segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Momento Física: Dilatação Térmica Linear dos Sólidos


O Blog de Assis Ramalho, em parceria com o professor Roberto Oliveira oferece aos estudantes o Momento Física, no qual serão oferecidas gratuitamente aulas de Física on line. O objetivo deste projeto é disponibilizar materiais que envolvem o ensino de Física para estudantes que pretendem se preparar para vestibulares ou simplesmente aprofundar seus conhecimentos na matéria.

Semanalmente, às segundas-feiras será disponibilizado o seguinte conteúdo: aulas de Física 1, 2 e 3, ministradas pelo Professor Roberto Oliveira (Licenciado em Física pela UFRPE), compostas por vídeo-aula + encarte em PDF e/ou Word.

O material apresentado nas aulas é a resolução de questões de Física, extraídas de vestibulares realizados em instituições próximas à nossa região.

Aula 04 - Dilatação Térmica Linear dos Sólidos 


Piso do Terminal Rodoviário de Petrolândia-PE: Exemplo de espaçamento entre blocos com o objetivo de evitar rachaduras por excesso de peso e por variação de temperatura (Foto: Roberto Oliveira)

A dilatação térmica estuda as variações nas dimensões de um sólido como, por exemplo, o diâmetro de um cilindro, a área de uma placa, ou o volume de um corpo qualquer, provocado por variação de temperatura.

Dilatação linear: Considera-se apenas uma dimensão. Por exemplo, dilatação do comprimento “C” de uma barra:

Dilatação superficial: São consideradas duas dimensões; por exemplo, a dilatação da superfície de uma placa de comprimento “C” e largura “L”:


Dilatação volumétrica: Neste caso são consideradas três dimensões; por exemplo, a dilatação de um paralelepípedo de comprimento “C”, largura “L” e altura “h”.


  COEFICIENTE DE DILATAÇÃO LINEAR
SUBSTÂNCIA
COEFICIENTE (°C-1)
Ferro
12. 10-6
Aço
12. 10-6
Alumínio
24. 10-6
Cobre
17. 10-6
Chumbo
29. 10-6
Mercúrio
41. 10-6
Concreto
12. 10-6
Vidro
9. 10-6
Prata
19. 10-6

Contextualização: Observando-se a construção de pisos em lugares sujeitos a mudança brusca de temperatura ou destinados a grande circulação de pessoas, ou seja, em locais públicos, é fácil encontrar pisos como este do terminal rodoviário de Petrolândia-PE.


Perceba que existe um espaçamento entre as placas do piso. Esse espaço, denominado junta serrada, permite que a placa se movimente ou sofra pequena dilatação, minimizando o aparecimento de rachaduras como esta.

Questão da aula on line no material de apoio (Arquivo PDF> Encarte 4

Desenvolvimento da questão no vídeo abaixo:


Aulas anteriores (clique para ler):
>AULA 01 -  Aplicação das Leis de Newton
>AULA 02 - Espelhos esféricos 
>Momento Física: A Física no Desfile de 7 de setembro

Roberto Oliveira para Blog de Assis Ramalho
Foto e material: Roberto Oliveira
Vídeo: YouTube.com/Roberto Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário