecesse pontos de tráfico na Região Metropolitana do Recife e no Nordeste.

Na ação foram alcançados os municípios de Belém de São Francisco, Betânia, Cabrobó, Canapi, Carnaubeira da Penha, Floresta, Ibimirim, Inajá, Manari, Mata Grande, Mirandiba, Salgueiro e Santa Maria da Boa Vista.

A operação foi realizada de cinco a 11 de setembro deste ano, dentro das medidas estratégicas da Coordenação-Geral de Prevenção e Repressão a Entorpecentes-CGPRE, Órgão Central da Polícia Federal em Brasília. Os trabalhos contaram com um efetivo de aproximadamente 70 policiais federais vindos de diversos estados (Alagoas, Brasília, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Juazeiro).
Os policias trabalharam com incursões terrestres, fluviais e aéreas, contando com o apoio de duas aeronaves da Coordenação de Aviação Operacional , quatro embarcações e um cão farejador. A ação contou ainda com o apoio do Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco e de colaboradores contratados para o auxílio da retirada dos pés da droga.

Diário de Pernambuco

Petrolândia: Curso Prático de Atendimento Pré-Hospitalar será realizado a partir deste sexta-feira


Estão abertas as inscrições para o Curso Prático de Atendimento Pré-hospitalar, promovido pela Oficina da Vida Brasil, a ser realizado em Petrolândia, nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2013.

O objetivo do curso é qualificação para equipes de resgate, com foco nos profissionais da saúde, condutores de ambulâncias e técnicos em segurança do trabalho.

Haverá oficina com os seguintes materiais: ked, manequins, prancha, colar cervical, desfibrilador externo automáticos e outros equipamentos.

O curso, com carga horária de 60 horas, será realizado no Ginásio de Esportes de Petrolândia e o participante terá direito a certificado e carteira de socorrista, no final do curso.

Investimento: R$ 19,90 (inscrição) + R$ 200,00 à vista. Ou parcelado em até 6 vezes de R$ 49,90 nos cartões Visa e Mastercard.  As vagas são limitadas.

O Curso Prático de Atendimento Pré-hospitalar será ministrado pelo instrutor Felipe Areias, sob coordenação geral do Prof. Dr. Telmo de Oliveira Melo, CRM-3917.

Informações:
Samyr Oliveira (87) 9967-2849
Felipe Areias (81) 9810-8417 e 9792-1130

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Samyr Oliveira 

Petrolândia: Confira programação musical da Festa do Padroeiro São Francisco de Assis


A Prefeitura Municipal de Petrolândia, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, divulgou as atrações musicais da Festa do Padroeiro São Francisco de Assis, que acontece no período de 24 de setembro a 04 de outubro de 2013.

A programação religiosa tem início no dia 24, com procissão e missa de abertura na Igreja Matriz, às 19 horas e termina no dia 04 de outubro, com missa de encerramento e procissão pelas ruas da cidade.

Confira as atrações musicais da Festa do Padroeiro:

Dia 27 (sexta-feira): Voadores do Forró - Forró Pegado;
Dia 28 (sábado): Mauricinhos do Forró - Calango Aceso;
Dia 29 (domingo): Missa do Vaqueiro - João Neto e Fabinho - Caninana do Forró; Praça da Matriz: Banda Jota Farias - Banda Servus;
Dia 30 (segunda-feira): Garota Atrevida - Amor A2
Dia 01 (terça-feira): Jean e Bruno - Seduzir e amigos
Dia 02 (quarta-feira): Alex e Banda - Banda Encantus
Dia 03 (quinta-feira): Simone e Simaria - Mastruz com Leite - Dorgival Dantas

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Petrolândia com apoio da Empetur e do Governo de Pernambuco.

Notícias relacionadas no Blog de Assis Ramalho (clique para ler):
>Petrolândia: Confira a programação religiosa da Festa de São Francisco 2013

Relembre a Festa do Padroeiro 2012:
>Festa do Padroeiro de Petrolândia é encerrada com Missa e Procissão
>Petrolândia: Religiosidade e cultura na Festa do Padroeiro, São Francisco de Assis 
>Petrolândia: "Tenda da Juventude" na Festa do Padroeiro
>Adilson Ramos abre shows da Festa do Padroeiro da cidade
>Petrolândia: Procissão no rio e Missa dos Pescadores atraem grande público à orla
>Petrolândia celebrou a 40ª Missa dos Vaqueiros neste domingo (30)
>Petrolândia: Grupo Seduzyr e Lila, rainha da seresta, agitaram a segunda-feira (01)
>Petrolândia: Mauríllio Lima grava DVD oficial na Festa do Padroeiro

Petrolândia: Domingo na AVEPE tem visita de empresário e de ex-craque de futebol

Tradicional pelada dominical da AVEPE no Estádio 'O Galegão' (Fotos: Assis Ramalho)

José Sandes, França, Armando Rodrigues e Júnior, presidente da AVEPE

França e Heron, encontro da maior dupla de ataque da história do Independente F.C.

Aqui só tem craque do Independente F.C.: Ivaldo, Tuí, França e Heron

Na manhã desse domingo (15) a AVEPE-Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia realizou a sua tradicional pelada no Estádio Municipal "O Galegão". Após o "baba", os atletas reúnem-se na sede da Associação, situada na avenida da Orla Fluvial, cartão postal de Petrolândia.

Destaque para a visita do empresário Armando Rodrigues, proprietário do Grupo Sanfrancisco, que esteve presente na sede da AVEPE. O empresário tem sido um colaborador da associação ao longo dos seus 24 anos de história.

No mesmo dia, esteve presente à reunião de veteranos, para matar as saudades dos amigos, o ex-atleta Heron, há vários anos residente com a sua família em São Paulo.

Heron foi um dos maiores jogadores da história de Petrolândia e brilhou no cenário futebolístico nas décadas de 70 e 80. Entre outras virtudes, era conhecido por seu potente chute, ganhando o apelido de "coice da burra" e "patada atômica".

Heron abrilhantou a história do Independente Futebol Clube de Petrolândia, time prestes a comemorar 40 anos de fundação, em atividade, e também marcou o futebol de Paulo Afonso (BA) e Delmiro Gouveia (AL). 

Para ver mais fotos, clique aqui>Domingo na AVEPE - 15/09/13

França, Assis Ramalho e Heron


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Novo concurso à vista na Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal abrirá novo concurso público. Segundo a assessoria de imprensa do banco, a previsão para publicação do edital de abertura é no início de 2014. Ainda de acordo com a instituição, todo o processo seletivo deve ocorrer até junho, mês que expira a validade do certame que está em andamento atualmente. A seleção disporá de vagas ao cargo de técnico bancário novo (TBN).

O número de oportunidades, no entanto, não está definido. O quantitativo de vagas será estabelecido a depender do número de vacâncias por parte de funcionários aposentados, entre outros.


Comerciante é morto a facadas em Serra Talhada, no Sertão do estado

Homem teria uma dívida em dinheiro para acertar com o suspeito.

O comerciante Edvanilson Alves de Lima, de 31 anos, foi morto a facadas na Rua Professor Luiz Idelfonso, Bairro Universitário de Serra Talhada, no Sertão pernambucano. O fato ocorreu na tarde deste domingo (15).

As primeiras informações da Polícia Militar indicam que a vítima devia uma quantia em dinheiro ao suspeito do homicídio. Depois de autorização judicial, policiais encontraram uma pequena porção de maconha, celulares e uma espingarda artesanal na casa do suspeito, que ainda não foi encontrado.

G1 PE

Petrolândia: Dra. Cíntia Campos inicia atendimentos na Neurocordis nesta segunda-feira (16)

Dra. Cíntia Campos atende em Petrolândia e Jatobá

A partir desta segunda-feira, 16 de setembro, a nutricionista Cíntia Campos inicia atendimentos em Petrolândia, em consultório na Clínica Neurocordis, no centro da cidade.

Dra. Cíntia Campos vai atender semanalmente, às segundas-feiras, no período da tarde.

A nutricionista oferece os serviços de:

- Consulta em consultório e em domicílio;
- Atendimento nutricional personalizado;
- Acompanhamento nutricional de gestantes;
- Nutrição em todas as fases da vida;
- Nutrição aplicada a estética;
- Reeducação alimentar;
- Nutrição na prevenção e tratamento de doenças (obesidade, hipertensão, diabetes);
- Sugestão de alimentação saudável, light, diet e vegetarianas;
- Orientação nas escolhas alimentares fora de casa, restaurantes, festas e eventos.

Dra. Cíntia Campos também atende no bairro de Itaparica, em Jatobá, na Dermato Funcional, localizada no mini-shopping, às quarta-feiras no período da tarde.

Dra. Cíntia Campos - Nutricionista
Contatos: (81) 9530-1494(87) 9639-6898
E-mail: cintialcampos@hotmail.com

Clínica Neurocordis 
Resp. Técnico Romero Barbosa - Cremepe 12678
Av. Prefeito José Gomes de Avelar - Centro
Petrolândia - Pernambuco
Marcação de consultas: (87) 3851-0503
Segunda a sexta-feira - 08h00 às 12h00 - 14h00 às 18h00

Dermato Funcional
Itaparica - Jatobá (PE)
Marcação de consultas: (87) 3851-5133

Boa nutrição: Bem estar * Conforto * Motivação * Equilíbrio * Saúde * Qualidade de vida


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Cíntia Letícia Campos