segunda-feira, setembro 02, 2013

Momento Física: Espelhos esféricos são tema da aula on line do Prof. Roberto Oliveira


O Blog de Assis Ramalho, em parceria com o professor Roberto Oliveira oferece aos estudantes o Momento Física, no qual serão oferecidas gratuitamente aulas de Física on line. O objetivo deste projeto é disponibilizar materiais que envolvem o ensino de Física para estudantes que pretendem se preparar para vestibulares ou simplesmente aprofundar seus conhecimentos na matéria.

Semanalmente, às segundas-feiras será disponibilizado o seguinte conteúdo: aulas de Física 1, 2 e 3, ministradas pelo Professor Roberto Oliveira (Licenciado em Física pela UFRPE), compostas por vídeo-aula + encarte em PDF e/ou Word.

O material apresentado nas aulas é a resolução de questões de Física, extraídas de vestibulares realizados em instituições próximas à nossa região.

Aula 02 - Espelhos Esféricos

Provavelmente você já deve ter visto espelhos esféricos em alguns lugares, como este aqui no Hospital Dr. Francisco Simões de Lima.


Trata-se de um espelho convexo, que é utilizado para ampliar o campo visual do observador, e que é também muito utilizado em garagens ou retrovisores externos de automóveis.

A questão desta semana aborda espelho esférico que é tema muito cobrado em diversos vestibulares. Conhecer as propriedades de um espelho esférico torna-se fundamental para se dar bem na hora de resolver este tipo de questão.

Veja as propriedades dos espelhos esféricos:


Espelho côncavo 
 
 
 
 
Espelho convexo

Questão da semana:

(UFPE) Um espelho côncavo tem 24 cm de raio de curvatura. Olhando para ele de uma distância de 6,0cm, qual o tamanho da imagem observada de uma cicatriz de 0,5 cm, existente no seu rosto?

Resolução em vídeo-aula.


Encarte da Aula 02> Espelhos esféricos

Roberto Oliveira para Blog de Assis Ramalho
Fotos, vídeos e material didático: Prof. Roberto Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário